Vous êtes sur la page 1sur 2

Universidade Federal de Gois Instituto de Fsica

PLANO DE CURSO 1 SEMESTRE 2010


Disciplina: Estgio III - Turma N2 Curso: Licenciatura em Fsica Carga Horria Semanal: 06 horas aula Carga Horria Semestral: 96 horas aula Professor: Jos Rildo de Oliveira Queiroz rildo@if.ufg.br 1. EMENTA Funcionamento de uma escola de ensino mdio; observao e anlise dos seguintes aspectos: projeto pedaggico, matrculas, organizao das turmas, espaos escolares e sistema de avaliao. Elaborao de um projeto de pesquisa em Ensino de Fsica.

2. OBJETIVO GERAL O objetivo do Estgio III a elaborao de um projeto de pesquisa direcionado pesquisa em Ensino de Fsica.

3. PROGRAMA Elementos de um projeto de pesquisa. Tema e problema de pesquisa. Classificao e tipos de pesquisa. Redao do projeto de pesquisa. Normas da ABNT. 4. CRONOGRAMA Dia/Ms Contedo 24/02 02/03 09/03 Apresentao; Contrato Didtico Discusso do texto 1: Quais os elementos de um projeto de pesquisa? Discusso do texto 2: Como formular um problema de pesquisa? Seminrio sobre o tema e problema de pesquisa 16/03 23/03 Seminrio sobre o tema e problema de pesquisa Discusso do texto 3: Como construir hipteses? Seminrio sobre o tema e problema de pesquisa 30/03 Discusso do texto 4: Como redigir o projeto de pesquisa Normas da ABNT Entrega do tema e problema de pesquisa 06/04 Discusso do texto 5: Como classificar as pesquisas? Entrega do perfil da escola (relatrio) 13/04 20/04 27/04 Discusso do texto 6: Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa Discusso do texto 7: Como delinear um levantamento? Discusso do texto 8: Como delinear um estudo de caso? Entrega da anlise do PPP (relatrio) 04/05 11/05 Discusso do texto 9: Como delinear uma pesquisa-ao? Discusso do texto 10: Como delinear uma pesquisa participante?
_______________________________________________________________________________ Campus Samambaia, Caixa Postal 131, 74001-970 Fone 3521-1122 ramal 248 www.if.ufg.br

18/05 25/05 01/06 08/06 15/06 22/06 29/06

Discusso do texto 11: Entrevista e Questionrio Seminrio sobre o projeto de pesquisa Seminrio sobre o projeto de pesquisa Seminrio sobre o projeto de pesquisa Entrega do Projeto de Pesquisa Discusso dos Projetos Discusso dos Projetos

5. METODOLOGIA Leitura, discusso e sntese de textos especficos sobre metodologia de pesquisa em ensino de fsica. Utilizao da plataforma Moodle como apoio virtual de ensino e aprendizagem. Seminrios sobre o problema e o projeto de pesquisa. Elaborao do relatrio de estgio III, elaborao do projeto de pesquisa. Participao na IV Escola de Fsica na forma de apresentao oral do projeto de pesquisa. Pasta no Xerox: O aluno dever freqentar periodicamente a pasta no Xerox do CA da Fsica. L, sero disponibilizados ao longo do curso textos para leitura.

6. AVALIAO A avaliao contar com os seguintes elementos: resumo dos textos (RES), participao (PART), relatrio de estgio (REL) e projeto de pesquisa (PRO). A mdia final (MF) ser calculada da seguinte forma:

2. RES + 2. PART + 2. REL + 4. PRO 10 Estar aprovado o aluno que conseguir MF 5,0 e no mnimo 75% de presena. MF =
7. ATENDIMENTO AO ALUNO O professor: o atendimento ser feito preferencialmente no perodo vespertino na Sala do corredor 4 IF ou aps as aulas. 8. BIBLIOGRAFIA Livro-Texto: Antonio Carlos Gil, Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 4 edio, Editora Atlas. Livros para consulta: - Antonio Chizzoti, Pesquisa em Cincias Humanas e Socias, 5 Edio, Cortez Editora. - Carlos Rodrigues Brando, Pesquisa Participante, 8 Edio, Editora Brasiliense. - Antonio Carlos Gil, Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Socal, Editora Atlas.

A intuio, no testada e no comprovada, uma garantia insuficiente da verdade. Bertrand Russel

Vous aimerez peut-être aussi