Vous êtes sur la page 1sur 2

REVISTA ELETRNICA DE JORNALISMO CIENTFICO

Notcias

Pesquisa reafirma que Amaznia absorve carbono


Por Andre Gardini
31/05/2007

No ltimo dia 24, no auditrio da Biblioteca Csar Lattes da Unicamp, foi realizado um Frum Permanente de Agronegcios sobre Agricultura Sustentvel na Amaznia. As palestras abordaram temas como a segurana alimentar da populao brasileira, os entraves do desenvolvimento da agricultura sustentvel na regio e o papel da floresta equatorial na manuteno do equilbrio do clima global, atravs dos ciclos de carbono. Com relao a este ltimo tpico, destacou-se a apresentao do pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, Plnio Barbosa de Camargo, que discutiu a dinmica do carbono no solo e vegetao da floresta amaznica. Na mesa redonda O mundo da Amaznia, Camargo apresentou resultados de duas pesquisas sob sua coordenao: Dinmica do carbono em solos e vegetao em transectos na Amaznia, que comeou em 1999, e Respirao de ecossistema florestal na regio amaznica, iniciada em 2003. Podemos afirmar, sem medo de errar, que a Amaznia atualmente absorve carbono na ordem de 1 tonelada por hectare. Essa afirmao contradiz todas as previses colocadas nos ltimos meses pela mdia de que a Amaznia tende a desaparecer, ou virar cerrado, com os efeitos do aquecimento global. Se h mais carbono na atmosfera, tem mais alimento para a fotossntese. Nesse caso, a Amaznia poder dobrar de tamanho, afirmou o pesquisador. Duas tcnicas so mais utilizadas para mensurar o fluxo de CO2 na regio que envolve a pesquisa de Camargo. A menos comum envolve o uso dos satlites de observao. Essa tcnica consiste em traar uma estimativa da altura das rvores e do tamanho da copa para ter uma noo da quantidade de biomassa. Na outra, emprega-se as torres de fluxo de carbono, onde possvel medir a quantidade de CO2 na atmosfera. Essa tcnica a mais utilizada na Amaznia. De acordo com a linha ecolgica de medida de carbono, a Amaznia absorve pouco carbono. Mas o mtodo da torre mostra que a Amaznia pode absorver de 7 a 8 toneladas de carbono por hectare, afirmou Camargo. No entanto, ele destaca que em funo das diferenas entre espcies e idades das rvores, foram constatados volumes diferentes na absoro de carbono pelas rvores. As rvores de Santarm no Par, por exemplo, apresentam maior absoro em alguns anos e, em outros, maior emisso de carbono. Os resultados mostram os avanos do conhecimento cientfico e tecnolgico sobre os mecanismos que funcionam como integradores dos elementos naturais presentes na

Amaznia. Apesar das tcnicas usadas na medio do ciclo de carbono serem recentes, j permitem apontar alguns resultados preliminares, avalia Camargo. Existem muitas pesquisas e sobre a contribuio da floresta para a atmosfera, que buscam entender qual o papel da Amaznia no ciclo global do carbono. A definio do papel da floresta - de emissora ou captadora de carbono - um importante elemento na elaborao de polticas que minimizem os impactos do aquecimento global, na avaliao do peso que tm os pases na emisso de gases estufa, bem como na determinao de como funcionar o mercado de crditos de carbono. Atualmente, o Brasil est classificado como o quarto maior emissor de carbono na atmosfera, quando os mtodos para esse clculo incluem as queimadas de florestas. Segundo dados de 2001 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 15 e 20 mil quilmetros quadrados ao ano, so queimados, somente na Amaznia brasileira. Entretanto, uma srie de estudos recentes sobre o papel da Amaznia no ciclo de carbono abre a possibilidade de que as florestas tropicais estejam desempenhando um papel relevante como sumidouros de CO2 (veja artigo).

Desenvolvendo pesquisas a mais de dez anos na regio amaznica, Camargo no tem dvidas de que as atividades antrpicas tm aumentado a concentrao da de CO2 na atmosfera. Segundo ele, a concentrao atual desse gs est na ordem de 382 partes por milho (ppm). Em 2005, segundo a organizao de pesquisa Worldwatch Institute, essa concentrao era de 379,6 ppm, um crescimento de 2,2 ppm em relao a 2004. Agricultura sustentvel na Amaznia Entre os aspectos que nortearam o dia de discusses no Frum, destacou-se a realidade mpar que contribui para formar o mosaico que caracteriza a maior floresta tropical do mundo: a sua enorme biodiversidade; os interesses de empresrios internacionais e nacionais; a atuao dos ambientalistas; o papel do governo; e a participao das comunidades locais. A questo que norteou o Frum estava relacionada explorao: como possvel degradar o mnimo, extraindo o mximo de riquezas da floresta? Entre as sadas apontadas, o desalento de que ou a explorao ser feita de forma seletiva, controlada por uma elite econmica, ou a degradao inevitvel. O evento foi organizado pelo Ncleo de Estudos e Pesquisas em Alimentao (Nepa) e o Ncleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), ambos da Unicamp.

http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3&noticia=306

Vous aimerez peut-être aussi