Vous êtes sur la page 1sur 25

ADMINISTRAO

FUNES ADMINISTRATIVAS

por

ngela Marques

EFICINCIA X EFICCIA
EFICINCIA: significa fazer as coisas bem e corretas (meios) EFICCIA: significa atingir resultados (fins) EFICINCIA
Fazer corretamente; Treinar e aprender; >Jogar futebol com arte; Saber batalhar EFICCIA Fazer coisas necessrias; Saber e conhecer; Ganhar a partida; Ganhar a guerra

Funes Administrativas

Planejamento

Controle

Organizao

Direo

CONCEITOS DE PLANEJAMENTO
SAMUEL C.CERTO: Planejar o processo de determinar como o sistema administrativo dever alcanar seus objetivos. determinar como a organizao dever ir para onde deseja chegar; RICHARD L. DAFT: Planejar o ato de determinar objetivos da organizaqo e os meios para alcan-lo; KOONTZ, ODONNEL & HEINHRICH: Planejar decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fazer e quem deve fazer; JOHN R. SCHERMERHORN: Planejar o processo de estabelecer objetivos e de determinar o que deve ser feito para alcan-los.

PLANEJAR...

Planejar significa interpretar a MISSO organizacional e estabelecer os objetivos da organizao, bem como os meios necessrios para a realizao desses objetivos com o mximo de eficcia e eficincia.

CICLO GERENCIAL
PLANEJAMENTO Estudar a situao Prever acontecimentos Definir objetivos ou metas Definir como atingir os objetivos Definir: quem vai fazer, o que, quando Programar as atividades Estabelecer prioridades Porque: Sem planos como organizar? Sem planos como liderar? Sem planos pouca chance de realizar algo.

ASPECTOS IMPORTANTES DO PLANEJAMENTO


Princpios orientadores:
Comear pela alta administrao; Ser organizado; Ser participativo; Ser coordenado (harmonia) Ser integrado; Avaliado permanentemente; Ser comunicativo.

NVEIS DE PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO ESTRATGICO: responsvel pelo rumo geral da organizao.
Relacionado com a adaptao no ambiente mutvel; orientado para o futuro (pr-ativo); compreensivo (sinergia de todos); um processo de contruo de consenso; uma forma de aprendizagem organizacional.

NVEIS DE PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO TTICO:
Feito dentro da estrutura do Planejamento Estratgico Compreende o mdio prazo; a soma dos diversos setores organizacionais:
Planos de Produo (Mtodos e Tecnologias) Planos de Marketing (colocao produtos no mercado) Planos de Recursos Humanos (recrutamento, seleo) Planos Financeiros (captao e aplicao)

NVEIS DE PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL:
Voltado para o curto prazo Responsvel por cronogramas, tarefas especficas, etc Preocupa-se com o: como fazer e o que fazer Voltado para otimazao e maximizao resultados Quatro tipos: Procedimentos relacionados com o mtodo, fases Oramentos relacionados com dinheiro Programaes relacionados com o tempo/atividade (Rede PERT) Regulamentos relacionados ao comportamento das pessoas

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Definir objetivos; Verificar qual a situao atual em relao aos objetivos; Desenvolver premissas quanto s condies futuras; Analisar as alternativas de ao; Escolher um curso de ao entre as vrias alternativas; Implementar o plano e avaliar os resultados.

Futuro

ESTRATGIA tem a ver com ...


Transformao e Continuidade do Negcio Valores, Cultura e Estrutura

Liderana Viso e Misso Mudanas Externas Incerteza e risco Mudanas Organizacionais Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaas Ambiente Interno: Foras e Fraquezas

O PLANEJAMENTO Viso
Caracteriza o futuro, o grande desafio para a empresa! Representa o caminho delineado para transformar os sonhos em realidade. a explicao do que se idealiza para a organizao! A posio que a empresa quer ocupar no futuro. Exemplo: O grupo Po de Acar almeja a liderana no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovao, eficincia, responsabilidade social e contribuio para o desenvolvimento do Brasil.

MISSO
a razo maior da existncia de uma organizao; a funo perene da organizao no contexto da sociedade; o que a sociedade espera que a organizao cumpra; algo que legitima socialmente a organizao.

MISSO: SEIS PERGUNTAS BSICAS


1. Quem somos ns como organizao ou comunidade?

2. Quais so os problemas ou as necessidades sociais e polticas bsicas que a organizao existe para satisfazer? 3. O que a organizao pode fazer para reconhecer ou antecipar e responder essas necessidades e problemas? 4. Como devemos responder aos principais grupos de interesses? 5. Qual a sua filosofia e quais so seus valores fundamentais? 6. O que torna a organizao distinta, nica?

MISSO
Exemplo do Brasil e dos pases onde atua. Misso corporativa da Petrobrs
Atuar de forma segura e rentvel, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da industria de leo, gs e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e servios adequados s necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento.

Planejamento por nvel organizacional


Administrao Estratgica
Altos Excutivos LP Foco na organizao como um todo

Administrao Ttica
Mdia Gerncia MP Foco em unidades ou departamentos da organizao

Administrao Operacional
Superviso CP Foco em tarefas rotineiras

ADMINISTRAO
Nvel Institucional ou Estratgico
Administradores do topo

Nvel Intermedirio

Gerncia

Nvel Operacional

Superviso de 1 linha

NVEIS DE PLANEJAMENTO
ESTRATGICO
MACRO-POLTICAS Representam as grandes diretrizes e orientaes a serem cumpridas por todas as reas da organizao POLTICAS So as regras que orientaro a conduta da empresa nas diversas reas funcionaria, decorrentes das macropolticas MISSO Define a razo de ser da empresa

TTICO
OBJETIVOS Rentabilidade Lucratividade Racionalizao Inovao Imagem Responsabilidade Pblica Produtividade Motivao Recursos Financeiros Recursos Fsicos

OPERACIONAL METAS PROJETOS PROGRAMAS PLANOS DE AO AO ESTRATGICA

ANLISE DE AMBIENTE
AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo
a ic t ol P
ced ores

Macroambiente Economia
Pblicos

Mo-de-Obra
es nt lie C

AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos


LEGA L

For ne

Organizao Organizao

Concorrncia

Tec no log ia

L CIA SO

AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambientetarefa ou ambiente prximo

ANLISE DE AMBIENTE O AMBIENTE GERAL


O componente econmico
Fazem o parte PIB, Inflao, Taxas de emprego, balano de pagamentos, taxa de juros, lucros do setor econmico, produtividade setorial, dficit pblico, etc.

O componente social
Fazem parte Nveis educacionais, costumes, crenas, estilo de vida, idade, distribuio geogrfica.

O componente poltico
Relacionado s decises governamentais, tipo de governo, atitude diante das industrias, progresso na aprovao de leis, etc.

O componente legal
Consiste na legislao aprovada. Ex.: Lei de proteo ao consumidor, lei de proteo ambiental e concorrncia.

O componente tecnolgico
Abordagem para produo de mercadorias e servios, como procedimentos e equipamentos. Ex.: a tendncia na utilizao de robs para melhorar a produtividade, etc.

ANLISE DE AMBIENTE O AMBIENTE OPERACIONAL


O componente cliente
Reflete as caractersticas e o comportamento daqueles que compram produtos e servios da organizao.

O componente concorrncia
O propsito da analise da concorrncia ajudar a organizao a avaliar seus pontos fortes e fracos e a capacidade dos concorrentes existentes e potenciais, alm de predizer que estratgias provavelmente adotaro.

O componente mo-de-obra
Tem a ver com a disponibilidade de mo-de-obra para realizao das tarefas necessrias. Questes como: conhecimento, treinamento, faixa desejada de salrios, etc.

O componente fornecedor
O modo de oferecimento dos recursos necessrios, a qualidade, credibilidade nas entregas e a forma de crdito.

ANLISE DE AMBIENTE O AMBIENTE INTERNO


O ambiente interno o nvel de ambiente da organizao que est dentro dela e que normalmente tem implicao imediata e especfica em sua administrao. Diferentemente dos componentes dos ambientes geral e operacional, que existem fora da organizao, os componentes do ambiente interno so os que esto mais facilmente perceptveis e controlveis.

MAIORES DIFICULDADES DO PLANEJAMENTO (1/3)

Dificuldades naturais Incerteza sobre o futuro Incerteza sobre ambiente externo Informaes precrias Mudanas aceleradas Dificuldades humanas Falta de disciplina Falta de crena no planejamento Resistncia mudana Falta de qualificao

GANHOS COM UM BOM PLANEJAMENTO (3/3)

1. Antecipao de problemas; 2. Deciso prvia do que fazer cuidadosamente; 3. Evitamos desvios, erros, repeties de
atividades; 4. Trabalho orientado e controlado; 5. Garantia da continuidade operacional; 6. Mudanas no tempo e sentido certos; 7. Uso mais eficaz dos recursos.

Vous aimerez peut-être aussi