Vous êtes sur la page 1sur 30

INTRODUO

Nos tempos atuais, constante a exigncia de aperfeioamento nos mtodos de produo, bem como racionalizao deles, mediante a automao e o controle dos processos envolvidos. Devido a este fato, mais e mais h a necessidade de controle e variao de velocidade e torque em mquinas eltricas acionantes. Inicialmente conseguiu-se variaes de velocidade mediante o uso de sistemas mecnicos, como caixas de engrenagens, correias e polias, o que muito limita os processos e as mquinas. Posteriormente, apareceram aplicaes onde o controle de rotao feito mediante o uso de motores de induo (gaiola) e acoplamentos magnticos. Este mtodo, porm, apresenta um baixo rendimento, causado pelas altas perdas eltricas do acoplamento. Outra forma de se controlar velocidade atravs de motores de anis, mediante a ajuste da resistncia rotrica atravs de um reostato externo. Este mtodo apresenta um grande inconveniente que a baixa preciso no controle da velocidade. Por isto usado apenas na partida destes motores. Os motores de corrente contnua surgiram como uma forma de solucionar os problemas acima, pois sua velocidade pode ser continuamente alterada mediante a variao da ten so de alimentao. Alm disso, os motores C apresentam torque constante em toda a faixa de velocidade - salvo se em regio de enfraquecimento de campo, como veremos a seguir. Inicialmente os motores C eram alimentados por geradores de corrente contnua, o que exigia o uso de duas mquinas (sistema WARD-LEONARD). Posteriormente, com o advento dos semicondutores de potncia, apareceram os conversores estticos ponte tiristorizada, que o mtodo mais usado e difundido atualmente. Os sistemas de velocidade varivel utilizando motores de corrente contnua e conversores estticos aliam grandes faixas de variao de velocidade, robustez e preciso economia de energia, o que garante um timo desempenho e flexibilidade nas mais variadas situaes. Mais recentemente surgiu o controle de velocidade de motores de induo (gaiola) mediante a variao da freqncia de alimentao, atravs de conversor CA/CA. Este mtodo necessita alguns cuidados em aplicaes que exijam baixas rotaes e/ou sistemas sincronizados.

NOES FUNDAMENTAIS PRINCIPAIS PARTES CONSTRUTIVAS DE UMA MCC O motor de C composto fundamentalmente de duas partes: estator e rotor. Estator formado por: Carcaa a estrutura suporte do conjunto, tambm tem a finalidade de conduzir o fluxo magntico.

Plos de excitao Tm a finalidade de gerar o fluxo magntico. So constitudos de condutores enrolados sobre ncleos de chapas de ao laminadas cujas extremidades possuem um formato que se ajusta a armadura e so chamadas de sapatas polares. Plos de comutao So colocados na regio interpolar e so percorridos pela corrente de armadura. Sua finalidade compensar o efeito da reao da armadura na regio de comutao, evitando o deslocamento da linha neutra em carga, reduzindo a possibilidade de centelhamento. Enrolamento de Compensao um enrolamento distribudo na periferia da sapata polar e percorrido pela corrente de armadura. Sua finalidade tambm compensar a reao da armadura, mas agora em toda periferia do rotor, e no somente na regio transversal. Evita o aparecimento de fascas provocadas por uma diferena de potencial entre espiras devido a distribuio no uniforme da induo no entreferro. Conjunto Porta Escovas e Escovas O porta escovas permite alojar as escovas e est montado de tal modo que possa ser girado para o ajuste da zona neutra. As escovas so compostas de material condutor e deslizam sobre o comutador quando este gira, pressionadas por uma mola, proporcionando a ligao eltrica entre a armadura e o exterior. Rotor formado por: Rotor com Enrolamento Centrado no interior da carcaa, constitudo por um pacote de chapas de ao silcio laminadas, com ranhuras axiais na periferia para acomodar o enrolamento da armadura. Este enrolamento est em contato eltrico com as lminas do comutador. Comutador o conversor mecnico que transfere a energia ao enrolamento do rotor. O comutador constitudo de lminas de cobre isoladas uma das outras por meio de lminas de mica. Eixo o elemento que transmite a potncia mecnica desenvolvida pelo motor.

Figura 2.1.1. - Principais partes construtivas. 1. Coroa. 2. Plo de excitao com enrolamento. 3. Plo de comutao com enrolamento. 4. Portas escovas. 5. Eixo. 6. Pacote de chapas do rotor com enrolamento. 7. Comutador. 8. Rolamentos. 9. Mancal. 10. Caixa de ligaes. , IDENTIFICAO DA MQUINA A identificao da mquina a referncia do fabricante e composta por uma combinao de letras e algarismos, conforme abaixo: DN F160.190S Especifica ser mquina de corrente contnua C - Mquinas Compensadas N - Mquinas No Compensadas Tipo de Refrigerao

F -Ventilao forada independente D - Ventilao forada por dutos S - Auto ventilado E Sem ventilao X - Ventilao forada independente axial A - Ventilao por meio de trocador de calor Ar - Ar W - Ventilao por meio de trocador de calor Ar - gua Carcaa IEC Comprimento do pacote de chapas (m) Comprimento da tampa traseira

M - tampa mdia Carcaa 500: S - tampa curta Carcaa 90 a 132: S - tampa curta (tamanho nico) Carcaa 160 a 450: S - tampa curta M - tampa mdia L - tampa longa Carcaa 560 a 900: A, B, C (diferentes tamanhos de tampas) Caractersticas e Especificaes de Motores de Corrente Contnua e Conversores CA/C (DT-3) WEG 10 2.3. TIPOS DE VENTILAO Caractersticas e Especificaes de Motores de Corrente Contnua e Conversores CA/C (DT-3) WEG 1 2.4. CONSTRUO E LIGAO O estator do motor de corrente contnua sustenta os plos principais e os plos de comutao (interplos). Nos plos principais localiza-se o enrolamento de excitao principal (F1-F2), eventualmente tambm o enrolamento srie de excitao auxiliar (D1-D2) e, em casos especiais, o enrolamento de compensao (C1- C2), montado nas sapatas polares. Nos interplos tm-se as bobinas do enrolamento de comutao (B1-B2). No rotor da mquina se encontra o enrolamento da armadura (A1-A2) e o comutador de corrente. A figura 2.4.1 mostra a disposio dos plos e enrolamentos e o sentido dos respectivos campos. A figura 2.4.2, por outro lado, ilustra as ligaes do motor C, com a identificao dos enrolamentos e dos eixos dos campos. Figura 2.4.1. - Construo de uma Mquina de Corrente Contnua. Figura 2.4.2. - Ligao de uma Mquina de Corrente Contnua. Se houver necessidade, pode ser adicionado o enrolamento em srie auxiliar (D1-D2) sobre os plos principais, percorrido pela corrente da armadura. O campo S deve atuar contra a reao da armadura (ao enfraquecedora) e auxiliar o campo principal H. Por este motivo, o sentido da corrente no enrolamento auxiliar deve permanecer sempre igual ao sentido da corrente no enrolamento de excitao, tambm quando ocorrer a inverso da corrente de armadura.

O enrolamento de compensao (C1-C2) est localizado nas sapatas polares dos plos principais e tambm por ele passa a corrente de armadura. Seu campo deve anular totalmente o campo transversal A. O considervel custo adicional que o enrolamento de compensao representa justificvel apenas em motores com altas sobrecorrentes e amplas faixas de controle de velocidade pelo campo.

FUNCIOMAMENTO
PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO O funcionamento de um motor de corrente contnua (MCC) est baseado nas foras produzidas da interao entre o campo magntico e a corrente de armadura no rotor, que tendem a mover o condutor num sentido que depende do sentido do campo e da corrente na armadura (regra de Fleming ou da mo direita). A figura 2.5.1 mostra o sentido das foras que agem sobre uma espira. Sob a ao da fora a espira ir se movimentar at a posio X-Y onde a fora resultante nula, no dando continuidade ao movimento. Torna-se ento, necessrio a inverso da corrente na espira para que tenhamos um movimento contnuo. Este problema resolvido utilizando um comutador de corrente. Este comutador possibilita a circulao de corrente alternada no rotor atravs de uma fonte C. Para se obter um conjugado constante durante todo um giro da armadura do motor utilizamos vrias espiras defasadas no espao montadas sobre um tambor e conectadas ao comutador.

Figura 2.5.1. - Foras que atuam em uma espira imersa num campo magntico, percorrida pela corrente de armadura. Com o deslocamento dos condutores da armadura no campo surgem tenses induzidas (fora contraeletromotriz fcem), atuando no sentido contrrio ao da tenso aplicada. A fora contraeletromotriz E proporcional velocidade e ao fluxo magntico. (1) n - rotao. F - fluxo magntico. CE - constante. A soma das foras que atuam sobre os condutores do induzido cria o conjugado eletromagntico dado por:

(2) IA - corrente de armadura. Cm - constante. A potncia til (nominal em W) que o motor desenvolve pode ser dada por: Potncia til (W) = UA . I . h UA - tenso armadura. I - corrente nominal. h - rendimento. O circuito equivalente da mquina C pode ser representado conforme figura 2.5.2. Figura 2.5.2. - Circuito equivalente de uma Mquina C. Analisando, temos:

RA - resistncia do circuito da armadura. UA - tenso de armadura. IA - corrente de armadura. Das equaes (1) e (3) pode-se obter uma relao que fornece a velocidade da mquina em funo das outras grandezas envolvidas. Com as grandezas: tenso de armadura, corrente de armadura e fluxo magntico, a partir das equaes (2) e (4), pode-se obter o comportamento do motor para os tipos bsicos de excitao. TIPOS BSICOS DE EXCITAO 2.6 .1. Excitao Independente A rotao do motor pode ser alterada, conforme a equao (4), mantendo o fluxo (F) constante e variando a tenso de armadura (controle de armadura), ou mantendo a tenso de armadura fixa e alterando o fluxo (controle pelo campo). E = n . F . CE C = Cm . F . IA

n = E = UA - IA RA UA - E - IA RA = 0 CE. F CE. F , Figura 2.6.1. - Diagrama eltrico de uma Mquina C ligao independente. UE - tenso de campo. IE - corrente de campo. Alterar fluxo magntico significa modificar corrente de campo. No controle pela armadura para IA = constante, o torque constante e a potncia proporcional a rotao:

P = Pn n nN nN - rotao nominal. Pn - potncia nominal. No controle de campo, para IA = constante, o torque inversamente proporcional rotao e a potncia constante.

C = Cn nN n Cn - conjugado nominal. Em considerao a comutao e para se ter um controle estvel, a corrente de armadura poder ser nominal somente at a rotao mxima nM (quebra de comutao). Figura 2.6.2. - Curvas caractersticas do motor de excitao independente.

A regulagem pela armadura usada para acionamentos de mquinas operatrizes em geral, como: ferramentas de avano, torque de frico, bombas a pisto, compressores, etc. A regulagem de campo por sua vez usada para acionamento de mquinas de corte perifrico, como em chapeamento de toras, tornos, bobinadeiras, mquinas txteis, etc. 2.6.2. Excitao Srie Na figura 2.6.3. pode-se verificar que a corrente de armadura passa pelo enrolamento de campo, sendo responsvel pelo fluxo gerado. Enquanto no atingida a saturao m agntica, a velocidade do motor diminui de forma inversamente proporcional intensidade de corrente de armadura. Figura 2.6.3. - Diagrama eltrico de uma mquina C ligao srie. Da equao (2) pode se verificar nos motores srie que o torque proporcional ao quadrado da corrente enquanto o circuito magntico no est saturado (Figura 2.6.4). C = Cm . F. IA , , Portanto o motor srie pode trabalhar em regimes de sobrecarga, sendo o aumento do consumo de corrente relativamente moderado. Esta propriedade essencialmente valiosa para a trao eltrica, acionamentos de guindaste, etc. Deve-se ter em conta que no caso da reduo da carga, a velocidade do motor se torna to grande que as foras centrfugas podem destruir o seu induzido. Por isso, quando a tenso nominal, no se deve colocar em funcionamento o motor com uma carga muito reduzida. . Excitao Composta Muitas vezes desejamos um motor com caractersticas intermedirias. esta a caracterstica do motor de excitao composta. Este motor possui dois enrolamentos, um srie e outro paralelo (Figura 2.6.5). Na maioria dos casos os dois enrolamentos so acoplados de forma que os fluxos magnticos se adicionem. Figura 2.6.5. -Diagrama eltrico de uma mquina C de excitao composta. Este tipo de excitao ideal para acionamentos com variaes bruscas de carga (ex.: prensa), e para se obter um comportamento mais estvel da mquina (Figura 2.6.6). Figura 2.6.6. -Curva caracterstica do motor de excitao composta. ESQUEMAS BSICOS DE LIGAO Sentido de Rotao No enrolamento de excitao a corrente flui do nmero caracterstico 1 para o nmero 2 (Ex.: F1 ligado no "+" e F2 ligado no "-"). No sentido de rotao direita, A1 dever ser positivo. Para uma mquina com apenas uma ponta de eixo, ou com duas pontas de eixo de dimetro diferente, vale como sentido de rotao aquele do rotor que se pode observar quando se olha do lado frontal da ponta de eixo ou da ponta de eixo de maior dimetro. Em pontas de eixo de dimetro igual, deve-se observar a partir do lado afastado do comutador.

' 4 A  '   $       ' ' 6  ' @ '     4 A '     8

 '       '    '      9 8   $

' 6   7

   6 '    $  5  3 %4 # &

'   '  '   '  '    '    '  '  1  1 '   ' '  $ $ ' '  2

 ' '   

  ' '      ( ( 

)  "! " !%! ! ( ( " ! 1 0 $ # "! !% !%! ! " & $ #

)  ' '   ( (     

 (! (

          

E it

PE A .

PE A .

ifi

. . . I

t E it

E A

:A

'  

ES E A I E

it

it

it

3! &

li

li

ti

:A

i i

S i

B i i B fi

t fl i

t fl i

i i

fi

i i

E i i E fi

fi

fi

tili

, l



'

it

t .A

P ti

i:

i t

'

6 @  

Si t

f i

ti f it l

i t

.A

lt

continuamente at avs a variao a corrente e excitao o erador. Sua desvantagem a utili ao de no mnimo mquinas.
G

c)

onversores Estticos
E H

Estes conversores compem-se a sicamente de uma ponte retificadora tiristori ada que fornece corrente contnua com tenso varivel a partir de uma tenso alternada. s , ou V ou por rede conversores podem ser alimentados por rede trifsica em monofsica, conectados entre fase e neutro ou entre fase e fase. Isto vai depender asicamente da pot ncia do motor e de sua aplicao no sistema a acionar.
G V

enses

suais - Acionamentos
W

enso de Alimentao V) A E
IX aY

s motores so projetados para o tipo de alimentao especificado. Pode surgir um fator de forma f de, no mximo, , quando a alimentao feita atravs de uma ponte monofsica. Isto significa que o valor efetivo da corrente pode ser de at , x IA. Isto precisa ser levado em considerao na escol a de fusveis e dos cabos de conexo e ligao. fator de forma a relao entre o valor eficaz e o valor mdio da corrente fornecida armadura.
G Ge

orrente de armadura eficaz orrente de armadura mdia


W T

A corrente contnua obtida de um conversor contm certa amplitude de ondulao ripple), avaliada pelo fator de forma. Esta ondulao afeta a pot ncia da mquina , pois piora as condies de comutao e aumenta as perdas no ferro e no cobre, aumentando o aquecimento. Assim a pot ncia do motor deve ser diminuda, dependendo do fator de forma da corrente fornecida armadura.
T d

QSS

QR

D C F

Pb

QPP

Pb

FC

` IU X Y

U I U

, i gura . . . -Ondulao da tenso em conversores . i gura . . . - Ondulao da corrente em funo do fator de forma.
r ghg w v hg i hg iig p f

Para diminuir o fator de forma, deve-se diminuir a amplitude de ondulao. Isto conseguido com o aumento da indut ncia do circuito da armadura. As mquinas E t m elevada indut ncia prpria, reduzindo a ondulao. o entanto, conversores monofsicos fornecem corrente com ondulao muito alta, sendo necessrio instalar uma indut ncia reat ncia) externa em srie com a armadura i gura . . ). i gura . . . - Posio da bobina no diagrama unifilar.
x u x u q v t s t q v q w hg u fv q v q f

E E

I A O A BOBI A E I

A indut ncia que dever ser colocada em srie com a armadura determinada atravs da equao abaixo: n - tenso alternada da rede V). Ia - corrente de armadura V). a - indut ncia prpria da armadura mH). K - constante tabela . . ). A indut ncia da armadura a pode ser estimada atravs da equa o:
g i g v i i g v v i q q

a - tenso de armadura V). nN - rotao nominal rpm). K - constante tabela .


g v t v

aso desejar-se calcular a resist ncia da armadura deve ser utilizada a seguinte equao:

, ENDI ENTO

O motor eltrico absorve energia eltrica da linha e a transforma em energia mecnica disponvel no eixo. O rendimento define a efici ncia com que feita esta transformao. hamando pot ncia til Pu) a pot ncia mecnica disponvel no eixo e pot ncia absorvida Pa) a pot ncia eltrica que o motor retira da rede, o rendimento ser relao entre as duas, ou seja: O rendimento varia com a carga e com a rotao, conforme mostrada na figura . . .
v iig t t t t p

i gura . . . - Variao do

endimento em funo da arga e

xu

x y

f f

. ).

otao.

H dois mtodos principais para determinao do rendimento: o direto e o por adio das perdas. No caso de valores garantidos, a norma permite as seguintes tolerncias: a) Pela adio das perdas. Motores de potncias igual ou inferior a 50 kW: Tolerncia = -0,15 (1 - h) Motores de potncia nominal superior a 50 kW: Tolerncia = -0,10 (1 - h) b) Pelas perdas totais: -0,15 (1 - h). ,

CARACTERISTICAS
A A TE STI AS ONSTRUTIVAS ARCA A

Todos os motores so fabricados com carcaas laminadas. O sistema polar estampado de chapas com plos fixos, nas alturas do eixo de a mm. Os tipos com alturas de eixo acima de mm recebem plos parafusados, acomodados em ranhuras. Em ambos os cas os alcanada elevada preciso divisria, o que vem a beneficiar a confiabilidade da comutao. Devido ao formato especial dos plos principais, manteve baixa a reao da armadura e, -se consequentemente, a distoro do campo do entreferro. Todas carcaasso soldadas sob presso atravs de barras de ao chato a slidos anis laterais nos dois lados, e que so usinados para encaixe das tampas de ferro fundido. Nos modelos DC(N)E, trs lados da carcaa recebem aletas de alumnio, para dissipao do calor. i gura . . . - Principais dimenses.

ORMA CONSTRUTIVA

As formas construtivas mais usuais so mostradas nos desenhos a seguir. A identificao utilizada est de acordo com as normas DIN, IEC e ABNT.

fornecidas com ps, tambm nos tipos flangeados. Nas mquinas flangeadas com trocador de calor necessrio uma fixao com ps adicionais.

i gura . . . - ormas construtivas.


Acima da carcaa

todas as mquinas so

ACOP AMENTOS A nica restrio para acoplamentos, por exemplo, tacogerador e/ou freio, ocorre no caso de motores com ventilao axial tipo DC(N)X. Neste caso dever ser feita consulta fbrica. ROLAMENTOS Todos os motores so fabricados com rolamentos antifrico.As mquinas at a carcaa possuem rolamentos com lubrificao permanente. Da carcaa em diante os rolamentos possuem dispositivos de relubrificao. As carcaas a tambm podem ser fornecidas com dispositivos de relubrificao conforme pedido Da carcaa . em diante, o dispositivo de relubrificao previsto com regulador de graxa que automaticamente previne a superlubrificao. A primeira lubrificao suficiente para a anos de operao, dependendo do tipo do motor e velocidade, consi erando um funcionamento contnuo de d horas/dia aproximadamente. Em geral, os rolamentos normais tambm so usados para as formas construtivas verticais, se altas velocidades e pesados acoplamentos no forem usados. Caso contrrio deve ser consultada a fbrica. PONTAS DE EIXO As pontas de eixo so executadas com ranhura axial fechada para alojamento de chaveta, edio e ABNT NBR cujas dimenses esto de acordo com a Norma IEC publicao . As chavetas esto de acordo com a norma DIN , folha e so sempre fornecidas com a mquina. Com exceo do tipo DC(N)X, todas as mquinas podem ser fornecidas com dupla ponta de eixo, diferentes dimetros, diferentes comprimentos ou pontas cnicas.
e mje e gm k llh gfnk gfe l kgg e ih g gfe e i j d

ACIONAMENTO O alinhamento dos eixos deve ser feito com muito cuidado. Conjunto motogeradores montados sobre base comum, devem ser alinhados aps a base ter sido instalada na sua fundao. As foras radiais nas pontas de eixo, por exemplo devido a correias ou engrenagens, no devem ultrapassar os valores dados nos diagramas de oras Radiais Admissveis que se encontram no Manual de Instalao.
o

VIBRA O A vibrao de uma mquina eltrica est intimamente relacionada com sua montagem e por isso geralmente desejvel efetuar as medies de vibra nas condies reais de instalao o e funcionamento. Contudo, para permitir a avaliao do balanceamento e da vibrao de mquinas eltricas girantes, necessrio efetuar tais medies com a mquina desacoplada, sob condies de ensaio determinadas confo rme itens . . a . . de forma a permitir a reprodutividade dos ensaios e obteno de medidas comparveis.
fm h em h p

Suspenso Livre Esta condio obtida pela suspenso da mquina por uma mola ou pela montagem desta mquina sobre um suporte elstico (molas, borrachas, etc.). A deformao da base elstica em funo da rotao da mquina deve ser no mnimo igual aos valores da tabela 6.7.1. A massa efetiva do suporte elstico no deve ser superior a 1/10 daquela da mquina a fim de reduzir a influncia da massa e dos momentos de inrcia das partes do suporte elstico sobre o nvel de vibrao medido. Tabela 6.7.1. - Deformao elstica da base. Rotao nominal (rpm)Deformao da base elstica (m) Chaveta Para o balanceamento e medio da severidade de vibrao de mquinas com o rasgo de chaveta na ponta de eixo, este deve ser preenchido com meia chaveta, recortada de maneira a preench-lo at a linha divisria entre o eixo e o elemento a ser acoplado. Nota: Uma chaveta retangular de comprimento idntico ao da chaveta utilizada na mquina em funcionamento normal e meia altura normal (que deve ser centrada no rasgo de chaveta a ser utilizado) so aceitveis como prticas alternativas. Pontos de Medida As medies da severidade de vibrao devem ser efetuadas sobre os mancais, na proximidade do eixo, em trs direes perpendiculares, com a mquina funcionando na posio que ocupa sob condies normais (com eixo horizontal ou vertical). A tabela 6.7.2 indica valores admissveis para a mxima velocidade de vibrao para as carcaas IEC 56 a 400, dentro dos graus de balanceamento: normal, reduzido e especial. Tabela 6.7.2. - Limites recomendados para severidade de vibrao, conforme NBR 11390 e IEC 34-14. VelocidadeMximo valor eficaz da velocidade de vibrao para a altura H do eixo 90 a132160 a225250 a 400 Balancea- mento rpm da mquina m/s m/s m/s Notas: 1. Para valores de pico multiplicar os valores da tabela por 2. 2. Os valores da tabela acima so vlidos para medies realizadas com a mquina a vazio e desacoplada, funcionando na freqncia e tenso nominais. 3. Para mquinas de giram nos dois sentidos, os valores da tabela se aplicam para ambos os sentidos 4. A tabela acima no se aplica a mquinas montadas no local de instalao (ver ISO 3945 e ISO 2372) ou mquinas acopladas a suas mquinas de acionamento ou cargas acionadas. BALANCEAMENTO Conforme a norma NBR-8008, balanceamento o processo que procura melhorar a distribuio de massa de um corpo, de modo que este gire em seus mancais sem foras de desbalanceamento. , Tabela 6.8.1. - Tipos de Balanceamentos. Balancea-mentoTIPO DE MQUINA

Normal (N) Mquinas sem requisitos especiais, tais como: Mquinas grficas, laminadores, britadores, bombas centrfugas, mquinas txteis, transportadores, etc. Reduzido (R) Mquinas de preciso para trabalho sem vibrao, tais como: Mquinas a serem instaladas sobre fundamento isolado prova de vibrao, madriladoras e fresadoras de preciso, tornos, furadeiras de coordenadas, etc. Especial (S)Mquinas para trabalho de alta preciso, tais como: Retficas, balanceadores, mandriladora de coordenadas, etc. ESCOVAS E PORTA-ESCOVAS O dispositivo das escovas consiste de um anel com porta-escovas. At a carcaa 132 este porta-escovas fixado diretamente no anel; em carcaas maiores fixado por intermdio de uma rgua ranhurada. De conformidade com o passo polar, a diviso exata dos porta -escovas cuidadosamente ajustada pelo fornecedor. A zona neutra as sinalada de forma distinta. Escovas de carvo so fornecidas por renomados fabricantes e selecionadas de conformidade com as condies de servio que se destinam. COMUTADOR Os comutadores normais utilizados em nossas mquinas so os do tipo rabo de ando rinha. Os segmentos dos comutadores so de cobre eletroltico, de trefilao dura, sendo isolados entre si por placas prensadas de mica. Figura 6.10.1. - Comutador. Dividimos os comutadores com rabo de andorinha em dois tipos: Bandeira: Onde as ligaes do enrolamento da armadura so feitas s bandeiras. Pente: Onde as ligaes do enrolamento da armadura so entranhadas diretamente no ressalto do comutador (pente). Figura 6.10.2. - Comutador tipo Bandeira e Pente. . PLACA DE IDENTIFICAO

alimentao do motor; Quando o fabricante projeta um motor e o oferece venda, ele tem que partir de certos valores adotados para: - Caractersticas da rede eltrica de - Caractersticas da carga a ser acionada; O conjunto desses valores constitui as "Caractersticas Nominais" do motor. O fabricante comunica estas informaes ao cliente atravs da placa de identificao do motor. , Figura 6.1.1. - Placa de Identificao.

PINTURA A pintura destes motores consiste de duas camadas UNDO: Aps a limpeza, as peas so pintadas com tinta fundo primer sinttico alqudico, a m (microns). aplicada por imerso ou pulverizao. A espessura da pelcula seca de ACABAMENTO: A pintura final, feita aps a mquina completamente montada, consiste de uma demo de tinta de acabamento de esmalte sinttico alqudico, aplicada por pulverizao. A espessura da pelcula seca total de a m (microns). SUSPENSO DE INTERFERNCIAS DE FASCAS (eliminao bsica de interferncias) obtido pela ligao simtrica dos plos da O grau comutao armadura. Os graus N" (supresso normal) e "K" (supresso fina) exigem medidas especiais, com ligao de capacitores e bobinas. O grau "G" o normal, sendo suficiente para aplicao geral na indstria.
w y x w w sv su s t sr q { {

SELE O DE MOTORES C ESPECIFICA O DE UM MOTOR C Para a correta especificao do motor, so necessrias as seguintes informaes na consulta: . Potncia Nominal (kW); . Regime de servio ou descrio do ciclo de trabal o; . h Velocidade nominal (rpm); . Velocidade mxima com enfraquecimento de campo (rpm); . Velocidade mnima de trabalho (rpm); . Tenso de armadura (Vcc); . Tenso de campo (Vcc); . Fonte: - C pura (gerador ou baterias); - Conversor monofsico totalmente controlado. . Tenso da rede CA. . Freqncia da rede. . Tenso de alimentao dos aquecedores internos (quando necessrios). . Grau de proteo da mquina ou especificao da atmosfera ambiente. . Temperatura ambiente. . Altitude. . Proteo Trmica. . Sentido de rotao (horrio ou anti-horrio, olhando-se pelo lado acionado). . Sobrecargas ocasionais. . Momento de inrcia da carga e a que rotao est referido. . Cargas axiais e seu sentido, quando existentes. CARACTERSTICAS DE CONJUGADO As caractersticas de funcionamento de uma mquina quanto ao conjugado podem ser divididas em quatro grupos: O conjugado resistente, com o aumento da rotao, torna-se menor. Neste caso o maior conjugado ocorre na menor rotao ajustada. A potncia, por sua vez, permanece constante. Exemplos: - Bobinadeira.
y { t |{ s{ r{  v{ u{ { ~ { }{ } r ~ u t | v z z

Figura . . . - Conjugado inversamente proporcional ) CR constante


{| |

Este o tipo da carga que mais ocorre. O conjugado constante em toda a faixa de variao da rotao. Isto significa que a potncia cresce de forma linear com a rotao .

rotao.

Exemplos: - Equipamento de elevao. Figura 7.2.2. - Conjugado constante. 3) CR ~ n O conjugado da carga cresce linearmente com a rotao. A potncia, por sua vez, aumenta com o quadrado da rotao. Exemplo: - Calandra com atrito viscoso. , Figura 7.2.3. - Conjugado diretamente proporcional rotao. 4) CR ~ n O conjugado crescendo proporcionalmente com o quadrado da rotao resulta para a potncia em uma variao ao cubo. Exemplos: - Bombas. Figura 7.2.4. - Conjugado proporcional ao quadrado da rotao. CARACTERSTICAS DO AMBIENTE Entre outros, dois fatores influem na determinao da potncia admissvel: a temperatura do meio refrigerante e a altitude em que o motor vai ser instalado. Conforme normas as condies usuais de servio so: a) Meio refrigerante (na maioria dos casos o ar ambiente) com temperatura no superior a 40C e isento de elementos prejudiciais. b) Altitude no superior a 1000m acima do nvel do mar. At estes valores de altitude e temperatura ambiente consideram-se condies normais e o motor deve fornecer, sem sobreaquecimento, sua potncia nominal. ALTITUDE Motores funcionando em altitudes acima de 1000m apresentam problemas de aquecimento causado pela rarefao do ar e conseqente diminuio do seu poder de arrefecimento. A insuficiente troca de calor entre o motor e o ar circundante leva exigncia de reduo de perdas, o que significa tambm , reduo de potncia. Tabela 3.1.1 - Potncia Permitida em % da Potncia do Catlogo - Tipo DC(N)E. Temperatura Ambiente em CAltura Acima do Tabela 3.1.2. - Potncia Permitida em % da Potncia do Catlogo - Tipos DC(N)F, DC(N)D, DC(N)S, DC(N)X, DC(N)W. Temperatura Ambiente em CAltura Acima do Tabela 3.1.1. - Potncia Permitida em % da Potncia do Catlogo - Tipo DC(N)A.

Temperatura Ambiente em C Altura Acima do TEMPERATURA AMBIENTE Motores que trabalham em temperaturas inferiores a -20C apresentam os seguintes problemas: a) Excessiva condensao, exigindo drenagem adicional ou instalao de resistncia de aquecimento, caso o motor fique parado por longos perodos. b) Formao de gelo nos mancais, provocando endurecimento da graxa ou lubrificante nos mancais exigindo o empr go e de lubrificantes especiais ou graxas anticongelantes. Em motores que trabalham a temperaturas ambientes constantemente superiores a 40C, o enrolamento pode atingir temperaturas prejudiciais isolao eltrica. Este fato tem que ser compensado por um projeto especial do motor, usando materiais isolantes especiais ou pela reduo da potncia nominal do motor. Esta reduo poder ser determinada a partir das tabelas 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3. ATMOSFERA AMBIENTE Ambientes Agressivos Ambientes agressivos, tais como estaleiros, instalaes porturias, indstria de pescado e aplicaes navais em geral, indstria qumica e petroqumica, exigem que os equipamentos que neles trabalham sejam perfeitamente adequados para suportar tais circunstncias com elevada confiabilidade, sem apresentar problemas de qualquer espcie. Os motores devero ter as seguintes caractersticas especiais: - Enrolamento duplamente impregnado;

- Ventilador de material no faiscante; - Retentores de vedao entre o eixo e as tampas; - Massa de calafetar na passagem dos cabos de ligao pela carcaa. Ambientes Perigosos O motor C apresenta a desvantagem de possuir uma fonte de fascas (comutador), que podem ocasionar a ignio de materiais inflamveis. desaconselhvel a utilizao de motores em ambiente cuja presena na atmosfera perigosa constante (Diviso I - IEC/ABNT), utilizando os apenas onde a presena ocasional (Diviso I-IEC/ABNT). Em reas com material inflamvel pertence classe I ou II da norma NEC descrita a seguir, podemos utilizar motores com ventilao por dutos. Classificao dos Ambientes a) Quanto s condies de Trabalho: Diviso I: Ambientes enquadrados na diviso I so reas que contm permanentemente (ou seja, em condies normais de trabalho) vapores ou gases explosivos ou combustveis. Diviso I: Ambientes enquadrados na diviso I so reas onde a presena dos agentes possveis de exploso somente ocorre em situaes normais. Nesta diviso no so necessrios motores prova de exploso, podendo ser es pecificados motores de "segurana aumentada" (Increased Safety), proteo simbolizada por (Ex.)pela IEC. As principais caractersticas destes motores so a inexistncia de partes faiscantes e uma sobrelevao

admissvel de temperatura 10C inferior normalmente especificada para cada classe de temperatura do isolamento. b) Quanto ao tipo de material - Conforme NEC Classe I: reas com esta classificao so aquelas onde existe a presena de misturas compostas de gases e/ou vapores inflamveis. Subdivide-se em 4 grupos A, B, C e D, dependendo do tipo de gs ou vapor, levando em conta a facilidade de inflamao (temperatura) e a presso em que ocorre exploso. Como exemplos de materiais tpicos dos diversos grupos podemos citar: Grupo A - Acetinado. Grupo B - Hidrognio, butadieno. Grupo C - ter etlico, etileno. Grupo D Gasolina, nafta, solventes em geral. Classe I: reas onde existem poeiras inflamveis e eletrocondutoras. Subdivide-se em trs grupos: E,F e G, dependendo do tipo de material e levando-se em conta a facilidade de inflamao. Classe I: reas onde existem fibras e partculas flutuantes inflamveis. Os requisitos do motor para ambientes classificados nas classes I e II dizem respeito, principalmente s temperaturas atingidas na superfcie externa e devem levar em conta o acmulo das poeiras ou fibras sobre o motor que impede a dissipao do calor levando queima do motor ou ignio do material inflamvel. GRAUS DE PROTEO Os invlucros dos equipamentos eltricos, conforme as caractersticas do local em que sero instalados e de sua acessibilidade, devem oferecer um determinado grau de proteo. Assim, por exemplo, um equipamento a ser instalado num local sujeito a jatos d'gua deve possuir um invlucro capaz de suportar tais jatos, sob determinados valores de presso e ngulo de incidncia, sem que exista penetrao de gua. Cdigo de identificao A norma NBR-6146 define os graus de proteo dos equipamentos eltricos por meio das letras caractersticas IP, seguidas por dois algarismos. Tabela 3.4.1. - 1 ALGARISMO: indica o grau de proteo contra penetrao de corpos slidos estranhos e contato acidental. 1 ALGARISMO Sem proteo Corpos estranhos de dimenses acima de 50mm Corpos estranhos de dimenses acima de 12mm Corpos estranhos de dimenses acima de 2,5mm Corpos estranhos de dimenses acima de 1,0mm Proteo contra acmulo de poeiras prejudiciais ao motor Totalmente protegido contra poeira

Tabela 3.4.2. - 2 ALGARISMO: Indica o grau de proteo contra penetrao de gua no interior do motor. 2 ALGARISMO Sem proteo Pingos de gua na vertical Pingos de gua at a inclinao de 15 com a vertical gua de chuva at a inclinao de 60 com a vertical Respingos de todas as direes Jatos de gua de todas as direes gua de vagalhes Imerso temporria Imerso permanente

As combinaes entre os dois algarismos, isto , entre os dois critrios de proteo, esto resumidos na tabela 3.4.3. Tabela 3.4.3. - Graus de Proteo. 1 algarismo2 algarismoM o t o r Classe deProteo Proteo contra contato Proteo contra corposestranhos Proteo contra gua IP00IP02 no temno temno tem pingos de gua at uma inclinao de 15 com a vertical IP11 IP12 IP13 toque acidental com a mo Corpos estranhos slidos de dimenses acima de 50mm pingos de gua na vertical pingos de gua at uma inclinao de 15 com a vertical gua de chuva at uma inclinao de 60 com a vertical IP21 IP22 IP23 toque comos dedosCorpos estranhos slidos acima de 12mm pingos de gua na vertical pingos de gua at uma inclinao de 15 com a vertical gua de chuva at uma inclinao de 60 com a vertical IP44 toque comferramentas Corpos estranhos slidos de dimenses acima de 1mm respingos de todas as direes IP54IP55 proteo completa contra toque proteo contra acmulo de poeiras nocivas respingos de todas as direes jatos de gua de todas as direes IPW55 proteo completa contra toques proteo contra acmulo de poeiras nocivas chuva maresia Existem ainda letras adicionais que complementam a proteo, e so as seguintes:

IPW 54 IP 23S R - mquina cuja ventilao por dutos; W - proteo contra intempries; S - para mquinas cuja proteo contra gua ensaiada parada; M - mquina cuja proteo contra gua ensaiada em movimento. Ex.: IPR 4 Tipos Usuais de Proteo Embora os algarismos indicativos de grau de proteo possam ser combinados de muitas maneiras, somente alguns tipos de proteo so empregados nos casos normais. So eles: IP21, IP22, IP23 e IP44. Os trs primeiros so motores abertos e ltimo motor totalmente fechado. Para aplicaes especiais mais rigorosas, so comuns tambm os graus de proteo IP54 (ambientes muito empoeirados) e IP55 (casos em que os equipamentos so lavados periodicamente com mangueiras, como em fbricas de papel).

, Assim, por exemplo, um motor IP substitui com vantagem os IP , IP e IP , apresentando maior segurana contra exposio acidental a poeiras e gua. Isto permite padronizao da produo em um nico tipo que atenda a todos os casos, com vantagem adicional para o comprador nos casos de ambientes menos exigentes. RESISTNCIA DE A UECIMENTO As resistncias de aquecimento so utilizadas em motores instalados em ambientes muito midos e que ficam parados por longo espao de tempo. Aquecendo os enrolamentos do motor alguns graus acima da temperatura ambiente (5 a C), as resistncias impedem a condensao de gua no seu interior. A instalao opcional, solicitada pelo cliente ou recomendada pela WEG quando ficar evidenciada a aplicao em ambientes desfavorveis.

As resistncias de aquecimento podero funcionar em redes de alimentao de V, dependendo da tenso da resistncia e da ligao das mesmas.

V,

A tenso de alimentao das resistncias dever ser especificada pelo cliente. Dependendo da carcaa, sero empregados os resistores de aquecimento da tabela . . . Tabela . . . - Resistncia de Aquecimento. CarcaaPotncia (W)

a 50

0e

5 55 e 00 50

Nos motores C tipo DNE at a carcaa , em vez da resistncia de aquecimento poder ser utilizado o prprio enrolamento de campo, que mantido permanentemente ligado.

CARACTERSTICAS DE DESEMPENHO POTNCIA NOMINAL a potncia que o motor pode fornecer dentro de suas caractersticas nominais, em regime contnuo. O conceito de potncia nominal, ou seja, a potncia que o motor pode fornecer, est intimamente ligado a elevao de temperatura do enrolamento. Sabemos que o motor pode acionar cargas de potncias bem acima de sua potncia nominal. O que acontece, porm, que, se esta sobrecarga for excessiva, isto , for exigida do motor uma potncia muito acima daquela para qual foi projetado, o aquecimento normal ser ultrapassado e a vida do motor ser diminuda, podendo ele, at mesmo, queimar-se rapidamente. ELEVA O DE TEMPERATURA - CLASSE DE ISOLAMENTO Aquecimento do Enrolamento A potncia til fornecida pelo motor na ponta do eixo menor que a potncia que o motor absorve da linha de alimentao, isto , o rendimento do motor sempre inferior a 00%. A diferena entre as duas potncias representa as perdas que so transformadas em calor, o

qual aquece o enrolamento e deve ser dissipado para fora do motor, para evitar que a elevao de temperatura seja excessiva. Vida til de uma Mquina de Corrente Contnua Se no considerarmos as peas que se desgastam devido ao uso, como escovas e rolamentos, a vida til de uma mquina C determinada pelo material isolante. Este afetado por muitos fatores, como unidade, vibraes, ambientes corrosivos e outros. Dentre todos os fatores, o mais importante , sem dvida, a temperatura de trabalho dos materiais isolantes. Das curvas de variao das caractersticas dos materiais em dependncia da temperatura determina-se a sua vida til, que reduzida pela metade a cada C de operao acima da temperatura nominal da classe. uando falamos em diminuio da vida til do motor no nos referimos apenas s temperaturas elevadas, quando o isolante se queima e o enrolamento destrudo de repente. Vida til da isolao em termos de temperatura de trabalho, bemabaixo daquela em que o material se queima, refere-se ao envelhecimento gradual do isolante, que vai se tornando ressecado perdendo o poder isolante, at que no suporte mais a tenso aplicada e produza o curto-circuito. Classes de Isolamento Como foi visto acima, o limite de temperatura depende do tipo de material empregado. Para fins de normalizao, os materiais isolantes e os sistemas de isolamento (cada um formado pela combinao de vrios materiais) so agrupados em CLASSES DE ISOLAMENTO, cada qual definida pelo respectivo limite de temperatura, ou seja, pela maior temperatura que o material pode suportar continuamente sem que seja afetada sua vida til normal. As classes de isolamento utilizadas em mquinas eltricas e os respectivos limites de temperatura conforme NBR 5116, so os seguintes: Classe A (105C) Classe E (120C) Classe B (130C) Classe F (155C) Classe H (180C) muito difcil medir a temperatura do enrolamento com termmetros ou termopares, pois a temperatura varia de um ponta a outro e nunca se sabe se o ponto da medio est prximo do ponto mais quente. O mtodo mais preciso e mais confivel de se medir a temperatura de um rolamento atravs da variao de sua resistncia hmica com a temperatura, que aproveita a propriedade dos condutores de variar sua resistncia segundo uma lei conhecida. A elevao de temperatura pelo mtodo da resistncia calculada por meio da seguinte frmula, para condutores de cobre: Onde: Dt - a elevao de temperatura. t1 - temperatura do enrolamento antes do ensaio, praticamente igual a do meio refrigerante, medida por termmetro. t2 - temperatura dos enrolamentos no fim do ensaio. ,

temperatura do meio refrigerante no fim do ensaio. R1 - resistncia fria antes do ensaio. R2 resistncia quente depois do ensaio.

A temperatura do ponto mais quente do enrolamento deve ser mantida abaixo do limite da classe. A temperatura total vale a soma da temperatura ambiente j com a elevao de temperatura Dt mais a diferena que existe entre a temperatura mdia do enrolamento e a do ponto mais quente. As normas de motores fixam a mxima elevao de temperatura Dt, de modo que a temperatura do ponto mais quente fica limitada, com base nas seguintes consideraes: a) A temperatura ambiente , no mximo 40C, por norma, e acima disso as condies de trabalho so consideradas especiais. b) A diferena entre a temperatura mdia e a do ponto mais quente no varia muito de motor para motor e seu valor estabelecido em norma, baseado na prtica 5C, para as classes A e E, 10C para a classe B e 15C para as classes F e H. As normas de motores, portanto, estabelecem um mximo para a temperatura ambiente e especificam uma elevao de temperatura mxima para cada classe de isolamento. Deste modo, fica indiretamente limitada a temperatura do ponto mais quente. Os valores numricos e a composio da temperatura admissvel do ponto mais quente so indicados na tabela abaixo: Tabela 4.2.1. - Temperatura do ponto mais quente. Diferena entre o ponto PROTEO TRMICA efetuada por meio de protetores trmicos tipo termostatos, termistores ou detectores de temperatura tipo resistncia calibrada, dependendo do tipo de motor e da exigncia do cliente. Eles so instalados em contato com as bobinas ou mesmo no interior delas. Tipos de Protetores Utilizados pela WEG Termistores So detectores trmicos compostos de sensores semicondutores que variam sua resistncia bruscamente ao atingirem uma determinada temperatura. NTC - Coeficiente de temperatura negativa PTC - Coeficiente de temperatura positiva O tipo PTC um termistor cuja resistncia aumenta bruscamente para um valor bem definido de temperatura, especificado para cada tipo. Esta variao brusca na resistncia interrompe a corrente no PTC, acionando um rel de sada, o qual desliga o circuito principal. Tambm pode ser utilizado para sistemas de alarme ou alarme e desligamento (2 por fase). Para o termistor NTC acontece o contrrio do PTC, porm, sua aplicao no normal em motores eltricos, pois os circuitos eletrnicos de controle disponveis, geralmente so para o PTC. Os termistores tem tamanho reduzido, no sofrem desgastes mecnicos e apresentam uma resposta mais rpida em relao aos outros detectores. So aplicados em motores C quando solicitado pelo cliente. Termostatos So detectores trmicos do tipo bi metlico com contatos de prata normalmente fechados, que se abrem quando ocorre determinada elevao de temperatura. Quando a temperatura de atuao do bi metlico baixar, este volta a sua forma original instantaneamente, permitindo o fechamento dos contatos novamente. Os termostatos podem ser destinados para sistemas de alarme, desligamento ou ambos, quando solicitado pelo cliente. So ligados em srie com a bobina do contacto. Para operar em alarme e desligamento (2 por fase), os termostatos de alarme devem ser apropriados para atuao na elevao de temperatura prevista do motor, enquanto que os termostatos de desligamento devero atuar na temperatura mxima do material isolante.

Resistncias Calibradas Tipo RTD (Resistncia Temperatura Detectore)

So elementos onde sua operao baseada na caracterstica de variao da resistncia com a temperatura, intrnseca a alguns materiais (geralmente platina, nquel ou cobre). Possuem resistncia calibrada, que varia linearmente com a temperatura, possibilitando um acompanhamento contnuo do processo de aquecimento do motor pelo display do controlador, com alto grau de preciso e sensibilidade de resposta. Sua aplicao ampla nos diversos setores de tcnicas de medio e automatizao de temperatura nas indstrias em geral. Geralmente, aplica-se em instalaes de grande responsabilidade como, por exemplo, em regime contnuo muito irregular. Um mesmo detector pode servir para alarme e desligamento. Desvantagem: Os elementos sensores e os circuitos de controle possuem um alto custo. REDUO DE POTNCIA PARA ELEVAO DE TEMPERATURA DA CLASSE B Em muitos casos exigida uma elevao de temperatura inferior ao da classe, como por exemplo classe F com elevao B. O motor poder ser escolhido pelo catlogo, com a seguinte reduo da potncia nele especificada, que referente classe F: DC(N)F, DC(N)D, DC(N)S,DC(N)X, DC(N)W, DC(N)A20% DC(N)E 30% REGIME DE SERVIO o grau de regularidade da carga a que o motor submetido. Os motores normais so projetados para regime contnuo, em que a carga constante por tempo indefinido e igual potncia nominal do motor. A indicao do regime do motor deve ser feita pelo comprador da forma mais exata possvel. Nos casos em que a carga no varia ou nos quais varia de forma previsvel, o regime poder ser indicado numericamente ou por meio de grficos que representam a variao em funo dos tempos das grandezas variveis. Quando a seqncia real dos valores no tempo for indeterminada, dever ser indicada uma seqncia fictcia no menos que a real. Regimes Padronizados Os regimes tipo e os smbolos alfanumricos a eles atribudos so os indicados a seguir: Regime Contnuo (S1) Funcionamento a carga constante de durao suficiente para que se alcance o equilbrio trmico. tN = Funcionamento em carga constante. Q mx = Temperatura mxima atingida. Figura 4.5.1. - Regime S1. Regime de Tempo Limitado (S2) Funcionamento a carga constante, durante um certo tempo, inferior ao necessrio para atingir o equilbrio trmico, seguido de um perodo de repouso de durao suficiente para restabelecer a igualdade de temperatura com o meio refrigerante. tN = funcionamento em carga constante q mx = temperatura mxima atingida durante o ciclo. Figura 4.5.2 - Regime S2.

, Regime Intermitente Peridico (S3) Seqncia de ciclos idnticos, cada qual incluindo um perodo de funcionamento a carga constante e um perodo de repouso. Neste regime o tempo entre uma partida e outra deve ser suficientemente grande para que o calor gerado na partida no afete o ciclo se guinte.

tN

funcionamento em carga constante. tR


repouso.

mx

temperatura mxima atingida durante o ciclo.

Figura .5.3. - Regime S3. Regime Intermitente Peridico com Partidas (S ) Seqncia de ciclos de regime idnticos, cada qual consistindode um perodo de partida, um perodo de funcionamento a carga constante e um perodo de repouso. Neste regime o calor, INRCIA DA CARGA O momento de inrcia da carga acionada uma das caractersticas fundamentais para verificar, atravs do tempo de acelerao, se o motor consegue acionar a carga dentro das condies exigidas pelo ambiente ou pela estabilidade trmica do material isolante. Momento de inrcia uma medida da resistncia que um corpo oferece a uma mudana em seu movimento de rotao em torno de um dado eixo. Depende do eixo em torno do qual ele est girando, da forma do corpo e da maneira como sua massa est distribuda. A unidade do momento da inrcia kgm. O momento de inrcia de uma mquina que tem rotao diferente da do motor (por exemplo, nos casos de acionamento por polias ou engrenagens), dever ser referido rotao nominal do motor conforme expresso:

Jce - Momento de inrcia da carga Onde: referido ao eixo do motor. Jc - Momento de inrcia da carga. nc - Rotao da carga. nN Rotao nominal do motor. Figura 5.6.1. - Momento de inrcia em rotaes diferentes. Exemplo:

Na Figura 5.6.2 a inrcia da carga referida ao eixo do motor ser: A inrcia total ser a soma do momento de inrcia do equipamento com a inrcia do prpro i motor: Jc Jm Jce A inrcia total de uma carga um importante fator para a determinao do tempo de acelerao. Figura 5.6.2. - Momento de inrcia em rotaes diferentes. TEMPO DE ACELERA O E FRENAGEM O tempo de acelerao pode ser calculado pela seguinte expresso:

Onde: ta

tempo de acelerao ou frenagem n

variao de rotao (rpm)

GD

momento de inrcia total em kgf m

(GD2

Ca Ca Cr

Cm - Cr acelerao

Cm

Conjugado Resistente

uando se est trabalhando na faixa do controle da armadura e o conjugado resistente constante em toda a acelerao, torna-se fcil o clculo, bastando substituir os valor nas es frmulas. No caso de se trabalhar tambm na faixa de controle pelo campo, e/ou conjugado resistente varivel com a rotao, devero ser calculados tempos parciais para intervalos pequenos de rotao e a somatria fornecer o tempo total de acelera o.

, Figura 5. .1. - Conjugado de acelerao ou frenagem. Graficamente poder ser obtido um valor mdio para o conjugado de acelerao na faixa pelo campo e pela armadura. Para o caso de frenagem dever ser adicionado ao conjugado mdio do motor o conjugado mdio resistente. Em acionamentos controlados, o conjugado do motor limitado pela corrente que foi ajustada. Isto significa que o motor pode ser usado at o limite estabelecido.

Jt) Ca

conjugado de acelerao ou frenagem

Cr fi frenagem Cm

Conjugado Motor

SOBRECARGAS MOMENTNEAS DURANTE O SERVI O Na velocidade nominal os motores podem receber uma carga de 1,6 vezes o conjugado nominal por um perodo de, no mximo, 15 segundos em mquinas abertas e 30 segundos para mquinas fechadas. A corrente da armadura de aproximadamente 1,8 vezes o valor da corrente nominal em motores sem enrolamento auxiliar em srie e 1,6 vezes em motores com enrolamento em srie auxiliar. Por via de regra so permissveis sobrecargas que excedem o valor de 1,6 vezes o conjugado nominal , especialmente quando o motor est na partida. Como sobrecargas permissveis dependem do tipo e da utilizao do motor, recomenda fazer -se consultas prvias. Na Tabela 5.8.1 pode ser verificado o tempo mximo admissvel, para vrios valores de sobrecarga, quando a mquina estiver na temperatura nominal. Tabela 5.8.1. - Tempo Mximo de Sobrecarga. Tempo mximo de sobrecarga (s) Sobrecarga(I/In) DC(N)F, DC(N)D, Na figura 5.8.1. pode ser vista a variao aproximada da corrente e do conjugado em sobrecargas, para mquinas no compensadas. Figura 5.8.1. - Relao aproximada da variao de corrente em funo do conjugado (mquinas no compensadas).

, SOBRECARGAS DINMICAS EM MCC COM EXCITA O INDEPENDENTE Os modernos acionamentos por corrente contnua muitas vezes requerem curtos perodos de acelerao e reverso. Isto exigir altas taxas de variao da corrente. Devido construo do circuito de campo de comutao em chapas laminadas, podem ser feitas praticamente todas as taxas de variao da corrente. praxe se relacionar a velocidade de mudana da corrente, bem como variao da corrente, corrente nominal damquina. Onde: In - corrente nominal. i - variao total da corrente. Valor admissvel: Onde o fator K1 : 1,0 - DC(N)F, DC(N)D, DC(N)X, DC(N)W 1,2 - DC(N)A 3,0 - DC(N)E Onde o fator K2 :

1,0 (aquecimento classe F - t

100C) 1,1 (aquecimento classe B - t

80C)

n In , nN valores nominais de corrente e rotao I - corrente de sobrecarga n - velocidade com enfraquecimento de campo (quando no existir nN 1)

SELEO DE MOTORES C ESPECIFICAO DE UM MOTOR C Para a correta especificao do motor, so necessrias as seguintes informaes na consulta: 1. Potncia Nominal (kW); 2. Regime de servio ou descrio do ciclo de trabalho; 3. Velocidade nominal (rpm); 4. Velocidade mxima com enfraquecimento de campo (rpm); 5. Velocidade mnima de trabalho (rpm); 6. Tenso de armadura (Vcc); 7. Tenso de campo (Vcc); 8. Fonte: - C pura (gerador ou baterias); - Conversor monofsico totalmente controlado. 9. Tenso da rede CA. 10. Freqncia da rede. 1. Tenso de alimentao dos aquecedores internos (quando necessrios). 12. Grau de proteo da mquina ou especificao da atmosfera ambiente. 13. Temperatura ambiente. 14. Altitude. 15. Proteo Trmica. 16. Sentido de rotao (horrio ou anti-horrio, olhando-se pelo lado acionado). 17. Sobrecargas ocasionais. 18. Momento de inrcia da carga e a que rotao est referido. 19. Cargas axiais e seu sentido, quando existentes. CARACTERSTICAS DE CONJUGADO As caractersticas de funcionamento de uma mquina quanto ao conjugado podem ser divididas em quatro grupos: O conjugado resistente, com o aumento da rotao, torna-se menor. Neste caso o maior conjugado ocorre na menor rotao ajustada. A potncia, por sua vez, permanece constante. Exemplos: - Bobinadeira. Figura 7.2.1. - Conjugado inversamente proporcional rotao. 2) CR = constante Este o tipo da carga que mais ocorre. O conjugado constante em toda a faixa de variao da rotao. Isto significa que a potncia cresce de forma linear com a rotao . Exemplos: - Equipamento de elevao. Figura 7.2.2. - Conjugado constante. 3) CR ~ n O conjugado da carga cresce linearmente com a rotao. A potncia, por sua vez, aumenta com o quadrado da rotao. Exemplo: - Calandra com atrito viscoso. Figura 7.2.3. - Conjugado diretamente proporcional rotao. 4) CR ~ n O conjugado crescendo proporcionalmente com o quadrado da rotao resulta para a potncia em uma variao ao cubo. Exemplos: - Bombas. Figura 7.2.4. - Conjugado proporcional ao quadrado da rotao.

ESCOLHA DO MOTOR ADEQUADO Para o dimensionamento do motor, geralmente consideramos o conjugado motor, para todas as rotaes, levemente superior ao que a carga exige. Para a maioria das mquinas suficiente um conjugado de 100% na partida. Existem mquinas que solicitam um conjugado da ordem de 150 a 250% do nominal, como compressores, misturadores e laminadores. A limitao da corrente de armadura deve ser ajustada no conversor ao correspondente conjugado de partida exigido. Recomenda-se no ultrapassar o limite de 2,2 vezes a corrente nominal, devido aos problemas de comutao que ocorreriam acima deste valor. Para determinar a potncia nominal e a faixa de operao do motor (controle pela armadura ou pelo campo) faz-se uma anlise de como o conjugado resistente da carga a ser acionada varia em funo da rotao. Para conjugados resistentes constantes (grupo 2) ou que aumentam com a velocidade (grupos 3 e 4), comum especificar motores que operam na faixa de controle da armadura. Neste caso a rotao nominal do motor igual mxima rotao exigida pela carga (referida ao eixo do motor). O acionamento de cargas cujo conjugado decresce a partir de uma determinada rotao pode ser feito por um motor que trabalhe com enfraquecimento de campo desde esta rotao, considerada como a nominal (nN), at a mxima velocidade exigida (nF). Na faixa de controle de campo o motor opera com potncia constante, solicitando do acionamento uma corrente menor do que se o controle se realizasse pela armadura em toda a faixa de rotaes. a) Controle pela armadura e pelo campo. b) Controle somente pela armadura. Figura 7.3. - Faixa de operao de motor C com excitao independente. , Na figura 7.3a (controle pela armadura + controle pelo campo), a corrente mxima solicitada do acionamento igual nominal do motor (IN1). Se a mesma carga for acionada somente pelo controle da armadura (figura 7.3b), ser necessrio um conversor que fornea uma corrente mais elevada, resultado da reduo da tenso de armadura para chegar rotao nN1. Para acionar a carga considerada, o tamanho do motor ser o mesmo para as duas formas de controle (armadura + campo ou somente armadura),desde que sejam observados os limites de comutao da mquina. A potncia nominal do acionamento para o controle de armadura depende da relao nF/nN1: Como UaN = fixo e PN = UaN . IN . h, ento:

principalmente quando a relao pequena. Motores com enfraquecimento de campo necessitam uma fonte C de nvel varivel (normalmente um conversor tiristorizado) para alimentar o enrolamento de excitao. Apesar dessa fonte ser de potncia reduzida, ela representa um nus a mais ao comprador. Isso deve ser levado em conta ao se optar entre um motor com controle pela armadura e campo e um motor controlado somente pela armadura, Devido a problemas que podem surgir na comutao, a faixa de enfraquecimento de campo deve ficar dentro dos limites a seguir : nf 4 . nN em mquinas sem enrolamento de compensao. nF 5 . nN em mquinas compensadas. Uma das caractersticas mais importantes das mquinas C e que justamente leva utilizao em vrios tipos de acionamento a ampla faixa de rotaes em que elas podem operar com conjugado constante. Os motores tipo DC(N)F, DC(N)D, DC(N)X, DC(N)E, DC(N)W podem

fornecer o conjugado nominal desde 20 rpm at a rotao nominal sem problemas de sobreaquecimento. J ao especificarmos motores auto-ventilados tipo DC(N)S, devemos indicar claramente a rotao mnima de operao. Nestes motores a eficincia da ventilao diminui com o cubo da rotao, o que significa maior aquecimento da mquina em rotaes menores. Portanto, quanto menor a rotao mnima de trabalho exigida de um motor tipo DC(N)S, maior ser a carcaa especificada para uma mesma potncia nominal. Por esse motivo, geralmente utiliza -se motores auto-ventilados apenas em acionamentos cuja a rotao mnima superior a certos valores. Rotao mnimas de 300 rpm e 1000 rpm so valores tpicos. Para acionamento de cargas cuja potncia varia no tempo segundo um ciclo de trabalho, especificamos um motor que possa suprir a potncia equivalente do ciclo. Esse clculo, porm, considera apenas o equivalente em ter os de aquecimento da mquina, m sem levar em considerao possveis problemas de comutao, densidades de corrente superiores s admissveis nas escovas ou torques exagerados solicitados do eixo. Caso a maior potncia exigida pela carga no ciclo de trabalhoexceda em muito a potncia equivalente (>2.Peq), mesmo que seja por um pequeno intervalo de tempo, dever ser consultada a fbrica para uma anlise da necessidade de um projeto eletromecnico especial ou da especificao de um motor mais robusto.

nN1 nN2.PN1nN1 nF.PN1PN2

, ENSAIOS A finalidade deste captulo definir os ensaios que podem ser realizados por solicitao de cliente, com ou sem presena de inspetor.

So agrupados em

ENSAIOS DE ROTINA . ENSAIOS DE TIPO E PROTTIPO Constituem os ensaios de rotina e mais os seguintes: - Ensaio de elevao de temperatura. ENSAIOS ESPECIAIS Constituem os ensaios de tipo ou especiais mais os seguintes:- Ensaio de saturao em vazio. - Ensaio de vazio para determinao das perdas. - Ensaio de sobrevelocidade.

nN1 nN2.IN1nN1 nF.IN1IN2

grupos, conforme definido na norma NBR 5116.

Vous aimerez peut-être aussi