Vous êtes sur la page 1sur 5

Fatores que interferem no desenvolvimento da gestao

Vanessa M. S. Mendes
Acadmica de nutrio FSP-USP, estagiria curricular em marketing da Nutrocincia Assessoria em Nutrologia

A gestao acarreta uma srie de alteraes fisiolgicas para o organismo materno, sendo caracterizada como um perodo da vida com crescimento acelerado. Neste perodo h maior necessidade de todos os nutrientes bsicos para a manuteno da nutrio e sade materna e garantia do adequado desenvolvimento do feto, uma vez que sua nica fonte de nutrientes constituda pelas reservas nutricionais e pela ingesto alimentar da me. Logo, um inadequado aporte energtico da gestante pode levar a uma competio entre a me e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes necessrios ao adequado crescimento fetal. Sendo assim, as recomendaes nutricionais na gestao devem adaptar-se a cada mulher, considerando-se as variaes individuais quanto s necessidades em cada gravidez, incluindo dimenses corporais, atividade fsica, idade e gestaes mltiplas. Para tanto, de suma importncia a avaliao diettica da gestante atravs de inquritos alimentares, pois podemos detectar problemas nutricionais especficos j existentes, e que podem ser prejudiciais no decorrer da gestao. Vrias condies alm das nutricionais podem interferir na evoluo normal da gestao e no ganho de peso fetal como, por exemplo, fatores como a idade, paridade, peso, altura, condies de sade, fatores ambientais e genticos, tabagismo e uso abusivo de lcool, principalmente no 3 trimestre de gestao. Durante a gestao h o aumento das necessidades de energia, clcio, ferro, cido flico e vitamina A. A quantidade de energia est associada ao aumento do metabolismo basal e do depsito de gordura necessrio. com base nisso que so calculados os adicionais calricos segundo o perodo gestacional e o estado nutricional pr-gestacional. Por exemplo, para gestantes adolescentes esse adicional deve ser utilizado desde o primeiro trimestre e para gestante em sobrepeso e obesidade, no se emprega esse adicional. Nesse sentido, devem-se contra-indicar dietas muito restritivas tanto para gestantes com excesso de peso e obesidade, pois, pode ocorrer o aumento da liplise com produo de corpos cetnicos, que so extremamente prejudiciais ao beb.

A alimentao deve ser adequada a cada paciente, calculada de acordo com as necessidades, com todos os grupos alimentares e considerando suas preferncias e averses. Nesta fase da vida, muitas gestantes apresentam sintomas como mal estar matinal, nuseas, vmitos, pirose, sensao de plenitude, fraquezas, desmaios e obstipao. Na maioria das gestantes, alguns sintomas ocorrem apenas no incio da gestao, no entanto, muitas podem permanecer sintomticas por todo o perodo gestacional. Da, a importncia de avaliar a dieta durante toda a gestao para possibilitar a realizao dos ajustes mais pertinentes, garantindo a manuteno da sade materna e fetal. Dos distrbios nutricionais conhecidos na gestao, o mais expressivo a anemia ferropriva. Essa pode ser decorrente da prpria idade reprodutiva, uma vez que a menstruao leva a maior perda de ferro e durante a gestao h maior demanda deste mineral. Alm disso, a prpria ingesto insuficiente torna esse quadro ainda pior. A anemia est relacionada ao aumento no risco de mortalidade fetal, baixo peso ao nascer (RNBP), parto pr-maturo, alm de alteraes no sistema imune fetal. Por conta disso, o Ministrio da Sade recomenda a suplementao preventiva de 300 mg de sulfato ferroso ou 60 mg de ferro elementar durante a gestao, pois, na maioria dos casos, a necessidade aumentada no consegue ser atingida com a dieta. O cido flico uma vitamina importante na gestao, seu consumo tambm merece grande ateno, pois est associada formao do tubo neural principalmente no incio da gestao. Assim, aconselha-se a suplementao medicamentosa de 200 g por dia antes da concepo e no primeiro trimestre da gestao. A deficincia dessa vitamina est relacionada a defeitos no tubo neural, quando ocorrer no incio da gestao; e anemia megaloblstica, devido produo excessiva de hemcias, quando ocorrer no final. Alm disso, outras conseqncias de sua deficincia so: aborto espontneo, hemorragias, pr-eclmpsia e Restrio de Crescimento Intra-Uterino (RCIU). O estado nutricional pr-concepcional e o ganho de peso ponderal na gestao, influenciaro diretamente seu resultado. O baixo peso na concepo, bem como o ganho de peso insuficiente durante a gestao, aumentam o risco de morbimortalidade infantil, RNBP e com Restrio de Crescimento Intra Uterino (RCIU). Estudos mostram que tanto o peso, como o comprimento ceflico e o permetro ceflico do recm-nascido so menores entre as gestantes desnutridas. No entanto, o

risco de baixo peso ao nascer modifica-se em funo da evoluo do estado nutricional durante a gestao. Evidncias tm mostrado que se a desnutrio estiver corrigida at o final do processo, o risco de RNBP diminui. Atualmente, com a transio nutricional, observa-se uma maior preocupao com o aumento da obesidade especialmente em gestantes, uma vez que se tornam pacientes de risco para desenvolvimento de doenas como diabetes, hipertenso e hiperlipidemia. O Distrbio Hipertensivo Especfico da Gestao (DHEG) aparece em 6% das gestaes e apresenta dois estgios; a pr-eclmpsia e eclmpsia. A pr eclmpsia caracterizada por presso arterial superior a 140/90 mmHg, proteinria (> 0,3g/24h) e edema generalizado de rpida evoluo. Na eclmpsia h tambm a convulso e o coma. Geralmente aparece na segunda metade da gestao. Essa sndrome est associada morbimortalidade materna e fetal. Nessa situao, deve-se recomendar uma dieta normocalrica, hiperprotica e normossdica. Acredita-se que a reposio de albumina conseguida com a dieta hiperprotica melhore o quadro de edema. Com relao ao sdio, devem-se evitar alimentos ricos, como industrializados, embutidos, enlatados, caldo de carne. A restrio deve ser severa, com menos de 2g de sal por dia, nos casos de hipertenso crnica. O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) considerado a principal enfermidade da gestao. Ocorre geralmente no terceiro trimestre e est associado macrossomia fetal, hipoglicemia neonatal, mortalidade perinatal, hiperbilirrubinemia, partos cesrea e desenvolvimento de hipertenso materna. O DMG ocorre por diversos fatores; genticos, biolgicos e ambientais. Sua caracterizao est na intolerncia glicose ocorrida, ou descoberta durante gestao. muito importante nesta fase, a manuteno dos nveis glicmicos na normalidade, para garantir a glicemia fetal e a produo de insulina, tambm na normalidade. A conduta nutricional deve levar em considerao a utilizao de insulina, prtica de atividade fsica e principalmente educao nutricional. A paciente deve estar ciente do tipo de tratamento a ser seguido e das possveis complicaes que o no seguimento pode acarretar para ela e para o beb. Com relao dieta, a distribuio de macronutrientes deve ser a mesma das gestantes no diabticas; ou seja, no recomendada a restrio de carboidratos, pois so a principal fonte de energia para o feto. Devem ser aconselhados o consumo de 6 refeies por dia, sem permanecer muito tempo em jejum, para evitar a hipoglicemia, ou somar duas refeies numa s, evitando

a hiperglicemia. Frutas, verduras e legumes devem ser estimulados, pois so fontes de fibras e auxiliam na absoro da glicose, em especial nas refeies com alta quantidade de carboidratos. Por fim, a prtica de atividade fsica deve ser estimulada, por no mnimo 30 minutos dirios, uma vez que tambm est associada diminuio da morbimortalidade fetal. Como o ganho de peso materno est diretamente associado ao desenvolvimento da DHEG e DMG, de suma importncia que haja o controle do peso durante todo o perodo de pr natal para contribuir na preveno dessas doenas. Dessa forma, pode-se verificar que em termos de desenvolvimento neonatal, as intervenes nutricionais durante a gestao apresentam efeitos benficos; alm disso, o diagnstico nutricional precoce, principalmente no perodo de pr-natal se faz necessrio para a promoo de aes que contribuam para melhores resultados dietticos e da gestao garantindo um ganho de peso adequado para a me e o beb.

Referncias Bibliogrficas AZEVEDO DV; SAMPAIO HAC. Consumo alimentar de gestantes adolescente atendidas no servio de pr natal. Rev. Nutr., Campinas; 2003; 16(3):273-280. CECATTI JG; MACHADO MRM; SANTOS FFA; MARUSSI EF. Curva dos valores normais de peso fetal estimado por ultra-sonografia segundo a idade gestacional. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 16 (4):1083-1090, 2000 GALLETTA; et al. Nutrio e Gestao - Uma Viso Geral. Nutrio Profissional. So Paulo, n.8, p.11- 21, 2006. GOULART RMM. Nutrio Materno-Infantil. INFO master, So Paulo, 2004. LIMA GSP; SAMPAIO HAC. Influncia de fatores obsttricos, socioeconmicos e nutricionais da gestante sobre o peso do recm-nascido: estudo realizado em uma maternidade em Teresina, Piau. Rev. Bras. Sade Matern Infant, Recife; 2004; 4 (3): 253-261. MELO ASO; ASSUNO PL; GONDIM SSR; et al. Estado nutricional materno, ganho de peso gestacional e peso ao nascer. Rev. Bras. Epidemiologia; 2007; 10 (02):249-57. RIBEIRO et al. Nutrio e Alimentao na Gestao. Compacta Nutrio. So Paulo, vol 3, n.2, 2002. RIBEIRO et al. Nutrio e Alimentao na Gestao. Compacta Nutrio. So Paulo, vol 3, n.2, 2002.

SILVA MA; PAULA PLB. Estudos dos partos e nascidos vivos de mes adolescentes e adultas jovens no municpio de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Cad Sade Pblica 2002; 18: 715-22. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Adolescent Pregnancy: Unmet needs and undone deeds. A review of the literature and programmes.Geneva; 2007. WHO. Global strategy on diet, physical activity and health. Fifty-seventh world health assembly. [WHA57.17]1, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi