Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Direito Disciplina de Psicologia Jurdica Dra.

Luciana Marques

Relatrio sobre o atendimento da Assistncia Judiciria oferecida pelos graduandos do curso de Direito da UFPel

O presente relatrio, escrito pela acadmica do curso de Direito - Carolina Trindade Dias n de matrcula: 11107673 - parte da necessidade de relatar a entrevista realizada e os acontecimentos que concernem a disciplina de Psicologia Jurdica, na Assistncia Judiciria desta Instituio.

Pelotas, Julho de 2011

1. INTRODUO
A observao de caso na assistncia judiciria no foi muito satisfatria no que diz respeito a obteno de informaes, a envolvida no mostrou-se disposta a dar respostas ou dialogar sobre o assunto de forma mais profunda. Ainda assim, foi possvel reunir um nmero razovel de informaes. A assistncia foi recorrida pelo motivo de pedido de penso.

2. DADOS SOBRE O CASO


Nome do requerente: Marcela Idade: 27 anos Profisso: Empregada Domstica Nvel de Escolaridade: Ensino Mdio Incompleto Motivo do requerimento: Pedido de Penso Inicialmente, a entrevistada pareceu solcita ao relatar o motivo de sua visita a assistncia judiciria, argumentando que seu ex-marido no efetua o pagamento de penso, aos dois filhos, j h quase oito meses. Ela conta que casou-se com ele ainda muito jovem com 18 anos quando ficou grvida do primeiro filho, tendo motivo para largar os estudos. Passados quatro anos ela engravidou novamente, ganhou pesou e no conseguiu mais emagrecer. A partir da, ela relata certo desinteresse do marido por ela. A medida que o assunto se desenrola, Marcela parece distanciar-se do assunto, ento, ela relata que quando o marido perdeu o emprego ela viu-se obrigada a trabalhar para ajudar a prover o bem-estar das crianas, e comeou a trabalhar como faxineira nas casas vizinhas. Depois de transcorridos trs anos, o marido pediu o divrcio logo aps conseguir um novo emprego. Desde ento, Marcela vem trabalhando como empregada domstica noutro bairro ela diz ter que pegar dois nibus at em casa e alega que mesmo assim a sua renda no suficiente para manter seus dois filhos, por isso demonstra pressa em agilizar o processo de pedido da penso. Ao levar em considerao algumas coisas ditas e as expresses corporais, parece que Marcela se culpa pelo divrcio ao dizer que aps o ganho de peso e a dificuldade para emagrecer fizeram com que o marido se desinteressasse por ela, inclusive insinuando que ele s no a deixou antes por que no estava trabalhando, tendo pedido o divrcio s aps conseguir um emprego novo. Ao ser indagada sobre sua infncia, Marcela foi evasiva dizendo que foi muito feliz durante esta fase. Encerrou, ento, a entrevista dizendo que estava atrasada e que precisava sair depressa.

3. CONCLUSO
Durante boa parte do dilogo, a entrevistada mostrou-se desinteressada em responder as perguntas, pareceu inquieta e por momentos repetia mais de uma vez a mesma frase ou palavra, esfregava muito as prprias mos e vrias vezes as passava nos cabelos para arrum-los, mesmo estando presos.

Vous aimerez peut-être aussi