Vous êtes sur la page 1sur 27

Seminrio do Grupo de Processamento de Sinais RDS Sistema de dados via rdio

Hlio Magalhes de Oliveira


7/7/2010

A primeira transmisso regular em FM ocorreu em 18/07/1939, na estao W2XMN Alpine, de Propriedade de E. Armstrong, operando na freqncia de 42,8 MHz, com apenas 25 receptores.

Fig. Torre e estao W2XMN de Armstrong (crditos WWW.gginfo.com/PIX/Armstrong-FM).

RDS Sistema de dados via rdio

O sistema de Dados por Rdio (Radio Data System, ou RDS) um protocolo padro de comunicaes para a incorporao de pequenas quantidades de informao digital, transmitidas atravs da modulao FM/VHF utilizada em emissoras comerciais de radiodifuso FM.

Esta tecnologia particularmente difundida na Europa, no setor Automotivo. O sistema RDS uniformiza os diversos tipos de informaes transmitidas, incluindo meteorologia, identificao da estao e informaes sobre a programao da estao.

O RDS um excelente sistema para transferir dados para receptores de rdio.

A norma comeou como um projeto da Unio Europia de Radiodifuso (UER), mas desde ento se tornou um padro internacional atravs da International Electrotechnical Commission (IEC, vide recomendao forum RDC IEC 62106-E). Europa=15 anos, EUA= 10 anos.

O RDS consiste em recepo via FM de dados atravs da modulao FM. Esta tecnologia embora bastante difundida na Europa no setor Automotivo, ainda est incipiente no Brasil.

H hoje dois padres ligeiramente diferentes, todos com 1,1875 kbps e subportadora em 57 kHz.

Fig. a) Hardware de sistema RDS para acoplamento ao tx FM (vista frontal e traseira). b) Modelo tpico de receptor RDS em automveis: Informaes da programao so disponibilizadas (estreo, gnero musical: pop, hora 14:28 em 27-4-2007).

Detalhes tcnicos

RDS opera acrescentando dados base sinal que usada para modular a portadora de radiofreqncia FM. As informaes RDS so transmitidas acima da faixa do sinal estreo, com uma subportadora de 57 kHz. Esta escolha corresponde ao triplo da freqncia do tom piloto estreo.

Para as transmisses em estreo a subportadora RDS est amarrada ao tom piloto. Ele pode estar em fase com o terceiro harmnico do tom, ou como no caso da BBC, pode ser em quadratura.

A subportadora usada para transportar a informao modulada em fase para transportar os dados (QPSK). Isto garante uma boa imunidade a erros.

Fig. Estrutura do sinal FM estreo incluindo subportadora RDS

Os dados so codificados usando codificao diferencial.

Com o sinal composto deve ser banda limitada, para evitar interferncia e diafonia. Para tanto, usa-se codificao de linha do tipo bi-fase, com filtragem passa-baixa.

Fig. Espectro do sinal codificado bi-fase.

Codificao RDS

A taxa de transmisso de dados de 1,1875 kbps (freqncia da subportadora de RDS dividida por 48), com decodificao sncrona.

Os dados so transmitidos em quatro blocos. Cada bloco contm uma palavra de 16 bits e uma palavra de verificao com 10 bits.

Isto significa que, com a taxa nominal, 11,4 grupos so transmitidos por segundo.

A palavra de verificao permite a deteco ou correo de erros e auxilia na sincronizao. Usa-se um cdigo cclico binrio encurtado CRC (26,16) com polinmio gerador g(X)=X10+X8+X7+X5+X4+X3+1.

Fig. Estrutura dos quadros RDS

Diferentes estaes podem desejar transmitir diferentes tipos de dados em momentos diferentes. Para atender isto, h um total de 16 estruturas de grupos diferentes.

Tabela. Campos da RD
AF Alternative Frequencies CT Clock Time PI Programme Identification Cdigo nico identificador da estao (prefixo) Sincronismo do relgio do receptor como do carro. Possibilita re-sintonizar a mesma estao em outra freqncia quando o sinal captado tornar-se excessivamente fraco.

PS Programme Service PTY

Oito caracteres de exposio esttica que representam as letras do nome da estao.

31 tipos de programa pr-definidos e.g.: Notcias (1), esportes

Programme Type (3), Rock, previso do tempo (16), avisos de emergncia em caso de catstrofes...

RT Radio Text

Esta funo permite que uma estao de rdio transmita 64 caracteres de informao textual livre (slogans da estao, ttulo/artista da msica tocada)

TA, TP Traffic Announcement, Traffic Programme

A ocorrncia do TP utilizada para possibilitar ao usurio encontrar as emissoras que transmitam boletins de trnsito, enquanto que TA utilizada para parar a fita ou aumentar o volume durante um boletim de trnsito.

Fig. Entrada de dados em RDS, inseridos no sinal estreo banda-bsica do modulador FM.

Sincronizao da subportadora RDS, capturada via piloto, usando PLL.

Fig. Circuito de sincronizao da portadora local de dados RDS com PLL, extrada da piloto FM.

Fig. Trecho do espectro do sinal estreo banda-bsica correspondente ao sinal de dados RDS.

J existem chips disponveis para demodular sinais de dados RDS (exemplo, OKI Semiconductor MSM9554 e MSM9555)

Fig. Receptor FM estereofnico para veculos automotores, com sistema RDS incorporado.

POSIO DO RDS no RX FM

Em Recife: Nova Brasil, Tribuna FM.

USO RDS

CONCLUSO A idia geral de sistemas RDS para transmisso de informaes de rdio em FM foi apresentada. Com o advento da radiodifuso digital DAB que ainda no chegou ao Brasil passa a ser mais importante. Entretanto, muitas das solues tcnicas adotadas na RDS tm aplicaes em outros (futuros) sistemas de transmisso de pequena quantidade de dados... Obrigado!

Vous aimerez peut-être aussi