Vous êtes sur la page 1sur 15

rO Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali e o processo de produo do espao urbano em Ribeiro Preto-SP, Brasil1

Marcos Antnio Silvestre Gomes Professor Adjunto Departamento de Geografia - Universidade Federal Fluminense Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil Resumo: Muitos parques tm sido implantados em diferentes cidades sob o discurso da qualidade ambiental e da qualidade de vida, expressando-se como monumentos que glorificam a natureza, proporciona m lazer populao e espaos ambientalmente saudveis e protegidos, cidade. Apresentam-se como cones importantes da capacidade de gesto muni cipal, conferindo visibilidade a gestores e contribuindo na difuso da imagem da cidade. No entanto, como se demonstra neste trabalho, que privilegiou entrevistas, levantamentos bibliogrficos e aerofotogrficos, pesquisas de campo etc., os parques, implantados em reas especficas na cidade, sob interesse do capital imobilirio, reorientam a produo do espao, i nterferem no preo da terra e contribuem para a segregao socioespacial. A anlise do processo de criao e implantao do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali, na cidade de Ribeiro Preto, Brasil, demonstrou que o parque representa um tipo de equipamento urbano, projetado e executado no plano poltico e econmico, voltado ao discurso da esttica urbana e da conservao/preservao da natureza. Um equipamento urbano que altera a dinmica de produo, reproduo do espao e de valorizao do lugar, como cons tatado em Ribeiro Preto, onde manobras polticas permitiram implantar o parque em rea de antiga pedreira sob custeio pblico, contribuindo decisivamente na imediata valorizao do seu entorno. Introduo Neste trabalho se considera que, apesar de muitos estudos importantes sobre o urbano terem sido realizados, h, ainda, carncia de anlises que possibilitem compreender contradies e conflitos que emergem do seu processo de produo, em especial quando se trata de verificar parques e praas. necessrio compreender os processos que acarretam a dinamizao dos espaos urbanos contemporneos, culminando na sua diferenciao intraurbana e na apropriao desigual do espao. Esta a inteno deste trabalho, ao analisar os parques urbanos como equipamentos que se manifestam como parte deste processo. Anlises do urbano, que procurem assumir esse olhar, devem considerar e repensar as inter-relaes entre espao natural, espaos verdes e espao construdo e os discursos produzidos para justificar a forma como as cidades so produzidas. Sendo uma produo segregante, tambm conflitante e, por isso, geradora de discursos que ocultam a realidade, os conflitos e as lutas de classes.
1 Este artigo parte das discusses da tese de doutorado do autor, intitulada: Parques Urbanos de Ribeiro Preto-SP: na produo do espao, o espetculo da natureza, defendida no IGE - Universidade Estadual de Campinas, Brasil, em 2009, sob orientao da Profa. Dra. Arlete Moyss Rodrigues.

Afirma Leite (1997, p. 143) que,


a reduo do natural ao con strudo, patrocinada pela urbanizao, isto , a reduo dos rios a fontes geradoras de energia ou receptoras de dejetos, das rvores e plantas em reas verdes, da iluminao e da ventilao em fontes de valorizao imobiliria, inclui a correspondente ind iscriminada entre olhar e ver. O olhar revela o resultado das aes, o cenrio onde se desenvolve a vida, a velocidade das transformaes. O ver implica a compreenso, o ritmo, a histria e, fatalmente, a cruel revelao das contradies, dos problemas, da s discriminaes.

A necessidade de anlises, como a que se utiliza neste estudo, pressupe considerar como a natureza, no urbano: sua materializao em parques, praas, ruas etc., constitui, na atualidade, objeto marcante tanto nos projetos de empreendimentos imobilirios de alto padro como nas polticas pblicas em mbito municipal. Embora marcantes, nem sempre so objeto de anlise como elementos que compem a produo do urbano e alteram a dinmica do preo da terra e da cidade. Como observa Monte-Mr (1994, p. 175),
[...] no contexto mutvel contemporneo, onde a qualidade ambiental ganha importncia crescente, questes como a existncia e a penetrao de manchas de espao natural e seus possveis efeitos sobre a qualidade de vida urbana, mesmo questes ligadas biodiversidade, no tm merecido um maior esforo de compreenso, questionamento e equacionamento de polticas pblicas.

Apesar da importncia que as reas verdes tm para amenizar ilhas de calor, favorecer a infiltrao das guas pluviais e a reteno de poluentes atmosfricos, entre outros, este tema no ser objeto de sta anlise, pois a nfase est centrada no fato de que reas verdes so planejadas, demarcadas e implanta das com objetivos e interesses que vo alm do interesse comum e que no se referem, necessariamente, importncia das reas verdes no urbano. Os ndices de reas verdes, frequentemente adotados e disseminados por organismos pblicos e privados, so comumente utilizados como indicadores de qualidade ambiental e de vida. Tanto, em alguns casos, so utilizados como representao da eficcia do poder pblico, quanto contribuem para difundir a ideia de melhorias na qualidade do espao, refletindo na sade, na preservao da natureza etc 2.

2 Os ndices de reas verdes por habitante so variados entre os diversos organismos e dependem dos 2 estudos, critrios tcnicos e finalidades em seus usos. Em geral, so disseminados 12m /hab, como 2 recomendao das ONU/OMS. A Resoluo Conjunta Ibama/Fatma 01/95, estabelece 8m /hab como o 2 mnimo recomendado, e a Sociedade Brasileira de Arborizao Urbana prope 15m/hab. Entretanto,

Em Ribeiro Preto, a Lei Orgnica Municipal 3, em seu artigo 158, inciso IV, determina a implantao de reas verdes, inclusive arborizao de logradouros pblicos, visando ao estabelecimento de uma relao de, no mnimo, 15 m2 (quinze metros quadrados) de rea verde por habitante nas zonas urbanas . Nos ltimos anos, a criao de parques, como o analisado neste trabalho, e a arborizao de rotatrias e canteiros de avenidas constituram medidas para aumentar o ndice de rea verde por habitante na cidade, que foi estimado em 4,4m 2 no ano de 2006. 4 No entanto, a oferta do verde no ocorre da mesma forma em toda a cidade. Segundo consideram planejadores e gestores, pblicos ou privados, a criao de praas, parques, reas verdes, entre tantas outras denominaes que se do aos espaos pblicos urbanos, constitui a materializao de projetos que visam proporcionar lazer, aproximar a sociedade da natureza e atingir um ndice adequado para a sade da populao. Estes espaos passam a constituir elementos tidos como importantes para o conjunto das polticas municipais, uma vez que a questo ambiental aparece em evidncia. Portanto, pelo carter para os quais foram ou devem ser criados, merecem um esforo de compreenso no mbito da problemtica urbana do perodo em curso. Criados no mbito de grandes projetos imobilirios, como demonstrado no caso especfico do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali, os parques tornam-se equipamentos atrativos na escala do urbano, tendo em vista q ue os discursos dominantes ressaltam as virtudes encarnadas por esse tipo de equipamento sem, no entanto, excluir seu valor econmico, menos sedutor do ponto de vista ideolgico, mas determinante desse tipo de operao urbana (SERPA, 2007, p. 41). No Brasil, os parques urbanos, comumente, ocupam reas destinadas como de uso comum5 nos loteamentos, conforme a Lei Federal 6.766/79 6. No entanto, a distribuio e implantao dos equipamentos pblicos nessas reas competem aos rgos municipais, que as realiza segundo seus interesses. Alm disso, as reas onde se
muitas prefeituras adotam ndices variados, utilizando critrios especficos. Entre outros autores, veja -se Nucci (2001) e Campelho (2003).
3
4 5

Foi utilizada a Lei atualizada at a emenda n 34/2006, de 31 de maio de 2006.


o

Informao obtida no Jornal Gazeta de Ribeiro, de 18/6/2006.

A Lei n 3.071, de 1 de janeiro de 1916, em seu Artigo 65, define os bens pblicos como: 1- De uso comum do povo, tais como mares, rios, estradas ruas e praas; II De uso especial, tais como os edifcios ou terrenos aplicados a servios ou estabelecimento federal, estadual ou municipal; III-Dominiais, isto , os que constituem o patrimnio da Unio, dos Estados, ou dos Municpios, como objeto de direito pessoal, ou real de cada uma dessas entidades.
6

Esta lei dispe sobre o parcelamento do solo urbano e d outras providncias. Na redao original desta lei, previa-se a destinao de 35% da gleba para reas pblicas (sistema virio, reas verdes e institucionais etc.). Este percentual passou a ser fixado pelos municpios, de acordo com a Lei 9.785/99. Em Ribeiro Preto foi fixado entre 40 e 50% da rea total do loteamento (Lei 2.157/2007).

implantam os parques podem ser desapropriadas pelo poder pblico, ou doadas pela iniciativa privada. As desapropriaes, como a que ocorreu com a rea correspondente ao Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali, ocorrem atravs de lei municipal, mediante indenizao, e envolvem acordos/negociaes entre ambas as partes. No caso especfico deste parque que se analisa, h uma caracterstica importante quanto compreenso da rea onde foi implantado: resulta de antiga explorao de basalto no municpio. Esta rea foi incorporada malha urbana devido ao crescimento da cidade e permaneceu sem nenhum uso, mas como reserva de valor, por mais de vinte anos, desde que foram encerradas as atividades econmicas na d cada de 1970. Atravs de negociaes complexas foi transformada em parque. Os parques so elementos impressos na paisagem e, assim, como diz Santos (2004, p. 72), a partir do reconhecimento dos objetos na paisagem, e no espao, somos alertados para as relaes que existem entre os lugares. Essas relaes so respostas ao processo produtivo no sentido largo, incluindo desde a produo de mercadorias produo simblica. Ao analisar as caractersticas do uso do solo em reas de antigas pedreiras, que atualmente corresponde ao parque supracitado , observa-se que em outros perodos havia um aproveitamento da terra -mercadoria, mas tambm meio de produo, para a explorao do basalto. No perodo atual, estas reas, aparentemente obsoletas no espao urbano, mudam de caracterstica com a criao de uma nova paisagem, diferenciando o lugar. Este lugar, uma vez reproduzido, passa a ser apropriado e consumido, no mais pela explorao econmica dos seus recursos, mas pela capacidade de oferecer uma atr atividade relacionada ao lazer. As reas de antigas pedreiras no espao urbano podem ser compreendidas como aquilo que Gottdiener (1997) denomina de capital parado do passado. Transformadas em parques, estas reas tornam-se novas raridades 7 no espao urbano. Como terra pblica, no entram no mercado de compra e venda, mas alteram o preo das terras nas imediaes e conferem novo valor cidade e ao lugar. Estas reas, enquanto espaos de explorao de riqueza no passado, ao significar, em momento especfico, uma barreira reproduo do capital, so transformadas em espaos de valorizao do capital, decorrentes de interesses pblicos e privados, sendo uma de suas consequncias, finalidades a alterao e o aumento do preo de troca da terra urbana. Enquanto espaos obsoletos, as antigas pedreiras so incorporadas ao processo de produo do espao urbano, integrando -se lgica de reproduo do capital.

este processo que se destaca nesta anlise, ao apresentar e discutir aspectos da criao e implantao, por lei municipal, do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali. Pretende-se demonstrar como este parque est inserido no conjunto das polticas pblicas municipais, definidas no Plano Diretor, e como tem se constitudo em estratgias para o mercado imobilirio local, agregando-se, enquanto equipamento pblico , dinmica de valorizao imobiliria da zona Sul -sudeste da cidade de Ribeiro Preto.

O Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali no contexto da produo do espao urbano em Ribeiro Preto O Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali foi inaugurado em 2002, na gesto do prefeito Luiz Roberto Jbali 8. Este parque foi divulgado pela mdia oficial e privada como a maior e mais bem sucedida obra voltada recreao, ao lazer e ao meio ambiente j realizada em Ribeiro Preto. Empreendimento projetado para conferir um smbolo, uma referncia para a cidade, no imaginrio da populao (Figura 2). O incio do processo para implantao do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali se deu com a Lei 7.105, de 16 de junho de 1995, elaborada na gesto de Antnio Palocci Filho (1993 a 1996), que declarou a rea do parque, at ento de propriedade da Cia City9, como de interesse especial, para fins de implanta o do Programa de Estruturao Urbana e Ambiental Parque Curupira 10. Esta lei nada especifica quanto s caractersticas pelas quais a rea foi declarada de interesse especial pelo municpio. Tambm no menciona a existncia de uma pedreira desativada ou de qualquer resqucio importante de vegetao na rea, fato que evidencia que o parque seria criado e construdo, incluindo seus atributos naturais. Assim, significou uma ao do poder pblico para restringir as aes dos proprietrios.
7 8

Utilizando a expresso de Santana (1999), ao se referir s reas de vegetao na cidade.

Este parque foi denominado, quando de sua concepo, de Parque da Cidade Curupira, portanto, a aluso denominao de Parque Curupira ser frequente neste trabalho, visto que a forma como aparece em algumas legislaes anteriores Lei 10.186/2004, que alterou o seu nome para Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali. O termo Curupira passou a constituir o nome popular pelo qual o parque reconhecido em Ribeiro Preto. A Cia City City of So Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited empresa do ramo imobilirio foi constituda em 1911 por Edouard Laveleye, associado a investidores europeus e paulistanos. Com escritrios em Londres, Paris e So Paulo, a empresa foi popularizada apenas como Cia City (WOLFF, 2001). Esta lei antecede o Plano Diretor, Lei 501, de 31 de outubro de 1995, mas no contemplada nele, portanto, isto implica afirmar que h uma contradio no Plano, tendo em vista que no considerou a rea declarada de interesse especial, anteriormente. O fato de ter sido declarada como de interesse especial se constituiu em elemento favorvel nas negociaes estabelecidas na gesto de Luiz Roberto Jbali, de 1997 a 2000, para a realizao da obra.
10 9

O prefeito Luiz Roberto Jbali desde o incio do seu governo, em 1997, havia demonstrado a pretenso de construir um parque. Publica a Lei Complementar n 1.009, de 15 de maio de 2000, reafirmando a rea como de interesse especial, delimita a sua extenso em 138.700,21 m 2 e estabelece que neste local ser implantado o Parque Curupira. Porm, a lei que especifica as finalidades do parque e as diretrizes de uso surge apenas trs anos depois de o parque ter sido inaugurado. Trata -se do Decreto n 185, de 23 de junho de 2003, que regulamentou a L.C. n 1.009 (15/3/2000). Ocorre que, como retrata a Figura 1, no havia atributos naturais suficientes que pudessem respaldar a ao do poder pblico em criar um parque urbano cuja finalidade fosse a conservao ambiental. A rea do parque, em sua maior parte, apresentava vegetao rala e esparsa. Em 2005, com as sucessivas tentativas de arborizao, o parque apresentava vegetao mais densa e, embora as imagens no tenham o mesmo ngulo, possvel obser var que houve um aumento de vegetao (Figuras 1 e 2).

Figura 1 Aspecto da rea da cava da pedreira durante o tratamento paisagstico, em 2000. Fonte: Abranches Fuad Abdo.

Figura 2 Vista do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali, em 2005. Fonte: Secretaria de Planejamento e Gesto Ambiental de Ribeiro Preto. Edio da imagem: Marcos Antnio Silvestre Gomes.

Como medida inicial para recompor a vegetao foram plantadas cerca de cinco mil rvores. H um esforo constante para arborizar o parque, p ara torn-lo, de fato, um lugar que possa ser aproveitado para o desenvolvimento de prticas de conservao e de educao ambiental, como define a lei. A rea onde est o parque foi declarada de utilidade pblica, para fins de desapropriao amigvel ou ju dicial, pelo Decreto n 163, de 27 de junho de 2000. Nesta lei, ressalta-se que a finalidade da desapropriao a implantao do Parque Curupira. Ficou assim acordada a desapropriao de 150 mil m 2, sendo de responsabilidade da Cia City a execuo da obra do parque. A desapropriao foi facilitada porque a empresa tinha uma dvida de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de cerca de dois milhes de reais, acumulada desde a dcada de 1970, quando adquiriu o terreno. Assim, a negociao da rea com a Prefeitura significou um bom negcio para ambos os interessados, pois a obra, incluindo desapropriao das terras e construo do parque, custou cerca de cinco milhes de reais. Envolveu dois milhes referentes dvida que a Cia City tinha com a Prefeitura e trs milhes que foram arcados diretamente pelos cofres pblicos. Coube ao poder pblico as despesas com as obras do parque, mas coube Cia City a execuo destas. Com a desapropriao, por um lado, a Cia City se livrou da rea -problema, aquela correspondente cava da pedreira, e ainda ficou com cerca de 100 mil m 2 para futuros empreendimentos, agora com um atributo valorativo, o parque. Com estes acertos, a Cia City seria vista como uma parceira do poder pblico, na promoo da qualidade de vida em Ribeir o Preto, o que lhe daria boa projeo para seus futuros empreendimentos. Por outro lado, o poder pblico se livrou do problema da dvida de IPTU da Cia City, incorporando um patrimnio em terras que deu origem a um parque pblico. Tambm evitou que conti nuasse sendo acionado pelo fato de a rea estar abandonada. Ao negociar a dvida dos impostos, a Prefeitura ficou tambm com o nus da recuperao da rea da pedreira e favoreceu o grupo imobilirio, possibilitando que reservasse parte de seu terreno p ara reproduzir seu capital em escala ampliada, em um futuro prximo. Alm disso, importante enfatizar que seria pouco provvel que a Prefeitura, que obteve uma rea para ser parque pblico, recebesse os impostos da Cia City. O projeto executado no parqu e no foi elaborado pelo poder pblico, descumprindo o que estava na Lei Complementar 1.009 (15/5/2000), mas pela empresa proprietria do

terreno, a Cia City, que j o havia idealizado para ser implantado como parte de loteamento para a referida rea. Este projeto de loteamento foi definido ainda na dcada de 1980, em parceria com a Construtora Encol. O projeto imobilirio da Cia City era de cunho empresarial, propondo estabelecer uma ocupao com prdios e casas, e a cava da pedreira seria destinada ao pa rque. Este projeto seria executado atravs de uma parceria com a Construtora Encol, prevendo a construo de um loteamento composto de 52 edifcios de 18 andares, em mdia, acrescidos de centro comercial. A falncia da Encol, no incio da dcada de 1990, inviabilizou o projeto. O terreno ficou ocioso, aguardando uma maior valorizao da rea. Nos dias atuais, como demonstrado por Gomes (2009), houve um grande aumento de preo nos imveis do bairro Ribeirnea, onde est localizado o parque. Esse processo de valorizao atingiu tambm a parte do terreno, pertencente Cia City, que no foi desapropriada pela Prefeitura, ou seja, os cerca de 100 mil m 2. A ideia do projeto da Cia City era que a antiga pedreira, de onde se extraa o basalto, desativada desde os anos de 1970, constituiria a rea verde do loteamento. A empresa pretendia ento destinar a rea, inaproveitvel, como rea de uso comum ou rea verde. um artifcio muito comum destinar as piores reas para a coletividade como se fossem reas verdes, transferindo para o poder pblico as reas inaproveitveis para cumprir, na aparncia, as leis de uso do solo. Assim, para compor os 40% de reas pblicas como determinava a Lei Municipal 3.346/77 11, a proposta era destinar a rea da antiga pedreira, inaprovei tvel para ser rea livre, e ao mesmo tempo, no ter gastos com a recuperao ambiental da rea. Ficaria com toda a rea aproveitvel para utilizar como terrenos para serem comercializados. No projeto original da Cia City, o parque seria um grande atrativo , conferiria visibilidade ao empreendimento. Pretendia -se tornar o parque um espetculo, assistido, sobretudo, do alto das torres de mais de 50 andares (conforme se planejava). Se o projeto, como pensado, a priori, pela empresa, fosse aprovado, o parque seria rea de uso comum e no pblico, ou seja, pertenceria ao loteamento. Por outro lado, a rea nas imediaes do parque permanece de sua propriedade, o que lhe permite apropriar-se privadamente do valor de uso do parque. importante destacar que o pro jeto do parque para a Cia City, depois utilizado pela Prefeitura, foi elaborado por um reconhecido arquiteto local. este arquiteto quem faz os projetos imobilirios da Cia City e que passou a ter um papel importante no processo de
Observa-se que a exigncia da Lei Municipal vigente superior Lei Federal 6.766/79, que exige o mnimo de 35% para reas pblicas.
11

produzir bairros e condomnios voltados s camadas de mais alta renda em Ribeiro Preto, como o Jardim Nova Aliana e Nova Aliana Sul. Da mesma forma, projetou o Parque Dr. Lus Carlos Raya, como discutido por Gomes (2009). Assim, o projeto do Parque Curupira tem na sua essncia os propsitos imobilirios de uma empresa tradicional no setor, voltada a produzir habitaes de luxo. Como informa Wolff (2001, p. 82-83), ao lanar seu primeiro empreendimento O Jardim Amrica na cidade de So Paulo, a Cia City, aos poucos,
foi estruturando uma atuao que se caracterizou predominantemente como loteadora de bairros residenciais destinados a classes mdias e classes altas [...]. Em funo do sucesso e da aceitao da identi dade que Cia City imprimiu nos primeiros bairros que comercializou com essa inteno Jardim Amrica e Pacaembu a empresa prosseguiu investindo nesse mesmo sentido na comercializao de outros bairros.

Os projetos imobilirios desenvolvidos pela Cia City tm na sua origem a concepo do modelo de bairro -jardim 12, no qual se utiliza a natureza como objeto cnico da paisagem. Estes projetos sempre tiveram relao direta com a criao de parques, tanto como objeto cnico, quanto como elemento de valoriza o da paisagem. Um dos seus mais conceituados arquitetos ingleses, Barry Parker, atuou no projeto dos parques do Anhangaba e Siqueira Campos, em So Paulo -SP13. O projeto proposto para Ribeiro Preto, com a criao do parque como parte do empreendimento, ap resentava semelhanas com os loteamentos que realizou em So Paulo. A Cia City se tornou proprietria da rea que compreende o Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali, ainda na dcada de 1970. A pedreira existente, j desativada, no ato da aquisio das terras, se tornou, ao longo dos anos, um imenso vazio urbano abandonado. Como a legislao ambiental brasileira que estabelece diretrizes para a recuperao de reas degradadas, por atividades de extrao de minrios, de 1989, no havia obrigatoriedade de re alizar a recuperao ambiental da rea. A antiga pedreira chamada de pedreira da Babilnia encerrou suas atividades durante a dcada de 1970, e assim, nem os antigos proprietrios da rea, nem a Cia City tinham, a priori, a responsabilidade de recupera o da rea, porque no havia obrigatoriedade da lei. Com
A atuao da Cia City teve papel determinante no desenho da paisagem arquitetnica e urbanstica de So Paulo, difundindo o modelo de bairro-jardim, consagrado na Inglaterra no incio do sculo XX. No Brasil, o novo padro de lotes amplos e ajardinados, dispostos em ruas sinuosas e arborizadas, em que se construam casas diferentes dos modelos tradicionais, foi implantado, inicialmente, no Jardim Amrica, em so Paulo, no final da dcada de 1910. Sobre estas questes, consultar Wolff (2001). Sobre estas e outras questes relativas atuao da Cia City e suas concepes de projetos, consultar Wolff (2001).
13 12

a publicao do Decreto Federal n o 97.632, de 10 de abril de 1989, tornou -se obrigatria a apresentao de Plano de Recuperao de reas Degradadas, quando da apresentao de EIA/RIMA pelo interessado 14. Na rea da antiga pedreira ocorriam, alm de inconvenientes como fogo e proliferao de vetores, crimes de diversas naturezas. Esses fatos fizeram com que o Ministrio Pblico, pressionado pela populao, ao longo dos anos em que a pedreira estava desativada, passasse a exigir uma destinao de uso para a referida rea. Um novo uso para a rea atendia s determinaes do Ministrio Pblico e, assim, a desapropriao das terras e a criao do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali, congregando, sobretudo, objetivos imobilirios e polticos, tornaram claro o jogo de interesses do poder pblico e do setor privado, a balizao destes por meio das negociaes, que se tornaram compensatrias para cada uma das partes. O poder pblico, porque fez projetar sua gesto e transformou uma rea privada em pblica; e o setor privado, porque encontrou uma forma de no pagar o IPTU atrasado e ainda manter parte da rea como reserva de valor e o parque como elemento indutor de valorizao. O poder pblico possibilitou qu e o grupo empresarial continuasse com a melhor parte de sua propriedade ao no propor a sua total desapropriao. Tal negociao parece assim ter procedido para tornar menos onerosa e menos lenta a desapropriao. Mas no h nada que esclarea os motivos pelos quais a rea desapropriada foi restrita ao que correspondia rea da antiga pedreira. Toda a rea do entorno do parque continuou de propriedade privada. Ficou, de fato, reservada para futuras ocupaes. Atualmente, a Cia City est se preparando para lanar novos projetos de edificaes. Existem projetos de dois novos loteamentos, com edificaes de at dois pavimentos, incorporando o terreno da Cia City e de outro proprietrio vizinho. Como toda a rea prxima do entorno do parque, desprovida de edificaes, pertence a dezoito proprietrios, conforme informao da Prefeitura, a
O Decreto n 97.632/89 dispe sobre a regularizao do artigo 2 , Inciso III, da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Esta lei dispe sobre a poltica nacional do meio ambiente, institui o SISNAMA Sistema Nacional de Meio Ambiente, e estabelece, no Inciso III, o planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais. O Decreto n 99.274, de 6 de junho de 1990, regulamenta a Lei 6.938/81 e passa a exigir o licenciamento para atividades potencialmente poluidoras (EIA/RIMA). No Estado de So Paulo, antecedendo legislao federal, o Decreto n 8.468, de 8 de setembro de 1976, aprovou o regulamento da Lei 997, de 31 de maio de 1976, que dispe sobre a preveno e controle da poluio do meio ambiente. Por este decreto, as atividades de extrao e tratamento de minerais, caso das pedreiras, deveriam obter licena de instalao e de funciona mento, por serem consideradas fontes de poluio. Entretanto, nada estabelece quanto recuperao das reas degradadas, cujas atividades foram encerradas. Este mesmo Decreto atribui competncia CETESB Companhia de Tecnologia e Saneamento Bsico e de Defesa do Meio Ambiente para aplicao das referidas leis.
o o 14 o o o

expectativa de que muitos deles se interessem pelo projeto e sejam parceiros no novo empreendimento 15. Alm da Cia City, que mantm terrenos de sua propriedade no entorno do parque, outras incorporadoras, como Stphany Nogueira e Habiarte Barc, j adquiriram glebas nessa regio para implantao de empreendimentos residenciais, sobretudo. Apesar de o preo da terra variar em toda a rea, pois depende tambm de outros fatores, como declividade etc., os terrenos no entorno do Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali tm, em geral, preos maiores do que aqueles mais afastados do parque. Houve uma intensa valorizao dessa rea aps a implantao do parque, culminando na alterao do preo do solo e na profunda transformao da paisagem do entorno. No bairro Ribeirnea, onde se localiza o parque, os preos do metro quadrado variam, em geral, entre R$ 150,00 e R$ 180,00 , considerando levantamento no mercado imobilirio realizado at 2008. Prximo ao parque o metro quadrado custa, em mdia, R$ 200,00, no interior das quadras, e R $ 300,00, na Avenida Costbile Romano. Toda a rea desprovida de edificaes e infraestrutura, no entorno do parque, tem seu preo avaliado a partir de R$ 150,00 o metro quadrado, podendo chegar a R$ 400,00 na parte alta do terreno, de propriedade da Cia C ity. Mesmo assim, por motivos diversos, algumas incorporadoras, como a Stphany Nogueira, destacada antes, adquirem terrenos por preos muito abaixo do mercado, o que pode ser um indicador da fragilidade dos seus antigos proprietrios em continuar com as t erras. Estes dados demonstram que o Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali contribui para o aumento do preo dos imveis no seu entorno, alterando a dinmica da produo do espao. Apesar de sua dimenso e magnitude, a obra, incluindo a desapropriao das terras, foi executada em apenas seis meses, um tempo recorde, o suficiente para garantir a sua inaugurao ainda na gesto de Luiz Roberto Jbali. O Parque foi inaugurado em 18 de novembro de 2000, e a gesto do prefeito Jbali encerrava -se em dezembro do mesmo ano. No encarte publicitrio de divulgao 16 elaborado pela Prefeitura, o Parque da Cidade - Curupira, como foi denominado nos tempos da sua inaugurao, foi apresentado como a
grande obra realizada em Ribeiro Preto no final do milnio e um marco
15 16

As declaraes sobre o projeto da Cia City so do arquiteto Silvio Contart. Encarte ilustrativo e informativo de divulgao do parque, elaborado pela prefeitura, sem data.

cujo valor s ser devidamente avaliado pelas futuras geraes. algo diferenciado, que a cidade necessitava e reclamava h muitos anos. No uma construo normal, comum, daquelas rotineiramente realizadas pelas prefeituras. algo original e que j pod e ser considerado um novo carto- postal da cidade. o ponto alto das nossas realizaes na rea ambiental [...].

A divulgao foi feita em alto estilo (qualidade do papel, parte grfica e ilustrativa etc.), como qualquer material de propaganda, ilustra tivo, que tenha como objetivo a venda de um produto requintado e sofisticado. O encarte estampava na capa a seguinte mensagem: Ribeiro Preto j tem algo em comum com Nova York, Londres, Buenos Aires e So Paulo. Nova York, tem o Central Park; Londres, o Hyde Park; Buenos Aires, o parque de Palermo; So Paulo, o Ibirapuera. Ribeiro Preto, colocando -se no mesmo patamar dessas grandes metrpoles [...] conta com o Parque da Cidade 17. Pelo requinte do anncio e pela expressiva tentativa do poder pblico em conferir visibilidade ao parque diante da sociedade, reafirma -se o que foi constatado por Serpa (2007, p. 70), ou seja, a ideia de que muitos parques pblicos so vitrines e signos ostentatrios dos poderes constitudos. Neste caso, o parque como produto da produo reinante concentra o olhar iludido e a falsa conscincia, pois se constitui no espetculo que inverte o real . Como diz Debord (1997, p. 16),
o espetculo se apresenta como uma enorme positividade, indiscutvel e inacessvel. No diz nada alm de 'o que aparece bom, o que bom aparece'. A atitude que por princpio ele exige a da aceitao passiva que, de fato, ele j obteve por seu modo de aparecer sem rplica, po r seu monoplio da aparncia.

O poder pblico projeta um discurso abstrato no qual no existem classes sociais, interesses conflitantes e contraditrios, ultrapassa a preocupao ambiental e coloca a obra como de interesse geral. Mas a inteno criar um cone para sua gesto, cuja originalidade lhe traria destaque como um prefeito que cuida do interesse geral e que se mostra um empreendedor. Com isso, cria-se o espetculo, retira-se o debate poltico e projeta-se aquele que ocupa cargo poltico; usa-se o discurso da natureza, cria-se a necessidade do parque e reorienta -se o discurso ao construir uma fala em nome de toda a populao. Com o discurso do ento prefeito Luiz Roberto Jbali, pode -se compreender que,
Denominao que mais tarde foi alterada por lei e atribuiu ao empreendimento o nome do seu gestor, como destacado no incio desta anlise.
17

com o parque, no se tratava apenas de criar uma rea de lazer ou de conservao ambiental, mas, sobretudo, de criar o espetculo capaz de torn -lo reconhecido como um grande administrador. O Parque Prefeito Luiz Roberto Jbali se converteu, portanto, num objeto de consumo para parcelas da populao de Ribeiro Preto. Nesta rea, o preo do solo foi alterado e o poder pblico estabeleceu lei especfica quanto ocupao do entorno do parque, justificada, en tre outros, como medida de proteo paisagem 18. O Parque Curupira teve suas obras concludas em 2000, quando foi inaugurado e aberto ao pblico, entretanto, a lei que regulamenta o uso e a ocupao do solo no seu entorno s foi aprovada em 2001. Trata-se da Lei n 1.272, de 28 de novembro, que estabelece o zoneamento do entorno do Parque Curupira. Em 2005 foi aprovada a L. C. n 1.934, de 8 de dezembro, que estabelece, de forma mais especfica, diretrizes e mecanismos para intervenes no ent orno do parque, inclusive definindo padres de ocupao diferenciados para cada um a das zonas estabelecidas. Observa-se, na supracitada lei, que uma das finalidades da implantao do parque era favorecer a ocupao da rea no edificada no seu entorno. Assim, alm de se constituir em um atrativo para a ocupao das terras do entorno, o parque contribui como um equipamento que valoriza as terras e edificaes, desde que foi implantado no ano 2000. No entanto, no explicitada a expulso da populao que tradicionalment e ocupava essas terras, nem a mudana forada no seu modo de vida. Por um lado, a lei 1.934/2005 significou uma medida importante porque impediu a verticalizao no entorno do parque, evitando, de certo modo, um maior adensamento da rea. Por outro, permitiu que a grande parcela de terra no construda no seu entorno continuasse como reserva de valor. Tambm, como a Prefeitura no implantou nenhum tipo de infraestrutura bsica, como coleta de lixo, rede de esgoto e asfalto, mesmo nas reas j ocupadas por moradores tradicionais 19, como o caso do Trecho 1 da Zona de
Em seu artigo 141, inciso I, a Lei 1.616/2004 define como paisagem urbana a configurao espacial, resultado perceptvel da contnua e dinmica interao entre os elementos naturais, os edificados ou criados e as atividades humanas, que reflete a dimenso socioeconmica e cultural de uma comunidade. De acordo com o Sr. Jurandir Guerre, cuja famlia, descendente de italianos, reside h 106 anos no local, no houve respaldo da Prefeitura para os proprietrios e moradores do entorno do parque, desde que a rea deste parque foi declarada de interesse ambiental na dcada de 1990, como discutido anteriormente. Naquele momento houve aumento expressivo do IPTU, o que impossibilitou muitos proprietrios de pagar. 2 Como exemplo, a gleba da famlia Guerre, com rea aproximada de 4.400m , teve um aumento de imposto de cerca de R$ 700,00 para R$ 9.983,00. Nos ltimos dois anos, depois de muita reivindicao, houve uma diminuio desse imposto em toda a rea. Neste caso da propriedade da famlia Guerre, o imposto foi reduzido para cerca de R$ 1.700,00. Como parte dessas mudanas, os proprietrios das glebas, que se constituam em pequenas chcaras, foram proibidos de criar animais como galinhas e porcos que, juntamente com o cultivo de hortalias, garantia renda para as famlias. Informaes obtidas em 26 de agosto de 2008, em entrevista.
19 18

Entorno Imediato, contribuiu para que essas famlias fossem foradas a vender suas terras para algumas incorporadoras que planejam alguns empreendimentos para aquela regio. Consideraes Finais Neste estudo os parques foram compreendidos como equipamentos que alteram o preo da terra e edificaes nas proximidades onde so instalados e contribuem para as desigualdades e segregaes socioespaciais. No so espaos neutros que promovem qualidade de vida, como colocado nos discursos, mas inserem -se no conjunto socioespacial urbano com intenes e significados diferentes em cada parcela da cidade. Os parques so equipamentos urbanos que, ao serem implantados como espaos pblicos voltados ao laze r e conservao ambiental, contraditoriamente se caracterizam pela apropriao privada e pela negao (da conservao) da natureza, pois so implantados, em geral, com espcies exticas, como se demonstrou em Ribeiro Preto. Constituem virtualidades no espao urbano que absorvem e metamorfoseiam os aspectos do real, que incorporam, produzem a natureza artificial, inserindo -se no conjunto das estratgias capitalistas de produo e reproduo do espao. Os parques e seus elementos cnicos, criados, moldados, arranjados no espao, simbolizam a efemeridade da natureza e dos objetos presentes no espao. Ao mesmo tempo, a natureza criada, fictcia, projeta -se como parte do projeto urbano moderno, do meio ambiente como meta e norma. (1999, p. 36). Os parques constituem espaos produzidos segundo a lgica de reproduo do capital. Tornam-se produtos no vendveis em si, mas sua imagem passa a ser mercantilizada, proporcionando aumento de renda diferencial na parcela do espao urbano onde so implantados. Os parques so equipamentos urbanos que vo alm das ideias, discursos dominantes da proteo do meio ambiente, de espaos pa ra lazer, da qualidade ambiental e qualidade de vida. Especificamente, quando os parques so implantados em reas consideradas degradadas, como as antigas reas mineradoras, como ocorreu com o Parques Prefeito Luiz Roberto Jbali, pode -se considerar ainda que expressam singularidades importantes em uma anlise geogrfica. So implantados como novos espaos na cidade, que imprimem novas marcas na paisagem e revelam as modificaes ocorridas nos usos dessas reas. Escondem que as modificaes promovem atividades imobilirias, A natureza, contudo, tor na-se rara, fugidia, devastada, resduo da urbanizao e da industrializao , usando as palavras de Lefebvre

altamente rentveis no municpio, e simbolizam, marcam, caracterizam gestes pblicas municipais que, em geral, buscam a competitividade e a disputa com outros municpios e/ou ganhos eleitorais no futuro. A implantao de parques em reas de antigas pedreiras expresso do processo de destruio criativa, do que trata Harvey (1998). Representa a destruio de formas pretritas que no interessam para a acumulao de capital, que tem estagnada a renda diferencial da terra; implica a reproduo e reapropriao do espao, altera as caractersticas morfolgicas, a mudana do ritmo e da forma de extrao da riqueza. Destri-se o espao anteriormente produzido para, ento, recri -lo, conferindo novos usos que contribuem para a reproduo do capital, para o aumento da renda da terra urbana, em especial da renda diferencial. Essas transformaes so consideradas adequadas modernidade capitalista, ao padro de vida urbano. O mercado imobilirio, apropriando -se da imagem do parque, projeta esses equipamentos como elementos diferenciadores do modo de viver e morar, atribuindo-lhes a capacidade de contribuir para a qualidade ambiental e a qualidade de vida, sobretudo nas reas onde esto localizados. Referncias Bibliogrficas DEBORD, G. A Sociedade do espetculo - Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. GOMES, M. A. S. Parques urbanos de Ribeiro Preto-SP: Na produo do espao, o espetculo da natureza. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Est adual de Campinas: IGE. So Paulo, 2009. GOTTDIENER, M. A produo social do espao urbano . 2 a edio. So Paulo: Edusp, 1997. HARVEY, D. A condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. 7 a Edio. So Paulo: Edies Loyola, 1998. LEFEBVRE. H. A Revoluo urbana . Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. LEITE, M. A. F. P. A natureza e a cidade: rediscutindo suas relaes. In: Souza, M. A. A. et all (org.). O Novo mapa do mundo Natureza e sociedade hoje : uma leitura geogrfica. So Paulo: Hucitec/Anpur, 1997, p. 139 -145. MONTE-MR, R. L. M. Urbanizao extensiva e lgicas de povoamento: um olhar ambiental. In: SANTOS, M; SOUZA, M. A. A; SILVEIRA, M. L. (orgs.). Territrio globalizao e fragmentao . So Paulo: Hucitec, 1994. SANTANA, P. V. A mercadoria verde: a natureza. In: DAMIANI, A. L; CARLOS, A. F. A. (orgs.). O espao no fim de sculo : a nova raridade. So Paulo: Contexto, 1999. SANTOS, M. A natureza do espao : tcnica e tempo, razo e emoo. 4 a ed. So Paulo: Edusp, 2004. SERPA, A. Os espaos pblicos na cidade contempornea . So Paulo: Contexto, 2007. WOLFF, S. F. S. Jardim Amrica : o primeiro bairro-jardim de So Paulo e sua arquitetura. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: Fapesp: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi