Vous êtes sur la page 1sur 9

Questes dos Textos de Leituras Didtica 402 2. Semestre 2011.

PIMENTA, S.G. & LIMA, S.L. ESTGIO E DOCNCIA FREIRE, P. PAPEL DA EDUCAO NA HUMANIZAO RIOS, T. A. COMPREENDER E ENSINAR LIBNEO, J. C. DIDTICA: VELHOS E NOVOS TEMAS

2 3 4 4

VEIGA, I. P. A. PROJETO POLTICO-PEDAGGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUO COLETIVA. 5 PIMENTA, S. G. DE PROFESSORES, PESQUISA E DIDTICA. CHARLOT, B. DA RELAO COM O SABER 5 6

VASCONCELLOS, C. S. AVALIAO: CONCEPO DIALTICA E LIBERTADORA DO PROCESSO DE AVALIAO ESCOLAR 7 AQUINO, J. G. A VIOLNCIA E A CRISE DA AUTORIDADE DOCENTE. CHARLOT, B. O PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA: UM TRABALHADOR DA CONTRADIO PIMENTA, S. G. FORMAO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DA DOCNCIA 8

PIMENTA, S.G. & LIMA, S.L. Estgio e Docncia


PIMENTA, S.G. & LIMA, S.L. Estgio e Docncia. So Paulo. Cortez Ed. 2004, pag. 31-57 e 281-284.

FREIRE, P. Papel da educao na humanizao


FREIRE, P. Papel da educao na humanizao. In: Uma Educao para a liberdade. Porto: Textos Marginais, 1974, p.7-21. 2011 1. O que lhe diz Paulo Freire, neste texto? Destaque frases, ideias, aspectos do texto, levante questes e faa comentrios sobre os mesmos. 2. De que maneira minha rea do conhecimento est vinculada perspectiva humanista?

RIOS, T. A. Compreender e Ensinar


RIOS, T. A. Compreender e Ensinar - por uma docncia da melhor qualidade. S. Paulo, Cortez, 2001, Cap. I, p.51/56.

LIBNEO, J. C. Didtica: velhos e novos temas


LIBNEO, J. C. Didtica: velhos e novos temas. Goinia, Edio do Autor, 2002. Cap. 1 e 2 (p.4-18)

2011

A partir da leitura dos textos de RIOS e LIBNEO explique sua compreenso dos textos e aponte o papel da didtica na atuao dos professores e que possam contribuir positivamente na qualidade do ensino:

VEIGA, I. P. A. Projeto poltico-pedaggico da escola: uma construo coletiva.


VEIGA, Ilma P.A. Projeto poltico-pedaggico da escola: uma construo coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.) Projeto poltico pedaggico da escola: uma construo possvel. Campinas, SP: Papirus,1995, p.11-35.

PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didtica.


PIMENTA, S. G. Projeto Pedaggico e identidade da escola. In: PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didtica. Campinas: Papirus. 2001, p.59-75 (cap. 4). 2011 A partir da leitura dos textos de VEIGA e de PIMENTA: 1) sintetize os elementos que compem o projeto poltico pedaggico; 2) qual a importncia dos professores em sua elaborao; 3) suas relaes com o processo de ensinar e aprender; e 4) explique porque ele POLTICO.

CHARLOT, B. Da relao com o saber


CHARLOT, B. Da relao com o saber. Artmed, 2000. Introduo, Cap.I, II, IV, V, VI e Concluso 2011 Turma dividida em seis grupos de leitores dos seis captulos do livro. Todos devero ler introduo e concluso alm do captulo que o grupo ficou responsvel. Individualmente, dever ser elaborado um mapa conceitual do captulo a fim de ser socializado nos pequenos grupos e posteriormente com toda turma. O mapa conceitual dever ser entregue como atividade de leitura das aulas 6 e 7.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliao: concepo dialtica e libertadora do processo de avaliao escolar


VASCONCELLOS, C. S. Avaliao: concepo dialtica e libertadora do processo de avaliao escolar. S. Paulo, Libertad, 2005, p.35/62. 2011 Qual a relao da avaliao escolar com a didtica e com a construo do conhecimento? Redija uma reflexo relacionando a avaliao que o autor defende e a avaliao em sua vida estudantil.

AQUINO, J. G. A violncia e a crise da autoridade docente.


AQUINO, J. G. A violncia e a crise da autoridade docente. Cadernos CEDES, n 47, 1998, p.7-19

CHARLOT, B. O professor na sociedade contempornea: um trabalhador da contradio CHARLOT, B. O professor na sociedade contempornea: um trabalhador da contradio. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 17, n.30, p.17-31, 2008.
2011

Charlot (2008) e Aquino (1998) trabalham em seus textos ideias pertinentes ao trabalho docente especialmente no que se refere s questes de autoridade, poder e tenses encontradas no cotidiano das escolas. A partir destas abordagens indique e analise, no seu estgio, uma experincia em que voc evidenciou as tenses sobre autoridade e poder apontadas pelos autores.

PIMENTA, S. G. Formao de professores: identidade e saberes da docncia


PIMENTA, S. G. Formao de professores: identidade e saberes da docncia. In: PIMENTA (org.) Saberes pedaggicos e atividade docente. Cortez, 1999. P.15/34 2011

Pimenta (1999) analisa que a compreenso dos saberes que configuram a docncia contribui para a construo da identidade profissional do docente. Voc concorda com a autora? Quais os argumentos utilizados pela autora que fazem com que voc concorde ou discorde dos posicionamentos dela?

Vous aimerez peut-être aussi