Vous êtes sur la page 1sur 16

Eixo Temtico: Polticas e Prticas na Educao a Distncia (EAD) Categoria: Comunicao Oral

O PAPEL DO TUTOR EM CURSOS EAD

Caroline de Oliveira Martins Jos Irineu Bezerra Jnior Patrcia Daniela Ferreira Wilson Massashiro Yonezawa Unesp Bauru SP

1. Introduo A educao a distncia ocorre quando alunos e professores esto em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam (Moore & Kearsley, 2007, p. 1), e dependem de algum tipo de tecnologia para transmitir informaes e lhes proporcionar um meio de interagir (idem). Esta modalidade de educao vem ganhando cada vez mais importncia no Brasil, em especial devido s facilidades e possibilidades que a internet oferece, conforme apontou o Censo da Educao Superior de 2006, revelando que o nmero de cursos distncia no pas aumentou 571% entre 2003 a 2006. A EaD tem sido utilizada para formao de jovens e adultos, formao de alunos em locais distantes, formao superior em geral, formao continuada, ps-graduao, cursos diversos, alm de preparao e profissionalizao dos funcionrios pelas empresas. Estes novos caminhos da educao trouxeram novas questes e desafios a serem superados. Nossa inteno com este artigo contribuir com a anlise do trabalho do tutor, comparando o desempenho de quatro tutores de acordo com as opinies dos formadores do curso e dados quantitativos colhidos no ambiente dos cursos.

2. Referencial Terico A educao "o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto de homens" (Saviani, 1991, p. 21). Atravs dela possvel impulsionar a populao para uma mudana social atravs da criticidade ou doutrin-la de acordo com uma filosofia dominante.

Como parte fundamental da evoluo humana e constituio do homem, a educao deve ser pensada e executada com o mximo de zelo possvel, pois atravs dela forma-se toda uma sociedade. Quando falamos em educao no nos referimos transferncia de conhecimentos do professor ao aluno, e sim participao do professor na construo crtica do saber. Neste contexto, a presena do educando fundamental pois ele o sujeito deste processo, devendo portanto ser ativo e criativo, contando com o apoio do professor para transformao em um sujeito crtico, com conhecimento histrico e consciente de seu papel na sociedade para a modificao da mesma. A escola precisa deixar de ser meramente uma agncia transmissora de informao e transformar-se num lugar de anlises crticas e produo da informao, onde o conhecimento possibilita a atribuio de significado informao. (LIBNEO, p. 26, 2003) J reconhecemos o papel fundamental da educao no progresso da sociedade, e este mesmo progresso que nos trouxe as novas tecnologias da informao e comunicao (TICs). As TICs possibilitaram o dinamismo na comunicao, encurtando distncias e agilizando o processo de transferncia e divulgao de informaes. Como tantas outras, a inveno do computador pessoal veio de fora; no apenas se fez independentemente dos grandes fabricantes da rea, mas contra eles. Ora, foi esta inovao imprevisvel que transformou a informtica em um meio de massa para a criao, comunicao e simulao. (LVY, p. 101, 1993) Esta evoluo permitiu um novo mtodo de ensino-aprendizagem assncrono, onde o mesmo poderia ocorrer sem a presena fsica do aluno e do professor no mesmo local e na mesma hora, o que chamamos de Educao a Distncia. Segundo Peters (2004), em meados do sculo XIX, com a necessidade de instruir e profissionalizar os inmeros excludos socialmente mas que seriam fundamentais como mo-deobra no incio da revoluo industrial, iniciou-se o sistema de educao por correspondncia, financiado pela iniciativa privada. Alm disso, a educao por correspondncia tornou-se importante para atender as pessoas que moravam em reas distantes.

Esta modalidade era verdadeiramente assncrona, exigindo que o aluno estudasse praticamente sozinho devido o longo tempo para o recebimento dos materiais didticos ou respostas para dvidas. partir de 1970 a educao a distncia pode contar com a televiso e o rdio e mais tarde com vdeo e fitas cassetes. Essa nova era permitiu o progresso na modalidade a distncia, sendo utilizado com muito sucesso na educao de jovens e adultos, alm de receber amplo investimento do governo. O uso freqente e crescente de ambientes informatizados, alm das novas tecnologias digitais, transformou de modo marcante a EaD, que agora utiliza o espao virtual de aprendizagem, a internet. Para Peters (2004), o crescente interesse na educao a distncia so motivados pelo avano das tecnologias de telecomunicao. A velocidade da internet possibilita a divulgao e recebimento de novas informaes e tornou-a um recurso extremamente eficaz para a educao a distncia. Utilizando a internet possvel que o aluno tenha acesso rpido ao material, participe de chats e fruns de discusso que favorecem a interao com os demais alunos, alm de encaminhar suas dvidas e receber rapidamente a resposta. Tambm permite a utilizao de diversos recursos, como textos, vdeos, udios, que dinamizam o ensino. A informtica parece reencenar, em algumas dcadas, o destino da escrita: usada primeiro para clculos, estatsticas, a gesto mais prosaica dos homens e das coisas, tornou-se rapidamente uma mdia de comunicao de massa, ainda mais geral, talvez, que a escrita manuscrita ou a impresso, pois tambm permite processar e difundir o som e a imagem enquanto tais. A informtica no se contenta com a notao musical, por exemplo, ela tambm executa a msica. (LVY, p. 117, 1993) Esta novidade tecnolgica trouxe para os profissionais da educao um desafio a ser superado: compreender como deve ocorrer a educao mediada pela internet. Azevedo (2008) afirma que o desafio maior do que simplesmente ensinar o professor a utilizar o computador, necessrio uma nova pedagogia onde alm do domnio do contedo esteja presente o perfil do professor motivador. A internet permite que o aluno tenha acesso contedos e informaes, a qualquer hora e local, sem a ajuda e a organizao dos professores.

Diante estas mudanas, Peters (2004) aponta que o professor/tutor tem a tarefa de desenvolver sistemas onde haja a complexidade da aprendizagem acadmica e a explorao e descoberta apoiada e habilitada, atuar como mediador e organizar suporte. Alm destas funes, o tutor deve selecionar meios apropriados para cada situao e grupo, visando sempre a autonomia do aluno e interao com os demais participantes, o que nos diz Pereira (2007), que aponta tambm a modalidade de tutoria a distncia, atravs do telefone, fax, correspondncia, e-mail, frum, programas de bate papo, etc, e a tutoria presencial, atravs de encontros presenciais com o aluno ou o grupo. Para Maggio (2001), a tutoria envolve alm de tudo, conhecimento do contedo, disponibilidade para oferecer respostas e orientaes aos alunos no menor tempo possvel, entendimento de seu papel de motivador, interveno, mediao, tudo isso sem perder a essncia da docncia: ensinar a pensar. Tabela I Funes dos tutores na educao distncia Elaborar o contedo do curso Supervisionar e ser o moderador nas discusses Supervisionar os projetos individuais e em grupo Dar nota s tarefas e proporcionar feedback sobre o progresso Manter registro dos alunos Ajudar os alunos a gerenciar seu estudo Motivar os alunos Responder ou encaminhar questes administrativas Responder ou encaminhar questes tcnicas Responder ou encaminhar questes de aconselhamento Representar os alunos perante administrao Avaliar a eficcia do curso
Fonte: MOORE, Michael G. & KEARSLEY, Greg. Educao a distncia: uma viso integrada. So Paulo: Thomson Learning, 2007, p. 140.

As mudanas decorrentes da evoluo tecnolgica no so apenas sociais, elas se refletem no modo de agir e (re)contar a histria. O professor precisa agora aprender novamente seu oficio, perdendo o status de mestre para ser um parceiro na construo do conhecimento. O foco da educao deixa de o ensino e passar a ser a aprendizagem. Assim, no basta ter conexes, aprender a navegar e buscar informaes. necessrio assumir/entender

nosso papel de educadores nessa sociedade em transformao, compreender as implicaes das TIC em vrias dimenses: na construo de significados, nas novas formas de expresso do conhecimento e da arte, na representao da realidade, nas relaes e interaes a distncia. (...) Novos objetos, em qualquer campo de conhecimento, s podem ser valorizados, analisados e utilizados de forma crtica e inovadora quando, de fato, compreendidos. (MAGDALENA, p. 107, 2003)

2.1. Curso de Formao de tutores para Incluso Digital O curso foi realizado pelo Centro de Educao Continuada em Educao Matemtica, Cientfica e Ambiental (CECEMCA) - UNESP- Bauru, em modalidade totalmente EaD. Participam do CECEMCA profissionais da Universidade Estadual Paulista UNESP que atuam nas reas de Educao Matemtica, Cientfica e Ambiental. O CECEMCA, desde 2004, responde por aes dirigidas formao continuada de professores e, tambm, pela produo de material didtico, atendendo assim um pblico composto por professores, gestores de Educao Infantil, do Ensino Fundamental e Mdio, cuja Coordenao Geral est sob a responsabilidade do Ministrio da Educao (MEC). Entre suas metas esto gerao de tecnologia educacional e prestao de servios para as redes pblicas de ensino. A proposta de interagir aspectos de Educao Cientfica e Matemtica, tendo como tema transversal a Educao Ambiental e Educao Inclusiva. Estas metas so atingidas atravs de cursos de extenso e especializao sob a demanda dos sistemas Municipais e Estaduais de educao. Estes cursos so oferecidos nas modalidades presenciais, semipresenciais e totalmente distncia (EaD). O curso de Formao de tutores para Incluso Digital foi ministrado atravs da plataforma virtual TelEduc, com objetivo de aproximar os professores dos principais meios de comunicao, das aes do governo, do uso no cotidiano e a linguagem que envolve a Incluso Digital. Intencionou-se ainda, (1) habilitar os professores matriculados a trabalhar em uma plataforma de ensino a distncia, (2) conhecer como se elabora e executa um projeto de Incluso Digital, os objetivos destes, as dificuldades, apoios encontrados atravs de parcerias e os benefcios para a comunidade e (3) desmistificar e incentivar o uso de tecnologia de informao pelos professores.

Objetivou-se atingir professores interessados em discusses atuais sobre incluso digital e elaborao de projetos inclusivos. Essa proposta teve como foco o professor do ensino pblico, suas reais necessidades e discusses que implicam o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O contedo foi dividido em trs categorias: a primeira apresentou textos e discusses sobre contedos bsicos de informtica e tecnologias, com objetivo de incluir o professor que apresentasse alguma dificuldade nesses temas. A segunda parte apresentou atividades que envolviam projetos de Incluso Digital existentes nas comunidades ou nas escolas dos professores inscritos no curso, com objetivo que estes conhecessem os projetos prximos a eles e como eram planejados e executados. Nesta etapa o professor foi exposto a projetos que j existiam para que pudessem tomar conhecimento das ferramentas administrativas, como por exemplo, espao fsico, fora de trabalho, investimento financeiro e etc., ferramentas estas que vo alm dos estudos acadmicos sobre o tema que deve ser feito previamente. A terceira parte reuniu discusses em como elaborar um projeto de incluso digital, com objetivo que os professores elaborassem e planejassem a execuo de um projeto. Assim o curso atinge o objetivo de formar tutores para atuarem em Incluso Digital. O curso de Formao de tutores para Incluso Digital tem durao de 5 semanas, com carga horria de 40 horas. A cada semana so desenvolvidas atividades especficas envolvendo leituras, pesquisas na internet, discusses em fruns com a mediao de um tutor, produo de resenhas e outras atividades elaboradas para relacionar mais conceitos sobre cada tema desenvolvido. As atividades avaliativas foram divididas em contnuas e pontuais. O aluno foi avaliado segundo sua participao nas atividades e cumprimentos das tarefas semanais, ou seja, no seu desenvolvimento no decorrer das 5 semanas do curso; e atravs da elaborao de um projeto de Incluso Digital na sua comunidade. O contedo programtico do curso foi dividido em 5 mdulos. O primeiro mdulo relacionou conhecimentos sobre a plataforma TelEduc, os quais foram apresentados atravs de vdeos tutoriais e discusso do papel de tutores e da educao a distncia atravs de Fruns. O segundo mdulo abordou temas sobre incluso e excluso digital e no terceiro mdulo iniciouse discusses sobre tecnologias de informao e comunicao. No quarto mdulo o curso apresentou alguns temas ainda sobre tecnologias e uma pesquisa sobre projetos de Incluso digital desenvolvidos na comunidade do professor. O mdulo final resultou no desenvolvimento de projetos feitos pelos prprios professores (Figura 1).

Figura 1. Contedo Programtico do Curso de Formao de tutores para Incluso Digital

2.2. Curso de capacitao de tutores para curso de Incluso Digital A estrutura do curso necessitava de tutores que pudessem trabalhar de acordo com os objetivos e o pblico alvo. Para tanto, foram escolhidos tutores com experincia em magistrio, profissionais com licenciaturas ou pedagogia, visto que estes esto mais familiarizados com a docncia. Mas alm da experincia docente, tambm era necessrio o conhecimento sobre educao a distncia e em ambientes virtuais de aprendizagem, especificamente o ambiente TelEduc que foi utilizado no curso. Para ter um tutor com as caractersticas descritas acima atuando no curso foi elaborada uma capacitao prvia que subsidiasse o futuro trabalho. O curso de Capacitao de Tutores para o Ambiente TelEduc, tinha como objetivo apresentar aos futuros tutores conceitos de educao a distncia, a prtica do tutor em cursos a distncia e tambm em como utilizar o ambiente TelEduc. Este curso era dividido em dois mdulos, sendo o primeiro que abordava os conceitos de educao a distncia e tutoria na internet, alm de ensinar o uso do ambiente TelEduc enquanto a sua viso de aluno. Assim os futuros tutores poderiam obter experincia em como se d a dinmica de um trabalho num curso a distncia. E houve um segundo mdulo no qual os futuros tutores trabalhavam no ambiente TelEduc usando a sua viso de formador, ou seja, tinham a possibilidade de trabalhar as prticas que seriam exigidas durante o curso como postagem de materiais,

aberturas e moderao de fruns, cadastro de alunos, cancelamento de matrculas e acompanhamento de acesso dos alunos ao ambiente.
Aps os tutores serem previamente capacitados, assumiram a responsabilidade de coordenar uma turma do curso de Formao de tutores para Incluso digital. Nessa etapa que a pesquisa foi desenvolvida, pois foi observada a tutoria destes profissionais em um curso de EaD sobre Incluso Digital.

3. Objetivos - Analisar a atividades desenvolvidas pelos tutores do curso de Formao de tutores para Incluso Digital a partir da viso dos formadores do referido curso; - Verificar o desempenho dos tutores a partir das categorias pr-selecionadas (organizao, comunicao e comprometimento/responsabilidade); - Identificar quais atitudes diferenciam o tutor com bom desempenho daquele que no foi to eficiente.

4. Metodologia O foco da investigao est na opinio dos formadores sobre o trabalho efetuado pelos tutores durante o processo de tutoria no curso de ID (Incluso Digital). A escolha do formador como fonte de dados para anlise do trabalho dos tutores ocorreu em funo da prpria atividade exercida por eles. Os tutores reportavam primeiramente suas aes para os formadores e mantinham com eles um canal de comunicao direto. A Figura 2 mostra a hierarquia utilizada na coordenao do curso. Os dois formadores do curso de ID foram entrevistados sobre a atuao de quatro tutores. Cada um desses tutores era responsvel pelo suporte de uma turma.

Figura 2 Estrutura de coordenao do curso EaD

O curso utilizou o Teleduc como plataforma e foi ministrado na modalidade totalmente distncia. Dados quantitativos, das quatro turmas, tambm foram levantados diretamente da plataforma EaD. Informaes sobre a freqncia de acesso dos tutores no ambiente, nmero de mensagens eletrnicas trocadas e mensagens postadas nos fruns.

Figura 3 Estrutura da pesquisa

A Figura 3 apresenta a estrutura utilizada nesta pesquisa. Inicialmente foi estudado um referencial terico sobre tutorial em cursos EaD com objetivo de identificar os fatores que influenciam positivamente ou negativamente a qualidade do suporte dos tutores. A prxima etapa foi coletar dados sobre a atuao dos tutores. Os dados foram coletados sob duas perspectivas: informaes qualitativas, colhidas por meio de entrevistas com os formadores, cujo objetivo foi registrar a ao dos tutores do ponto de vista dos formadores e, dados quantitativos extrados diretamente da plataforma EaD utilizada. A etapa de anlise dos dados visava, em primeiro lugar, reconhecer possveis categorias que identificassem aes relacionadas com o processo de tutoria e depois verificar se os dados quantitativos obtidos da plataforma poderiam ser relacionados com essas categorias. Por fim, a descrio de um resumo das observaes e concluses desta investigao.

5. Anlise dos dados O referencial terico adotado para anlise de dados foi baseado em Bogdan & Biklen (1994), pois medida que vamos lendo os dados, repetem-se ou destacam-se certas palavras, frases, padres de comportamento, formas dos sujeitos pensarem e acontecimentos. Estas palavras ou frases so categorias de codificao. As categorias constituem um meio de classificar os dados descritivos que recolheu de forma que o material contido num determinado

tpico possa ser fisicamente apartado dos outros dados. Dessa forma, foram elaboradas categorias de anlise baseando-se nas respostas dos formadores na entrevista semi-estruturada sobre os tutores. Os dados que apresentaram certos padres foram agrupados e em seguida utilizados de forma comparativa para discusso. As categorias elaboradas foram: 1) Organizao: observamos a maneira como o tutor estruturava o ambiente e disponibilizava o material didtico; 2) Comunicao: foi observado o nmero de e-mails enviados pelos tutores, o nmero de
postagens nos fruns, bem como, se a linguagem era apropriada e de fcil compreenso;

3) Comprometimento e responsabilidade: verificamos a freqncia de acesso ao ambiente e o tempo para envio dos relatrios solicitados.

5.1. Categoria Organizao A categoria intitulada organizao refere a postagem dos materiais do curso na plataforma. No curso os tutores no tinham que desenvolver nenhum contedo, visto que eles recebiam o material pronto, j desenvolvido pelo CECEMCA, tendo apenas que disponibilizar este material no ambiente de sua turma. A coordenao do CECEMCA no deixou orientaes especficas de como os tutores deveriam organizar o material no ambiente, no entanto, foi recomendado que facilitasse o acesso dos alunos. As imagens abaixo demonstram como dois tutores disponibilizaram o contedo para suas turmas. Enquanto na Figura 4 o tutor da turma A dividiu o contedo por pastas, seguindo a estrutura de contedos semanais do curso, na Figura 5 o tutor da turma D disponibilizou todo o contedo junto, dificultando a localizao do material de cada mdulo.

Figura 4. Material do curso distribudo em semanas segundo o contedo dos mdulos.

Figura 5. Material do curso distribudos na plataforma sem a utilizao do recurso de pastas para dividir o contedo nos seus respectivos mdulos.

Segundo a entrevista feita com os formadores o tipo de organizao utilizada na Figura 4 era o esperado pela organizao do curso. Desta forma, a organizao do material determinou que o tutor referente a Figura 4 fosse considerado eficiente, j que facilitou o acesso e visualizao dos contedos.

5.2. Categoria Comunicao Nesta categoria foi analisada a relao entre a comunicao feita pelos tutores com os formadores (formador-tutor) e com os alunos (aluno-tutor). Segundo a entrevista feita com os formadores, estes consideravam um bom tutor aqueles que apresentavam comunicao entre formador e tutor e aluno e tutor eficiente, ou seja, com rapidez nas respostas e linguagem apropriada. Essa comunicao era feita principalmente por trs vias: e-mail, frum e comunicador instantneo. Na comunicao feita formador-tutor e aluno-tutor via e-mail atravs da plataforma TelEduc foi possvel analisar que os tutores das Turmas A e B apresentaram mais e-mails enviados quando comparados com o tutor da Turma D (Tabela 2). Este fato foi condizente com

os relatos dos formadores. Em mdia a comunicao por e-mail dos tutores das Turmas A e B foi quatro vezes maior, ou seja, o tutor da Turma D enviou 1 e-mail por dia atravs da plataforma enquanto o tutor da Turma A enviou 4 e-mails. Entretanto o tutor da Turma C apresentou o nmero de e-mails em torno de 3 e-mails por dia, o que era a expectativa dos formadores em entrevista em relao postura dos tutores.

Tabela 2. Nmero de e-mails enviados pelos tutores via plataforma TelEduc.

Entretanto quando relacionamos, exclusivamente, a comunicao aluno-tutor atravs dos fruns (Tabela 3), percebemos que o tutor da turma D apresentou um nmero total de postagem maior que o tutor da turma A, mas devemos salientar que nestes fruns tambm estavam inclusas as dvidas em relao ao ambiente e atividades.

Tabela 3. Nmero de postagens feitas pelos tutores nos fruns na plataforma TelEduc.

Os formadores tambm relataram que o tutor da turma A mostrou-se mais acessvel no comunicador instantneo, meio utilizado para contato entre formador-tutor. Os tutores das Turmas A, B e C apresentaram linguagem acessvel e apropriada com alunos, segundo a entrevista com formadores, diferente do tutor da Turma D que apresentou linguagem demasiadamente rebuscada dificultando o entendimento dos e-mails enviados aos alunos. Neste caso alguns e-mails com reclamaes foram enviados aos formadores notificando o uso inapropriado da linguagem pelo tutor da Turma D Diante dos resultados obtidos na plataforma pelos nmeros indicadores de comunicao, quando comparados com a entrevista feita com os formadores, podemos concluir que a comunicao rpida e inteligvel um fator determinante para a boa tutoria.

5.3. Categoria Comprometimento e Responsabilidade

Outro indicador analisado foi a relao entre os acessos feitos pelos tutores plataforma com a responsabilidade e comprometimento desses tutores nas atividades do curso. Na Tabela 4 est indicada a quantidade de acessos dos tutores em um perodo de 38 dias contnuos do curso.

Tabela 4. Acesso dos tutores das turmas A, B, C e D plataforma TelEduc no perodo do curso.

Como podemos observar, houve uma diferena substancial de acesso entre os tutores. Apenas a quantidade de acessos no pode ser um fator determinante para identificar ou no um bom tutor, porm a diferena apresentada acima coincide com o relato apresentado pelos formadores. Os tutores das Turmas A e B foram considerados pelos formadores como tutores comprometidos e responsveis com as turmas. O tutor da Turma A possui uma quantidade de 539 acessos e uma mdia de 14,2 acessos dirios. Dessa forma, os alunos recebiam a resposta com maior rapidez. J o tutor da Turma D, possui uma quantidade de apenas 67 acessos e uma mdia de 1,8 acessos por dia, sendo que at a metade do curso o nmero de acessos era maior do que 1 acesso dirio, aps esse perodo o nmero de acessos ficou em torno de 1 acesso dirio sendo que houve vrios dias em que o tutor no acessou o ambiente e assim, no orientou os alunos adequadamente. O tutor da turma C possui um acesso mdio dirio de 3,1 respectivamente, que um valor prximo dos 3 acessos dirios esperados, e manteve essa mdia de acesso durante todo o curso, no apenas em um perodo especfico.

Outro dado importante a observar a ausncia de acesso ao ambiente durante o perodo do curso. O tutor da turma B acessou o ambiente durante todos os 38 dias do curso, ou seja, obteve 0% de ausncia. J o tutor da turma A no acessou o ambiente em um dia e o tutor da turma C no acessou em trs dias, o que representa 3% e 8% de ausncia no curso. J o tutor da turma D ficou 11 dias sem acesso o que resulta em 29% de ausncia do curso, um nmero muito elevado. Segundo os formadores, o tutor da Turma D justificava a demora na entrega de informaes solicitadas devido a outros compromissos profissionais. Podemos ento relacionar essa falta de tempo disponvel para uma efetiva dedicao tutoria, um dos principais fatores que o impediam de acessar o ambiente e acompanhar o desenvolvimento de sua turma, contribuindo para uma tutoria de m qualidade.

Outro ponto levantado pelos formadores foi o compromisso e responsabilidade dos tutores ao entregarem a planilha final de avaliao e o relatrio final no prazo correto estipulado pela coordenao. Os tutores das turmas A, B e C entregaram a planilha e o relatrio na data correta, enquanto o tutor da Turma D entregou com atraso e com dados confusos que tiveram que ser corrigidos conforme os alunos reclamavam por e-mail pedindo uma reavaliao das atividades.
Diante disso podemos concluir que a relao entre os acessos feitos pelos tutores ao ambiente tambm pode ser um indicador de qualidade de tutoria, uma vez que o comprometimento e responsabilidade do tutor com o curso pode ser discutido atravs dos dados de acesso e, conseqentemente assistncia aos alunos. Podemos concluir, tambm, como indicador de boa tutoria a responsabilidade destes tutores em respeitarem prazos estipulados pela coordenao dos cursos.

6. Concluses Pode-se ressaltar a importncia do tutor em manter uma boa frequncia ao ambiente de sua turma. O ideal seria acessos trs vezes ao dia e em diferentes perodos, pela manh, a tarde e noite. Desta forma possvel evitar o acmulo de mensagens dos alunos, como tambm reduzir o tempo de resposta para os mesmos. Imprevistos como problemas tcnicos, de sade e outros alheios ao tutor podem ocorrer em um curso, impossibilitando o acesso ao seu ambiente. Em situaes como estas importante levar em considerao a possibilidade de comunicar a equipe de formadores do curso, para que os mesmos acompanhem a turma, substituindo o tutor mesmo que temporariamente, com o objetivo de no prejudicar os alunos, principalmente em momentos crticos como em fases iniciais ou finais do curso.

importante ressaltar a comunicao que o tutor deve ter com seus alunos. Esperar que o aluno entre em contato apenas para esclarecer dvidas no recomendvel. O ideal que o tutor esteja sempre motivando o aluno atravs de mensagens, avisando sobre as atividades, mostrando iniciativa nas discusses do frum, dando devolutiva das atividades e propor novas discusses. Outro fator importante a organizao do ambiente, ou seja, como ir dispor os materiais didticos. Mesmo tendo uma prvia orientao de como organizar, o tutor pode tomar medidas prprias de modo a atender melhor a sua turma. Ao observar o trabalho dos tutores sob essas trs caractersticas possvel determinar se ele ir executar seu trabalho com sucesso ou no. Porm acompanhar essas caractersticas apenas no decorrer dos cursos pode ser prejudicial para a turma. Esses fatores devem ser observados na capacitao inicial dos tutores, de modo a resolver possveis deficincias que os mesmos possuam no uso de determinadas ferramentas e sanar isso previamente, assim ele atuar de maneira satisfatria.

Referncias Bibliogrficas AZEVEDO, Wilson. Novo professor e novo aluno. Disponvel em

<HTTP://www.escolanet.com.br/sala_leitura/novoprof_novoaluno.html>. Acessado em 09 abr. 2008.

BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigao qualitativa em Educao. Portugal: Porto Editora Ltda, 1994. 332p.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA (Inep). Censo da Educao Superior de 2006. Disponvel em <http://www.inep.gov.br/downloadcenso2000Superiorbrasil.pdf>. Acesso em 19 mai 2008. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LIBNEO, Jos Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigncias educacionais e profisso docente. 7 ed. So Paulo: Cortez, 2003. MAGDALENA, B. C.; COSTA, I. E. T.. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. MAGGIO, Mariana. O tutor na educao a distncia. In: LITWIN, Edith (Org.). Educao a distncia: temas para o debate de uma nova agenda educative. Porto Alegre: ARTMED, 2001, p. 93-110. MOORE, Michael G. & KEARSLEY, Greg. Educao a distncia: uma viso integrada. So Paulo: Thomson Learning, 2007. PEREIRA, Jovanira Lzaro. O cotidiano da tutoria. In: CORRA, Juliane (Org.). Educao distncia: orientaes metodolgicas. Porto Alegre: ARTMED, 2007. p. 85-104. PETERS, Otto. A educao a distncia em transio :tendncias e desafios. So Leopoldo: UNISINOS, 2004. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 33. ed. Campinas:Autores Associados, 2001. _____, Dermeval. Pedagogia histrico-crtica: Primeiras aproximaes. 2. ed. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.

Palavras-chave: Formao continuada; Tutor; Incluso Digital

Contato: carolmartins.bio@gmail.com patty.dferreira@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi