Vous êtes sur la page 1sur 13

UMA RELEITURA DAS POLTICAS PBLICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS INTERVENES NO ESPAO RURAL NA REGIO DO SUDOESTE BAHIA-BRASIL

Fernanda Viana de Alcantara (Doutorado - NPGEO) falcantara17@hotmail.com Prof. Dr. Jos Elozio da Costa (Orientador NPGEO) Universidade Federal de Sergipe - UFS Ncleo de Ps-Graduao em Geografia NPGEO As polticas de Desenvolvimento Regional promovem aes que objetivam assegurar melhorias na condio de vida do cidado, ajustes na organizao econmica, conservao e preservao do meio ambiente. Embora caracterizadas como Polticas de Desenvolvimento Regional, estas aes se apresentam voltadas para o alvio da pobreza e muitas vezes possuem data limite para serem concludas, e no finaliza com o problema das desigualdades regionais. A pesquisa apresenta carter investigativo, com abordagem metodolgica que avalia aspectos econmicos e scio-ambientais, numa anlise crtica do conjunto do espao geogrfico em estudo . Realiza-se uma leitura da realidade para avaliao das aes voltadas para o desenvolvimento regional em reas rurais, considerando as aes implementadas nos ltimos oito anos. A partir da anlise dos dados, o trabalho consta de eixos: o primeiro acerca de polticas pblicas de desenvolvimento regional e insero da regio Nordeste neste contexto. O segundo aborda o Estado da Bahia no contexto da questo regional em face atuao das diferentes polticas de desenvolvimento regional, no terceiro a discusso sobre a concepo, formulao e implementao de programas de desenvolvimento regional. Analisar-se- as condies scio-econmicas da populao das reas rurais do Sudoeste da Bahia, a gesto dos programas de desenvolvimento regional e seus desdobramentos.
Palavras-Chaves: Desenvolvimento Regional - Polticas Pblicas e Espao Rural.

UMA RELEITURA DAS POLTICAS PBLICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS INTERVENES NO ESPAO RURAL NA REGIO DO SUDOESTE BAHIA-BRASIL

Fernanda Viana de Alcantara (Do utorado - NPGEO) falcantara17@hotmail.com Prof. Dr. Jos Elozio da Costa (Orientador NPGEO) Universidade Federal de Sergipe UFS - BRASIL Ncleo de Ps-Graduao em Geografia NPGEO A sociedade produz o e spao no qual deseja viver e se reproduzir, segundo sua perspectiva de organizao e das relaes sociais. Neste sentido a relao homem versus meio, merece relevante ateno, sendo entendida como um processo de mediao de interesses e conflitos, entre os diferentes sujeitos sociais. Este processo define e redefine, continuamente, o modo como a sociedade subordinada ao capital, atravs de suas prticas, altera o meio em que vive e tambm como se distribuem, na sociedade, os custos e os benefcios decorrentes das suas aes. Da a necessidade de se repensar a relao sociedade versus natureza como um processo social e histrico, sendo possvel estabelecer suas correlaes com a desigualdade, que comporta dificuldades novas, outras antigas e recorrentes. Com esse entendimento na abordagem do desenvolvimento regional no Brasil e especialmente no Nordeste, faz -se necessrio retomar a discusso sobre a importncia do territrio enfocando as relaes que so construdas no mesmo, assim como a concepo de regio. Objetivamente o territrio pode ser definido como uma unidade espacial determinada, bem como, por uma realidade de investigao cientifica sob a condio de unidade espacial de estudo. Partindo desse entendimento a Geografia, enquanto rea do conhecimento que interpreta e analisa a vida em sociedade e suas relaes com o espao, oferece as ferramentas necessrias para a compreenso da relao de dominao e apropriao da natureza pelo homem.

O espao geogrfico produto histrico e social das relaes que se estabelecem entre a sociedade e o meio. Logo, o espao no se apresenta como humano, apenas porque o homem o habita, mas principalmente porque ele o constri e reproduz, tornando -o objeto sobre o qual recai o trabalho. O espao reflexo da disputa e da territorializao no mbito das lutas que se travam na sociedade capitalista. Freqentemente, a linguagem cotidiana confunde o espao com o territrio, neste sentido Raffestin afirma que:
essencial compreender bem que o espao anterior ao territrio. O territrio se forma a partir do espao, o resultado de uma ao conduzida por um ator sintagmtico (ator que realiza um programa) em qualquer nvel. Ao se apropriar de um espao, concreta ou abstratamente (por exemplo, pela representao), o ator t erritorializa o espao. (RAFFESTIN, 1993, p.143)

O territrio precisa ser entendido como possuidor de uma extenso apropriada, uma dimenso. E esta unidade usada 1 por um determinado grupo social. Isto, considerando que a sociedade e a natureza neste es pao so inseparveis e interdependentes. Assim inegvel a importncia do territrio como categoria de anlise da Geografia, conforme enfatiza Fernandes (2008):
O territrio uma das categorias de anlise da Geografia e recentemente tornou -se um conceito muito utilizado por diversas cincias que se ocupam dos processos de produo do espao. Essa diversidade promoveu compreenses e significaes imputadas ao conceito de territrio de acordo com as intencionalidades dos sujeitos. (FERNANDES, 2008, p.198)

O territrio um espao utilizado, vivido, um campo de ao sciopoltica que reflete as feies da sociedade nele inserida. No se trata somente de um espao especfico de relaes de poder ou para que estratgias militares sejam planejadas e executada s. O uso do territrio vai alm, quando estratgias de desenvolvimento scio-espacial, capazes de contribuir para o progresso social em seus diferentes aspectos, so a ele aplicadas e produzem resultados positivos. Nesta linha de pensamento, Souza (1995) a firma que:
... o uso e o controle do territrio, da mesma maneira que a repartio real de poder devem ser elevados a um plano de grande relevncia tambm quando da formulao de
1

Do tipo valor de uso.

estratgias de desenvolvimento scio -espacial em sentido amplo, no meramente econmico-capitalstico, isto , que contribuam para uma maior justia social e no se limitem a clamar por crescimento econmico e modernizao tecnolgica. (p.100 -1).

As relaes construdas em uma comunidade e/ou grupo social se vinculam a um territrio, pois a definio geogrfica do mesmo implica na existncia de um enraizamento dessa comunidade a um espao para que a mesma possa firmar sua identidade scio -cultural visvel, numa perspectiva de inter-relao dos atributos naturais com os socialmente c onstrudos nesse espao. Entende-se tambm que no territrio se concretizam as polticas de Desenvolvimento Regional. As polticas de Desenvolvimento Regional procuram promover aes que objetivam assegurar melhorias na condio de vida do cidado, via, entre outros, ajustes na organizao econmica, conservao e preservao do meio ambiente. Embora sejam caracterizadas como Polticas de Desenvolvimento Regional, estas aes se apresentam voltadas para o alvio da pobreza e na maioria das vezes possuem data limite para serem concludas, desta forma no finaliza com o problema das desigualdades regionais. Construiu -se, no Brasil, uma sociedade de estrutura econmica e social fragilizada, baseada na forte concentrao fundiria, particularmente a partir d a perspectiva da realidade nordestina, que reproduz, at os dias atuais, o cenrio de graves problemas sociais, alimentados pelas questes naturais e polticas. Com isso, a regio Nordeste tornou-se alvo das experincias de planejamento e execuo de ae s governamentais, que se apresentam como alternativas para se alcanar uma possvel soluo da situao de pobreza quase absoluta em que se encontra. Ressaltam -se que essas experincias se deram especialmente com o aparecimento da Questo Regional no B rasil e com o surgimento do Nordeste como regio problema. Tais experincias tornaram-se um objeto de estudo que atrai a ateno de pesquisadores e estudiosos, para a leitura e anlise dos possveis resultados obtidos, ou no, investigando e avaliando a inda at que ponto tais aes interferem de fato na qualidade de vida da populao nordestina. So muitas as experincias, algumas grandiosas e ousadas como foi a prpria

Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, at hoje objeto de discusso, isso enfocada em uma perspectiva macroeconmica, mas que gerou contradies em sua trajetria at os dias atuais.
Trajetria das Polticas Pblicas no Brasil e o Desenvolvimento da Pesquisa.

No caso do Brasil com o processo de industrializao acelera da da economia brasileira, face ao aumento da desigualdade regional e da concentrao industrial da regio Centro -Sul. Faz-se oportuno refletir acerca das polticas e programas especialmente voltados para os pequenos produtores rurais, que esto sendo apli cados principalmente no semi -rido nordestino, onde h maior necessidade de projetos direcionados a buscar solues para os problemas que ocorrem nas relaes homem -meio e a fortalecer o enraizamento territorial dessas comunidades, observando neste contexto, as contradies que permeiam a discusso sobre uma possvel melhoria de suas condies de vida, visto que, os produtores pobres rurais encontram-se excludos. Neste contexto, os desequilbrios tendem a atingir fortemente a dinmica dos indicadores econmicos, sociais e ambientais do pas como um todo. Sobre a questo regional e os desequilbrios socioeconmicos, Silva diz que:
...cresce a percepo, no seio da sociedade brasileira, de que a questo regional no Brasil, entendida como a expresso de graves desequilbrios econmicos e sociais existentes entre as grandes regies e os Estados da Federao, muito maior que deveria ser, mesmo considerando as dimenses e as caractersticas do territrio nacional e da populao. (2003 p.49-50).

O Brasil foi constitudo com diferentes faces sociais, econmicas e regionais. Devido aos resultados das grandes desigualdades sociais e principalmente por regies, bem como do distanciamento dos aspectos scio econmicos que foram ao longo da histria se consolidando ent re as regies brasileiras. Essa realidade junto persistncia de posturas que provocam o distanciamento entre as regies e entre as pessoas, duelando com uma aparente harmonia na viso globalizada de mundo, verifica -se que problemas

to slidos como os de desequilbrios regionais, no so solucionados facilmente, como numa ao mgica. No propsito de compreender a discusso do desenvolvimento no contexto das polticas pblicas de desenvolviment o regional no Nordeste o estudo considera por um lado as ideologias sobre desenvolvimento e por outro as propostas elaboradas no sentido de gerar uma superao das desigualdades produzidas. Entende -se que a anlise das polticas pblicas, voltadas para as reas rurais merecem relevante ateno, e constitui -se em um importante objeto de estudo, uma vez que a mesma envolve a participao e interao de diferentes atores sociais na tentativa de apontar caminhos para um desenvolvimento regional. Levando em considerao a importncia da implementao de polticas pblicas que visem contribuir para o desenvolvimento. E ainda observando que crescente o nmero de debates e reflexes acerca dos modelos e alternativas de desenvolvimento capazes de enfrentar os desafios e problemas econmicos, sociais e ambientais contemporneos. Logo, esto conduzindo formao de uma nova concepo de desenvolvimento, conhecida como desenvolvimento sustentvel. Ainda com as imprecises que surgem a respeito do conceito, algumas iniciativas vm sendo realizadas em escala local e municipal procurando promover aes que objetivem a sustentabilidade em mdios e longos prazos, assegurando melhorias na qualidade de vida, organizao econmica e conservao do meio ambiente . Assim apresenta-se como um dos objetivos principais da proposta deste trabalho analisar a forma, o processo e os desdobramentos de intervenes estatais no espao rural por meio de polticas pblicas de desenvolvimento regional. Portanto a pesquisa em andamento apresenta carter investigativo, realizando uma abordagem metodol gica que avalia os aspectos econmicos e scio-ambientais, numa anlise voltada para uma viso crtica do conjunto do espao geogrfico em estudo. Realizar -se- uma leitura da realidade para compreenso e avaliao das aes voltadas para o desenvolvimento regional implementadas em rea rurais do Sudoeste da Bahia. A rea abordada pela pesquisa abrange municpios do Sudoeste da Bahia levando em considerao as aes implementadas nos ltimos oito anos. Nesta fase da pesquisa est se realizando um levantame nto de

documentos e informaes bsicas. Alm do reconhecimento dos aspectos scio-econmicos da rea de estudo, realizado por meio da pesquisa terica e de levantamento bibliogrfico. J foram confeccionados roteiros de entrevistas, e esto sendo realizadas com lideranas, responsveis por entidades ou rgos que possuam relevante conhecimento emprico da temtica em questo e da rea de estudo. J foi iniciada a pesquisa de campo que consta de visitas a rgos pblicos, Prefeituras Municipais, bem como de outras instituies vinculadas questo do desenvolvimento regional, como a Secretaria de Planejamento da Bahia, onde sero realizadas entrevistas ou dilogos que auxiliaro na obteno de informaes, dados estatsticos e documentos necessrios para a anlise e satisfao dos objetivos propostos. Os dados coletados esto sendo trabalhados, analisados, o que permitir a apresentao quantitativa e facilitar a anlise qualitativa dos mesmos, podendo ser tambm analisados sob os aspectos cartogrfico e estatstico atravs da elaborao de mapas, grficos e tabelas. importante ressaltar que O Estado da Bahia apresenta uma grande extenso e diversidade territorial. So 564.692Km de rea divididos em mesorregies e microrregies conforme caractersticas naturais, histricas, socioeconmicas, culturais e polticas. o maior Estado da regio Nordeste do Brasil, tanto em extenso territorial quanto em populao, sua rea corresponde a 36,34% da rea total do Nordeste. De acordo com o censo demogrfico realizado no ano 2000, a Bahia conta va com uma populao de 13.070.250 habitantes, e uma densidade demogrfica de 23,15 hab/km. A Bahia se destaca, cada vez mais, em termos de desenvolvimento e crescimento econmico no conjunto do espao brasileiro, apesar dos inmeros problemas scio-econmicos, como a forte concentrao de renda e por profundas contradies no acesso s riquezas materiais. Observou -se um expressivo crescimento econmico no perodo compreendido entre 1970 e 1985, com a implantao de indstria s na Regio Metropolitana de Salvador, no Plo Petroqumico de Camaari. Contudo, registrou -se um perodo de declnio a partir de 1985, em decorrncia da diminuio de investimentos e do esgotamento do modelo de desenvolvimento adotado.

Desde ento, verificou-se que houve uma crescente preocupao em implementar projetos voltados para o desenvolvimento socioeconmico nas reas prximas capital do Estado, em detrimento das demais Regies Econmicas. Estas demais regies, com maior ou menor intensidade, se mpre estiveram espera de aes governamentais capazes de fornecer subsdios que amenizassem sua posio de atraso, em relao regio metropolitana, no que se refere ao seu potencial produtivo e de gerao de emprego e renda para a populao ai resident e. Tal situao representou grandes diferenciaes regionais no Estado, sendo historicamente constituda. Desta maneira, verifica -se a implantao de modelos de desenvolvimento industrial na regio do Recncavo, ficando para segundo plano as regies interioranas cujas economias mantm-se concentradas nas atividades primrias (agricultura e pecuria). Neste contexto o Estado da Bahia- vem buscando realizar nos ltimos anos, para cada regio econmica, programas de Desenvolvimento Regional, como exemplo destes programas destaca-se a Companhia de Desenvolvimento e Ao Regional (CAR) que apresenta como objetivo principal promover o desenvolvimento regional da Bahia de forma sustentvel. Do conjunto das principais finalidades da CAR, destacam -se: o planejamento regional e articulado municipal; a promoo e execuo de polticas, programas e projetos de desenvolvimento municipal urbano e regional e a execuo de obras e servios de infra-estrutura econmica e social. Terminada a fase de coleta, tratamento e an lise dos dados pertinentes ao trabalho, este por sua vez, constar de eixos principais: o primeiro trar uma discusso acerca de polticas pblicas de desenvolvimento regional e da insero da regio Nordeste neste contexto. J o segundo abordar o Estado da Bahia no contexto da questo regional em face atuao das diferentes polticas de desenvolvimento regional, o terceiro eixo da discusso ser a respeito da concepo, formulao e implementao de programas de desenvolvimento regional. No quarto e lt imo momento sero analisadas as condies scio-econmicas da populao das reas rurais do Sudoeste da Bahia relacionando-as a gesto dos programas de desenvolvimento regional e seus desdobramentos.

Desta maneira permanece a preocupao com o desenvolvimento regional, que passa pela dimenso poltica, e por uma anlise multidimensional, integradora e totalizante, eliminando definitivamente o clientelismo e a permanncia da subalternidade. Sendo que, nos pases subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento ou emergentes, a exemplo do Brasil, a agricultura continua sendo a atividade bsica principal da economia. necessrio pens-la no apenas como reproduo do capital, pois se trata de uma das atividades mais complexas do espao e que requer investimentos e retorno financeiro e material para trabalhadores nela envolvidos. Na perspectiva da construo de regies dinmicas e articuladas entre si, o Governo do Estado exerce um importante papel quando capaz de definir uma poltica estratgica de desenvolvimento que possibilite a valorizao das regies e suas autonomias relativas. Com isso, torna -se cada vez mais evidente a necessidade de se construir uma poltica nacional de desenvolvimento regional. No entanto, a realidade poltico -social brasileira vem permitindo apenas a construo destas polticas, atribuindo a outras escalas territoriais (Estados e municpios) o papel do planejamento e ao em prol da atenuao dos problemas regionais. Outro fator a ser observado a implementao de programas e projetos governamentais sem incutir as prticas sociais, voltados em sua essncia para melhorar as questes relacionadas ao crescimento econmico.
Consideraes Preliminares

Em suma, preciso verificar se as mudanas tm se dado em escala global e local, f uncionando dialeticamente. Em que o local torna -se espao real na concretizao do global e, nessa relao, os rumos e caminhos so destrutivos e construdos. Pode-se concluir que os novos desafios apontam para a necessidade de reorganizao do espao. Por m, para a regio Nordeste e de modo especial para as comunidades rurais, este espao ainda no foi consolidado. Dessa forma, o que a pesquisa em tela no dever apresentar propriamente concluses, nem definies ou conceitos acabados. Uma vez

que, vivemos atualmente em uma sociedade marcada pela tcnica, avanos e transformao, onde os fatos so efmeros demais. Assim os rumos ou direes respeito da vida em sociedade seus avanos e retrocessos ainda no esto definidos e vo se construdo dia -a-dia. Neste sentido, pode-se afirmar que todo esse conjunto de mudanas que presenciamos tem acontecido tanto em escala global quanto local, operando dialeticamente. Pelo discurso dominante, o local vem sendo o espao real na concretizao do global e nessa relao os rumos e caminhos so destrutivos e/ou construdos constantemente. Atualmente, com o crescente discurso protagonizado pelos detentores do poder, sobre a participao e interao social, e mesmo com o crescimento da participao da populao nas discuss es, permanece ainda distante das decises que tm como proposta ou objetivo melhorar, a situao de pobreza em que vive um bom nmero de famlias desta regio. Entendendo que necessria a insero da questo social na consolidao das polticas pblicas de desenvolvimento, o que se observa muitas vezes uma participao meramente formal da populao das comunidades beneficiadas por estes programas, onde so desconsiderados aspectos relevantes como as caractersticas culturais da comunidade, a confiana e organizao social. Cresce a necessidade de refletir acerca das polticas e programas especialmente voltados para os pequenos produtores rurais, que esto sendo aplicados principalmente no semi-rido nordestino, onde h maior necessidade de projetos direcionados a buscar solues para os problemas que ocorrem nas relaes homem-meio e a fortalecer o enraizamento territorial dessas comunidades, observando neste contexto, as contradies que permeiam a discusso sobre uma possvel melhoria de suas condie s de vida, visto que, os produtores pobres rurais encontram -se excludos. As Polticas Pblicas devem ser proposta com o intuito de gerar condies ao pequeno trabalhador rural, partindo das necessidades reais, para que sua elaborao e sua implantao n o seja apenas repetio de decises de cima para baixo e apenas compensatrias.

Entendendo que necessria a insero da questo social na consolidao das polticas pblicas de desenvolvimento, o que se observa uma participao meramente formal da popu lao das comunidades beneficiadas por estes programas, onde so desconsiderados aspectos relevantes como as caractersticas culturais da comunidade, a confiana e organizao social. Evidencia mais uma vez a importncia e dinamismo do territrio, o que significa dizer que nele se concretizam as relaes cotidianas e os rebatimentos das polticas de desenvolvimento regional implementadas, preciso pensar para alm do que est aparente, ver aquilo que vivenciado.

Referncias Bibliogrficas

CORREA, Roberto Lobato. Regio e Organizao Espacial. So Paulo: tica, 1986.

FERNANDES, Bernardo Manano. Sobre a Tipologia de Territrios. In: SAQUET; M.A; SPSITO, E.S. Territrios e Territorialidades: processos e conflitos. So Paulo: Expresso Popular 2009. teorias,

HAESBAERT, Rogrio Costa. Territrios alternativos. Niteri: EDUFF; So Paulo: Contexto, 2002. __________________________ O Mito da Desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

OLIVEIRA, Ariosvaldo Umbelino de. A Agricultura camponesa no Brasil. 3. ed. So Paulo: Contexto, 1997.

_________________________ n. 49/50, p. 15-58, 1999.

Geografia e Territrio: Desenvolvimento e

Contradies na Agricultura. Boletim de Geografia Teortica, Rio Claro, v. 25,

OLIVEIRA, Francisco de. Crtica razo dualista - O ornitorrinco. Boi tempo Editorial, 1993.

_______________________ Elegia para um re(li)gio. Paulo, 1977.

Paz e Terra: So

PESSOA, Vera Lcia Salazar. Desenvolvimento rural sustentvel: Desafios na questo ecolgica, econmica e social da grande empresa rural no Brasil . In: CASTRO, In Elias de, MIRANDA, Mariana, EGLER, Cludio A. G. (orgs). Redescobrindo o Brasil 500 anos depois . 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

PRADO JUNIOR, Caio. Histria Econmica do Brasil. 17 ed. So Paulo: Brasiliense, 1974.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. So Paulo: Ed. tica, 1993. SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. SANTOS, Milton. A natureza do espao tcnica e tempo razo e emoo. 2 ed. So Paulo: Hucitec, 1997.

________________. Espao e Mtodo. So Paulo: Hucitec, 1992.

SANTOS, Rubens Rodrigues dos & NUNES, Gilvanda Silva. Nordeste: O desenvolvimento do Homem rural. So Paulo: Nobel; Salvador: Fundao Emlio Odebrecht, 1988.

SILVA, Sylvio Bandeira de Mello e & SILVA, Barbara -Christine Netwing.Cidade e Regio no Estado da Bahia . Salvador: UFBA, 2003. _____________________ _____ Estudos sobre Globalizao, Territrio e Bahia. Salvador: UFBA, 2003.

SOUZA, Marcelo Jos Lopes de. O Territrio: sobre espao e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, In Elias de, GOMES, Paulo Csar da Costa, CORRA, Roberto Lobato (orgs). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Vous aimerez peut-être aussi