Vous êtes sur la page 1sur 14

1 CAPITAL, TRABALHO E DINMICA DO ESPAO METROPOLITANO DE FORTALEZA Ms.Alexsandra M. Vieira Muniz1 Dr. Jos Borzacchiello da Silva2 Ms.

Maria Cllia Lustosa Costa3 O destaque da Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF)4 no espao cearense, no que se refere s metamorfoses na estrutura produtiva e espacial em curso nas ltimas dcadas exige a compreenso, mesmo que sucinta, de sua relao com o contexto maior de reestruturao capitalista, j que os impactos na esfera do trabalho e no espao uma de suas mltiplas facetas. Sabedores que a fase atual do processo de reestruturao produtiva coincide com a passagem do capitalismo industrial para o capitalismo financeiro ou monopolista, no Brasil, somente na segunda metade dos anos 1980 evidenciam-se um novo paradigma tecnolgico e produtivo e uma nova organizao do trabalho e do espao. Este processo acelera-se a partir dos anos 1990 sob o impulso das polticas neoliberais. Neste percurso, ocorre a transnacionalizao do sistema capitalista de produo e um novo momento do processo de acumulao entra em vigor, resultando, dentre outras coisas, na reestruturao da mquina Estatal em que as arenas decisrias, na maioria das vezes, ocorrem fora dos limites do pas. Se, at ento, o planejamento estava sob o controle do Estado-Nao, com a transnacionalizao do capital passa a estar condicionado adoo das estratgias formuladas pelas instituies financeiras supranacionais que assumem o papel do Estado patrocinador. O Estado, por sua vez, passa a ser o parceiro mais importante nos programas financiados e elaborados de acordo com as especificaes destas instituies. Nesse contexto, a mquina Estatal passa por uma verdadeira reestruturao, instituindo rgos indutores das novas exigncias do capital e elaborando polticas que permitam aumentar a participao do capital privado.

1 Doutoranda e Professora da Universidade Federal do Cear. Email: alexsandramuniz@yahoo.com.br 2 Orientador do Doutorado e Professor Titular da Universidade Federal do Cear. Email: borza@secrel.com.br. 3 Co-orientadora do Doutorado, Coordenadora do LAPUR e Professora da Universidade Federal do Cear. Email:clelialustosa@gmail.com. 4 A Regio Metropolitana de Fortaleza constituda por 15 municpios: Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba, Aquiraz, Maracana, Eusbio(antigo distrito de Aquiraz), Guaiba(antigo distrito de Pacatuba), Itaitinga, Chorozinho(antigo distrito de Pacajus), Pacajus, Horizonte(antigo distrito de Pacajus), So Gonalo do Amarante, Pindoretama(antigo distrito de Cascavel) e Cascavel.

2 O governo federal objetivando dar continuidade s polticas de desenvolvimento implementadas com a interveno planejada do Estado a partir dos anos 1960 ao mesmo tempo em que reduzia os gastos pblicos, passou a maximizar a oferta de fatores locacionais, capazes de atrair os investimentos privados. ento no contexto da guerra fiscal entre os Estados denominada por Santos e Silveira (2001) como a guerra dos lugares que so ampliados os incentivos para o Cear nos anos 1990, notadamente para setores como o de turismo e o agronegcio de exportao com base na agricultura irrigada (fruticultura, horticultura, floricultura) e na agroindstria a ela associada, bem como nova lgica de industrializao pautada na reestruturao do capital. Inaugura-se, assim, uma nova etapa de acumulao mundial do capital. Entra em cena o paradigma de acumulao capitalista contemporneo denominado por Harvey (1993) de regime de acumulao flexvel por opor-se diretamente rigidez fordista e apoiar-se na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e padres de consumo... (HARVEY, 1993:140). Em linhas gerais, a reestruturao produtiva calcada na produo flexvel trouxe consigo uma reorganizao do processo de gesto da produo e da fora de trabalho com novas prticas gerenciais, uma nova lgica de produo de mercadorias, desenvolvimento de novas tecnologias, descentralizao produtiva, tais como a terceirizao ou as relocalizaes industriais. Isto ocasionou o fechamento de indstrias e abertura de outras, a modificao das regras institucionais de relacionamento entre capital e trabalho, as mudanas de hbito no consumo, as alteraes nos padres de concorrncia intercapitalista etc. Com o regime de acumulao sob a dominncia do capital financeiro denominado de mundializao do capital (CHESNAIS, 1996), a cincia e a tecnologia a servio direto da produo e reproduo do capital, invadem os setores produtivos com muito mais mpeto, transformando as relaes de trabalho. Nesse contexto, a mundializao do capital tendeu a impulsionar o processo de reestruturao produtiva ao determinar, atravs da disputa por novos mercados e da competio em escala global, transformaes no espao e na estrutura produtiva, difundindo a modernizao dos processos de trabalho e produo de forma a intensificar a produtividade. Com a reestruturao produtiva, modificam-se as condies tcnicas, jurdicas-polticas e sociais, as formas de organizao do trabalho e do processo de produo, com novas prticas

3 gerenciais. De acordo com Ianni (1997) [...] desenvolvem-se novas tecnologias de produo [...] compreendendo a flexibilizao do processo produtivo, ocorre todo um rearranjo da fora de trabalho, envolvendo as capacidades profissionais dos trabalhadores. Isso implicou tambm em transformaes nas relaes entre capital e trabalho com a instaurao de novas legislaes trabalhistas de cunho flexvel, adaptando-as s necessidades do capital. Os grandes avanos cientfico-tecnolgicos e a espetacular expanso das redes de comunicao e transporte foram condio sine qua non para a reestruturao produtiva e espacial que permitiu a disperso mundial da produo e a criao de espaos inteligentes onde a lgica capitalista pudesse fluir. Em outras palavras, est ocorrendo, uma transnacionalizao que alcana espaos at ento no penetrados pelo capital (SANTOS, 1996). Ocorrem inovaes tecnolgicas no processo produtivo, cuja expresso tem sido a microeletrnica, a automao, a robtica, a informtica e as redes que aceleram e multiplicam a capacidade produtiva da fora de trabalho (IANNI, 1997). Os novos padres de gesto/organizao do trabalho que tm assumido importncia decisiva na flexibilizao das relaes de trabalho, ocorrem de forma mais intensa no setor industrial. Juntamente com as inovaes tecnolgicas, observa-se a introduo de procedimentos organizacionais globais (kaban, just in time), uma srie de racionalizaes da produo (downsizing e a reengenharia) e programas de qualidade total que possibilitam o gerenciamento do trabalho via crculos de controle de qualidade, gesto participativa, uma maior economia de espao, do tempo de produo, maior controle da qualidade do produto e conseqentemente maior produtividade. Valoriza-se a cooperao, o trabalho em equipe, a polivalncia e a multifuncionalidade do trabalhador. neste contexto que a RMF na busca de alcanar um padro de competitividade mais elevado, passa a efetivar considerveis alteraes na sua estrutura organizacional de produo e nas relaes sociais de produo e trabalho que acarretam, sobretudo, modificaes na sua dinmica espacial. Cabendo aqui os seguintes questionamentos: No contexto de reestruturao produtiva, como os diferentes agentes tm participado da produo do espao metropolitano? Qual a relao entre reestruturao produtiva, mobilidade do trabalhador, espacializao dos investimentos produtivos e dos segmentos da sociedade no espao metropolitano?

4 Quais impactos no mercado de trabalho e no espao? Qual a relao entre a ocupao no mercado de trabalho, a espacializao das diferentes categorias de trabalhadores, suas formas de moradia e a segregao socioespacial na RMF? Regio Metropolitana de Fortaleza Num contexto de reestruturao capitalista e reforma Estatal, a Constituio Federal de 1988 transferiu o poder de institucionalizao e gesto das regies metropolitanas da Unio para os Estados. Instituda atravs da Lei Complementar n 14, de 6 de junho de 1973 que criou as primeiras regies metropolitanas no Brasil, a Regio Metropolitana de Fortaleza(RMF) inicialmente constituda pelos municpios de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Aquiraz, totaliza, hoje, 15 municpios. Estes municpios que integram a metrpole, indicados por legislao no levam em considerao a existncia ou no de coeso metropolitana. Conforme Silva (2009) a institucionalizao deu-se antes que o processo de metropolizao se manifestasse. Segundo dados do IBGE (2010), com 3.559.398 habitantes e uma rea de 5.785,822 km, a RMF apresenta elevada concentrao populacional na capital. Embora Fortaleza continue apresentando um elevado contingente populacional (2.447.409 habitantes), ratificando seu processo de crescimento, notadamente macroceflico, Caucaia que apresenta a segunda maior rea da RMF (1.227,895 km) com populao estimada de 324.738 habitantes representa, tambm a segunda posio no quantitativo populacional. Isto se deve dentre outras coisas ao alto nvel de integrao metrpole, em virtude da poltica de construo de conjuntos habitacionais, nos idos dos anos 1980, para responder ao dficit habitacional em Fortaleza, e mais recentemente com a transformao de antigos espaos do veraneio em lcus de primeira residncia, aumentando, conseqentemente, o fluxo entre Caucaia e Fortaleza. Maracana com 209.748 habitantes o terceiro municpio em populao da RMF, o que pode tambm ser explicado pelo altssimo nvel de integrao metrpole por parte deste municpio, em virtude da implantao do distrito industrial, seguido da construo de conjuntos habitacionais, pensados para abrigar populao de trabalhadores das indstrias implantadas. Entretanto, o dficit habitacional na capital acaba por impor transferncia de populao para Maracana em nveis maiores que a indstria que a motivou, gerando movimentos pendulares representativos do aumento gradativo da integrao do municpio dinmica da aglomerao (DANTAS; SILVA, 2009:31).

5 A elevada concentrao populacional apresenta vantagens, como: economias de aglomerao com a concentrao de produtos e servios, grande mercado consumidor, maior presso junto ao poder pblico e privado por polticas infra-estrutura e saneamento bsico, mas por outro lado apresenta inmeras desvantagens, como: agravamento das desigualdades socioespaciais, poluio, criminalidade, desemprego, vulnerabilidade socioambiental, descompasso entre oferta e procura de servios (transporte, habitao, segurana, sade, educao, saneamento e lazer) etc. O Estado, como um dos agentes produtores do espao urbano agrava ainda mais o processo de concentrao de renda ao aplicar seus recursos em benefcio de setores ou atividades privadas, em detrimento dos investimentos pblicos. A capital o principal ponto de escoamento da produo e de convergncia de fluxos que se difundem para diferentes espaos. A presena de uma rede de fluxos voltada para a capital e desta para locais cada vez mais longnquos rendeu a Fortaleza o papel central e de comando que foi construdo ao longo da histria de ocupao e produo do espao cearense. Esta centralidade exercida por Fortaleza sobre o conjunto metropolitano pode ser evidenciada pela concentrao de servios, equipamentos urbanos, populao, profissionais qualificados e sistemas tcnicos voltados a capacitao. Para isso concorre os sistemas tcnicos (SANTOS,1994,1996) de transportes. Estradas estaduais e federais cortam e integram a RMF, facilitando o escoamento dos fluxos de matriaprima, produtos e populao entre reas de diversidade natural (litoral, serra e serto), social (bairros de classe mdia, bairros operrios, condomnios fechados, conjuntos habitacionais) e atividades econmicas (espaos de lazer, turismo, indstria, comrcio, servios etc.). Com uma infra-estrutura rodoferroviria, aeroporturia e a privilegiada posio geogrfica que a capital rene para colocar os produtos em poucos dias nos mercados da Europa, dos Estados Unidos e do Mercosul, Fortaleza se insere no mapa da nova geografia mundial. A produo do espao da circulao com a expanso do meio tcnico-cientficoinformacional (SANTOS, 1996) sustentculo do processo de reestruturao produtiva se faz presente na RMF para atender diversos fins, muitos deles exteriores s demandas da populao local. A integrao da economia mundial graas ao desenvolvimento dos meios de transportes, troca contnua de informaes que se d em tempo real e unicidade tcnica (SANTOS, 1994, 1996), possibilitou um novo patamar de flexibilidade e integrao. A mais rpida circulao

6 planetria dos fluxos de trocas significou uma mobilidade maior de capital, tecnologia e fora de trabalho e uma disperso geogrfica da produo. Este fato promoveu especializaes regionais e a integrao dos espaos produtivos em redes de produo globais. Segundo Arajo (2000) ocorre a simultaneidade da fragmentao (fabricao, distribuio e comercializao) e integrao (espaos no auto-suficientes) com a regulao final do processo produtivo. A reestruturao produtiva e sua conseqente expanso para os espaos perifricos de Fortaleza com a implantao de fixos e fluxos (SANTOS, 1988) acarretam novas formas tecnolgicas, organizacionais e ocupacionais e uma maior mobilidade da fora de trabalho, dada a fluidez dos sistemas de transportes e comunicaes (infovias: cabos de fibra ptica, telefonia, rede mundial de computadores etc.), o que interfere diretamente na estrutura socioespacial da RMF. Com o impulso ao turismo, ao agronegcio e s modernas indstrias implantadas nos demais municpios da RMF, o que temos a intensificao dos fluxos de pessoas que procuram se inserir no mercado de trabalho, alm dos fluxos de mercadorias e informaes. Estes fluxos interligam o mercado nacional ao transnacional, passando a RMF a ocupar papel relevante na nova diviso interna e internacional do trabalho. Dessa forma, o processo de reestruturao produtiva ocasiona um reordenamento nas foras produtivas, nas relaes de trabalho e, notadamente, no espao. A RMF ao se inserir no processo de transformaes globais passa por uma redefinio e refuncionalizao do seu espao com importante expanso dos sistemas de objetos e de ao voltados a dotar o espao de fluidez (SANTOS, 1988, 1996). Tabela 1- Atividades produtivas, PIB e IDH no espao metropolitano de Fortaleza
Agropecuria Aquiraz Chorozinho Cascavel Caucaia Eusbio Fortaleza Guaiba Horizonte Itaitinga Maranguape Maracana Pacatuba 8% 12,9% 7,8% 2,2% 1% 0,2% 14,2% 4% 3,3% 4,8% 0,1% 1,5% Indstria Servios 38,6% 13% 32,8% 29,9% 62,1% 20,3% 12,7% 57,6% 23,5% 43,5% 57,9% 49,6% 53,5% 74,1% 59,4% 68% 36,9% 79,6% 73,1% 38,4% 73,1% 51,7% 41,9% 48,9% PIB(2007) (R$1000) 392.725 57.188 293.747 1.469.403 773.316 24.474.012 60.162 607207 101.584 578.035 2.612.318 364.581 PIB (Per Capita - 2007) 5.838 3.132 4.595 4.637 20250 10066 2.685 12479 3.266 5.613 13.240 5.543 IDH(2000) 0,670 0,633 0,673 0,721 0,684 0,786 0,652 0,679 0,680 0,691 0,736 0,717

7
Pacajus 6,8% 43,3% 49,9% Pindoretama 19,2% 13,8% 67% So 14,9% 19,6% 65,5% Gonalo do Amarante RMF 0,9% 26,7% 72,4% Cear 6,2 23,6 70,2 Fonte: Anurio Estatstico do Cear 2009-2010 377.315 54.381 552.849 9.319 50.331.383 6.875 3.172 13.714 0,678 0,657 0,639

32.768.822 6.149

0,699

Segundo dados do IPECE dos dez municpios com maior PIB Estadual em 2007, aqueles que fazem parte da RMF e sua representatividade no PIB Estadual foram: Fortaleza(1), Maracana(2), Caucaia(4), Eusbio(6), Horizonte(7), Maranguape(8) e So Gonalo do Amarante(9). Considerando o PIB Per Capita, temos: Eusbio(1), So Gonalo do Amarante(2), Maracana(3), Horizonte(4), Fortaleza(5) e Pacajus (10). Representando 65% do PIB estadual a RMF tem na capital, a maior representatividade do PIB metropolitano, o que nos leva a afirmar que alm da concentrao demogrfica Fortaleza centraliza os investimentos na RMF, mesmo com a extenso do tecido urbano e um processo concomitante de descentralizao que acompanha a lgica global. Trs dos municpios da RMF com maior representatividade no PIB Estadual foram os mesmos no IDH de 2000, segundo o PNUD, temos: Fortaleza(1), Maracana (2), Caucaia(3) e Pacatuba(4). Conforme a Tabela 1, no que se refere representatividade das atividades produtivas na RMF, Eusbio (62,1%), Horizonte(57,6%), Maracana(57,9%) e Pacatuba(49,6%), respectivamente, foram os municpios que apresentaram o PIB industrial maior que o do Cear (23,6%) e maior que o PIB agropecurio e de servios. Os municpios que apresentaram menor representatividade no setor industrial, inclusive com PIB industrial menor que o Estadual foram: Pindoretama, Chorozinho e Guaiba. Considerando os municpios de So Gonalo do Amarante, Caucaia, Pindoretama, Cascavel, Aquiraz, Maranguape, Pacatuba, Pacajus, Maracana, Horizonte e Eusbio, o destaque ficou para o setor de servios, sendo que Fortaleza, Chorozinho, Guaiba e Itaitinga, ultrapassam a mdia estadual do PIB servios (70,2%). Fortaleza o maior municpio no setor de Servios, o segundo menor no setor agropecurio, e o dcimo primeiro no setor industrial. Fortaleza que ocupava no capitalismo comercial funo administrativa e militar, com o crescimento industrial passou a ocupar funo preponderantemente industrial e comercial. Na dcada de 1960, a maior concentrao industrial estava localizada na Av. Francisco S, onde se

8 fixou um grande contingente da populao urbana. Este fato contribuiu para a expanso da cidade de Fortaleza de forma espacialmente desordenada, tendo em vista o intenso fluxo migratrio de trabalhadores para os espaos no entorno das indstrias, seguindo a via frrea. Desde os anos de 1970, os fatores que propiciaram o desenvolvimento industrial na zona oeste de Fortaleza foram perdendo espao diante da atuao planejada do Estado atravs da SUDENE atraindo a implantao de indstrias em outros municpios com a criao da RMF, a poltica de incentivos fiscais e financeiros, somado ainda infra-estrutura de circulao. Como conseqncia desse processo, o Distrito Industrial de Maracana, instalado nos anos de 1980, abriga hoje boa parte das indstrias da regio metropolitana, representando o segundo municpio com maior representatividade do PIB da RMF e o terceiro em populao, concorrendo para uma maior mobilidade para Maracana de grande parcela da populao, na busca de se inserir no mercado de trabalho, o que resultou tambm na construo de conjuntos habitacionais atravs do Sistema Financeiro da Habitao. Dentre as indstrias localizadas em Maracana, temos: Colonial Indstria de Bebidas Ltda, Txtil Unio s/a, Vicunha Txtil s/a, Tintas Hidracor s/a, Gerdau Aos Longos s/a, Esmaltec s/a, Coca-Cola(NORSA Refrigerantes Ltda), Fbrica Estrela , Avon Cosmticos. Nos anos de 1990, temos o incentivo localizao industrial ao longo das rodovias dos municpios de Horizonte, Pacajus, Eusbio, Pacatuba, Caucaia e Maranguape. Em 2002 temos a criao do complexo industrial e porturio do Pecm onde sero instaladas uma siderrgica e a refinaria de petrleo Premium II da Petrobrs, redefinindo o papel at ento exercido por este municpio na estrutura socioespacial metropolitana. Ademais, com a criao da Zona de Processamento de Exportaes ZPE incentivos fiscais sero direcionados para atividade industrial que representa 19,6%, o que impulsionar tambm o setor de servios que j representa 65,5% e trar inmeras conseqncias para a dinmica do mercado de trabalho metropolitano, a mobilidade da populao e demanda pelo solo urbano, com o crescimento de fixos e fluxos estreitando as relaes deste municpio com Caucaia e a capital. Segundo AMORA (2005) a distribuio espacial da indstria constitui fator significativo da metropolizao e refora a preponderncia da cidade de Fortaleza, que se projeta nacionalmente.

9 Acreditamos que a descentralizao industrial para outros municpios da RMF5 vem acompanhada da intensificao de um mercado de trabalho urbano e uma mudana frente aos novos padres de produo e consumo. Analisando dados do Guia Industrial do Cear (2010) podemos afirmar que enquanto h preferncia da indstria moderna pelos municpios perifricos da RMF, o maior quantitativo das indstrias tradicionais permanece em Fortaleza 6.
5 Dentre as indstrias localizadas nos demais municpios, podemos destacar em Caucaia: Ao Cearense Industrial Ltda, Siqueira Gurgel s/a - fabricao de produtos de higiene e limpeza, leos comestveis e beneficiamento de Castanha de Caju, tendo na produo de sabes em barra (sabo pavo e sabo sablet) sua principal atividade, Fevisa( possui outra unidade em Maracana), Ciol - Comrcio e Indstria de leos s/a, Caisa - Beneficiamento de produtos alimentares, Capisa - Fabricao de produtos alimentcios, Fbrica de Cimento Apodi do Grupo M. Dias Branco, WMA Participaes s/a - empresa do Grupo Ao Cearense localizada na antiga Rodovia BR-222. Em Horizonte: Santana Txtil s/a, Vulcabrs do Nordeste s/a - voltada para produo de calados de couro e roupas em geral, Troller Veculos Especiais s/a que passa a fazer parte do grupo da Ford Motor Company, juntamente com Lincoln, Mercury, Mazda e Volvo Cars, Schincariol que produz as cervejas Nova Schin e Glacial, abastecendo o mercado local do Cear e de Estados como a Paraba, Piau, Maranho, Par, Pernambuco e parte do Rio Grande do Norte. A Schincariol tambm registra recente entrada no sistema de franquias (como bares temticos) da Devassa, da Baden Baden, tambm comprou a pernambucana Nobel (Cintra e Eisenbahn). Em Pacajus: Rigesa do Nordeste s/a, Sucos do Brasil s/a, Vicunha Txtil s/a. Em Chorozinho: Companhia Industrial de leos do Nordeste Cione. Pacatuba que beneficia-se da expanso das indstrias e dos conjuntos habitacionais concentrados inicialmente em Maracana, temos: Marisol Indstria Txtil Ltda, Mecesa Embalagens s/a. Eusbio que tem posio privilegiada, limtrofe com Fortaleza, temos: Santa Clara Indstria e Comrcio de Alimentos Ltda, So Braz Indstria de Bebidas Ltda - Fbrica de vinhos, Haco Etiquetas, Taquary Indstrias de Artefatos Plsticos ltda, Ind. de Comrcio e Servios de Embalagens Ltda, fbrica de cadeiras Norlux, Terrasol indstria de cadernos, Metalrgica Brasil Indstria e Comrcio,Tec Lav, Grandon empresa de Mrmore e Granito, Jet Plast., Podium:Indstria de implementos rodovirios, Microsol Tecnologia s/a - reconhecida pelos nobreaks e estabilizadores, como o Mdulo Isolador, Vicunha Indstria e Comrcio Ltda, Moinho Dias Branco s/a, Indstria e Comrcio de Alimentos com o nome fantasia: Fbrica Fortaleza - a maior unidade industrial de biscoitos e massas alimentcias da Amrica Latina responsvel pela produo das marcas Fortaleza e Richester, B & Q - atuante na rea de eletrificao, presta servio terceirizado para Coelce. Em Maranguape: Dakota Nordeste s/a, Mallory Ltda -eletrodomsticos, Ypica gua Industrial Ltda, Leite Maranguape, Indstria Txtil Itaja do Nordeste Ltda, Maranguape Indstria e Comrcio Txtil Ltda, Liginani Confeces Ltda. Em Aquiraz temos: Colonial Indstria de Bebidas Ltda, White Stone do Brasil s/a:extrao beneficiamento e comercializao de granito e outras pedras ornamentais, Indstria de Bebidas Antarctica do Cear s/a (hoje AmBev - Companhia de Bebidas das Amricas, uma indstria privada de bens de consumo do Brasil, tendo nascido da fuso entre a Antarctica e a Brahma) conta com uma fbrica em Aquiraz, um Centro de Distribuio em Fortaleza, alm de atuar em todas as grandes cidades do interior por meio de distribuidores. A AmBev est sediada em So Paulo, com operaes em 14 pases das Amricas (Argentina, Brasil, Bolvia, Canad, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicargua, Paraguai, Peru, Repblica Dominicana, Uruguai e Venezuela) proprietria da Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaran Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, alm das inovaes H2OH! e Guarah!. O plo industrial de Cascavel conta com indstrias como: a Empresa Multinacional Eagle Ottawa, importadora de couro, Cascaju(do Grupo Edson Queiroz), Zappi Shoe Calados e a Cascavel Couros Ltda (Grupo Bertin s/a). 6 Algumas destas encontram-se nas mesmas localidades de quando foi feito o zoneamento industrial na capital, como exemplo, temos: Iracema Indstria e Comrcio de Castanhas de Caju Ltda, na av. Francisco S, bairro: Carlito Pamplona, Santana Fabril Indstria Txtil Ltda, bairro: Centro, Metalgrfica Cearense s/a-Mecesa, bairro: Ellery, Vicunha Txtil s/a, na av. Sargento Hermnio, bairro:Monte Castelo, Companhia Industrial de leos do Nordeste Cione, na av. Mister Hull, bairro: Antonio Bezerra voltada ao beneficiamento de castanha de caju e a fabricao de LCC(lquido da casca da castanha), Empesca Alimentos Ltda tambm na mesma localidade, Grande Moinho Cearense s/a, no Cais do Porto, cuja principal marca a "Farinha Dona Maria". Grendene s/a, na Barra do Cear, J. Macedo s/a, uma das maiores indstrias de massas do Brasil, na av. da Abolio, bairro: Mucuripe e no bairro:

10 Quanto distribuio espacial das indstrias temos tanto aquelas localizadas nos municpios que fazem parte da RMF( com 45% do ICMS financiado pelo Estado), como em outros, mais distantes desta( com ICMS financiado pelo Estado, chegando a 75%), resultado da poltica de interiorizao e descentralizao industrial, dentre as quais, citamos: Dakota Nordeste s/a em Maranguape e no municpio de Russas, Grendene s/a em Fortaleza, no municpio do Crato e em Sobral, com parte administrativa no Rio Grande do Sul, Moinho Dias Branco s/a no Eusbio e no municpio do Crato, Indai Brasil guas Minerais Ltda em Fortaleza, Guaramiranga e no Crato, a transnacional Coca-Cola no Cear(em Maracana), na Bahia, no Piau e no Rio Grande do Norte. Segundo Muniz (2004) o atual processo de interiorizao industrial no Estado do Cear implica alterao dos fluxos migratrios do tipo campo-cidade, em que predominam os fluxos urbano-urbano com atrao da populao urbana das cidades prximas. Se na poltica de integrao nacional, o Estado investia no desenvolvimento industrial visando sustar o movimento migratrio, pois acreditava-se que a indstria oferecendo empregos absorveria grande parte do contingente de mo-de-obra vindo do campo, hoje, com a poltica de interiorizao industrial ocorre a migrao descendente (SANTOS, 1993), ou seja, migrao da cidade para o campo. Conforme Muniz (2004) esta migrao ocorre notadamente por parte do trabalhador com maior qualificao, embora a migrao ascendente (do campo para cidade) ainda continue, dentre outras coisas, devido a busca pela empregabilidade, notadamente nos perodos de entre safra que exigem menor trabalho braal. Os perodos de reduo da produo industrial e agroindustrial no meio rural tambm ocasionam a unificao do mercado de trabalho urbano-rural na cidade com a presena do agrcola no rural (SANTOS, 1988) em atividades da indstria de construo civil, com o crescimento do mercado imobilirio, em empregos indiretos ligados a atividade agrcola como a terceirizao do transporte de produtos ligados ao agronegcio e nos servios em geral. . Acreditamos que o deslocamento cidade-campo vem acompanhado da mobilidade espacial de trabalhadores entre cidades, como ocorre na RMF, entre municpios com maior vocao industrial (Fortaleza, Caucaia, Maracana, Pacajus, Horizonte e brevemente So Gonalo do

Vicente Pinzon, Moinho Dias Branco s/a. Indstria e Comrcio de Alimentos Ltda, bairro: Mucuripe, Acapel Indstria e Comrcio Ltda, Indai Brasil guas Minerais Ltda(com unidades no centro e aldeota), Esmaltec s/a, na Praa da Imprensa, bairro:Aldeota, TBM - Txtil Bezerra de Menezes s/a, na av. dos Expedicionrios, bairro: Itaperi.

11 Amarante) e turstica (Aquiraz, Caucaia), em decorrncia da desconcentrao industrial na zona oeste de Fortaleza e do turismo na capital. Esta mobilidade se caracteriza em movimento pendular dada a proximidade e crescente investimento nos sistemas tcnicos voltados s comunicaes e aos transportes que tm ligao com as vias principais em direo a capital e demais municpios (BRs e CEs com acesso mais rpido), encurtando, portanto, o tempo que separa os diferentes espaos de moradia e de trabalho. Como o desenvolvimento do capitalismo contraditrio e desigual, acreditamos que ocorre o deslocamento de trabalhadores da zona rural destes municpios mais distantes da RMF para sua sede. E j que o sistema de transporte intra-urbano nestas localidades no de fcil acesso, a tendncia esta populao dos demais municpios da metrpole se deslocar para mais prximo do local de trabalho. Isto encurta as distncias entre espao de moradia e trabalho, ocasionando na reduo da populao rural nestes municpios e impulsionando o modo de vida urbano, ou seja, supomos que ocorre uma mudana no somente na forma (organizao espacial) e funo dos municpios da RMF, mas tambm, mudanas qualitativas que se referem subjetividade e modo de vida como conseqncia das novas prticas sociais e acelerao do tempo. Tipologias socioespaciais e categorias socioocupacionais Utilizando dados do METRODATA/IBGE(2000) foram identificadas 7 tipologias socioespaciais na RMF: Superior, Mdia Supeior, Mdia, Popular Operria, Inferior, Popular Perifrica e Rural. Destas tipologias socioespaciais da RMF a tipologia Popular Operrio que concentra 30,9% da populao ocupada na RMF, seguido da Inferior (23, 88%) e 16,83% da Mdio Superior (PEQUENO; MOLINA, 2009). Dentre as categorias que se destacam nestas tipologias, temos: trabalhadores do comrcio com 11,84%, prestadores de servios especializados (12,53%) e ocupaes de escritrio (12,21%). Na tipologia popular operria os trabalhadores da indstria tradicional representam 12%, prevalecendo sobre os trabalhadores da indstria moderna (4,63%), das ocupaes mdias (5,24%) e do tercirio especializado (11,45%). A presena considervel dos trabalhadores da indstria nesta tipologia se deve presena de conjuntos habitacionais e assentamentos populares associados s reas com maior concentrao de indstrias tradicionais e modernas. Na tipologia inferior temos mais de 10% das pessoas ocupadas no secundrio tradicional, assim como 11% no setor da construo civil, ambos considerados de baixa remunerao, fazendo da

12 carncia de infra-estrutura e da mobilidade dificultada caracterstica desta tipologia, cujas reas representam o lcus da aglutinao de grupos mais empobrecidos. A tipologia Popular Perifrico de menor representatividade na populao ocupada (5,91%) est fortemente associada ao processo de reestruturao produtiva do setor secundrio, abrigando a periferizao da indstria e a proliferao de loteamentos populares (...) (PEQUENO; MOLINA, 2009). Na tipologia Popular Perifrico, os trabalhadores da indstria moderna representam 4,34% e os da indstria tradicional 17,87%. Este fato no difere das tipologias acima relatadas, o que nos leva a afirmar que mesmo diante da reestruturao no setor industrial predomina a populao ocupada em atividades ligadas indstria tradicional. Algumas indstrias que utilizavam a matria-prima local como a oiticica, o algodo, a castanha de caju e exportavam produtos industrializados continuam presentes em Fortaleza e em sua Regio Metropolitana. O setor de beneficiamento da castanha de caju se mantm como um dos principais itens das exportaes cearenses. Mesmo com a decadncia da cultura do algodo as indstrias de gneros tradicionais como o txtil so as que predominam, com a concentrao de indstrias pautadas em novas tecnologias. Como nos fala Amora (2005): as indstrias do gnero txtil e de calados apresentam hoje face moderna, porm esto calcados em processo de acumulao que se beneficia dos baixos salrios e da abundncia de mo-de-obra. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econmico de Fortaleza, s vem reforar nossas afirmaes, pois nos bairros da capital que tiveram representatividade na alocao da indstria calcada em gnero tradicional hoje onde predomina o emprego industrial, a saber: a SER I que compreende os bairros: Vila Velha, Jardim Guanabara, jardim Iracema, Barra do Cear, Floresta, lvore Weyne, Cristo Redentor, Bairro Ellery, So Gerardo, Monte Castelo, Carlito Pamplona, Pirambu, Farias Brito, Jacarecanga e Moura Brasil, com uma rea de 2.538,2 m2, uma populao residente de 386.045 habitantes, densidade demogrfica de 134 pessoas por m2 e ocupando 82.467 domiclios, a atividade que predomina a indstria, gerando 35,24% de empregos. Estes bairros representam 9,74% dos estabelecimentos (3.294) e 9,23% (45.812) do estoque de emprego da capital. Consideraes Finais Diante do exposto, podemos afirmar que a reestruturao produtiva na RMF tem trazido mudanas na estrutura produtiva e espacial que no se restringem aos aspectos tcnicos e econmicos da produo, envolvendo notadamente seus aspectos sociais e espaciais.

13 Alm da mudana de gesto no espao metropolitano, podemos citar dentre as conseqncias da reestruturao capitalista, a modernizao e o redimensionamento da indstria no espao e o conseqente movimento do capital financeiro especulativo com o crescimento da economia da metrpole para o espao metropolitano, bem como a expanso de sua zona de influncia no somente para outros municpios do Estado, mas tambm para o espao transnacional. um processo concomitante de desconcentracao, expanso e surgimento de novas centralidades. Ademais, o estabelecimento de distritos industriais e de conjuntos habitacionais tem resultado na complexidade da estrutura urbana da metrpole com alteraes no arranjo socioespacial metropolitano, novas dinmicas na estruturao interna das cidades e nas relaes entre as cidades. Embora os impactos decorrentes da incorporao de novos municpios, apresente forte efeito poltico-administrativo, o ncleo dos fluxos ainda a capital, detentora de melhores condies de mobilidade e acessibilidade aos servios e s redes de infra-estrutura urbana. Soma-se a isto, o conjunto de inovaes ligadas atividade produtiva e concentrao populacional que continua em Fortaleza. Uma evidncia do reforo de sua capacidade de comando so os municpios da RMF que crescem industrialmente, mas continuam dependentes do abastecimento e suprimento de servios de Fortaleza, revelando a ausncia de autonomia dos municpios da RMF tambm na oferta de alguns servios bsicos para a populao local. Se atentarmos para o fato de que a industrializao na zona oeste de Fortaleza impulsionou o fluxo migratrio do campo para capital, hoje, com o aumento da zona de influncia da capital, o processo de expanso industrial para a RMF e fora desta, o incentivo ao turismo e ao agronegcio, faz surgir cidades mdias e cidades do campo, aumentando o fluxo demogrfico para outros municpios da RMF, sem um adequado planejamento e uma oferta de servios urbanos, o que traz inmeros problemas urbanos. Diante do processo de reestruturao produtiva, a RMF vem vivenciando a substituio de suas formas e a diversificao de suas funes ao longo das ltimas dcadas no podendo atrelar a funo de Fortaleza somente ao desenvolvimento de uma atividade econmica. Isto se deve a sua multifuncionalidade com o incentivo s diversas outras atividades ligadas ao setor tercirio e o incremento dos setores secundrio e primrio. Ao mesmo tempo que temos uma permanencia da participao do emprego industrial, crescente o emprego formal e informal no setor de sevios, o que vem ratificar que a metrpole no se firma como cidade industrial, mas avana

14 como cidade do tercirio, devido ao crescimento do comrcio e dos servios, das atividades ligadas ao turismo, ao mercado imobilirio e ao agronegcio. Referncias ALVES, Giovanni. O Novo (e Precrio) Mundo do Trabalho. So Paulo: Boitempo, 2000. AMORA, Zenilde Baima. Indstria e espao no Cear. In: Cear: um novo olhar geogrfico. SILVA, Jos Borzacchiello da Silva, CAVALCANTE, Trcia Correia, DANTAS, Eustgio Wanderley Correia, SOUSA, Maria Salete de[ET AL] Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2005. ARAUJO, Tnia Bacelar. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranas e urgncias. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2000. BENKO, Georges. Economia espao e globalizao na aurora do sculo XXI. So Paulo: Hucitec, 1999. CHESNAIS, Franois. A mundializao do Capital. So Paulo: Xam, 1996. DANTAS, Eustgio Wanderley Correia, SILVA, Jos Borzacchiello da, COSTA, Maria Cllia Lustosa(Orgs.). Da cidade metrpole: (trans)formaes urbanas em Fortaleza. Fortaleza: Edies UFC, 2009. HARVEY, David. Condio ps-modema. So Paulo: Loyola, 1993. IANNI, Octvio. A era do globalismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. MUNIZ, Alexsandra M Vieira. Reestruturao Produtiva e Trabalho Agrcola no Baixo Jaguaribe: Mudanas, Permanncias, Desafios e Tendncias. Fortaleza-Ce, 2004, (dissertao de Mestrado). PEQUENO, Luis Renato Bezerra(Org.). Como anda Fortaleza. Rio de Janeiro: Letra Capital Observatrio das Metrpoles, 2009. SANTOS, Milton. Espao e mtodo. So Paulo: Nobel, 1985. ____. Metamorfose do espao habitado. So Paulo: Hucitec, 1988. ____. Tcnica, espao, tempo. Globalizao e meio tcnico-cientfico-informacional. So Paulo: Hucitec, 1994. ____. A natureza do espao: tcnica e tempo. Razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1996. ____. O retorno do Territrio. In: SANTOS, Milton, SOUZA, M. Adlia, SILVEIRA, M. Laura. Territrio Globalizao e Fragmentao. 5 ed. So Paulo: Hucitec Anpur, 1998. ____. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. SILVA, Jos Borzacchiello da. Caractersticas Gerais da Regio Metropolitana de Fortaleza. In:Vulnerabilidade socioambiental na regio metropolitana de Fortaleza. DANTAS, Eustgio Wanderley Correia, COSTA, Maria Cllia Lustosa (Orgs.). Fortaleza: Edies UFC, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi