Vous êtes sur la page 1sur 7

PARECER TECNICO 007/2011

ASSUNTO: Portaria que regulamenta o sobre aviso Ementa: PORTARIA REGULAMENTADORA DO SOBREAVISO: INCISO VII, SOBREAVISO INDENIZAO, REQUER PREVISO LEGAL, NO INCORPORA. INCISO VI, RAIO DE AO PARA CONTATO DEVE SER NOS TERMOS DA LEI: A RESIDNCIA. INCISO VI: ESCALA DE SOBREAVISO CIENTIFICAR OS SERVIDORES ENVOLVIDOS. HISTRICO

O Secretario de Sade encaminhou ao Departamento de Pessoal minuta de portaria regulamentadora do sobre aviso dos agentes pblicos da Vigilncia Epidemiolgica.

PRINCIPAIS LEGISLAES APLICVEIS PBLICOS DO MUNICPIO DE CRICIUMA

AOS

AGENTES

CLT funcionrios contratos; Lei Complementar N 012, de 20 de Dezembro de 1999 (ESTATUTO): ao servidores pblicos do municpio de Criciuma; 4651/2004 Cargos em Comisso para o PSF. Lei 5133/2007: Agentes Comunitrios. Lei 5815/2011 Da Conveno Coletiva Servidores Pblicos Municipais

PARECER

Primeiramente cumpre esclarecer o conceito de servidor que segundo o Estatuto do Servidor Pblico Municipal: Art. 2 Para efeito desta Lei Complementar, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico em carter efetivo e os estabilizados na forma da Lei. A lei 5815/2011, foi resultado da conveno coletiva, devendo ser interpretada com o Estatuto para dirimir as dvidas.

A legislao trabalhista, j prev o sobreaviso e de prontido de empregados, para executarem servios imprevistos ou para substituies de outros empregados que faltem escala organizada. A CLT reza, em seu art. 244, pargrafo 2, que "considera-se de sobreaviso o empregado efetivo, que permanecer em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. Cada escala de sobreaviso ser, no mximo, de vinte e quatro horas. As horas de sobreaviso, para todos os efeitos, sero contadas razo de um tero do salrio normal". No dizer de GOMES e GOTTSCHALK (1996, p. 304): Entende-se por regime de sobreaviso aquele em que o empregado permanece disposio do empregador por um perodo de vinte e quatro horas, para prestar assistncia aos trabalhos normais ou atender a necessidades ocasionais de operao. Finalmente, no regime de prontido, como no de sobreaviso, os empregados so efetivos. A diferena que, enquanto no regime de sobreaviso o empregado fica em sua residncia, os empregados de prontido ficam na sede da empresa; a escala de prontido no pode exceder a 12 horas; a escala s pode ser contnua quando houver alimentao no local; o regime de prontido pago na razo de 2/3 do salrio normal, enquanto no sobreaviso essa razo de 1/3. imprescindvel que o empregado seja cientificado de que estar de sobreaviso. A proposta de Portaria do Secretario de Sade diz que o regime de sobreaviso do servidor ser feito atravs de uma escala, porm este dever dar o seu ciente na escala mensal. O sobreaviso passou a ter previso em lei na Prefeitura Municipal de Cricima, que estendeu aos seus servidores conforme dispe o artigo 26 da Lei 5815, de 26 de Maio de 2011, in verbis:
Art. 26. O tempo que o servidor ficar em sua residncia aguardando a qualquer momento, a ser chamado para o servio, ser remunerado com 1/3 (um tero) da sua remunerao. Pargrafo nico. O Sobreaviso dever ser autorizado pelo respectivo secretrio, devendo ser regulamentado. (grife-se)

A lei diz ficar em sua residncia e o inciso VI, da portaria, diz manter-se em raio de ao, pode-se at manter o inciso, mas ao ser

interpretado dever ser visto como raio de ao no mbito de sua residncia; A lei no diz que a regulamentao ser feito pelo Chefe do Executivo Municipal, como ocorre em disposies no Estatuto dos Servidores Pblicos, logo, a regulamentao nos termos do pargrafo nico, do art. 26, da lei 5815/2011, no impede que seja feito pelo Secretario da Sade, dentro das peculariedades da Secretaria e na forma lei, entretanto um Decreto Regulamentador unificaria as pretenses, caso houvesse, nas demais secretarias. Chama a ateno o inciso VII, da Portaria, que diz: o valor de 1/3 para pagamento do sobreaviso no se incorpora para nenhum efeito legal. Passemos anlise: A remunerao segundo o Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais, nos termos do art. 53.: ... o vencimento do cargo efetivo e de comisso, acrescido das vantagens pecunirias, permanentes ou temporrias, estabelecidas nesta Lei Complementar. Segundo o artigo 53, as vantagens, so aquelas estabelecidas na lei complementar ou seja lei ordinria no poderia dispor sobre vantagens, in casu, o sobre aviso. Entretanto, o sobre aviso pode ser inserido dentre as vantagens no Art. 64, que diz:
Juntamente com o vencimento, quando devidas, devero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens : I - indenizaes; II - auxlios pecunirios; e III gratificaes e adicionais. 1 As indenizaes e os auxlios no se incorporam ao vencimento ou proventos para qualquer efeito. 2 As gratificaes e os adicionais somam-se ao vencimento, nos casos e condies indicados em Lei.

O sobreaviso em tese, PODER SE ENQUADRAR COMO INDENIZAO, entretanto dever estar em lei complementar indenizao de sobreaviso, as indenizaes geralmente tratam das vantagens ao servidor decorrente de danos, vantagem decorrente de demisso do servidor ou resciso contratual no caso dos celetistas, securitria por doena profissional entre outras, porm o governo do Estado de Santa Catarina o enquadra o sobreaviso, como indenizao:

A indenizao de sobreaviso remunera aos servidores que, embora estando em perodo de repouso, permaneam em alerta, sendo responsveis por atender um chamado de emergncia quando em horrio de descanso. exclusivo para mdicos e demais servidores em exerccio nas atividades finalsticas da Secretaria de Estado da Sade e Hospital da Polcia Militar. A base da remunerao de 50% (cinqenta por cento) do valor da hora-planto, se o servidor no for chamado para o servio, ou valor total da horaplanto, quando o servidor for convocado para atender situao emergencial ou calamitosa. Requisitos: - servidor deve estar includo nas escalas preciamente elaboradas pela chefia imediata, aprovadas pela Direo de Unidade e homologadas pelo titular da pasta; - horas de indenizao de sobreaviso: mximo de 200 (duzentas) horas mensais por servidor; - no estar recebendo hora-planto no mesmo horrio da indenizao de sobreaviso; - servidor no pode estar exercendo cargo de provimento em comisso ou funo tcnica gerencial. A Prefeitura Municipal de Florianpolis tambm enquadrou o sobreaviso como indenizao, atravs de LEI COMPLEMENTAR N 358/2009, de 08 de outubro de 2009: Art. 62-A. Fica institudo, no mbito da Secretaria Municipal de Sade, o regime excepcional de trabalho sob a forma de sobreaviso, considerandose de sobreaviso o servidor ou empregado pblico que permanecer aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. 1 A indenizao de sobreaviso, instituda no caput deste artigo, no ser incorporada, em nenhuma hiptese, remunerao e no far parte da base de clculo de qualquer benefcio ou vantagem pecuniria e, tambm nos descontos legais, exceto para o imposto de renda. 2 Ao servidor ou empregado pblico de sobreaviso, ser paga vantagem financeira mensal, atribuindo-se como valor/hora a importncia

correspondente a setenta por cento da hora planto. 3 Fica estabelecido em cem horas o limite mximo de hora em regime de sobreaviso/ms. 4 Nas hipteses de licena sem perda de remunerao e frias, atribuir-se- ao servidor o valor correspondente mdia das horas efetivamente trabalhadas em regime de sobreaviso dos doze meses imediatamente anteriores data do seu afastamento. 5 Os servidores originrios de outras esferas de governo, vinculados ao Sistema nico de Sade (SUS), oficialmente cedidos e em exerccio na Secretaria Municipal de Sade, faro jus indenizao de sobreaviso. A Lei criciumense no diz que indenizao ou gratificao, logo no a portaria que poder dizer, devendo ser prevista em lei complementar a sua natureza, pois encontramos entendimento que pode ser gratificao. No auxilio pecunirio, previsto entre as vantagens, encontramos o vale-refeio, o auxlio famlia, auxlio transporte, etc, no se enquadra o sobreaviso. O adicional de fcil compreenso uma vez que est presente na presentes na Constituio, CLT e leis esparsas: adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional de penosidade, adicional noturno, adicional de transferncia, resta-nos por ltimo definir a GRATIFICAO, que segundo Valentin Carrion uma vantagem que adere ao contrato, que exige habitualidade, periodicidade e uniformidade, neste sentido, encontramos quem entenda que o Sobreaviso uma gratificao: A Lei n 6252, de 10 de janeiro de 1992, do governo estadual do Rio Grande do Norte, instituiu a gratificao de sobreaviso. Tambm encontramos sob a denominao gratificao de planto de sobreaviso (GPS):
As gratificaes de Urgncia e Emergncia de planto em enfermaria e gratificao de planto de sobreaviso (GPS) sero extintas. Conforme a proposta, sempre que ocorrer reviso salarial dos servidores pblicos estaduais, haver reajuste dos mdicos nos mesmos ndices. Tambm sero

beneficiados pensionistas e aposentados. (em Deputado quer regulamentar remunerao para mdicos efetivos, extrado da Assemblia Legislativa do Estado do Piau - 09 de Fevereiro de 2010, disponvel em http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2081139/deputadoquer-regulamentar-remunera-xe7-xe3-o-para-m-xe9dicos-efetivos).

No pacfico a natureza do sobreaviso:


RECLAMAO TRABALHISTA - SERVIDOR PBLICO CARGO COMISSIONADO - HORAS EXTRAS, REPOUSO SEMANAL REMUNERADO, GRATIFICAO DE SOBREAVISO, FRIAS VENCIDAS EM DOBRO E FGTS VERBAS INDEVIDAS - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE AUSNCIA DE PREVISO LEGAL - RECURSO NO PROVIDO. O servidor pblico municipal nomeado para exercer cargo comissionado, no faz jus ao recebimento das verbas previstas na CLT, como horas extras, repouso semanal remunerado, gratificao de sobreaviso, frias vencidas em dobro e FGTS. Na remunerao do cargo comissionado j est prevista carga de trabalho dilatada. O servidor pblico municipal nomeado para exercer cargo em comisso no faz jus ao pagamento de adicional de insalubridade se a lei municipal no o autoriza.(TJSC - AC 230974 SC 2002.023097-4 Relator(a): Jaime Ramos.Julgamento: 01/09/2003 rgo Julgador: Segunda Cmara de Direito Pblico Publicao.Apelao Cvel n. , de Chapec. Parte(s): Apelante: Osmar da Silva Apelado: Municpio de Chapec. Apelada: Companhia Catarinense de guas e Saneamento CASAN

GRATIFICAO DE SOBREAVISO. Percebendo o obreiro a gratificao de sobreaviso durante 17 anos, passou esta a compor a remunerao do obreiro, no sendo autorizada a eliminao do benefcio.( RECORD 1345199900519002 AL 01345.1999.005.19.00-2. Relator(a): Joo Sampaio Julgamento: Publicao: 14/09/2001 Parte(s): RECORRENTE(s) : Batista Gonalves ADV RECORRENTE(s) : Roslio Leopoldo de Souza RECORRIDO(s) : Companhia Energtica de Alagoas Ceal ADV RECORRIDO(s) : Fernando Jos Teixeira MedeirosDisponvel em http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/7676710/rec

urso-ordinario-record-1345199900519002-al0134519990051900-2-trt-19)

Neste sentido nos posicionaremos em aprovar parcialmente a Portaria , alertando quanto regulamentao da natureza do Sobreaviso que dever ter previso em Lei Complementar, que em tese poder ser INDENIZAO DE SOBREAVIO, e da cientificao do servidor na escala de servio , desde j, ficamos disposio para maiores esclarecimentos.

Pao Municipal, 03 de Agosto de 2011.

JAILTON FERNANDES CAETANO Presidente CPDP

DARCI ANTONIO FILHO Gerente de RH

Vous aimerez peut-être aussi