Vous êtes sur la page 1sur 3

Cristianismo e universidade

Por Davi Lago Jesus Cristo mudou o rumo da civilizao. Jesus no apenas um dos lderes espirituais da histria do mundo. Ele no apenas um entre os 330 milhes de deuses do hindusmo. No apenas um dos 40 profetas reconhecidos pelo Alcoro. Tampouco ele Jesus, o Grande, na mesma frmula que voc utiliza para referir-se a Napoleo, o Grande, ou a Alexandre, o Grande. Jesus no tem rivais nem sucessores. Como disse John Stott, Jesus inigualvel. simplesmente Jesus. Ele nico[i]. Tudo que Jesus tocou foi transformado. A educao no escapa desta regra. A universidade uma herana crist. As universidades surgiram para promover instruo aos clrigos da igreja. Grandes universidades, como Oxford, Princeton, Cambridge e Yale, surgiram para formar pastores e missionrios. A Universidade de Harvard foi fundada com os investimentos do reverendo John Harvard. Est gravada em pedra na entrada de Havard a seguinte mensagem: Depois de Deus haver nos trazido em segurana Nova Inglaterra, se havermos construdo nossas casas, provido as necessidades da nossa comunidade, construdo templos para adorarmos a Deus, e estabelecido um governo civil, um dos nossos prximos anseios e pelo qual lutamos foi um aprendizado avanado, e sua perpetuao para a prosperidade; com a preocupao de no deixar um pastor sem conhecimento para as igrejas, quando os pastores de hoje repousaro no p. Antes do Cristianismo no havia o conceito de educao em massa. Uma das figuras centrais na promoo da educao para todos foi Calvino. Em Genebra ele realizou um trabalho que se tornou um modelo para os nossos dias em todo o mundo. Os protestantes defendiam a idia de que o propsito da educao tornar Deus conhecido entre as pessoas e ensin-las a glorific-lo. A forma de manter a Reforma era levar o povo a ler a Bblia. O resultado disso que as naes mais influenciadas pelo protestantismo receberam a melhor educao, em virtude da nfase na Palavra de Deus. Uma pesquisa sobre as taxas de alfabetizao realizada no incio

do sculo XX, demonstrou que nos pases mais afastados do cristianismo, como China e ndia, as taxas de alfabetizao da populao variava de 0 a 20%. Nas naes influncia predominantemente catlica, as taxas subiam para 40 a 60%. Mas nas naes de larga influncia protestante, o ndice de alfabetizao variou de 94 a 99,9%[ii]. Hoje em dia, mais do que nunca, estudar em uma universidade fundamental. essencial para entrar no disputado mercado de trabalho. Num pas onde h tanta desigualdade social, precisamos orar para que o Senhor abenoe seu povo e abra as portas das universidades para ele. tambm essencial a presena de cristos na universidade para que possamos ocupar posies chave na sociedade. Precisamos de cristos influentes, em posio de destaque, para pregar o evangelho. Todos aqueles que desejam ser missionrios transculturais precisam estudar. Pessoas com diploma e profisso tm maiores chances de entrar em outros pases, especialmente nos pases mais pobres, que so carentes de profissionais qualificados. A entrada de crentes nas universidades ainda vital para que a nao de universitrios seja evangelizada. O campus est pronto para a colheita. Os quatro milhes de universitrios brasileiros precisam ser conquistados. Devemos pregar poderosamente a Palavra de Deus, anunciar a salvao e glorificar a Cristo.

A presena crist nas universidades do Brasil e no mundo "Muitas vezes especulo sobre a escolha que o apstolo Paulo faria se estivesse vivo hoje, no que diz respeito sua esfera de servio pelo Senhor Jesus Cristo. Acho que ele iria logo a algumas das nossas grandes universidades ... Nelas, esto sendo treinados os lderes do futuro ... " (citado em Lowman, p. 13). A universidade filha do cristianismo. As primeiras universidades so organizadas em torno da igreja, a partir do sec. XII. Os professores so do clero. No Brasil tambm, as primeiras faculdades so de ordens religiosas (Direito de SP - Franciscanos; Direito de Olinda - beneditinos).

A histria do protestantismo est muito ligada universidade Wycliffe (um pr-reformador do sec. XIV) professor da Univ. de Oxford. Lutero professor da Univ. de Wittemberg. Calvino se converte como estudante em Paris, e depois funda a Univ. de Genebra. Os primeiros missionrios protestantes ndia eram estudantes da Univ. de Halle na Alemanha. Muitos impulsos para a expanso missionria tiveram origem entre estudantes cristos.

Vous aimerez peut-être aussi