Vous êtes sur la page 1sur 27

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

Manual im presso em 3/12/2010 s 17:22:04 Pgina original: http://www.fapesp.br/materia/46/ensino-publico/ensino-publico.htm

Manual de ENSINO PBLICO


Finalidade
O Programa de Melhoria do Ensino Pblico da FAPESP apia pesquisas que tenham como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino pblico no Estado de So Paulo. Iniciado em 1996, o Programa financia pesquisas aplicadas sobre problemas concretos do ensino fundamental e mdio, em escolas pblicas paulistas. Elas devero ser desenvolvidas por meio de parceria entre instituies de pesquisa e escolas da rede pblica (estadual e municipal), visando desenvolver experincias pedaggicas inovadoras que possam trazer benefcios imediatos escola. Os projetos devero ser elaborados, em cooperao, por pesquisadores e profissionais vinculados s escolas. As vrias etapas de seu desenvolvimento sero objeto de registro sistemtico e reflexo crtica por parte dos dois grupos. O objetivo co-responsabilizar pesquisadores e instituies pela qualidade e constante inovao do ensino pblico, em todos os seus nveis. A idia envolver tanto as instituies de pesquisa como as escolas na produo de conhecimentos que possam alicerar o traado de polticas educacionais de ampla aplicabilidade, e possibilitar o aperfeioamento da qualificao do professor na sua tarefa de contribuir para a divulgao dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos contemporneos, por meio da educao das novas geraes. A FAPESP conceder os recursos materiais necessrios, inclusive para pequenas obras de infraestrutura, e bolsas aos docentes envolvidos.

Modalidades
So concedidos auxlios de dois tipos: Modalidade 1: Estudo dos problemas e necessidades originados na realidade escolar e; Modalidade 2: Apoio a propostas que faam parte de projetos de pesquisa da FAPESP j em andamento.

Bolsas Ensino Pblico


A FAPESP poder conceder bolsas a professores de escolas que participem diretamente do projeto. Os valores das bolsas sero fixados em funo da qualificao dos bolsistas, da natureza das atividades previstas para eles e do nmero de horas semanais de trabalho a serem dedicadas ao projeto. Bolsas de Iniciao Cientfica, Mestrado, Doutorado e Ps-Doutorado no Brasil podero ser concedidas para alunos de graduao e ps-graduao e demais pesquisadores com atividades relacionadas ao projeto. Elas devero ser solicitadas parte, nas linhas rotineiras da FAPESP, de acordo com as respectivas normas. Os valores das bolsas sero fixados pela FAPESP (Valores de Bolsas e Dirias). Assim, o solicitante dever se limitar a indicar separadamente o nmero previsto de bolsas para docentes da(s) escola(s) parceira(s) e carga horria semanal de atividades. Dever apresentar plano de trabalho dos bolsistas e cronograma de execuo das atividades. As bolsas concedidas so renovveis a cada 12 meses. Os projetos devero anexar cartas assinadas pelos diretores das escolas parceiras autorizando a realizao da pesquisa.

Durao
De um a quatro anos (para o auxlio). J as bolsas EP tm vigncia anual e so renovadas a partir da anlise dos relatrios cientficos anuais.

Solicitao
Em qualquer poca do ano.

Prazo para anlise


As propostas sero recebidas em fluxo contnuo e o prazo para anlise e divulgao de resultados ser, em mdia, de 90 dias. As equipes interessadas devero encaminhar FAPESP o formulrio usual de Inscrio para Auxlio Pesquisa, propondo projetos que contemplem as caractersticas de uma das duas modalidades passveis de apoio. A inscrio dever ser acompanhada de oramento com estimativa de custos e justificao dos itens solicitados.

1 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

Depois de analisadas por assessores ad hoc, as propostas sero selecionados em bases competitivas. Sero escolhidos os projetos que melhor se qualificarem do ponto de vista do mrito e da conformidade s diretrizes do Programa, considerados os limites da dotao anual fixada pela FAPESP.

Requisitos do pesquisador
Requisitos do pesquisador responsvel pelo projeto: Ter ttulo de doutor ou equivalente; Ser pesquisador de qualquer rea de conhecimento; Ter vnculo com instituio de pesquisa do Estado de So Paulo. Estar em dia com a FAPESP (emisso de pareceres e devoluo de processo, entrega de Relatrio Cientfico e Prestao de Contas) sob pena de bloqueio na liberao de recursos. No sero habilitadas para anlise as propostas cujo Beneficirio ou Responsvel esteja em dbito com a FAPESP h mais de 60 (sessenta) dias.

Requisitos da equipe
Ter profissionais da rede pblica de ensino para garantir parceria na concepo, execuo e anlise do projeto.

Requisitos do projeto
As propostas devero contemplar, preferencialmente, problemas de pesquisa claramente definidos e aes que envolvam a unidade escolar de modo orgnico, evitando formas de atuao tpica ou descontinuada. As atividades de pesquisa propostas podero ser realizadas em at quatro anos. Todos os projetos devem expor claramente os objetivos e procedimentos a serem adotados e dar condies de qualificao nos processos de produo e de conhecimentos cientficos. necessrio, tambm, que envolvam instituies de pesquisa, escolas e profissionais do ensino pblico na produo de conhecimentos que apiem polticas educacionais. Devem deixar claro qual o impacto esperado na melhoria do ensino, no podendo assumir mera feio de formao continuada de professores. Modalidade 1: Estudo dos problemas e necessidades originados na realidade escolar Os projetos que pretendem obter apoio no mbito da primeira modalidade estabelecida pelo Programa de Melhoria do Ensino Pblico devem incluir, claramente, os seguintes pontos, considerados pela FAPESP como cruciais para sua avaliao: a.1) definio teoricamente fundamentada dos problemas a serem pesquisados e da metodologia a ser empregada na pesquisa; a.2) definio pormenorizada da estratgia da atuao prevista no ambiente escolar; a.3) descrio da equipe de pesquisa e definio da responsabilidade de cada membro na realizao do projeto, inclusive daqueles vinculados s escolas; a.4) definio dos resultados esperados e dos critrios para a avaliao do grau de sucesso do projeto, do ponto de vista do conhecimento produzido e do aperfeioamento do ensino pblico; a.5) cronograma de trabalho; a.6) oramento discriminado; a.7) plano de trabalho dos bolsistas, contemplando carga horria semanal de trabalho e cronograma de atividades por modalidade de bolsa solicitada; a.8) carta dos dirigentes das unidades pblicas envolvidas autorizando a realizao da pesquisa. Modalidade 2: Apoio a propostas que j faam parte de projetos de pesquisa da FAPESP em andamento As solicitaes que pretendem obter apoio na segunda modalidade de projetos devero contemplar as seguintes informaes, tambm consideradas pela FAPESP como essenciais para sua avaliao: b.1) resumo do projeto original j apoiado pela FAPESP; b.2) justificativa pormenorizada dos objetivos e dos procedimentos a serem utilizados para a integrao dos profissionais do ensino pblico na equipe de pesquisa; b.3) descrio clara das atividades da equipe, acompanhada de plano dos bolsistas e respectiva carga horria semanal de trabalho; b.4) definio dos resultados esperados e dos critrios para avaliao do grau de sucesso do projeto, do ponto de vista do aperfeioamento dos profissionais do ensino envolvidos nas atividades de pesquisa e do grau de impacto na melhoria da qualidade do educao pblica; b.5) cronograma de trabalho; b.6) oramento discriminado;

2 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

b.7) plano de trabalho dos bolsistas, contemplando carga horria semanal de trabalho e cronograma de atividades por modalidade de bolsa solicitada; b.8) carta dos dirigentes das unidades pblicas envolvidas autorizando a realizao da pesquisa.

Oramento
O oramento apresentado FAPESP dever ser detalhado e justificado. Poder incluir material permanente para infraestrutura nas escolas pblicas diretamente vinculada realizao das atividades previstas no projeto como: instalao ou pequenas reformas de laboratrios e bibliotecas, informatizao, etc. Tambm podero ser includos materiais de consumo da equipe de pesquisa e viagens para pesquisa de campo. No devem ser includos pedidos de auxlios referentes a atividades de formao continuada de professores (cursos, seminrios, oficinas de trabalho) e produo de material didtico, exceto quando perfeitamente caracterizadas como atividades de pesquisa. Tambm no devero constar do oramento pedidos de apoio financeiro para atividades de consultoria, j que a FAPESP entende que elas so ordinariamente atribudas a consultores e devam ser realizadas por pesquisadores integrados s equipes de pesquisa. A FAPESP poder conceder bolsas a professores da escola que participem diretamente do projeto. Os valores das bolsas sero fixados em funo da qualificao dos bolsistas, da natureza das atividades previstas para eles e do nmero de horas semanais de trabalho a serem dedicadas ao projeto. Nesse caso, o oramento deve ser acompanhado de discriminao e justificao das bolsas solicitadas, bem como das informaes necessrias para a fixao de seus valores. No devem constar do oramento do projeto as solicitaes de bolsas de Iniciao Cientfica, Mestrado, Doutorado, Doutroado Direto e Ps-Doutorado no Brasil. Elas podero ser concedidas para alunos de graduao e ps-graduao e demais pesquisadores com atividades relacionadas ao projeto, mas devero ser solicitadas parte, nas linhas rotineiras da FAPESP, de acordo com as respectivas normas.

Itens financiveis
Com o intuito de simplificar as rotinas relativas indicao e substituio de Bolsistas TT, consistentemente com a valorizao da responsabilidade do pesquisador coordenador sobre a aplicao e o controle dos recursos concedidos, e levando em conta as peculiaridades deste programa, a FAPESP altera, a partir de 1 de Janeiro de 2007, os procedimentos que devero ser adotados pelos Coordenadores de Auxlios a Pesquisa (Regular, Temtico, Jovem Pesquisador, Pipe, Pite, Biota, Polticas Publicas) para o uso dessas bolsas. Normas do Programa de Bolsas de Treinamento Tcnico

Recursos para participao com apresentao de trabalho em reunies cientficas O oramento proposto poder apresentar valor destinado ao custeio de transporte e dirias para participao com apresentao de trabalho cientfico em Reunio Cientfica no pas ou no exterior. A proposta dever especificar qual a conferncia em que a participao se dar, ou algumas alternativas possveis. A concesso explicitar qual evento foi considerado aprovado. No relatrio cientfico dever ser enviada a cpia do artigo apresentado e a confirmao de aceitao ou de apresentao do trabalho. Clique aqui para ler mais

Obrigaes do pesquisador
Todo pesquisador, com auxlio ou bolsa dentro do Programa de Melhoria do Ensino Pblico, deve: Examinar o Termo de Outorga para certificar-se dos Direitos, Deveres e Obrigaes; Certificar-se que os recursos concedidos so suficientes; Registrar e fazer reflexes sobre as etapas e o desenvolvimento do projeto, envolvendo as instituies de pesquisa e as escolas na gerao de conhecimentos que apiem polticas educacionais; Justificar os objetivos e procedimentos de integrao dos profissionais do ensino pblico na equipe de pesquisa, no caso de apoio a propostas que faam parte de projetos de pesquisa da FAPESP j em andamento.

Formulrios exigidos
Oramento detalhado e justificado; Inscrio para Auxlio; Cadastro do pesquisador; Cronograma de Desembolso - dever ser entregue no ato da assinatura do termo de outorga, caso a solicitao seja concedida.

3 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

FORMULRIOS

Documentos necessrios
Estudo dos problemas e necessidades originados na realidade escolar Para essa primeira modalidade, so necessrios os seguintes documentos: Formulrio de Auxlio Pesquisa; Projeto de pesquisa (leia a seguir); Cronograma de execuo do projeto; Carta de aceite emitida pelos dirigentes das unidades escolares envolvidas; Sumrio com objetivos e metodologia de execuo; Curriculum dos pesquisadores envolvidos; Smula curricular do candidato; Oramento detalhado. Apoio a propostas que faam parte de projetos de pesquisa da FAPESP j em andamento Os documentos necessrios para essa modalidade so: Formulrio de Auxlio Pesquisa; Projeto de pesquisa (leia a seguir); Cronograma de execuo do projeto; Carta de aceite emitida pelos dirigentes das unidades escolares envolvidas; Resumo do projeto j apoiado pela FAPESP; Curriculum dos pesquisadores envolvidos; Smula curricular do candidato; Oramento detalhado.

Projeto de pesquisa: O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no mximo, 20 pginas datilografadas em espao duplo. Para propostas encaminhadas atravs do Sistema de Apoio a Gesto (SAGe), deve anexar documento tipo DOC ou PDF de at 5Mb. Deve compreender: Resumo (mximo 20 linhas). Formulao detalhada do problema de pesquisa, objetivos, justificativas e apoios tericos. Indicar relaes da pesquisa com trabalhos realizados anteriormente. Descrever e justificar as estratgias metodolgicas. Formular plano geral de trabalho. Plano de trabalho dos bolsistas por modalidade de bolsa compreendendo cronograma de execuo. Quando houver solicitao de cotas de bolsas de Treinamento Tcnico, incluir Plano de Atividades com nome completo, nvel desejado e as atividades a serem desenvolvidas individualmente. Bibliografia. Cronograma geral de desenvolvimento do projeto. A responsabilidade pelo projeto do solicitante.

12. Anlise
As solicitaes encaminhadas FAPESP nas suas diferentes linhas de fomento obedece sistemtica da anlise pelos pares. No texto abaixo, descrevemos como esse complexo processo conduzido pela FAPESP: as suas diversas etapas e respectivos responsveis por sua execuo. Face s suas caractersticas especficas, a sistemtica de anlise das bolsas de mestrado descrita em seo separada. As Coordenaes de rea A anlise pelos pares Sigilo Conflitos de interesse

4 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

Prazos para anlise Os coordenadores adjuntos Solicitao de reconsiderao Os coordenadores e a poltica cientfica e tecnolgica da FAPESP Composio das coordenaes reas Adjuntos Programas Especiais Para ler a Sistemtica de anlise das bolsas de Mestrado, clique aqui.

Propriedade Intelectual
A propriedade intelectual decorrente dos projetos financiados pela FAPESP, com exceo dos projetos financiados no mbito dos Programas de Inovao Tecnolgica, que tm regras especficas, regida pelas seguintes normas. O pesquisador compromete-se a verificar, em qualquer tempo, se a execuo do projeto produz ou poder produzir resultado potencialmente objeto de Patente de Inveno, Modelo de Utilidade, Desenho Industrial ou qualquer outra forma de registro de propriedade intelectual. Nesse caso, qualquer divulgao depender de autorizao prvia da FAPESP. Cabe ao pesquisador fazer uma notificao FAPESP, antes de publicao em peridicos, Anais de Congresso ou Teses, ou de qualquer forma de divulgao que possa tornar de domnio pblico a inveno. Patentes de Inveno, Modelos de Utilidade, Desenhos Industriais ou qualquer outra forma de registro de propriedade intelectual de inventos decorrentes da execuo do projeto devero ter o nome da FAPESP como co-titular. O registro, a pedido do outorgado, poder ser financiado pela FAPESP por meio de seu Programa de Apoio Propriedade Intelectual gerenciado pelo Ncleo de Patenteamento e Licenciamento (NUPLITEC), se esta julgar a medida conveniente. Em qualquer situao, os rendimentos lquidos decorrentes de venda ou licenciamento sero compartilhados na seguinte proporo: 1/3 para a FAPESP, 1/3 para os inventores e 1/3 para as instituies onde foi desenvolvido o projeto. No caso de titularidade exclusiva da FAPESP, esta ter direitos ilimitados sobre a concesso parcial ou total, onerosa ou gratuita, dos direitos resultantes, podendo, a qualquer momento, deles desistir. A FAPESP manter informados os inventores e instituies que compartilham os rendimentos lquidos. No caso de co-titularidade, qualquer concesso, parcial ou total, onerosa ou gratuita, dos direitos resultantes, ou desistncia destes, dever ser previamente apreciada pelas partes, vedadas decises unilaterais. Para mais informaes sobre o Programa de Apoio Propriedade Intelectual consulte NUPLITEC nesta pgina. Consultas sobre patentes devem ser encaminhadas ao NUPLITEC, cujo endereo eletrnico nuplitec@fapesp.br.

Relatrios Cientficos
Anuais, conforme datas estipuladas no Termo de Outorga. Clique aqui para ler mais

Reserva Tcnica FAPESP

Reserva Tcnica para Auxlios e Bolsas


Consolidao de Normas proposta pela DC ao CTA - 27 de Agosto de 2008 Aprovadas pelo CTA em 06/08/2008 - ltima atualizao: 07/05/2010

Com o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas atividade de pesquisa nos projetos de Bolsas de Mestrado, de Bolsas de Doutorado e Doutorado Direto, de Bolsas de Ps-Doutorado, de Auxlios Pesquisa Regulares, do Programa de Pesquisa em Polticas Pblicas, do Programa de Pesquisa para Melhoria do Ensino Pblico, do Programa Jovens Pesquisadores, Projetos Temticos e Programa CEPID, a FAPESP inclui nos recursos concedidos por meio destes instrumentos de apoio uma parcela adicional de recursos, calculada diferentemente em cada caso conforme descrito abaixo. Para os Auxlios Pesquisa Regulares, do Programa de Pesquisa em Polticas Pblicas, do Programa de Pesquisa para Melhoria do Ensino Pblico, do Programa Jovens Pesquisadores, Projetos Temticos e Programa CEPID h, adicionalmente, uma parcela da Reserva Tcnica destinada a apoiar a infraestrutura institucional de pesquisa. Finalmente, para o apoio ao acesso Rede ANSP h a Reserva Tcnica para Apoio Conectividade Rede ANSP. As modalidades de Reserva Tcnica so: 1) Reserva Tcnica de Bolsas;

5 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

2) Reserva Tcnica de Auxlios; 3) Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP. Por favor, observe na seo 4) Restries aplicveis ao uso de recursos da Reserva Tcnica (todas as modalidades), as restries que se aplicam a todas as modalidades de Reserva Tcnica. 4) Reserva Tcnica para Coordenao de Programa

1) Reserva Tcnica de Bolsas


1.1) Normas gerais para a Reserva Tcnica de Bolsas 1.2) Valor e Forma de Liberao da Reserva Tcnica de Bolsas 1.2.1) 1.2.2) 1.2.3) 1.2.4) Valor da Reserva Valor da Reserva Valor da Reserva Valor da Reserva Tcnica Tcnica Tcnica Tcnica de Bolsa de Iniciao Cientfica de Bolsa de Mestrado de Bolsa de Doutorado e Doutorado Direto das Bolsas de Ps-Doutorado

1.3) Data e forma de liberao dos recursos de Reserva Tcnica de Bolsas 1.4) Avaliao do uso da Reserva Tcnica de Bolsas 1.5) Como apresentar o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica 1.6) Itens financiveis com a Reserva Tcnica de Bolsas sem necessidade de prvia autorizao da FAPESP, forma de comprovao das despesas e outras condies 1.6.1) 1.6.2) 1.6.3) 1.6.4) 1.6.5) 1.6.6) Material Permanente essencial para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa Material de Consumo essencial para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa Servios de Terceiros essenciais para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa Despesas de Transporte essenciais para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa Dirias e Manuteno para atividades estritamente relacionadas com o projeto da Bolsa Normas especficas sobre participao em eventos cientficos no Pas ou no Exterior

1.7) Itens no financiveis 1.7.1) 1.7.2) 1.7.3) 1.7.4) 1.7.5) 1.7.6) 1.7.7) Itens de Material Permanente no financiveis Itens de Material de Consumo no financiveis Itens de servios de terceiros no financiveis Itens de despesas de transporte no financiveis Itens de Dirias no financiveis Itens no financiveis referente a participao em reunio cientfica no pas ou no exterior Restries

1.8) Responsabilidade pela guarda e arquivo de comprovantes aceitos pela FAPESP para validao das despesas realizadas com recurso das Reserva Tcnica de Bolsas 1.9) Prazo para uso dos recursos de Reserva Tcnica de Bolsas 1.9.1) Devolues de saldos. 1.10) Situaes especiais 1.10.1) 1.10.2) 1.10.3) 1.10.4) Bolsas Canceladas ou Suspensas Bolsas Interrompidas Bolsas com solicitao de renovao concedida/denegada Desinteresse

2) Reserva Tcnica de Auxlios


2.1) Parcela de Benefcios Complementares 2.2) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) 2.2.1) Clculo do valor da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto 2.2.2) Aplicaes Possveis dos Recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto 2.3) Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (PCIIP) 2.3.1) Clculo do valor da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa e submisso de propostas 2.3.2) Aplicaes Possveis dos Recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa 2.4) Como obter autorizao para outras aplicaes da Reserva Tcnica de Auxlios. 2.5) Relatrios e Prestao de Contas da Reserva Tcnica de Auxlios 2.5.1) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto 2.5.2) Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa 2.6) Diviso dos recursos da Reserva Tcnica de Auxlios em projetos que envolvem mais de um departamento ou instituio 2.7) Excluses 2.8) Contigenciamento para custeio de despesas de importao 3) Reserva Tcnica Institucional para Conectividade Rede ANSP 3.1) Valor da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP 3.2) Relatrios e Prestao de Contas da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP

6 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

4) Restries aplicveis ao uso de recursos da Reserva Tcnica (todas as modalidades) 4.1) Impedimento de despesas no justificadas por atividades de pesquisa, despesas administrativas, com pessoal e com construes 4.2) Material Radioativo 4.3) Importaes. 5) Disposies Transitrias. 5.1) 5.2) 5.3) 5.4) 5.5) Disposies Disposies Disposies Disposies Disposies transitrias transitrias transitrias transitrias transitrias para para para para para RT RT RT RT RT de Bolsas de de Bolsas de de Bolsas de de Bolsas de de Auxlios. Iniciao Cientfica Mestrado Doutorado Ps-Doutorado

5.5.1) Incluso de RT para Auxlios Pesquisa dos programas Pesquisa em Polticas Pblicas e Ensino Pblico 5.5.2) Incluso de BC para Auxlios Pesquisa Regulares 5.5.3) Concesso de valor remanescente de Reserva Tcnica contingenciada para despesas de importao em Auxlios Pesquisa regulares, Temticos e do programa Jovem Pesquisador 5.6) Disposies Transitrias para RT para Conectividade Rede ANSP 6) Reserva Tcnica para Coordenao de Programa (RT-CP)

Apndice I. Descrio dos comprovantes aceitos pela FAPESP


1) Comprovantes de dispndios com Material Permanente 1.1) Material Permanente Nacional adquirido pelo bolsista ou orientador 1.2) Material Permanente Nacional adquirido pela instituio 1.3) Material Permanente Importado diretamente pelo bolsista ou orientador 2) Comprovantes de dispndios com Material de Consumo 2.1) Material de Consumo Nacional 2.2) Material de Consumo Importado 3) Comprovantes de dispndios com Servios de Terceiros 3.1) 3.2) 3.3) 3.4) 3.5) 3.6) 3.7) 3.8) Servios de Terceiros no pas Servios de Terceiros no exterior Taxa de inscrio Seguro-sade, conforme tabela vigente Auxlio Impresso da Dissertao/Tese Taxa de publicao de artigos Seguro de material permanente mvel Visto Consular.

4) Comprovantes de dispndios com Despesas de Transporte 4.1) Transporte Areo 4.2) Transporte Terrestre 5) Comprovantes de dispndios com Dirias e Manuteno

1) Reserva Tcnica de Bolsas 1.1) Normas gerais para a Reserva Tcnica de Bolsas (voltar ao ndice) a) A Reserva Tcnica de Bolsas se destina utilizao em atividades desenvolvidas pelo Bolsista, estritamente relacionadas com o projeto de pesquisa da bolsa, no perodo de vigncia da mesma. b) No permitida a transferncia de saldo de Reserva Tcnica entre processos, mesmo que ambos os processos tenham como beneficirio o mesmo bolsista. c) Junto com o Relatrio Cientfico, o Bolsista dever relatar o uso dos recursos da Reserva Tcnica. Este Relatrio deve ter a aprovao do Orientador/Supervisor. d) Caso no tenha sido feita qualquer despesa no perodo os interessados devero encaminhar a informao por escrito, acompanhado do Quadro Resumo, junto com o Relatrio Cientfico. 1.2) Valor e Forma de Liberao da Reserva Tcnica de Bolsas (voltar ao ndice) a) Nos casos em que se aplique, o clculo ser feito tendo como base o valor vigente da bolsa, na data do seu incio. b) Os recursos sero concedidos no processo da bolsa sendo creditados na conta corrente do Bolsista aberta junto ao Banco do Brasil S.A. c) O crdito ser feito em uma parcela anual junto com o pagamento da segunda mensalidade de cada perodo da vigncia da bolsa. 1.2.1) Valor da Reserva Tcnica de Bolsa de Iniciao Cientfica (voltar ao ndice) a) Os recursos da Reserva Tcnica de Bolsa de Iniciao Cientfica so equivalentes a 10% do valor anual da bolsa. 1.2.2) Valor da Reserva Tcnica de Bolsa de Mestrado (voltar ao ndice)

7 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

b) Os recursos da Reserva Tcnica de Bolsa de Mestrado so equivalentes a 10% do valor anual da bolsa. 1.2.3) Valor da Reserva Tcnica de Bolsa de Doutorado e Doutorado Direto (voltar ao ndice) a) Os recursos da Reserva Tcnica de Bolsa de Doutorado e Doutorado Direto so equivalentes a 30% do valor anual da bolsa. 1.2.4) Valor da Reserva Tcnica das Bolsas de Ps-Doutorado (voltar ao ndice) a) O valor da Reserva Tcnica de Bolsa de Ps-Doutorado so equivalentes a 15% do valor anual da bolsa. 1.3) Data e forma de liberao dos recursos de Reserva Tcnica de Bolsas (voltar ao ndice) a) O pagamento da Reserva Tcnica de qualquer tipo de bolsa dever ser feito sempre junto com a liberao da segunda parcela da mensalidade. 1.4) Avaliao do uso da Reserva Tcnica de Bolsas (voltar ao ndice) a) O uso da Reserva Tcnica de Bolsa ser um item de avaliao em cada Relatrio Cientfico. a.1) A responsabilidade pela adequada utilizao conjunta do Orientador/Supervisor e do Bolsista, devendo ser respeitadas as normas da FAPESP quanto aos itens no financiveis, para cada rubrica de despesa. a.2) O uso inadequado, para fins no previstos no Programa, poder redundar em solicitao de reembolso por parte da FAPESP, ou em suspenso do uso da Reserva Tcnica no projeto. b) Cada Relatrio Cientfico dever ser acompanhado do Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica (em modelo fornecido pela FAPESP) descrevendo os gastos efetuados durante a vigncia da bolsa. O Relatrio dever conter justificativa de cada despesa efetuada. Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica b.1) obrigatrio que o bolsista mantenha em seus arquivos os comprovantes originais das despesas efetuadas (veja no Anexo I os comprovantes aceitos pela FAPESP em cada caso) pelo perodo de at dois anos aps o trmino da bolsa. Nos casos em que houver necessidade, a FAPESP reserva-se o direito de solicitar a apresentao desses documentos dentro desse perodo, uma vez que eles no precisam ser apresentados junto aos relatrios cientficos. b.2) Mesmo quando no tiver sido feita qualquer despesa no perodo os interessados devero encaminhar a informao por escrito, acompanhado do Quadro Resumo, junto com o Relatrio Cientfico. 1.5) Como apresentar o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica (voltar ao ndice) a) No sero aceitos Relatrios Cientficos que no estejam acompanhados do respectivo Relatrio de Aplicao dos Recursos de Reserva Tcnica, com preenchimento do Quadro Resumo, Justificativas e Previso de Gastos nos moldes estabelecidos pela FAPESP . Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica b) O Relatrio Cientfico Final deve ser acompanhado do Termo de Transferncia dos materiais permanentes adquiridos e da devoluo do saldo acaso existente, que dever ser restituda conforme instrues no item 1.9.1. 1.6) Itens financiveis com a Reserva Tcnica de Bolsas sem necessidade de prvia autorizao da FAPESP, forma de comprovao das despesas e outras condies (voltar ao ndice) 1.6.1) Material Permanente essencial para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa (voltar ao ndice) a) Considera-se Material Permanente itens caracterizados por longo tempo de vida e pela necessidade de serem apropriados patrimonialmente pela Instituio que sedia o projeto. Exemplos so: equipamentos e livros. b) Reparo ou "up-grade" s pode ser realizado em equipamento de propriedade da instituio onde se desenvolve o projeto ou em equipamento que, ao final da bolsa, seja doado instituio onde se desenvolve o projeto. c) A aquisio de materiais desta natureza s se justifica para utilizao em atividades desenvolvidas pelo bolsista, estritamente relacionadas com o projeto de pesquisa que fundamenta a bolsa concedida e dever ser adquirido, preferencialmente, no primeiro ano de bolsa (para Bolsa de Mestrado) e nos dois primeiros anos (para Bolsas de Doutorado, Doutorado Direto e Ps-Doutorado) . c.1) Se a realizao do projeto tornar imperiosa a aquisio fora desse perodo ela poder ser efetuada, devendo no entanto ser objeto de justificativa a posteriori no relatrio cientfico imediatamente posterior. d) permitida a utilizao dos recursos de Reserva Tcnica de Bolsa para aquisio de peridicos de interesse para o projeto desenvolvido pelo Bolsista. Neste caso, os ttulos que venham a ser adquiridos devero ser colocados disposio da comunidade acadmica na biblioteca da respectiva unidade universitria. As aquisies atravs dos recursos de Reserva Tcnica somente podero ser efetuadas durante a vigncia da Bolsa. e) Quando se tratar de material permanente mvel, adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa, que ainda no foi transferido para a Instituio e que ser utilizado fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto, ser necessria a contratao de seguro especfico do bem, em

8 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

nome do bolsista, sob pena de, no o fazendo, arcar com a sua restituio financeira FAPESP no caso de sinistro. Neste caso os recursos da Reserva Tcnica podero custear as despesas com a contratao do seguro e, no caso de sinistro, o pagamento da franquia. (Servios de Terceiros - como comprovar a despesa) . f) Ao final da bolsa, os materiais adquiridos com recursos de Reserva Tcnica, devero ser transferidos para a instituio onde se desenvolveu o projeto, assim como todos os acessrios e/ou componentes adquiridos para atualizao de equipamentos, com envio do comprovante para a FAPESP (Termo de Transferncia) junto com o relatrio cientfico final da bolsa. g) Mantenha em seus arquivos uma cpia do comprovante da despesa para posterior preenchimento do Termo de Transferncia. h) O Termo de Transferncia dever acompanhar o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica na ocasio listada abaixo que ocorrer primeiro: h.1) Na data prevista do ltimo relatrio cientfico da bolsa ou; h.2) Na data estabelecida no item "Durao" do Termo de Outorga/Renovao da bolsa ou; h.3) Do cancelamento da bolsa por defesa da Dissertao ou qualquer outro motivo ou; h.4) Da interrupo da bolsa por perodo superior a 90 dias. 1.6.1.1 Equipamentos que incluem material radioistopo e/ou radioativo (voltar ao ndice) a) Caso haja necessidade de aquisio de radioistopos e/ou material radioativo, o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica de Bolsa dever apresentar autorizao da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em nome do pesquisador responsvel e outra em nome da instituio na qual o projeto ser desenvolvido. 1.6.1.2 Itens de material Permanente no financiveis (voltar ao ndice) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para aquisio ou pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a) Dicionrios de qualquer natureza; b) Mveis; c) Bancadas; d) Aparelho de ar condicionado; e) Telefone; f) Fax; g) Veculos, pneus, caterias; h) Reformas e despesas gerais de infraestrutura; i) Bens permanentes que incluam na sua composio materiais radioistopos e/ou radioativos onde o bolsista e/ou a instituio no estejam devidamente autorizados pela CNEN. 1.6.1.3 Condio de Pagamento (voltar ao ndice) As compras com recursos da Reserva Tcnica de Bolsas devem sempre ser feitas para pagamento vista. 1.6.2) Material de Consumo essencial para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa (voltar ao ndice) a) Considera-se Material de Consumo os itens com pouca durabilidade ou de consumo rpido, por exemplo: reagentes, vidrarias, plsticos, software, filme fotogrfico, fita cassete etc. Entende-se que a aquisio de materiais desta natureza seja para utilizao em atividades desenvolvidas pelo bolsista, estritamente relacionadas com o projeto da bolsa. b) Material radioativo: Caso haja necessidade de aquisio de radioistopos e/ou material radioativo, o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica de Bolsa dever apresentar autorizao da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em nome do pesquisador responsvel e outra em nome da instituio na qual o projeto ser desenvolvido. 1.6.2.1 Itens de Material de Consumo no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para aquisio ou pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Remdios (exceto para pesquisa de campo em regio distante de centros urbanos ou que requeira cuidados especiais) ; a.2) Alimentos (exceto para pesquisa de campo em regio distante de centro urbano) .

9 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

a.3) Materiais radioistopos e/ou radioativos onde o bolsista e/ou a instituio no estejam devidamente autorizados pela CNEN. 1.6.2.2 Condio de Pagamento (voltar ao ndice) As compras com recursos da Reserva Tcnica de Bolsas devem sempre ser feitas para pagamento vista. 1.6.3) Servios de Terceiros essenciais para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa (voltar ao ndice) a) Consideram-se Servios de Terceiros prestados, tais como: consertos; licena de software, grfica, cpias e auxlio impresso do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) /Dissertao/Tese; taxa de inscrio em eventos cientficos; taxa de publicao de artigos; traduo, verso e reviso de texto, desde que com vistas publicao (a partir de 1/03/2010) ; seguro de material permanente mvel adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa utilizados fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto e que ainda no foi transferido para a Instituio etc. b) Entende-se que o pagamento de servios desta natureza seja para realizao de atividades desenvolvidas pelo bolsista, estritamente relacionadas com o projeto da bolsa. c) Toda despesa efetuada deve ser justificada, dando-se especial ateno aos gastos com servios de terceiros que, eventualmente, excedam a 20% do valor total da reserva concedida. Nos casos em que tais gastos sejam imprescindveis, a despesa dever ser detalhadamente justificada por ocasio da apresentao do relatrio cientfico imediatamente posterior. 1.6.3.1 Itens de servios de terceiros no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para o pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Taxa de filiao em sociedades/associaes; a.2) Reformas e adaptaes fsicas dos laboratrios; a.3) Taxas em cursos de idiomas e de computao; a.4) Digitador; a.5) Txi; a.6) Aluguel de veculos; a.7) Pagamento de seguro de material permanente mvel utilizado fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto que no foi adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa; a.8) Pagamento de seguro de material permanente mvel utilizado fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto que foi adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa e j foi transferido para a instituio; a.9) Fotocpias de livros (proibido pela lei de Direitos Autorais) ; a.10) Conserto de equipamento (exceto quando adquirido com recursos do prprio projeto ou que esteja sendo utilizado na pesquisa) . Quando o equipamento for propriedade do bolsista os recursos de reserva tcnica no podero ser utilizados para manuteno e/ou consertos; a.11) Pagamento da mensalidade e/ou matrcula de curso de ps-graduao em que est matriculado o bolsista; a.12) Pagamento de servios de emisso de diploma, certificados, etc; a.13) Pagamento de taxa de inscrio para eventos que ocorram fora da vigncia da bolsa; a.14) Pagamento de despesas com despachante ou emisso de passaporte para viagens ao exterior; a.15) Consertos de veculos. 1.6.3.2 Condio de Pagamento (voltar ao ndice) As compras com recursos da Reserva Tcnica de Bolsas devem sempre ser feitas para pagamento vista. 1.6.4) Despesas de Transporte essenciais para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa (voltar ao ndice) a) Considera-se despesa de transporte o pagamento de transporte areo, transporte terrestre, combustvel e pedgio, utilizados pelo Bolsista para se deslocar de uma cidade a outra a fim de participar de evento (ver item 1.6.6.a) estritamente relacionado com o projeto da bolsa. b) Deve-se considerar como ponto de partida o municpio sede do Bolsista e o ponto de chegada a cidade onde se realizar o evento.

10 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

b.1) Municpio sede do Bolsista o local onde se desenvolve o projeto da bolsa, indicado quando a bolsa foi solicitada FAPESP. 1.6.4.1 Itens de despesas de transporte no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para o pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Transporte para o orientador ou para membros da comisso julgadora de Dissertao/Tese. a.2) Transporte areo para locais com distncia inferior a 1.500 km do local onde se desenvolve o projeto. a.3) Txi; a.4) Aluguel de veculos. 1.6.4.2 Condio de Pagamento (voltar ao ndice) As despesas com recursos da Reserva Tcnica de Bolsas devem sempre ser feitas para pagamento vista. 1.6.5) Dirias e Manuteno para atividades estritamente relacionadas com o projeto da bolsa (voltar ao ndice) a) Entende-se que o pagamento de despesas desta natureza seja para utilizao em atividades desenvolvidas pelo bolsista, estritamente relacionadas com o projeto da bolsa. b) Diria ou manuteno mensal destinam-se a despesas realizadas pelo Bolsista, at o limite estabelecido pela FAPESP, para prover sua hospedagem, transporte urbano (nibus, metr, txi e aluguel de veculos) e alimentao durante a participao em evento (ver eventos financiveis) relacionado com o projeto da bolsa, fora do seu municpio sede. b.1) Municpio sede do Bolsista o local onde se desenvolve o projeto da bolsa, indicado quando a bolsa foi solicitada FAPESP. b.2) Quando o evento for realizado no municpio sede do Bolsista no se pode utilizar diria ou manuteno, ficando autorizado apenas o pagamento da refeio, limitado ao valor estabelecido pela FAPESP e divulgado na Tabela de Dirias. c) As dirias so pagas de acordo com o nmero de dias de permanncia do bolsista no evento. d) Atente para os limites estabelecidos nas regras de uso dos recursos de reserva tcnica quanto a despesas com dirias/manuteno (limite de diria para participao em eventos no Brasil e no exterior, para pesquisa de campo ou estgio no Brasil ou no exterior) . e) Os valores de dirias e de dispndio com refeies so especificado na Tabela de Dirias da FAPESP, acessvel em www.pesquisadores.fapesp.br/materia/1086. f) A quantidade de dirias para participao do bolsista em reunies no Brasil est limitada ao nmero de dias do evento, ou permanncia durante a realizao do evento ou durante a realizao da pesquisa de campo. 1.6.5.1 Dirias/Manuteno para pesquisa de campo no pas essenciais para a realizao do projeto de pesquisa que fundamenta a concesso da Bolsa (voltar ao ndice) a) Justificar cada despesa efetuada dando especial ateno aos gastos com dirias de pesquisa de campo que, eventualmente, excedam a 20% do valor total da reserva concedida. Nos casos em que tais gastos sejam imprescindveis, a despesa dever ser detalhadamente justificada por ocasio da apresentao do relatrio cientfico imediatamente posterior. 1.6.5.2 Dirias/Manuteno no exterior (ver item Participao em evento cientfico ou estgio no exterior) (voltar ao ndice) a) Quando o perodo de permanncia no exterior, para um ou mais eventos/estgios for inferior a 30 dias podero ser utilizadas no mximo sete dirias no exterior. a.1) Para clculo das dirias, prevalecer sempre a permanncia efetiva no exterior justificada, considerando a data de ida e volta constante na passagem area utilizada, exceto quando o Bolsista permanecer no exterior por prazo extra para realizar atividades que no esto relacionadas com o projeto da respectiva bolsa, o que dever ser explicitamente justificado no Relatrio de Aplicao de Recursos da Reserva Tcnica, imediatamente posterior. b) Para converso do valor da diria utilize a taxa de converso do dlar turismo de venda do dia que os recursos foram retirados da Reserva Tcnica da Bolsa. b.1) Quando a moeda do local do evento for diferente do dlar americano, a referncia para a compra da moeda local ser o total em dlar americano convertido em reais pela taxa de converso do dlar turismo de venda do dia que os recursos foram retirados da Reserva Tcnica da Bolsa. c) Quando o perodo de permanncia no exterior, para um ou mais eventos/estgios for igual ou superior a 30 dias poder ser utilizada a manuteno mensal limitada ao teto estabelecido de US$ 2.200,00,

11 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

considerando o valor da bolsa mensal recebida no pas e os recursos de Reserva Tcnica da Bolsa disponveis na conta do bolsista. c.1) Para calcular a Manuteno Mensal no exterior, converta a Manuteno Mensal da Bolsa recebida no pas para dlar, utilizando a taxa de converso do dlar turismo de venda do dia do pagamento realizado pela FAPESP. O valor limite estabelecido para Manuteno no Exterior composto do valor da Manuteno Mensal da Bolsa no pas convertida para dlar mais a diferena, que pode ser complementada com recursos da Reserva Tcnica da Bolsa, at o limite de US$ 2.200,00 por ms, ou frao. c.2) A Manuteno Mensal destina-se a cobrir as despesas com hospedagem, transporte urbano (nibus, metr, txi e aluguel de veculos) e alimentao. 1.6.5.3 Itens de Dirias no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para aquisio ou pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Dirias para o orientador, supervisor ou para membros da comisso julgadora de Dissertao; a.2) Despesas com telefone, bebidas alcolicas, frigobar, lavanderia etc; a.3) Dirias para motoristas e/ou voluntrios. a.4) Pagamento de refeio quando o bolsista usufruir das dirias da FAPESP com ou sem pernoite. 1.6.5.4 Condio de Pagamento (voltar ao ndice) As despesas com recursos da Reserva Tcnica de Bolsas devem sempre ser feitas para pagamento vista. 1.6.6) Normas especficas sobre participao em eventos cientficos no Pas ou no Exterior (voltar
ao ndice)

a) A FAPESP considera a participao em evento do Bolsista em: a.1) Reunio Cientfica ou Tecnolgica (Congressos, Conferncias, Seminrios, Simpsios, Workshops, e outros, no Brasil ou no Exterior) na qual o bolsista apresenta trabalho resultante do projeto de pesquisa que fundamenta a Bolsa; a.2) Cursos no Brasil ou no Exterior, exceto curso de idioma e de informtica; a.3) Cursar Disciplina como Aluno Especial no Brasil: considera-se o curso da disciplina realizado pelo Bolsista como aluno especial em curso de ps-graduao no Brasil, estritamente ligado ao projeto da respectiva Bolsa. a.4) Estgio e/ou Visita Tcnica no Brasil ou no Exterior: estritamente ligado ao projeto da respectiva Bolsa. a.5) Pesquisa de Campo no Brasil ou no Exterior: considera-se a participao do Bolsista em atividade de pesquisa que ocorra fora do municpio da Instituio Sede do projeto e nos casos em que no h vnculo institucional com o a instituio visitada tais como museus, acervos, bibliotecas etc. b) Para as modalidades descritas no item a) no necessria prvia autorizao da FAPESP para utilizao da Reserva Tcnica de Bolsas desde que atendidas, em cada caso, as condies a seguir: b.1) A participao em reunio cientfica ou tecnolgica no Brasil ou no Exterior pode ser financiada com recursos da Reserva Tcnica de Bolsas quando o Bolsista apresenta trabalho cientfico estritamente ligado ao projeto financiado pela FAPESP. b.1.i. A apresentao de um mesmo trabalho, ou trabalhos, com o mesmo contedo em diferentes reunies, s ser considerada como gasto adequado, em circunstncias excepcionais e explicitamente justificadas. Em nenhuma hiptese, poder ser financiada a participao em mais de duas reunies, com apresentao de trabalho de mesmo contedo. b.2) As datas de incio e trmino do(s) evento(s) devem estar includas na vigncia da respectiva bolsa; b.3) A utilizao dos recursos da Reserva Tcnica da bolsa financiar no mximo 6 meses de permanncia no exterior em cada viagem e se essa permanncia for excedida, caber ao Orientador/Supervisor solicitar, quando possvel antecipadamente, a interrupo da bolsa no pas a partir do 7 ms; b.4) Caber ao Orientador avaliar a proficincia do Bolsista no idioma necessrio para a efetiva participao no evento, quando em viagens ao Exterior; b.5) No Relatrio Cientfico imediatamente posterior ao evento, incluir a justificativa com informaes sobre os benefcios que essa participao trouxe ao projeto da Bolsa. b.6) Havendo financiamento parcial com recursos da Reserva Tcnica da Bolsa, incluir as condies, itens e valores financiados com recursos de outras fontes, incluindo o nome da fonte financiadora; b.7) No caso de haver convnio entre a FAPESP e a instituio de pesquisa no exterior pode haver restries e/ou benefcios adicionais. Estas devem ser consultadas no Termo de Convnio no site da

12 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

FAPESP ou na Chamada de Propostas correspondente. c) Para a participao em reunio cientfica e/ou estgio com durao total inferior a 30 dias podero ser financiados os seguintes itens: c.1) Despesas de transporte; c.2) Taxa de inscrio; c.3) Seguro sade, conforme tabela vigente; c.4) Dirias e manuteno conforme as normas e a Tabela de Dirias FAPESP; c.5) Visto consular (somente as taxas para entrevista e emisso do visto exigido pelo consulado, no sendo aceitas despesas relacionadas a emisso do passaporte e despachantes) . d) Para desenvolvimento de parte do projeto em instituio de pesquisa no pas ou no exterior ou realizao de atividades de campo, com durao superior a 30 dias, podero ser financiados os seguintes itens: d.1) Despesa de transporte; d.2) Seguro-sade, conforme tabela vigente; d.3) Dirias e manuteno conforme normas e Tabela de Dirias FAPESP; d.4) Visto consular (somente as taxas para entrevista e emisso do visto exigido pelo consulado, no sendo aceitas despesas relacionadas a emisso do passaporte e despachantes) . e) S sero aceitas despesas com cursos realizados pelo bolsista e estritamente ligados ao tema de seu Projeto de Pesquisa. e.1) No so financiveis cursos de idiomas ou informtica. f) O Relatrio de Aplicao dos Recursos de Reserva Tcnica apresentado com o Relatrio Cientfico dever conter, conforme for o caso: f.1) Cpia do trabalho completo apresentado; f.2) Carta de aceitao do trabalho; f.3) Comprovante de que o trabalho foi apresentado pelo Bolsista. f.4) Cpia do certificado de concluso do curso; f.5) Cpia da carta convite para a visita emitida pela Instituio; f.6) Declarao emitida pelo supervisor da Instituio visitada, atestando a permanncia; f.7) Roteiro da viagem incluindo a descrio das atividades desenvolvidas e os locais visitados. 1.7) Itens no financiveis (voltar ao ndice) 1.7.1) Itens de Material Permanente no financiveis (voltar ao ndice) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para aquisio ou pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a) Dicionrios de qualquer natureza; b) Mveis; c) Bancadas; d) Aparelho de ar condicionado; e) Telefone; f) Fax; g) Veculos, Pneus, Baterias; h) Reformas e despesas gerais de infraestrutura; i) Bens permanentes que incluam na sua composio materiais radioistopos e/ou radioativos onde o bolsista e/ou a instituio no estejam devidamente autorizados pela CNEN. 1.7.2) Itens de Material de Consumo no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para aquisio ou pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Remdios (exceto para pesquisa de campo em regio distante de centros urbanos ou que requeira cuidados especiais) ; a.2) Alimentos (exceto para pesquisa de campo em regio distante de centro urbano) .

13 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

a.3) Materiais radioistopos e/ou radioativos onde o bolsista e/ou a instituio no estejam devidamente autorizados pela CNEN. 1.7.3) Itens de servios de terceiros no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para o pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Taxa de filiao em sociedades/associaes; a.2) Reformas e adaptaes fsicas dos laboratrios; a.3) Taxas em cursos de idiomas e de computao; a.4) Digitador; a.5) Txi; a.6) Aluguel de veculos; a.7) Pagamento de seguro de material permanente mvel utilizado fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto que no foi adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa; a.8) Pagamento de seguro de material permanente mvel utilizado fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto que foi adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa e j foi transferido para a instituio; a.9) Fotocpias de livros (proibido pela lei de Direitos Autorais) ; a.10) Conserto de equipamento (exceto quando adquirido com recursos do prprio projeto ou que esteja sendo utilizado na pesquisa) . Quando o equipamento for propriedade do bolsista os recursos de reserva tcnica no podero ser utilizados para manuteno e/ou consertos; a.11) Pagamento da mensalidade e/ou matrcula de curso de ps-graduao em que est matriculado o bolsista; a.12) Pagamento de servios de emisso de diploma, certificados, etc; a.13) Pagamento de taxa de inscrio para eventos que ocorram fora da vigncia da bolsa; a.14) Pagamento de despesas com despachante ou emisso de passaporte para viagens ao exterior; a.15) Consertos de veculos. 1.7.4) Itens de despesas de transporte no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para o pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Transporte para o orientador ou para membros da comisso julgadora de Dissertao/Tese. a.2) Transporte areo para locais com distncia inferior a 1.500 km do local onde se desenvolve o projeto. a.3) Txi; a.4) Aluguel de veculos. 1.7.5) Itens de Dirias no financiveis (voltar ao ndice) a) Os itens abaixo no podero ser objeto de despesa com os recursos de reserva tcnica. A utilizao desses recursos para aquisio ou pagamento implicar na restituio FAPESP dos valores correspondentes. a.1) Dirias para o orientador, supervisor ou para membros da comisso julgadora de Dissertao; a.2) Despesas com telefone, bebidas alcolicas, frigobar, lavanderia, etc; a.3) Dirias para motoristas e/ou voluntrios. a.4) Pagamento de refeio quando o bolsista usufruir das dirias da FAPESP com ou sem pernoite. 1.7.6) Itens no financiveis referente a participao em reunio cientfica no pas ou no exterior (voltar ao ndice) a) A participao do Bolsista em mais de duas Reunies Cientficas ou Tecnolgicas com apresentao de trabalho de mesmo contedo; b) A participao do Bolsista em Reunio Cientfica ou Tecnolgica como ouvinte; c) A participao do Bolsista em eventos que no tenham incio e trmino durante a vigncia da respectiva bolsa; d) A permanncia no exterior por perodo superior a 6 (seis) meses;

14 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

e) Despesas que excedam os limites ou condies estabelecidas pela FAPESP em qualquer um dos itens financiveis; f) O pagamento de passagem area emitida em classe executiva/primeira classe ou utilizao de milhagens, sendo aceita somente a emisso em classe econmica e, sempre que possvel, em tarifa promocional. 1. f.1) Se o bolsista optar por realizar o percurso com transporte areo, mesmo que em distncia inferior a 1500 Km, os recursos da reserva tcnica podero custear o valor equivalente a uma passagem terrestre, ficando a diferena por conta do interessado. g) Txi; h) Aluguel de Veculos; i) Reviso de texto, traduo e verso; j) Taxa de filiao e anuidade em sociedades/associaes; k) Despesas relacionadas com a emisso do passaporte, despachante e decorrentes da necessidade de deslocamento do Bolsista para confeco do visto; l) Despesas com telefone, bebidas alcolicas, frigobar, lavanderia, etc; m) Recursos destinados para a refeio quando o Bolsista j estiver usufruindo de dirias da FAPESP com ou sem pernoite; n) Recursos destinados para dirias quando os recursos da Reserva Tcnica da Bolsa estiverem custeando a Manuteno Mensal no mesmo perodo; o) Pagamento da mensalidade e/ou matrcula de Curso de Ps-Graduao em que est matriculado o Bolsista. 1.7.7) Restries (voltar ao ndice) a) No so concedidos recursos adicionais para as viagens; b) No h antecipao da liberao de parcelas de Reserva Tcnica da Bolsa previstas. b.1) Pode ser permitido o reembolso das despesas realizadas aps a data da liberao estabelecida pela FAPESP, at o limite correspondente ao valor da parcela prevista de Reserva Tcnica da Bolsa, desde que na Prestao de Contas imediatamente posterior os gastos realizados sejam integralmente comprovados de acordo com as instrues. 1.8) Responsabilidade pela guarda e arquivo de comprovantes aceitos pela FAPESP para validao das despesas realizadas com recurso das Reserva Tcnica de Bolsas (voltar ao ndice) a) obrigatrio que o bolsista mantenha em seus arquivos os comprovantes originais das despesas efetuadas pelo perodo de at dois anos aps o trmino da bolsa. Nos casos em que houver necessidade, a FAPESP reserva-se o direito de solicitar a apresentao desses documentos dentro desse perodo. b) Modelos de documentos e formulrios esto em www.fapesp.br/materia/4675. 1.9) Prazo para uso dos recursos de Reserva Tcnica de Bolsas (voltar ao ndice) a) Os recursos da Reserva Tcnica de Bolsas s podero ser utilizados durante a vigncia da respectiva bolsa. b) A data mxima para utilizao dos recursos ser a data que ocorrer primeiro entre: a apresentao do Relatrio Cientfico Final, a data estabelecida no item Durao do Termo de Outorga/Renovao da bolsa ou ainda a data de defesa da Dissertao/Tese. c) O ltimo Relatrio de Aplicao dos Recursos deve ser apresentado junto ao Relatrio Cientfico Final. 1.9.1) Devolues de saldos (voltar ao ndice) a) As devolues de saldos s devero ser feitas no trmino da vigncia da respectiva bolsa, ou junto ao Relatrio Cientfico Final, o que ocorrer primeiro. A devoluo poder ser realizada atravs das seguintes opes: Em se tratando de processos SAGe, a devoluo do saldo ser, exclusivamente, mediante depsito identificado conforme instrues abaixo: BANCO DO BRASIL S/A - 001 Agncia Lapa 6807-1 Conta Corrente 130.001-6 CNPJ - 43.828.151/0001-45 Identificador 1: (em branco) Identificador 2: (em branco) Identificador 3: (informar o nmero do processo ou o seu CPF) Esse comprovante deve ser anexado (link "Cpia legvel do comprovante de devoluo do saldo da Reserva Tcnica da Bolsa") no momento da elaborao do Relatrio Cientfico FINAL.

15 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

Em se tratando de processos que esto tramitando no modo tradicional, a devoluo do saldo poder ser feita via cheque nominal a FAPESP ou mediante depsito identificado conforme instrues abaixo: BANCO DO BRASIL S/A - 001 Agncia Lapa 6807-1 Conta Corrente 130.001-6 CNPJ - 43.828.151/0001-45 Identificador 1: (em branco) Identificador 2: (em branco) Identificador 3: (informar o nmero do processo ou o seu CPF)

1.10) Situaes especiais (voltar ao ndice) 1.10.1) Bolsas Canceladas ou Suspensas (voltar ao ndice) No caso de cancelamento ou suspenso das bolsas, o saldo da Reserva Tcnica eventualmente existente na conta corrente dever ser restitudo conforme instrues no item 1.9.1, junto com o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica. 1.10.2) Bolsas Interrompidas (voltar ao ndice) a) No perodo em que a bolsa estiver interrompida, absolutamente vedada a utilizao dos recursos da Reserva Tcnica. b) S necessrio apresentar o Relatrio de Aplicao dos Recursos de Reserva Tcnica, quando houver data estabelecida para envio do Relatrio Cientfico, e sua composio depender do perodo de interrupo da bolsa: b.1) Quando a interrupo for superior a 90 dias ou no houver previso para reativao da bolsa, o Relatrio de Aplicao dos Recursos de Reserva Tcnica deve incluir o Termo de Transferncia do Material Permanente adquirido e a devoluo do saldo, conforme item 1.9.1 ; b.2) Quando a interrupo for igual ou inferior a 90 dias, no h necessidade da devoluo do saldo da reserva tcnica e da apresentao do Termo de Transferncia do Material Permanente adquirido, sendo que os recursos da reserva tcnica da bolsa devem permanecer na conta at a reativao da bolsa. c) Nos casos em que no houver data estabelecida para envio do Relatrio Cientfico, no necessrio apresentar os formulrios referentes ao Relatrio de Aplicao de Recursos de Reserva Tcnica de Bolsa, mas a FAPESP ressalta que obrigatrio que o bolsista mantenha-os em seus arquivos junto com os comprovantes das despesas realizadas. Nos casos em que houver necessidade, a FAPESP reserva-se o direito de solicitar a apresentao desses formulrios e comprovantes. 1.10.3) Bolsas com solicitao de renovao concedida/denegada (voltar ao ndice) Se a renovao da bolsa for concedida, o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica referente ao perodo final da bolsa, dever ser apresentado junto com Relatrio Cientfico, no novo prazo estabelecido pela FAPESP. No caso de no aprovao da renovao, o Relatrio de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica referente ao perodo final da bolsa, dever ser acompanhado da devoluo do saldo e do termo de transferncia do material permanente adquirido e enviado a FAPESP imediatamente aps o recebimento da comunicao de denegao da bolsa, atravs das seguintes opes: - Em se tratando de processos SAGe, essa documentao referente ao relatrio final de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica dever ser encaminhada atravs do Sistema Converse com a FAPESP. - Em se tratando de processos que esto tramitando no modo tradicional, essa documentao referente ao relatrio final de Aplicao dos Recursos da Reserva Tcnica dever ser entregue pessoalmente na Sede da FAPESP, por correio ou por meio dos Pontos de Apoio FAPESP. 1.10.4) Desinteresse (voltar ao ndice) Se no houver interesse no uso dos recursos da Reserva Tcnica de Bolsa, Orientador e Bolsista devero manifestar-se enviando correspondncia conjunta a FAPESP, antes do incio do segundo ms de vigncia da bolsa, para que o pagamento possa ser inibido.

2) Reserva Tcnica de Auxlios

(voltar ao ndice)

A Reserva Tcnica de Auxlios Pesquisa composta por trs parcelas: a) Parcela de Benefcios Complementares b) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) c) Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (PCIIP)

16 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

2.1) Parcela de Benefcios Complementares (voltar ao ndice) a) Os Benefcios Complementares so concedidos aos Pesquisadores Principais de projetos nas seguintes modalidades de Auxlio Pesquisa: Temtico, Regulares, Pesquisa em Polticas Pblicas, Pesquisa para Melhoria do Ensino Pblico, Programa Jovem Pesquisador e Programa CEPID, com a finalidade de cobrirem despesas com a participao em reunies cientficas ou tecnolgicas e estgios de pesquisa de curta durao fora do Estado de So Paulo. a.1) Nos Auxlios Pesquisa das modalidades Regular, Programa de Pesquisa em Polticas Pblicas, Pesquisa para Melhoria do Ensino Pblico e Jovem Pesquisador s pode haver um Pesquisador Principal em cada Auxlio, e este ser sempre o Pesquisador Responsvel. a.2) A FAPESP no conceder BCs mltiplos a uma mesma pessoa, mesmo que ela seja PP em mais de um projeto. a.2.i. O pesquisador que for PP em mais de um projeto poder usar os BCs a que faz jus para atividades de qualquer um dos projetos a que se vincula. a.3) O valor dos Benefcios Complementares pode ser diferente conforme a modalidade do auxlio e ser definido no Termo de Outorga e Aceitao de Auxlio. a.4) Os recursos concedidos como Parcela de Benefcios Complementares podem tambm ser utilizados, sem prvia consulta FAPESP e a critrio do Pesquisador Principal destinatrio dos BCs, em quaisquer das aplicaes permitidas para a Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) (seo 2.2) . a.4.i. A transposio da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) para a Parcela de Benefcios Complementares depender de prvia autorizao e s ser autorizada em casos excepcionais. b) A participao em reunio cientfica ou tecnolgica pressupe a apresentao de trabalho cientfico ligado ao projeto. b.1) A participao em eventos sem a apresentao de trabalhos poder ser apoiada apenas em circunstncias excepcionais, devidamente justificadas no relatrio anual e sujeitas a anlise de mrito. c) Estgios de pesquisa em instituies fora do Estado de So Paulo ou no exterior com durao inferior a 60 dias podero ser financiados desde que justificados pelas necessidades do projeto. c.1) Durante a vigncia do projeto, os pesquisadores principais no podero se afastar de suas instituies por perodo superior a 60 dias consecutivos sem autorizao prvia da FAPESP. d) Tendo em vista a concesso automtica dos Benefcios Complementares nas modalidades Jovem Pesquisador, Auxlio Pesquisa Regular e Projeto Temtico, fica vedado aos Pesquisadores Principais a solicitao de recursos FAPESP usando os programas de Auxlio para Participao em Reunio Cientfica ou, em situaes ordinrias, Bolsa de Pesquisa no Exterior. d.1) Em carter extraordinrio, poder ser analisada solicitao de Bolsa de Pesquisa no Exterior para a realizao de estgio de pesquisa por perodo superior a um ms e que se revele, a juzo da FAPESP, imprescindvel para a realizao adequada do projeto; nesse caso, a bolsa cobrir a manuteno pelo perodo que exceder um ms, devendo a passagem e um ms de manuteno serem custeados com os Benefcios Complementares. d.2) Caso haja Pesquisadores Associados estes podero apresentar solicitaes de Auxlio para Participao em Reunio Cientfica ou para Bolsa de Pesquisa no Exterior vinculados ao Projeto Temtico do qual participem. A vinculao deve ser atestada em carta do Pesquisador Responsvel pelo Projeto Temtico, mencionando o nmero do processo FAPESP e o ttulo do projeto. e) Quando um projeto em modalidade que faz jus a Benefcios Complementares for prorrogado, automaticamente sero concedidos Benefcios Complementares no montante proporcional ao nmero de meses de prorrogao concedidos e ao nmero de pesquisadores principais do projeto, desde que o prazo total do projeto, incluindo a prorrogao, no ultrapasse o nmero mximo de meses previsto em cada programa. e.1) Na eventualidade de um projeto em modalidade que faz jus a Benefcios Complementares ter seu prazo estendido alm do nmero mximo de meses previsto na modalidade, os Benefcios Complementares no sero concedidos. f) O uso dos Benefcios Complementares deve respeitar os limites estabelecidos pela FAPESP para o pagamento de dirias, manuteno e seguro sade. Esses valores podem ser consultados em www.fapesp.br/materia/1106. g) Em cada um dos Relatrios Anuais de Progresso e no Relatrio Cientfico Final o Pesquisador Responsvel dever discriminar e justificar, em seo especfica do Relatrio, a aplicao dos recursos dos Benefcios Complementares, que ser analisada pela assessoria quanto sua adequao face s necessidades do projeto. g.1) Esta informao nos Relatrios Cientficos no deve ser confundida com a Prestao de Contas Anual, a qual deve tambm ser feita nos prazos previstos no Termo de Outorga. 2.2) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) (voltar ao ndice) A Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) destina-se a utilizao em itens de infraestrutura diretamente ligados ao Projeto de Pesquisa e executada sob a responsabilidade do Pesquisador Responsvel pelo projeto. 2.2.1) Clculo do valor da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (voltar ao ndice)

17 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

a) O valor e a forma de liberao dependem do instrumento de apoio, conforme a Tabela 1. b) Os valores de eventuais suplementaes de verba em todos os instrumentos de apoio e de recursos para apoio especial infraestrutura de Auxlios Pesquisa Temticos e Auxlios Pesquisa Jovem Pesquisador no sero considerados para efeito de clculo dos recursos de Reserva Tcnica. Tabela 1. Valores e forma de desembolso da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) , segundo o Instrumento de Apoio. Modalidade de Auxlio Pesquisa Auxlio Pesquisa Regular Auxlio Pesquisa Temtico Auxlio Pesquisa Jovem Pesquisador Auxlio Pesquisa Pesq. em Polticas Pblicas Valor 15% da concesso inicial 20% da concesso inicial 15% da concesso inicial 15% da concesso inicial Desembolso Na outorga Na outorga Na outorga Na outorga Na outorga

Auxlio Pesquisa Pesquisa para Melhoramento do Ensino Pblico 15% da concesso inicial CEPIDs 10% em cada Aditivo

10% da concesso inicial e Na outorga e nos Aditivos

2.2.2) Aplicaes Possveis dos Recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (voltar ao ndice) As possveis aplicaes da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, de responsabilidade do Pesquisador outorgado, so: a) Aquisio e manuteno de equipamentos e softwares; b) Aquisio de material de consumo para infraestrutura; c) Pagamento de taxas de publicao de artigos e aquisio de separatas; d) Traduo, verso e reviso de texto, desde com vistas publicao (a partir de 1/03/2010) ;

e) Custeio da vinda de tcnicos para instalao e/ou manuteno de equipamentos ou softwares; f) Custeio da vinda de pesquisadores visitantes, transporte e dirias para estgios; g) Viagens de bolsistas de IC, MS, DR, DD e PD vinculados ao projeto para participao em eventos cientficos nacionais e internacionais com apresentao de trabalhos e segundo as normas da FAPESP; h) Manuteno de programa de seminrios do grupo de pesquisadores; i) Aquisio de livros, peridicos e acesso a bases de dados de interesse para o projeto de pesquisa, sendo que os ttulos adquiridos devero ser colocados disposio da comunidade acadmica na biblioteca da respectiva unidade; j) Reformas de laboratrios e outras despesas para infraestrutura de pesquisa, destinadas a apoiar diretamente o projeto que origina os recursos; k) Aquisio de equipamentos para manuteno de bibliotecas; l) Organizao de cursos para atualizao dos tcnicos dedicados infraestrutura de pesquisa; m) Despesas com importao; n) Despesas com contratao de seguro para materiais permanentes mveis e, no caso de sinistro, o pagamento da franquia, quando for necessrio o seu uso fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto. o) Despesas com aes necessrias para a transferncia de tecnologia, incluindo-se registro de propriedade intelectual, relativas a resultados do projetos apoiado, desde que pagas Agncia de Inovao da instituio sede. 2.3) Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (PCIIP) (voltar ao ndice) Com utilizao dedicada a itens especificados e justificados num Plano Anual de Aplicao da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa, que dever ser aprovado pela Congregao ou Colegiado Superior da Unidade. Esta parcela ser disponibilizada em projeto de Apoio Infraestrutura Institucional para Pesquisa, no qual sero somados os valores correspondentes s parcelas de Reserva Tcnica para Infraestrutura Institucional para Pesquisa de todos os Projetos aprovados na Unidade no ano anterior. Este processo ser executado sob a coordenao do Diretor da Unidade ou de Pesquisador designado por ele com anuncia da Congregao ou do Colegiado Superior da Unidade. Este projeto ser aberto nos casos em que o montante acumulado, no ano anterior, para esta parcela da Reserva Tcnica for igual ou superior a R$10.000,00. 2.3.1) Clculo do valor da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa e submisso de propostas (voltar ao ndice) a) O montante da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa ser calculado com base nas concesses do exerccio anterior, com os percentuais mostrados na Tabela 2, e informado s Instituies em fevereiro de cada ano, nos casos em que o valor acumulado for igual ou superior a R$ 10.000,00. Com base nessa informao, os Diretores de Unidade submetero FAPESP, entre maro e novembro de cada

18 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

ano, as propostas para utilizao dessa parcela da Reserva Tcnica. b) Os valores de eventuais suplementaes de verba em todos os instrumentos de apoio e de recursos para apoio especial infraestrutura de Auxlios Pesquisa Temticos e Auxlios Pesquisa Jovem Pesquisador no sero considerados para efeito de clculo dos recursos de Reserva Tcnica, exceto no caso do Programa CEPID. Tabela 2. Valores e forma de desembolso da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (PCIIP) , segundo o Instrumento de Apoio. Modalidade de Auxlio Pesquisa Auxlio Pesquisa Regular Auxlio Pesquisa Temtico Auxlio Pesquisa Jovem Pesquisador Auxlio Pesquisa Pesq. Em Polticas Pblicas Auxlio Pesquisa Pesquisa para Melhoramento do Ensino Pblico CEPIDs Valor* 10% da concesso inicial 20% da concesso inicial 10% da concesso inicial 10% da concesso inicial 10% da concesso inicial 10% da concesso inicial e 10% em cada aditivo geral anual Desembolso Anual consolidado Anual consolidado Anual consolidado Anual consolidado Anual consolidado Anual consolidado

* O montante da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa ser calculado com base nas concesses do exerccio anterior e informado s Instituies em fevereiro de cada ano, nos casos em que o valor acumulado for igual ou superior a R$ 10.000,00. Com base nessa informao, os Diretores de Unidade submetero Fapesp, entre maro e novembro de cada ano, as propostas para utilizao dessa parcela da Reserva Tcnica. 2.3.2) Aplicaes Possveis dos Recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (voltar ao ndice) A Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa destina-se ao apoio infraestrutura coletiva de pesquisa que beneficie Projetos de Pesquisa apoiados pela FAPESP na Unidade. A infraestrutura apoiada pode ser vinculada no nvel Departamental, na Unidade Universitria ou na Administrao Central da Instituio. As possveis aplicaes so: a) Reformas de laboratrios e outras despesas para infraestrutura de pesquisa; b) Apoio manuteno e melhoramentos em infraestruturas coletivas de apoio a pesquisa, como: biotrios (exceto custos para compra de animais, que devero fazer parte do oramento ordinrio do projeto como material de consumo) , redes de informtica, centros de manuteno de equipamentos (exceto o custo da manuteno especfica de equipamentos que possa ser coberto com recursos da parcela para custos de infraestrutura direta do projeto ou mediante solicitao de auxlio a pesquisa para reparo de equipamentos) , centros de processamento de dados, bibliotecas, acervos documentais, museus, centrais de fornecimento de gases especiais, centrais de criogenia, facilidades para medidas e equipamentos compartilhados, centrais de instrumentao analtica para apoio a pesquisa, oficinas mecnicas, eletrnicas e de vidraria de apoio a pesquisa, centrais de ar-condicionado, tratamento de resduos e redes eltricas e hidrulicas para laboratrios de pesquisa, aplicando-se, em todos os casos, as restries do item 5; c) Aquisio de equipamentos, livros e base de dados para manuteno de bibliotecas; d) Organizao de cursos para atualizao dos tcnicos dedicados infraestrutura de pesquisa; e) Despesas com importao. f) Despesas com aes necessrias para a transferncia de tecnologia, incluindo-se registro de propriedade intelectual, relativas a resultados do projetos apoiado, desde que pagas Agncia de Inovao da instituio sede. 2.4) Como obter autorizao para outras aplicaes da Reserva Tcnica de Auxlios (voltar ao ndice) Para uso dos recursos da Reserva Tcnica em outros itens (alm dos mencionados em 2.2.2) e 2.3.2) ) , direta ou indiretamente relacionados a Projetos de Pesquisa e legitimamente classificveis como despesas de pesquisa (exigncia estatutria da FAPESP) , o Pesquisador outorgado ou o responsvel pela Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa dever solicitar autorizao especial Diretoria Administrativa antes de realizar a despesa. A solicitao dever ser enviada pelo servio Converse com a FAPESP, pelo endereo www.fapesp.br/converse (usando-se o link Para pesquisadores > Solicitaes) . 2.5) Relatrios e Prestao de Contas da Reserva Tcnica de Auxlios (voltar ao ndice) 2.5.1) Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (voltar ao ndice) a) Nos prazos determinados pela FAPESP e em conjunto com a Prestao de Contas do Auxlio, o Pesquisador Responsvel dever prestar contas dos gastos realizados com os recursos da Reserva Tcnica. A Prestao de Contas dever ser identificada como "Prestao de Contas de Reserva Tcnica Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto". b) O Relatrio Cientfico Anual dever discriminar a utilizao dos recursos da Reserva Tcnica. A adequada utilizao ser avaliada pela Assessoria da FAPESP.

19 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

c) Em cada um dos Relatrios Anuais de Progresso e no Relatrio Cientfico Final o Pesquisador Responsvel dever discriminar e justificar, em seo especfica do Relatrio, a aplicao dos recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, que ser analisada pela assessoria quanto sua adequao face s necessidades do projeto. c.1) Esta informao nos Relatrios Cientficos no deve ser confundida com a Prestao de Contas Anual, a qual deve tambm ser feita nos prazos previstos no Termo de Outorga. 2.5.2) Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (voltar ao ndice) a) Caber ao responsvel pelo processo especfico de Apoio Infraestrutura Institucional para Pesquisa (Diretor da Unidade ou Pesquisador designado por ele, com anuncia da Congregao ou do Colegiado Superior da Unidade) a apresentao das Prestaes de Contas relativas utilizao dos recursos, nos prazos determinados pela FAPESP. b) O responsvel pelo processo dever apresentar, tambm, um Relatrio Anual sobre a aplicao dos recursos, no ms de maro de cada ano, demonstrando: b.1) Como os recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa contriburam para os resultados cientficos e tecnolgicos obtidos pela Unidade no ano anterior, devendo ser especificamente demonstrados os benefcios aos Projetos financiados pela FAPESP, os quais devem ser listados de maneira exaustiva; b.2) O Plano de Aplicao para o ano corrente da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa que ser disponibilizada em fevereiro de cada ano. c) O Relatrio Anual sobre a aplicao da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa dever ser apresentado FAPESP com a aprovao pela Congregao ou Colegiado Superior da Unidade. Se o Relatrio Anual no for entregue ou no for aprovado pela FAPESP, a liberao de recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura de Pesquisa ser automaticamente bloqueada. 2.6) Diviso dos recursos da Reserva Tcnica de Auxlios em projetos que envolvem mais de um departamento ou instituio (voltar ao ndice) a) No caso de o Projeto de Pesquisa envolver vrios Departamentos ou Instituies, as Parcelas para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto e para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa da Reserva Tcnica de Auxliossero divididas na proporo sugerida pelo Pesquisador Responsvel pelo projeto. b) O Pesquisador Responsvel dever informar a FAPESP os termos da diviso institucional at o momento da assinatura do Termo de Outorga, tendo a anuncia explcita dos demais Pesquisadores Principais, quando houver, e de suas instituies. 2.7) Excluses (voltar ao ndice) Os valores de eventuais suplementaes de verba e recursos para apoio especial infraestrutura de Projetos Temticos no sero considerados para efeito de clculo dos recursos de Reserva Tcnica. 2.8) Contigenciamento para custeio de despesas de importao (voltar ao ndice) a) O contingenciamento estabelecido desde 2002 deixa de existir a partir de 1 de novembro de 2008. b) Para Auxlios em andamento os valores da RT passaro a ser calculados incluindo-se as importaes ainda no realizadas. 3) Reserva Tcnica Institucional para Conectividade Rede ANSP (voltar ao ndice) 3.1) Valor da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP (voltar ao ndice) a) A FAPESP conceder a cada Entidade, anualmente, uma Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP correspondente a 1% do valor da concesso inicial em todas as modalidades de apoio da FAPESP, aprovados para pesquisadores vinculados Instituio no ano imediatamente anterior. Este valor ser informado a cada Entidade no ms de fevereiro de cada ano. b) A utilizao dos recursos ser dedicada a itens especificados e justificados num Plano Anual de Aplicao da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP, que dever ser aprovado pelo rgo colegiado da Instituio responsvel pela rea de Informtica e Conectividade. c) Os recursos sero disponibilizados em projeto de Apoio Conectividade Rede ANSP, formalizado por meio do formulrio de Auxlio Pesquisa Regular. d) O projeto ser executado sob a coordenao de Pesquisador designado pelo Reitor ou pelo Dirigente mximo da Instituio. e) O processo somente ser aberto nos casos em que o montante acumulado, no ano anterior, para essa modalidade de Reserva Tcnica, seja igual ou superior a R$ 10.000,00. 3.2) Relatrios e Prestao de Contas da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP (voltar ao
ndice)

Caber ao responsvel pelo processo especfico de Apoio Conectividade Rede ANSP a apresentao das Prestaes de Contas relativas utilizao dos recursos, nos prazos determinados pela FAPESP. O responsvel pelo processo dever apresentar, tambm, um Relatrio Anual sobre a aplicao dos recursos, no

20 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

ms de maro de cada ano, demonstrando: a) Como os recursos da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP contriburam para os resultados cientficos e tecnolgicos obtidos pela Unidade no ano anterior, devendo ser especificamente demonstrados os benefcios aos Projetos financiados pela FAPESP, os quais devem ser listados de maneira exaustiva; b) O Plano de Aplicao para o ano corrente da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP, que ser disponibilizada em fevereiro de cada ano. O Relatrio Anual sobre a aplicao da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP dever ser apresentado FAPESP com a aprovao do Colegiado Superior da Instituio para os assuntos de conectividade. Se o Relatrio Anual no for entregue ou no for aprovado pela FAPESP, a liberao de recursos da Reserva Tcnica para Conectividade Rede ANSP ser automaticamente bloqueada. Formulrios: www.fapesp.br/materia/2862 4) Restries aplicveis ao uso de recursos da Reserva Tcnica (todas as modalidades) (voltar ao ndice) 4.1) Impedimento de despesas no justificadas por atividades de pesquisa, despesas administrativas, com pessoal e com construes (voltar ao ndice) Como de praxe, em virtude de restrio estatutria da FAPESP, so vedadas aplicaes que, independentemente de seus mritos, no tenham estreita relao com as atividades de pesquisa. Em particular, no so financiveis: a) Aplicaes que estejam fundamentadas apenas em atividades de ensino e extenso; b) Atividades administrativas de qualquer natureza, incluindo despesas com a contratao de pessoal; c) Despesas com pagamento de pessoal; d) Construes civis que redundem em aumento da rea construda.

4.2) Material Radioativo (voltar ao ndice) Caso haja necessidade de aquisio de radioistopos e/ou material radioativo, dever ser apresentada, na Prestao de Contas, autorizao da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em nome do Outorgado e outra em nome da Instituio na qual o Projeto est sendo desenvolvido. 4.3) Importaes (exceto Bolsas) (voltar ao ndice) Sempre que houver necessidade de importao direta com recursos da Reserva Tcnica, o responsvel pelo Projeto dever encaminhar solicitao de agendamento para aquisio com recursos dessa alnea. A respectiva proforma invoice dever ser enviada para a Gerncia de Importao da FAPESP, conforme instrues daquela Gerncia. As despesas decorrentes tambm sero debitadas desses recursos, previamente, por estimativa. 5) Disposies Transitrias (voltar ao ndice) 5.1) Disposies transitrias para RT de Bolsas de Iniciao Cientfica (voltar ao ndice) a) Para as bolsas que, em 01/08/2009, estejam em andamento: a.1) Caso faltem quatro ou mais mensalidades no vencidas no ano, ser paga a RT integral correspondente a este ano. a.2) Para os anos subseqentes, se houver, ser paga, a cada ano, a RT proporcional ao nmero de mensalidades destes anos. b) As providncias para tal sero tomadas pela FAPESP durante o ms de agosto no sendo necessrio haver solicitao pelo interessado. c) Outras situaes sero analisadas mediante solicitao justificada que ser avaliada pela Diretoria Cientfica. 5.2) Disposies transitrias para RT de Bolsas de Mestrado (voltar ao ndice) No h. 5.3) Disposies transitrias para RT de Bolsas de Doutorado/Doutorado Direto (voltar ao ndice) a) Para as bolsas que, em 3/11/2008, estejam em andamento: a.1) Os recursos da Reserva Tcnica continuaro a ser liberados na conta conjunta at o encerramento da bolsa; a.2) obrigatrio que o bolsista mantenha em seus arquivos os comprovantes originais das despesas efetuadas pelo perodo de at dois anos aps o trmino da bolsa. Nos casos em que houver necessidade, a FAPESP reserva-se o direito de solicitar a apresentao desses documentos dentro desse perodo. b) Outras situaes sero analisadas mediante solicitao justificada que ser avaliada pela Diretoria Administrativa. 5.4) Disposies transitrias para RT de Bolsas de Ps-Doutorado (voltar ao ndice) a) Para as bolsas que, em 03/11/2008, estejam em andamento:

21 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

a.1) Caso faltem quatro ou mais mensalidades no vencidas no ano, ser paga a RT integral correspondente a este ano. a.2) Para os anos subseqentes, se houver, ser paga, a cada ano, a RT proporcional ao nmero de mensalidades destes anos. b) As providncias para tal sero tomadas pela FAPESP durante o ms de novembro no sendo necessrio haver solicitao pelo interessado. c) Outras situaes sero analisadas mediante solicitao justificada que ser avaliada pela Diretoria Cientfica. 5.5) Disposies transitrias para RT de Auxlios (voltar ao ndice) 5.5.1) Incluso de RT para Auxlios Pesquisa dos programas Pesquisa em Polticas Pblicas e Ensino Pblico (voltar ao ndice) a) Para os Auxlios Pesquisa em andamento dos programas Pesquisa em Polticas Pblicas e Ensino Pblico e para os quais haja, em 3 de novembro de 2008, mais de quatro meses de vigncia, a RT ser concedida da seguinte forma: a.1) Os Benefcios Complementares relativos ao ano em vigncia sero concedidos integralmente ao Pesquisador Responsvel. a.2) Para os anos subsequentes, se houver, ser pago, a cada ano, o BC proporcional ao nmero de mensalidades desses anos. a.3) A Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto e a Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa sero concedidas com base nos recursos ainda no desembolsados da concesso inicial, no sendo considerados eventuais aditivos. b) As providncias para tal sero tomadas pela FAPESP durante o ms de novembro no sendo necessrio haver solicitao pelo interessado. 5.5.2) Incluso de BC para Auxlios Pesquisa Regulares (voltar ao ndice) a) No sero concedidos Benefcios Complementares para Auxlios Pesquisa Regulares em andamento ou em fase de contratao, pois esses j tinham a possibilidade de solicitar como parte do oramento proposto recursos para as funes a serem cobertas por Benefcios Complementares. 5.5.3) Concesso de valor remanescente de Reserva Tcnica contingenciada para despesas de importao em Auxlios Pesquisa regulares, Temticos e do programa Jovem Pesquisador (voltar
ao ndice)

a) Para Auxlios Pesquisa Regulares, Temticos e do Programa Jovem Pesquisador ser concedido automaticamente pela FAPESP o valor da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto correspondente s importaes concedidas e ainda no realizadas at 1 de novembro de 2008. Nesses casos o Pesquisador responsvel foi notificado at 10 de novembro de 2008, via e-mail, sobre o valor concedido e creditado no processo. a.1) No h necessidade da solicitao por parte do Pesquisador Responsvel e dvidas podero ser esclarecidas pelo endereo eletrnico rose@fapesp.br. b) O valor da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projetocontingenciado e relativo a importaes j realizadas no ser concedido. 5.6) Disposies Transitrias para RT para Conectividade Rede ANSP (voltar ao ndice) No h. 6) Reserva Tcnica para Coordenao de Programa (RT-CP) (voltar ao ndice) A Reserva Tcnica para Coordenao de Programa (RT-CP) destina-se utilizao em itens previamente aprovados pela Diretoria Cientfica, com o objetivo de apoiar as atividades de coordenao de programas de pesquisa mantidos pela FAPESP e executada sob a responsabilidade do Presidente da Coordenao do Programa. 6.1) Clculo do valor da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa (voltar ao ndice) a) O montante da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa ser calculado com base nas concesses do exerccio anterior em projetos de cada programa passvel deste tipo de Reserva Tcnica, no valor de 2% do total da concesso inicial, e informado aos Coordenadores em fevereiro de cada ano, nos casos em que o valor acumulado for igual ou superior a R$ 10.000,00. Com base nessa informao, os Coordenadores de Programa beneficiados submetero FAPESP, entre maro e novembro de cada ano, as propostas para utilizao dessa Reserva Tcnica. b) Os valores de eventuais suplementaes de verba no sero considerados para efeito de clculo dos recursos de Reserva Tcnica. 6.2) Aplicaes Possveis dos Recursos da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa (voltar ao
ndice)

As possveis aplicaes da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa, de responsabilidade do Coordenador outorgado, so aquelas previamente autorizadas pela Diretoria Cientfica da FAPESP. 6.3) Impedimento de despesas no justificadas por atividades de pesquisa, despesas administrativas,

22 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

com pessoal e com construes (voltar ao ndice) Como de praxe, em virtude de restrio estatutria da FAPESP, so vedadas aplicaes que, independentemente de seus mritos, no tenham estreita relao com as atividades de pesquisa. Em particular, no so financiveis: a) Aplicaes que estejam fundamentadas apenas em atividades de ensino e extenso; b) Atividades administrativas de qualquer natureza, incluindo despesas com a contratao de pessoal; c) Despesas com pagamento de pessoal; d) Construes civis que redundem em aumento da rea construda. 6.4) Relatrios e Prestao de Contas da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa (voltar ao ndice) a) Nos prazos determinados pela FAPESP, o Coordenador Responsvel dever prestar contas dos gastos realizados com os recursos da Reserva Tcnica. A Prestao de Contas dever ser identificada como "Prestao de Contas de Reserva Tcnica para Coordenao de Programa". b) O responsvel pelo processo dever apresentar, tambm, um Relatrio Anual sobre a aplicao dos recursos, no ms de maro de cada ano, demonstrando: b.1) Como os recursos da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa contriburam para as atividades do programa de pesquisa no ano anterior; b.2) O Plano de Aplicao para o ano corrente da Reserva Tcnica para Coordenao de Programa que ser disponibilizada em fevereiro de cada ano. c) Se o Relatrio Anual no for entregue ou no for aprovado pela FAPESP, a liberao de recursos do ano seguinte ser automaticamente bloqueada. Disposies transitrias para RT de Coordenao de Programa a) Para o exerccio de 2009, o valor da RT ser comunicado aos Coordenadores de Programa at o dia 06/03/09 e a proposta dever ser formalizada at 31/03/09.

Apndice I. Descrio dos comprovantes aceitos pela FAPESP


1) Comprovantes de dispndios com Material Permanente (voltar ao ndice)

(voltar ao ndice)

1.1) Material Permanente Nacional adquirido pelo bolsista ou orientador (voltar ao ndice) a) 1 via original da nota fiscal ou cupom fiscal em nome do bolsista ou orientador. Nos casos em que houver a emisso da nota fiscal eletrnica, ser necessrio tambm o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica) que acompanha o produto. b) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: b.1) Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b.2) Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. 1.2) Material Permanente Nacional adquirido pela instituio (voltar ao ndice) a) Recibo de repasse de recursos original emitido pela instituio em nome do bolsista ou orientador acompanhada da cpia da nota fiscal em nome da instituio. b) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: b.1) Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b.2) Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. 1.3) Material Permanente Importado diretamente pelo bolsista ou orientador (voltar ao ndice) a) Pagamento com carto de crdito: a.1) Invoice original quitada. a.2) Cpia da fatura do carto de crdito. a.3) Comprovante original de outras despesas, emitido pela companhia responsvel pelo transporte internacional ou pela Receita Federal. a.4) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: a.4.i. Autorizao da CNEN em nome do bolsista e a.4.ii. Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. b) Pagamento via remessa bancria: b.1) Invoice original quitada.

23 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

b.2) Comprovante original de remessa emitido pela instituio bancria. b.3) Comprovante original de outras despesas, emitido pela companhia responsvel pelo transporte internacional ou pela Receita Federal. b.4) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: b.4.i. Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b.4.ii. Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. c) Importado diretamente pela instituio: c.1) Comprovantes originais de todas as despesas realizadas acompanhada da Apropriao de Custo emitida pela instituio. c.2) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm c.2.i. Autorizao da CNEN em nome do bolsista e c.2.ii. Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. 2) Comprovantes de dispndios com Material de Consumo (voltar ao ndice) 2.1) Material de Consumo Nacional (voltar ao ndice) a) Adquirido pelo bolsista ou orientador: a.1) 1 via original da nota fiscal ou cupom fiscal em nome do bolsista ou orientador. Nos casos em que houver a emisso da nota fiscal eletrnica, ser necessrio tambm o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica) que acompanha o produto. a.2) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: a.2.i. Autorizao da CNEN em nome do bolsista e a.2.ii. Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. b) Adquirido pela instituio: b.1) Recibo de repasse de recursos original emitido pela instituio em nome do bolsista ou orientador acompanhada da cpia da nota fiscal em nome da instituio. b.2) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: b.2.i. Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b.2.ii. Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. 2.2) Material de Consumo Importado (voltar ao ndice) a) Importado diretamente pelo bolsista ou orientador: a.1) Pagamento com carto de crdito: a.1.i. Invoice original quitada. a.1.ii. Cpia da fatura do carto de crdito. a.1.iii. Comprovante original de outras despesas, emitido pela companhia responsvel pelo transporte internacional ou pela Receita Federal. a.1.iv. Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: a) Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b) Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. a.2) Pagamento via remessa bancria: a.2.i. Invoice original quitada. a.2.ii. Comprovante original de remessa emitido pela instituio bancria. a.2.iii. Comprovante original de outras despesas, emitido pela companhia responsvel pelo transporte internacional ou pela Receita Federal. a.2.iv. Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: a) Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b) Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. b) Importado diretamente pela Instituio: b.1) Comprovantes originais de todas as despesas realizadas acompanhada da Apropriao de Custo emitida

24 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

pela instituio. b.2) Se material radioistopo e/ou radioativo dever ser apresentada tambm: b.2.i. Autorizao da CNEN em nome do bolsista e b.2.ii. Autorizao da CNEN em nome da instituio onde se desenvolve o projeto. 3) Comprovantes de dispndios com Servios de Terceiros (voltar ao ndice) 3.1) Servios de Terceiros no Pas (voltar ao ndice) a) Realizado por empresas a.1) 1 via original da nota fiscal em nome do bolsista ou orientador. b) Realizado pela Instituio: b.1) Recibo de repasse de recursos original emitido pela instituio em nome do bolsista ou orientador acompanhada da cpia da nota fiscal em nome da Instituio. c) Realizado por pessoa fsica sem vnculo empregatcio: c.1) RPA - Recibo de Pagamento a Autnomo ou o Recibo de Servios de Terceiros no modelo fornecido pela FAPESP. 3.2) Servios de Terceiros no Exterior (voltar ao ndice) a) Realizado diretamente pelo bolsista ou orientador a.1) Pagamento com carto de crdito: a.1.i. Invoice original quitada. a.1.ii. Cpia da fatura do carto de crdito. a.2) Pagamento via remessa bancria a.2.i. Invoice original quitada. a.2.ii. Comprovante original de remessa emitido pela instituio bancria. b) Realizado diretamente pela Instituio: b.1) Comprovantes originais de todas as despesas realizadas acompanhada da Apropriao de Custo emitida pela Instituio. 3.3) Taxa de inscrio (voltar ao ndice) a) Recibo original emitido pela organizao do evento ou comprovante original de depsito onde conste como favorecido o nome do evento realizado. b) Recibos emitidos em outra moeda devem ser acompanhados do comprovante de pagamento do valor equivalente em Reais (Fatura do Carto de Crdito, comprovante de remessa bancria, comprovante de aquisio de moeda estrangeira etc) . 3.4) Seguro-sade, conforme tabela vigente. (voltar ao ndice) a) Comprovante original de pagamento em R$ emitido pela companhia seguradora em nome do bolsista. 3.5) Auxlio Impresso da Dissertao/Tese (voltar ao ndice) a) A despesa com impresso do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) /Tese tem limite fixado em valor igual meia mensalidade, comprovado mediante apresentao do recibo no modelo fornecido pela FAPESP. Caso a despesa ultrapasse o limite fixado, os gastos devero ser integralmente comprovados mediante notas fiscais em nome do bolsista ou orientador. Os recursos para impresso do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) /Tese devero ser debitados da Reserva Tcnica antes da apresentao do ltimo relatrio cientfico da respectiva bolsa e antes do trmino da vigncia da respectiva bolsa. 3.6) Taxa de publicao de artigos (voltar ao ndice) a) 1 via original da nota fiscal em nome do bolsista ou orientador. b) Recibos emitidos em outra moeda devem ser acompanhados do comprovante de pagamento do valor equivalente em Reais (Fatura do Carto de Crdito, comprovante de remessa bancria, comprovante de aquisio de moeda estrangeira etc) . c) O bolsista e o orientador se comprometem a enviar FAPESP a cpia do trabalho, assim que for publicado, para ser anexado ao processo. 3.7) Seguro de material permanente mvel utilizado fora do mbito da instituio onde se desenvolve o projeto adquirido com recursos da Reserva Tcnica da respectiva bolsa (voltar ao ndice) a) Cpia da Aplice do bem segurado em nome do bolsista, com pagamento vista.

25 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

3.8) Visto Consular: documento original emitido pelo consulado constando o valor pago para a emisso do visto. (voltar ao ndice) 4) Comprovantes de dispndios com Despesas de Transporte (voltar ao ndice) 4.1) Transporte Areo (voltar ao ndice) a) O Transporte Areo somente financivel para percursos superiores a 1.500 km do local onde se desenvolve o projeto, no sendo aceito o pagamento de passagem area emitida em classe executiva/primeira classe ou utilizao de milhagens. b) A FAPESP aceita somente a emisso em classe econmica e, sempre que possvel, em tarifa promocional. Se o bolsista optar por realizar o percurso com transporte areo, mesmo que em distncia inferior a 1.500 Km, os recursos da reserva tcnica podero custear o valor equivalente a uma passagem terrestre, ficando a diferena por conta do interessado. Neste caso a comprovao da despesa ser o canhoto original da passagem area utilizada e documento que comprove o valor do mesmo percurso, se realizado por via terrestre. c) Passagem area emitida atravs de e-ticket (bilhete eletrnico) c.1) Cpia do bilhete eletrnico emitido pela companhia area em que constem as seguintes informaes: Percurso, Horrio, Nome do passageiro, Nmero do bilhete eletrnico, Forma de pagamento (FOP) ; Linha do clculo de tarifa (fare calculation) ; Endosso/restries (endorsements/restrictions) ; Tarifa (Fare) ; Quantia Equivalente Paga (equiv fare) ; Taxas/impostos/cobranas(tax) ; Total; etc. c.2) Cartes de embarque originais (boarding pass) do percurso relacionado no bilhete eletrnico. c.3) Recibo original de pagamento da passagem area emitido pela companhia area ou agncia de viagens. d) Passagem area emitida atravs de bilhete fsico d.1) Canhoto original da passagem area utilizada. d.2) Recibo original de pagamento da passagem area emitido pela companhia area ou agncia de viagens. e) Passagem area em vo fretado e.1) Cpia do voucher emitido pela agncia de viagens. e.2) Cartes de embarque originais (boarding pass) do percurso relacionado no voucher. e.3) Recibo original de aquisio do pacote, emitido pela agncia de viagens, discriminando separadamente o valor da parte area e terrestre. 4.2) Transporte Terrestre (voltar ao ndice) a) Em veculo particular ou da instituio a.1) Apresentar as notas fiscais de combustvel (at 10 km/l) totalmente preenchidas pela mesma pessoa do estabelecimento emitente, em nome do Bolsista, indicando a placa do veculo utilizado, bem como os comprovantes de pedgio. b) nibus com passagem individual b.1) Apresentar o canhoto da passagem rodoviria intermunicipal ou interestadual. c) nibus ou Van fretado somente para transporte de grupo c.1) Apresentar a Nota Fiscal original da empresa locatria, em nome do Bolsista. Se o aluguel for feito por terceiro, dever apresentar cpia da Nota Fiscal e recibo original do valor pago por cada passageiro financiado pela FAPESP. d) Trem d.1) Apresentar o canhoto original da passagem utilizada. 5) Comprovantes de dispndios com Dirias e Manuteno (voltar ao ndice) a) Preferencialmente o Recibo de Dirias original no modelo fornecido pela FAPESP. b) Na ausncia de passagem que comprove a realizao da viagem no perodo citado acima, apresentar declarao do orientador ou declarao da instituio visitada, mencionando o local da pesquisa ou local do evento.

Prestao de Contas
Ver Termo de Outorga.

Aditivos e Alteraes do Oramento Aprovado


Solicitaes de aditivos devem, ordinariamente, ser encaminhadas no momento da apresentao de um relatrio cientfico.

26 de 27

06/12/2010 00:58

:: Manual de ENSINO PBLICO - FAPESP ::

http://www.fapesp.br/formularios/ensino-publico_46.htm

Solicitaes encaminhadas fora dessas ocasies apenas sero analisadas, em carter excepcional, se ficar demonstrado que os itens e valores oramentrios em questo no poderiam ter sido previstos no momento da assinatura do Termo de Outorga ou da apresentao dos relatrios cientficos anteriores. Em qualquer caso, as solicitaes devem ser apresentadas com a utilizao de formulrio especfico da FAPESP e acompanhadas de justificativa. A assinatura do Termo de Outorga e Aceitao de um Auxlio equivale ao reconhecimento, por parte do pesquisador responsvel, de que os recursos concedidos pela FAPESP so suficientes para viabilizar a realizao do projeto, salvo circunstncias imprevisveis. Recomenda-se aos pesquisadores que somente assinem o Termo de Outorga aps terem se certificado de que os itens e valores do oramento aprovado pela FAPESP sejam, nas circunstncias previsveis, suficientes para garantir plenamente o bom desenvolvimento do projeto em questo. No havendo essa certeza, recomenda-se ao pesquisador que no assine o Termo de Outorga e apresente imediatamente uma solicitao de reformulao do oramento aprovado, devidamente fundamentado, que ser analisado pela assessoria da FAPESP.

27 de 27

06/12/2010 00:58

Vous aimerez peut-être aussi