Vous êtes sur la page 1sur 40

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO - SEED Superintendncia da Educao - SUED Polticas e Programas Educacionais - DIPOL Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE

PRODUO DIDTICO-PEDAGGICA PROFESSOR PDE UNIDADE DIDTICA ENSINO DE QUMICA NA EJA


Nome do(a) Professor (a) PDE: Geraldo Jos Budel Disciplina/rea: Qumica IES: Universidade Federal do Paran Orientadora: Prof. Dra. Orliney Maciel Guimares

SUMRIO
1. 2. INTRODUO AO ESTUDO DA QUMICA NA EJA DESENVOLVIMENTO DO MATERIAL DIDTICO..................................... TEMA 1. TEMA 2 TEMA 3 TEMA 4 TEMA 5 TEMA 6 TEMA 7 3. 4. SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTFICO............... TECNOLOGIA.......................................................................... PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS DOS MATERIAIS........ TRANSFORMAES DA MATRIA....................................... MODELOS ATMICOS ........................................................... ELEMENTOS QUMICOS ....................................................... LIGAES QUMICAS .......................................................... 01 01 01 04 06 14 17 24 30 38 39

REFERNCIAS........................................................................................... OBRAS CONSULTADAS............................................................................

UNIDADE DIDTICA ENSINO DE QUMICA NA EJA


A educao de jovens e adultos, EJA, permite uma maior flexibilidade de trabalho ao professor que pode inovar e tentar outras estratgias para motivar seus alunos. O desenvolvimento do aluno de forma integral deve ser o objetivo constante do ensino de qumica. Os alunos, partindo de aspectos de suas vivncias, compreendem processos qumicos relacionados ao tema, ao mesmo tempo em que so levados a refletir sobre grandes questes temticas vinculadas a contextos sociais, buscando a construo de uma sociedade mais justa e igualitria, por meio da discusso de atitudes e valores (MALDANER e ZANON, 2007, p.78).

1. INTRODUO AO ESTUDO DA QUMICA


O homem primitivo ao observar o fogo comeou a contemplar as transformaes Qumicas. Com o fogo o homem pode cozer os alimentos, e o calor produzido pelo fogo permitiu ao homem aquecimento necessrio para habitar lugares frios. A evoluo da humanidade e do conhecimento cientfico possibilitou o desenvolvimento de novas tecnologias e, conseqentemente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

TEMA 1. SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTFICO SENSO COMUM o conhecimento acumulado pelos homens, de forma emprica, porque se baseia apenas na experincia cotidiana, sem se preocupar com o rigor que a experincia cientfica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano.
1

um conhecimento que est subordinado a um envolvimento afetivo e emotivo do sujeito que o elabora, permanecendo preso s propriedades individuais de cada coisa ou fenmeno, quase no estabelecendo, em suas interpretaes, relaes significativas que possam existir entre eles. De acordo com KOCHE (2007, p.25) essas interpretaes do senso comum so predeterminadas pelos interesses, crenas, convices pessoais e expectativas presentes no sujeito que as elabora, fazendo com que as explicaes e informaes produzidas tenham um forte vnculo subjetivo que estabelece relaes vagas e superficiais com a realidade. Dessa forma no consegue sistematicamente buscar provas e evidencias que as testem criticamente. O senso comum acrtico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradies conservadoras.

CONHECIMENTO CIENTFICO uma conquista recente da humanidade. O conhecimento cientfico um produto resultante da investigao cientifica. Surge no apenas da necessidade de encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria, caracterstica essa do conhecimento do senso comum, mas do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas e da discusso intersubjetiva. O que distingue o conhecimento cientfico dos outros, principalmente do senso comum, no o assunto, o tema ou o problema. O que distingue a forma especial que se adota para investigar os problemas. Para receber a classificao de cientfico o conhecimento deve seguir alguns critrios bem especficos, que surgiram a partir dos trabalhos de filsofos como o ingls Francis Bacon (1561-1625) e Ren Descartes (1596-1650). Para Bacon e Descartes, o mtodo de busca do conhecimento cientfico deveria ser baseado na experimentao e no uso da lgica matemtica (SANTOS, 2005, p.17).
2

De acordo com KOCHE (2005, p.37) o conhecimento cientfico , pois, o que construdo atravs de procedimentos que denotem atitude cientifica e que, por proporcionar condies de experimentao de suas hipteses de forma sistemtica, controlada e objetiva e ser exposta a crtica intersubjetiva, oferece maior segurana e confiabilidade nos seus resultados e maior conscincia dos limites de validade de suas teorias. O conhecimento cientfico deve possuir organizao, normas e valores que regem o comportamento individual de seus membros, bem como a sua interao global com a sociedade que se insere.

APRESENTAO 1 - SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTFICO (Aula em Power Point 10 MINUTOS). ATIVIDADE 1 1.) Qual a diferena entre conhecimento cientfico e senso comum? 2.) Cite dois exemplos de conhecimentos de senso comum? 3.) Cite trs exemplos de seu cotidiano, onde a qumica esteja presente? 4.) Considere a situao: Joo foi informado que almoar e tomar banho em seguida faz mal. Essa informao foi baseada em conhecimento do senso comum ou conhecimento cientfico? 5.) Formule uma frase apresentando o conhecimento de um assunto do seu dia a dia. Seus colegas iro comentar se esse conhecimento corresponde ao conhecimento do senso comum ou ao conhecimento cientfico.

TEMA 2. TECNOLOGIA Tecnologia pode ser definida como um conjunto complexo de tcnicas, artes e ofcios (techn) capazes de modificar/transformar o ambiente natural, social e humano (cognitivo), em novas realidades construdas artificialmente. A tecnologia parte desse processo de descoberta humana, do seu ambiente natural e/ou social, mas tambm a arte de modificar seus usos (abusos) e a si mesma, bem como ainda trata do ofcio de transformar o mundo natural em sua casa, em um hbitat artificial. Segundo SANTOS (2005, p.21) o conhecimento tecnolgico e cientfico est intimamente ligado. Com os avanos do conhecimento sobre a estrutura dos materiais, por exemplo, foi possvel gerar todo um aparato tecnolgico para processar informaes, os chamados computadores. Esse desenvolvimento tecnolgico surgiu devido s necessidades humanas e est associado tambm ao desenvolvimento cientfico. A grande quantidade de produtos que surge diariamente projetada em funo das necessidades da populao. Novos medicamentos so descobertos para aumentar a qualidade e longevidade das pessoas. A cincia desenvolve em funo das necessidades geradas pela sociedade enquanto que o aperfeioamento tecnolgico contribui para o desenvolvimento da cincia. A cincia, a tecnologia e a sociedade tm caminhado na busca de solues de grandes problemas, mas tambm tm provocado conseqncias desastrosas para a vida humana no planeta. A Qumica tem garantido ao ser humano uma vida mais longa e confortvel. Isso refora que estudar Qumica no s nos permite compreender os fenmenos naturais, mas nos ajuda a compreender o complexo mundo social que vivemos.

ATIVIDADE 2 1.) A tecnologia faz parte do desenvolvimento de um pas. O que voc entende por tecnologia? 2.) Quando ocorre um acidente em alto mar com um navio petroleiro, muitas pessoas usam a expresso. A Qumica prejudicou a flora e a fauna e causou a mortandade de peixes. Voc concorda com tal afirmao? 3.) Em sua opinio quem seriam os responsveis pelos problemas ambientais decorrente do uso da Qumica.

LEITURA 1 Voc sabe a diferena entre alimentos desidratados e liofilizados ? Leitura do Captulo 1 Liofilizados, desidratados, dessanilizados.... Livro Didtico pblico (p.19-20).

VISITA TCNICA Com o objetivo de fazer os alunos se apropriarem de conhecimentos relativos Qumica, ser agendada uma visita a empresa Nutrimental. Se possvel faremos uma visita ao laboratrio de Qumica, para observarmos como feito o controle de qualidade dos alimentos e os conhecimentos Qumicos que se fazem presentes nessas atividades e processos industriais. Ser solicitado um relatrio individual de cada aluno sobre a visita. No prximo encontro no colgio, faremos uma dinmica de grupo, onde cada aluno ter a oportunidade de relatar fatos observados na visita. O professor como mediador dessa atividade, aprofunda e desenvolve os contedos que envolvem o conhecimento Qumico.

TEMA 3 - PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS DOS MATERIAIS As propriedades dos materiais so utilizadas para sua diferenciao e identificao. Massa e volume so propriedades gerais de matria, so comuns a todo e qualquer material. Quando observamos os materiais presentes nesta sala de aula (giz, quadro, tintas nas paredes, livros, mveis de madeira, materiais plsticos, etc.) podemos enumerar, para esses materiais, um conjunto de propriedades como: cor, dureza, estados fsicos, brilho, textura, outras. Por exemplo, podemos distinguir uma ponta de caneta (metlica) de uma ponta de lpis (grafite) pela sua dureza. As propriedades percebidas quando utilizamos nossos rgos do sentido so chamadas de propriedades organolpticas. Seria possvel utilizarmos sempre as propriedades organolpticas para diferenciar os materiais? Justifique:

LEITURA 2 Que tal verificarmos essas propriedades? Leitura e discusso do Cap. I do Livro Didtico Pblico a partir da pgina 20-21.

ATIVIDADE 3 1.) Quais as mudanas de estado fsico citadas no texto? 2.) Qual a diferena entre alimentos desidratados e alimentos liofilizados? 3.) Cite 4 alimentos desidratados. 4.) Quais as vantagens de desidratar um alimento? 5.) Cite 4 alimentos liofilizados. 6.) Alm de alimentos, quais outros produtos podem ser liofilizados?
6

CICLO DA GUA Algumas propriedades da gua podem ser observadas com o estudo do ciclo hidrolgico da gua. De acordo com a temperatura do ar que ocorre sobre a terra, a gua se apresenta nos trs estados slido, lquido e gasoso. O conjunto de toda a gua do planeta (os oceanos, os rios, as geleiras e tambm as guas subterrneas) chamado de HIDROSFERA. A gua cobre 71% da superfcie da Terra, sendo a maior parte gua salgada. O ciclo da gua um processo de transformaes que envolvem vrios componentes da superfcie da Terra. Constantemente, a gua se renova pelo ciclo que ocorre desde sua forma lquida at o vapor e depois de volta para a forma lquida. Quando a chuva cai, vrios eventos podem acontecer.

APRESENTAO 2 - CICLO DA GUA (Aula em Power Point 10 MINUTOS). ATIVIDADE 4 1.) Por que gua evapora? 2.) Por que ela volta? 3.) Quais fatores fazem com que ela volte lquida? 4.) Qual o estado fsico da gua nas nuvens? 5.) Ser que a gua da chuva pura? 6.) Quais os fatores que regulam essa evaporao? 7.) A gua a nica substncia que, nas condies fsico-qumicas da Terra, apresenta-se nos trs estados fsicos da matria. Quais so esses estados?

Esses questionamentos nos levam a apresentar os conceitos de temperatura, ponto de fuso, ponto de ebulio, presso atmosfrica e presso de vapor e, esses conceitos so importantes para a apropriao de outros conhecimentos. Temperatura: medida que permite avaliar o grau de agitao trmica das partculas (tomos ou molculas). Ponto de fuso: a temperatura na qual o elemento muda do estado slido para o estado lquido sob presso constante. Ponto de ebulio: a temperatura na qual o elemento muda do estado lquido para o gasoso sob presso constante. Presso atmosfrica: a presso que o ar exerce sobre os corpos. Presso de vapor: a presso exercida pelo vapor de uma substncia em contato com esse liquido.

OS ESTADOS FSICOS DA MATRIA A matria, ao nosso redor encontrada fundamentalmente em trs estados fsicos que so interconversveis: Slido, Lquido e Gasoso. Toda matria constituda de pequenas partculas, e o seu estado fsico depende do maior ou menor espao existente entre eles, ou seja, da ou menor agregao dessas partculas (Figura 1).

Figura 1 Modelo de partculas nos estados slido, lquido e gasoso.


8

De acordo com USBERCO E SALVADOR (2007, p.45), em nvel microscpico, temos: Estado slido: Partculas organizadas e muito prximas. O nico movimento a sua vibrao. A atrao entre elas intensa. Estado lquido: Partculas com menor organizao com foras de atrao menos intensas, o que permite que se movimentem.

Estado gasoso: Partculas com grande desorganizao, praticamente sem foras de atrao e com grande liberdade de movimento.

MUDANAS DE ESTADO FSICO As mudanas de estado fsico da gua (slido, lquido, gasoso), por exemplo, dependem das condies de presso e temperatura em que estas esto expostas. Estas transformaes entre estados fsicos (mudanas de fase) so denominadas de acordo com a Figura 2.

Figura 2 Mudanas de estado fsico. Fonte: http://br.geocities.com/galileon/2/termo/mud_est.htm Cada substncia possui uma temperatura, na qual estas mudanas de estado ocorrem e esta temperatura depende da presso. A esta temperatura damos o nome de ponto de fuso, ponto de vaporizao, ponto de liquefao, ponto de solidificao ou ponto de sublimao, dependendo do fenmeno que estiver ocorrendo.
9

SUBSTNCIAS PURAS E MISTURAS Pela manh ao fazer o caf voc usa gua da torneira ou do filtro, p de caf e acar. Quando estamos com sede podemos ingerir gua da torneira ou gua mineral. No almoo algumas pessoas costumam ingerir sucos ou refrigerantes. ATIVIDADE 5 1.) A gua mineral uma substncia pura? E a gua da torneira? 2.) A gua da chuva e a gua do mar so misturas? 3.) O caf no bule uma substncia pura ou uma mistura? 4.) O refrigerante uma substncia pura ou uma mistura? 5.) O que uma mistura?

EXPERINCIA OBSERVAO DO ASPECTO DE SUBSTNCIAS E MATERIAIS. Materiais: Trs recipientes (copo) de vidro, gua, lcool, sal e areia. Procedimentos: Coloque em um recipiente de preferncia de vidro transparente um pouco de gua e sal. Em outro recipiente um pouco de gua e areia e em outro recipiente um pouco de gua e lcool. Observe cada um dos recipientes e anote o aspecto das substncias e materiais. Quais as diferenas entre os recipientes? SUBSTNCIA PURA Substncia pura aquela composta somente por molculas de uma mesma espcie qumica e que durante a mudana de estado a temperatura no se altera durante a fuso e a ebulio.

10

Exemplo: Uma gua pura aquela composta somente por molculas de gua, sem nenhum interferente e sua temperatura de fuso a presso de uma atmosfera (ao nvel do mar) constante e igual a zero. Tabela 1 Ponto de Fuso e de Ebulio de algumas substncias ao nvel do mar. Substncia Etanol (lcool) Acetona gua PF(oC) - 114 - 94,0 0 PE(oC) 78 56,6 100

Fonte: http://br.geocities.com/galileon/2/termo/mud_est.htm Ser que a gua da torneira de sua casa pura ou ela apresenta algumas substncias dissolvidas? Para responder esta questo vamos aquecer certa quantidade de gua da torneira e verificar em qual a temperatura ocorre a ebulio, utilizando um termmetro. Se a temperatura da gua durante o processo de vaporizao (ou ebulio) for constante e igual a 100oC, podemos dizer que a gua pura. Repita o mesmo procedimento para uma mistura de gua e sal. Compare os resultados obtidos. ATIVIDADE 6 1.) A gasolina uma substncia pura ou uma mistura? 2.) O leite uma substncia pura ou uma mistura? 3.) Caf com leite um mistura? 4.) Do seu cotidiano, apresente alguns exemplos de misturas.

MISTURAS: so formadas pela juno de duas ou mais substncias, cada uma delas sendo denominada componente. Exemplo: a gua do mar, caf com leite, a gasolina, o ar que respiramos.

11

FASE: cada uma das partes de um sistema podendo ser homogneo ou heterogneo. Mistura homognea: aquela que apresenta uma nica fase. D exemplos: Mistura heterognea: aquela mistura que apresenta pelo menos duas fases. D exemplos: Sistema: a combinao de partes coordenadas para compor um todo. Sistema homogneo: aquele constitudo por uma nica fase. D exemplos: Sistema heterogneo: aquele constitudo por duas ou mais fases. D exemplos: EXPERINCIA OBSERVANDO AS FASES DE MISTURAS (Cap. 8 do Livro Didtico Pblico a partir da pgina 115). Materiais: Copos de vidro, gua e cubos de gelo. Procedimentos: Coloque gua em um copo e adicione 2 cubos de gelo. Observe e responda. ATIVIDADE 7 Com base no experimento realizado, responda: 1.) Quantas fases tm nesse sistema? 2.) Quantas substncias tm? 3.) Durante sua observao o gelo j comeou a derreter. Como chamada essa mudana de estado fsico? 4.) Por que o gelo flutua na gua? 5.) De acordo com a aparncia da mistura, podemos classific-la em funo do nmero de fases?

12

SEPARAO DE MISTURAS Pense no seu cotidiano e lembre-se de quando j separou misturas. Se pela manh voc fez caf usando coador ou papel de filtro voc usou um mtodo de separao. ATIVIDADE 8 1.) Voc j escolheu feijo ou arroz antes de colocar para cozinhar? Se existissem pedrinhas no feijo qual seria o tipo de mistura? 2.) Voc conhece alguma outra forma de separar uma mistura heterognea? 3.) possvel separar o sal da gua do mar? 4.) E o lcool da gasolina? 5.) Para descobrir a resposta, necessrio aprender a observar, experimentar e pensar.

APRESENTAO

SEPARAO

DE

MISTURA

FUNCIONAMENTO DE UMA ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA (Aula em Power Point 10 MINUTOS).

13

TEMA 4 - TRANSFORMAES DA MATRIA Qualquer transformao que a matria sofre considerada um fenmeno. Um material ou uma substncia pode sofrer dois tipos de

transformao: Quando ela se transforma em outra substncia, diferente da primeira, dizemos que ocorreu uma transformao qumica; quando ela sofre uma alterao, mas continua sendo a mesma substncia, dizemos que ocorreu uma transformao fsica. Primeiramente vamos relembrar que, quando uma substncia no estado slido, torna-se lquida, quando um lquido torna-se gs, ou vice-versa, dizemos que houve uma mudana de estado fsico. Se voc observar o porto de ferro e as cercas ou as grades de ferro das janelas, ver que foram pintadas. Por que a maneira simples de proteger o ferro ou ao do enferrujamento pint-lo? Reao que ocorre na formao da ferrugem: 4Fe + 3O2 2Fe2O3 A ferrugem formada quando o ferro encontra-se na presena da umidade e do oxignio do ar. A pintura do ferro forma uma camada de tinta impedindo que o ferro fique exposto umidade e ao oxignio do ar, evitando assim o enferrujamento. Maanetas de portas, chaves de fenda e outras ferramentas so cromadas. A cromao tem por objetivo fazer com que os objetos de ferro no enferrujem e conservem a aparncia. Quando uma ma cortada ao meio, aps algumas horas, a mesma fica escura. Que ser que ocorreu? Qual o tipo de fenmeno? Logo que acendemos um palito de fsforo, ocorre uma transformao. Essa transformao fsica ou qumica?

14

Na cozinha, ao se colocar gua lquida dentro de uma chaleira de alumnio em contato com uma fonte de calor, a gua que fica no fundo da chaleira se aquece primeiro e sobe (por se tornar menos densa); e a gua da parte superior sendo mais fria e mais densa desce. Ao levantarmos a tampa da chaleira, observamos que ela encontra-se cheia de gotculas de gua. Que ser que ocorreu? No banheiro, principalmente no inverno ao tomarmos banho, o espelho fica embaado. Como explicar esse fenmeno? Ao deixarmos gelo fora da geladeira, aps certo tempo, o mesmo derrete. Que explicao voc daria para tal fato? Fenmenos Fsicos: So aqueles que no alteram a natureza da matria, ou seja, sua composio. Fenmenos Qumicos: So aqueles onde a natureza da matria sofre alterao, ou seja, alteram sua composio. ATIVIDADE 9 Elabore uma lista contendo quatro exemplos de fenmenos fsicos e quatro exemplos de fenmenos qumicos relacionados ao cotidiano.

FENMENOS QUMICOS Durante a ocorrncia de um fenmeno qumico uma ou mais substncias reagem formando novas substncias. Nesse caso, dizemos que ocorreu uma reao qumica. Evidncias sobre a formao de novas substncias: Mudana de cor: Exemplos: cozimento de um bife, queima de uma folha de papel. Liberao de um gs (efervescncia): Exemplo: Dissoluo do sal de frutas em gua. Absoro ou liberao de energia: O calor liberado na queima da gasolina no motor de um carro.

15

As substncias que participam de um fenmeno qumico so chamadas de reagentes e aquelas formadas aps a reao so os produtos. As equaes qumicas representam as reaes qumicas, onde as substncias sofrem transformaes produzindo outros compostos. Denominam-se reagentes as substncias que so misturadas no instante inicial da reao. Os produtos so as novas substncias surgidas na reao. De acordo com a conveno: REAGENTES PRODUTOS

Exemplo (reao qumica da combusto): C + O2 CO2 Exemplo (reao para formao da gua): 2 H2 +1 O2 2 H20

Os nmeros 2,1 e 2 so chamados coeficientes. Eles indicam as quantidades de tomos e/ou molculas de cada um dos reagentes e dos produtos que participam da reao.

EXPERIMENTO: OBSERVANDO A COMBUSTO Materiais: vela, pires de porcelana, fsforo, Procedimento: Acenda a vela e observe a queima. ATIVIDADE 10 1.) O que necessrio para a chama de uma vela continuar acesa? 2.) Quais os produtos da queima? 3.) Quem o comburente da reao? 4.) Voc j ouviu falar no TRINGULO DO FOGO? 5.) O que necessrio para a extino de um incndio? 6.) Qual a diferena entre fogo e incndio? 7.) Desenhe um tringulo e escreva em cada lado um elemento essencial para formar o fogo.

16

TEMA 5 MODELOS ATMICOS

Algumas consideraes sobre modelos. Segundo MORTIMER (2006, p.20.) o significado mais comum da palavra modelo relaciona-se com manequim ou miniaturas, isto e, uma representao concreta de alguma coisa. Talvez por isto muitas pessoas pensem em modelos como copias da realidade. Na realidade os modelos so criados a partir de idias na mente de uma pessoa Nos estudos com rigor cientfico devemos considerar modelos no s como representaes de objetos, mas tambm de eventos, processos ou idias. Os modelos alm de serem utilizados para descrever idias tambm provem a base para o desenvolvimento de explicaes. Sendo assim, independe da forma de expresso de um determinado modelo, podemos considerar que ele existe inicialmente como um modelo mental e que, esse modelo mental alimentado pela realizao de novas experincias e pela busca de nossos conhecimentos. Quando estamos diante do invisvel utilizamos os modelos. A partir da impossibilidade da observao direta construmos modelos como sendo a interpretao conceitual, mas prximo do que consideramos como sendo a realidade invisvel (MAIA E BIANCHI, 2007, p. 26). Importante enfatizar que os modelos cientficos no so definitivos, e sim, provisrios e tendo a sua evoluo ao longo da histria.

MODELO ATMICO E SUA EVOLUO HISTRICA Um exemplo de modelo cientfico que foi sendo discutido e alterado o modelo atmico. Estudando sua evoluo podemos perceber que modelos cientficos so provisrios, e que no que concerne a cincia, o professor e os cientistas no so donos da verdade.

17

EXPERINCIA - COMPREENDENDO OS MODELOS ATMICOS Materiais: Caixa de sapato fechada contendo alguns materiais e objetos. Procedimento: O professor apresenta a caixa (ou caixas) fechada (s) e inicia um dilogo com os alunos buscando saber o que tem dentro da caixa, sem abri-l. Sugesto para o incio do dilogo: Esta caixa de sapato bem fechada que tem seu interior um objeto que no sabemos o que . Sem a possibilidade de abrir a caixa, nossa tarefa tentar descobrir o que est contido em seu interior. O que podemos fazer? Certamente surgiro sugestes de vrias maneiras de interagir com tal objeto, como sacudir a caixa, virar a mesma, pesar a fim de tentar descobrir o que tem dentro da caixa. Quando os alunos estiverem interagindo com a caixa e com o grupo o professor deve organizar (no quadro) uma lista de sugestes sobre o contedo da(s) caixa(s) e explicar que todas essas idias foram formadas a partir de experimentos. Depois de a caixa ter sido examinada, agitada, sacudida etc. o professor deve esclarecer que por mais suposies que tenhamos a certeza absoluta do que tem dentro da mesma s ser possvel quando a caixa for aberta e visualizar seu interior. Algo semelhante acorre com o tomo. Ao longo dos anos, os pesquisadores estiveram coletando informaes sobre ele, mas por ele ser muito pequeno, ningum ainda conseguiu v-lo. Vale ressaltar, que os desenhos dos tomos que hoje podemos ver so descries obtidas atravs da formulao de modelos. Os modelos so criao do homem e so vlidos durante certo perodo at que possam explicar um fenmeno, do contrrio, devero ser substitudos por outros que fundamentem s novas descobertas. O modelo atmico tenta explicar, sob a luz da cincia, os fenmenos ligados a estrutura da matria e como a mesma se manifesta. Ele procura

18

explicar a estrutura da matria a nvel microscpico e fazer previses ligadas a ela. Ao longo dos anos com a evoluo da cincia mais informaes esto sendo coletadas sobre a matria, dando a possibilidade para que os modelos possam evoluir e expliquem a estrutura da matria. como se a caixa de sapato relacionada ao tomo ainda estivesse fechada.

TEXTO - A EVOLUO DOS MODELOS ATMICOS

Desde a Antiguidade a constituio da matria tem despertado a curiosidade da humanidade. Os filsofos gregos foram os pioneiros no mundo ocidental na elaborao de teorias para explicar a natureza do mundo e nossas relaes com ele. Demcrito (470 360 a. C) e seu discpulo Leucipo (sc. V a. C), 400 anos antes da era crist, propuseram uma teoria que tambm se referia natureza da matria. Para eles, a matria no poderia ser dividida infinitamente, ou seja, qualquer material poderia ser repartido em partes menores at atingir um limite. Ao atingir esse limite as pequenas partculas se tornariam indivisveis. Nesse limite a matria seria ento denominada de tomo. A palavra tomo tinha o significado (a = prefixo de negao - no; tomos = diviso). Essa teoria ficou conhecida como atomicismo (COVRE, 2001, p.50). John Dalton (1808) props a Teoria Atmica. De acordo com Dalton, a matria constituda de partculas minsculas chamadas tomos. O tomo a menor partcula de um elemento que participa em uma reao qumica. tomos so indivisveis e no podem ser criados ou destrudos. Alm disso, tomos de um mesmo elemento so idnticos em todos os aspectos (PERUZO E CANTO, 1999, p.11).

19

J. J. Thomson (1898) baseado nas evidncias de que os tomos eram formados por pequenas partculas carregadas negativamente (eltrons) e positivamente (prtons), e que os eltrons compreendiam apenas uma pequena frao de massa, comparada aos prtons, props que os tomos deveriam ser formados por uma esfera uniforme de matria carregada positivamente, incrustrada de eltrons, de modo que a carga total fosse nula (SANTOS, 2005, p. 141; MAIA E BIANCHI, 2007, p. 28). E. Goldstein (1900) descobriu os prtons em experimentos do Raio Anodo. De acordo com Goldstein, os tomos contm minsculas partculas com carga positiva chamada prton. Como os tomos contm partculas negativas, eles devem conter partculas positivas para que sejam eletricamente neutros (MAIA E BIANCHI, 2007, p. 28). E. Rutherford (1911) descobriu o ncleo e props a base para a estrutura atmica moderna atravs de seu experimento do desvio da partcula alfa. Para Rutherford, os tomos so compostos de duas partes: o ncleo e a parte extra-nuclear. Seus experimentos provaram que o tomo amplamente vazio e que possui um corpo altamente carregado positivamente em seu centro chamado ncleo. O ncleo central carregado positivamente e os eltrons, com carga negativa, revolvem ao redor do ncleo (SANTOS, 2005, p.144). James Chadwick (1932) descobriu os nutrons. Para Chadwick, os tomos contm partculas neutras chamadas nutrons em seus ncleos juntamente com as partculas subatmicas (i.e., eltrons e prtons) (USBERCO E SALVADOR, 2007, p.110). N. Bohr (1940) props o conceito moderno do modelo atmico. Para Bohr, o tomo feito de um ncleo central contendo prtons (com carga positiva) e nutrons (sem carga). Os eltrons (com carga negativa) revolvem ao redor do ncleo em diferentes trajetrias imaginrias chamadas rbitas. (MAIA E BIANCHI, 2007, p.32). A Figura 3 apresenta uma ilustrao do Modelo de Ruterford-Bohr.

20

Figura 3 Desenho que ilustra o Modelo de Ruterford-Bohr. Fonte: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/numquan1.jpg O domnio dos conhecimentos ou modelos torna-se a base para o desenvolvimento tecnolgico da sociedade. Por exemplo, a evoluo dos modelos atmicos trouxe grande avano para a rea mdica, desde os raios X at os modernos aparelhos de ressonncia magntica e de tomografia computadorizada. Outro grande passo da cincia foi descoberta da energia atmica, que, como todo novo conhecimento e suas aplicaes, trouxe consigo uma grande carga de responsabilidade para com todos os seres vivos e o meio ambiente (FELTRE, 2005, p.53). ATIVIDADE 11 Procure na biblioteca da sua escola o livro Qumico na Cabea, autor Alfredo Luis Mateus, Belo Horizonte, 1 Ed. Ed. UFMG, 2001, p. 54-55, o experimento Testes de chama, faa o experimento aps a leitura comente as observaes com seus alunos, relacionando com as consideraes trazidas pelo texto em O que acontece. EXPERINCIA PERCEBENDO A EXISTNCIA DE ELTRONS Materiais: Uma rgua de plstico, um basto de vidro, um pedao de tecido de L, pequenos pedaos de papel.

21

Procedimento: O professor solicita que os alunos cortem pedacinhos de papel e, a seguir, coloquem os mesmos sobre a carteira. Aps atritar a caneta com o cabelo ou l essa deve ser aproximada dos pedacinhos de papel. O aluno dever registrar o que ocorreu. Dever repetir o procedimento empregando uma rgua de plstico. A partir das observaes e registros, so levantadas questes como: 1.) O que aconteceu quando a caneta foi colocada prximo aos pedacinhos de papel antes e depois do atrito? 2.) O que aconteceu com a rgua de plstico? 3.) Voc conhece algum outro fenmeno semelhante? 4.) Voc j ouviu falar do fenmeno chamado eletrizao? Essas observaes e estudos objetivam o aluno a elaborar idias e a se pronunciar a respeito da existncia de partculas dotadas de cargas eltricas na matria. Sugesto para outra experincia: Atritar um canudinho de refrigerante com um pedao de l, jogar o mesmo contra a parede.

OS TOMOS Vamos fazer uma simples analogia: usando tijolos de barro e blocos de pedra, construmos casas, prdios, muros, monumentos, igrejas. Pois bem, com uma centena de tomos so formadas as substncias existentes na natureza que foram e so feitas pelo ser humano. Todos os tomos possuem um ncleo e partculas localizadas ao redor desse ncleo, chamadas eltrons. O ncleo e formado por outras partculas: prtons(p), nutrons(n), etc.

22

Principais caractersticas do tomo Nmero Atmico (Z): de um elemento o nmero de prtons no ncleo de um tomo. Como os tomos so eletricamente neutros, o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. Nmero de Massa (A): a soma do nmero de prtons e de nutrons presentes no ncleo de um tomo. A= Z + n ou A= p + n

23

TEMA 6 ELEMENTOS QUMICOS Os elementos qumicos esto presentes em todos os materiais, inclusive em nosso corpo. LEITURA 3 A Frmula do corpo. Leitura e discusso do Cap. 5 A Frmula do corpo. Livro Didtico pblico (p.72-76). Em nosso corpo o oxignio est presente em 60%. Juntando o carbono, hidrognio e nitrognio tm 95% da massa total do ser humano, que inclui 42 litros de gua que circulam em um organismo adulto. So os tomos desses quatro elementos combinados que formam as molculas de protenas gorduras e carboidratos, os tijolos que constroem todos os nossos tecidos. O carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio so chamados de elementos de constituio. O clcio, fsforo enxofre, sdio, potssio, magnsio, cloro, ferro, cobre, mangans, selnio, zinco, molibdnio, iodo, cobalto, cromo e flor, tambm esto presentes no organismo.

ATIVIDADE 12 Consultando uma Tabela Peridica d o smbolo Qumico dos elementos: Sdio, clcio, nitrognio, ferro, iodo, zinco, ouro, magnsio, potssio Segundo o modelo atmico de John Dalton, o gs hidrognio formado por tomos do elemento qumico hidrognio, o gs oxignio constitudo por tomos do elemento qumico oxignio e a gua pelo arranjo de tomos dos elementos qumicos hidrognio e oxignio. De acordo com SANTOS, (2005, p.69): Substncia simples um tipo de substncia formada por tomos de apenas um tipo de elemento qumico. Substncia composta formada por tomos de mais de um tipo de elemento qumico.
24

Exemplos de substncias simples: Gs Hlio (He) Gs Nitrognio (N2) Gs Oznio (O3)

Exemplos de substncias compostas: gua (H2O) Gs carbnico (CO2)

ATIVIDADE 13 1.) compostas. 2.) Dentre as substncias a seguir, assinale as substncias simples: ) F2 ( ) C6H12O6 ( ) Au ( ) H2O2 Dar outros exemplos de substncias simples e de substncias

( ) H2 ( ) NaCl ( ) O2 (

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS Se voc for a um supermercado vai observar que os alimentos esto organizados nas prateleiras, essa organizao segue provavelmente algum critrio. Na Tabela Peridica os elementos tambm foram organizados pelos cientistas segundo certos critrios. Com a evoluo do conhecimento cientifico os cientistas foram descobrindo os elementos qumicos, grande parte deles presentes na natureza e alguns desenvolvidos em laboratrio. Surgiu ento, a necessidade de organizar esses elementos qumicos de acordo com suas propriedades.

25

O ano de 1817 pode ser considerado o perodo em que teve incio busca pela regularidade de comportamento daqueles elementos que eram conhecidos. Dimitri Mendeleev qumico russo em 1869 criou a tabela peridica dos elementos qumicos. Essa tabela por ele proposta continha 59 elementos com seus smbolos. Nessa tabela Mendeleev deixou espaos vazios prevendo que novos elementos seriam descobertos, fato que se verificou em 1886. A tabela peridica atual, como a que conhecemos atualmente fruto da contribuio de cientistas importantes so eles: JULIUS LOTHAR MEYER, DMITRI IVANOVICH MENDELEEV, WILLIAN RAMSAY, HENRY GWYN JEFFREYS MOSELEY, ERNEST RUTHERFORD.

A TABELA PERIDICA ATUAL A tabela peridica atual apresenta 118 elementos qumicos que esto dispostos em ordem crescente de nmero atmico. O nmero atmico identifica o elemento qumico, o qual corresponde ao nmero de prtons presentes no ncleo do tomo. Segundo tendncias atuais, tem-se optado pela disposio dos elementos em dois grupos: os metais e os ametais (no-metais). GRUPOS So a linhas verticais da Tabela Peridica. A tabela Peridica atual apresenta 18 grupos que so numerados de 1 a 18, essa mudana foi proposta pela IUPAC, em 1986. Os elementos que esto na mesma coluna apresentam propriedades Qumicas semelhantes. So elas: eletronegatividade, raio atmico,

eletroafinidade, potencial de ionizao. Algumas famlias recebem denominaes especificas: Famlia 1 : alcalinos Famlia 13: famlia do boro Famlia 2: alcalino-terrosos Famlia 14: famlia do carbono

26

Famlia 15: famlia do nitrognio Famlia 17: halognios

Famlia 16: calcognios Famlia 18: gases nobres

PERODOS: Os perodos so as linhas horizontais da Tabela Peridica sendo em nmero de sete, numerados de um a sete (Tabela 2). Tabela 2 Perodos e nmero de elementos da tabela peridica atual PERODO 1 perodo 2 perodo 3 perodo 4 perodo 5 perodo 6 perodo 7 perodo NO. ELEMENTOS 2 elementos 8 elementos 8 elementos 18 elementos 18 elementos 32 elementos 29 elementos

IMPORTANTE: No devemos nos preocupar em memorizar a tabela Peridica, mas saber manuse-la e extrair dela as informaes que forem necessrias. A tabela peridica (Figura 4) nos fornece vrias informaes, tais como: nome do elemento, smbolo qumico, nmero atmico, massa atmica, ponto de fuso, ponto de ebulio, densidade, distribuio eletrnica por nveis de energia, configurao eletrnica. O elemento 106 tabela peridica chamado seabrgio, em sua homenagem. O sistema de numerao dos grupos da tabela peridica, usados atualmente, so recomendados pela Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC). A numerao feita em algarismos arbicos de 1 a 18, comeando a numerao da esquerda para a direita, sendo o grupo 1, o dos metais alcalinos e o 18, o dos gases nobres. Alm dessas, temos outras informaes, dependendo do tipo da tabela.

27

Figura 4. Tabela peridica de acordo com a IUPAC.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Periodic_table.svg

APLICAO PRTICA DE ALGUNS ELEMENTOS QUMICOS

Hidrognio

Produo de amnia para uso agrcola. Sntese do lcool metlico Hidrogenao de gorduras vegetais para produo de gorduras comestveis (margarina).

Indstria petroqumica para produo de gasolina sinttica.

Oxignio: 8 O
o elemento mais abundante da crosta terrestre (40,7% em peso). Na medicina, usado como componente do ar artificial para pacientes com insuficincia respiratria. Na respirao humana, o oxignio que entra nos pulmes absorvido pela corrente sangunea e transportado at as clulas. indispensvel para produzir chama nas soldas, comburente de maaricos de solta e corte de ferro e ao.
28

Nitrognio 7N
Fabricao de fertilizantes para agricultura. Preparao de explosivos. A concentrao de nitrognio na atmosfera de 78,03%. Na medicina, para preservao de sangue, medula ssea, tecidos, rgo e smen.

Ferro 26Fe
O ferro faz parte da composio do ao, que uma liga de ferro, carbono e outros metais. As aplicaes do ao na metalurgia, indstrias em geral bem como no cotidiano so inmeras. No corpo humano, o ferro responsvel pelo transporte de oxignio no sangue, atravs da hemoglobina. O ser humano absorve entre 5 mg e 15 mg de ferro diariamente.

ATIVIDADE 14 Observando a tabela peridica na sala de aula, responda 1.) D o smbolo qumico de cinco metais? 2.) D o smbolo dos seis gases nobres? 3.) D o smbolo qumico do nico metal liquido? 4.) D o smbolo do elemento qumico usado na fabricao de baterias de automvel? 5.) Como chamada a coluna 18 da tabela peridica?

29

TEMA 7 LIGAES QUMICAS Estudamos a classificao peridica dos elementos. Sabemos que a matria que conhecemos formada de alguma maneira, pela combinao de tomos que envolvem prximo de noventa elementos qumicos, apresentados na tabela peridica, os quais permitem a formao de milhares de substncias. Levando-se em conta a formao das substncias e de tudo o que nos rodeia, foi constatado que muito difcil que os tomos sejam encontrados isolados. Os tomos quase sempre esto ligados, dando origem aos agregados. O curioso que com esses noventa elementos naturais possvel formar todo tipo de matria que ns conhecemos, as quais apresentam propriedades qumicas e fsicas bem diferentes. Como so formadas as milhares de substncias que existem? Como esses tomos se ligam? O que os mantm ligados? Como possvel formar outras substncias e tudo o que est ao nosso redor? A explicao que fundamenta a dvida. Como os elementos se ligam para formarem as substncias? Isso foi possvel atravs da criao de trs modelos de ligaes: inicas, covalentes e as metlicas.

LIGAO INICA

um tipo de ligao qumica baseada na atrao eletrosttica entre dois ons carregados com cargas opostas. Na formao da ligao inica, um metal doa um eltron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um on positivo ou ction. No sal de cozinha, as ligaes entre os ons sdio e cloreto so inicas. Geralmente ligaes inicas se formam entre um metal e um ametal. O tomo do ametal tem uma configurao eletrnica semelhante a de um gs nobre, quase totalmente preenchida de eltrons. Eles tem alta eletronegatividade, e facilmente ganham eltrons formando um on negativo ou nion. Os dois ou mais ons logo se atraem devido a foras eletrostticas.
30

Ligaes desse tipo so mais fortes que ligaes de hidrognio, e tm fora similar s ligaes covalentes. Como os tomos interagem? Para que ocorra uma ligao qumica e necessria a aproximao de no mnimo dois tomos, e, alm disso, que ambos sofram algum tipo de mudana na sua distribuio eletrnica, levando-se em conta a sua aproximao. Essas interaes ocorrem entre as eletrosferas dos tomos participantes. Vamos pensar no sal de cozinha, que constitudo principalmente de cloreto de sdio. Ele refinado e usado na culinria. Esse sal para uso na cozinha vem sendo iodado pela adio de 0,02% de iodeto de sdio. Ele tem muitas aplicaes, dentre as quais condimentao de alimentos, na conservao de carnes, peixes, e couros. Na indstria eletroqumica fonte de cloro e derivados importantes como o HCl, cido clordrico e diversos cloretos, hipocloritos, cloratos. Alm dos citados o cloreto de sdio usado como matria prima para a fabricao de outros produtos. A Ligao inica ocorre pela transferncia definitiva de eltrons entre tomos. Do metal para o no metal. A ligao inica da origem a compostos inicos. Exemplo: Representao do NaCl: Na (Z=11) 1s2, 2s2, 2p6, 3s1 e Cl (Z=17) 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p5 . Cada on sdio est rodeado por seis ons cloretos (Figura 5).

31

NaCl

NaCl (clula unitria)

Figura 5 Viso espacial do composto inico NaCl.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_s%C3%B3dio

Na Tabela 4 esto apresentadas algumas propriedades fsico-qumicas do cloreto de sdio. Tabela 4 - Propriedades fsico-qumicas do NaCl Propriedades
Estado fsico Frmula molecular Massa molecular Aparncia Ponto de fuso Ponto de ebulio Solubilidade em gua slido NaCl 58,442 g/mol branco ou incolor slido ou lquido 801 C (1074 K) 1465 C (1738 K) 35,9 g/100 ml (25 C)

O sdio possui um eltron na ltima camada eletrnica e o cloro tem sete eltrons. As duas espcies formam ligao por forcas eletrostticas entre os ons de cargas contrrias.

32

Essa ligao ocorre pela interao eltrica dos ons positivos, chamados ctions e os ons negativos chamados de nions. Ctions: so ons carregados positivamente. nions: so ons carregados negativamente. Observao: Todas as substncias que so inicas so formadas por ctions e nions. Em sua maioria os sais so solveis em gua. Representao do modelo da dissoluo do cloreto de sdio (NaCl) em gua (Figura 6). As molculas de gua interagem com o cloreto de sdio, formando uma soluo inica. As molculas de gua envolvem os ons Na + e ClFigura 6 Modelo da dissoluo do cloreto de sdio.

Fonte: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/agua.html Notao de Lewis Na+ + Cl Na+Cl-

NaCl ____ na frmula de um composto inico , representa-se primeiro o ction e a seguir o nion.

33

LEITURA 4 gua Dura. Leitura e discusso do Cap. 8 gua Dura. Livro Didtico Pblico (p.121-123). Atividade: Ser que a gua com sal (gua salgada), conduz a corrente eltrica? Por qu? TEXTO - O CLORETO DE SDIO (NaCl) E A SADE. Reduzir o consumo de sal protege o corao, pulmes, rins e afasta a obesidade. A recomendao da (OMS) Organizao Mundial da Sade limitar o consumo entre 5 e 6 gramas por dia. comum se ouvir dizer que as pessoas com problemas de presso alta (os hipertensos) no devem ingerir alimentos salgados. O sal de cozinha uma mistura de alguns sais cujo principal constituinte o NaCl (99%). O problema da ingesto do cloreto de sdio est no on Na1+. O sal de mesa cloreto de sdio possui 40% de sdio e justamente onde se encontra o problema do sal. O sdio, alm do sal encontrado em vrios outros alimentos, pes, queijos, cereais, bolachas, enlatados, embutidos, salgadinhos etc. O glutamato monossdico e outros compostos encontrados em diversos alimentos tambm podem contribuir para o aumento da presso arterial. Atualmente existe no mercado o sal light, normalmente formado por 50% de cloreto de sdio (NaCl) e 50% de cloreto de potssio (KCl). No Brasil, a maior parte do sal consumido na cozinha, obtida da gua do mar. O sal para uso culinrio vem sendo iodado pela adio de 0,02% se iodeto de sdio (NaI).

LIGAO COVALENTE aquela que ocorre atravs do compartilhamento de eltrons pelos ncleos dos tomos Para saber: o hidrognio quando combinado representa 73% da massa do universo, sendo o mais abundante no universo.
34

Exemplo: Representao da molcula de hidrognio: H2. H* *H ou H-H Os dois pontos (* *) ou o trao (-) representam o par de eltrons compartilhados pelos tomos nessa ligao, chamada covalente. Esse tipo de ligao forma as molculas MOLCULA Molcula a menor combinao de tomos de uma substncia pura. Representao em termos de esferas para a molcula da substancia gua. Material: trs bolas de isopor com cerca de 2 e 3 cm de dimetro, palitos de churrasco, pincel atmico. Procedimento: Escreva com o pincel atmico as letras H (hidrognio) nas duas bolinhas de 2 cm e na de 3 cm O (oxignio). Com dois palitos, ligue a bolinha do oxignio s duas que representam o hidrognio. Explique o tipo de ligao que forma a molcula de gua e tambm a frmula qumica que esse modelo representa. Que outra informao sobre a molcula se pode obter desse tipo de representao. Observao: Usando bolinhas de isopor, ou massa de modelar, podemos representar outros tipos de molculas. O objetivo visualizar melhor as relaes entre os tomos.

LEITURA 5. Ligue e Fique Ligado. Leitura e discusso do Cap. 4 Ligue e Fique Ligado. Livro Didtico Pblico (p.63-70). Responda: Quais as amarraes e as ancoras necessrias para um tomo ou molcula chegar seguro ao final do rapel, isto se estabilizar?
35

LIGAO METLICA Os metais so trs quartos dos elementos qumicos presentes na Tabela Peridica, apresentam propriedades nicas que se diferem das outras substncias: ametais, gases, etc. Se fosse possvel observar a estrutura de um metal de forma bem visvel veramos os retculos cristalinos presentes nos metais slidos. Esses retculos so compostos de ctions que so envolvidos por uma espessa camada de eltrons, como se sabe, os ctions apresentam carga (+) e os eltrons carga (-) negativa. Portanto, esse tipo de ligao ocorre entre metais. Ligas metlicas so misturas de dois ou mais metais, podendo incluir semimetais ou tambm no-metais,mas sempre prevalecendo os elementos metlicos. Apesar da grande variedade de metais existentes, eles no so empregados em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relao ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produo. As indstrias automobilsticas, aeronuticas, navais, blicas e de construo civil so as principais responsveis pelo consumo de metal em grande escala. So tambm representativos os setores de eletrnica e comunicaes, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importncia capital para a economia contempornea. interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades so tais como diminuio ou aumento do ponto de fuso, aumento da dureza, aumento da resistncia mecnica. Aos: so ligas ferro-carbono que contm quantidades apreciveis de outros elementos de liga. As propriedades mecnicas so sensveis ao teor de carbono, que normalmente inferior a 1%. O ao usado na construo civil, na construo de pontes, na fabricao de automveis, utenslios domsticos, etc.

36

Ligas metlicas mais comuns no cotidiano:


Ao constitudo por Fe e C. Ao inoxidvel constitudo por Fe, C, Ni e Cr Bronze constitudo por Cu e Sn Lato (utilizado em armas e torneiras) constitudo por Cu

e Zn

Ouro de Jias constitudo por Au, Ag e/ou Cobre. Solda_ Composto por Pb e Sn Fusvel_ constutudo por Bi, Pb, Sn e Cd Amlgama dental (utilizada em obturao) constituda

por Hg, Ag e Sn.

37

REFERNCIAS BEMFEITO, A. P.; PINTO, C. E.; PEREIRA, A. M.; SANTANA, M.; WALDHELM, M. Passaporte para cincias. So Paulo. Editora do Brasil, 2006. COVRE, Geraldo Jos. Qumica total. VOL. NICO. So Paulo: FTD, 2001. FELTRE, Ricardo. Qumica Geral. Vol. nico. Ed. Moderna. 2005. GONALVES, Jos Carlos Silveira. Tabela atmica: um estudo completo da tabela peridica. Curitiba, Atmica, 2001. KOCHE, J. C. Fundamento de Metodologia Cientifica. Ed. Vozes, 2007. MAIA, D. J.; BIANCHI. C.J.A. Qumica Geral_ So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MATEUS, Alfredo Luis. Qumica na Cabea. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2001. MORTIMER, E. F. Qumica: Ensino Mdio. Braslia, Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2006. P.201 PERUZZO, Tito Miragaia; CANTO, Eduardo D.L. Qumica. Vol. nico. So Paulo: Ed. Moderna.1999. SANTOS, W. L. P. Qumica e Sociedade. Vol. nico, ensino mdio. So Paulo: Nova Gerao, 2005. USBERCO, J.; SALVADOR, E. Qumica Essencial. Vol. nico, ensino mdio. So Paulo: Saraiva 2007. USBERCO E SALVADOR. Qumica Geral. Vol.1 Ed. Saraiva, 2007. ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e Propostas de Ensino de Qumica para a Educao Bsica no Brasil. Unijui, 2003.

38

OBRAS CONSULTADAS CARVALHO. Geraldo D. S., CELSO L. Qumica. Vol. nico. Scipione. So Paulo. 2003. CHAGAS, Acio P. Como se faz Qumica: Uma reflexo sobre a Qumica e a atividade do qumico. 3. Ed. So Paulo. Ed. Da Unicamp, 2001. FELTRE, Ricardo. Fundamentos da qumica: Vol. nico. 4 Ed. So Paulo: Moderna, 2005. FONSECA, Martha R.. M.D.Qumica. Integral: Vol. nico. So Paulo. FTD.2004. HERSKOWICZ, Gerson. Curso completo de Fsica vol. nico- So Paulo: Ed. Moderna 1991. LEMBO. Qumica realidade e contexto. Vol. nico. Ed. tica. 2000. MACHADO, Andria Horta. Aula de Qumica: discurso e conhecimento. Ed. Uniju.Iju, 1999. MORETTO, Pedro V. Construtivismo a produo do conhecimento em aula. Ed. DPEA. 4 Ed. Rio de Janeiro. 2003. NEHMI, Victor A. Qumica Geral e Atomstica. Vol. 1. Ed. tica. So Paulo. 2003. PARAN, Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares da rede Publica de Educao Bsica do Estado do Paran, 2006. PARAN, Secretaria de Estado da Educao. Proposta Pedaggica da Educao de Jovens e Adultos, 2005. PARAN, Secretaria de Estado da Educao/SEED. Qumica- Ensino Mdio (Livro Didtico Pblico). 2006. SARDELLA, Antonio. Qumica. Vol. nico. Ed. tica. So Paulo. 2003. SERRANO, Juan F. Qumica. Vol. nico. So Paulo. Ed. Scipione. 2000. UTIMURA, Teruko Y. LINGUANOTO, Maria. Qumica. Vol. nico. So Paulo. FTD. 1998.

39

Vous aimerez peut-être aussi