Vous êtes sur la page 1sur 3

Curso de Comunicao em Mdias Digitais - UFPB Sociologia da Comunicao e Mdias Digitais Prof.

Wellington Pereira Perodo: 2011-1 Data: 18/07/2011

Tribalizao nas mdias sociais


A web mudou nosso olhar sobre vrias questes que nos permeiam. O contato atravs da rede mundial de computadores intensificou as relaes interpessoais e de grupos. A busca pela identificao transladou do real ou meio fsico para o meio virtual. [...] esta efervescncia grupal com seu ethos especfico que vai dar origem civilizao que conhecemos. Podemos imaginar que hoje estejamos sendo confrontados com uma forma de comunho dos santos. As agncias informticas, as redes sexuais, as diversas solidariedades, os encontros esportivos e musicais so todos indcios de um ethos em formao. isto que delimita esse novo esprito do tempo que podemos chamar de socialidade. Maffesoli (1998, p. 103) Nerds, empresas (Marcas ou Fabricantes), os defensores do regional, diferentes reas do conhecimento, amantes ou apaixonados por motos, futebol, comida, humor e os religiosos encontraram espao nas mdias sociais. Os nerds ou aficionados por computadores, jogos, programas de editorao, hackers e crackers, geralmente tmidos e reclusos num quarto atrs de um computador, encontram abertura para se relacionarem com outras pessoas atravs da web. Empresas (pequeno a grande porte) para no perderem mercado utilizam da rede agregar mais e mais pessoas para suas Fan Pages no Facebook, ou no Twitter (microblog), afim de comercializarem mais produtos. Pessoas constituem grupos regionais para distorcer a cultura de outra regio. Grupos organizados na internet, se municiam de posts, tweets, sites e comentrios nas redes sociais para denegrir pessoas de outras regies. O nordestino um alvo frequente.

Assim como tambm h uma confrontao. Grupos de nordestinos divulgam mensagens de apoio a grupos regionais.

Segundo Maffesoli h uma relao tctil: na massa a gente se cruza, se roa, se toca, interaes se estabelecem, cristalizaes se operam e grupos se formam. Maffesoli (1998, p. 102) Assim como na sociedade, nas mdias sociais h uma transposio das crenas, junes, combinaes, separaes, agrupamentos e identificaes. Par se tornarem mais fortes as tribos trocam figurinhas entre si, vestem-se iguais e repudiam grupos contrrios as suas ideologias. Amantes da literatura criam espaos para a reunio de leitores, escritores e produtores da cultura literria. Assim como os apaixonados por motos, esporte, msica, cinema, entre outros. No cerne desses grupos h uma sensibilidade, estilo que estabelece nossas relaes. Assim como explica Michel Maffesoli (1998, p. 101) Sob mais de um ponto de vista, a existncia social est alienada, submissa s injunes de um Poder multiforme. [...] existe uma potncia afirmativa, a qual, apesar de tudo, repete o jogo (sempre) recomenado do solidarismo ou da reciprocidade. Trata-se de um resduo que merece ateno. [...] podemos dizer que, conforme as pocas, predomina um tipo de sensibilidade, um tipo de estilo destinado a especificar as relaes que estabelecemos com os outros. Essa percepo estilstica cada vez mais enfatizada. (P. Brown, P. Veyne, G. Durand, M. Maffesoli)

Maffesoli afirma que a passagem da polis ao thiase, ou da ordem poltica ordem da fuso. Uma privilegia os indivduos e suas associaes contratuais e racionais, a segunda acentua a dimenso afetiva e sensvel. (1998, p. 101 e 102) Deus (e a teologia), o Esprito (e a filosofia), o indivduo (e a economia) cedem ao reagrupamento. O homem no mais considerado isoladamente. E mesmo quando admitimos, e eu teria tendncia a faz-lo, a preponderncia do imaginrio, no

devemos esquecer que se ele resulta de um corpo social e que, de retorno, volta a materializar-se nele. Michel Maffesoli (1998, p. 135) [...] quanto mais se avana mascarado mais se fortalece o lao comunitrio. Com efeito, trata-se de um processo circular: para se reconhecer necessrio o smbolo, isto , a duplicidade, que engendra o reconhecimento. Dayana de Melo, em Sociedade da Identificao: A Liturgia das Formas Circulares de Reagrupamento, trabalho apresentado no Intercom 2010 discorre [...] diante da tribo [...] comtemplam as seguintes hipteses temticas: a tribo se insere em diferentes meios biolgico, urbano, tcnico e neles circula seguindo um complexo ritual de produo e refutao de sentidos. Criando e consumindo figuras emblemticas de identificao.

Vous aimerez peut-être aussi