Vous êtes sur la page 1sur 8

:: Hardware

Barramentos: ISA, AGP, PCI, PCI Express, AMR e outros


Introduo
Barramentos (ou, em ingls, bus) so, em poucas palavras, padres de comunicao utilizados em computadores para a interconexo dos mais variados dispositivos. Neste artigo, voc conhecer algumas caractersticas dos principais barramentos presentes nos PCs, como ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR. Note que muitos desses padres j no so utilizados em computadores novos, mesmo assim, conhec-los importante. Antes de comearmos, importante voc saber que, no decorrer deste texto, o InfoWester utilizar com certa freqncia a palavra slot. Esse termo faz referncia aos encaixes fsicos de cada barramento para a conexo de dispositivos (placas de vdeo, placas de rede, etc). Em geral, cada barramento possui um tipo de slot diferente.

Barramento ISA (Industry Standard Architecture)


O barramento ISA um padro no mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na poca do IBM PC e essa primeira verso trabalha com transferncia de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz (na verdade, antes do surgimento do IBM PC-XT, essa valor era de 4,77 MHz). Na poca do surgimento do processador 286, o barramento ISA ganhou uma verso capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padro de 16 bits, mas o contrrio no era possvel, isto , de dispositivos ISA de 16 bits trabalharem com slots de 8 bits, mesmo porque os encaixes ISA de 16 bits tinham uma extenso que os tornavam maiores que os de 8 bits, conforme indica a imagem abaixo:

Slots ISA Repare na imagem acima que o slot contm uma diviso. As placas de 8 bits utilizam somente a parte maior. Como voc j deve ter imaginado, as placas de 16 bits usam ambas as partes. Por conta disso, as placas-me da poca passaram a contar apenas com slots ISA de 16 bits. Curiosamente, alguns modelos foram lanados tendo tanto slots de 8 bits quanto slots de 16 bits. Se voc est acostumado com slots mais recentes, certamente percebeu o quo grandes so os encaixes ISA. O de 16 bits, por exemplo, conta com 98 terminais. Por a, possvel perceber que as placas de expanso da poca (isto , placas de vdeo, placas de som, placas de modem, etc) eram igualmente grandes. Apesar disso, no era difcil encontrar placas que no utilizavam todos os contatos dos slots ISA, deixando um espao de sobra no encaixe. Com a evoluo da informtica, o padro ISA foi aos poucos perdendo espao. A verso de 16 bits capaz de proporcionar transferncia de dados na casa dos 8 MB por segundo, mas dificilmente esse valor alcanado, ficando em torno de 5 MB. Como essa taxa de transferncia era suficiente para determinados dispositivos (placas de modem, por exemplo), por algum tempo foi possvel encontrar placas-me que contavam tanto com slots ISA quanto com slots PCI (o padro sucessor).

Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect)


O barramento PCI surgiu no incio de 1990 pelas mos da Intel. Suas principais caractersticas so a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificaes estas que tornaram o padro capaz de transmitir dados a uma taxa de at 132 MB por segundo. Os slots PCI so menores que os slots ISA, assim como os seus dispositivos, obviamente. Mas, h uma outra caracterstica que tornou o padro PCI atraente: o recurso Bus Mastering. Em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite a dispositivos que fazem uso do barramento ler e gravar dados direto na memria RAM, sem que o processador tenha que "parar" e interferir para tornar isso possvel. Note que esse recurso no exclusivo do barramento PCI.

Slots PCI Outra caracterstica marcante do PCI a sua compatibilidade com o recurso Plug and Play (PnP), algo como "plugar e usar". Com essa funcionalidade, o computador capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos que so conectados ao slot PCI. Atualmente, tal capacidade trivial nos computadores, isto , basta conectar o dispositivo, ligar o computador e esperar o sistema operacional avisar sobre o reconhecimento de um novo item para que voc possa instalar os drivers adequados (isso se o sistema operacional no instal-lo sozinho). Antigamente, os computadores no trabalhavam dessa maneira e o surgimento do recurso Plug and Play foi uma revoluo nesse sentido. Alm de ser utilizada em barramentos atuais, essa funcionalidade chegou a ser implementada em padres mais antigos, inclusive no ISA. O barramento PCI tambm passou por evolues: uma verso que trabalha com 64 bits e 66 MHz foi lanada, tendo tambm uma extenso em seu slot. Sua taxa mxima de transferncia de dados estimada em 512 MB por segundo. Apesar disso, o padro PCI de 64 bits nunca chegou a ser popular. Um dos motivos para isso o fato de essa especificao gerar mais custos para os fabricantes. Alm disso, a maioria dos dispositivos da poca de auge do PCI no necessitava de taxas de transferncia de dados maiores.

Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended)


Muita gente confunde o barramento PCI-X com o padro PCI Express (mostrado mais abaixo), mas ambos so diferentes. O PCI-X nada mais do que uma evoluo do PCI de 64 bits, sendo compatvel com as especificaes anteriores. A verso PCI-X 1.0 capaz de operar nas freqcias de 100 MHz e 133 MHz. Neste ltima, o padro pode atingir a taxa de transferncia de dados de 1.064 MB por segundo. O PCI-X 2.0, por sua vez, pode trabalhar tambm com as freqncias de 266 MHz e 533 MHz.

Slot PCI-X

Barramento AGP (Accelerated Graphics Port)


Se antes os computadores se limitavam a exibir apenas caracteres em telas escuras, hoje eles so capazes de exibir e criar imagens em altssima qualidade. Mas, isso tem um preo: quanto mais evoluda for uma aplicao grfica, em geral, mais dados ela consumir. Para lidar com o volume crescente de dados gerados pelos processadores grficos, a Intel anunciou em meados de 1996 o padro AGP, cujo slot serve exclusivamente s placas de vdeo. A primeira verso do AGP (chamada de AGP 1.0) trabalha a 32 bits e tem clock de 66 MHz, o que equivale a uma taxa de transferncia de dados de at 266 MB por segundo, mas na verdade, pode chegar ao valor de 532 MB por segundo. Explica-se: o AGP 1.0 pode funcionar no modo 1x ou 2x. Com 1x, um dado por pulso de clock transferido. Com 2x, so dois dados por pulso de clock. Em meados de 1998, a Intel lanou o AGP 2.0, cujos diferenciais esto na possibilidade de trabalhar tambm com o novo modo de operao 4x (oferecendo uma taxa de transferncia de 1.066 MB por segundo) e alimentao eltrica de 1,5 V (o AGP 1.0 funciona com 3,3 V). Algum tempo depois surgiu o AGP 3.0, que conta com a capacidade de trabalhar com alimentao eltrica de 0,8 V e modo de operao de 8x, correspondendo a uma taxa de transferncia de 2.133 MB por segundo. Alm da alta taxa de transferncia de dados, o padro AGP tambm oferece outras vantagens. Uma delas o fato de sempre poder operar em sua mxima capacidade, j que no h outro dispositivo no barramento que possa, de alguma forma, interferir na comunicao entre a placa de vdeo e o processador (lembre-se que o AGP compatvel apenas com placas de vdeo). O AGP tambm permite que a placa de vdeo faa uso de parte da memria RAM do computador como um incremento de sua prpria memria, um recurso chamado Direct Memory Execute.

Slot AGP 8x (3.0) Quanto ao slot, o AGP ligeiramente menor que um encaixe PCI. No entanto, como h vrias verses do AGP, h variaes nos slots tambm (o que lamentvel, pois isso gera muita confuso). Essas diferenas ocorrem principalmente por causa das definies de alimentao eltrica existentes entre os dispositivos que utilizam cada verso. H, por exemplo, um slot que funciona para o AGP 1.0, outro que funciona para o AGP 2.0, um terceiro que trabalha com todas as verses (slot universal) e assim por diante. A ilustrao abaixo mostra todos os tipos de conectores:

As variaes do AGP. Ilustrao por Wikipedia. Como voc deve ter reparado na imagem acima, o mercado tambm conheceu verses especiais do AGP

Como voc deve ter reparado na imagem acima, o mercado tambm conheceu verses especiais do AGP chamadas AGP Pro, direcionadas a placas de vdeo que consomem grande quantidade de energia. Apesar de algumas vantagens, o padro AGP acabou perdendo espao e foi substitudo pelo barramento PCI Express.

Barramento PCI Express


O padro PCI Express (ou PCIe ou, ainda, PCI-EX) foi concebido pela Intel em 2004 e se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI e AGP. Isso acontece porque o PCI Express est disponvel em vrios segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x (h tambm o de 32x, mas at o fechamento deste artigo, este no estava em uso pela indstria). Quanto maior esse nmero, maior a taxa de transferncia de dados. Como mostra a imagem abaixo, esse diviso tambm reflete no tamanho dos slots PCI Express:

Slots PCI Express 16x (branco) e 1x (preto) O PCI Express 16x, por exemplo, capaz de trabalhar com taxa de transferncia de cerca de 4 GB por segundo, caracterstica que o faz ser utilizado por placas de vdeo, um dos dispositivos que mais geram dados em um computador. O PCI Express 1x, mesmo sendo o mais "fraco", capaz de alcanar uma taxa de transferncia de cerca de 250 MB por segundo, um valor suficiente para boa parte dos dispositivos mais simples. Com o lanamento do PCI Express 2.0, que aconteceu no incio de 2007, as taxas de transferncia da tecnologia praticamente dobraram. Saiba mais sobre a tecnologia PCI Express nesta matria publicada aqui no InfoWester.

Barramentos AMR, CNR e ACR


Os padres AMR (Audio Modem Riser), CNR (Communications and Network Riser) e ACR (Advanced Communications Riser) so diferentes entre si, mas compartilham da idia de permitir a conexo placa-me de dispositivos Host Signal Processing (HSP), isto , dispositivos cujo controle feito pelo processador do

computador. Para isso, o chipset da placa-me precisa ser compatvel. Em geral, esses slots so usados por placas que exigem pouco processamento, como placas de som, placas de rede ou placas de modem simples. O slot AMR foi desenvolvido para ser usado especialmente para funes de modem e udio. Seu projeto foi liderado pela Intel. Para ser usado, o chipset da placa-me precisava contar com os circuitos AC'97 e MC'97 (udio e modem, respectivamente). Se comparado aos padres vistos at agora, o slot AMR muito pequeno:

Slot AMR O padro CNR, por sua vez, surgiu praticamente como um substituto do AMR e tambm tem a Intel como principal nome no seu desenvolvimento. Ambos so, na verdade, muito parecidos, inclusive nos slots. O principal diferencial do CNR o suporte a recursos de rede, alm dos de udio e modem. Em relao ao ACR, trata-se de um padro cujo desenvolvimento tem como principal nome a AMD. Seu foco principal so as comunicaes de rede e USB. Esse tipo foi por algum tempo comum de ser encontrado em placas-me da Asus e seu slot extremamente parecido com um encaixe PCI, com a diferena de ser posicionado de forma contrria na placa-me, ou seja, uma espcie de "PCI invertido".

Outros barramentos
Os barramentos mencionados neste texto foram ou so bastante utilizados pela indstria, mas h vrios padres que, por razes diversas, tiveram aceitao mais limitada no mercado. o caso, por exemplo, dos barramentos VESA, MCA e EISA: VESA: tambm chamado de VLB (VESA Local Bus), esse padro foi estabelecido pela Video Electronics Standards Association (da a sigla VESA) e funciona, fisicamente, como uma extenso do padro ISA (h um encaixe adicional aps um slot ISA nas placas-me compatveis com o padro). O VLB pode trabalhar a 32 bits e com a freqncia do barramento externo do processador (na poca, o padro era de 33 MHz), fazendo com que sua taxa de transferncia de dados pudesse alcanar at 132 MB por segundo. Apesar disso, a tecnologia no durou muito tempo, principalmente com a chegada do barramento PCI; MCA: sigla para Micro Channel Architecture, o MCA foi idealizado pela IBM para ser o substituto do padro ISA. Essa tecnologia trabalha taxa de 32 bits e freqncia de 10 MHz, alm de ser compatvel como recursos como Plug and Play e Bus Mastering. Um dos empecilhos que contribuiu para a no popularizao do MCA foi o fato de este ser um barramento proprietrio, isto , pertencente IBM. Por conta disso,

empresas interessadas na tecnologia tinham que pagar royalties para inser-la em seus produtos, idia essa que, obviamente, no foi bem recebida; EISA: sigla de Extended Industry Standard Architecture, o EISA , conforme o nome indica, um barramento compatvel com a tecnologia ISA. Por conta disso, pode operar a 32 bits, mas mantm sua freqncia em 8,33 MHz (a mesma do ISA). Seu slot praticamente idntico ao do padro ISA, no entanto, mais alto, j que utiliza duas linhas de contatos: a primeira destinada aos dispositivos ISA, enquanto que a segunda serve aos dispositivos de 32 bits.

Finalizando
Os barramentos abordados neste artigo servem, essencialmente, conexo de dispositivos diretamente na placa-me, atravs de slots especficos. No entanto, h outras tecnologias com finalidades semelhantes, como o SATA, alm daquelas que permitem a conexo de um dispositivo sem a necessidade de abertura do computador, como o USB, o FireWire e o Bluetooth (este ltimo, sem fio). Se quiser saber mais sobre esses padres, acesse as matrias abaixo: - SATA; - USB; - FireWire - Bluetooth. Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 01/10/2008 - Atualizado em 01/10/2008

Os artigos desenvolvidos pelo InfoWester esto sob uma Licena Creative Commons http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ InfoWester 2011 - Propagando conhecimento - www.infowester.com

Vous aimerez peut-être aussi