Vous êtes sur la page 1sur 12

ARQUIVO DO AGRNOMO - N 10

Nutri-Fatos
Informao agronmica sobre nutrientes para as culturas

NITROGNIO
uma verdade o nitrognio exigido pelas culturas1
Sabia que quase 80% do ar que respiramos constitudo pelo nitrognio (N)? verdade. De fato, cada hectare de terra no mundo coberto por cerca de 90 milhes de quilos de N... 90 mil toneladas. Nem um quilo deste N pode ser usado pelas plantas at que ele seja modificado por processos naturais ou por meio da produo de fertilizantes comerciais. Atravs de vrios processos de "fixao", o N atmosfrico gasoso transformado em forma utilizvel pela planta...ou amnio ou nitrato. Ele pode ser fixado pelo relmpago e levado superfcie da terra atravs da chuva ou da neve. Ele pode ser fixado por certos organismos do solo e nos ndulos das razes das legu-minosas. A fixao industrial fornece as milhes de toneladas de fertilizantes nitrogenados comercialmente exigidos para se cultivar plantas em todo o mundo. Em geral, cerca de 20 a 30 kg de N por hectare so liberados anualmente para cada 1% de matria orgnica contida no solo. Assim, um solo com 2% de matria orgnica poderia liberar 40 a 60 kg de N no ano. Um dos produtos da decomposio da matria orgnica, mineralizao o termo correto, o amnio, que pode ser retido pelo solo, absorvido pelas plantas ou convertido em nitrato. O nitrato pode ser usado pelas plantas, lixiviado para fora da zona das razes ou convertido a N gasoso e perdido para a atmosfera. A relao entre N indisponvel para as plantas (matria orgnica) e N disponvel para as plantas (amnio e nitrato) ilustrada na Figura 1.

O nitrognio o elemento da qualidade porque ele faz parte da composio das protenas de todas as plantas e animais. O valor nutritivo do alimento que consumimos depende muito da disponibilidade de N para o desenvolvimento da planta e do animal.
do N do solo vem da matria orgnica. A matria orgnica libera o N lentamente, sendo a taxa controlada por fatores como temperatura, umidade e textura.
Tabela 1. As plantas so grandes consumidoras de nitrognio. Cultura Nvel de produo Total absorvido, kg 90 120 103 157 150 80 110 17 32 96 106 157 116 56

Mineralizao Matria orgnica Imobilizao Amnio, Nitrato

O nitrognio e as culturas
O nitrognio o elemento exigido pelas culturas em geral em maior quantidade que qualquer outro macronutriente. Algumas culturas, entretanto, absorvem mais potssio (K) do que N. A Tabela 1 mostra as quantidades de nitrognio exigidas pelas principais culturas.

O nitrognio nos solos


A quantidade de N suprida pela maioria dos solos pequena. Muito pouco encontrado nas rochas e minerais; muito

Algodo 750 kg de fibra Amendoim1 2 t de gros Arroz 3 t de gros Caf2 3 t de gros Cana 100 t de colmos Eucalipto 100 m3 de madeira Feijo1 1 t de gros Forrageiras gramneas 1 t de mat. seca leguminosas1 1 t de mat. seca Laranja3 18 t de frutos Milho 5 t de gros Soja1 2,5 t de gros Tomate 40 t de frutos Trigo 3 t de gros
1 2

Figura 1. Mais de 90% do N do solo esto contidos na matria orgnica, no prontamente disponvel para o uso da planta.

Escolha de uma fonte de nitrognio


Como a maioria dos solos no capaz de fornecer quantidades suficientes de N para garantir o crescimento e a produo econmica de muitas culturas, os fertilizantes comerciais so largamente usados para suprir as necessidades das plantas. Esterco, lodo de esgoto e outros resduos so fontes aceitveis... desde que disponveis. Porm, estas fontes so difceis de manejar e no so economicamente transportadas a longas distncias.

Traduo e adaptao do original "It's the Truth Nitrogen Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

As leguminosas fixam parte do N do ar. Quantidade absorvida entre 5,5 e 6,5 anos de idade para uma produo de 50 sacas beneficiadas. 3 Quantidade total contida em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/p, densidade de 210 plantas/ha.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

A escolha da fonte correta de N deve se basear em vrios fatores, incluindo disponibilidade, preo, cultura a ser adubada, poca e mtodos de aplicao, sistemas de manejo e outros. Sob o ponto de vista de uma eficiente nutrio de planta, entretanto, um kg de N um kg de N... desde que a fonte escolhida seja usada adequadamente. Alm disso, qualquer fonte de N, orgnica ou mineral, se no for aplicada corretamente dose, poca, localizao apresenta a possibilidade de causar acumulao de nveis excessivos de nitrato na gua de beber.

plantas raquticas e angulosas; menor perfilhamento em cereais como o arroz e o trigo; baixo contedo de protena... na semente e nas partes vegetativas; quantidade reduzida de folhas; maior suscetibilidade a estresse por condies ambientais, pragas e doenas.

Tabela 2. Maiores densidades de plantio do milho e nitrognio interagem para aumentar a produo e a eficincia da adubao nitrogenada1. Populao plantas/ha Produo, kg/ha com doses de N kg/ha 80 30.000 60.000 90.000 Resposta populao, kg/ha
1

Resposta aN kg/ha 2.072 2.856 3.752 1.680

160

240

6.608 7.728 8.680 8.456 9.958 11.312 9.184 11.760 12.936 2.576 4.032 4.256

Resposta das culturas ao nitrognio


A necessidade de se usar N em muitas culturas mais comum que a de outros nutrientes. A Tabela 2 mostra como a colheita de milho aumentou com a dose de N e a densidade de plantio. A adubao nitrogenada sempre mais rentvel e mais amiga do ambiente quando usada juntamente com todas as Melhores Prticas de Manejo. Em virtude das culturas serem to responsivas ao N, a dose tima da adubao nitrogenada varia muito pouco em funo do preo, tanto em relao cultura quanto ao fertilizante. Isto vlido contanto que a cultura continue responsiva. O conceito ilustrado na Tabela 3.

Dados da Flrida, EUA.

Sintomas de deficincia de nitrognio


O nvel adequado de N produz folhas com colorao verde-escuro, devido ao alto teor de clorofila. A deficincia resulta em amarelecimento (clorose) das folhas devido diminuio de clorofila. Os sintomas de deficincia aparecem primeiro nas folhas mais velhas, depois desenvolvem-se nas mais novas conforme a situao se torna mais severa. Outros sintomas da deficincia de N incluem:

Tabela 3. As doses timas de N (kg/ha) variam pouco com as mudanas nos preos do milho e do adubo. Preo do milho R$/saco 4,00 5,00 6,00 Preo do N (R$/kg) 0,24 192 189 192 0,32 174 180 184 0,48 166 172 176

O uso adequado do nitrognio pode otimizar as produes e os lucros e ao mesmo tempo evitar qualquer possibilidade de efeito negativo sobre o ambiente: a verdade.

Deficincia de nitrognio em cafeeiro ( esquerda, ramo normal).

Deficincia de nitrognio em citros (Original: Eurpedes Malavolta).

Deficincia de nitrognio em milho (Original: EMBRAPA-CNPMS).

Deficincia de nitrognio em feijoeiro, direita (Original: Quirino A.C. Carmello).

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

FSFORO
Ele essencial
sem fsforo as plantas no vivem1
No h dvida: o fsforo (P) essencial para o crescimento da planta. O elemento est presente em cada clula viva, da planta e do animal. Nenhum outro elemento pode substitu-lo. O fsforo um dos 16 nutrientes essenciais que as plantas necessitam para o crescimento e a reproduo. Ele considerado um dos trs macronutrientes, juntamente com o nitrognio (N) e o potssio (K). Eles so considerados macronutrientes devido quantidade relativamente alta com que so utilizados pelas plantas (Tabela 1) e freqncia com que suas deficincias limitam o crescimento delas. e no caule. As folhas velhas so afetadas antes que as novas devido ao movimento do P na planta (mobilidade). Algumas plantas, tais como o milho, podem desenvolver uma colorao prpura ou avermelhada nas folhas inferiores e no caule. Esta condio est associada acumulao de acares em plantas deficientes em P, especialmente durante os perodos de baixa temperatura. A esses efeitos juntam-se menor produo, menor qualidade, baixo preo e menor lucro.

O fsforo deve ser fisicamente adicionado ao solo para aumentar a disponibilidade para as plantas.O fsforo no pode ser fixado da atmosfera.

O fsforo nas plantas


O fsforo um componente vital no processo de converso da energia solar em alimento, fibra e leo pelas plantas. O fsforo desempenha funo-chave na fotossntese, no metabolismo de acares, no armazenamento e transferncia de energia, na diviso celular, no alargamento das clulas e na transferncia da informao gentica. O fsforo promove a formao inicial e o desenvolvimento da raiz, o crescimento da planta; acelera a cobertura do solo para a proteo contra a eroso; afeta a qualidade das frutas, dos vegetais e dos gros, e vital para a formao da semente. O uso adequado de P aumenta a eficincia da utilizao de gua pela planta (= menos perdas) bem como a absoro e a utilizao de todos os outros nutrientes, venham eles do solo ou do adubo. Contribui para aumentar a resistncia da planta a algumas doenas. Ajuda a cultura a suportar baixas temperaturas e a falta de umidade, acelera a maturao e protege o solo mediante melhor cobertura vegetal.

Onde as plantas conseguem o fsforo?


As plantas absorvem o fsforo do solo, especificamente da soluo do solo. Somente pequenas quantidades de P esto presentes na soluo do solo, porm, o suprimento deve ser continuamente reabastecido pela liberao de P dos minerais e da matria orgnica. O pH do solo, ou a acidez, tem grande influncia na disponibilidade de P para as plantas e determina as formas que elas podem utiliz-lo (Figura 1). Todo o P absorvido pelas razes como on ortofosfato, H2PO4 . O fsforo da matria orgnica s se torna disponvel quando os microrganismos do solo "quebram" a matria orgnica em formas simples, liberando os ons fosfatos inorgnicos.

Tabela 1. Absoro de fsforo pelas culturas. Cultura Nvel de produo 750 kg de fibra 2 t de gros 3 t de gros 3 t de gros 100 t de colmos 100 m3 de madeira 1 t de gros 1 t de mat. seca 1 t de mat. seca 18 t de frutos 5 t de gros 2,5 t de gros 40 t de frutos 3 t de gros Total absorvido kg P2O5(1) 32 19 39 23 46 20 22 4 7 9 45 34 43 21

Algodo Amendoim Arroz Caf2 Cana Eucalipto Feijo Forrageiras gramneas leguminosas Laranja3 Milho Soja Tomate Trigo
1 2

Para converter P2O5 em P multiplicar por 0,434. Quantidade absorvida entre 5,5 e 6,5 anos de idade para uma produo de 50 sacas beneficiadas. 3 Quantidade total contida em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/p, densidade de 210 plantas/ha.

Sintomas de deficincia
A primeira manifestao da falta de P uma diminuio no crescimento da planta. As folhas podem ficar torcidas. Com a severidade da deficincia, reas mortas podem se desenvolver nas folhas, nos frutos

Traduo e adaptao do original "It's Essential Phosphorus Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

Figura 1. A disponibilidade do P cai com a acidez e com a alcalinidade do solo.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

Os fatores que afetam a disponibilidade de P para as plantas incluem: tipo e quantidade de minerais de argila, nveis de P no solo, aerao, compactao, teor de umidade, temperatura, pH, disponibilidade de outros nutrientes essenciais s plantas e cultura que est sendo cultivada.

Como satisfazer a necessidade de P das culturas

Determinao da necessidade de P da cultura


As anlises do solo e da planta (folhas geralmente) podem predizer se necessrio suplementar a capacidade do solo em fornecer P para a cultura. A pesquisa vem estabelecendo quais os nveis de P no solo que esto associados com o crescimento e a produo timos da maioria das culturas. Do mesmo modo determinou os teores timos nas folhas, os quais podem variar com a idade da cultura. Se h mais remoo de P do solo do que reposio, os nveis indicados pela anlise do solo e a disponibilidade iro diminuir com o tempo. Por outro lado, se h maior fornecimento de P do que remoo, os nveis dados pela anlise do solo e a disponibilidade aumentaro.

O fsforo adicionado ao solo como adubo comercial, esterco de curral ou de galinha, lodo de esgoto, restos de colheita ou outros subprodutos. A reciclagem de Resposta das culturas ao fsforo fsforo contido nos estercos animais, praA adubao fosfatada aumenta as ticada h sculos, e a de subprodutos no produes e os lucros do agricultor. , entretanto, suficiente. H a necessidade Os dados da Tabela 2 ilustram a imporde se usar outras fontes. tncia do P para o aumento das produes A indstria de fertilizante fosfatado foi desenvolvida para suprir esta necessidade das culturas, melhorando a eficincia do uso e fornecer formas prontamente disponveis do N, diminuindo os custos de produo de P, que podem ser facilmente transpor- por unidade e aumentando a lucratividade tadas e aplicadas. Vrios mtodos so uti- da cultura. lizados para converter a rocha fosfatada em adubos. O produto final Tabela 2. Doses adequadas de P aumentam a produo de trigo, melhoram o aproveitamento do N, diminuem os custos pode ser um material seco (p, de produo e aumentam a lucratividade1. farelado ou granulado) ou fluido Eficincia Custo de Lucro (soluo ou suspenso). N P2O5 Colheita do N produo lquido Alguns solos, cidos geralmen- - - kg/ha - - sacos/ha sacos/kg N R$/saco R$/ha te, reagem prontamente com o 0 43 0,57 7,82 - 35,75 adubo fosfatado, reduzindo sua 75 75 20 64 0,85 5,68 84,15 disponibilidade para as plantas 75 30 70 0,93 5,28 120,40 (fixao). Essas condies podem 75 40 76 1,01 4,98 154,02 50 80 1,06 4,84 172,80 ser compensadas pela aplicao de 75 P bem prximo ao perodo de utili- 1 Solo com baixo teor de P. zao pelas plantas ou aplicando- P2O5 = R$ 0,44/kg; Trigo = R$ 7,00/saco. se os fertilizantes em faixas concentradas quando diminuem essas reaes. Ningum tenha dvida no h vida As condies de estresse ambiental, que sem fsforo.

diminuem a disponibilidade de P para as plantas, podem ser contornadas pela colocao de P prximo semente (adubao de arranque)... mesmo quando a disponibilidade no solo for alta.

Deficincia de fsforo em citros (Original: PPI).

Deficincia de fsforo em soja, direita ( esquerda, folha normal).

Deficincia de fsforo em milho (Original: EMBRAPACNPMS).

Deficincia de fsforo em cana, frente; ao fundo, plantas normais (Original: J. Orlando Filho).

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

POTSSIO
uma realidade
o potssio essencial para todas as plantas1
O POTSSIO (K) um nutriente mineral essencial para plantas e animais. Por exemplo: ele o terceiro mineral mais abundante em nossos corpos, excedido somente pelo clcio (Ca) e pelo fsforo (P). Mais de 85% do K do corpo humano encontrado em rgos essenciais tais como msculos, pele, sangue e trato digestivo. Nem animais nem plantas podem sobreviver sem um suprimento adequado de K; seus efeitos so reais. K disponvel: encontrado na soluo do solo e retido na forma trocvel pela matria orgnica e pelas argilas. O potssio movimenta-se por difuso no solo, um processo vagaroso. As razes da cultura geralmente contactam menos que 3% do solo na qual elas crescem. Isto significa que os solos devem ser bem supridos com K para garantir a disponibilidade e o suprimento adequado para cada estdio de desenvolvimento, at a colheita. A Figura 1 ilustra como o K se "difunde" para as razes da planta.

O potssio nas culturas


As plantas exigem mais potssio do que qualquer outro nutriente, exceto o nitrognio (N). As culturas de importncia econmica contm aproximadamente as mesmas quantidades de N e K mas o contedo de potssio de algumas altamente produtivas pode ser maior que o de nitrognio. Ao contrrio de outros nutrientes, o K no forma compostos nas plantas, mas permanece livre para "regular" muitos processos essenciais... incluindo ativao enzimtica, fotossntese, uso eficiente da gua, formao de amido e sntese de protena. A Tabela 1 mostra a absoro de K por algumas culturas brasileiras.

O potssio interage com quase todos os outros nutrientes essenciais planta. Ele importante para: ativao enzimtica; uso eficiente da gua; fotossntese; transporte de acares, gua e movimento de nutrientes; sntese de protenas; formao de amido e qualidade da cultura.

Adubando com potssio


Tabela 1. As culturas absorvem grandes quantidades de potssio1. Cultura Algodo Amendoim Arroz Caf2 Cana Eucalipto Feijo Forrageiras gramneas leguminosas Laranja3 Milho Soja Tomate Trigo
1 2

Nvel de produo 500 kg de fibra 2 t de gros 3 t de gros 3 t de gros 100 t de colmos 100 m3 de madeira 1 t de gros 1 t mat. seca 1 t mat. seca 18 t frutos 5 t gros 2,5 t gros 40 t 3 t gros

Total absorvido kg K2O 42 92 144 187 201 35 119 27 27 73 106 100 230 51

O potssio no solo
A maioria dos solos contm centenas de quilos de K ... freqentemente 20.000 quilos ou mais por hectare. Porm, somente uma pequena quantidade est disponvel para as plantas em todo o perodo de desenvolvimento, provavelmente menos que 2%. O K no solo existe em trs formas: K indisponvel: encontrado nos minerais do solo. Ele liberado muito vagarosamente para estar disponvel para a cultura em desenvolvimento no ano.

Para converter K2O em K multiplicar por 0,83. Quantidade absorvida entre 5,5 e 6,5 anos de idade para dar uma produo de 50 sacas beneficiadas. 3 Quantidade total contida em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/p, densidade de 210 plantas/ha.

Traduo e adaptao do original "It's for Real Potassium Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

K pouco disponvel: "fixado" ou aprisionado entre as camadas de certas argilas do solo. Solos altamente intemperizados (regies tropicais) no contm muito dessa argila.

No h uma maneira ideal de se aplicar fertilizantes potssicos. Os mtodos dependem das vrias condies de solo e cultura e de outras prticas de manejo... crescimento da cultura, sistema de cultivo, fertilidade do solo, mo-de-obra disponvel e equipamento, tipo de solo, uso de defensivos em combinao com fertilizantes e outras. Os diversos mtodos de aplicar adubos potssicos so variaes dos 2 extremos: faixas ou linhas e a lano, neste caso geralmente com incorporao na camada arvel. A combinao da aplicao na linha com a aplicao a lano , com freqncia, a melhor maneira de se aplicar K. Esta combinao proporciona um crescimento inicial rpido e fornece uma reserva do elemento por longo tempo. O ponto importante fornecer uma nutrio adequada de K que se manter do plantio colheita. H vrias fontes de fertilizante potssico. Cada uma tem sua vantagem. A fonte mais comumente usada o cloreto de potssio (KCl), ou muriato de potssio. Porm, as necessidades de culturas especiais freqentemente justificam o uso de outras fontes, incluindo sulfato de potssio (K2SO4), sulfato de potssio e magnsio (K2SO4.2MgSO4) e nitrato de 5

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

potssio (KNO3). A escolha da fonte deve ser baseada nas necessidades do solo e da cultura, nos mtodos de aplicao, no preo e na disponibilidade.

Sintomas de deficincia de potssio

Resposta das culturas ao potssio


A adubao potssica em solos responsivos aumenta as produes e uma das prticas lucrativas disponveis ao agricultor. Os dados da Tabela 2 ilustram a importncia do K no aumento da produo de caf, cana-de-acar, milho e soja (dados respectivamente do IBC, Planalsucar, IAC e EMBRAPA).
Tabela 2. O potssio aumenta a produo de vrias culturas. Dose de K2O kg/ha 0 30 40 60 75 80 100 150 200 Cultura Caf Cana Milho Soja

Um dos sintomas mais comuns de deficincia de K o secamento ou queimamento das margens das folhas, normalmente Planta Superfcie do solo aparecendo primeiro nas folhas mais velhas. As plantas deficienRazes tes em potssio crescem vagarosamente e desenvolvem pouco o sistema radicular. Os caules so quebradios e o acamamento comum. A semente e os frutos so pequenos e enrugados; as culturas mostram pouca resistncia a doenas e ao estresse por umidade. A qualidade de muitos produtos ajudada pelo K: Soluo do solo teor de acar na cana, tamanho dos frutos ctricos, resistncia ao transporte e Figura 1. O potssio caminha para as razes da planta por ao armazenamento no caso de difuso, um processo lento. hortalias e outras culturas.

- - - - - - - - - - - - t/ha - - - - - - - - - - - 1,5 115 2,2 0,7 3,9 2,2 4,1 127 2,5 4,8 135 6,6 -

O potssio desempenha uma funo vital nos processos essenciais da produo vegetal. E isso real.

Deficincia de potssio em cafeeiro.

Deficincia de potssio em soja.

Deficincia de potssio em milho (Original: EMBRAPACNPMS).

Deficincia de potssio em cana-de-acar, esquerda; direita, folha normal (Original: J. Orlando Filho).

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

CLCIO
Todo o mundo sabe
o clcio exigido pelas culturas1
No deixe a reserva de clcio (Ca) do seu solo baixar. Esse nutriente essencial, classificado como macronutriente secundrio na legislao brasileira de adubos, tem um grande papel a desempenhar no processo de formao da colheita. Muitas vezes, porm, nos programas de fertilidade preparados para muitas culturas de alta produo e alta qualidade, no se pensa nele. Existem excees. Plantadores de amendoim e de algodo, por exemplo, do nfase a uma boa nutrio com Ca. O que eles conhecem sobre o Ca que outros no conhecem? A resposta est no entendimento das contribuies do Ca para a fertilidade e para as culturas sob manejo intensivo ou estresse (falta d'gua, salinidade).
Tabela 1. Exigncias de clcio, magnsio e enxofre de vrias culturas.

Um bom programa de calagem o melhor suprimento de Ca para a maioria das culturas.

Cultura

Nvel de produo

Total absorvido Ca Mg S - - - - kg - - - -

Funes do clcio no solo


O clcio contribui para a formao da fertilidade do solo da seguinte forma: o clcio desloca o hidrognio (H) da superfcie das partculas do solo quando o calcrio adicionado para reduzir a acidez. o clcio essencial para os microrganismos que transformam os restos de cultura em matria orgnica, libertam os nutrientes e aumentam a estrutura e a capacidade de reteno de gua dos solos. o clcio ajuda a bactria Rhizobium a fixar melhor o nitrognio atmosfrico (N) em formas que as plantas leguminosas podem utilizar. o clcio aumenta a absoro de todos os outros nutrientes pelas razes e o seu transporte para os outros rgos da planta (caule, ramos, folhas, frutos).

o clcio necessrio para a formao da parede celular e para a diviso normal da clula. o clcio, junto com o magnsio (Mg) e o potssio (K), ajuda a neutralizar os cidos orgnicos na planta. o clcio contribui para aumentar a resistncia s doenas.

Quanto clcio a cultura absorve?


Embora desempenhe papis importantes na vida da planta, as quantidades de Ca nela contidas no so to grandes quanto as de nitrognio e potssio. So, em geral, maiores que as de magnsio (Mg) e de enxofre (S), dois elementos que, com o clcio, compem a lista dos macronutrientes secundrios. Note-se que essa classificao convencional e no quer dizer que o Ca seja menos essencial que os demais elementos e nem menos importante para garantir produtividade e qualidade dos produtos agrcolas, forrageiras, frutferas, hortalias e gros. A Tabela 1 mostra a necessidade de Ca, Mg e S de vrias culturas.

Algodo 500 kg de fibra Amendoim 2 t de gros Arroz 3 t de gros Caf1 3 t de gros Cana 100 t de colmos Eucalipto 100 m3 de madeira Feijo 1 t de gros Forrageiras gramneas 1 t mat. seca leguminosas 1 t mat. seca Laranja2 18 t frutos Milho 5 t gros Soja 2,5 t gros Tomate 40 t Trigo 3 t gros
1

15 10 27 63 100 140 58

12 12 9 30 52 35 19

10 11 12 10 45 38 26

5 3 1 13 4 2 160 9 9 19 26 13 42 25 5 15 18 27 7 9 8

Quantidades absorvidas entre 5,5 e 6,5 anos de idade para dar uma produo de 50 sacas beneficiadas. 2 Quantidades totais contidas em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/p, densidade de 210 plantas/ ha.

Na prtica agrcola as deficincias de Ca existem, e elas devem ser evitadas ou corrigidas. Atente para um ou mais dos seguintes sintomas: lento desenvolvimento do sistema radicular. As razes freqentemente desenvolvem uma colorao escura e em casos severos o meristema de crescimento morre. as folhas novas crescem lentamente e o pice torna-se gelatinoso. Lembre-se, o clcio no se transloca na planta, assim, os sintomas de deficincia aparecero nas folhas mais novas. pouca nodulao nas leguminosas. Os ndulos ineficientes so de colorao verdeacinzentado no seu interior enquanto os ndulos saudveis so rosados. o tomate apresenta o "fundo preto" ou podrido estilar e, internamente, o corao negro. O clcio e o manejo apropriado da gua aumentam a resistncia a essa anormalidade. frutos abortados ou vagens murchas no amendoim. A falta de Ca no crescimento dos frutos resulta numa alta porcentagem de vagens vazias.

Funes do clcio nas plantas


O clcio vital para vrias funes na planta, incluindo: o clcio ajuda a converter o N-nitrato (N-NO3) em formas necessrias para a formao da protena. o clcio ativa um grande nmero de sistemas enzimticos que regulam o crescimento da planta.

Evite o problema da deficincia de clcio


A disponibilidade de clcio adequada quando os solos no so cidos (pH entre 6,0 e 6,5) ou quando a acidez corrigida pela aplicao de calcrio. Quando o solo se torna cido em conseqncia da lixiviao ou perda de bases pela eroso, da adubao, e da prpria cultura (que "troca" potssio, clcio e magnsio por hidrognio) o desenvolvimento das plantas freqentemente prejudicado pelas concentraes txicas de alumnio (Al), mangans (Mn) e ferro (Fe), alm da falta de clcio. A anlise de solo e um bom programa de calagem so a melhor prtica de manejo (MPM) para prevenir esses problemas.

Traduo e adaptao do original "It's Well Known Calcium Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

sementes escuras ou "corao negro" das sementes do amendoim. A deficincia diminui a produo e reduz a qualidade e o valor comercial. podrides nas vagens do amendoim. Quando o Ca est deficiente ou em baixa proporo com respeito ao K e ao Mg, as vagens so mais predispostas infeco por fungos. A pesquisa tem demonstrado que h menos podrides das vagens em solos bem supridos em Ca. plantas mais sujeitas seca, porque a falta de clcio limita o desenvolvimento das razes e a absoro de gua. colapso do pecolo da soja, geralmente associado com a falta d'gua que transporta menos Ca para a folha. As deficincias de clcio ocorrem mais facilmente em solos cidos, arenosos, no qual o Ca disponvel foi lixiviado pela chuva ou gua de irrigao, e em turfa fortemente cida e solos estercados, onde o teor total de Ca baixo.

em profundidade, fonte de Ca e de S para as plantas. Algumas fontes de Ca mais comuns esto na Tabela 2. Notar que alguns adubos fosfatados possuem Ca.
Tabela 2. Algumas fontes de Ca. Fonte Corretivos Calcrio calctico magnesiano dolomtico Cal extinta Gesso agrcola Fertilizantes fosfatados Fosfato natural "Fosmag" Superfosfato simples triplo Termofosfato Outras Cloreto de clcio Nitrato de clcio2
1 2

Ca%

Valor neutralizante1 85-100 85-108 85-108 120-135 Sem 10 Sem Sem Sem 40 Sem 20

32-38 28-30 15-25 52-54 22 28 18 18 10 20 25 18

Use a fonte certa de clcio


Um bom programa de calagem um eficiente meio de suprir Ca para a maioria das culturas. O calcrio calctico de alta qualidade efetivo quando os ajustes de pH so necessrios. Se o Mg estiver deficiente, a fonte preferida deve ser o calcrio dolomtico. O gesso, gesso agrcola ou fosfogesso (sulfato de clcio), alm de melhorar o ambiente radicular

Em relao ao CaCO3 puro = 100. Adubo nitrogenado.

Melhores prticas de manejo (MPMs) para clcio na nutrio das plantas


As seguintes MPMs podem ajudar a melhorar a nutrio da cultura com a garantia

de que o Ca no se torne um fator limitante para a produo, a qualidade e o lucro. Analise o solo todos os anos. Corrija a acidez. O clcio do calcrio satisfaz as exigncias nutricionais da maioria das culturas. Faa um programa de adubao e de nutrio bem balanceado. O clcio, o Mg e o K competem por stios de absoro nas razes. A falta de um faz com que outro ou outros sejam absorvidos em excesso. Aplique clcio para funes especficas. O Ca aplicado quando se chega terra e o amendoim comea a formar vagens ajuda o desenvolvimento das sementes. Aplicaes de sais solveis (cloreto, nitrato de Ca) nas folhas e frutos do tomateiro ajudam a diminuir ou evitar o "fundo preto" e o "corao negro". Na macieira, as mesmas ajudam a controlar o "bitter pit". Aumenta a resistncia a doenas. Faa o Ca parte de outras MPMs para minimizar o estresse da planta e aumentar sua resistncia a doenas. Construa a fertilidade do solo. Solos frteis nem sempre so produtivos pode faltar gua, por exemplo. Mas os solos produtivos so sempre frteis.

Todo o mundo deve saber o clcio exigido por todas as culturas.

Deficincia de clcio em cafeeiro.

Deficincia de clcio em feijoeiro: morte dos pontos de crescimento, murchamento (Original: Quirino A.C. Carmello).

Deficincia de clcio em milho (Original: EMBRAPA-CNPMS).

Deficincia de clcio em cana-de-acar (Original: G. Samuels).

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

MAGNSIO
uma regra (sem exceo)
o magnsio exigido por todas as culturas
uma regra que, para a germinao, um saco de sementes de trigo necessita da quantidade de oxignio contida em 48 metros cbicos de ar. O oxignio necessrio para a liberao da energia qumica nas sementes. Durante a germinao, aquele saco de sementes produz a mesma quantidade de energia necessria para um trator arar quase um hectare de terra. uma regra. O magnsio (Mg) necessrio para as culturas capturarem a energia do sol utilizada no crescimento e na produo. uma regra. O magnsio classificado como um nutriente secundrio, mas ele tem um efeito primrio na produo vegetal e animal. H trs elementos classificados como nutrientes secundrios: enxofre (S), clcio (Ca) e magnsio. As quantidades de Mg exigidas pelas culturas geralmente so menores que as de potssio (K) ou clcio (Ca), mas praticamente iguais s de fsforo (P) ou enxofre (S). A Tabela 1 mostra a absoro de Mg pelas culturas a nveis de produo selecionados. Embora o solo fornea naturalmente variadas quantidades de Mg, esse suprimento tem sido esgotado em muitas reas devido a cultivos sucessivos sem adubao com Mg. Alm disso, calcula-se que a eroso leva embora das terras agrcolas uma quantidade de Mg equivalente contida em todo o calcrio aplicado no Brasil. Isso explica porque os agricultores observam respostas ao Mg aplicado em suas terras. Mg para a plantas diminui a baixos pHs e a altos pHs. Em solos cidos, com baixo pH (pH abaixo de 5,8), o excesso de hidrognio (H) e de alumnio (Al) influencia a disponibilidade de Mg e sua absoro pelas plantas. A altos pHs (acima de 7,4), o excesso de Ca impede a absoro de Mg pelas plantas. Outras situaes tambm aumentam a necessidade de Mg suplementar: solos arenosos com baixa capacidade de troca de ction, baixo teor de Mg e alto potencial de lixiviao de Mg; aplicao de calcrio calctico em solos com baixo teor de Mg; culturas exigentes em Mg como o algodoeiro, os citros, o tomateiro e o dendezeiro; altas doses de N amoniacal e de K2O na adubao; teores baixos de Mg trocvel no solo, geralmente menos de 0,5 meq/100 cm3 (120 ppm); perodos de seca ou veranico.

O magnsio ativa mais sistemas enzimticos que qualquer outro nutriente. Grande parte do Mg nas plantas est contida na seiva. As funes incluem a fotossntese e a respirao.

Tabela 1. Quantidades de magnsio absorvidas por vrias culturas. Cultura Algodo Amendoim Arroz Caf1 Cana Eucalipto Feijo Forrageiras gramneas leguminosas Laranja2 Milho Soja Tomate Trigo
1

Nvel de produo 750 kg de fibra 2 t de gros 3 t de gros 3 t de gros 100 t de colmos 100 m3 de madeira 1 t de gros 1 t de mat. seca 1 t de mat. seca 18 t de frutos 5 t de gros 2,5 t de gros 40 t de frutos 3 t de gros

Total absorvido kg Mg 18 17 9 30 52 34 19 3 4 9 33 13 18 12

O magnsio nas culturas


Algumas espcies de plantas so mais exigentes em Mg que outras: leguminosas forrageiras e gramneas, algodo, dend, milho, batata, citros, cana-de-acar e tabaco precisam de grande quantidade de Mg. E algumas variedades e hbridos de culturas tais como milho, soja, lespedeza, algodo e aipo podem requerer mais Mg que outras. Regra geral: em muitas culturas o teor crtico de Mg, isto , o nvel abaixo do qual a produo cai, na matria seca da ordem de 0,2-0,3%.

Quantidade absorvida entre 5,5 e 6,5 anos de idade para uma produo de 50 sacas beneficiadas. 2 Quantidade total contida em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/p, densidade de 210 plantas/ha.

O magnsio nos solos


A crosta terrestre contm cerca de 1,9% de Mg, grande parte na forma de minerais. Parte do Mg se torna disponvel medida que os minerais so intemperizados, um processo lento. O magnsio pode ser adicionado aos solos deficientes pela aplicao de fertilizantes que contm o elemento ou atravs do calcrio dolomtico. O calcrio dolomtico contm carbonatos de Ca e Mg (com valor neutralizante), enquanto o calcrio calctico contm somente carbonato de clcio. O calcrio magnesiano ocupa posio intermediria. A disponibilidade de magnsio freqentemente relacionada ao pH: pesquisas tm mostrado que a disponibilidade de

Funes e sintomas de deficincia


O magnsio absorvido pelas plantas como ction Mg2+. Ele desempenha 9

Traduo e adaptao do original "It's a Rule Magnesium Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

muitas funes na planta. Mais notvel, porm, ele componente da clorofila, o pigmento responsvel pela fotossntese e pela colorao verde das plantas. uma regra. Uma vez que o magnsio um nutriente mvel na planta, ele facilmente translocado do tecido mais velho para as partes novas da planta. reas novas da planta, que esto em crescimento, contm as maiores concentraes de Mg. Quando uma deficincia ocorre, as folhas mais velhas so afetadas primeiro: perda da cor entre as nervuras da folha, geralmente iniciando-se nas margens e no pice e progredindo para o centro. Isso d s folhas de milho uma aparncia listrada; as folhas podem tornar-se quebradias e encurvadas para cima; as folhas podem ficar mais finas que o normal; o pice e a margem das folhas podem adquirir colorao prpura-avermelhada no caso de deficincias severas (especialmente no algodo); o baixo teor de Mg na folha pode diminuir a fotossntese e o crescimento geral da cultura.

Como resolver o problema da deficincia de magnsio


Use a anlise de solo para avaliar o estado de disponibilidade do Mg do solo. Use a anlise de tecido da planta para monitorar a absoro sazonal das plantas e sua utilizao. Com os resultados dessas anlises junto com as quantidades exigidas, nveis de produo e prticas de manejo do solo, pode-se fazer um programa de adubao magnesiana do mais alto nvel. As recomendaes tpicas para aplicao de Mg no solo variam entre 10 e 50 kg/ha. O Mg na forma de adubo pode ser aplicado no solo a lano ou localizado na faixa, linha ou sulco, geralmente do segundo modo. Os adubos magnesianos mais comuns existentes no mercado brasileiro so o sulfato duplo de potssio e magnsio, o "fosmag" (contm tambm P2O5, Ca e S), o termofosfato magnesiano, o sulfato e o xido de Mg. O magnsio pode tambm ser distribudo a lano como calcrio dolomtico ou magnesiano na prtica da calagem. A Tabela 2 mostra o efeito benfico do calcrio dolomtico sobre a produo do cafeeiro no cerrado de Minas Gerais (dados da EPAMIG).

Tabela 2. Efeitos do calcrio calctico e do calcrio dolomtico na produo do cafeeiro (soma das 3 primeiras safras). Tratamento Testemunha Calcrio calctico Calcrio dolomtico Sacos/ha 63 67 97

A tetania dos pastos ocorre em gado que se alimenta de forrageiras com baixo teor de Mg, as quais podem causar srias implicaes na sade e mesmo a morte. s vezes chamada hipomagnesia, ela est associada com baixos nveis de Mg srico no sangue. Pesquisadores observaram que mesmo que o Mg possa ser absorvido pelas razes das plantas forrageiras, ele no pode ser translocado para a parte superior se as plantas estiverem deficientes em P. Quando isso ocorre, o gado que pasta nestas forrageiras torna-se mais predisposto tetania. Produtores de leite e de carne podem ajudar a resolver o possvel problema de tetania dos pastos com uma adubao adequada de P e Mg. O magnsio exigido pelas culturas uma regra sem exceo!

Deficincia de magnsio em cafeeiro.

Deficincia de magnsio em algodoeiro, causando avermelhamento internerval (Original: IAC).

Deficincia de magnsio em folhas velhas de milho (Original: ARBORE).

Deficincia de magnsio em soja (Original: EMBRAPA-CNPSo).

10

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

ENXOFRE
O elo que pode faltar
o enxofre exigido pelas plantas
Todo o mundo sabe que uma corrente no melhor que o seu elo mais fraco. Em muitos programas de adubao h um elo freqentemente esquecido o enxofre (S).
Tabela 1. Quantidades de enxofre absorvidas por vrias culturas. Cultura Algodo Amendoim Arroz Caf1 Cana Eucalipto Feijo Forrageiras gramneas leguminosas Laranja2 Milho Soja Tomate3 Trigo
1

Nvel de produo 750 kg de fibra 2 t de gros 3 t de gros 3 t de gros 100 t de colmos 100 m3 de madeira 1 t de gros 1 t de mat. seca 1 t de mat. seca 18 t de frutos 5 t de gros 2,5 t de gros 40 t de frutos 3 t de gros

Total absorvido kg S 22 8 12 10 45 36 26 1 2 9 13 10 14 12

Porque o enxofre se tornou o elo mais fraco?


Atualmente, o S est se tornando um nutriente limitante na produo das culturas, mais que no passado. As razes para esse aumento na necessidade incluem: maior produtividade das culturas, que requerem mais S; aumento no uso de adubos concentrados que contm pouco ou nenhum S; reduo nas quantidades de S atmosfrico provindas da chuva; reduo das reservas de S do solo com as perdas de matria orgnica devido mineralizao e eroso. A Tabela 1 mostra a absoro de S pelas principais culturas. A deficincia de S pode ser devida a vrias condies: solos arenosos; baixo contedo de matria orgnica dos solos; regies com alta pluviosidade; alto manejo da produo; baixo teor de S na gua de irrigao.

como um nutriente-chave necessrio ao desenvolvimento da cultura. O enxofre exigido para a formao de aminocidos e de protenas, para a fotossntese e para a resistncia ao frio. As deficincias de enxofre so freqentemente confundidas com as de N. Os sintomas de deficincia de S aparecem como: crescimento raqutico das plantas; amarelecimento geral das folhas. Em situaes de deficincia menos severa, os sintomas visuais no so aparentes, mas a produo e a qualidade sero afetadas. As concentraes de enxofre na matria seca das plantas podem variar entre 0,2 e at mais de 1,0%. A batatinha e muitas outras hortalias necessitam de grandes quantidades de S e produzem melhor quando esse elemento faz parte do programa de adubao. As leguminosas como o feijo, a soja, a ervilha e as forrageiras exigem S para a nodulao, a fixao de nitrognio do ar e a produo.

Quantidade absorvida entre 5,5 e 6,5 anos de idade para uma produo de 50 sacas beneficiadas. 2 Quantidade total contida em um pomar produzindo 2 caixas de 40,8 kg/p, densidade de 210 plantas/ha. 3 Nos frutos somente.

O elo do enxofre no solo


O enxofre fornecido planta pela matria orgnica e por minerais do solo. Com freqncia, porm, est presente em quantidades insuficientes e no se encontra disponvel nas pocas em que exigido para satisfazer as necessidades de culturas alta-

mente produtivas. A maior parte do S do solo est fixada na matria orgnica e ele s pode ser usado pelas plantas quando convertido na forma de sulfato (SO4) pelas bactrias do solo. Este processo conhecido como mineralizao. O sulfato mvel no solo e pode ser lixiviado fora da zona radicular em alguns solos sob condies de alta pluviosidade. Quando o solo comea a secar, o sulfato, juntamente com o nitrato, pode subir em direo superfcie medida que a gua se evapora. Devido a essa mobilidade do enxofre disponvel (sulfato), a anlise do solo nem sempre pode fornecer informaes seguras sobre a capacidade que o solo tem para fornec-lo s culturas. A anlise do tecido da planta, particularmente das folhas, pode dar uma indicao melhor da necessidade de S.

O elo do enxofre para a produo e os lucros


As respostas das culturas brasileiras ao S tm sido bem documentadas, como se v na Tabela 2, a qual contm dados obtidos pelo CENA-USP em colaborao com a Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias de Jaboticabal, Faculdade de Cincias Agrrias de Botucatu, Faculdade de Agronomia de Bandeirantes, EPAMIG e empresas particulares. Usando-se doses adequadas de S aumentam-se as produes e diminuem-se os custos por unidade produzida. Menor custo de produo por unidade conduz diretamente a maiores lucratividades (Tabela 3). A qualidade do produto tambm importante. Um ensaio de 5 anos de durao feito em Louisiana, EUA, mostrou que a adubao com S pode afetar significativa-

O elo do enxofre na planta


1

Traduo e adaptao do original "It's the Missing Link Sulfur Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

O enxofre reconhecido, junto com nitrognio (N), fsforo (P) e potssio (K),

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

11

mente a produo e a digestibilidade da grama das Bermudas (Tabela 4). Outras forrageiras, particularmente as leguminosas, podem mostrar efeitos semelhantes na sua qualidade.
Tabela 2. Respostas de culturas brasileiras ao enxofre. Cultura Algodo Arroz Caf Cana Citros Colonio Aumento na produo (%) 37 16 41 11 18 21

Tabela 4. O enxofre aumenta a produo e a quantidade de matria seca digestvel (MSD) da grama das Bermudas. Enxofre kg/ha 0 24 48 72 96 Produo kg/ha 12.590 13.091 13.504 13.862 14.580 MSD kg/ha 7.095 7.330 7.580 7.728 8.123

embora entre eles a relao "adequada" seja mantida.

Como reforar o elo mais fraco


O enxofre pode ser aplicado em faixas ou a lano, ou atravs do sistema de irrigao (sulco e asperso). As recomendaes tpicas variam de 10 a 30 kg de S/ha, mas algumas vezes podem chegar a 50 kg/ha, dependendo da cultura, do manejo e da pobreza do solo. Os adubos sulfurados podem conter S na forma de sulfato, outras formas solveis, ou como S elementar. O enxofre na forma de sulfato tem a vantagem de estar imediatamente disponvel planta; porm, ele tambm prontamente lixivivel da zona radicular. O S elementar no est disponvel planta at que tenha sido convertido no solo a sulfato, um processo que pode levar semanas ou meses. A seleo de um fertilizante particular depender da situao da cultura, da poca de aplicao, da preferncia do comprador, do custo, do equipamento de aplicao e da disponibilidade de materiais. Contm enxofre os seguintes adubos principais do mercado brasileiro, com o seu teor porcentual, respectivamente: Fosmag - 12% de S; gesso agrcola - 16%; sulfato de amnio - 23%; sulfato de potssio - 18%; sulfato duplo de potssio e magnsio - 22%; superfosfato simples -12% de S. Lembre-se: o S pode ser o elo que est faltando no seu programa de adubao.

O elo do enxofre para a produo animal

O enxofre um nutriente essencial para as culturas e para os animais que conColza 51 somem essas culturas. Pesquisadores reportam que o crescimento da forrageira pode Feijo 28 estar prximo s taxas mximas, mas o teor Milho 21 de S pode estar inadequado para a nutrio Repolho 9 dos animais ruminantes. No sudeste dos Soja 24 EUA, altas doses de adubos nitrogenados Sorgo 10 tm causado diminuio na concentrao Trigo 26 de S em Coastal bermudagrass e aumentado a relao N:S. Isso parece contribuir para a baixa performance do aniTabela 3. A adubao com S diminui os custos de produo de mal que utiliza essa gramnea. milho e aumenta o lucro lquido (dados norteamericanos)1. Muitos pesquisadores recomendam uma relao N:S de 10:1 a S Produo Lucro Custo de Lucro Custo por kg/ha sacos/ha bruto produo lquido saco 15:1 para uma nutrio animal adequada. Notou-se, porm, que - - - - - - - - - R$/ha - - - - - - - - R$/saco em uma situao de deficincia 0 178 895 750 45 4,20 (com baixos teores de N e S), a 10 203 1.020 762 258 3,76 relao "adequada" pode ser um 20 212 1.062 772 290 3,64 erro. Os dois nutrientes podem estar limitando o desempenho do 30 209 1.045 777 268 3,72 animal, por estarem ambos em 1 1 saco de milho = R$ 5,00. Colheita = R$ 0,40/saco. concentrao baixa na forrageira, Enxofre = R$ 0,40/kg.

Deficincia de enxofre em algodoeiro (Original: IAC).

Deficincia de enxofre em feijoeiro, direita; esquerda, planta normal (Original: Euclides Caxambu A. de Souza).

12

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

Vous aimerez peut-être aussi