Vous êtes sur la page 1sur 4

Biossegurana - Parte VI*

Informaes didticas sobre o tema vm sendo publicadas, seqencialmente, h cerca de trs meses no Jornal do Site Odonto. Acompanhe a srie no Arquivo de Matrias, disponvel permanentemente na pgina de abertura.

Esterilizao
Especial Marcelo de Andrade Dando continuidade srie de reportagens sobre Biossegurana, o Jornal do Site Odonto mostrar agora algumas dicas de esterilizao sugeridas pelo Ncleo de Controle de Infeco da Seo goiana da Associao Brasileira de Odontologia (ABO/GO). A esterilizao um processo de eliminao completa de micrbios que emprega mtodos fsicos, tais como forno Pasteur, estufa e autoclave, e qumicos, como xido de etileno, glutaraldedo e formaldedo. Normalmente so utilizadas embalagens para acondicionar os materiais durante a esterilizao para evitar contaminao posterior. Este captulo tratar do processo de esterilizao pelo calor mido. O uso da autoclave confere muita eficincia ao processo de esterilizao, realizado atravs da desnaturao protica. No entanto, requer tambm bastante preparo de quem o manuseia. Os cuidados tm incio com a limpeza e secagem do material a ser esterilizado. Ele deve ser acondicionado em pacotes, tambores, caixas metlicas com furos e vidros com tampo de algodo ou papel. Devem ser acomodados adequadamente, sem compactao. Recomenda-se o uso de invlucros de tecido de algodo cru, duplo, com trama txtil adequada; papel grau cirrgico, papel kraft com pH 5-8 e filme de poliamida entre 50 e 100 micras de espessura. Roupas e outros tecidos de algodo, objetos metlicos (instrumental), vidros e borracha devem ser esterilizados em tempo de exposio que varia de 15 a 30 minutos, de acordo com a espessura dos materiais e instrues do fabricante do aparelho. Algumas medidas devem ser adotadas ao carregar a autoclave. Os materiais selecionados de acordo com a sua espessura facilitam definio do ciclo de esterilizao. A disposio dos materiais no pode prejudicar a circulao do vapor. Convm manter espao para circulao do vapor em toda superfcie dos pacotes. As dobras dos pacotes de tecido ou papel devem ser colocadas para baixo, a fim de facilitar a penetrao do vapor. Evite encostar pacotes na superfcie lateral ou posterior do parelho. Os objetos cncavos tm de ser dispostos com a boca virada para baixo, preferencialmente. Confira as condies do pacote. Ele tem de estar bem vedado, mas no pode apertar o contedo. Tem de estar sem furos e remendos. importante verificar tambm se no h muita mistura de materiais em seu interior. No sobrecarregue a autoclave. Usar apenas dois teros da capacidade do aparelho em cada ciclo de esterilizao. Aps a esterilizao, o material deve ser guardado em local limpo. Vestgios de umidade no pacote revelam deficincia no processo. Pode ser defeito do aparelho ou inobservncia, pelo usurio, do tempo correto de secagem. Se isto ocorrer, repita a operao. O material deve ser reutilizado num perodo de 24 horas. Se a secagem obedeceu os procedimentos corretos, pode-se obedecer o perodo de armazenamento recomendado pelo fabricante. Existem certos macetes para assegurar que a esterilizao foi bem feita. Fitas termossensveis possibilitam

confirmam a exposio s temperaturas desejadas. Cronmetros para acompanhar o tempo de exposio ao calor so muito teis para tirar dvidas quanto ao desempenho do aparelho. Recomenda-se ainda testes biolgicos mensais com o bacillus stearothermophylus na primeira carga do dia e ao trmino de todas as manutenes realizadas. A manuteno e limpeza da autoclave prolonga a vida til do aparelho e garante nveis mnimos de biossegurana durante a operao. A rotina de limpeza da autoclave deve ser diria, antes da primeira esterilizao. Use sabo neutro e esponja.

Ateno
A autoclave deve permanecer bem fechada durante a esterilizao para evitar o risco de acidentes graves (as tampas podem se soltar violentamente). Nunca tente abrir a tampa da autoclave enquanto houver presso. O vapor da despressurizao pode provocar queimaduras. Cuidado. Caso haja queda de energia, o ciclo ser interrompido automaticamente. Complete novamente o nvel da gua e reinicie o programa. Confira, no prximo nmero, dicas de esterilizao pelo calor seco.

Caractersticas dos materiais utilizados para invlucros e sua adequao ao processo de esterilizao Material
Campo de algodo cru, duplo Papel kraft Papel alumnio Poliamida Papel grau cirrgico Caixa de alumnio ou inox fechada Caixa de alumnio ou inox perfurada e envolvida com papel ou tecido Vidro tampado com bucha de algodo hidrfilo

Autoclave
Sim Sim No Sim Sim No Sim Sim

Estufa
No No Sim No No Sim No Sim

Tempos mnimos de exposio (em minutos) para esterilizao de materiais, pela autoclave e forno, segundo a temperatura e o tipo de material Processo de Esterilizao Material
Roupas 121 30

Autoclave
Gravidade Gravidade Alto Vcuo

Observaes Forno Observaes Embrulhados em 170

132 15

132 4

campos de tecido, ou papel grau cirrgico. Material de borracha (luvas, drenos, catteres) Embrulhados individualmente em campo de tecido, papel kraft, ou grau cirrgico. Acondicionados em caixa metlica perfurada ou embrulhados em campo de tecido, papel krafty ou grau cirrgico. Montadas em tubos de vidro com tampa de algodo hidrfilo Montadas em gaze e embrulhadas em campo de tecido, papel kraft ou grau cirrgico. Desmontadas e embrulhadas individualmente em campo de tecido, papel kraft ou grau cirrgico. Embrulhados individualmente em campo de tecido ou papel kraft acondicionados em caixas perfuradas. Tampados com bucha de algodo hidrfilo e embrulhados em campo de tecido, papel kraft.

15

10

Instrumentos metlicos

30

15

60

Acondicionados em caixas metlicas fechadas

Agulhas

30

15

60

Montadas em tubos de vidro com tampa de algodo

Agulhas de sutura

30

15

60

Acondicionadas em caixas metlicas

Seringa de vidro

30

15

60

Embrulhadas em papel alumnio, acondicionadas em caixas metlicas fechada. Embrulhadas em papel alumnio e acondicionados em caixas metlicas fechadas.

Instrumentos de corte

30

15

60

Frascos, bales de vidro, tubos de ensaio

30

15

60

Tampadas com bucha de algodo e colocados em caixa metlica fechada.

Placas de Petri

30

15

Montadas e embrulhadas em papel kraft ou grau cirrgico.

60

Acondicionadas em caixas metlicas. Colocada em frascos de vidro fechados ou caixa fechada.

Vaselina lquida e leo

Verificar se o lquido pode ser saturado pelo vapor. Eliminar o ciclo de secagem.

60

Lquido em Frascos 75 a 250 ml 500 a 1.000 ml 1.500 a 2.000 ml

15 30 40

Vous aimerez peut-être aussi