Vous êtes sur la page 1sur 5

PROCESSOS DE FABRICAO Aula 2 Introduo aos Processos de Fabricao 2.

.1 - Introduo Fabricar transformar matrias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos. A idia de fabricar teve incio a milhares de anos, quando o homem pr-histrico percebeu que, para sobreviver, precisava de algo mais que pernas e braos para se defender e caar. Sua inteligncia logo o ensinou que se ele tivesse uma pedra nas mos, seu golpe seria mais forte, e se a pedra tivesse um cabo esse golpe seria mais forte ainda. Se essa pedra fosse afiada poderia cortar a caa e ajudar a raspar a peles dos animais. Foi a partir da necessidade de se fabricar um machado que o homem desenvolveu as operaes de desbastar, cortar e furar. Durante centenas de anos a pedra foi a matria-prima, mas por volta de 4000 A.C. ele comeou a trabalhar com metais, comeando com o cobre, depois com o bronze e finalmente com o ferro para a fabricao de armas e ferramentas. Para se ter uma idia do nmero de fatores que devem ser considerados num processo de fabricao veja, por exemplo, a produo de um simples artigo: o clipe. Primeiro ele deve ser projetado para atender o requisito funcional que segurar folhas de papis juntas. Para tanto, ele deve exercer uma fora suficiente para evitar o deslizamento de uma folha sobre a outra. Eles so, geralmente, feitos de arame de ao, embora hoje se encontre no mercado clipe de plstico. O comprimento do arame requerido para sua fabricao cortado e ento dobrado vrias vezes, para dar a forma final prpria. Por sua vez, o arame feito por um processo de trefilao a frio. Neste processo a seo transversal de uma haste longa reduzida, ao passar por uma matriz de fieira, que tambm confere algumas propriedades mecnicas ao material, como resistncia e dureza. A haste por sua vez, obtida por processos como a trefilao e a extruso de um lingote. A fabricao de um simples clipe envolve projeto, seleo de um material adequado e de um mtodo de fabricao para atender os requisitos de servio do artigo. As selees so feitas no somente com base em requisitos tcnicos, mas tambm com base nas consideraes econmicas, minimizando os custos para que o produto possa ser competitivo no mercado.

A fundio um processo de fabricao sempre inicial, pois precede importantes processos de fabricao como usinagem, soldagem e conformao mecnica. Esses utilizam produtos semi-acabados (barras, chapas, perfis, tubos, etc.) como matria prima que advm do processo de fundio. Podemos dividir os processos de fabricao de metais e ligas metlicas em: os com remoo de cavaco, e os sem remoo de cavaco. A Figura abaixo mostra a classificao dos processos de fabricao, destacando as principais operaes de usinagem.

Uma simples definio de usinagem pode ser tirada da Figura acima como sendo processo de fabricao com remoo de cavaco. Consultando, porm, uma bibliografia especializada pode-se definir usinagem de forma mais abrangente, como sendo: Operao que ao conferir pea a forma, as dimenses, o acabamento, ou ainda a combinao qualquer destes itens, produzem cavacos. E por cavaco entende-se: Poro de material da pea, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar uma forma geomtrica irregular. A usinagem reconhecidamente o processo de fabricao mais popular do mundo, transformando em cavacos algo em torno de 10% de toda a produo de metais. 2.2 Processos de Fabricao Sem Remoo de Material: 2.2.1 Fundio: Transformao dos metais e suas ligas em peas de uso industrial tendo como ponto de partida o metal lquido ou fundido derramamento do metal no interior de uma cavidade ou forma, chamada molde.

2.2.2 Conformao Mecnica: Tipos de conformao mecnica:

- Trefilao; - Forjamento; - Laminao; - Extruso; - Estampagem. 2.2.3 Soldagem: Soldagem o processo de unio dos materiais (particularmente dos metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricao e recuperao de peas, equipamentos e estruturas. A sua aplicao atinge desde pequenos componentes eletrnicos at grandes estruturas e equipamentos ( pontes, navios, vasos de presso, etc.). Existe um grande nmero de processos de soldagens diferentes, sendo necessria a seleo do processo adequado para cada operao.

2.3 Processos de Fabricao com Remoo de Material: 2.3.1 Torneamento: O torneamento um processo mecnico de usinagem destinado a obteno de superfcies de revoluo com o auxlio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a pea gira em torno do eixo principal de rotao da mquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetria coplanar com o eixo referido.

2.3.2 Fresamento: O fresamento um processo mecnico de usinagem destinado obteno de superfcies quaisquer com o auxlio de ferramentas geralmente multicortantes. Para tanto, a ferramenta gira e a pea ou a ferramenta se desloca segundo uma trajetria qualquer.

2.3.3 Furao A furao um processo mecnico de usinagem destinado a obteno de um furo geralmente cilndrico numa pea, com auxlio de uma ferramenta multicortante. Para tanto a ferramenta ou a pea se desloca segundo uma trajetria retilnea, coincidente ou paralela ao eixo principal da mquina.

Vous aimerez peut-être aussi