Vous êtes sur la page 1sur 48

A Justia e o Direito da ndia

Elaborado em 07/2003. Pgina 1 de 7 Desativar Realce a A Todo processo indica uma perturbao que afeta a ordem do Universo. Ao juiz incumbe a obrigao de restaurar a ordem. (pensamento indiano antigo) Em um contexto institucional de frgil separao de poderes e carncia das instituies polticas os Tribunais so os nicos em condies de atender as exigncias da sociedade. (Institut des Hautes tudes sur la Justice, Frana) O Servio Judicirio da ndia, que conquistou uma boa reputao pela sua coragem e esprito de independncia, e que avanou por novos terrenos dentro da ao judiciria, sofre de males diversos. No entanto, a populao investiu muito em confiana e considerao por ele. (David ANNOUSSAMY)

1 - INTRODUO
O Leitor far certamente a pergunta: - Por que a Justia e o Direito da ndia? Na verdade um pas que no tem projeo na rea jurdica, mas somente na rea religiosa, valendo a afirmao de STREETER e APPASAMY (Internet): a ndia o pas dos msticos, tendo, como diz ZINS (1993:5), a inacreditvel vivacidade de uma cultura antiga supostamente pouco mudada no curso dos sculos e totalmente dominada pelos templos e castas. Bero do hindusmo, budismo, sikismo e jainismo, visitado por milhares de turistas, que ali vo beber da fonte do conhecimento religioso para direcionar sua vida. Entretanto, ali no aparece nenhum visitante estrangeiro procura de lies jurdicas. Essa a verdade. Entretanto, a ndia chamou-nos a ateno justamente porque sua religio predominante (hindusmo) traz em seu bojo tambm estruturas de Direito (dharma) e de Justia prprias, tudo isso que veremos detalhadamente, sendo que essas estruturas ainda perduram para grande parte da populao com muita pujana e convivem com o Direito e a Justia estatais disputando espao. Justamente essa coexistncia entre o Direito oficial e o Direito religioso a

peculiaridade jurdica desse grande pas, onde a tradio e a modernidade atingem extremos. Essa luta entre o moderno e o antigo o diferencial para se entender a ndia. Essa coexistncia existiu na Idade Mdia europia em que, ao lado do Direito e da Justia estatais, se faziam presentes e Direito e a Justia da Igreja Catlica. Quanto ao Direito religioso sua expresso mais importante consolida-se no Direito hindu, pois a maior parte da populao adepta do hindusmo, sendo representado pelo dharma (conjunto de deveres a serem cumpridos pelos hindustas) e pelos costumes, vlidos para cada casta (veremos depois o que significam) e subcasta separadamente. A Justia hindu (religiosa) representada por "assemblias" dentro de cada casta e subcasta, como tambm veremos. Quanto ao Direito e a Justia estatais so, sobretudo, o resultado de cerca de dois sculos de influncia direta da Inglaterra, com adaptaes indgenas, alguma interferncia da Frana, Holanda e Portugal (todos esses quatro colonizadores) e a natural evoluo posterior independncia do pas (que ocorreu em 1947). No entanto, o que chama a ateno quanto ao Direito e a Justia estatais da atualidade a flagrante procura pela igualdade social e pelo ideal do justo nos processos, para tanto dispensando-se muitas regras consagradas do Direito Processual. Verifica-se na ndia uma situao de extremos: de um lado o hindusmo pregando aos seus adeptos uma vida de conformao fatalista e principalmente aos pobres sua aceitao indigncia para merecer reencarnaes mais felizes (Direito hindu) e sua Justia interna ("assemblias" de casta) punindo os membros inadaptados, e, de outro, o Direito estatal legislando sobre direitos e deveres de todos e a Justia estatal lutando pela abolio das desigualdades extremas. Outro detalhe importante a ser lembrado que a rea abrangida pelo Direito hindu cada vez mais restrita: primeiro porque s diz respeito aos adeptos do hindusmo, e, segundo, porque somente tem validade para determinadas relaes jurdicas, principalmente quanto ao Direito de Famlia. O presente estudo pretende ser uma viagem pelo mundo do passado e do presente do segundo mais populoso pas do planeta (mais de 1 bilho de habitantes), que, ao lado da fome e falta de sade de milhes de cidados, analfabetismo, desigualdade chocante da situao dos "intocveis" (prias), corrupo poltica e problemas sociais graves, narrados pelas penas magistrais de Gita MEHTA e Vidiadhar Surajprasad NAIPAUL, detm a tcnica da fabricao da bomba atmica, muito desenvolvido nas pesquisas espaciais, o maior exportador de softwares de computador, tem a maior universidade do mundo (Calcut) e a maior democracia do mundo, tendo eleito em 1997 o Presidente Narayanan, para ns, surpreendentemente, um "intocvel" (pria).

, sem dvida, um pas de contrastes impressionantes. Este estudo no pretende ser laudatrio nem tambm pea de acusao. Procura somente mostrar uma realidade e deixar para o ilustrado Leitor as concluses. Abriu-se exceo praticamente apenas, quanto ao elogio ao advogado, poltico e filsofo Mohandas K. GANDHI, por uma torrente irresistvel de emoo e reconhecimento pelo bem que trouxe humanidade toda. Conheamos ento a ndia, agora, atravs do seu Direito e sua Justia, devendo sempre ficar presente para ns as observaes de ANNOUSSAMY (2001) quando afirma: Quem quer que aspire ao conhecimento completo do Direito da ndia ser levado necessariamente a estudar o Direito hindu antigo bem como o Direito indiano moderno. (p. 9) ... existem na ndia diversos estratos de Direito. Apesar de as camadas recentes serem dominantes, as antigas no restam completamente esquecidas. Eles vm superfcie em determinadas localidades por fora prpria ou mesmo chamadas pelas camadas mais recentes. Assim, todas essas fontes conservam seu interesse. (16) ... para as populaes tribais, cujo nmero se eleva a mais ou menos 80 milhes de pessoas, o costume a nica fonte em matria de Direito pessoal e para todas as transaes no interior de cada tribo. Nem os textos sagrados hindus nem as leis modernas relativas ao Direito hindu lhes so aplicveis, porque essas pessoas no pertencem religio hindu. Os costumes variam evidentemente de tribo para tribo, se bem que se possa classific-las em famlias, considerando as semelhanas existentes. (p. 16) No extremo sul, na regio tamul, a lei permanece inteiramente costumeira, sendo que os dharma-sastras se aplicam apenas aos brmanes. (pp. 16-17) Mesmo aps a elaborao dos textos de leis modernas sem base religiosa, o costume que aplicado quando no se procuram os Tribunais e Cortes estatais, ou seja, em grande nmero de casos. Tambm, essas leis previram excees em favor dos costumes. Essas excees so relativamente numerosas. ... esse Direito [Direito hindu] no imvel. Constatamos variaes importantes no curso dos sculos tanto nas idias como nas apresentaes dos Cdigos. A regulamentao segue a evoluoda sociedade. Vimos o Direito se laicizar. Ttulos de litgios aparecem, ganham importncia ou a perdem. Passando de Gautama a Manu, depois a yajnavalkaya, tem-se a impresso de passar de uma sociedade pastoral (regras numerosas sobre oas animais errantes) a uma sociedade agrcola (aparecimento dos litgios sobre os limites de terras), depois a uma sociedade urbana e comerciante (documentos escritos, sociedades comerciantes). O Direito da mulher, a situao dos sudras, o Cdigo do Trabalho sofrem modificaes importantes que poderiam estar ligadas a mudanas de mentalidade nascidas do budismo e do jainismo.

2 - A EVOLUO DA NDIA Pas que consagrou a desigualdade das pessoas pelo nascimento, atravs da realidade das castas [1] (que acabou gerando a "intocabilidade"), foi a ndia abalada em sua aparente imobilidade primeiro pela ideologia islmica por cerca de oito sculos, atravs da presena ditatorial mogol (rabe) no pas nesse perodo, sendo contrastada pelo credo islmico da igualdade entre os crentes; depois pela europia (francesa, portuguesa e holandesa, mas sobretudo inglesa, esta ltima por cerca de dois sculos) tambm com de igualdade, baseada nos preceitos iluministas da europa, devendo-se pesar tambm o esforo das religies surgidas na prpria ndia como dissidncias dentro do hindusmo (budismo, sikismo e jainismo), que tambm foraram no sentido da igualdade social. Entretanto, mesmo assim, com todos esses sculos de combate sistemtico desigualdade social, a ndia (representada pela maioria hindusta) somente passou a tolerar, mais ou menos, a idia da igualdade de todos os indianos depois da pregao sacrificial de Gandhi, que culminou com seu assassinato, e das lutas idealistas de Ambedkar, Rajah e Srinavasan, dentre outros. Efetivamente, a maioria hindu no consegue encarar com naturalidade a idia de que as pessoas sejam iguais e que todos meream progredir socialmente, uma vez que naquele pas se fixou, desde milnios, a crena de que cada um deve viver no nvel em que nasceu por demritos de vidas passadas (caso dos membros das castas mais desprestigiadas) ou mritos de vidas passadas (para os membros das castas mais elevadas) para que uns e outros alcancem o paraso aps a morte. a presena forte da religio na vida diria de cada um. Para os ocidentais fica a imagem do hindusta como frio e insensvel frente aos sofrimentos das classes mais pobres, mas, na verdade, trata-se essa realidade da crena no fatalismo, na Justia Divina, que no pode ser questionada nem modificada, gerando essa imobilidade, essa aceitao dolorida para a maioria, acatada mais ou menos resignadamente pelas massas sofredoras. Mas, a instruo das populaes, a globalizao, a troca de experincias com outros povos, tudo isso tem feito os indianos em geral pretenderem uma realidade nova para si e seu pas. Assim, dentro da realidade indiana moderna, principalmente aps a edio da Constituio (1950) talvez a conquista mais importante a ser alcanada seja o reconhecimento da igualdade entre as pessoas como forma de solucionar os problemas do pas, pois, sem isso, o pas estar sempre vitimado pelo analfabetismo e a pobreza. A situao de desigualdade social o problema mais grave do pas, do qual os demais (pobreza, analfabetismo etc.) so meras conseqncias. Outro ponto importante a esclarecer que os indianos nunca foram uma unidade, uma vez que a diviso e subdiviso da sociedade sempre foi uma regra fixa: primeiro, a diviso em religes, que no se comunicam entre si, e, dentro da maior delas (hindusmo), a diviso dos adeptos em quatro castas (subdivididas em milhares de subcastas), sem contar os inmeros dalits (conhecidos no Ocidente como prias, homens e mulheres sem castas, que so considerados a escria da sociedade). Somente aps a independncia se passou a pensar verdadeiramente em

termos de pas, coletividade, direitos, principalmente quanto aos excludos. A existncia de muitas lnguas e dialetos, tradies e costumes diversificados tambm dificultam fazem do pas uma colcha de retalhos. As noes de Direito e Estado eram inexistentes para a ndia at h algum tempo atrs. Somente se tratava de religio, num individualismo exacerbado. Hoje o pas um caldeiro de tendncias tradicionalistas e progressistas lutando entre si dentro e fora de cada indiano, mas pouco a pouco seguindo cada um e todos em direo compreenso de que a religio verdadeiramente aplicada no incompatvel com a conquista dos progressos culturais e materiais. Mas, sigamos por esse caminho passo a passo. 2.1 - A HISTRIA Para um povo, como o indiano (referimo-nos aqui aos hindus, adeptos do hindusmo), a Histria, no sentido como a conhecemos no Ocidente, no importante, pois geralmente no lhe interessam a figura do rei, do chefe de Estado, do guerreiro conquistador e dos empreendedores do progresso material, mas sim o brmane, mestre da religio, conhecedor das realidades do esprito, aquele que mereceu, pelo nascimento, ter contato com as obras sagradas do hindusmo. Assim, seus livros mais antigos preocupam-se em ensinar a religio principalmente, e nunca relatar a vida dos personagens importantes, identificando datas e eventos de interesse puramente material. E, se algum escrevesse a histria (nos padres ocidentais de datas e eventos polticos) da ndia, provavelmente no encontraria muitos leitores, pois a maioria (pelo menos dos hindus), estaria preocupada somente em viver de forma coerente com seu dharma (regras de conduta) para merecer nas reencarnaes posteriores nascer em castas cada vez mais superiores. Pelo que se diz, apesar de muitos historiadores mencionarem datas mais recentes, a civilizao da ndia data de mais ou menos 8.000 anos, antecedendo inclusive a egpcia e a judaica. Enumeremos ento os dados histricos possveis, de acordo com os historiadores ocidentais. O ALMANAQUE ABRIL 2001 diz: A origem da nao hindu a civilizao que se desenvolve desde 2500 a.C. no vale do rio Indo, onde hoje fica o Paquisto. A regio conquistada em 1500 a.C. pelos arianos, que implantam uma sociedade baseada num sistema de castas. Sua religio o hindusmo. Aps a invaso de Alexandre, o Grande, entre 327 a.C. e 325 a.C., forma-se em 274 a.C. o Reino de Asoka, que unifica a ndia sob o budismo. O hindusmo retoma pouco depois sua posio dominante.

A cultura hindu atinge o apogeu no sculo IV com a dinastia Gupta. No sculo VII, o oeste da ndia invadido pelos rabes, que trazem o islamismo. A nova f conquista camadas importantes da populao, que vem no Isl - cuja premissa a igualdade de todos diante de Deus - uma oportunidade de escapar da rigidez social do sistema de castas. Domnio ocidental - O auge da hegemonia muulmana, com a dinastia Mogul (1526 a 1707), coincide com a presena ocidental na ndia, impulsionada pelo comrcio de especiarias. Em 1510, os portugueses completam a conquista de Goa, na costa oeste do pas. Sucessivamente, ingleses, holandeses e franceses criam companhias de comrcio com a ndia. Em 1690, os ingleses fundam Calcut, mas s depois de uma guerra contra a Frana (1756-1763) o domnio do Reino Unido se consolida na regio. No sculo XIX, os ingleses reprimem vrias rebelies anticolonialistas. Paradoxalmente, a cultura britnica torna-se um fator de unio entre os indianos, que, com o ingls, adquirem uma lngua comum. A organizao poltica que governaria a ndia independente, o Partido do Congresso, fundada em 1885 por uma elite nativa de educao ocidental. Nos anos 20 cresce a luta nacionalista sob a liderana do advogado Mohandas Gandhi, conhecido como o Mahatma. Pacifista, Gandhi desencadeia um amplo movimento de desobedincia civil que inclui o boicote aos produtos britnicos e a recusa ao pagamento de impostos. Independncia - A luta contra o colonialismo britnico termina com a independncia, em 1947. Os lderes muulmanos indianos decidem formar um Estado independente, o Paquisto, a oeste da ndia. A partilha, baseada em critrios religiosos, provoca o deslocamento de mais de 12 milhes de pessoas. Choques entre hindus e muulmanos deixam 200 mil mortos. Gandhi, a contragosto, aceita a diviso do pas e assassinado por um fundamentalista hindu em 1948. Guerras com o Paquisto - ndia e Paquisto travam uma guerra pelo controle da Caxemira que se estende at 1948, concluindo com a diviso da rea entre os dois pases. O conflito indiano-paquistans se enquadra na Guerra Fria - a ndia tem o apoio sovitico e o Paquisto, o respaldo dos EUA. O primeiro governante da ndia independente, o primeiro-ministro Jawaharlal Nehru, adota uma poltica estatizante de inspirao socialista. Nehru morre em 1964. Em 1966, a filha de Nehru, Indira Gandhi, assume o poder. ndia e Paquisto entram mais uma vez em guerra, em 1971, quando o governo indiano apia os separatistas bengalis da provncia do Paquisto Oriental, isolada do resto do Paquisto por quase 2 mil km. Os paquistaneses capitulam reconhecendo a criao de Bangladesh como pas independente. Conflitos tnicos - Em 1974, a ndia explode sua primeira bomba atmica. Indira Gandhi deixa o governo em 1977, mas retorna em 1980. Irrompem conflitos tnicos por todo o pas. Os sikhs, grupo tnico e religioso, formam uma organizao pela independncia do estado do Punjab, onde so maioria. Uma srie de atentados leva a primeira-ministra a ordenar, em 1984, a invaso do principal santurio sikh, o Templo Dourado de Amritsar. Centenas de sikhs morrem na ao. Em represlia, os rebeldes assassinam Indira, causando outra onda de violncia.

O novo primeiro-ministro o filho de Indira, Rajiv Gandhi. Seu governo marcado pela agitao tnica, por acusaes de corrupo e pelo crescimento do partido fundamentalista hindu Bharatiya Janata (BJP), que se torna uma fora importante no Parlamento nas eleies de 1989. O Partido do Congresso, por sua vez, perde a maioria parlamentar e Rajiv renuncia. Durante a campanha eleitoral de 1991, vencida pelo partido, Rajiv morto por separatistas tmeis do Sri Lanka. Fundamentalismo hindu - A animosidade entre hindustas e muulmanos, insuflada pelo BJP, gera conflito em torno de uma antiga mesquita na cidade de Ayodhya, instalada onde, segundo a tradio hindu, nasceu o deus Brahma. O governo se omite e, em 1992, milhares de hindustas destroem a mesquita, deflagrando uma onda de violncia que deixa 1,2 mil mortos. Em 1994, o Partido do Congresso perde as eleies locais, em geral para adversrios nacionalistas. Dois anos depois explode o maior escndalo de corrupo da histria do pas, que envolve membros do Partido do Congresso e do BJP. Inicia-se uma fase marcada pela formao e queda de coalizes. O primeiro-ministro Narasimha Rao renuncia chefia do governo em maio de 1996. No ms seguinte, o lder da aliana de centro-esquerda Frente Unida (FU), Deve Gowda, toma posse como primeiro-ministro, mas abdica em abril de 1997, aps perder o apoio do Partido do Congresso. Em julho empossado como presidente Kocheril Raman Narayanan, primeiro membro dos prias grupo que no pertence a nenhuma casta da escala social hindusta por ser considerado impuro - a ocupar a chefia de Estado. Nacionalismo - O BJP o partido mais votado nas eleies de fevereiro e maro de 1998. Com o apoio de foras regionais e ultranacionalistas, obtm a maioria parlamentar e seu lder, Atal Behari Vajpayee, se torna primeiro-ministro. Pela primeira vez, os ultranacionalistas hindus assumem o poder no pas. O BJP reverte as diretrizes econmicas de abertura ao capital estrangeiro e de privatizao de empresas estatais, em curso no pas desde 1993. Testes nucleares - O governo indiano realiza cinco exploses nucleares subterrneas no deserto do Rajasto, em maio de 1998, reprovadas com veemncia pela comunidade internacional. Trata-se de uma demonstrao de fora perante o Paquisto, que responde com seis testes nucleares no final do ms. Recomeam os combates na Caxemira. LTIMAS NOTCIAS - A tenso entre ndia e Paquisto diminui com a assinatura, em fevereiro de 1999, de um acordo pelo qual os dois pases se comprometem a avisar o vizinho antes de qualquer teste de msseis. O gabinete de Vajpayee cai em abril em meio a uma crise na coalizo governista. Novas eleies so convocadas para setembro e outubro. Aproveitando a crise no governo, guerrilheiros muulmanos - apoiados pelo Paquisto ocupam reas estratgicas em Jammu e Caxemira. A ndia reage com uma grande ofensiva area e terrestre e os dois pases travam o mais srio confronto na regio em 30 anos, que deixa cerca de 1,2 mil mortos. Os guerrilheiros retiram-se em julho, aps o Paquisto admitir - num ato indito - que seus soldados participaram do ataque. O triunfo militar garante a vitria eleitoral do BJP e partidos aliados, que conquistam 298 assentos - de um total de 543 - na Casa do Povo. O Partido do Congresso tem seu

pior resultado desde a independncia. Em outubro, Vajpayee reconduzido chefia de governo. Terrorismo no ar - Na vspera do Natal, guerrilheiros separatistas da Caxemira seqestram um Airbus da Indian Airlines aps ter decolado de Katmandu, no Nepal, com destino a Nova Dlhi. A aeronave faz escalas na ndia, no Paquisto e nos Emirados rabes Unidos (onde o cadver de um jovem indiano entregue), at ser desviada para o Afeganisto. O drama dos mais de 150 passageiros a bordo s termina no dia 31, quando o governo indiano atende reivindicao dos terroristas e liberta da priso trs rebeldes muulmanos. Autoridades indianas acusam o Paquisto de envolvimento no seqestro. Choques tnicos e religiosos - O ano 2000 marcado pelo aumento da violncia. Conflitos entre hindus e imigrantes bengalis deixam cerca de 170 mortos, em maio, no estado de Tripura. Na Caxemira, centenas de hindus e muulmanos, em sua maioria civis, morrem em combates nos primeiros meses do ano. O Hizbul Mujahidine, principal grupo separatista em Jammu e Caxemira, anuncia uma trgua unilateral em agosto. Pela primeira vez em 11 anos, o governo indiano suspende as operaes militares na regio. Mas a negociao fracassa, diante da negativa da ndia em aceitar a participao do governo paquistans no processo de paz. Vajpayee acelera a privatizao de estatais e, em setembro de 1999, anuncia a criao de zonas econmicas especiais, livres de impostos, que funcionaro como plos exportadores. O pas torna-se o maior provedor mundial de softwares e tambm de cientistas e tcnicos na rea de tecnologia de informao. Entre 1998 e 1999, os EUA concedem cerca de 69 mil vistos de trabalho temporrio a pesquisadores indianos. Desde o fim da Guerra Fria, os EUA ensaiam uma aproximao com a ndia. O presidente Bill Clinton visita o pas em maro de 2000, enquanto a Casa Branca lana crticas ao apoio que o Paquisto, seu tradicional aliado, d aos separatistas muulmanos. No dia 11 de maio de 2000, nasce em Nova Delhi a menina Astha Arora, escolhida simbolicamente como a cidad indiana nmero 1 bilho. A EMBAIXADA DA NDIA NO BRASIL, atravs do seu site na Internet (http://www.indianembassy.org.br) apresenta alguns dados histricos e fornece dados sobre o pas: Os abrigos de Bhimbetka, na forma de cavernas, situados na faixa central da ndia, apresentam a narrativa da histria desde o perodo pr-histrico at o histrico. Uma das mais antigas civilizaes do mundo se desenvolveu por volta de 3000 a.C. no vale frtil do rio Indu. As escavaes feitas em Mohenjodaro e Harappa indicam a existncia de uma civilizao que vivia em cidades bem planejadas. Marcas, bem como a existncia de estaleiros em Lothal parecem indicar um comrcio martimo com a Mesopotmia. A presena ariana foi registrada por volta de 1.500 a.C. Alm do cavalo, eles introduziram a adorao ao fogo. De nmades a agricultores estabelecidos, os arianos desenvolveram aldeias comunitrias. O hindusmo encontrava-se na sua fase inicial e o snscrito, do qual derivam a maioria das escritas indianas do norte, era a lngua prevalecente. As epopias hindus, o Ramayana e o Mahabharata, so fruto deste perodo.

O fomento social e intelectual no sculo VI a.C., fez com que os pensadores como Mahavira e Gautama Buddha buscassem e oferecessem caminhos alternativos - o jainismo e o budismo. Quanto Megathenes, Embaixador da Grcia visitou a ndia, no sculo III A.C., o norte foi consolidado num grande imprio subordinado Chandragupta Maurya. Seu neto, Ashoka, O Grande (268-231 a.C.), porm o mais conhecido. Profundamente angustiado, com o derramamento de sangue num campo de batalha, ele optou pela prtica e a disseminao da filosofia budista de no-violncia, tanto na ndia como no estrangeiro. No sul, enquanto os governantes locais - os Cheras, Cholas e Pandyas, lutavam pela supremacia, o comrcio martimo com Roma floresceu. So Tom veio ndia no sculo I d.C. e estabeleceu, neste local, a comunidade crist. No perodo entre 320 e 480 d.C., conhecido por Era Dourada dos Guptas, a ndia vivenciou o desenvolvimento da arte, cultura, literatura e da cincia. Foram escritos tratados eruditos sobre assuntos desde a medicina e a matemtica, a astronomia e, at mesmo, acerca do amor (o famoso Kamasutra). Qutub-ud-din Aibak da dinastia escrava lanou a base do governo muulmano na ndia no sculo XIII. Os Tughlaqs e os Lodis sucederam os Aibaks. No sculo XIV, Dabur estabeleceu neste local o reino Mugal. Akbar, seu neto (1562-1605) visto at hoje como um governante progressivo, pois tentou de muitas formas - atravs de um sistema administrativo, artstico, cultural, e at religioso, amalgamar diferentes culturas. Tambm, fisicamente o reino dividido se tornou um imprio. Outro governante, o Shahjehan, famoso pelo Taj Mahal, sua criao imortal, conduziu o imprio Mugal para o auge da sua glria. Aurangzeb foi o ltimo grande imperador da dinastia Mugal. O sculo XVII trouxe os europeus: ingleses, holandeses e portugueses estabeleceram os seus postos comerciais. Logo, os interesses comerciais juntamente com as aspiraes polticas (um processo no qual os governantes locais desenvolveram um papel importante) e a luta pelo poder comearam a serem sentidos. A Batalha de Plassey, em 1757 foi decisiva, durante o qual os ingleses ganharam supremacia em relao aos outros. O governo britnico ofereceu ndia uma rede ferroviria e o estabelecimento da burocracia. Porm, as aspiraes nacionais e o desejo da autodeterminao da parte dos indianos resultou na Primeira Guerra da Independncia em 1857. Embora, brutalmente oprimidos, marcou o incio da luta na qual o Congresso Nacional Indiano, fundado em 1885, foi a espinha dorsal. Finalmente, em 15 de agosto de 1947 a ndia ganhou a sua independncia. Em 26 de janeiro de 1950 ela se tornou uma repblica. O POVO Quatro grandes grupos raciais se encontraram e se desenvolveram nesta terra frtil, oferecendo uma grande diversidade sua populao. A diversidade racial influenciou os padres de estilo de vida tanto quanto se pode observar. Os estilos de vida, costumes, tradies e crenas religiosas variam. Na verdade, no h uma caracterstica indiana limitada, mas uma rara catolicidade. As pessoas so unidas, aceitando estilos e crenas individuais. A maioria dos indianos so hindus, mas os

muulmanos, sikhs, cristos e os judeus gozam de liberdade religiosas e festivais de religies diferentes como o Holi (festival de cores), Diwali (festival de luzes), Id, Natal e Sexta-feira Santa so celebrados por todos com muito fervor. Estilos sartoriais so tambm diversos, embora as mulheres usem sari no pas inteiro. Igualmente diverso o repertrio da culinria, que varia de apimentado e condimentado, passando pelo sutil e chegando at o suave. Os estilos diferem de regio para regio bem como de estado para estado. O que muitos acham impressionante o nmero de pratos vegetarianos existentes, utilizados sem qualquer dvida por um grande nmero de indianos que so vegetarianos. Hindi a Lngua nacional. O Ingls tambm foi mantido como lngua oficial de comunicao. Existem 15 lnguas principais e 844 dialetos que so falados em diferentes regies do pas. A ndia segue um regime parlamentar, sendo a maior democracia do mundo. A constituio garante a liberdade, igualdade e justia a todos. As eleies, com base no direito a voto para maiores de idade, acontecem a cada cinco anos. O Parlamento constitudo por duas Cmara - a Lok Sabha com membros eleitos pelo povo e a Rajya Sabha, onde os membros so nomeados e eleitos. Membros de ambas as Cmaras e as Assemblias Estatais elegem o Presidente para um tempo de cinco anos. O Presidente o chefe do Estado e o Comandante Chefe das Foras Armadas. A pessoa que goza do apoio da maioria na Lok Sabha nomeada Primeiro Ministro pelo Presidente. O Presidente nomeia outros Ministros aconselhado pelo Primeiro Ministro. H vinte e seis estados e seis territrios na Unio. Cada Estado tem um Governador na chefia, assistido por um Conselho de Ministros, sendo o Ministro Chefe seu lder. O Judicirio, independente do executivo, o guardio e o intrprete da Constituio. O Tribunal Supremo na Chefia do sistema Judicirio o tribunal mximo do pas. 2.2 - A NDIA ATUAL O ALMANAQUE ABRIL 2001 nos d informaes a respeito: Alm da diversidade de lnguas e culturas, a ndia a terra de origem do hindusmo e do budismo. Essas religies tm enorme importncia no cotidiano do pas e seus seguidores nem sempre convivem pacificamente. Violentos conflitos entre a maioria hindusta e as minorias muulmana e sikh levaram ao assassinato de Mahatma Gandhi, principal lder do movimento pela independncia, da ex-primeira-ministra Indira Gandhi e de seu filho, Rajiv, e continuam a abalar o pas. A ndia tambm vive um confronto latente com o vizinho Paquisto, a quem acusa de incentivar o separatismo na provncia de Jammu e Caxemira, de maioria muulmana. O territrio da ndia ocupa a maior parte de uma vasta plancie que, isolada do resto da sia pela cordilheira do Himalaia, forma o Subcontinente Indiano. Desastres naturais, como tufes, ciclones e intensas ondas de calor, ocorrem com freqncia na regio. O solo frtil, h extensos recursos minerais e rios caudalosos, como o Ganges, considerado sagrado pelos hindus. Uma das principais economias agrcolas do mundo, a ndia lidera a produo de vrias culturas. A maior parte se destina ao consumo de seus

habitantes, dos quais 70% vivem da agricultura de subsistncia. Ao lado das inmeras aldeias rurais, existem grandes cidades, como Mombai - antiga Bombaim - e Calcut. O tamanho da populao (1 bilho) contribui para a existncia de imensos contrastes: mesmo com o 11 maior PIB mundial, cerca de 600 milhes de indianos vivem na misria. Segundo a ONU, em 2050 a ndia ser o pas mais populoso do mundo, superando a China. No extremo oposto, a considervel parcela dos indianos com acesso educao garante ao pas papel de destaque na produo cientfica - farmacutica e informtica. Em 1999, a ndia torna-se o maior exportador mundial de softwares, atividade que rende cerca de 4,2 bilhes de dlares anuais. DADOS GERAIS Repblica da ndia (Bharat Juktarashtra). CAPITAL - Nova Dlhi. NACIONALIDADE - indiana. DATA NACIONAL - 26 de janeiro (Proclamao da Repblica); 15 de agosto (Independncia); 2 de outubro (aniversrio de Gandhi). GEOGRAFIA - Localizao: centro-sul da sia. Hora local: +8h30. rea: 3 287 782 km2. Clima: de mono (maior parte), tropical, equatorial (S), rido tropical (NO), de montanha (N). rea de floresta: 650 mil km2 (1995). Cidades principais: Mumbai (exBombaim) (aglomerado urbano: 15 725 000 em 1996; cidade: 9 925 891 em 1991), Calcut (aglomerado urbano: 12 118 000 em 1996; cidade: 4 399 819 em 1991), Nova Dlhi (aglomerado urbano: 10 298 000 em 1996; cidade: 7 206 704 em 1991); Madras (5 906 000), Bangalore (4 749 000) (aglomerados) (1995). POPULAO - 1 bilho (2000); composio: indo-arianos 72%, drvidas 25%, mongis e outros 3% (1996). Idioma: hindi (oficial), lnguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tmil, urdu, gujarati). Religio: hindusmo 80,3%, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (catlicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (1991). Densidade: 308,32 hab./km2. Populao urbana: 28% (1998). Crescimento demogrfico: 1,6% ao ano (1995-2000). Fecundidade: 3,13 filhos por mulher (19952000). Expectativa de vida M/F: 62/63 anos (1995-2000). Mortalidade infantil: 72 (1995-2000). Analfabetismo: 44,2% (2000). IDH (0-1): 0,563 (1998). GOVERNO - Repblica parlamentarista. Diviso administrativa: 25 estados. Chefe de Estado: presidente Kocheril Raman Narayanan (desde 1997). Chefe de governo: primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee (BJP) (eleito em 1998, renuncia em abril de 1999 e volta ao cargo em outubro). Principais partidos - do Congresso, do Povo Indiano (Bharatiya Janata) (BJP). Legislativo: bicameral - Conselho de Estado, com 245 membros (a maioria eleita pelas assemblias estaduais e o restante indicado pelo presidente) com mandato de 6 anos; Casa do Povo, com 545 membros (543 eleitos por voto direto e 2 nomeados pelo presidente) com mandato de 5 anos. Constituio em vigor: 1950.

ECONOMIA - Moeda: rpia indiana; cotao para US$ 1: 44,38 (jul./2000). PIB: US$ 430 bilhes (1998). PIB agropecuria: 29%; PIB indstria: 25%; PIB servios: 46% (1998). Crescimento do PIB: 6,1% ao ano (1990-1998). Renda per capita: US$ 440 (1998). Fora de trabalho: 431 milhes (1998). Agricultura: algodo em pluma, arroz, ch, castanha de caju, juta, caf, cana-de-acar, legumes e verduras, trigo, especiarias, feijo. Pecuria: bovinos, ovinos, caprinos, sunos, eqinos, camelos, bfalos, aves. Pesca: 5,4 milhes t (1997). Minerao: minrio de ferro, diamante, carvo, asfalto natural, cromita. Indstria: alimentcia, siderrgica (ferro e ao), txtil, qumica. Exportaes: US$ 32,9 bilhes (1998). Importaes: US$ 42,2 bilhes (1998). Parceiros comerciais: EUA, Japo, Reino Unido, Alemanha. DEFESA - Efetivo total: 1,2 milho (1998). Gastos: US$ 13,8 bilhes (1998). RELAES EXTERIORES - Organizaes: Banco Mundial, Comunidade Britnica, FMI, OMC, ONU. 2.3 - AS RELIGIES MAIS IMPORTANTES Estudar a ndia sem abordar suas religies seria como estudar Roma antiga sem o Direito Romano, ainda mais quando se trata de um estudo jurdico, sabendo-se da j mencionada bifurcao do Direito naquele pas: Direito hindu (religioso) e Direito indiano (estatal). Deve-se esclarecer que as religies sero mencionadas na ordem decrescente de adeptos naquele pas. 2.3.1 - O HINDUSMO O ALMANAQUE ABRIL 2001 mostra um pouco do que seja o HINDUSMO: Conjunto de princpios, doutrinas e prticas religiosas dominante na ndia, conhecido dos seguidores pelo nome snscrito Sanatana Dharma, que significa a ordem permanente. Est fundamentado nos Vedas (conhecimento, em snscrito), conjunto de textos sagrados compostos de hinos de louvor e ritos. Suas caractersticas principais so o politesmo e a crena na reencarnao. O hindusmo a terceira religio do mundo em nmero de praticantes e seus preceitos influenciam fortemente a organizao da sociedade indiana. Histria e doutrina - A tradio vdica nasce com os arianos, povos das estepes da sia central, que a levam para a regio da ndia em 1500 a.C., ao invadir e conquistar os vales dos rios Indo e Ganges. Baseia-se em uma memria coletiva sobre deuses tribais e csmicos transmitida oralmente e, posteriormente, registrada em livros sagrados, os Vedas. Esses livros so agrupados em quatro volumes durante o sculo X a.C e contm as verdades eternas reveladas pelos deuses: a ordem (dharma universal) que rege as coisas e os seres, organizando-os em categorias, as castas ou varnas. Segundo os Vedas, o ser humano est preso a um ciclo eterno de morte e renascimento, chamado samsara, pelo qual est fadado a reencarnar e a sofrer em infinitas vidas. As reencarnaes, como ser humano ou animal, so regidas pelo carma, preceito segundo o qual a forma como renascemos em nossa vida atual foi definida na vida anterior, pelo

estgio espiritual que alcanamos e os atos que nela praticamos. O hindu busca fundirse a Brahman, a verdade suprema, esprito que rege o Universo. Isso s possvel libertando-se do samsara pela purificao de seus infinitos carmas, atingindo o estgio conhecido como nirvana, a sabedoria resultante do conhecimento de si mesmo e do universo. O caminho para o nirvana passa pelas prticas religiosas, pelas oraes e pela ioga, mas muitos hindus adotam tambm dietas vegetarianas e o ascetismo (renncia aos bens e prazeres materiais) para atingi-lo. Do sculo IX ao XIV floresce o tantrismo, corrente que prega o aperfeioamento espiritual pelo domnio da mente e do corpo, incluindo hbitos e prticas sexuais. Em reao expanso do islamismo na ndia, a partir do sculo VII, e ao domnio britnico, iniciado no sculo XVIII, surgem vrias correntes no hindusmo. Textos sagrados - O hindusmo possui extensa literatura com preceitos relativos vida cotidiana e organizao social. Os mais antigos, os Vedas ou Conhecimento, renem ensinamentos anteriores ao sculo X a.C. Alm desses, so importantes os Puranas (narrativas sobre a trade divina Brahma, Shiva e Vishnu, as festas e condutas do hindu), o Mahabharata (O Grande Combate dos Bharata), poema que trata da luta do bem e do mal, dos cultos a Shiva e Vishnu e as lutas entre as tribos hindus; os Upanishads (aulas dos mestres), o Ramayana (poema sobre o amor de Rama por Sita) e o Cdigo de Manu (normas, regras e prticas sociais hindus). Preceitos na vida social - O hindusmo distingue quatro metas na vida humana: kama (prazer fsico), artha (prosperidade), dharma [2] (condutas e deveres morais definidos pela casta do indivduo e pelo dharma universal) e moksha (iluminao). As quatro metas tm relao com quatro etapas da vida ou ashramas, do nascimento morte: na infncia, estudar os Vedas e preparar-se para a vida; depois, casar-se e constituir famlia; aposentar-se do trabalho e desligar-se das posses materiais; e, na velhice, concentrar-se na busca religiosa. Essas metas e etapas tm, por sua vez, matizes definidos para os indivduos segundo as quatro castas (varnas) s quais podem pertencer. A dos brmanes [3], os sacerdotes, a mais elevada. Seguem-na a dos guerreiros [4]; a dos lavradores, comerciantes e artesos; e, finalmente, a dos sudras, servos e escravos. Um quinto grupo, o dos prias, no considerado casta por terem seus membros desobedecido, no passado, s leis religiosas. Tradicionalmente, os prias no podiam viver nas cidades, ler os livros sagrados ou se banhar no rio Ganges. Divindades H centenas de deuses e deusas hindus. Todos so parte de Brahman, a essncia universal. Trs deles se destacam e compem uma trade divina, a Trimurti: Brahma, o princpio criador, Shiva, o princpio destruidor e libertador, e Vishnu, o princpio protetor e preservador. Sempre que o mundo est sob ameaa do mal, Vishnu aparece para proteg-lo atravs de uma de suas dez reencarnaes ou avatares. So eles, pela ordem, Matsya (o peixe), Kurma (tartaruga), Varaha (javali), Narasimha (homemleo), Vamana (ano) Parashurama (homem com machado), Rama (prncipe heri), Krishna (heri que matou o demnio Kamsa) e Buda. O dcimo avatar, Kalki, ainda no surgiu na Terra e vir para extirpar todo o mal e iniciar uma era do bem.

Rituais e comemoraes - O hindu costuma manter em casa um altar de devoo a seu deus, no qual queima incenso, coloca flores, velas e oferendas. Tambm freqenta os templos que esto entre os de arquitetura mais exuberante do mundo. Cada altar possui sempre a esttua de seu deus, e nos templos as imagens so diariamente despertadas pela manh, lavadas, vestidas e enfeitadas com flores pelos sacerdotes. Diante do altar, os hindus recitam mantras, frmulas sagradas escritas nos Vedas que podem aproximlos dos deus. Peregrinar para visitar os templos e lugares sagrados so prticas habituais. Algumas das celebraes hindus so o Festival das Luzes, comemorado em todo o pas no outono com o acender de velas, o Festival das Nove Noites para a deusa Durga, em setembro ou outubro, o Festival da deusa Shiva, em maro, e o Festival de Krishna, em agosto. No seguinte endereo de Internet encontra-se uma abordagem sobre BRAMANISMO (outra denominao do HINDUSMO): http://www.geocities.com/Athens/Parthenon/4643/bramanismo.html: Apesar da escassez de dados confiveis para pesquisa, os historiadores citam a ndia como bero do Bramanismo, uma das mais antigas religies. A doutrina bramnica, nos seus primrdios, compunha-se de postulados esparsos, sem qualquer ordenao e era transmitida oralmente atravs de cnticos. Cerca de 14 sculos a. C., um sbio brmane recebeu o nome de Vyasa (compilador) por seu trabalho, e ordenou adequadamente a religio brmane. A sua fixao, entretanto, s ocorreu por ocasio do surgimento da escrita na ndia, entre os sculos IX e VIII a. C. Os ensinamentos vdicos, escritos em snscrito, passaram a constituir os Vedas ou Livros do Conhecimento Sagrado, a obra religiosa mais antiga de que se tem notcia. Rigveda, o mais conhecido dentre eles, consta de hinos de aparncia simplesmente devocional, mas que encobrem o segredo da Criao. Apenas os sacerdotes e iniciados distinguiam a verdade escondida sob o vu das alegorias. O Bramanismo, tambm conhecido por Indusmo, exotericamente desenvolveu-se, sofreu modificaes, foi adulterado e, com o passar dos tempos, entrou em decadncia, como usual acontecer com as religies. A sua essncia, no entanto, continua inalterada e preservada pelos Mistrios, em santurios da ndia. A doutrina original pode ser resumida em Cinco Princpios, dos quais decorrem as demais diretrizes: 1 - Um Deus nico com Trplice Manifestao (Trindade Divina). " O Ser Supremo se imola a Si prprio e Se divide para produzir a Vida Universal". 2 - A Natureza Eterna do Mundo "Ele sempre foi e sempre ser. O mundo e os seres sados de Deus voltam a Ele por uma evoluo constante". 3 - A Reencarnao "H uma parte imortal do homem que aquela, Agni, que cumpre aquecer com teus raios, inflamar com teus fogos. De onde nasceu a Alma? Umas vm para ns e daqui partem, outras partem e tornam a voltar". 4 - O Carma "Se vos entregardes aos vossos desejos, s fareis condenar-vos a contrair, ao morrerdes, novas ligaes com outros corpos e outros mundos". 5 - O Nirvana "Estado de no desejo". O mais puro e ntegro da alma, livrando-a em definitivo da roda das encarnaes. Considerado o coroamento da Perfeio. As Escolas

Iniciticas demonstravam cabalmente, na teoria e na prtica, a relevncia de alcanar o Nirvana, para se chegar a Deus. Para atingir essa condio, o Ego precisa se libertar de todos os desejos, mesmo os originados de sentimentos bons e altrustas. O Nirvana um estado de conscincia to ntegro que toda doao prestada naturalmente e no em decorrncia de inclinao sentimental. As Castas Supe-se que no faziam parte do corpo doutrinrio original. Apesar de ser um preceito bastante antigo, parece constituir um adendo includo em remotas pocas, pela mo imperfeita do ser humano. Prega a diviso em castas como consequncia do Carma, pela qual o indivduo por comportamento de vidas anteriores, renasce em determinada posio social, sofrendo efeitos decorrentes dessa circuntncia. Tal proposio, rejeitada pela maioria dos reformadores do bramanismo, conforma uma tese a ser discutida, demonstrando a pequenez do ser humano, razo pela qual deve ser extinta, pois existem inmeras maneiras de a Lei ser exercida, sem o agravamento maior imposto pela sociedade. A aceitao da diviso em castas significaria o mesmo que aprovar a escravido, j que seriam escravos apenas os que construram, em vidas passadas, as causas que ocasionaram esse efeito. Fica exposta a tese para que cada um escolha a que mais lhe esteja de acordo. Conforme ensinado sigilosamente nos santurios, Agni, o fogo, o smbolo do Eterno Masculino ou Esprito Criador. Soma, o licor do sacrifcio, o smbolo do Eterno Feminino, Alma do Mundo, Substncia Etrea. Em Sua unio perfeita, esses dois Princpios Essenciais do Universo, essa dualidade, constituem o Ser Supremo - Zians, ou seja, Deus. O cu, o inferno e o processo de vidas sucessivas, regulamentados pelas leis de Manu, constam do Manava-Darma-Sastra, ou Livro das Leis, com especial sistema de sanes. Nele, o inferno, denominado de Naraca, apresentado como forma de planos, vinte e um dos quais so particularmente descritos. Para o povo, mostravam-no simbolicamente, como todas as religies, como sendo local tenebroso de trevas e tormentos,onde o fogo que purifica,queimava os maus. O cu tambm classificado em planos na doutrina secreta, e era designado por Svarga. Como o inferno, consiste em estados de conscincia, difcil de ser compreendido mesmo pelos maiores conhecedores do assunto. Porisso, popularmente explicavam-no como um jardim de delcias, com a luz brilhando perpetuamente, onde os bons gozavam de bem-aventurana. Esses simbolismos, como todos os outros, tomados ao p da letra, desfiguraram o verdadeiro pensamento, mostrado exclusivamente nas Escolas Iniciticas. A massa, familiarizada apenas com as exterioridades, manteve esses conceitos desvirtuados, forma com que chegaram aos tempos de hoje, vez que a Verdade sempre permaneceu no hermetismo da doutrina. Outros Livros Sagrados complementam o acervo religioso da ndia. Os Brmanas, comentrios sobre os Vedas, delineiam uma fase da modificao da primitiva doutrina. Os Upanixades, significando literalmente Sentar-se sob um Mestre, revelam perodo diverso de alterao dessa religio. Os ensinamentos neles contidos, antes de serem fixados pela escrita, eram transmitidos secreta e oralmente pelos sacerdotes que os consideravam demasiado sagrados para serem conhecidos por leigos. Posteriormente, quando transformados em Livros, continuaram reservados exclusivamente aos que tinham acesso aos Mistrios.

Constituem a base da moderna filosofia hindu. Eis uma das mais poticas pregaes de Amor, contidas nos Vedas e repetida com outras palavras em todas as religies: "S, para teu inimigo, o que a terra que recompensa com fartas colheitas o lavrador que lhe rasga o seio. S, para aquele que te aflige, o que o sndalo, que perfuma o machado do lenhador que o corta". A Grande Renovao do Bramanismo Quando os ensinamentos vdicos foram completamente esquecidos pelo povo e, em seu lugar surgiram as grandes aviltaes da idia-me, um iniciado com o nome de Krishna, criado por ascetas que viviam retirados junto ao Himalaia, saindo de seu isolamento, renovou a religio primitiva. A histria de sua vida e os princpios por ele defendidos so conservados at hoje em Livros Sagrados, nos santurios do sul do Industo. como Jesus, Krishna, acompanhado de discpulos, saiu a pregar pelas vilas e cidades, sacrificando-se para implantar a doutrina. Alguns historiadores atribuem a ele a autoria de dois Livros Sagrados da coleo religiosa da ndia: Ramaiana e Maabrata. Outros, por falta de comprovao efetiva, julgaram mais prudente reput-los como de autor desconhecido. Ramaiana significa As Aventuras de Rama e relata em cerca de vinte e quatro mil estncias, as faanhas do deus Vishnu, o Preservador, quando em sua stima encarnao apareceu como o prncipe Rama, para salvar a humanidade. Maabrata, ou A Grande Histria dos Irmos, narra os acontecimentos de outra encarnao de Vishnu, como Crxena. So de difcil entendimento, expondo tanto a doutrina, quanto acontecimentos histricos do pas. O Maabrata ficou famoso e at hoje consultado, mesmo fora da ndia, devido ao relato do 18 dia de uma batalha, durante o qual o general Arjuna discute com seu cocheiro Crxena o significado da vida e da morte. Tal narrativa conhecida como Bhagavad-Gita, ou A Sublime Cano da Imortalidade. Mahatma Gandhi dizia que quando as decepes o avassalavam e no conseguia vislumbrar nenhum raio de luz, recorria ao Bhagavad-Gita, nico blsamo para suas desesperanas. Krishna, alm de renovar os princpos vdicos, emprestando-lhes uma cara nova, potica e mais atualizada para a ocasio, falava aos discplos de sua misso, aconselhando-os a guardar silncio sobre as Verdades aprendidas com ele: "Revelei-vos os grandes segredos. No os digais seno queles que os podem compreender. Sois os meus eleitos: vedes o alvo; a multido s descortina uma ponta do caminho." Por essas palavras fica compreendido que, desde ento, j os Mestrespregavam simbolicamente ao povo, reservando a poucos escolhidos os segredos dos Mistrios. As pregaes populares de Jesus se assemelham muito as de Krishna. Eis apenas duas delas, para mostrar tal similaridade: "Se conviveres com os bons, teus exemplos sero inteis; no receeis habitar entre os maus, para os reconduzir ao bem". Quando so fariseus criticavam Jesus por comer com os publicanos e pecadores, Ele disse: " No so os homens de boa sade que necessitam de mdico, mas sim os enfermos. No vim chamar converso os justos, mas sim os pecadores." - "As obras inspiradas pelo amor de nossos semelhantes, so as que mais pesaro na balana celeste." Esta mxima representa o "Amai-vos uns aos outros", de Jesus. Todos os ensinamentos de Krishna traduzem nada mais do que os fundamentos vdicos, e ponderados e meditados, podem trazer luz alma, permitindo ao homem encontrar o caminho adequado para seu crescimento espiritual. Krishna forneceu a resposta mais sbia pergunta constante e milenar dos que reclamam a elucidao da Essncia e dos Desgnios de Deus: "S o

Infinito pode compreender o Infinito. Somente Deus pode compreender Deus". Selando sua Obra com o prprio sangue, deixou a Terra, legando ndia a mais bela e verdica concepo do Universo e da Vida. Nesse ideal superior ela se manteve durante milhares de anos. PANIKKAR (1977:324) fala da da remodelao do hindusmo, mas esclarece que manteve-se ainda o Hindusmo popular, como sempre acontece com todas as religies: O Hindusmo popular continuou dividido em seitas que exigem de seus fiis uma piedade simplista e o cumprimento de ritos quotidianos. 2.3.2 - O ISLAMISMO O ALMANAQUE ABRIL 2001 mostra um pouco do que seja o ISLAMISMO: Religio monotesta baseada nos ensinamentos de Maom (chamado O Profeta), contidos no livro sagrado islmico, o Alcoro. A palavra isl significa submeter-se e exprime a obedincia lei e vontade de Al (Allah, Deus em rabe). Seus seguidores so chamados muulmanos - muslim, em rabe, aquele que se subordina a Deus. Fundado na regio da atual Arbia Saudita, o islamismo a segunda maior religio do mundo. Perde apenas para o cristianismo em nmero de adeptos. Seus fiis se concentram, sobretudo, no norte da frica e na sia. Maom - O nome Maom (570-632) uma alterao hispnica de Muhammad, que significa digno de louvor. O Profeta nasce em Meca, numa famlia de mercadores. Comea sua pregao aos 40 anos, quando, segundo a tradio, tem uma viso do arcanjo Gabriel, que lhe revela a existncia de um Deus nico. Na poca, as religies da pennsula Arbica so o cristianismo bizantino, o judasmo e uma forma de politesmo que venera vrios deuses tribais. Maom passa a pregar sua mensagem monotesta e encontra grande oposio. Perseguido em Meca, obrigado a emigrar para Medina, em 622. Esse fato, chamado Hgira, o marco inicial do calendrio muulmano. Em Medina, ele reconhecido como profeta e legislador, assume a autoridade espiritual e temporal, vence a oposio judaica e estabelece a paz entre as tribos rabes. Quase dez anos depois, Maom e seu exrcito ocupam Meca, sede da Caaba, a pedra sagrada de 15 m de altura que mantida coberta por um tecido negro, j ento um centro de peregrinao. Maom morre no ano 632 como lder de uma religio em expanso e de um Estado rabe que comea a se organizar politicamente. Livros e doutrinas - O Alcoro (do rabe al-qur''n, leitura) a coletnea das revelaes divinas recebidas por Maom de 610 a 632. dividido em 114 suras (captulos), ordenadas por tamanho. Seus principais ensinamentos so a onipotncia de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justia nas relaes entre as pessoas. Neles esto incorporados elementos fundamentais do judasmo e do cristianismo, alm de antigas tradies religiosas rabes. O Alcoro inclui muitas das histrias do Antigo Testamento judaico e cristo, como a de Ado e Eva. Depois de desobedecer a Deus, Ado viajou e construiu a primeira Caaba. Aps o dilvio, Abrao, considerado o primeiro muulmano, a reconstruiu. Do Novo Testamento, o Alcoro registra passagens da vida de Jesus Cristo, reverenciado pelos muulmanos como um profeta que em sua religio s sobrepujado em importncia pelo prprio Maom. Os muulmanos acreditam na vida aps a morte, na vinda do anti-Cristo e na volta de Jesus Cristo para

venc-lo, no Juzo Final e na ressurreio final de todos os mortos. A segunda fonte de doutrina do Isl, a Suna, um conjunto de preceitos baseados nos ahadith (ditos e feitos do profeta). Preceitos religiosos - A vida religiosa do muulmano tem prticas definidas pela Sharia, o caminho que o muulmano deve seguir na vida. A Sharia define normas de conduta, comportamento e alimentao, alm dos chamados pilares da religio. O primeiro pilar a shahada ou profisso de f: No h outro Deus a no ser Al, e Maom seu profeta. Esse testemunho a chave da entrada do fiel para o Islamismo. O segundo pilar so as cinco oraes dirias comunitrias (slts), durante as quais o fiel deve ficar ajoelhado e curvado em direo a Meca. s sextas-feiras realiza-se um sermo de um verso do Alcoro, de contedo moral, social ou poltico. O terceiro pilar uma taxa chamada zakat. nico tributo permanente ditado pelo Alcoro, pago anualmente em gros, gado ou dinheiro. empregado no auxlio aos pobres e no resgate de muulmanos presos em guerras. O quarto pilar consiste em cumprir o jejum completo nos dias do ms do Ramad. O quinto pilar o hajj ou a peregrinao a Meca, que precisa ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muulmano que tenha condies fsicas e econmicas para realiz-la. A esses cinco pilares, a seita khawarij adicionou o jihad. Traduzido comumente como Guerra Santa, significa a batalha para reformar o mundo, um dos objetivos do Islamismo. permitido o uso dos exrcitos nacionais como meio de difundir os princpios do isl. Segundo a doutrina muulmana, as guerras, porm, no podem visar expanso territorial nem a converso forada de pessoas. Por isso, o jihad no aceito por toda a comunidade islmica. Festas e lugares sagrados - As principais comemoraes so Eid el Fitr, Eid el Adha, Dia de Hgira (Ano-Novo) e a comemorao do nascimento de Maom. Elas acontecem nessa ordem no decorrer do ano e so definidas segundo o calendrio lunar, por isso tm datas mveis em relao ao calendrio solar. Na Eid el Fitr comemorado, com oraes coletivas, o fim do Ramad. Durante todo o nono ms lunar de cada ano, guarda-se o Ramad, e, do amanhecer ao pr-do-sol, o muulmano celebra a revelao do Alcoro a Maom e comemora sua primeira vitria militar contra Meca. Enquanto dia, os fiis no podem comer, beber, fumar ou manter relaes sexuais, embora trabalhem normalmente. Mas as restries no so mantidas durante as noites, e as ruas se enchem de pessoas que comemoram alegremente a revelao feita a seu profeta. A celebrao do Eid el Adha lembra a disposio de Abrao em sacrificar a Al seu prprio filho, Ismael (na tradio judaico-crist o filho seria Isaque). Na poca de Eid el Adha tambm acontece a peregrinao a Meca. O Ano-Novo islmico comemorado no Dia de Hgira, o 1 do ms Muharram. O marco o ano de 622, quando Maom deixa Meca. Os lugares mais sagrados do Islamismo so Meca, cidade onde fica a Caaba, Medina, lugar onde Maom construiu a primeira Mesquita (templo), e Jerusalm, cidade onde o profeta ascendeu aos cus durante uma viagem noturna em que foi ao paraso e se encontrou com Moiss e Jesus Cristo. Divises do Islamismo - Os muulmanos se dividem em dois grandes grupos principais, os sunitas (da palavra suna, o caminho) e os xiitas. Os sunitas subdividem-se em quatro grupos principais, cada um deles com uma escola de interpretao da Sharia: hanafitas, malequitas, chafeitas e hambanitas. So os seguidores da tradio do Profeta, continuada por All-Abbas, seu tio. Calcula-se que 84% dos muulmanos sejam sunitas.

Para eles, a autoridade espiritual pertence comunidade. Os xiitas (16% dos muulmanos) tambm possuem sua prpria interpretao da Sharia. Seu nome deriva da expresso "shi at Ali", partido de Ali, que foi marido de Ftima, filha de Maom. Seus descendentes teriam a chave para interpretar os ensinamentos do Isl. A rivalidade entre sunitas e xiitas exacerbada com a revoluo no Ir, liderada pelo Aiatol Khomeini, de linha xita. Uma corrente das mais antigas, a sufista, surge no sculo IX e a mais mstica do Islamismo. Os sufistas enfatizam a relao pessoal com Deus e praticam rituais que incluem danas e exerccios de respirao para atingir um estado mstico. So membros praticantes do sufismo os faquires, da ndia e outras regies da sia, e os dervixes, da Turquia. Historicamente, o Islamismo tem sido marcado pelo surgimento de movimentos, grupos e correntes de maior ou menor envolvimento poltico, de linhas fundamentalista (conservadora) ou moderna. 2.3.3 - O CRISTIANISMO O ALMANAQUE ABRIL 2001 mostra um pouco do que seja o CRISTIANISMO: Religio dos seguidores de Jesus Cristo, iniciada por suas pregaes e as de seus apstolos em meados do sculo I, na regio do atual Estado de Israel. Tem origem no judasmo e atualmente a religio mais difundida no mundo, sendo o credo predominante na Europa e nas Amricas. Divide-se em trs ramos principais: catolicismo (o mais antigo, datado do sculo IV), Igreja Ortodoxa (de tradio oriental, que surge no sculo XI ao se separar da tradio romana) e protestantismo (movimento do sculo XVI que d origem a muitas denominaes). A doutrina - A f crist professa que o Deus criador, revelado a Abrao, a Moiss e aos profetas judeus, envia Terra seu filho como Messias (Cristo, em grego), o salvador. Jesus sacrificado em lugar dos homens, que perderam a graa de Deus e se distanciaram dele no incio da criao do mundo. Aps ter sido morto, ele ressuscita e oferece a ddiva da salvao e da vida eterna aps a morte, a seu lado, no Cu, aos que se reaproximam de Deus, acreditam nele e seguem seus preceitos. Sua principal mensagem da primazia do amor a Deus e aos demais seres humanos sobre todas as coisas e postulados. Para os cristos, Deus uma trindade, formada tambm por seu filho, Jesus Cristo, e pelo Esprito Santo. A histria do Messias - Segundo a tradio crist, Jesus de Nazar nasce em Belm, na Judia, em uma famlia comum, no perodo em que a Palestina estava incorporada ao Imprio Romano. Ele o Messias, anunciado no decorrer de mil anos ao povo judeu, que vem ao mundo para salvar os homens e anunciar a instaurao do reinado de Deus. Aos 30 anos, ele inicia sua pregao, anunciando o amor e o perdo de Deus a todos os homens. Durante suas peregrinaes ele realiza milagres, rene discpulos e apstolos. Considerado blasfemo pelos sacerdotes judeus, preso pelas autoridades romanas, acusado de no reconhecer a divindade do imperador e conspirar contra Jlio Csar. submetido a processo, condenado, crucificado e sepultado. Ressuscita trs dias depois, aparece a seus discpulos e os encarrega de levar seus ensinamentos a todos os pontos do mundo. Para isso, eles so ungidos pelo Esprito Santo.

O livro sagrado - Os cristos seguem a Bblia, que se divide em duas partes, o Antigo e o Novo Testamento, num total de 73 livros, para os catlicos, e 66 para os protestantes. O Antigo Testamento, chamado de Tor ou Torah pelos judeus, narra a criao do mundo, a histria, leis e tradies judaicas, a vida dos profetas que anunciaram a vontade de Deus e a vinda do Messias. So particularmente importantes os primeiros cinco livros, chamados de Pentateuco, que inclui os Dez Mandamentos ditados por Deus a Moiss e que so a base tica e moral de todo o cristianismo. O Novo Testamento contm os textos posteriores morte de Cristo, entre eles os quatro Evangelhos (Marcos, Mateus, Lucas e Joo), as principais fontes sobre a vida de Jesus. Os outros textos so os Atos dos Apstolos, as Epstolas e o Apocalipse, todos de autoria dos apstolos. Expanso - O cristianismo organiza-se primeiro em Jerusalm, como um movimento dentro do judasmo. Em vida, Jesus tem poucos seguidores. Aps sua morte, seus apstolos (enviados, em grego) peregrinam e espalham seus ensinamentos nas regies do Mediterrneo, fundando vrias comunidades. Desde o incio o cristianismo se organiza como Igreja (do grego ekklesia, reunio), sob a autoridade dos apstolos e seus sucessores. Os cristos so perseguidos durante o Imprio Romano at 313 d.C, quando Constantino lhes concede liberdade de culto. Em 392, o cristianismo se torna a religio oficial do Imprio, e missionrios so enviados a vrias partes da Europa para fundar igrejas, ocupando todo o continente. No final da Idade Mdia, a expanso martima europia leva o cristianismo Amrica e sia. A partir do sculo XIX, missionrios chegam tambm frica e ao leste da sia, completando a difuso da religio no mundo. Festas religiosas - As principais so o Natal - celebrao do nascimento de Jesus Cristo, comemorado em 25 de dezembro pela maioria das igrejas; a Pscoa, que celebra a ressurreio de Cristo no domingo da primeira lua cheia do outono (hemisfrio sul) e o Pentecostes, 50 dias aps a Pscoa, data em que recordada a descida e uno do Esprito Santo aos apstolos. O calendrio da Igreja Catlica, a mais antiga entre as crists, inclui ainda outras celebraes. Os Dez Mandamentos Enunciados a Moiss e inscritos por Deus em fogo em duas tbuas de pedra. Verso resumida dos mandamentos, que podem ser lidos na Bblia no livro de Exdo, captulo 20, e em Deuteronmio, captulo 5. 1. No ters outros deuses diante de mim. 2. No fars para ti imagem de escultura, no te curvars a elas, nem as servirs. 3. No pronunciars o nome do Senhor teu Deus em vo. 4. Lembra-te do dia do sbado para o santificar. Seis dias trabalhars, mas o stimo dia o sbado do seu Senhor teu Deus, no fars nenhuma obra.

5. Honra o teu pai e tua me. 6. No matars. 7. No adulterars. 8. No furtars. 9. No dirs falso testemunho, no mentirs. 10. No cobiars a mulher do prximo, nem a sua casa e seus bens. 2.3.4 - O SIKISMO Em http://www.enjoyindia.net/NofotoReligion.htm#sikismo acha-se uma referncia ao Sikismo: O Sikismo foi fundado no sculo XV pelo guru Nanak, que pretendeu unificar o Hindusmo e o Islamismo, conjugando o melhor de cada uma dessas religies. So suas crenas bsicas o monotesmo, a negao das casta, a humildade e o servio ao prximo. A maioria dos sikhs se concentram na regio do Punjab, onde se encontra seu centro mais sagrado: o Templo de Ouro de Amritsar. 2.3.5 - O BUDISMO O ALMANAQUE ABRIL 2001 d alguma idia do que seja o BUDISMO: Sistema tico, religioso e filosfico criado na regio da ndia pelo prncipe hindu Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), o Buda, por volta do sculo VI a.C. Buda venerado como um guia espiritual e no um deus. Essa distino importante, pois permite a seus seguidores conviver com outras religies e continuar seguindo os preceitos budistas. A origem do budismo est no hindusmo, religio na qual Buda considerado a nona encarnao ou avatar de Vishnu. O budismo tem sua expanso freada na ndia a partir do sculo VII, aps a invaso muulmana e o crescimento do islamismo. Mas expande-se intensamente por toda a sia. Ramifica-se em vrias escolas, ganhando novos matizes e rituais quando adotado por diversas culturas. Princpios - Os ensinamentos do Buda tm como base o preceito hindusta do samsara, segundo o qual o ser humano est condenado a reencarnar infinitamente aps cada morte e a enfrentar os sofrimentos do mundo. Os atos praticados em cada reencarnao definem a condio de cada pessoa na vida futura, preceito conhecido como carma. Buda ensina a superar o sofrimento e atingir o nirvana, evoluo e aprimoramento total do esprito que aniquila os fatores humanos e permite ao homem encerrar a corrente de reencarnaes. Sua doutrina baseada em quatro verdades. As trs primeiras so relacionadas entre si: a existncia implica dor, a origem da dor o desejo e a ignorncia, a superao da dor s possvel com o fim do desejo e da ignorncia. A quarta verdade prega que a

remoo da dor pode ser alcanada por oito caminhos: compreenso correta, pensamento correto, palavra, ao, modo de vida, esforo, ateno e meditao corretos. Dos oito caminhos, a meditao considerada chave para atingir o nirvana. Buda tambm define cinco preceitos morais, chamados Panca Sila, essenciais para reger a vida atual e melhorar o carma da vida futura. O primeiro deles no magoar os seres vivos, pois todos so reencarnaes do esprito. Em razo desse preceito, muitos budistas se tornam pacifistas e adotam uma dieta vegetariana. Os demais so no roubar, evitar m conduta sexual, evitar declaraes indignas, como mentir, caluniar ou difamar, evitar drogas e lcool. O nascimento do Buda - O prncipe Sidarta nasce em uma famlia nobre do Nepal e criado em confinamento no palcio. Aos 29 anos, fica chocado ao descobrir as doenas, a velhice e a morte. Parte, ento, em busca de uma explicao para o sofrimento humano. Junta-se a um grupo de ascetas, jejua e medita durante seis anos. Sem encontrar as respostas que procura, separa-se do grupo. Um dia, sentado sob uma figueira, tem a revelao das quatro verdades. Passa a ser chamado de Buda (Iluminado, em snscrito) pelos seguidores e decide pregar sua doutrina pela ndia. Seus ensinamentos ganham adeptos, atingem toda a sia e incorporam novos matizes e rituais em diversas culturas, dentro das duas grandes escolas de filosofia budista, a Hinayana e a Mahayana. Budismo Hinayana (Pequeno Veculo) ou Theravada - a forma mais antiga dessa religio, praticada principalmente nos pases do sul da sia, como Sri Lanka, Mianmar, Camboja, Laos e Tailndia. Os seguidores dessa corrente acreditam na busca do nirvana dentro de uma ordem monstica e rejeitam o conceito de bodhisattva do Budismo Mahayana. Budismo Mahayana (em snscrito, Grande Veculo) - Surge no sculo II a.C como uma evoluo da escola Hinayana. O Mahayana considera que, embora a aspirao final do ser humano seja o nirvana, o sbio que j o alcanou, chamado de bodhisattva (futuro Buda), pode e deve adiar sua morte e libertao do samsara, para dedicar-se a ensinar aos outros o caminho do nirvana, por compaixo aos demais seres humanos. Fazem parte dessa corrente duas das escolas budistas mais conhecidas no Ocidente, o budismo tibetano e o zen-budismo. O budismo tibetano surge no fim do sculo VIII, da fuso das tradies budista e hindusta com a primitiva religio do Tibet. Seu chefe espiritual, o dalai-lama, considerado um bodhisattva. O zen-budismo nasce na China, no sculo VI, e difunde-se, sobretudo, no Japo, a partir do final sculo XII. Baseia-se na prtica da meditao e nos exerccios de postura e respirao. Acredita que o corpo dotado de uma sabedoria prpria que deve nortear a vida cotidiana. 2.3.6 - O JAINISMO Em http://www.enjoyindia.net/NofotoReligion.htm#jainismo acha-se uma referncia ao Jainismo: Esta religio foi fundada uns 500 anos a. C. por Mahavira, curiosamente contemporneo de Buda. No ustrapassam os 3 milhes em toda a ndia (no h fiia fora desse pas), concentrando-se principalmente nos Estados de Rajasthan e Gujarat. Os jainistas so vegetarianosuma vez que no lhes permitido prejudicar aos demais seres vivos (para

eles os animais tambm tm alma). Inclusive muitos trazem a boca tapada por uma tela que lhes impede de ingerir insetos acidentalmente. Talvez sua doutrina da "no violncia" nos lembre o Mahatma Gandhi e no de estranhar uma vez que nasceu no Estado de Gujarat e, apesar de no Ter sido jainista, induvidoso que foi influenciado por suas crenas. Os jainistas, tanto quanto os hindus, acreditam na reencarnao, mas para eles o Universo infinito e no foi criado por nenhum Deus. O interior dos templos jainistas de uma riqueza inigualvel, no existindo nem um s resqucio em que a pedra no haja sido primorosamente lavrada. Merecem ser visitados os templos do Monte Abu e os de Ranakpur, ambos no Estado de Rajasthan. 2.4 - O IDEALISMO INDIANO Pas em que a pobreza um dos temas mais relevantes, a ndia produziu na Economia um expoente como Amartya SEN, que conheceremos atravs de um texto de Charo QUESADA, publicado na Web em http://www.iadb.org/idbamerica/Portuguese/JUL01P/jul01p2.html intitulado AMARTYA SEN E AS MIL FACES DA POBREZA Que a pobreza? Como se mede? Quem so os pobres? Por que so pobres? Amartya Sen, prmio Nobel de Economia, dedicou sua carreira a responder a essas perguntas, cujas respostas so fundamentais para o desenvolvimento. Definir e medir a pobreza e calcular as porcentagens dos pobres de um pas ou de uma regio no uma questo s de cifras e mdias. Em 1998, a Real Academia da Sucia conferiu o prmio Nobel de Economia ao Professor Amartya Sen "por devolver uma dimenso tica ao debate dos problemas econmicos vitais". Sen havia ultrapassado a teoria matemtica para aplicar economia uma viso social inovadora, mais realista e humana. Seu trabalho tenaz de muitos anos o ajudara a descobrir as mltiplas facetas da pobreza. Segundo Sen, a pobreza um mundo complexo e a descoberta de todas as suas dimenses exige uma anlise clara. "Ns, seres humanos, somos fundamentalmente diversos", explicou o professor recentemente durante encontro da Rede de Reduo da Pobreza, iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento. "No se pode estabelecer uma linha de pobreza e aplic-la rigidamente a todos da mesma forma, sem levar em conta as caractersticas e circunstncias pessoais." Certos fatores geogrficos, biolgicos e sociais multiplicam ou reduzem o impacto exercido pelos rendimentos sobre cada indivduo. Entre os mais desfavorecidos faltam em geral determinados elementos, como instruo, acesso terra, sade e longevidade, justia, apoio familiar e comunitrio, crdito e outros recursos produtivos, voz ativa nas instituies e acesso a oportunidades. Ser pobre, segundo Sen, no significa viver abaixo de uma linha imaginria de pobreza por exemplo, auferir um rendimento igual ou inferior a US$2 por dia. Ser pobre ter um nvel de rendimento insuficiente para desenvolver determinadas funes bsicas,

levando em conta as circunstncias e requisitos sociais circundantes, sem esquecer a interconexo de muitos fatores. Em busca de exemplos, Sen se reporta ao mundo da mulher, campo no qual realizou estudos pioneiros, juntamente com seu trabalho sobre fome e liberdades e a economia da pobreza. A mulher com maior nvel de instruo, explica, tende a ter um trabalho mais bem remunerado, mais controle sobre a prpria fecundidade e um ndice de sade mais elevado para si prpria e para seus filhos. H muitos anos Sen defende a idia de que a imagem da mulher como herona relegada ao sacrifcio pelo lar e pela famlia no a beneficiou em nada. "H disparidades sistemticas entre o nvel de liberdade de que desfruta o homem e a mulher em diferentes sociedades", diz Sen. "Alm da disparidade no nvel dos rendimentos ou recursos, h diferenas em outras esferas, como a diviso das tarefas no lar, o nvel de instruo recebida ou o nvel de liberdade de que desfrutam os vrios membros de uma mesma famlia." A forma como um indivduo deve apresentar-se para ser aceito em sociedade a roupa que veste, a aparncia que tem limita e condiciona suas opes econmicas, fenmeno que Sen qualifica de "vergonha social". Sen recomenda que, em vez de medir a pobreza pelo nvel de renda, calcule-se o que o indivduo pode realizar com essa renda a fim de se desenvolver, levando em conta que essas realizaes variam de um indivduo para outro e de um lugar para outro. De outra forma, no teria explicao a existncia, nos pases ricos, de bolses de pobreza nos pases ricos, entre pessoas de rendimentos mdios. Nos bairros marginalizados dos Estados Unidos, o baixo nvel de instruo, a precariedade dos servios de sade, a falta de servios sociais e a ameaa do crime violento tornam a qualidade de vida (medida em termos de longevidade, mortalidade infantil, servios de sade e educao e ndice de segurana) comparvel ou at inferior de muitos pobres do resto do mundo, mesmo para pessoas de rendimentos aceitveis que vivem numa sociedade rica. Sen nasceu no estado de Bengala Ocidental, na ndia. Seu pas e a China foram os laboratrios onde estudou economia do desenvolvimento. Hoje, professor na Universidade de Harvard e reitor do Trinity College da Universidade de Cambridge. Sua vasta experincia nas reas do desenvolvimento e reduo da pobreza resultou num cabedal de teorias e ensinamentos que, acredita, so aplicveis Amrica Latina e ao Caribe. "A anlise da pobreza deve concentrar-se nas possibilidades que tem um indivduo de funcionar, mais do que nos resultados obtidos com esse funcionamento", afirma Sen. Outra realizao de Amartya Sen foi abrandar o impacto do desenvolvimento. Com uma penada, aboliu o caminho regado a sangue, suor e lgrimas que se apontava s massas dos pases subdesenvolvidos para alcanar o progresso. A velha teoria do sacrifcio cedeu lugar do xito individual, que Sen subscreve sempre que exista uma rede de apoio social e uma democracia autntica. Esta a explicao de Sen para a grave crise financeira e social que em 1998 varreu a sia, regio onde o esforo havia-se concentrado na produo e no xito individual, mas que carecia de uma rede de apoio social e das liberdades prprias da democracia.

Acredita Sen que o problema da desigualdade tem muitas facetas, entre elas a pobreza. Ao longo de uma conversa plena de comentrios sociais, aflorou, como era inevitvel, o tema da globalizao. Os protestos contra esse fenmeno, opina Sen, revigoraram um debate muito necessrio sobre suas conseqncias. "A globalizao no deve ser rechaada sem discusso nem aceita sem uma crtica sria", ponderou. " preciso verificar em que medida est beneficiando o mundo. Se a proporo for 90% para os ricos e 10% para os pobres, uma coisa; se for 70-30 ou 60-40 outra, muito diferente." 2.5 - A POBREZA GONZLEZ-BALADO (1978:35-41) mostra a pobreza e as dificuldades da ndia no campo social: Dos 14.000.000 de cegos que h no mundo, 5.000.000 vivem na ndia. Na ndia, o dficit de moradias de 84.000.000. 85% dos indianos vivem com menos de 10 cruzeiros por dia. Na ndia existem 13.000.000 de anormais, em geral sem nenhuma assistncia, visto que no se podem satisfazer nem mesmo as necessidades dos milhes de normais que precisam de assistncia num pas onde vive uma stima parte da humanidade... [...] A quantidade de calorias de um indiano, em mdia, a mais pobre do mundo inteiro. A fome uma das conseqncias mais diretas desta situao. [...] O indiano tem fome, mas no tem raiva. No existe, ou quase no existe, na ndia, o dio entre ricos e pobres. [...] O indiano pacfico e resignado. Aceita sua pobreza e sua condio social. a condio que "mereceu". Por isso, no procura sair dela. Esta resignao, que tem um fundo religioso muito marcante, acarreta notveis implicaes sociais. [...] A situao socialmente subdesenvolvida da ndia no sobretudo conseqncia de desorganizao, de preguia ou indolncia. antes conseqncia de algumas crenas que acentuam os valores da contemplao, diminuindo os da ao. [...] Esta convico leva muitos a no causar o menor dano a um animal, a comear pelas vacas, animais sagrados por antonomsia. [...] Quem viveu mal, por castigo, se reencarnar num animal ou numa casta inferior.

[...] h uma mendicidade abundantssima. Talvez mais do que em qualquer outra parte do mundo. [...] Pedem esmola, escavam nos escombros ou se prostituem para saciar a fome. [...] No faltam usurrios que exploram a misria alheia em favor de sua riqueza nunca suficiente. Em http://www.geocities.com/Athens/Atrium/2423/india.htm vem-se as seguintes informaes atualizadas: Uma grande proporo dos estudantes que so cerca de quatro milhes viciada em drogas. A AIDS tornou-se um grande problema em Bombaim e Calcut. Em 1991 estimava-se em 500.000 os portadores do vrus HIV. So 3,2 milhes os que sofrem de lepra, e o nmero de cegos chega a 10 milhes representando mais de um quarto do total mundial. Em http://www.ajuris.org.br/fmundialj/preview/artigo26.html l-se: A maioria trabalhadora, 90% da populao indiana, continua relegada economia informal, carente de instrumentos de acesso aos mercados, ao crdito, tecnologia e ao conhecimento. Existem muitas experincias bem-sucedidas de qualificao e dinamizao de fragmentos dessa economia popular, empreendidas por governos locais e movimentos comunitrios. A ndia [...] necessita de uma verdadeira parceria entre o Estado e as populaes pobres. 2.6 - AS CASTAS BATH (1994:59) afirma: H na ndia, talvez, oito mil subcastas, reunidas em quatro castas principais, e a mais importante a dos brmanes, a que pertencem os sacerdotes hindus. PANIKKAR (1977:325) cita VIVEKANANDA: Desde Buda at Ram Mohan Roy, todos cometeram o erro de considerar a casta uma instituio religiosa... Mas todas as divagaes dos sacerdotes no impediro a casta de ser a cristalizao de uma instituio social que outrora foi til, mas que hoje em dia empesta a atmosfera da ndia. E logo em seguida comenta: O sistema de castas, a famlia patriarcal, as modalidades de herana e as conseqncias que delas decorrem, todas essas caractersticas da sociedade indiana so instituies legais, e no religiosas. So instituies humanas que no podem de modo algum pretenderem uma origem divina ou uma sano religiosa e cuja manuteno depende de leis humanas e no de uma Igreja ou de um clero.

SCHUON (2002:23-50) procura enxergar o sistema de castas de uma forma mais otimista: Como todas as instituies sagradas, o sistema de castas se baseia na natureza das coisas, ou mais precisamente em um aspecto desta, portanto em uma realidade que no tem como no se manifestar em certas condies; a mesma observao vale para o aspecto oposto, o da igualdade dos homens diante de Deus. Em suma, para justificar o sistema de castas, basta levantar a seguinte questo: existem a diversidade das qualificaes e a hereditariedade? Se sim, o sistema de castas possvel e legtimo. E o mesmo para a ausncia das castas, onde ela se impe tradicionalmente: os homens so iguais, no somente do ponto de vista da animalidade, que aqui no est em questo, mas do ponto de vista de seus fins ltimos? Isto certo, porque todo homem tem uma alma imortal; esta considerao pode, portanto, ter primazia, em determinada sociedade tradicional, sobre a da diversidade das qualificaes. A imortalidade da alma o postulado do "igualitarismo" religioso, como o carter quase divino do Intelecto e, portanto, da elite intelectual o postulado do sistema de castas. No seria possvel imaginar maior divergncia que aquela entre a hierarquizao hindu e o nivelamento muulmano, e, no entanto, no h a seno uma diferena de acentuao, pois a verdade una: de fato, se o Hindusmo considera na natureza humana antes de mais nada as tendncias fundamentais que dividem os homens em uma srie de categorias hierarquizadas, ele no deixa por isso de realizar a igualdade na sobrecasta dos monges errantes (sanyss), na qual a origem social j no exerce nenhum papel; o caso do clero cristo anlogo, no sentido de que nele os ttulos nobilirquicos desaparecem: um campones no pode tornar-se prncipe, mas pode tornar-se papa e sagrar o imperador. Inversamente, a hierarquia se manifesta mesmo nas religies mais "igualitrias": para o Isl, no qual cada um seu prprio sacerdote, os xerifes, descendentes do Profeta, formam uma nobreza religiosa e se sobrepem assim ao resto da sociedade, sem, contudo, assumir nela uma funo exclusiva. No mundo cristo, pode acontecer que um burgus de nvel seja "enobrecido", o que est totalmente excludo no sistema hindu; o objetivo das castas superiores essencialmente o de "manter" uma perfeio primordial, e o sentido "descendente" da gnese das castas que explica que a casta pode ser perdida, mas no ganha;1 esta perspectiva da "manuteno hereditria" a prpria chave cio sistema de castas. E esta mesma perspectiva que explica, de resto, no Hindusmo, o exclusivismo dos templos que no so plpitos de pregao , e, de maneira mais geral, o papel preponderante das regras de pureza. A "obsesso" do Hindusmo no a converso de "incrdulos", mas, ao contrrio, a manuteno de uma pureza primordial, tanto intelectual como moral e ritual. Ora, quais so as tendncias fundamentais da natureza humana s quais as castas se referem mais ou menos diretamente? Poderamos definir essas tendncias como uma srie de maneiras de considerar um "real" emprico: em outros termos, a tendncia fundamental do homem est ligada ao seu "sentimento" ou a sua "conscincia" de um "real". Para o brhmana, o tipo puramente intelectual, contemplativo, "sacerdotal" , o imutvel, o transcendente, que "real"; ele no "cr", em seu foro ntimo, nem na "vida" nem na "terra"; h algo nele que permanece alheio mudana e matria; essa , a grosso modo, sua disposio ntima, sua "vida imaginativa", se assim podemos dizer, sejam quais forem as fraquezas que a obscuream. O kshatri)"a o tipo "cavaleiresco" tem uma inteligncia aguda, mas voltada para a ao e para a

anlise mais que para a contemplao e a sntese; sua fora reside sobretudo em seu carter; ele compensa a agressividade de sua energia por sua generosidade, e sua natureza passional por sua nobreza, seu autodomnio, sua grandeza de alma; para este tipo humano, o ato que "real", pois o ato que determina, modifica, ordena as coisas; sem o ato, no h nem virtude, nem honra, nem glria. Dito de outro modo, o kshatri)a "cr" mais na eficcia do ato que na fatalidade de uma dada situao: ele despreza a servido aos fatos e s pensa em determinar-lhes a ordem, em clarificar um caos, em cortar ns grdios. Portanto, do mesmo modo que para o brhmana tudo "cambiante" e irreal" a no ser o Eterno e o que a ele se liga a verdade, o conhecimento, a contemplao, o rito, a via para o kshatrijya tudo incerto, perifrico, a no ser as constantes de seu dharma: o ato, a honra, a virtude, a glria, a nobreza, das quais dependero todos os outros valores. Esta perspectiva pode se transferir para o plano religioso sem mudar essencialmente de qualidade psicolgica. Para o vaishya o mercador, o campons, o arteso, ou seja, o homem uja atividade est diretamente ligada aos valores materiais, no de fato e por acidente, mas em virtude de sua natureza ntima para o vaishya, a riqueza, a segurana, a prosperidade, o "bem-estar" que so "reais"; os outros valores so secundrios para sua vida instintiva, ele no "cr" neles em seu foro ntimo; sua imaginao se desabrocha no plano da estabilidade econmica, da perfeio material do trabalho e da produtividade, o que, transposto no plano religioso, tornar-se- a perspectiva exclusiva da acumulao dos mritos em vista da segurana pstuma. Esta mentalidade apresenta uma analogia exterior com a dos brhmanes por seu carter esttico e pacfico; mas ela se afasta da mentalidade do brhmane e do kshatriya por uma certa "pequenez" da inteligncia e da vontade; o vaishya hbil, ele tambm tem bom-senso, mas carece de qualidades especificamente intelectuais e tambm de virtudes cavalheirescas, de "idealismo" em um sentido superior. Sublinhemos que no falamos aqui de "classes", mas de "castas", ou mais precisamente de "castas naturais", dado que as instituies como tais, se retraam a natureza, no so, contudo, jamais totalmente impermeveis s imperfeies e vicissitudes de toda manifestao. Ningum pertence a uma casta natural porque exerce determinada profisso ou porque tem determinados pais, mas uma pessoa exerce ao menos em condies normais determinada profisso porque pertence a tal casta, e isto em grande parte mas no de forma absoluta garantido pela hereditariedade; esta garantia ao menos suficiente para tomar possvel o sistema hindu. Esse sistema no pde jamais excluir excees, que como tais "confirmam a regra"; o fato de que as excees sejam mesmo o mais numerosas possvel em nossa poca de superpopulao e de "realizao dos impossveis" no poderia, de qualquer modo, abalar o princpio da hierarquia hereditria. Poder-se-ia definir o homem "duas vezes nascido" (dwija, ou seja, as trs castas de que acabamos de falar) como um esprito dotado de um corpo, e o shdra que representa a quarta casta como um corpo dotado de uma conscincia humana; de fato, o shdra o homem que s qualificado realmente para trabalhos manuais mais ou menos quantitativos, no para trabalhos que exigem iniciativas e aptides mais vastas e mais complexas; para esse tipo humano, que se separa dos tipos precedentes ainda mais do que o vaishya se separa das castas nobres, o corporal que "real"; o comer e o beber que fazem, rigorosamente falando, a felicidade, com as concomitncias psicolgicas que a isso se ligam; em sua perspectiva inata, em "corao", tudo o que est fora das

satisfaes corporais aparece como um "luxo" ou mesmo uma "iluso", ou em todo caso como algo que se situa " parte" do que sua imaginao toma como realidade; a satisfao das necessidades vitais imediatas. Poder-se-ia objetar que o tipo cavalheiresco tambm um amante do prazer, mas isso no est em questo, pois tratase aqui antes de tudo da funo psicolgica do gozo do prazer, de seu papel em um conjunto de compossveis; o kshatriya de bom grado poeta ou esteta, ele quase no pe o acento na matria com tal. O carter central e ao mesmo tempo elementar que tem prazer na perspectiva inata do shdra explica o carter habitualmente despreocupado, dissipado e "instantneo" deste ltimo, carter pelo qual ele reencontra, por uma curiosa analogia invertida, a despreocupao espiritual do que est "alm das castas" (ativarnshram), o monge (sannys), que, tambm ele, vive "no instante", no se preocupa com o dia seguinte e erra sem objetivo aparente; mas o shdra muito passivo diante da matria para poder se governar a si mesmo, ele depende, por conseqncia, de um querer outro que no o seu; sua virtude a fidelidade, ou uma espcie de retido macia, opaca, sem dvida, mas simples e inteligvel. As qualidades dos vaishyas so freqentemente confundidas com as dos brhmanas ou inversamente, pela simples razo de que essas duas castas so pacficas; do mesmo modo, ocorre de confundirem shdras e kshatriyas por causa dos aspectos de violncia prprios dessas duas castas; esses erros so tanto mais nefastos quanto vivemos em uma civilizao meio-vaishya meio shdra, cujos "valores" facilitam tais confuses. Em tal mundo, impossvel compreender o brhmane sem ter antes compreendido o kshatriya; preciso, a fim de escapar de confuses por demais fceis e das assimilaes mais injustificadas, distinguir nitidamente e em todos os planos o superior do inferior, o consciente do inconsciente, o espiritual do material, o qualitativo do quantitativo. Restanos agora considerar o caso do homem "sem-casta"; sempre o tipo natural, a tendncia fundamental, que temos em vista, e no exclusivamente as categorias de fato do sistema hindu. Vimos que o shdra ntido, por sua falta de interesse real por aquilo que supera sua vida corporal e pela falta de aptides construtivas que disso resulta, ope-se ao grupo das trs castas superiores; de uma maneira anloga, o homem "fora das castas" se ope, por seu carter catico, aos homens de carter homogneo. O "intocvel" tem tendncia a realizar as possibilidades psicolgicas excludas pelos outros homens, de onde sua tendncia transgresso; ele encontra satisfao no que os outros rejeitam. Segundo a concepo hindu, o iinais baixo dos "intocveis" o chandla provm de um shdra e de uma brhmane a idia fundamental aqui a de que o mximo de "impureza" ou seja, de dissonncia psicolgica em razo de incompatibilidades congnitas obtido por um mximo de distncia entre as castas dos pais; o filho de pais shdras "puro" graas a sua homogeneidade mental, mas o filho da unio de um shdra e de uma mulher nobre "impuro" na medida mesma em que a casta da mulher superior do marido. De resto, nos pases cristos como em toda parte, ou quase, o filho ilegtimo, "fruto do pecado", praticamente visto como "impuro"; do ponto de vista hindu, que centrado em uma espcie de pureza orgnica, esse pecado inicial hereditrio como o entre ns a nobreza da espada, ou como o o "pecado original". Em todo caso, o pria, e sejam quais forem sua origem tnica e sua ambincia cultural, constitui um tipo definido que vive normalmente margem da sociedade e esgota as possibilidades nas quais nenhum outro quer tocar; ele tem comumente algo de ambguo, de desequilibrado, por vezes de simiesco e de protico quando tem dons, o que o torna capaz "de tudo e de nada", se assim podemos dizer; pode ser visto freqentemente como

limpa-fossas, saltimbanco, comediante, carrasco, sem falar das ocupaes ilcitas; em uma palavra, ele tem tendncia seja a exercer as atividades bizarras ou sinistras, seja simplesmente a negligenciar as regras estabelecidas, no que ele se assemelha a certos santos, mas por analogia inversa, est claro. No que se refere aos trabalhos "impuros" ou "desprezveis", poder-se-ia considerar hipcrita deixar a certos homens atividades que no se quer para si mesmo e de que, no obstante, se tem necessidade, mas preciso no esquecer que a sociedade tem o direito de se proteger contra as tendncias que poderiam prejudic-la, e de neutraliz-las exercendo-as por intermdio de homens que de certa forma as encarnam; a sociedade enquanto "totalidade" tem direitos "divinos" que o indivduo como tal, enquanto "parte" no tem, e inversamente, conforme o caso. O indivduo pode no condenar; a sociedade obrigada a faz-lo. No entanto, mesmo as situaes invariveis podem-se atenuar pelo desgaste; a massa dos prias da ndia se beneficia da lei csmica de compensao pelo fato de seu nmero, e da homogeneidade que da resulta: o prprio nmero age como uma substncia absorvente, pois a massa enquanto tal tem algo da inocncia niveladora da terra; assim como, segundo o esoterismo muulmano, as chamas do inferno terminaro por se resfriar, Deus sendo "essencialmente" bom no "acidentalmente" , do mesmo modo a transgresso congnita do pria, portanto sua "impureza", deve-se atenuar no fim dos tempos, e mesmo se reabsorver completamente em muitos casos, mas sem com isso abolir a hereditariedade, da qual o indivduo continuar sendo o elo ou a parte. Para esses indivduos, o fato de ser pria ser um aspecto do karma uma conseqncia de "aes anteriores" exatamente como o uma doena ou uma infelicidade qualquer para um membro de uma casta elevada; por outro lado, a "intocabilidade" um pouco como a condio das vivas tem um valor religioso para os prprios prias, o que explica a recusa da maior parte deles de sair de sua condio abandonando o mundo hindu; como regra geral, todos so orgulhosos de pertencer a sua "casta" particular de pria, mesmo os chandlas. A casta o centro de gravidade da alma individual; o tipo pria puro no tem centro, ele vive, portanto, na periferia e na inverso; se ele tende para a transgresso, porque ela lhe confere de certo modo o centro que ele no tem e assim o liberta ilusoriamente de sua natureza equivoca. O pria uma subjetividade descentralizada, portanto centrfuga e sem limite; ele foge da lei, da norma, porque ela o remeteria ao centro do qual ele foge por sua prpria natureza. O tipo shdra tambm "subjetivo", mas esta subjetividade opaca e homognea, ela ligada ao como, que uma realidade objetiva; o shdra tem a qualidade e o defeito de ser "slido". Poderamos tambm nos exprimir da seguinte maneira: o brhmane "objetivo" e centrado no "esprito"; o kshatriya tende para o "esprito", mas de uma maneira "subjetiva"; o vaishya "objetivo" no plano da "matria"; quanto ao shdra, ele "subjetivo" no mesmo plano. As trs primeiras castas os "duas vezes nascidos", no Hindusmo se distinguem, por conseqncia, dos shdras seja pelo "esprito", seja pela "objetividade"; s o shdra "matria" e "subjetividade" ao mesmo tempo. O vaishya materialista como o shdra, mas um "materialismo" de interesse geral; o kshatriya "idealista" como o brhmane, mas e um idealismo" mais ou menos mundano ou egocntrico. Oinferior no somente no tem a mentalidade do superior, mas no pode mesmo conceb-la exatamente; assim, poucas coisas so mais penosas que as interpretaes "psicolgicas" que atribuem ao homem superior intenes que ele no pode ter em

nenhum caso, e que no fazem seno refletir a pequenez de seus autores, como pode-se constatar saciedade na "crtica histrica" ou na "cincia das religies"; homens cuja alma fragmentria e opaca querem nos ensinar sobre a "psicologia" da grandeza e do sagrado. Dissemos que o sistema de castas reside na natureza das coisas, ou seja, em certas propriedades naturais do gnero humano, e delas uma aplicao tradicional; ora, como acontece sempre em tais casos, o sistema tradicional "cria" ou contribui para criar aquilo de que ele uma aplicao: o sistema hindu resulta das diferenas intelectuais ou espirituais, e ao mesmo tempo ele cria tipos tanto mais definidos; seja isso uma vantagem ou uma desvantagem, ou as duas coisas ao mesmo tempo, o fato existe e inevitvel. E o mesmo vale para a ausncia tradicional das castas: esta perspectiva, no somente deriva da indiferenciao real dos homens, mas tambm a realiza, ou seja, elimina de certa maneira o que, na perspectiva oposta, d lugar ao sistema de casta. No Isl, onde no h casta sacerdotal nem hereditria nem vocacional todo homem tem algo de sacerdote e nenhum inteiramente "leigo", ou mesmo "desprezvel"; para citar outro exemplo, diremos que, se todo muulmano e um pouco sacerdote", todo pele-vermelha "um pouco profeta", ao menos em certas condies determinadas e em razo da estrutura particular desta tradio, que reparte o profetismo por toda a coletividade, sem abolir com isso a funo proftica propriamente dita. Se se quisesse censurar ao Hindusmo o "criar" o pria, poderseia da mesma forma censurar ao Ocidente o "i" o pecado, pois que o conceito, aqui como em toda parte, contribui para realizar a coisa, em virtude de uma concomitncia inevitvel de toda cristalizao formal. Seja como for, se o ocidental tem dificuldade de compreender o sistema de castas, antes de tudo porque ele subestima a lei da hereditariedade, e ele a subestima pela simples razo de que ela se tornou mais ou menos inoperante em um meio to catico como o Ocidente moderno, onde quase todo mundo aspira a ascender na escala social se que isso ainda existe e onde quase ningum exerce a profisso de seu pai; um ou dois sculos deste regime bastam para tornar a hereditariedade tanto mais precria e flutuante quanto ela no havia sido posta em ao antes por um sistema to rigoroso quanto o das castas hindus; mas mesmo onde havia ofcios transmitidos de pai para filho, a hereditariedade foi praticamente abolida pelas mquinas. A isto preciso acrescentar, por um lado, a eliminao da nobreza e, por outro lado, a criao de novas "elites": os elementos mais disparatados e mais "opacos" foram transmutados em "intelectuais", de modo que j quase ningum "est em seu lugar", como diria Gunon; assim, no h nada de surpreendente no fato de a "metafsica" ser considerada doravante segundo a perspectiva do vaishya e do shdra, o que nenhuma mixrdia de "cultura" poderia dissimular. Oproblema das castas nos leva a abrir aqui um parntese: como definir a posio ou a qualidade do trabalhador moderno? Responderemos em primeiro o "mundo trabalhador" uma criao totalmente artificial, devida mquina e vulgarizao cientfica que a esta se liga; dito de outro modo, a mquina cria infalivelmente o tipo humano artificial que o "proletrio", ou antes, ela cria um "proletariado", pois se trata, em tal caso, essencialmente de uma coletividade quantitativa e no de uma "casta" natural, ou seja, tendo seu fundamento em determinada natureza individual. Se se pudesse suprimir as mquinas e reintroduzir o

antigo artesanato com todos os seus aspectos de arte e de dignidade, o "problema do trabalhador" deixaria de existir; isto verdadeiro mesmo para as funes puramente servis ou os ofcios mais ou menos quantitativos, pela simples razo de que a mquina inumana e anti-espiritual em si. A mquina mata, no somente a alma do trabalhador, mas a alma como tal, portanto tambm a do explorador: o par explorador-trabalhador inseparvel do maquinismo, pois o artesanato impede esta alternativa grosseira por sua prpria qualidade humana e espiritual, O universo maquinista acima de tudo o triunfo da ferragem pesada e dissimulada; a vitria do metal sobre a madeira, da matria sobre o homem, da astcia sobre a inteligncia; expresses tais como "massa", "bloco", "choque", to freqentes no vocabulrio do homem industrializado, so totalmente significativas para um mundo que est mais perto dos insetos do que dos humanos. No h nada de surpreendente no fato de que o "mundo do trabalhador", com sua psicologia "maquinista-cienticista-materialista", seja particularmente impermevel s realidades espirituais, pois ele pressupe uma "realidade ambiente" totalmente factcia: ele exige mquinas, portanto metal, bulcio, foras ocultas e prfidas, uma ambincia de pesadelo, do vaivm ininteligvel, em uma palavra, uma vida de insetos na feira e na trivialidade; no interior de tal mundo, ou antes de tal "cenrio", a realidade espiritual aparecer como um iluso patente ou um luxo desprezvel. Em no importa qual ambincia tradicional, ao contrrio, o problematismo "trabalhador" portanto maquinista que no teria mais nenhuma fora persuasiva; para torn-lo verossmil, preciso portanto comear por criar um mundo de bastidores que lhe corresponda, e cujas formas mesmas sugerem a ausncia de Deus; o Cu deve ser inverossmil, falar de Deus deve soar falso. Quando o trabalhador diz que no tem "tempo para rezar", ele no est muito errado, pois no faz seno exprimir assim tudo o que sua condio tem de inumano, ou digamos de "infra-humano"; os antigos ofcios, por sua vez, eram eminentemente inteligveis, e no privavam o homem de sua qualidade humana, a qual implica por definio a faculdade de pensar em Deus. Alguns objetaro sem dvida que a indstria um "fato" e que preciso aceit-la como tal, como se esse carter de fato tivesse primazia sobre a verdade; considera-se habitualmente como "coragem" e "realismo" o que exatamente o contrrio, ou seja: porque ningum pode impedir determinada calamidade, ela chamada de "bem" e glorificada a incapacidade de se lhe escapar. O erro torna-se verdade porque ele "existe", o que est bem de acordo com o "dinamismo" e com o "existencialismo" da mentalidade maquinista; tudo o que existe pela cegueira dos homens se chama "nosso tempo", com uma nuance de "imperativo categrico". por demais evidente que a impossibilidade de escapar de um mal no impede que este seja o que ele ; para encontrar um remdio, se a ocasio se apresenta, preciso considerar o mal independentemente de nossas chances de escapar a ele ou de nosso desejo de no o ver, pois um bem no poderia se produzir de encontro verdade. E um erro comum e caracterstico para a mentalidade "positiva" ou "existencialista" de nossa poca crer que a constatao de um fato depende do conhecimento das causas ou dos remdios, conforme o caso, como se o homem no tivesse o direito de ver o que ele no pode nem explicar nem modificar; chama-se "crtica estril" indicao de um mal e esquece-se que o primeiro passo para uma eventual cura a constatao da doena. Seja como for, toda situao oferece a possibilidade, seno de uma soluo objetiva, ao menos de uma reao subjetiva, de uma libertao pelo esprito; quem compreende a verdadeira natureza do maquinismo, escapar por isso mesmo das

servides psicolgicas da mquina, o que j muito. Dizemos isto sem nenhum "otimismo", e sem perder de vista que o mundo atual um "mal necessrio" cuja raz metafsica est, em ltima anlise, na infinitude do Possvel divino. Mas h outra objeo que preciso levar em conta: alguns diro que sempre houve mquinas e que as do sculo XIX so simplesmente mais perfeitas que as outras, mas esse um erro radical que se encontra sempre, sob diversas formas; uma falta de senso das "dimenses" ou, dito de outro modo, no saber distinguir entre diferenas qualitativas ou eminentes e diferenas quantitativas ou acidentais. Um antigo tear, por exemplo, por mais perfeito que seja, uma espcie de revelao e um smbolo cuja inteligibilidade permite alma "respirar", enquanto que a mquina propriamente "sufocante"; a gnese do tear est ligada vida espiritual o que se percebe, alis, em sua qualidade esttica enquanto uma mquina moderna pressupe ao contrrio um clima mental e um trabalho de investigao que so incompatveis com a santidade, sem falar de seu aspecto de artrpodo gigante ou de caixa mgica, o qual tambm tem um valor de critrio; um santo pode construir ou aperfeioar um moinho dgua ou de vento, mas nenhum santo pode inventar uma mquina, precisamente porque o progresso tcnico implica uma mentalidade contrria espiritualidade, critrio que aparece com uma evidncia brutal, como dissemos, nas prprias formas das construes mecnicas. Precisaremos que, no domnio das formas como no do esprito, falso tudo o que no est de acordo nem com a natureza virgem, nem com um santurio; toda coisa legtima tem, por um lado, algo da natureza e, por outro, algo do sagrado. Uma caracterstica surpreendente das maquinas e que elas devoram matrias geralmente telricas e tenebrosas , em vez de serem postas em movimento pelo homem apenas ou por uma fora natural tal como a gua ou o vento; -se obrigado a saquear a terra para faz-las "viver", o que no o menor aspecto de sua funo de desequilbrio. preciso ser muito cego para no ver que nem a rapidez nem a superproduo so bens, sem falar da proletarizao do povo e do afeamento do mundo;" mas o argumento de base contnua a ser o que enunciamos em primeiro lugar, a saber, que a tcnica s pode nascer em um mundo sem Deus um mundo no qual a astcia substituiu a inteligncia e a contemplao. Mas voltemos, aps esta digresso, a nosso tema fundamental: fcil compreender, para um ocidental, como a igualdade dos homens diante de Deus resulta da natureza das coisas, tanto mais quanto as religies monotestas como, de resto, o Budismo neutralizam por sua prpria estrutura os inconvenientes que podem resultar das desigualdades humanas; o fato de que elas aceitem estas desigualdades no plano "leigo" ou "mundano" e que, por outro lado, elas criem hierarquias religiosas no abala em nada sua perspectiva fundamental. Alguns perguntaro por que, dado que tal "nivelamento" espiritualmente possvel, o Hindusmo no poderia colocar-se no mesmo ponto de vista e abandonar as castas; ora, o Hindusmo enquanto tal, ou seja, enquanto totalidade, no tem nem o direito nem o poder de fazer isto, pois evidente que, se uma instituio sagrada existe, porque ela metafisicamente possvel e portanto necessria, o que implica que ela apresenta vantagens que no poderiam ser realizadas de outra forma. De fato, o carter puro e direto da metafsica vedantina seria inconcebvel sem o sistema de castas; a intelectualidade mais transcendente goza na ndia de uma liberdade total, enquanto que esta mesma intelectualidade deve-se acomodar, em outras tradies, com

um esoterismo mais ou menos sibilino ou mesmo "tortuoso" em suas formulaes, e geralmente tambm com certas coaes sentimentais; o preo da simplificao do quadro social. Nas religies semticas, o esoterismo solidrio do exoterismo, e inversamente; a ausncia de castas obriga a certa uniformidade mental que no apresenta menos inconvenientes, do ponto de vista da metafsica pura, do que o sistema de castas apresenta do ponto de vista dos imponderveis da natureza humana; o exoterismo invade habitualmente o terreno do esoterismo, de onde um movimento de pndulo entre esses dois planos, ao qual um Omar Khayyam, sfi ortodoxo, respondeu pelo paradoxo e pela ironia. Onde h um exoterismo ntido, o esoterismo quase no pode-se impedir de andar com "pernas de pau" exotricas, enquanto que na realidade ele representa a essncia da verdade, a qual supera as formas e incidentemente as rompe; o que mostra um caso como o de Al-Hallj, "amante" de Deus que os hindus certamente no teriam condenado. preciso no esquecer que a coletividade representa um princpio de espessamento e de complicao: ela atribui comumente um carter absoluto a fatos, e esta tendncia que o dogmatismo religioso leva em conta a priori. Se o esoterismo pode infundir massa algo de seu mistrio e de suas graas, a massa lhe oferecer em retorno na medida em que ele se entrega a ela suas tendncias ao mesmo tempo "espessantes" e "dissipadoras", de onde uma simplificao doutrinal e uma necessidade de atividade exterior que esto nos antpodas da inteleco e da contemplao. Em suma, convm distinguir, no Isl, quatro planos: h em primeiro lugar o exoterismo (shriah) como tal, que compreende as idias e os meios prprios a sua natureza; depois h o esoterismo (haqiqah/taawwul) no exoterismo, que comporta o que este pde assimilar daquele, e que ele teve mesmo de assimilar, a separao entre os dois planos no sendo estanque; mas tal interferncia sempre coisa pessoal e mstica e no afeta a Lei. H em seguida a situao inversa, ou seja, a perspectiva exotrica infiltrando-se no esoterismo, pelo fato de uma vulgarizao parcial, e historicamente inevitvel: uma perspectiva de atividade e de mrito, de temor e de zelo, combinada com idias esotricas; por fim, h o "esoterismo no esoterismo", se assim podemos dizer, que no seno a gnose liberada, no, certamente, de toda forma, mas de todo formalismo interior e de todo absolutismo mitolgico. Quanto aos aspectos positivos do "nivelamento" muulmano, o Isl no apenas neutralizou as diferenas de casta, ele aboliu tambm as oposies raciais; talvez nenhuma civilizao tenha misturado tanto as raas como o Isl: o mulato aparece nele, em geral, como um elemento totalmente "puro" e honrvel, e no como o pria que ele na prtica nos povos de origem crist; poder-se-ia dizer que o turbante ou o fez est para o muulmano como a pele branca est para o europeu. Para o Isl, as determinaes da natureza so acidentes; a escravido um acidente, ela no tem, portanto, nenhuma relao com o sistema de castas; a humanidade original era sem castas e sem raas; ela que o Isl quer restaurar, em conformidade com as condies de nosso milenar. O caso anlogo no Cristianismo e no Budismo; todo homem so de esprito pode tornar-se sacerdote ou monge; o clero corresponde a uma casta vocacional, no hereditria como a nobreza; a ausncia desse carter hereditrio se acha compensada pelo celibato. J indicamos que, sob esta condio, o Hindusmo admitiria em princpio que um nobrmane pudesse tomar-se brmane em virtude de sua aptido individual e de sua vocao o risco de atavismos negativos sendo ento afastado e de fato h algo deste gnero no estado de ativamshrami que se situa alm das castas, mas com a condio de separar sua pessoa do corpo vivo da sociedade; o fato de haver ordens de sannyss que no admitem seno brmaries no impede que todo homem possa tornarse sannys fora dessas ordens. Notemos tambm que trs avatras de Vishnu, a saber,

Rma, Krishna e o Buddha, eram kshatrias e no brhmanas, apesar de que eles possuam por definio a natureza bramnica no mais alto grau; essa uma manifestao de universalidade ao mesmo tempo que uma compensao, pois Deus, em suas manifestaes diretas e fulgurantes, no se submete a molduras preexistentes, derrogao que exige sua infinitude. A fim de prevenir toda m interpretao, interessante notar aqui que a ausncia de castas propriamente ditas no Isl, ou mesmo na maior parte das outras tradies no hindus, no tem nenhuma relao com uma preocupao de "humanitarismo" no sentido corrente do termo, pela simples razo de que o ponto de vista da tradio o do interesse global e no apenas da satisfao do ser humano; ela no tem de praticar uma pseudocaridade que salva os corpos e que mata as almas. A tradio centrada no que d um sentido vida, e no em um "bem-estar" imediato, parcial e efmero, e concebido como um fim em si; ela no nega a legitimidade relativa e condicional do bem-estar, mas ela subordina todo valor aos fins ltimos do homem. O bem-estar espiritual infelizmente incompatvel, para a maioria dos homens, com um bem-estar terrestre por demais absoluto; a natureza humana tem necessidade de "provaes" tanto quanto de "consolaes". Um determinado indivduo, seja rico ou pobre, pode ser sbrio e desapegado por sua prpria vontade, mas uma coletividade no um indivduo e no tem vontade nica; ela tem algo de uma avalanche contida e no se mantm em equilbrio seno com a ajuda de coaes, e, de fato, as virtudes hereditrias que podem nos espantar em tal ou qual grupo tnico se mantm graas a uma luta constante, seja qual for o plano desta; esta luta tambm faz parte da felicidade, acima de tudo, contanto que ela se mantenha perto da natureza, que maternal, e no se torne abstrata e prfida. No esqueamos, por outro lado, que o "bem-estar" coisa relativa por definio; quando o homem se coloca unicamente no ponto de vista material, ele destri o equilbrio normal entre o esprito e o corpo e desencadeia apetites que no tm em si mesmos nenhum limite. este aspecto da natureza humana que os humanitaristas propriamente ditos negam ou ignoram de forma preconcebida; eles crem que o homem bom em si, portanto independente de Deus, e atribuem seus defeitos, arbitrariamente, a condies materiais desfavorveis, como se a experincia no provasse, no somente que a malcia do homem pode no depender de nenhum fator exterior, mas tambm que esta malcia se desenvolve freqentemente no "bem-estar" e ao abrigo das preocupaes elementares; os desvios da "cultura" burguesa o mostram saciedade. Para as religies, a norma "econmica" expressamente a pobreza, da qual os Fundadores, alis, sempre deram o exemplo trata-se de uma pobreza que se mantm perto da natureza, e no um desnudamento tornado ininteligvel e enfeado pelas coaes de um mundo artificial e irreligioso , enquanto que a riqueza tolerada, pois ela um direito natural e no impede nem o desapego nem a sobriedade, mas ela no o ideal como praticamente o caso no mundo moderno. O Hindusmo particularmente rigoroso sob este aspecto: segundo os Shstras, o luxo propriamente dito aquele que no visa seno o bem-estar fsico e lhe acrescente novas necessidades um "roubo para com a natureza"; seu contrrio, a simplicidade, no , evidentemente, uma privao do necessrio, mas uma recusa do suprfluo, sempre no que diz respeito comodidade fsica, no propriedade como tal; verdade que esse estado de simplicidade foi ultrapassado, na prpria ndia, j h sculos. Seja como for, as pessoas com muita freqncia englobam, hoje em dia, sob um denominador comum o de "misria" a simplicidade ancestral da vida e a simples falta de vveres, confuso que no desinteressada; a noo de "pas subdesenvolvido",

em sua cndida perfdia, muito significativa sob este aspecto. Inventou-se um "padro de vida" maquinista e cientista que se gostaria de impor a todos os povos, e a fortiari queles que so classificados como "atrasados", quer se trate de hindus ou de hotentotes; para os progressistas, a felicidade se identifica a uma multido de complicaes ruidosas e pesadas, prprias a esmagar muitos elementos de beleza e portanto de bem-estar; e, querendo abolir determinados "fanatismos" e "horrores", esquece-se que existem atrocidades no plano espiritual, atrocidades das quais a civilizao dita humanitarista dos modernos est saturada. Para julgar exatamente a qualidade de felicidade de um mundo passado, seria preciso poder se colocar no lugar dos homens que nele viveram e adotar sua maneira de avaliar as coisas, portanto tambm seus reflexos imaginativos e sentimentais; muitas coisas de que passamos a ter o hbito lhes apareceriam como coaes intolerveis s quais eles prefeririam todos os riscos de seu meio; a simples feira e a atmosfera de trivialidade do mundo atual lhes pareceriam o mais sombrio dos pesadelos. A histria como tal no poderia dar conta plenamente da alma de uma poca longnqua: ela registra sobretudo as calamidades e deixa de lado todos os fatores estticos da felicidade; j se disse que a felicidade no tem histria, e isto profundamente verdadeiro. As guerras e as epidemias no mais que certos costumes no refletem, evidentemente, os aspectos felizes da vida de nossos ancestrais, como o fazem, em compensao, as obras artsticas e literrias; a supor que a histria no possa nada nos dizer sobre a felicidade da Idade Mdia, as catedrais e todas as outras manifestaes artsticas do mundo medieval so um testemunho irrecusvel neste sentido, ou seja, elas no do a impresso de uma humanidade mais infeliz que a atual, para dizer o mnimo; como os orientais de antigamente, nossos ancestrais prefeririam sem dvida, se tivessem a escolha, ser infelizes sua maneira a ser felizes nossa. No h nada de humano que no seja um mal sob algum ponto de vista: mesmo a tradio um "mal" sob certos aspectos, pois ela deve entrar em contato com os males humanos e os males humanos a invadem, mas ela ento um "mal menor" ou um "mal necessrio"; seria evidentemente menos falso dizer que ela um "bem", humanamente falando. A verdade pura, que "s Deus bom", e que toda coisa terrestre tem um lado ambguo. Alguns diro, sem dvida, que o humanitarismo, longe de ser materialista por definio, pretende reformar a natureza humana pela educao e pela legislao; ora, contraditrio querer reformar o humano independentemente do divino, este sendo a essncia daquele; tentar faz-lo provocar no fim das contas misrias bem piores que aquelas s quais tentava-se escapar. O humanitarismo filosfico subestima a alma imortal pelo fato mesmo de que superestima o animal humano; ele obriga um pouco a enegrecer os santos para melhor poder branquear os criminosos, pois uma coisa no vai sem a outra. Resulta da a opresso dos contemplativos desde sua tenra infncia: em nome do igualitarismo humanitrio, vocaes so trituradas, gnios so dilapidados pela escola em particular e pela mundanidade oficial em geral; todo elemento espiritual banido da vida profissional e pblica, o que equivale a privar a vida de uma boa parte de seu contedo e a condenar a religio morte lenta. O nivelamento moderno, "democrtico" se quiserem, est nos antpodas da igualdade teocrtica das religies monotestas, pois ele se baseia, no no teomorfismo do homem, mas em sua animalidade e sua revolta. A tese do progresso indefinido se choca, de resto, com a seguinte contradio: se o homem pde sobreviver durante milnios sob o imprio de erros e de tolices

supondo que as tradies no sejam mais do que isto, e ento o erro e a tolice seriam quase incomensurveis a imensido deste engano seria incompatvel com a inteligncia que se atribui ao homem como tal e que se est obrigad6 a lhe atribuir; dito de outro modo, se o homem suficientemente inteligente para chegar ao "progresso" que nossa poca encarna supondo que isso seja uma realidade ele a priori inteligente demais para ter estado enganado, durante milnios, por erros to ridculos quanto os que o progressismo lhe atribui; mas se, ao contrrio, o homem suficientemente tolo para poder ter acreditado nisso por to longo tempo, ele tambm por demais tolo para lhe escapar. Ou ento: se os homens atuais tivessem enfim chegado verdade, eles deveriam ser superiores em proporo aos homens de outrora, e esta proporo seria quase absoluta; ora, o mnimo que se pode dizer que o homem antigo medieval ou da Antigidade no era nem menos inteligente nem menos virtuoso que o homem moderno, longe disso. A ideologia do progresso um desses absurdos que chocam pela falta de imaginao, bem como pela falta do senso das propores; , de resto, essencialmente uma iluso de vaishya, um pouco como a "cultura", que no seno uma "intelectualidade" sem inteligncia. Mas voltemos questo das castas: a ausncia de castas exteriores pois as castas naturais s poderiam ser abolidas na santidade, ao menos sob certo aspecto exige condies que neutralizam os inconvenientes possveis desta indiferenciao social; ela exige particularmente uma civilidade que salvaguarde a liberdade espiritual de cada um; entendemos com isso no a liberdade para o erro, que evidentemente no tem nada de espiritual, mas a liberdade para a vida em Deus. Essa civilidade a prpria negao de todo achatamento igualitrio, pois ela diz respeito ao que h de mais elevado em ns: os homens esto obrigados dignidade, eles devem tratar-se uns aos outros como santos virtuais; inclinar-se diante do prximo, ver Deus em toda parte, e abrir-se a si mesmo a Deus. A atitude contrria a camaradagem", que nega ao prximo todo o mistrio e mesmo todo direito ao mistrio: colocar-se no plano da animalidade humana e reduzir o prximo ao mesmo nvel, obrig-lo a um achatamento sufocante e desumano. A indiferenciao social s pode ter uma base religiosa: ela s pode se produzir pelo alto, em primeiro lugar religando o homem a Deus, depois reconhecendo Deus no homem. Em uma civilizao como o Isl, no h "meios sociais" propriamente ditos; as regras de comportamento fazem parte da religio, basta ser piedoso para conhec-las, de modo que o pobre se sentir vontade entre os ricos tanto mais quanto a religio est "de seu lado", visto que a pobreza enquanto estado uma perfeio; o rico no ficar chocado, entre os pobres, por uma falta de educao ou de "cultura", pois no h "cultura" fora da tradio, cujo ponto de vista, alis, no nunca quantitativo. Dito de outro modo, o pobre pode ser "aristocrata" sob andrajos, enquanto que no Ocidente a prpria "civilizao" que lho impede; verdade que pode-se encontrar camponeses aristocratas na prpria Europa, particularmente nos pases mediterrneos, mas eles so como sobreviventes de uma outra era; o nivelamento moderno destruiu em toda parte as belezas da igualdade religiosa, pois, sendo sua caricatura, ele incompatvel com ela. A casta, como a entendemos, tem essencialmente dois aspectos, a saber, o do "grau e o do "modo" da inteligncia, distino que devida, no essncia do intelecto, mas aos acidentes de sua manifestao. A inteligncia pode ser contemplativa ou escrutadora, intuitiva ou discursiva, direta ou indireta; ela pode ser simplesmente inventiva ou construtiva, ou mesmo reduzir-se ao bom-senso elementar; em cada um desses modos h graus, de modo que um homem pode ser mais "inteligente" que outro ao mesmo tempo em que lhe inferior do ponto de vista do modo. Em outros termos, a

inteligncia pode ser centrada no intelecto, que transcendente e infalvel em sua essncia, ou na razo, que no tem nenhuma percepo direta das realidades transcendentes e no poderia ser garantia, por conseqncia, contra a intruso do elemento passional no pensamento; a razo pode ser determinada em maior ou menor medida pelo intelecto, mas ela pode tambm limitar-se s coisas da vida prtica, ou mesmo aos aspectos mais imediatos e mais rudimentares desta. Ora, o sistema de castas, como dissemos, resulta essencialmente de uma perspectiva da inteligncia, portanto da intelectualidade ou da metafsica, de onde o esprito de exclusividade ou de pureza to caracterstico para a tradio hindu. A igualdade ou antes a indiferenciao realizada pelo Budismo, pelo Isl e por outras tradies se refere ao plo "existncia" mais que ao plo "inteligncia"; a existncia, o ser das coisas, neutraliza e une, enquanto que a inteligncia discerne e separa. Em contrapartida, a existncia por sua natureza (exsistere, ex-stare) "sada" da Unidade, ela portanto o plano da separao, enquanto que a inteligncia, sendo Unidade por sua natureza intrnseca, o raio que remete ao Princpio; a existncia e a inteligncia unem e dividem, mas cada uma sob um aspecto diferente, de modo que a inteligncia divide onde a existncia une, e inversamente. Poderamos nos exprimir tambm da maneira seguinte: para o Budismo que no nega" expres-samente as castas, mas antes as "ignora" todos os homens sao um, em primeiro lugar no sofrimento, e depois na via que liberta; para o Cristianismo, todos so "um", em primeiro lugar pelo pecado original, e depois pelo batismo, penhor da Redeno; para o Isl, todos so "um", em primeiro lugar porque criados de p, e depois pela f unitria; mas para o Hindusmo, que parte do Conhecimento e no do homem, antes de tudo o Conhecimento que e um e os homens so diversos por seus graus de participao no Conhecimento, portanto tambm por seus graus de ignorncia; poder-se-ia dizer que eles so "um" no Conhecimento, mas este s acessvel, em sua pureza integral, a uma elite, de onde o exclusivismo dos brmanes. A expresso individual da inteligncia o discernimento; a expresso individual da existncia a vontade. A perspectiva que d nascimento s castas, como vimos, baseiase no aspecto intelectual do homem: para ela, o homem a inteligncia, o discernimento; por outro lado, a perspectiva da indiferenciao social que se refere ao pio "existncia" parte da idia de que o homem a vontade, e ela distinguir na vontade uma tendncia espiritual e uma tendncia mundana, como a perspectiva do intelecto e das castas distingue os diversos graus de inteligncia ou de ignorncia. Isto permite compreender porque a bhakti ignora praticamente as castas e pode permitir iniciar mesmo prias: porque ela v no homem a priori a vontade, o amor, e no a inteligncia, a inteleco; por conseqncia, h, ao lado das castas baseadas no "conhecer", uma outra hierarquia baseada no "querer", de modo que as categorias humanas se entrecruzam como os fios de um tecido, ainda que o "querer" espiritual se encontre muito mais freqentemente l onde est o "conhecer". Psicologicamente falando, a casta natural um cosmos; os homens vivem em cosmos diferentes, conforme o "real" no qual so centrados; impossvel ao inferior compreender realmente o quem compreende realmente, "e o que ele com superior, pois preende. Por outro lado, pode-se dizer que todas essas categorias humanas se reencontram de certa maneira, ainda que seja muito indireta e totalmente simblica, no somente em cada uma das ditas categorias, mas tambm em todo homem; h ainda uma certa analogia entre as castas e as idades, no sentido de que os tipos inferiores se

reencontram em certos aspectos da infncia, enquanto que o tipo passional e ativo ser representado pelo adulto, e o tipo contemplativo e sereno pelo velho; verdade que o processo em geral o inverso no homem rstico, que no guarda, aps as iluses da juventude, nada mais que o materialismo e que identifica com estas iluses o pouco de nobreza que a juventude lhe havia dado. Mas no esqueamos que cada um destes tipos fundamentais possui virtudes que o caracterizam, de modo que os tipos no-bramnicos no tm somente uma significao puramente privativa: o kshatri)a tem a nobreza e a energia, o vaishya a honestidade e a habilidade, o shdra tem a fidelidade a a diligncia; a contemplatividade e o desapego bramnico contm eminentemente todas essas qualidades. O princpio das castas se reflete no somente nas idades, mas tambm, de outra maneira, nos sexos: a mulher se ope ao homem, em certo sentido, como o tipo cavalheiresco se ope ao tipo sacerdotal, ou ainda, sob outro aspecto, como o tipo "prtico" se ope ao tipo "idealista", se assim podemos dizer. Mas, do mesmo modo que o indivduo no est absolutamente vinculado pela casta, ele no poderia estar vinculado de uma maneira absoluta pelo sexo: a subordinao metafsica, cosmolgica, psicolgica e fisiolgica da mulher evidente, mas a mulher no obstante igual ao homem do ponto de vista da condio humana e, portanto, tambm do da imortalidade; ela igual sob o aspecto da santidade, mas no sob o das funes espirituais: nenhum homem pode ser mais santo que a Virgem Santssima e, no entanto, o ltimo dos padres pode rezar a missa ou pregar em pblico, enquanto que ela fez o podia fazer. Por outro lado, a mulher assume, em face do homem, um aspecto de Divindade: sua nobreza, feita de beleza e de virtude, para o homem como uma revelao de sua prpria essncia infinita, portanto do que ele "quer ser" porque ele o "". Gostaramos de mencionar, por fim, uma certa relao entre a actualizao das castas e o sedentarismo: um fato inegvel que os tipos inferiores so menos freqentes entre os nmades guerreiros que entre os sedentrios; o nomadismo aventuroso e herico faz com que as diferenas qualitativas se encontrem como que submersas em uma espcie de nobreza geral; o tip materialista-servil pouco aparece e, por compensao, o tipo sacerdotal no se separa completamente do tipo cavalheiresco. Segundo a concepo desses povos, a qualidade humana a "nobreza" mantida pelo gnero de vida combativo: no h virtude sem atividade viril, portanto perigosa; o homem se avilta quando no encara de frente o sofrimento e a morte; a impassibilidade que faz o homem; o acontecimento, a aventura, se se quiser, que faz a vida. Esta perspectiva explica o apego desses povos os bedunos, os tuaregues, os peles-vermelhas, os antigos mongis a seu nomadismo ou semi-nomadismo ancestral, e tambm seu desprezo pelos sedentrios, sobretudo os citadinos; de fato, os males mais profundos de que a humanidade sofre vieram das grandes aglomeraes urbanas, no da natureza virgem. No cosmo, tudo oferece ao mesmo tempo um aspecto de simplicidade e de complexidade, e h em todo domnio perspectivas que se referem a um ou outro desses aspectos; a sntese e a anlise esto na natureza das coisas, e isto verdadeiro para as sociedades humanas como para outros domnios; , portanto, impossvel que no haja castas em parte alguma, ou que elas no estejam ausentes em lugar nenhum. O Hindusmo no tem, a rigor, "dogmas", visto que nele todo conceito pode ser negado, com a condio de que o argumento seja intrinsecamente verdadeiro; mas esta ausncia de dogmas propriamente ditos, ou seja, "inamovveis", impede ao mesmo tempo a

unificao social. O que a torna possvel, particularmente nas religies monotestas, precisamente o dogma, que desempenha o papel de um Conhecimento transcendente acessvel a todos; o Conhecimento enquanto tal inacessvel maioria, mas ele se impe a todo homem sob a forma da f, de modo que o "crente" algo como um brmane "virtual" ou "simblico". O exclusivismo do brmane em relao s outras castas se repete, mutatis mutandis, no exclusivismo do "crente" em relao aos "incrdulos" ou "infiis", nos dois casos, o "Conhecimento" que exclui, quer se trate da aptido hereditria ao Conhecimento puro, ou do fato de um conhecimento simblico e virtual, ou seja, de uma crena religiosa. Mas, na f revelada como na casta instituda, a excluso que condicional e "ofensiva" no primeiro caso, e incondicional e "defensiva" no segundo no pode ser mais que "formal", no "essencial", pois todo santo "crente", seja qual for a sua religio, ou "brmane", seja qual for a sua casta. Seria preciso talvez detalhar, no que diz respeito questo dos dogmas, que os pilares doutrinais do Hindusmo so em parte "dogmas mveis", ou seja, que perdem sua absolutez em planos superiores ao mesmo tempo em que a guardam inabalavelmente no plano ao qual eles se referem, fazendo-se abstrao das divergncias legtimas de perspectiva; mas em tudo isto no h nenhuma porta aberta para o erro intrnseco, sem o que a tradio perderia sua razo de ser. A partir do momento em que discernimos entre o verdadeiro e o falso, a "heresia" torna-se possvel, seja qual for nossa reao a seu respeito; ela , no plano das idias, o que o erro material no plano dos fatos. A casta, em seu sentido espiritual, a "lei" (dharma) que rege determinada categoria de homens em conformidade com suas qualificaes; neste sentido e neste sentido apenas que a Bhagavad-Gt diz: "Mais vale para cada um sua prpria lei de ao, mesmo imperfeita, que a lei de outro, mesmo bem aplicada. Mais vale perecer na prpria lei; perigoso seguir a lei de outro" (III, 35) 22 E do mesmo modo o MnavaDharma-Shstra: "Mais vale cumprir suas prprias funes de uma maneira defeituosa do que realizar perfeitamente as de outro; pois aquele que vive no cumprimento dos deveres de outra casta perde imediatamente a sua" (X, 97). 2.7 - A "INTOCABILIDADE" (SITUAO DOS PRIAS) GONZLEZ-BALADO (1978:38-39) mostra as desigualdades sociais na ndia: Quem viveu mal, por castigo, se reencarnar num animal ou numa casta inferior. Quem viveu bem, recebe como prmio a reencarnao em uma casta social mais elevada. Na ndia, as castas so quatro: brmanes, guerreiros, comerciantes e lavradores. Sobra uma quinta categoria de pessoas - de muitos milhes - que no pertence a casta alguma: so os prias. Eles no tm direitos. No podem ser tocados nem admitidos no trato social, por causa do risco de contgio. Os brmanes gozam do privilgio de terem vivido bem em existncias precedentes; esta a convico religiosa comum.

Os prias sofrem o castigo por terem vivido mal nas existncias anteriores. GANDHI (1998) fala sobre a "intocabilidade": Considero a "intocabilidade" a maior mcula do hindusmo. (p. 24) [...] mesmo na poca eu acreditava que a "intocabilidade" no fazia parte do hindusmo; e que, se fizesse, esse hindusmo no era para mim. (p. 49) [...] do fundo do corao, odeio o repugnante sistema da "intocabilidade" pelo qual milhes de hindus se tornaram responsveis. (p. 70) No quero renascer. Mas se precisar nascer de novo, gostaria de nascer um "intocvel", para poder partilhar as tristezas, os sofrimentos e as afrontas que lhes so impostos e para que eu possa me esforar para libertar a mim e a eles dessa miservel condio. (p. 93) NOOTEN (2002) fala nas "castas dos "intocveis": Fora do sistema de castas, havia as "castas dos "intocveis": os povos tribais das montanhas, como os Kiratas, os persas e os gregos bactrianos. MEHTA (1998:144) mostra as conquistas atuais dos "intocveis": Hoje, os 200 milhes de indianos pertencentes s castas inferiores possuem seu prprio partido poltico, e tm representaes impressionantes nos outros partidos. Em http://www.an.com.br/2000/jul/07/0mun.htm lemos o seguinte texto sobre os dalits (prias): Pobres reagem discriminao na ndia Vtimas do sistema de castas que domina o pas, os assim chamados dalits, vivem como uns fantasmas Carla POWER Newsweek Aps sculos de discriminao, os dalits da ndia esto revidando - usando o voto e a desobedincia civil para reivindicar seus direitos. No papel, os moradores da favela Estrada Lodi, de Nova Dlhi, nem existem. Os dalits, (literalmente, "gente arruinada", conforme os membros da casta dos "intocveis" so chamados), no aparecem nas listas eleitorais, nos cartes de distribuio de alimentos ou nas contas d''gua. Amontoadas sombra da Corporao de Habitao e Urbanismo da ndia, as cabanas da favela so feitas de barro, papelo e sacos plsticos. Crianas brincam com porcos na lama; mes lavam roupas em gua de esgoto.

Esses "kabariwallahs", ou caa-restos, selecionam lixo ou carregam esterco humano para ganhar algumas rpias. As crianas pedem esmolas no semforo prximo. Ningum vai escola. Conforme diz Om Prakash, caa-restos que vive ali h 40 anos, "temos direito vida". o que muita "gente quebrada" da ndia tem. Sua ndia no a que o presidente americano Bill Clinton viu durante a viagem que fez no incio deste ano - terra de gurus dos softwares e classe mdia em rpido crescimento. Os dalits podem viver no pas democrtico mais populoso do mundo, mas suas vidas so moldadas por um sistema de apartheid (segregao) consagrado. H 3.500 anos o sistema indiano de castas classifica as pessoas dentro de uma hierarquia rigorosa segundo a classe e o emprego. As castas "intocveis", que fazem o trabalho "sujo" da sociedade, esto bem na base da estrutura social. Vilas esto divididas em aldeias de dalits e de castas superiores. Nas aldeias, os proscritos no tm acesso aos templos hindus. Nas zonas rurais, os dalits so com freqncia vtimas de assdio, estupro e outras formas de violncia dos senhores pertencentes a classes mais altas. No ms passado, um contingente de milicianos no Estado de Bihar invadiu a cidade de Miapur e matou a tiros 35 aldeos de classe inferior, oito dos quais eram dalits. O massacre foi o oitavo grande ataque relacionado com castas em Bihar, nos ltimos seis meses. H muito tempo a constituio indiana proibiu a discriminao contra os dalits. A ndia tem um presidente dalit e mais de 100 dalits no Parlamento. Mas, apesar dos sistemas de cotas de empregos no servio pblico e na educao, membros das castas superiores como brmanes e xtrias tm o monoplio do poder; controlam os negcios, a mdia e o governo. Aps sculos de tamanha discriminao, os dalits comeam a revidar. Iniciaram a luta pelos seus direitos civis, motivados pelas campanhas de libertao dos negros americanos e dos sul-africanos. Essa nova disposio de nimo irrita os poderosos e provoca uma luta cada vez mais sangrenta. Segundo o Movimento de Educao dos Direitos Humanos da ndia, organizao nogovernamental com sede em Madras, a cada hora dois dalits so agredidos, trs mulheres dalits so estupradas, dois dalits so assassinados e duas casas de dalits so incendiadas. O movimento dalit novo e fragmentado. At o termo "dalit" abrange vrias subcastas e tribos, muitas das quais falam lnguas diferentes. Ao contrrio do apartheid racial na frica ou da discriminao dos sexos no mundo muulmano, o movimento contra o privilgio das castas no atraiu a ateno do Ocidente - por enquanto. H sintomas de mudana. No comeo deste ano, a Campanha Nacional pelos Direitos Humanos dos Dalits pediu que a Conferncia da ONU sobre Racismo, no prximo ano, inclua o combate aos privilgios de casta em sua agenda.

Um parlamentar dalit, Buta Singh, diz: "Se a ndia pde tornar-se independente da Inglaterra, por que os dalits no podem ser independentes desse povo preocupado com castas?" Mas mudar um sistema consagrado pelos textos religiosos indianos vai ser difcil. Milhes de dalits tentaram escapar do sistema convertendo-se ao islamismo, cristianismo ou budismo. Acontece que o sistema est to enraizado na sociedade do Sul da sia que as castas persistem nas comunidades crists e muulmanas. Alm do mais, o movimento dalit ameaa os privilgios das classes superiores. Poucas pessoas destas castas se interessam em alterar uma ordem social que lhes fornece mode-obra barata e posio social. Alguns membros das classes superiores reagiram aos dalits com "atrocidades", como os crimes motivados pelo dio so chamados na ndia. Os menores gestos de afirmao de direitos - um dalit que concorre cmara municipal, um menino dalit que se apaixona por uma menina de casta superior, um dalit que consome gua de quem pertence a casta mais alta - podem provocar violncia. Informase que lderes das castas superiores e at policiais estupraram mulheres dalits para dar a seus maridos e irmos "lies" sobre o perigo de exigir salrio mnimo ou reclamar a devoluo de terras perdidas, segundo o Relatrio do Human Rights Watch de 1999. "O aumento das atrocidades uma conseqncia da reivindicao de direitos das castas inferiores", comenta Dipankar Gupta, professor de sociologia na Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Dlhi. "Nas geraes anteriores, dalits no eram espancados porque ''conheciam o seu lugar''". J no esse o caso. As bases ganham fora. Talvez o movimento mais radical seja o dos Panteras Dalit, uma organizao de resistncia tmil nadu que se baseia nos Panteras Negras afro-americanos. Liderados por Thirumal Valavan, de 34 anos, cujos emocionantes discursos de duas horas em comcios o transformam numa figura venerada na regio, os Panteras no pregam abertamente a violncia. Mas o grupo incentiva os dalits a proteger seus direitos por todos os meios necessrios. No final do ano passado, Valavan concorreu ao Parlamento e perdeu. O legado de sua tentativa de se eleger foi a destruio. Para assustar eleitores dalits, bandos das classes superiores incendiaram 21 aldeias no distrito Cuddalore, destruindo mil cabanas. Atacaram 60 homens dalits, matando um. Valavan, que raramente sai de casa sem seus cinco guarda-costas, recebe com freqncia ameaas de morte. "Recebi uma recentemente que dizia: ''Vamos decepar sua cabea dentro de um ms por lutar contra pessoas das classes superiores''", contou. Apesar do perigo, os dalits assumem riscos para se livrar das tradies rurais. Tm entrado em casas de ch e quebrado xcaras do sistema de "duas xcaras", que obriga os dalits a beberem em recipientes separados. Invadem templos, violando a multicentenria proibio do ingresso de dalits nos lugares sagrados hindus das castas altas. Noivos hindus vo a cavalo cerimnia de seu casamento - mas patrulheiros das classes superiores atacam dalits por tentarem fazer o mesmo. Em junho do ano passado no Rajasto, um noivo dalit fez o percurso num cavalo pela primeira vez, protegido por 400 policiais, ambulncias e equipes de mdicos.

Os dalits no tm lder nacional, mas uma nova gerao de ativistas surgiu. No Estado sulino de Karnataka, o casal M. C. e Jyothi Raj est organizando dalits em 300 vilas por meio da Sociedade para o Desenvolvimento da Educao Rural (REDS), mantida por alemes. Na ltima dcada, a campanha da REDS pelos direitos dos dalits ganhou fora. No incio desde ano, depois que uma multido de castas superiores matou sete dalits carbonizados, a REDS mobilizou milhares de dalits que bloquearam dez rodovias federais, forando o governo a fornecer abrigo e indenizao s famlias das vtimas. Em janeiro, o casal Raj lanou a Era Ambedkar - um ano de promoo do orgulho dalit. Em Tumkur, M. C. Raj falou a uma multido de 40 mil dalits, contando-lhes como seu povo fora o habitante inicial da ndia antes da invaso dos indianos arianos. Muitos dos ouvintes no se haviam considerado mais que simples proscritos da sociedade indiana. "Pensvamos que ser um dalit significava ser inferior", diz Thippeswany, um dalit. "Ento por que devamos fazer trabalho de escravo para essa gente? Temos nosso lado humano, merecemos igualdade." Os poucos dalits que tiveram a sorte de conseguir servio de escritrio ou burocrtico concordam. At nos corredores do poder, profissionais dalits encontram discriminao. Dois anos atrs, quando o juiz de um tribunal superior em Uttar Pradesh assumiu o posto antes ocupado por um dalit, receou tanto ser maculado por seu antecessor de casta inferior que mandou "purificar" os gabinetes com gua do sagrado Rio Ganges. Alguns indianos de casta superior so contra a ao afirmativa do governo, que diz garantir emprego em excesso para gente de casta inferior - em detrimento das outras castas. Pela constituio, existem "reservas", ou cotas, para os dalits: cerca de 23% dos empregos governamentais e vagas em universidades so reservados a "castas e tribos especficas". Ativistas dalits argumentam que at o ano passado mais de 1 milho de empregos "reservados" no tinham sido preenchidos, evidentemente por no haver dalits com qualificao profissional para preench-los. O governo da ndia est insistindo numa reviso constitucional, e os dalits receiam que venham a perder suas cotas. "Conversa fiada", replica Maneka Gandhi, ministra de Justia e Emancipao Social. Ela diz que o objetivo da reviso "verificar o que precisamos fazer para melhorar as coisas". Muitos dalits receiam que o recente avano da ndia para a economia privatizada, aberta ao investimento estrangeiro, venha a prejudicar as castas inferiores. A indstria privada no tem cotas. "Assim que o setor privado se tornar o mais forte", diz Ambrose Pinto, chefe do Instituto Social Indiano, com sede em Nova Dlhi, "os dalits no tero nenhuma chance." Mas outros dizem que uma economia aberta vai trazer exatamente o oposto - oportunidades, pois investidores estrangeiros no se preocupam com castas. Nas eleies cmara municipal de Tumkur no incio do ano, houve candidatos dalits pela primeira vez. Um dalit chamado Ramesh K., a exemplo de outros 300 dalits no mesmo distrito eleitoral, venceu. Sua me encarquilhada, Lakshmamma, diz que est notando uma mudana histrica. 2.8 - TRADIO VERSUS MODERNIDADE

BOUGL (1993:88) mostra como a presena inglesa acabou introduzindo uma mentalidade mais livre de preconceitos e passando por cima de tradies retrgradas: enfim a administrao que oferece mudanas inesperadas: torna-se agente, funcionrio, recebedor, controlador: numerosos brmanes tornam-se policiais e carregam sem escndalo - que diriam seus ancestrais! - cintos de couro. A ambio indgena no se restringe em princpio aos degraus inferiores do funcionalismo: nada impede "a priori" que um hindu das mais baixas castas, que tenha passado com sucesso nas provas dos concursos regulamentares, se eleve na escala do "civil service" aos postos de direo. Compreende-se por a que no sejam somente as profisses que mudaram, mas tambm as situaes sociais: ao mesmo tempo que a especializao, a hierarquia tradicional foi modificada substancialmente. Uma espcie desconhecida, parece, da ndia antiga - o "selfmade man", o homem novo, - vai surgir. Se um membro de uma casta inferior se encontra, conforme a exignciai dos concursos, em igualdade de condies, investido de uma parte do poder pblico, como o respeito no seria desviado dos setores tradicionais? Os efeitos dessas mudanas de valor se faro sentir at sobre os casamentos: bem-sucedidos e diplomados comeam, diz-se, a alcanar destaque em determinados meios, mesmo sem pureza genealgica. Gita MEHTA tem escrito muitas coisas interessantes sobre a ndia, mostrando os apectos positivos do seu pas aos estrangeiros, contrabalanando a imagem do pas conhecida pelos no-indianos, que ali acreditam existir a fome, a pobreza e o analfabetismo. Em um de seus livros (Escadas e Serpentes) encontramos um artigo que merece ser transcrito e s no o fazemos quanto a outros para no transcrevermos quase seu livro inteiro. O texto chama-se ESCRITURAS e tem muito a ver com a luta que se trava entre o tradicionalismo, representado por muitos dos 80,3% de hindustas, e a modernidade, alavancada pelos outros hindustas progressistas e os demais segmentos religiosos ou no, continuadores diretos ou indiretos de Gandhi e Ambedkar. Na dcada de 1890, quando a terrvel crueldade do sistema de castas ainda negava educao a milhes de indianos, o soberano de Baroda, um dos maiores reinos da ndia, franqueou a educao para todas as castas. Na ndia antiga as castas haviam sido um pouco como as corporaes medievais, servindo simplesmente para descrever a ocupao das pessoas. Embora pertencesse casta mais baixa, o sbio vyasa o poema pico-religioso da ndia, o "Mahabhata", e o filho de uma mulher de casta inferior criara o glorioso imprio maurya. Com efeito, quando seu neto, o imperador Asoka, converteu-se ao budismo, as grandes universidades por ele criadas disseminaram os ensinamentos de Buda e com o tempo eles se tornaram a religio da sia.

Mas ao longo dos milnios o sistema de castas foi degenerando, at que a ocupao das pessoas se transformou num fato imutvel de nascena. Os membros da casta mais baixa, dos lixeiros e catadores de lixo, eram tratados como antema, poluindo as demais castas com a sua mera sombra. Eram os chamados "intocveis". A morte era o castigo para um "intocvel" que pretendesse instruir-se. As Leis de Manu, seguidas pelos hindustas ortodoxos, determinavam a forma de execuo. Se algum "intocvel" chegasse a ouvir palavras em snscrito, a linguagem dos livros sagrados, era executado mediante o derramamento de chumbo derretido nos ouvidos. Em Baroda, finalmente autorizado a instruir-se, um jovem "intocvel" estudou com tal afinco que conseguiu obter o grau de bacharel na Universidade de Bombaim. Em seguida ganhou uma bolsa de estudo para a Universidade de Colmbia, em Nova York. Deixando os estados unidos j como PhD, foi para a Universidade de Londres e obteve o grau de doutor em Cincias. Duas vezes o menino "intocvel" realizara o impossvel. Viria a ser o Dr. Ambedkar. Na ndia, o Mahatma Gandhi insistia para que os "intocveis" fossem chamados "harijans", filhos de Deus. Mas o Dr. Ambedkar sabia que mesmo com outro nome os "intocveis" continuariam sendo o detrito de uma religio, o inferno em vida do qual os hindustas buscavam libertar-se mediante boas aes, a serem reconhecidas em futuros renascimentos, ao longo da escalada da reencarnao. Decidido a modificar um vasto continente no qual quase um tero da populao era explorado pela discriminao de casta, o Dr. Ambedkar obteve novo grau em londres, desta vez em Direito. Em 1946 formou-se uma comisso para redigir a Constituio da ndia, e em 1947 o Dr. Ambedkar passou a presidi-la. Durante os quatro longos anos necessrios redao da Constituio, o subcontinente foi sacudido pela mudana. Os britnicos partiam. Quinhentos soberanos independentes reuniam seus domnios para formar a ndia e o Paquisto, e as metades ocidental e oriental do Paquisto estavam separadas uma da outra por 1500 quilmetros de ndia. No dia seguinte ao da libertao das duas novas naes - ndia e Paquisto -, a GrBretanha anunciou a temida partio e o subcontinente explodiu em carnificinas. Hindustas, muulmanos e sikhs abandonaram suas terras ancestrais em uma das maiores migraes da histria humana - uma migrao que em apenas um ano deixaria 1 milho de mortos e mais de 7 milhes de desabrigados. Ao longo de toda essa devastadora turbulncia, o trabalho de redigir a Constituio prosseguia. Para assessor-lo na redao, o Dr. Ambedkar dispunha no somente das Constituies do mondo ocidental, como tambm da grande obra indiana sobre a cincia do governo o "Arhya Shastra", atribudo a Kautilya, ministro da corte do imprio maurya. A Histria tambm estava sua disposio.

Na terceira e ltima leitura da lei que instituiu a Constituio da ndia, o Dr. Ambedkar disse: "No se pode dizer que a ndia no saiba o que a Democracia. Houve um tempo em que havia inmeras repblicas na ndia. No se pode dizer que a ndia no conhea os parlamentos, ou os procedimentos parlamentares. Os Shangas [ordens monsticas budistas] possuam regras sobre a distribuio dos assentos, sobre as moes, resolues, quorum, lideranas, contagem de votos, votao, moes de censura, regularizao, res judicata etc. [...], retiradas das assemblias polticas que funcionavam poca. A ndia perdeu esse sistema democrtico, teremos de perd-lo uma segunda vez? Se desejarmos manter a democracia no apenas na forma, mas tambm de fato [...] devemos observar a cautela que John Stuart Mill recomendou a todos os interessados na permanncia da democracia, isto , no entregar suas liberdades nem mesmo a um grande homem, nem dar-lhe poderes que lhe permitam subverter as instituies. O culto do heri o caminho seguro para a degradao e, mais adiante, para a ditadura." A Repblica Soberana da ndia foi proclamada formalmente em 26 de janeiro de 1950, governada por uma Constituio que garante que: O Estado no negar a nenhuma pessoa igualdade diante da lei; O Estado no discriminar nenhum cidado por motivo de religio, raa, casta ou sexo; A "intocabilidade" fica abolida, e sua prtica, sob qualquer forma, proibida. A ndia estava preparada para ir s urnas para a primeira eleio geral. Naquela grande ocasio o advogado "intocvel" que redigira a com stituio do pas recordava ao povo da ndia que ela seria apenas um pedao de papel enquanto no ficasse inscrita no corao dos cidados. Apesar de esforos progressistas ainda se vem situaes estranhas: http://www.vaticanradio.org/portuguese/brasarchi/2002/RV33_2002/02_33_33.htm MULTIPLICAM-SE CASOS DE PERSEGUIO A CATLICOS NA NDIA Cidade do Vaticano, 16 de agosto (RV) Recentemente, foi apresentado na ndia, um informe sobre a situao em que vive a comunidade crist nesse pas. O documento apresentado por Pe. George Plackapilly, Secretrio-executivo para a educao e a cultura, da Conferncia Episcopal da ndia recordou que o artigo 30 da Constituio da ndia, garante s minorias religiosas o direito de estabelecer e administrar livremente seus prprios institutos escolares.

Entretanto, o sacerdote advertiu aos 22 congressistas catlicos do pas, que existe uma estratgia de grupos "antiminorias" para abolir ou interpretar equivocadamente aquele artigo da Constituio. Isso ocorre num contexto no qual se multiplicam os casos de perseguio religiosa aos catlicos na ndia. No ltimo 18 de julho, uma religiosa foi detida pela Polcia de Ambikapur no Estado de Chattisgarh, ndia central _ e condenada a seis meses de priso, sob a acusao de ter feito com que alguns hindus se convertessem f crist. (SP) Em http://utopia.com.br/anistia/noticias/not00_05.html#2 l-se: Defensores dos Direitos Humanos comunicam AI os riscos que enfrentam Os defensores dos Direitos Humanos, na ndia, trabalham em vrios aspectos de toda a estrutura dos direitos, enfrentando enormes desafios. Em Madhya Pradesh, em 8 de maro de 2000, cerca de 200 mulheres estavam entre as vrias centenas de pessoas que protestavam pacificamente, e que foram espancadas pela polcia e arrastadas para fora do local de protesto. A demonstrao era contra a construo da represa de Maheshwar, que ameaa deslocar essas pessoas e suas famlias. No dia anterior, as autoridades tinham proibido reunies na rea - ordem usada com freqncia na ndia, para banir protestos pacficos. O dia seguinte assinalava o quarto aniversrio do seqestro, pela polcia de segurana, de Jalil Andrabi, defensor de Direitos Humanos, no estado indiano de Jammu e Cachemira. Seu corpo foi encontrado 19 dias aps o seqestro. Em 9 de maro de 2000, foi adiada a audincia do caso contra os responsveis, retardando, uma vez mais, o processo de prestao contas sobre a morte de Jalil. Os riscos enfrentados pelos defensores dos Direitos Humanos das comunidades dalit (grupo em desvantagem, devido hierarquia de castas) aliam-se discriminao que enfrentam na sociedade. Em julho de 1998, um ativista dalit do distrito de Jalma, em Maharashtra, foi atacado e morto por membros da casta superior de sua aldeia, quando ele voltava, no meio da noite, para visitar a esposa e o filho recm-nascido. Ele fora banido do distrito por dois anos, por lhe terem sido atribudos vrios delitos criminosos pela polcia (supostamente instigada por um dono de fbrica local, que se opunha s atividades de conscientizao da comunidade dalit sobre seus direitos). Acredita-se que a lngua, os braos e as pernas do ativista tenham sido cortados, antes de seu corpo ter sido queimado. Em 1999, como parte do Projeto dos Defensores dos Direitos Humanos no Sul da sia da AI, os defensores de Direitos Humanos de toda a ndia foram contatados, para que falassem das dificuldades que enfrentam, inclusive a priso de manifestantes pacficos, torturas, maus tratos, ameaas, hostilidades, acusaes falsas, "desaparecimentos" e execues extrajudiciais. Estas preocupaes so abordadas em um novo relatrio: Perseguidos por desafiarem a injustia - defensores dos Direitos Humanos na ndia (ASA 20/08/00)

Vous aimerez peut-être aussi