Vous êtes sur la page 1sur 18

MOBILIDADE URBANA E DOMINNCIA VIRIA EM CIDADES MDIAS: Formatted: Right: INFLUNCIAS DO COMPERJ E AMRJ EM MARIC-RJ-BRASIL 1

-0.98"

Formatted: Left: 0.98", Right: 1.67", Top: 0.98", Bottom: 0.98" Formatted: Font: (Default) Arial Formatted: Right: 0.3"

Rita Rocha

Formatted: Font: (Default) Arial


3

Regina Bienenstein

Formatted: Font: (Default) Arial


4

Washington Luiz Cardoso Siqueira

Formatted: Font: (Default) Arial, 12 pt

Resumo: O trabalho tem por objetivo refletir sobre a mobilidade urbana e permanncia Right: Formatted: ou transformao da dominncia viria em cidades mdias sob impacto de grandes Janeiro onde est sendo implantado o Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro Comperj e o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro AMRJ, Brasil, tomando o caso especfico do municpio de Maric. A anlise desenvolvida considerando que vias de ligao funcionam como vetores de crescimento de cidades. Neste sentido as perspectivas de urbanizao e uso do solo, influenciadas pela nova dinmica urbana projetos. O objeto de estudo a regio do Leste Fluminense do Estado do Rio de

-0.98"

Formatted: Font: Not Italic

O presente artigo parte integrante da pesquisa desenvolvida pela primeira autora para obteno do grau de Mestre em Arquitetura e Urbanismo cuja dissertao possui o seguinte ttulo: Impactos do Comperj sobre a regio do Leste Fluminense: anlise do processo de expanso urbana da cidade mdia de Maric.
2

Arquiteta Urbanista, gestora pblica, Superintendente de Habitao da Prefeitura Municipal de Right: Formatted: Maric, aluna do Programa de Ps-graduao em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense- PPGAU/UFF - Rua Passos da Ptria, 156 - Bloco D - sala 541 Cep: 24210-240, Niteri Rio de Janeiro Brasil, Email: ritadecassia3@yahoo.com.br.
3

-0.98"

Doutora em Arquitetura e Urbanismo; Universidade Federal Fluminense; Professora Titular do Right: Formatted: Curso de Arquitetura e Urbanismo e do PPGAU/UFF; Coordenadora do Ncleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos / NEPHU-UFF, E-mail: bienenstein1@gmail.com; Tel: (21) 8898-4024; Fax: (21) 2629-2471; Endereo: Rua Gavio Peixoto, n. 343, apt. 2106, Icara, Niteri, RJ, CEP 24.230-093.
4

-0.98"

Cientista Social formado pela Universidade Federal Fluminense, gestor pblico, Prefeito do Right: -0.98" Formatted: Municpio de Maric-Prefeitura de Maric, Rua Alvares de Castro, n 346 - Centro - Maric Formatted: Font: Not Italic Rio de Janeiro Brasil, CEP: 24900-000 Tel.: (21) 2637-8452 / 2637-2052; Email: washingtonquaqua@hotmail.com

imposta pelo Comperj e AMRJ, podem modificar o eixo virio principal de Maric, atualmente representado pela rodovia estadual RJ-106 no sentido leste-oeste. O estudo apresenta reflexes sobre as reconfiguraes observadas desde a escala regional (Conleste) at o espao intra-urbano em questo.
Formatted: Palavras- Chave: Cidades Mdias, Grandes Projetos, Mobilidade Urbana, Maric- RJ- Font: Not Italic

Brasil, Comperj, Arco Metropolitano do Rio de Janeiro-AMRJ.

Formatted: Right: -0.98"

Formatted: Right: URBAN MOBILITY AND CHANGES IN ROAD DOMINANCE IN MEDIUM-SIZED

-0.98"

CITIES: COMPERJ AND AMRJ INFLUENCES IN MARIC-RJ-BRAZIL

Formatted: Abstract: This work aims to reflect about urban mobility and on the permanence or Right:

-0.98"

Formatted: transformation of road dominance in medium cities under the impact of large projects. Font: Not Italic

The object of study is the East Fluminense State of Rio de Janeiro, Brazil, specifically

Formatted: Font: Not Italic

Marica Maric Countycity, where is being deployed the Petrochemical Complex of Formatted: Font: Not Italic Rio de
Formatted: Janeiro - Comperj and the Metropolitan Ring Road from Rio de Janeiro - AMRJ. The Font: Not Italic

analysis is developed considering that lines connecting are the vector function as indicators of growth of cities. In this regard the prospects of urbanization and land use, influenced by the new urban dynamics imposed by Comperj and AMRJ can modify the main Maric's axis currently represented by the RJ-106 from east to west. The study get reflections from the reconfigurations observed from the regional scale (Conleste) to the intra-urban space in question. Keywords: Cities Medium, Large Projects, urban mobility Roads, Marica-RJ-Brazil, Font: Not Italic Formatted: Comperj, Rio de Janeiros Metropolitan Ring Road.
Formatted: Font: Not Italic Formatted: Font: Not Italic

Introduo

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: O trabalho tem por objetivo refletir sobre a mobilidade urbana e permanncia ou Font: Not Italic Formatted: transformao da dominncia viria em cidades mdias sob influncia de grandes Right: -0.98"

projetos de impacto regional. Metodologicamente, toma-se como estudo de caso a Regio do Leste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (municpios em destaque na Figura 01), onde est sendo implantado o Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro Comperj e o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro AMRJ, indicados na

figura 01, com nfase no municpio de Maric. Dentro da temtica de redes, dinmica urbana e mobilidade, verifica-se a natureza da relao existente entre o espao intraurbano e os movimentos que ocorrem na escala regional por meio da abordagem especfica de eixos virios dominantes da cidade mdia citada.
Formatted: Justified, Indent: First line: 0.49", Right: -0.98", Space After: 10 pt Formatted: Right: -0.98"

Figura 01: Identificao de grandes projetos na regio do Conleste

Formatted: Font: Not Italic Formatted: Right: -1.28" Formatted: Font: (Default) Arial

Fonte: Elaborao do autor. Font: (Default) Arial, Not Italic Formatted:


Formatted: Font: (Default) Arial Formatted: Right: -0.98" Formatted: Nesse sentido, promove-se o dilogo com autores que fornecem aportes terico- Right: -0.98"

conceituais sobre cidades mdias, o modelo de expanso urbana_urban sprawn e


Formatted: grandes projetos/ intervenes urbanas. A pesquisa bibliogrfica utiliza como fonte de Font: Not Italic

dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, Fundao CEPERJ,

Universidade Federal Fluminense- UFF, ONU Habitat, Conleste e o acervo administrativo da Prefeitura Municipal de Maric (documentos, planos, leis, decretos e resolues). Foram realizadas tambm entrevistas abertas com agentes promotores do espao urbano, tais como, gestores do legislativo e executivo municipal e regional.

Disperso Urbana: um processo inerente Maric?

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: As reflexes analticas so desenvolvidas considerando que vias de ligao Font: Not Italic Formatted: funcionam como vetores de crescimento de cidades. Neste sentido, as perspectivas de Right: -0.98"

urbanizao e uso do solo, influenciadas pela nova dinmica urbana imposta pelo Comperj e AMRJ regio do Leste Fluminense podem modificar o eixo virio principal da cidade de Maric, atualmente representado pela RJ-106 no sentido leste-oeste, para o sentido Norte-Sul com a rodovia RJ-114.
Formatted: A regio do Leste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro vem recebendo Font: Not Italic

macios investimentos pblicos e privados com a espacializao de grandes projetos que certamente alteraro a dinmica urbana dos municpios que a compem, em sua maioria, cidades mdias. A cidade de Maric, integrante do Consrcio Intermunicipal do Leste Fluminense Conleste possui hoje uma populao de aproximadamente 127 mil habitantes distribudos em 363,9 Km. Sobre o crescimento urbano Ojima (2007) afirma que devem ser considerados dois fatores: o populacional e o padro de expanso fsica das ocupaes. Revela ainda que, dentre os elementos que evidenciam a mudana no padro de ocupao urbana, est o fato de que, recentemente, h um descompasso entre o crescimento da populao urbana e a expanso das reas urbanas.
Formatted: Observando o processo de urbanizao brasileira, verifica-se que paralelamente Font: Not Italic

ao fenmeno da metropolizao, as cidades mdias crescem em ritmo considervel em funo, dentre outros fatores, dos problemas e conflitos decorrentes do crescimento acelerado dos grandes centros urbanos. Costa (2002) afirma que h dificuldades em encontrar caractersticas bsicas de uma cidade mdia, mas por outro lado, inquestionvel a importncia que elas vm assumindo na evoluo dos sistemas urbanos e regionais. Existe um hiato na definio do conceito. Apesar de haver um consenso de que o tamanho demogrfico seja insuficiente para sua classificao, ...

nem toda cidade de porte mdio possui as qualidades que podem fazer dela uma cidade funcionalmente mdia (AMORIM FILHO e RIGOTTI, 2002, p. 5).
Formatted: Soma-se ao conceito de classificao de cidades mdias a partir da anlise Font: Not Italic Formatted: quantitativa, o conceito de classificao a partir do papel que exercem na rede urbana. Right: -0.98"

Segundo o IPEA5, rede urbana se refere a um conjunto de cidades de diferentes


Formatted: categorias que se inter-relacionam entre elas e com as respectivas reas rurais, dentro Font: Not Italic

de um sistema hierrquico, mantendo uma dependncia econmica, cultural, poltica e social, por meio da oferta de bens e prestao de servios. Observando a espacializao da expanso urbana de Maric, nota-se Formatted: Font: Not Italic que a
Formatted: mesma apresenta caractersticas similares ao chamado fenmeno urban sprawn ou Font: Not Italic

disperso urbana. Apesar de haver muitos lotes ociosos na poro sul do municpio, regio costeira, e nveis baixssimos de infraestrutura, novos parcelamentos esto sendo lanados em reas longnquas do centro urbano. Lembrando que este fenmeno surgiu primeiramente nos Estados Unidos, expressando uma expanso desenfreada dos aglomerados urbanos. Referindo-se escala metropolitana, Baeninger (2010) afirma que diante do inchao das grandes cidades e dos crescentes problemas de violncia e trfego, a forma urbana tende disperso impulsionada, dentre outros fatores, pela mobilidade introduzida pelas autopistas. Pode-se afirmar que a expanso urbana de Maric reflete o declnio da atratividade da metrpole do Rio de Janeiro, em contraponto ao fortalecimento de cidades mdias, em funo, por exemplo, da oferta de maior qualidade de vida. No entanto, possvel tambm observar que ocorreu algum fenmeno diferenciado na regio objeto de estudo que vem impulsionando esse crescimento e direcionando a expanso do municpio em direo ao interior, poro Norte, sobretudo na regio cortada pela rodovia RJ-114.

Grandes Projetos na Regio do Leste Fluminense

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: Relativamente regio do Leste Fluminense h uma preocupao recorrente, Font: Not Italic Formatted: principalmente por parte das cidades mdias e pequenas, no que diz respeito Right: -0.98"

transformao que sofrero com a alterao do perfil econmico-regional sob a

Conceito retirado do site do IPEA (WWW.ipea.org.br), consultado em janeiro de 2011.

Formatted: Font: 10 pt, No underline, Font color: Auto

perspectiva de implantao de atividades ligadas diretamente cadeia produtiva do petrleo e derivados. Em um universo onde o desenvolvimento tecnolgico ampara e transforma cotidianamente, sobretudo os meios de comunicao, importantes decises econmicas como a da implantao de grandes projetos, ainda so pautadas por fatores locacionais, mas o grau de centralidade destes novos plos econmicos no mais critrio dominante (ROCHA, 2010). Neste contexto, cidades mdias se tornam candidatas potenciais a abrigar projetos de escala regional. A maioria delas possui ocupao dispersa com reas vazias considerveis para abrigar a expanso urbana, bem como malhas mais flexveis no consolidadas que permitem a insero dos arranjos espaciais necessrios para garantir a mobilidade eficiente e a consequente viabilidade econmica do empreendimento a ser instalado. Soma-se a isto o fato de que, em cidades intermedirias, os atores que participam da produo e discusso de questes polticas, econmicas e sociais so menos estruturados, quando comparados a um cenrio urbano complexo como o da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo. O Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro (Comperj) que est Formatted: Font: Not Italic sendo implantado na cidade mdia de Itabora, vizinho cidade de Maric, ser o maior investimento da histria da Petrobrs: R$ 18,87 bilhes at 2015. Contar com mais de 40 indstrias, entre elas uma refinaria petroqumica, uma Unidade de Petroqumicos Bsicos (UPB) e um conjunto de Unidades Petroqumicas Associadas (UPAs). O acesso ao Complexo se dar pelas rodovias BR-116 Sul, BR-116-Norte, BR-101 Norte e BR-040 Rio-Petrpolis e, futuramente, pelo Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Considerado o maior empreendimento individual da histria da Petrobrs, vem acompanhado de discusses e reflexes que envolvem os diferentes setores da sociedade acerca dos impactos socioeconmicos, ambientais e tecnolgicos que alteraro a dinmica da regio e, especialmente, do Conleste. Segundo a Petrobrs, o Comperj marca a retomada da Companhia no setor petroqumico e vai transformar o perfil socioeconmico de sua regio de influncia. Previsto para entrar em operao em 2013, o empreendimento vai gerar uma grande economia de divisas para o pas, j que haver aumento da capacidade nacional de refino de petrleo pesado com consequente reduo da importao de derivados e de produtos petroqumicos.
Formatted: Outro elemento a ser estrategicamente analisado quando se aborda a dinmica Font: Not Italic

urbana e o processo de expanso de cidades diz respeito rede de infraestrutura viria e de transportes e, consequentemente o fenmeno da mobilidade. Neste sentido, a

efetivao do Arco Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro AMRJ pode ser entendido como um arranjo espacial necessrio otimizao do Comperj, com o intuito de melhorar o escoamento da produo do complexo. Ser composto por trechos de rodovias que contornam o municpio do Rio de Janeiro e atravessam a Baixada Fluminense, evitando o pesado trfego de eixos virios como a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niteri j saturados com os fluxos dirios de pessoas e cargas no corao da metrpole do Rio de Janeiro.
Formatted: Justified, Indent: First line: 0.49", Right: -0.98", No page break before

Figura 02: Plano Diretor do Arco Metropolitano

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: Font: (Default) Arial Formatted: Right: -0.98"

Fonte: Concremat e Tecnosolo, 2010. Font: (Default) Arial, Not Italic Formatted:
Formatted: Font: (Default) Arial

Formatted: A previso de concluso das obras de implantao do Arco Metropolitano, Right:

-0.98"

Formatted: defendido pela FIRJAN desde a dcada de 1990, seria para 2010. Observando o Font: Not Italic

processo de construo das intervenes, conclui-se que no houve discusso suficiente com a sociedade civil. O Estado, sob presso da opinio pblica iniciou, tardiamente, aps o perodo licitatrio, a construo de um Plano Diretor do AMRJ, abrindo um canal de discusses, sobretudo com os municpios impactados pelo Arco. A falta de planejamento e a inobservncia das questes ambientais trouxeram inmeros

inconvenientes, incluindo a paralisao das obras em alguns trechos o que vem atrasando a concluso do projeto. Includo no Programa Federal de Acelerao do Crescimento PAC, o total inicial previsto de investimento na construo ser de R$ 1,12 bilho, 73,7% aplicados nos trechos onde no h estradas, e o restante em duplicaes de parte das vias j existentes.

A deciso poltica de implantar o Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro (Comperj) na regio Font: Not Italic Formatted: do Leste Fluminense desencadeou o ressurgimento oportuno de outros grandes projetos para o Justified, Right: Formatted: territrio dentre os quais se destaca a implantao do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro AMRJ (Rocha, 2010, p. 04).
-0.98"

Formatted: Com a descoberta recente da chamada camada Pr-Sal, uma nova fonte de Font: Not Italic Formatted: petrleo no Brasil, sobretudo nos Estados do Esprito Santo e Rio de Janeiro, agora, a Right: -0.98"

regio do Conleste, contar provavelmente com a implantao do aparato necessrio atividade exploratria uma vez que grande parte desta fonte ocupa a frente martima de alguns municpios do Consrcio. Alm da espacializao de grandes empreendimentos, h que se pensar tambm no impacto da insero, na economia municipal, dos recursos provenientes dos royalties. Como as verbas possuem destinao obrigatria emFormatted: Font: Not Italic obras de infra-estrutura, eles tambm podem ser considerados potenciais agentes que impactaro o padro de ocupao do espao intra-urbano, direcionando a expanso urbana do municpio.

Alterao da dominncia viria na cidade mdia de Maric

Formatted: Font: Not Italic Formatted: Right: -0.98"

Cronologicamente correto afirmar que o ritmo de crescimento urbano em Maric Font: Not Italic Formatted: se iniciou em funo de intervenes anteriores ao ano 2000, tais como a construo da Ponte Rio - Niteri na dcada de 70 e a duplicao da rodovia RJ-106 na dcada de 90. Conforme se pode observar nos grficos 01 e 02, a populao de Maric vem crescendo
Formatted: a um ritmo relativamente constante. No perodo compreendido entre 1991 e 2010 e entre Font: Not Italic

2000 e 2010, o municpio apresentou um crescimento populacional de aproximadamente 64,5% e 66,6%, respectivamente. Em 1991, Maric apresentava uma populao de 46

mil habitantes, passando para 76 mil habitantes, em 2000 (IBGE) e, segundo a estimativa do ltimo Censo de 2010 (IBGE), atualmente possui 127 mil habitantes.
Formatted: Centered

Grfico 01: Evoluo da Populao de Maric 1940-2010


Evoluo da Populao Maric 140000 120000 990 2 76556 46542 40000 2692 20000 0 1940 1 92 1 976 2 664 127000
Formatted: Font: Not Italic Formatted: Right: -0.98"

0000

60000

Grfico 0102: Taxa de crescimento populacional entre 1991-2000

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados do IBGE.

1950

1960

19 0

1991

2000

2006

Fonte: prpria a partir de dados do IBGE.


Formatted: Right: -0.98"

100000

2010

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: Font: (Default) Arial

Formatted: Font: (Default) Arial, Not Italic Formatted: Right: -0.98" Formatted: Font: (Default) Arial

Formatted: Font: (Default) Arial Formatted: Centered

Grfico 032: Taxa de crescimento populacional entre 2000-2010

Formatted: Font: Not Italic Formatted: Right: -0.98" Formatted: Font: (Default) Arial

Formatted: Right: -0.98"

Formatted: Centered, Right: -0.98"

Fonte: Elaborao prpria a partir de dados doFormatted: Font: (Default) Arial, Not Italic IBGE.
Formatted: Right: -0.98" Formatted: Font: (Default) Arial

Formatted: Para compreender a mobilidade urbana e as possveis modificaes de Font: Not Italic Formatted: dominncia viria na cidade de Maric preciso observar aspectos intra-urbanos da Right: -0.98"

evoluo do municpio e as influncias de impacto regional. Desde a abertura da Ponte


Formatted: Rio - Niteri, Maric vem aumentando significativamente sua dimenso urbana. A Font: Not Italic

ocupao antes concentrada na regio costeira e central (poro Sul do municpio), passa a se configurar mais intensamente, em um primeiro momento, ao longo da RJ-

106, principal eixo de ligao com a metrpole do Rio de Janeiro, distante aproximadamente 57km da capital. Aps a duplicao da rodovia no ano 2000, intensifica-se a instalao de condomnios residenciais em reas de terras contguas rodovia. Paralelamente a este uso, somam-se os servios de pequeno porte no sentido Leste-Oeste do municpio. Relativamente ao Eixo da RJ-114, que atravessa o municpio no sentido Formatted: Font: Not Italic NorteSul, observa-se que a regio, com caractersticas fortemente rurais, constituda basicamente por fazendas e reas de terras. Existem poucos loteamentos aprovados na poro verde do municpio indicada na Figura 03. Principal via de ligao com o
Formatted: municpio de Itabora, aA regio cortada possui uma geografia muito particular Font: Not Italic

evidenciada pela passagem de importantes rios como o Rio Ubatiba, Rio Fundo e o Rio
Formatted: Sapucaia, bem como importantes diversas reasreas de preservao e interesse Font: Not Italic Formatted: ambiental como trilha da Pedra do Silvado. A regiorea, atualmente, no apresenta Font: Not Italic

ndices de infraestrutura que justifiquem seu adensamento, porm convm destacar que as reas prximas ao eixo da RJ-114 constituem, territorialmente falando, uma Formatted: Font: Not Italic regio estratgica em funo da instalao do Plo Petroqumico (Comperj) e ainda pela instalao do Arco Metropolitano que, seguramente, transformar significativamente o uso desta regio. Inexoravelmente, o adensamento desta parcela norte da cidade de Maric j vem se delineando, com o surgimento de alguns parcelamentos fechados de uso residencial ao longo da via que promete se intensificar nos prximos anos. Certamente, o que definir a forma como esta expanso ocorrer ser o posicionamento e as aes da gesto pblica regional e local. Figura 03: Eixos Virios - Maric
Formatted: Font: Not Italic

Fonte: Plano Diretor-2006.

Formatted: Right: -0.98"

Avaliando a Lei Municipal n145/06 do Plano Diretor de Maric, observa-seFormatted: Font: Not Italic que o municpio considerou essas novas perspectivas para o entorno da RJ-114, instituindo, por meio do Art. 25, a proposta da instalao de um Plo Empresarial na rea. Porm, convm elucidar que, selecionar uma determinada parcela de terras para uso exclusivo, est longe de traduzir um planejamento urbano e regional adequado. Observando a Lei Municipal n 2272 2008, que institui o ordenamento e uso do solo municipal, o Municpio pode tomar dois posicionamentos. O primeiro, que pode ser caracterizado como tmido, seria propor apenas a alterao do zoneamento vigente, transformando o uso
Formatted: estabelecido para a mesma _a Zona de Uso Agropecurio (ZUAP)_ em uma rea Font: Not Italic

passvel de ocupao controlada, permitindo o uso residencial, comercial e de servios para alm do permetro de 50 metros estabelecido para cada lado da RJ-114, seguindo a
Formatted: tendncia verificada pela valorizao do preo da terra no local. Convm esclarecer que Font: Not Italic Formatted: o entorno imediato da RJ 114 Necessrio lembrar que isso esta alteraoprovavelmente Font: Not Italic

dar margem ao surgimento de inmeros loteamentos fechados com configuraes totalmente irregulares uma vez que a regio, pouco parcelada, constituda por pequenos stios e de glebas de terras originrias das antigas fazendas maricaenses. . Logo, loteamentos produzidos individualmente a partir destas terras Por serem reas de terras, transformaro a regio no haver integrao entre os parcelamentos e em um
Formatted: conjunto de o resultado sero condomnios fechados, ilhas de ocupao dispersas, sem Font: Not Italic Formatted: integrao, que no alm de no dialogarem entre si, se comunicam entre si e, pior, Font: Not Italic Formatted: restringiro o acesso da geografia do Municpio a uma pequena parcela da populao Font: Not Italic

uma vez que os acessos a pontos de interesse ecolgico como o caso da trilha da
Formatted: Pedra do Silvado, por exemplo se do por estas grandes reas particulares. A segunda Font: Not Italic

alternativa seria o municpio adotar uma posio mais efetiva de planejamento da rea
Formatted: por meio da confeco de um Plano Urbanstico que contenha contivesse minimamente Font: Not Italic Formatted: um sistema virio compatvel com o desenvolvimento futuro da regio, incluindo a Font: Not Italic

definio de reas pblicas para instalao de equipamentos urbanos de carter cultural, educacional e recreativo.

Formatted: Sabe-se que os Municpios, em geral, encontram extrema dificuldade em lidar Font: Not Italic

com o setor privado, em funo no s dos proprietrios de terras que tendem a concentrar grandes extenses de terras e, por conseguinte, capital, mas tambm pela dificuldade de promover a articulao de grandes projetos urbansticos de transformao em funo falta de recursos para implementao de aes efetivas, como abertura de logradouros pblicos, tratamento paisagstico para reas pblicas, bem como uma fiscalizao que garanta a aplicabilidade das normativas urbansticas.
Formatted: Percebe-se no municpio de Maric, o fenmeno da disperso urbana to comum Font: Not Italic

em tempos em que os processos de tecnologias de informao e transporte diminuem distncias. Grande parte da populao que tem residncia fixa no municpio trabalha em cidades como Rio de Janeiro e Niteri, em funo da pequena distncia entre elas (40 a 60 km), buscando um meio ambiente ainda preservado e fugindo da violncia dos grandes centros urbanos. Por outro lado, tem-se uma deficincia notvel de integrao com outros municpios vizinhos, tais como Itabora, So Gonalo e Rio Bonito. Ao longo da RJ-114, via que liga o municpio de Maric Itabora, este fenmeno vem transformando gradativamente o perfil local.
Formatted: O anncio da implantao do Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro no Font: Not Italic

municpio de Itabora, vizinho Maric, e, recentemente, a descoberta do Poo de Tupi, considerada a maior descoberta da regio do pr-sal na Bacia de Santos, trazem uma grande expectativa de desenvolvimento econmico para a cidade, sobretudo sobre para o eixo da RJ-114. O montante de investimentos, sem dvida, mudar significativamente a dinmica de toda a regio.

A iniciativa da Petrobrs de realizar investimentos da ordem de US$ 8,4 bilhes na implantao do Font: Not Italic Formatted: Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro (Comperj) no municpio de Itabora trar mudanas significativas para a atual configurao econmica, populacional, habitacional, urbanstica, de mobilidade, segurana e ordenamento territorial, educao e sade em toda a regio. (Relatrio de Acompanhamento: Objetivos de desenvolvimento do milnio. Municpios do Font: Not Italic Formatted: Conleste, 2000-2008).
Formatted: Sobre as respostas de gesto na escala da regio, o surgimento do Consrcio Font: Not Italic

Intermunicipal da Regio Leste Fluminense (Conleste) busca, mais que tratar,

compartilhar questes inerentes ao territrio proveniente deste grande projeto que tanto afetar a vida da populao.
Formatted: Font: (Default) Arial

Neste contexto, o Consrcio Intermunicipal da Regio Leste Fluminense (Conleste) surge como Right: Formatted: instrumento de parcerias e de alianas intermunicipais, a fim de propiciar solues integradas e compartilhadas aos desafios comuns, no sentido de potencializar os aspectos positivos Comperj e minimizar os negativos. O Consrcio assume o papel de integrador e

-0.98"

do Formatted: Font: Not Italic de

planejador

polticas que possibilitem o desenvolvimento sustentvel dos onze municpios que o conformam: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itabora, Mag, Maric, Niteri, Rio Bonito, So Gonalo, Silva Jardim e Tangu (Relatrio de Acompanhamento: Objetivos de desenvolvimento do milnio. Municpios do Font: Not Italic Formatted: Conleste, 2000-2008).

Formatted: Os desafios so muitos, uma vez que os municpios do Conleste apresentam Font: Not Italic Formatted: ndices baixssimos de infra-estrutura urbana, sendo a populao bastante carente de Right: -0.98"

acesso a servios bsicos como gua e esgoto. A mobilidade urbana constitui hoje um dos maiores entraves para efetivao do Conleste como regio. Os municpios mal possuem vias de ligao que permitem aproximao fsica. Maric, por exemplo, no possui uma linha intermunicipal que chegue ao municpio de Itabora.

CONCLUSO

Formatted: Font: Not Italic

Formatted: Considerando as influncias do Comperj na regio, conclui-se que ocorrer, na Font: Not Italic Formatted: escala intra-urbana da cidade mdia de Maric, um declnio da dominncia viria do eixo Right: -0.98"

da RJ-106, j caracterizado pela implantao de novos parcelamentos ao longo da RJ114. Empreendimentos que acompanham o Comperj, tais como a implantao do Arco Metropolitano e outras atividades do setor tercirio prometem transformar o eixo da RJ114, principal via de ligao entre Maric e Itabora, em um importante canal de migraes interurbanas. Esse eixo intensificar os impasses no ordenamento territorial municipal, uma vez que eles j esto ocorrendo em funo da especulao sobre a implantao do Complexo. A implantao do Comperj e do AMRJ seguramente contribuir para a acelerao do fenmeno de disperso urbana no s em Maric, mas

em toda a regio do Conleste e migraes interurbanas ocorrero seguramente em funo destes grandes projetos.
Formatted: Font: (Default) Arial

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Formatted: AMORIM FILHO, O. B.; RIGOTTI, J. I. R. Os Limiares Demogrficos na Font: Not Italic -0.98"

Formatted: Caracterizao das Cidades Mdias. Anais do XIII Encontro da Associao Brasileira de Right:

Estudos Populacionais, Ouro Preto, MG, 2002. BAENINGER, Rosana Deslocamentos populacionais,
Formatted: urbanizao e Font: Not Italic

regionalizao. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Braslia, v.15 n.2, p.67-82, jul./dez. 1998.
Formatted: COSTA, Eduarda Marques. Cidades mdias: contributos para a sua definio. Font: Not Italic

Finiestra, XXXVII, nmero 74, 2002.


Formatted: ESTUDOS para o Desenvolvimento do Rio de Janeiro. Avaliao dos Impactos Font: Not Italic

Logsticos e Scio-Econmicos da Implantao do Arco Metropolitano no Rio de janeiro Resumo executivo: Sistema Firjan. Rio de Janeiro: n03, julho, 2008.
Formatted: LUNGO, Mario. Grandes Proyectos Urbanos. So Salvador, El Salvador: UCA Font: Not Italic

Editores, 2004.
Formatted: MARANDOLA, Eduardo Junior. Novos significados da mobilidade. Revista Font: Not Italic

Brasileira de Estudos de Populao REBEP Volume 25 nmero 01- janeiro a junho de 2008.
Formatted: NOVAIS, Pedro; OLIVEIRA, Fabrcio; SNCHEZ, Fernanda; BIENENSTEIN, Font: Not Italic

Glauco. Grandes Projetos Urbanos: panorama da experincia brasileira. Anais do XII ENANPUR, Belm do Par, 2007.
Formatted: OJIMA, Ricardo. Dimenses da urbanizao dispersa e proposta metodolgica Font: Not Italic

para estudos comparativos: uma abordagem socioespacial em aglomeraes urbanas brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, So Paulo, v. 24, n. 2, p. 277300, jul./dez. 2007.

Formatted: Prefeitura Municipal de Maric. Lei n 2272 (14/11/2008). Lei de Uso e Ocupao Font: Not Italic

do Solo Urbano: PMM, 2008.


Formatted: Prefeitura Municipal de Maric. Lei n 463/84 (17/12/1984). Plano de Font: Not Italic

Desenvolvimento Urbano de Maric/ 1984 -1988: PMM, 1984. Prefeitura Municipal de Maric. Lei Complementar N 145/06 (10/10/2006).Formatted: Font: Not Italic Plano

Diretor Municipal: PMM, 1996.


Formatted: RELATRIO de acompanhamento Objetivos de Desenvolvimento do Milnio Font: Not Italic

(ODMs): Municpios do Conleste: 2000-2008 ROCHA, Rita de Cssia Costa. CONSORCIO LESTE
Formatted: FLUMINENSE: Font: Not Italic

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E MIGRAES. In Seminrio Internacional de La Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalizacin y Territorio, 2010, Argentina. Anais do XII Seminrio Internacional de La Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalizacin y Territorio.

Formatted: Font: (Default) Arial Formatted: Right: -0.98"

Formatted: Right: -0.98"

Vous aimerez peut-être aussi