Vous êtes sur la page 1sur 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova.

CONHECIMENTOS GERAIS
Texto para os itens de 1 a 24
1

10

13

16

19

Pode-se fazer referncia cidadania desde pelo menos a Grcia antiga, quando os homens livres podiam debater e decidir sobre as questes pblicas. Na Idade Mdia e parte da Idade Moderna, a cidadania foi negligenciada. No entanto, a partir das revolues burguesas, principalmente da inglesa e francesa, a cidadania voltou a fazer parte dos discursos e das prticas dos que defendiam um novo modelo de sociedade. Durante o sculo XIX, ocorreram movimentos sociais que lutavam pela ampliao dos direitos dos trabalhadores, das mulheres, das crianas, buscando conquistar maior igualdade social. A defesa da cidadania esteve presente em grande parte dos discursos polticos do sculo XX. No entanto, esse foi tambm um sculo no qual ocorreram duas guerras mundiais, muitas ditaduras e em que vrios pases foram submetidos s ordens imperialistas de outros. No caso brasileiro, os perodos de predomnio de governos oligrquicos ou ditatoriais excederam aos perodos nos quais se constituram governos democrticos.
Roberto Catelli Junior. Histria: texto e contexto. So Paulo: Scipione, 2007, p. 546 (com adaptaes).

Tendo o texto como referncia inicial e considerando aspectos significativos da histria das sociedades, julgue os itens que se seguem.
9 10 11 12

De 1964 a 1985, o Brasil viveu sob regime militar, perodo de mxima democracia. Na Grcia antiga, a cidadania era estendida ao conjunto da populao. O feudalismo medieval caracterizou-se, sob o ponto de vista poltico, pela reduo dos espaos da cidadania. Na Idade Mdia europia, em geral, o poder econmico, poltico e social estava concentrado em mos da nobreza senhorial, ou seja, dos grandes proprietrios de terra. A Idade Moderna foi um perodo de transio, assinalado pela substituio do velho sistema feudal pelo nascente capitalismo. A Revoluo Francesa simboliza a luta contra o Antigo Regime absolutista e o surgimento da contemporaneidade. Ao adotar o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a Revoluo Francesa demonstrou seu descompromisso com a defesa da cidadania. O sculo XIX testemunhou o avano da industrializao, com o surgimento do proletariado e o desenvolvimento das cidades. O socialismo, surgido no sculo XIX, pretendia ampliar os direitos dos trabalhadores, das mulheres e das crianas, como mencionado no texto. No sculo XX, a defesa da cidadania como ideal a ser atingido desapareceu do discurso poltico. Pas pacifista, o Brasil recusou-se a mandar combatentes para as duas guerras mundiais ocorridas no sculo XX. Exemplos extremos de regimes ditatoriais do sculo XX foram o fascismo italiano, o stalinismo sovitico e o nazismo alemo. A Organizao das Naes Unidas (ONU), cuja finalidade exclusiva garantir o fim da pobreza no planeta, foi criada no ps-Primeira Guerra. A maior potncia imperialista do sculo XX foi a China, que imps seu domnio sobre vrios pases. No Brasil, a Era Vargas (1930-1945) correspondeu ao mais democrtico perodo da histria republicana brasileira. Governos oligrquicos caracterizaram o Brasil da Repblica Velha, sepultada pela Revoluo de 1930.

13

14 15

Com referncia s idias e s estruturas lingsticas do texto, julgue os itens a seguir.


1

16

A palavra oligrquicos (R.18) refere-se a regime poltico em que o poder exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou famlia. Na linha 1, o emprego do sinal indicativo de crase em cidadania justifica-se pela regncia de referncia e pela presena de artigo feminino antes de cidadania. Na linha 3, as formas verbais debater e decidir poderiam ser postas no plural, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir dos, em dos que defendiam (R.7), por daqueles. Na linha 11, o emprego de vrgulas logo aps trabalhadores e mulheres justifica-se por isolar expresso explicativa. As palavras polticos, sculo e oligrquicos recebem acento grfico com base na mesma regra gramatical. A substituio do termo em que (R.15) por durante o qual prejudica a correo gramatical e altera o sentido original do perodo. Em s ordens (R.16), a substituio de s por a mantm a correo gramatical do perodo.

17

18 19 20

4 5

21

6 7

22 23 24

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 1

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

Texto para os itens de 25 a 49


1

10

13

16

19

22

25

A economia colonial brasileira gerou uma diviso de classes muito hierarquizada e bastante simples. No topo da pirmide, estavam os grandes proprietrios rurais e os grandes comerciantes das cidades do litoral. No meio, localizavam-se os pequenos proprietrios rurais e urbanos, os pequenos mineradores e comerciantes, alm dos funcionrios pblicos. Mais abaixo, estavam os artesos, agregados das fazendas, capangas e populaes indgenas. Na base, mourejavam os escravos. As relaes entre essas classes se baseavam em combinao variada de violncia (relao senhor escravo) e paternalismo (entre ricos e pobres). Vem da colnia um aspecto essencial da poltica brasileira: a mistura, o conluio, entre o poder estatal e o poder privado, que leva o nome de patrimonialismo e que tem no clientelismo um poderoso resduo. Um dos melhores exemplos de como se mesclaram entre ns o poder do Estado e o dos particulares o coronelismo. A principal mudana social ocorrida no Imprio foi a abolio do trfico de escravos, em 1850, e da escravido, em 1888. Na Repblica, o ano de 1930 foi um divisor de guas, a partir do qual houve grande acelerao nas mudanas. A crise de 1929 e, dez anos mais tarde, a Segunda Guerra Mundial aceleraram o processo de industrializao, que no mais se interrompeu, avanando, na dcada de 50, com a indstria automobilstica e, na dcada de 70, com a produo de mquinas e equipamentos.
Jos Murilo de Carvalho. Fundamentos da poltica e da sociedade brasileira. In: Lcia Avelar e Antnio Octvio Cintra (orgs.). Sistema poltico brasileiro: uma introduo. Rio de Janeiro: Fundao Konrad Adenaur-Stiftung; So Paulo: UNESP, 2004, p. 24-9 (com adaptaes).

Tendo o texto como referncia inicial e considerando aspectos marcantes da histria do Brasil, julgue os itens seguintes.
36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49
1

Com referncia s idias e s estruturas lingsticas do texto, julgue os itens a seguir. A forma verbal aceleraram (R.23) est no plural para concordar com dez anos (R.22). 26 O emprego de vrgula logo aps industrializao (R.23) justifica-se porque a orao subseqente subordinada adjetiva restritiva. 27 A expresso muito hierarquizada e bastante simples (R.2) est no singular para concordar com A economia colonial brasileira (R.1).
25 28 29

A eleio indireta do presidente Tancredo Neves assinalou o fim do regime militar. Chamada de cidad, a Constituio de 1988 enfatiza direitos e garantias individuais e coletivos. A sociedade colonial brasileira era aberta, flexvel e democrtica. No perodo colonial, os latifundirios concentravam poder econmico, poltico e social. A ocupao do territrio brasileiro ocorreu do interior para o litoral. A ntida separao entre o pblico e o privado acompanha a trajetria brasileira desde o incio da colonizao. O fenmeno do coronelismo no Brasil recente e surgiu com a industrializao do pas. Nos perodos colonial e imperial, a escravido estava largamente instalada no Brasil. A Lei urea extinguiu o trfico de escravos africanos para o Brasil. A Segunda Guerra Mundial impulsionou a industrializao brasileira. A instalao da indstria automobilstica no Brasil ocorreu no governo JK. No regime militar (1964-1985), a produo de mquinas sofreu forte reduo. As crises econmicas mundiais que marcaram o sculo XX no atingiram o Brasil. A chegada de Getlio Vargas ao poder ocorreu com a Revoluo de 1930. Portugal no deu trgua aos moradores da Amrica. Farejava oportunidades de tributar onde germinassem riquezas. Os engenhos comeavam a moer cana-de-acar e j apareciam taxas para as caixas de acar; uma nova taberna abria suas portas e os barris de vinho chegavam mais caros. O gado que pisava os pastos exigia do seu dono uma contribuio; os carregadores que palmilhavam os caminhos deixavam nas contagens um pagamento pelos secos e molhados que as tropas levavam. Embarcar mercadorias para a Europa e trazer de l azeite, bacalhau e sal custava uma fortuna, paga aos cofres da Companhia de Comrcio, que fazia esse transporte com exclusividade sob patrocnio rgio. Novas riquezas, novos impostos. Um veio de minrio era ferido e l vinha o fiscal para conseguir o quinto que deveria ser oferecido ao rei. Minas Gerais no sculo XVIII foi, alis, o paraso da imaginao tributria. Ali chegaram a existir mais de 80 impostos simultaneamente. Esse fiscalismo assombrou o Brasil. Mas assombravam mais ainda as reaes da populao. Um furaco de revoltas contra os impostos varreu a colnia.
Luciano Figueiredo. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, ano 2, n. 23, ago./2007, p. 19.

30 31 32

33 34 35

A substituio de localizavam-se (R.5) por estavam localizados prejudica a correo gramatical do perodo. A palavra mourejavam (R.9), empregada no texto com sentido de trabalhar muito, formada a partir da idia de trabalhar como um mouro. Em se baseavam (R.10), o emprego do pronome se indica que o sujeito da orao indeterminado. Na linha 13, o sinal de dois-pontos introduz um esclarecimento do que foi dito antes. A palavra conluio (R.13) est sendo empregada com o sentido de cumplicidade, trama, combinao com finalidade negativa. A expresso entre ns (R.16) insere no texto o autor e todos os brasileiros. Em e o dos particulares (R.17), h elipse do termo poder antes de dos. A expresso um divisor de guas (R.20-21) est sendo empregada em sentido denotativo, ou literal.

10

13

16

19

Em relao s estruturas lingsticas e s idias do texto acima, julgue os itens de 50 a 55. A forma verbal Farejava (R.2) est no singular para concordar com Amrica (R.1). 51 A palavra trgua (R.1) est sendo empregada com o sentido de pausa, cessao temporria de ao desagradvel.
50

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 2

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

Alteraria as idias originais do texto a seguinte reescritura do trecho Novas riquezas, novos impostos (R.13): Novas riquezas geravam novos impostos. 53 O termo fiscalismo (R.18) derivado por sufixao da forma fiscal e, pelos sentidos do texto, est sendo empregado para transmitir a idia de excesso de fiscalizao. 54 Os segmentos que pisava os pastos (R.6) e que palmilhavam os caminhos (R.7) classificam-se como oraes subordinadas adjetivas explicativas. 55 A palavra paraso, recebe acento grfico para marcar o hiato.
52

Considerando os itens seguintes, adaptados de Luciano Figueiredo (Revista de Histria da Biblioteca Nacional, ano 2, n. 23, ago./2007, p. 21), que constituem partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
56 57

Eram regras de ouro que qualquer monarquia, se quisesse governar com tranqilidade, deveria preservar. Entre o ideal do prncipe perfeito e as necessidades de caixa, Portugal no vacilou em escolher a segunda opo. 58 Uma das formas habituais de tirania eram os tributos odiosos, que atropelavam direitos tradicionais e certos princpios do bom governo. 59 Impostos no deveria levar os sditos runa material, assim como no poderiam serem criados sem consulta e por tempo indeterminado. 60 Os recursos arrecadados deveriam ser destinados ao mesmo fim que justificou a criao do imposto. To pouco s cobranas poderiam ser violentas.

Condenados, mas fora da cadeia


As penas alternativas foram criadas em 1984 para beneficiar rus primrios que no oferecem risco sociedade. Em vez de serem sentenciados priso, eles so punidos com a prestao de servios comunitrios ou com a doao de cestas bsicas. A regra foi feita para desafogar o sistema carcerrio, mas s passou a ser aplicada com freqncia a partir de meados da dcada passada. A tabela abaixo mostra algumas informaes, relativas aos anos de 1995 e 2006, a respeito do assunto.
condenados a penas alternativas
1995 80.000

RASCUNHO

participao no total de condenaes


O nmero de condenados que cumprem essas penas equivale a 75% do total de presos.

alguns crimes punidos com penas alternativas


crimes contra a honra, pequenos furtos, atropelamentos, alguns tipos de estelionato, uso de drogas, leses corporais leves

o que facilitou sua aplicao


Extenso do benefcio para condenados a at 4 anos de cadeia. Antes, o limite era de apenas um ano. Criao de mais de 200 ncleos para fiscalizar o cumprimento dessas penas. Em 1995, eram s 4.

2006

301.496

Contexto. In: Veja, n. 2.022, 22/8/2007, p. 43 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia, julgue os seguintes itens.


61

62

63

64 65

Considere-se que existiam, em 2006, 223 ncleos para fiscalizar o cumprimento das penas alternativas. Nessa situao, em 2006, cada um desses ncleos fiscalizava, em mdia, 1.352 condenados a penas alternativas. Suponha-se que, at o final deste ano de 2007, existiro 292 ncleos para fiscalizar o cumprimento das penas alternativas e que esse nmero tenha crescido de forma linear desde 1995. Nesse caso, no ano x, tal que 1995 # x # 2007, a quantidade y desses ncleos obtida pela expresso: y = 24 (x ! 1995) + 4. Considere-se que, a partir de 1995, as quantidades de condenados a penas alternativas formem, ano a ano, uma progresso aritmtica. Nesse caso, no ano 2000, havia mais de 180.500 condenados a penas alternativas. Infere-se da tabela apresentada acima que, em 1995, havia mais de 110.000 presos nas cadeias e penitencirias brasileiras. Considere-se que, entre os condenados a penas alternativas em 2006, est sendo punido por crimes contra a honra, , por furto e , por uso de drogas. Nessa situao, menos da metade dos

condenados a penas alternativas em 2006 praticaram outros crimes cuja punio a pena alternativa.

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 3

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

Cada um dos itens que se seguem contm uma situao, hipottica ou no, relativa a propores, regras de trs, porcentagens, mdias e juros simples, seguida de uma assertiva a ser julgada.
66

RASCUNHO

Nos dois primeiros bimestres letivos do ano, a mdia aritmtica das notas de Pedro na disciplina de matemtica foi igual a 7, sendo que a nota no primeiro bimestre foi 6,5. Nessa situao, se a nota de Pedro em matemtica, no primeiro bimestre, tivesse peso 2 e, no segundo bimestre, peso 3, ento a mdia ponderada de suas notas na referida disciplina, nesses dois bimestres, seria igual a 7,1.

67

Um indivduo fez um emprstimo taxa de juros simples de 5% ao ms, durante 12 meses, e, ao final desse perodo, o total de juros dessa operao somou R$ 720,00. Nessa situao, o valor do emprstimo foi inferior a R$ 1.100,00.

68

Em um supermercado, o doce de pssego vendido em embalagens de diversos pesos e o preo diretamente proporcional ao peso estampado na embalagem. Nessa situao, se uma lata de 200 g de doce de pssego custa R$ 3,40, ento uma lata de 470 g desse mesmo doce custa mais de R$ 8,00.

69

O preo das passagens dos nibus urbanos de uma cidade passou de R$ 1,90 para R$ 2,40, e os guardas municipais, que tinham salrio de R$ 866,00, solicitaram ao prefeito um reajuste salarial na mesma proporo do aumento das passagens de nibus. Nessa situao, se a solicitao for atendida, o salrio dos guardas municipais ter um aumento superior a R$ 234,00.

70

A caixa dgua de uma residncia tem a forma de um cilindro circular reto de 1 m de raio e 2 m de altura. O consumo mdio de gua dos moradores dessa residncia em um ms de 30 dias de 47 m3. Nessa situao, considerando B = 3,14, se a caixa dgua estiver cheia, no houver abastecimento e o consumo ocorrer dentro da mdia mensal, ento os moradores dessa residncia tero gua por pelo menos 4 dias.

71

Em uma distribuidora de bebidas, o refrigerante em lata vendido em embalagens que contm 6 ou 12 latas. O preo da lata independe da quantidade de latas em cada embalagem. Com R$ 38,40, possvel comprar 8 embalagens que contm, cada uma, 6 latas de refrigerante. Nessas circunstncias, com R$ 115,00, possvel comprar mais de 12 embalagens que contm, cada uma, 12 latas de refrigerante.

72

Segundo o Edital n. 17 PMES, de 13/8/2007, o candidato aprovado neste concurso, quando for admitido no curso de formao, ter um vencimento bruto de R$ 758,01 e, aps a concluso do referido curso com aproveitamento, ser graduado como soldado A, quando seu vencimento passar a ser de R$ 1.281,22. Nesse momento, seu vencimento ter um aumento superior a 65%.

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 4

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

Julgue os itens que se seguem, a respeito de equaes algbricas, equaes e funes polinomiais de 1. e de 2. graus, progresses aritmticas e geomtricas.
73

RASCUNHO

Considere a seguinte situao hipottica. Em uma penitenciria que albergava 1.000 detentos, foi traado um plano de fuga. Para que os fugitivos no fossem pegos pelos policiais que faziam a ronda do lado de fora, as fugas aconteceram em intervalos de 15 minutos, da seguinte forma: 0 hora de domingo, 1 detento fugiu; 15 minutos depois, 3 detentos fugiram, 0 hora e 30 minutos, outros 5 detentos fugiram, e assim sucessivamente. Quando restavam 424 detentos ainda dentro da penitenciria se preparando para a fuga, o plano foi descoberto e nenhum destes conseguiu se evadir. Nessa situao, o ltimo conjunto de detentos que conseguiu se evadir era formado por mais de 50 elementos.

74

Considere a seguinte situao hipottica. Foram feitas transferncias de presidirios para uma penitenciria, recm-inaugurada, de acordo com o seguinte cronograma: 1 detento chegou na primeira transferncia, 2 detentos chegaram na segunda transferncia; na terceira, chegaram 4 detentos, e assim sucessivamente, de modo que, a cada nova transferncia, chegava uma quantidade de detentos que era sempre igual ao dobro da que chegou na transferncia anterior. Nessa situao, se nenhum dos detentos que chegou deixou a penitenciria e se essa penitenciria tem capacidade mxima para 1.200 detentos, ento essa capacidade foi atingida e superada na dcima transferncia.

75

Considere a seguinte situao hipottica. Os policiais de uma cidade devem cumprir mandados de priso. Sabe-se que, se x mandados forem cumpridos por dia, em 12 dias restaro ainda 26 mandados para serem cumpridos e, se x + 5 mandados forem cumpridos por dia, em 10 dias restaro 22 para serem cumpridos.

Nessa situao, a quantidade de mandados de priso a serem cumpridos superior a 300. 76 Considere a seguinte situao hipottica. No prximo Natal, 300 presidirios de uma penitenciria sero beneficiados com o indulto natalino; dos no-beneficiados com

esse indulto podero receber, no presdio, a visita de seus familiares; 400 presos no tero direito a qualquer benefcio. Nessa situao, correto concluir que h mais de 800 presidirios na referida penitenciria. 77 A respeito da equao x2 + mx + m = 0, em que m um nmero real, todas as seguintes afirmaes so verdadeiras. se m = 0, ento a equao tem uma nica soluo; se m = 4, ento a equao tem uma nica soluo; se 0 < m < 4, ento a equao no tem nenhuma soluo real; para cada valor de m tal que m < 0 ou m > 4, a equao tem duas solues reais. 78 Considere que as cadeias de um municpio mantenham 160 albergados igualmente distribudos em cada uma das celas e que, com a reforma de 20 dessas celas, para manter todos os albergados, tenha sido necessrio redistribuir para cada uma das celas restantes 4 albergados. Nessa situao, correto afirmar que a quantidade total de celas nas cadeias desse municpio superior a 45 e que, em cada cela, inicialmente, havia menos de 3 albergados. I II III IV

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 5

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

D H

F J

RASCUNHO

A figura acima representa um retngulo ABCD em que AB = 16 cm e BC = 8 cm. Os pontos E e F so os pontos mdios dos lados AB e CD, respectivamente. O semicrculo de centro em E e raio igual a 8 cm intercepta DE em H e EC, em J. O quarto de crculo de centro em D e raio igual a 8 cm intercepta DE em G. O quarto de crculo de centro em C e raio igual a 8 cm intercepta EC em I. Com referncia a essa figura e considerando B = 3,14, julgue os seguintes itens.
79 80 81 82

A rea do quadrado de diagonal EJ igual a 32 cm2. A rea do tringulo AEH igual a cm2.

A rea da regio entre o quarto de crculo de centro em D e do semicrculo de centro em E superior a 32 cm2. Considerando = 1,4, correto afirmar que a rea do tringulo HGF superior a 15 cm2.

Com relao a um cilindro circular reto, cujo raio da base mede 2 m e de altura igual a 3 m, julgue os itens seguintes, considerando B = 3,14.
83 84

O volume do cilindro inferior a 75% do volume do paraleleppedo retngulo que o circunscreve. Considere que o cilindro era feito de madeira slida e que tenha sido desbastado para se obter um cone circular slido, de tal forma que a base coincidia com a base do cilindro e o vrtice coincidia com o centro da face superior do cilindro. Nesse caso, correto afirmar que, para se obter o cone, mais de 70% do volume do cilindro foi retirado. Considere que esse cilindro seja a caixa dgua de um colgio, que as medidas acima correspondam parte interna do cilindro e que, em determinado instante, a quantidade de gua na caixa correspondia a apenas 30% de sua capacidade mxima. Nessa situao, a altura do nvel da gua, nesse instante, era igual a 0,9 m. Desprezando-se a espessura das paredes, o volume do maior paraleleppedo retngulo de base quadrada e altura igual altura do cilindro que pode ser inscrito nesse cilindro superior a 25 m3.

85

86

Julgue os itens seguintes, a respeito de reas de figuras planas.


87

Considere a circunferncia inscrita em um tringulo eqiltero de lado igual a 12 cm, conforme mostrado na figura ao lado. Nesse caso, a rea da circunferncia igual a 12B cm2. Considere que a figura ao lado ilustra um tringulo eqiltero inscrito em uma circunferncia de raio igual a 12 cm. Nessa situao, a rea do tringulo inscrito superior a 200 cm2.

12 cm

88

12

cm

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 6

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

Acerca da diviso do mundo em blocos regionais e de outros processos em curso no mundo, julgue os itens a seguir.
91

92 93

94

95 96

E E

97 98

Na figura acima, que mostra um quadrado ABCD de lado AB = 12 cm, E, F, G e H so pontos mdios dos lados do quadrado ABCD, formando um outro quadrado EFGH. No quadrado EFGH, foi inscrita uma circunferncia. Com relao a essas informaes e figura mostrada, julgue os prximos itens.
89 90

O fato de os pases pobres no produzirem mercadorias de alta tecnologia os impede de participar do comrcio internacional. A Amrica do Sul o nico continente onde no houve formao de bloco econmico. A organizao dos pases em blocos econmicos regionais tem impedido que o processo de globalizao se concretize. Critrios de riqueza econmica definem a diviso dos pases em blocos regionais, de modo que pases pobres no se alinham com pases ricos para formar esses blocos. A diviso em blocos econmicos regionais favorece o comrcio entre seus pases-membros. principalmente no hemisfrio norte que se encontram os pases altamente industrializados, de modo que a diviso entre pases do Norte e pases do Sul uma outra forma de regionalizar o mundo. Diferenas socioeconmicas so um fator de migrao da populao de pases do Sul para pases do Norte. A formao de grandes mercados mundiais est diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnolgico.
Pirmide etria da populao mundial
pases subdesenvolvidos (2000)
80+ 70-74 60-64
anos de idade

A rea da circunferncia inscrita no quadrado EFGH igual a 18B cm2. A rea do quadrado EFGH igual a 50% da rea do quadrado ABCD.

50-54 40-44 30-34 20-24 10-14 0-4 homens mulheres

RASCUNHO

5 % da populao

pases desenvolvidos (2000)


80+ 70-74 60-64
anos de idade

50-54 40-44 30-34 20-24 10-14 0-4 6 4 2 0 2 4 5 % da populao homens mulheres

Internet: <www.ibge.gov.br>.

A partir da anlise das pirmides etrias dos conjuntos dos pases desenvolvidos e dos pases subdesenvolvidos mostradas acima, julgue os itens que se seguem.
99 100

101 102 103

Com base nos dados apresentados, conclui-se que a populao mundial est diminuindo. O nvel de renda da populao um fator significativo para explicar a diferena existente entre as pirmides etrias dos conjuntos de pases apresentados. No conjunto da populao dos pases subdesenvolvidos, observa-se um crescimento vegetativo. Nos pases desenvolvidos, a expectativa mdia de vida maior que nos pases subdesenvolvidos. A taxa de natalidade no conjunto dos pases ricos maior que no conjunto dos pases pobres.

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 7

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

Considerando-se o ndice de desenvolvimento humano (IDH), que caracteriza as condies mdias de vida de uma populao, o Brasil ocupa a 69. posio mundial, atrs do Mxico e de Cuba. Em relao a esse tema, julgue os itens seguintes.
104 As diferentes regies brasileiras apresentam IDH distintos,
a

Responsvel por cerca de 33% do produto interno bruto (PIB), 42% das exportaes totais e 37% dos empregos brasileiros, o agronegcio conta no Brasil com o clima favorvel, a energia solar abundante e a boa disponibilidade de gua para a sua produtividade.
IBGE. Brasil em nmeros. 2005 (com adaptaes).

em funo das desigualdades regionais no pas.


105 Na avaliao das condies de vida de uma populao, a

educao um fator considerado.


106 Quando o Brasil se tornar um pas urbanizado, seu IDH

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir.


114 O agronegcio responsvel pelo aumento da produtividade

amentar.
107 O Brasil est entre os pases que apresentam mais alto IDH. 108 A produo econmica de Cuba justifica sua posio

ao utilizar mtodos e tcnicas de baixo impacto ambiental.


115 A migrao do campo para a cidade tem prejudicado o

frente do Brasil no clculo do IDH.


Matriz energtica brasileira
15% energia hidrulica

crescimento do agronegcio no pas, pois fora o trabalhador rural a se engajar em outros setores da economia.
116 A ausncia de longos perodos de inverno rigoroso contribuiu

para o desenvolvimento da agricultura e para a sua expanso pelo territrio brasileiro.

40% petrleo

15% derivados de cana-de-acar

117 A extenso territorial brasileira um fator que favorece a

produo de biocombustveis no pas. A poluio e a degradao aceleradas de ambientes,


15% lenha e carvo vegetal 6% outros 9% gs natural
Brasil em Foco. 2005.

finalmente, parecem ter feito com que governantes repensem o modelo de desenvolvimento econmico, sobretudo o adotado pelas naes industrializadas. O motivo parece claro: todos os dias h alguma notcia na mdia que mostra os efeitos do desequilbrio ambiental na lavoura, na economia, no clima e na seca.
T. Chu. A expanso dos desertos. In: Discutindo geografia, n. 9, p. 9 (com adaptaes).

Com auxlio do grfico acima, que representa a utilizao de recursos energticos no Brasil, julgue os itens subseqentes.
109 No Brasil, no se utiliza o gs natural para a gerao de

energia devido grande poluio atmosfrica causada por ele.


110 Um dos principais problemas ambientais causados pela

Com relao aos impactos causados nos ecossistemas brasileiros pelas atividades produtivas, julgue os itens que se seguem.
118 Faz parte da poltica ambiental brasileira desencorajar o

utilizao dos derivados de petrleo como combustvel a liberao de CO2 para a atmosfera.
111 Segundo os dados apresentados no grfico, o petrleo o

crescimento industrial do pas para que o meio ambiente seja preservado.


119 A forma de ocupao do espao, sobretudo nos grandes

recurso energtico mais abundante no pas.


112 As fontes de energia renovvel tambm compem a matriz

centros urbanos do pas, contribui para o assoreamento de rios.


120 Um dos efeitos ambientais negativos causados pela expanso

energtica brasileira.
113 A principal fonte da energia eltrica gerada e consumida no

pas o carvo vegetal.

das cidades o desmatamento.

UnB/CESPE PMES

Caderno SOL 8

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

PROVA DE REDAO
Nesta prova que vale dez pontos , faa o que se pede, usando o espao indicado no presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAO, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Os traficantes do Rio colocaram de joelhos ministros, secretrio de Estado e jornalistas. Atiraram no trem, feriram a sociedade. A polcia revidou. Quem vive no Rio exige a derrota incondicional dos bandidos, clama por segurana. E paz. Uma utopia? Talvez...
Ana Maria Tahan. Coisas da poltica. In: Jornal do Brasil, 11/9/2007, p. A2.

Ao registrar o ataque com tiros e pedradas ao trem que conduzia dois ministros, ocorrido no Rio de Janeiro, o senador Romeu Tuma (DEM SP) opinou que a violncia no pas s poder ser debelada por meio de aes efetivas e combinadas de todos os escales do poder pblico. Ele defendeu aes enrgicas, rpidas e permanentes.
Jornal do Senado, 12/9/2007, p. 2 (com adaptaes).

Considerando que os fragmentos de textos acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

CRIMINALIDADE, VIOLNCIA E INSEGURANA COLETIVA: A SOCIEDADE EXIGE PAZ! Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < <

razes da atual violncia urbana; responsabilidade do poder pblico no combate violncia; possveis medidas a serem tomadas para se enfrentar a criminalidade.

UnB/CESPE PMES

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE PMES

Admisso ao Curso de Formao de Soldado Combatente

10

Vous aimerez peut-être aussi