Vous êtes sur la page 1sur 15

A relao porto-cidade em So Sebastio no contexto da sua evoluo histrico-espacial Heloisa dos Santos Reis1 Universidade de So Paulo - Brasil helosreis@gmail.

com Resumo
O municpio de So Sebastio, localizado no litoral norte do estado de So Paulo (Brasil), abrange em seu espao porturio os stios do porto pblico e do Terminal Martimo Almirante Barroso da Petrobras (TEBAR). Sua histria sempre esteve relacionada com o desenvolvimento da atividade porturia na regio: inicialmente pelo surgimento de seu porto histrico, seguindo-se pela construo do porto organizado e a instalao do terminal martimo; de maneira que, em seu espao urbano atual, ntida a presena dos objetos tcnicos que servem esta demanda. Este estudo visa expor e analisar alguns elementos a respeito da relao portocidade no municpio em questo. Baseando-se na reviso bibliogrfica acerca da temtica e nos trabalhos de campo desenvolvidos, buscamos entender como a evoluo e o desenvolvimento histrico do espao porturio contribuiu para a organizao e transformao do espao urbano de So Sebastio, expondo os conflitos engendrados neste processo, quais sejam: disputa por espao, impactos ambientais e competio com a atividade turstica. Assim, partindo do espao como pressuposto metodolgico, o estudo em tela pretende contribuir para o debate acerca da relao porto-cidade sob uma perspectiva geogrfica, de maneira a melhor compreender as transformaes e desafios que se colocam contemporaneamente para estas cidades. Palavras-chave: Espao Porturio, Geografia Porturia, Relao Porto-Cidade, So Sebastio/SP.

Introduo As redes de transportes martimos constituem sistemas tcnicos que materializam-se no espao com o objetivo de transportar geograficamente os atributos das cargas, mercadorias, do local de origem a um destino, conferindo aos mesmos um valor adicional durante o processo. Na medida em que estas redes atuam como facilitadoras dos movimentos de troca e interligao entre diferentes fraes do espao (no caso, martimo e terrestre), podemos afirmar que tambm desempenham um papel importante na estruturao e organizao dos espaos e territrios. Neste sentido, os portos como objetos tcnicos que possibilitam a realizao dos fluxos de mercadorias entre a terra e o mar, ou seja, em uma poro especfica do espao geogrfico, constituem-se em importantes
Aluna de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Geografia Humana do Departamento de Geografia (DG) da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas (FFLCH) da Universidade de So Paulo (USP).

elementos dessa rede de transportes, que atualmente representa o modal mais eficiente e econmico para grandes distncias. Por conseguinte, so elementos dinamizadores de considerveis transformaes espaciais, visto que, como acima salientado, demandam uma srie de intervenes em seus respectivos espaos porturios, os quais de maneira geral esto inseridos em um espao mais amplo, no qual convivem com outros tipos de usos e atividades econmicas. na dinmica acima exposta que podemos inserir o estudo de caso trazido ao debate no presente trabalho, que em linhas gerais buscou caracterizar e analisar a relao porto-cidade em So Sebastio, municpio localizado no litoral norte do estado de So Paulo (Brasil); o que pretendemos fazer com base em uma breve reviso bibliogrfica acerca da temtica aliada ao conhecimento da realidade da rea de estudo, a qual para fins metodolgicos denominamos: espao porturio2. No contexto brasileiro, os portos ao longo da histria foram importantes indutores do crescimento urbano em seu entorno imediato, e, nesse sentido os estudos que busquem entender o modo como esse processo aqui se desenvolveu, bem como as suas implicaes atuais, mostram-se de grande relevncia, especialmente, quando feitos pelo vis da Geografia, cujo interesse pela temtica porturia apenas retomado em tempos recentes3. Ademais, o presente estudo de caso mostra-se como uma fonte valiosa de reflexo, j que importantes transformaes anunciam-se para a regio, com a descoberta de reservas petrolferas em suas proximidades (Bacia de Santos), bem como do projeto de expanso do porto pblico o que, em contrapartida, destoa da carncia de estudo que envolvam a atividade porturia na regio. A relao porto-cidade: aportes terico-metodolgicos O estudo da relao porto-cidade tem feito parte da pauta de discusso dos trabalhos geogrficos, de maneira mais incisiva, desde a dcada de 1960.
2

Tal expresso tem o intuito de delimitar a rea de influncia da atividade porturia no municpio, com seus respectivos fixos e fluxos, bem como expor as contradies existentes entre a realidade do porto pblico e do terminal privativo, que apesar de imbricadas, possuem dinmicas distintas, mas que juntas so responsveis pelo modo como a atividade porturia l se organiza. 3 No Brasil os estudos que visavam o entendimento dos portos sob uma perspectiva geogrfica foram comuns na dcada de 1960 e 1970, tendo, contudo, perdido espao aps esse perodo. Tal quadro vem se modificando especialmente a partir da dcada de 1990 em decorrncia, principalmente da centralidade dos portos para as exportaes nacionais e do esforo para uma insero do pas no mercado mundial (modernizao da infra-estrutura).

De maneira geral, a relao portocidade abrange questes concernentes ao espao de interface entre essas duas entidades (figura 1), ou seja, entre o porto e o seu entorno urbano. Tratar desse processo como ele se apresenta atualmente torna necessrio abord-lo sob diferentes ngulos, e apesar de a maioria dos estudos
Figura 1: Esquema representativo da interface portocidade e seus principais aspectos delimitadores. Fonte: Rodrigue & Slack, disponvel em http://people.hofstra.edu/geotrans/eng/ch4en/conc4en/ portsiteconstraints.html (acesso em dez/2010).

focarem-se especficos

na e,

anlise por

de

casos

conseguinte,

obterem explicaes tambm muito es-

pecficas a tais realidades, resta claro que at bem antes da Segunda Guerra
(acesso em dez/2010).

Mundial os portos criavam cidades, e grandes portos criavam grandes cidades. Desde ento, contudo, essa relao tornou-se mais complexa (NORCLIFFE ET AL,1996 apud DAAMEN, 2007; p. 6), de forma que questes como competio regional e a globalizao tornam-se centrais para a sua compreenso dessa relao na atualidade. Para DUCRUET (2005), a principal questo que se coloca, a do paradoxo que se instaura, especialmente nas ltimas dcadas, entre a dinmica interna da cidade e a mobilidade dos fluxos demandados pelos portos. Nesta perspectiva, ao mesmo tempo em que a cidade transforma-se em uma barreira para o desenvolvimento e expanso fsica do porto e demais equipamentos porturios, o porto, ainda figura como um atrativo econmico para a dinamizao da economia e da centralidade da cidade, o que em verdade nos revela a ambiguidade essencial entre os tempos longos dos sistemas urbanos e os tempos curtos dos fluxos (p. 2). Disso resultando, muitas vezes uma relao difcil e conflituosa entre o porto e a cidade, corroborando para uma ciso e distanciamento entre eles, no qual a cidade ignora o porto e este, por sua vez, cresce como um organismo alheio urbe4 (LLOVERA, 1999; p. 209).

Grifo no original.

Muitos autores consideram o recuo do front martimo como a expresso mxima do distanciamento entre porto-cidade, consistindo este em um abandono pelos portos das reas centrais das cidades em busca de novas localizaes em suas proximidades, culminando no enfraquecimento na relao do porto com a cidade que o abriga, bem como em uma perda da identidade no uso da terra no front martimo (DAAMEN; 2007; p. 6). No entanto, apesar de este ser um processo bastante recorrente na atualidade, no podemos afirmar que ele seja absoluto, ou mesmo uma tendncia. As particularidades histricas, o nvel de insero de um determinado espao porturio no contexto mundial, e especialmente o modelo de gesto porturia ao qual ele est submetido so aspectos que tambm tem influncia na maneira como cidade e porto se relacionam, e talvez, nesse sentido, os portos de terceira gerao5 sejam os que estejam na contramo desse processo, observando-se neles um fortalecimento dos vnculos. No que diz respeito evoluo da relao de um porto com a cidade que o abriga, existem alguns modelos tericos que revelam as fases de integrao e de segregao no tempo e no espao. BIRD (1963) apud RODRIGUE & SLACK (2006) formulou um modelo denominado Anyport, baseando-se nas mudanas e no desenvolvimento das infraestruturas porturias e suas repercusses no espao, especialmente com base na anlise da realidade dos portos britnicos. O modelo prope trs estgios (figura 2), no qual a partir de um stio porturio inicial com um pequeno cais lateral adjacente ao centro da cidade, todo espao passa a sofrer mudanas em sua organizao em decorrncia da evoluo das tecnologias martimas e inovaes no manuseio das cargas. De maneira sucinta, a primeira fase (assentamento) consiste em uma forte dependncia do porto para com as condies geogrficas do stio onde est inserido. A forma de um porto original, muitas vezes pensado para desenvolver atividades de comrcio ou de construo de barcos, no qual se estabelecem pequenos ancoradouros intimamente ligados com uma

hinterlndia prxima sofre mudanas a partir da Revoluo Industrial. Esta, ao impulsionar mudanas na atividade porturia, fora o porto a se estruturar para receber uma movimentao crescente e a navios cada vez maiores, como por
5

Ver classificao UNCTAD (Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento), 1990.

exemplo, com a construo de diques. Visualiza-se tambm a necessidade de interligao com outros meios de transporte como as ferrovias, em decorrncia do aumento no volume das movimentaes no trfego martimo, o que por sua vez proporcionar tambm a expanso da hinterlndia porturia. Esta fase denominada pelo autor como fase de expanso.

Figura 2: Tipologia Anyport. Evoluo das infraestruturas de um porto tpico. Fonte ROGRIGUE & SLACK, disponvel em http://people.hofstra.edu/geotrans/eng/ch4en/conc4en/portdev.html (acesso em dez/2010).

Por fim, temos a fase de especializao na qual o espao porturio (tanto em suas instalaes de transbordo quanto de armazenamento da carga) chamado, mais uma vez, a se adaptar, em funo das mudanas no transporte martimo mundial. Nesse sentido, o porto direciona a especializao de seus peres a cargas especficas, tais como granis lquidos, contineres, minrios e outros. Em muitos casos h o abandono do stio original (waterfront) devido a migrao da atividade porturia para reas adjacentes, oferecendo novas possibilidades de uso para estas reas (reconverso). De acordo com RODRIGUE & SLACK (2006), o modelo anteriormente descrito no foi feito com o objetivo de tornar-se um padro ao qual todos os demais portos deveriam ser enquadrados, mas sim uma ferramenta para auxiliar na comparao do desenvolvimento dos portos atuais. Ademais, suas principais contribuies seriam a de possibilitar uma til descrio do desenvolvimento espacial dos portos, e tambm a possibilidade de analisar a mudana nas relaes dos portos com as cidades que os abrigam. Essa ltima possibilidade foi melhor desenvolvida por HOYLE (1997-1998) em seu modelo

que ilustra a evoluo das cidades porturias e consequentemente na relao entre estas e seus portos (figura 3). Tal modelo parte de uma situao que perdura at o incio do sculo XIX, na qual porto e cidade em seus stios primitivos coexistem em uma interdependncia funcional e espacial. Na etapa seguinte (sculo XIX e incio do sculo XX) o surgimento de novos elementos como o desenvolvimento industrial e de novas tecnologias desencadeiam a necessidade de expanso do espao porturio para alm dos limites urbanos originais. Na metade do sculo XX intensifica-se o movimento, o que vem ser corroborado ainda mais pelo surgimento dos contineres e dos navios Ro-ro6, tornando mais forte a tendncia de separao do porto e da cidade, de maneira que na etapa seguinte (1960-1980), com o recuo do front martimo, aquela torna-se espacialmente visvel. Por fim, nas duas ltimas etapas aos portos e as cidades porturias colocada questo de como lidar com os espaos deixados pra trs e assim tornam-se centrais as discusses acerca da remodelao do front martimo, e, por conseguinte, da prpria relao porto-cidade.

Figura 3: Diferentes estgios na evoluo da relao porto-cidade (HOYLE, 1989) com adaptaes de HENRY (2006). Fonte Henry (2006; p. 17).

DUCRUET (2005) tambm dedica suas atenes para o estudo da relao porto-cidade. Com base em VIGARI (1979) enfatiza que os modelos tradicionais abordam a relao porto-cidade a partir de uma viso linear, na
6

Os navios Ro-Ro (roll on, roll off), de maneira geral, so aqueles construdos especialmente para o transporte de veculos de todos os tipos.

qual porto e cidade se complementam de forma recproca, atuando o porto como um fator de atrao e de influncia da cidade dentro do sistema urbano. Nesse sentido, a centralidade urbana deveria seu desenvolvimento a uma economia de aglomerao suscitada pelo porto em seu stio assentado. Assim, a trajetria da relao porto-cidade, para o autor, iria de um momento de fixao, no qual os elementos formariam uma unidade espacial centrada na atividade martima, a um momento de saturao, quando a funo porturia se tornaria relativamente mais importante (valor agregado e emprego), ao passo que as funes urbanas ganhariam maior autonomia e assumiriam o cerne da dinmica urbana (DUCRUET, 2005; p. 3). Uma nova fase se iniciaria quando, funes alheias ao mundo porturio passam a dominar a cidade, ao ponto de faz-la perder essa identidade funcional, seguindo-se de uma inadequao dos espaos porturios para acompanhar as demandas da evoluo dos transportes martimos. O quadro anterior torna-se mais complexo. A extrema especializao do porto de um lado (concentrador de fluxos) e da cidade (com funes distintas da atividade porturia) do outro, culminaria, portanto, na dissociao econmica e espacial dos mesmos. A cidade de So Sebastio e o seu espao porturio A cidade de So Sebastio localiza-se na poro norte do litoral do estado de So Paulo (mapa 1) em meio a um quadro no qual destacam-se ao mesmo tempo, a presena marcante da Serra do Mar (mata atlntica), bem como a sua fachada martima, a partir da qual no Canal de So Sebastio, uma das melhores regies porturias do mundo, avista-se o municpio de Ilhabela (Ilha de So Sebastio), responsvel pelo abrigo de suas guas. Distando cerca de 213km da cidade de So Paulo, 260km do Rio de Janeiro e 100km de Santos, o municpio insere-se na microrregio do litoral norte paulista, uma regio perifrica em relao ao contexto no qual est inserida, que apresenta em seu espao geogrfico caractersticas de disperso e descontinuidade apesar da relativa homogeneidade das suas condies naturais e um espao econmico que se apresenta desigualmente organizado como espao de produo, circulao e consumo, predominando os dois ltimos em densidade e intensidade de ocorrncia (SILVA, 1975; p. 9).

TEBAR TEBAR

Porto Pblico

Escala aproximada: 1:500000

Mapa 1: Localizao da rea de estudo (espao porturio de So Sebastio (SP/Brasil): Obs: Mapas do Brasil e do estado de So Paulo (sem escala). Fontes: IBGE, IGC e Google Maps. Organizao: Heloisa dos Santos Reis (2010).

No quadro do municpio em questo temos que a atividade porturia em primeiro lugar e o turismo em segundo figuram como as principais fontes de trabalho e renda para a populao, sendo que, especialmente no centro histrico da cidade ntida a relao entre o desenvolvimento urbano em torno do porto pblico e do Terminal Martimo da Petrobras (REIS, 2009; p. 5). O municpio possui, segundo a contagem de populao do IBGE para 2007, cerca de 67.348 habitantes fixos7 e com um PIB municipal de 54.491 mil reais (IBGE, 2006), o qual mostra-se como o maior da regio do litoral norte8, na qual a principal fonte de renda provm do setor de servios, no caso aqueles voltados para a atividade turstica. Deste modo, ao buscarmos uma explicao para a disparidade existente entre os Produtos Internos Brutos destas localidades, s poderemos encontr-la na presena da atividade porturia desenvolvida em So Sebastio. O espao porturio de So Sebastio aqui considerado com a rea que abrange os stios do Porto Pblico de So Sebastio e do Terminal Privativo da Petrobrs Almirante Barroso (TEBAR), bem como o Canal de So Sebastio, o qual se constitui em um porto natural, devido proteo oferecida pela Ilha de So Sebastio, e estende-se paralelamente entre esta e o continente, acompanhando a direo estrutural brasileira NE-SW por cerca de 20 km. importante deixar claro que o porto pblico e o terminal privativo inserem-se de maneira distinta no quadro da movimentao de cargas porturias no Brasil. O primeiro, cuja origem na histria foi responsvel por originar a prpria cidade, hoje participa de maneira perifrica na geografia dos portos brasileiros, movimentando em 2008 apenas 0,12% (549.103t) dos granis slidos e 0,37% (416.970t) do total da carga geral do pas9. J o segundo, possui posio de destaque e estratgica no quadro nacional e latinoamericano da movimentao de granis lquidos (leos e derivados). Ademais, destacam-se para este espao porturio os projetos (alguns no to recentes) de expanso de sua dinamicidade econmica, revelados de um lado, pela tentativa do porto pblico de tornar-se um veculo de
7 8

Sua populao chega a ser multiplicada em quatro vezes durante a alta temporada de turismo. Em comparao aos municpios vizinhos (Caraguatatuba e Ilhabela), este PIB chega a ser mais de cinco vezes maior, o que nos permite visualizar a importncia da atividade porturia para a economia local 9 Fonte: Anurio Estatstico ANTAQ (Agncia Nacional de Transportes Aquavirios). interessante destacar para efeitos de comparao que a movimentao do porto de Santos foi de: 35.419.219t de granis slidos (7,7%) e 33.517.821t de carga geral (29,79%).

desenvolvimento para a regio do Vale do Paraba e, do outro, pelo TEBAR, no sentido de conquistar uma posio-chave no programa de explorao petrolfera da regio do pr-sal (Bacia de Santos). A relao porto-cidade em So Sebastio no contexto da sua evoluo histrico-espacial O incio da ocupao de So Sebastio remonta aos sculos XVI e XVII e a sua histria, segundo CUNHA (2003) a histria de seu porto, tendo em vista que a utilizao do porto pela empresa colonial trouxe o desenvolvimento da vila e depois da cidade (p. 85). Nesse sentido, impossvel seria expor em to poucas pginas um relato detalhado da histria de formao da cidade e de seu espao porturio. No entanto, na medida em que nos propusemos engendrar uma anlise da relao porto-cidade no municpio a partir do seu desenvolvimento histrico e espacial, proporemos a definio de trs perodos, nos quais visualizamos importantes momentos da relao porto-cidade. Em um primeiro momento, que perdura dos sculos XVII a XVIII, tem-se o surgimento das primeiras embarcaes no porto natural, a partir do qual veiculavam-se mercadorias como acar, pipas de aguardente, fumo da terra, farinha de mandioca e ouro. A navegao local dependia apenas das condies naturais oferecidas pelo canal, no demandando, portanto, maiores transformaes no espao. A vila, por sua vez, nascia acompanhando a dinamicidade do porto, de modo que prdios histricos do sculo XVII, no Centro Histrico, tm argamassa com leo de baleia, material e tcnica que documentam diferentes etapas da vida do porto, como o de comrcio de escravos, frutas, acar, caf e caa a baleias. Ao lado da economia integrada aos circuitos mundiais, os caiaras praticavam uma economia de subsistncia produtora de alimentos: peixe, banana e mandioca (CUNHA, 2003; p. 85). Percebemos, portanto, uma forte interdependncia entre o porto e a cidade, cada qual em seu stio. Relao cuja base reside na viso do porto como uma espcie de razo de ser da urbe em nascimento, o que, alis, tornase uma assertiva verdadeira quando observamos a formao de diversas cidades litorneas brasileiras. Ao considerarmos os modelos anteriormente expostos, poderamos inserir facilmente este perodo inicial da relao portocidade naquela denominada no modelo Anyport de BIRD, como fase de assentamento, na qual um pequeno e primitivo ancoradouro proporciona a
10

movimentao de mercadorias demandadas localmente e em uma hinterlndia bastante prxima, servindo tambm como ponto para o repouso necessrio depois de longas viagens e para o natural reabastecimento - das embarcaes - com viveres e gua (ALMEIDA, 1959; 7). Da mesma maneira, ao considerarmos o modelo proposto por HOYLE verificaremos sua coerncia com esse momento inicial do espao porturio, ou seja, de uma ntima associao espacial e funcional entre cidade e porto. Um segundo momento se inicia no perodo que vai do sculo XIX ao incio do sculo XX. Com a expanso da cultura cafeeira para o litoral norte, no sculo XIX, toda a regio conhece um perodo de prosperidade, uma vez que passou a funcionar como escoadouro do caf produzido pelo norte de So Paulo e sul de Minas para os portos de Santos e Rio de Janeiro, de onde o produto seguia para o mercado europeu (DPH, s/d). Contudo, com a construo de ferrovias ligando as reas produtoras diretamente a estes grandes portos (especialmente Santos), a economia do Canal entra em decadncia, o que culmina com o abandono dos entrepostos comerciais litorneos. Se fossemos considerar a etapa seguinte do modelo proposto por BIRD, nosso espao porturio e, consequentemente a sua relao com a cidade no qual est inserido, a este ponto deveria estar se voltando para a fase de expanso. Ora, de fato esse perodo ao trazer prosperidade para regio do litoral norte como um todo, demandar uma maior atuao de seus portos, contribuindo inclusive com a abertura de novos caminhos na Serra do Mar, o que, por sua vez propiciou a intensificao das comunicaes e do comrcio com as vilas do litoral, e com So Sebastio no foi diferente. No entanto, verificamos que, em decorrncia da proximidade ao porto de Santos, e das aes hegemnicas, que sempre se deram no sentido de privilegiar aquele porto em detrimento do espao porturio de So Sebastio10, o qual em contrapartida no conseguiu acompanhar os imperativos tcnicos demandados pela navegao martima neste novo perodo, o que ocorre no uma
10

Nesse sentido, esclarecedora a afirmao de CUNHA (2003): os interesses agregados no porto de Santos desenvolveram historicamente uma poltica de bloqueio ao desenvolvimento dos portos do litoral norte paulista, como So Sebastio e Ubatuba. Vigneron recupera o fato de que a abertura dos portos decretada por D. Joo VI liberou tambm o comrcio nestes portos, que vinham sendo cerceados pela poltica do capito geral que obrigava ao comrcio atravs de Santos (p. 85).

11

expanso do porto para alm de seu stio urbano inicial (fase 2 do modelo de HOYLE) ou mesmo uma ciso na relao entre ele e a cidade, mas sim a decadncia de ambos. De qualquer maneira fato que ambos continuavam intrinsecamente relacionados. Por fim, o ltimo perodo que identificamos, tem incio na dcada de 30 do sculo XX e perdura at os dias atuais. Antes de expor os acontecimentos que se sucederam importante destacar que o espao porturio de So Sebastio, termina o perodo anterior margem do desenvolvimento proporcionado pela economia do caf, especialmente no que diz respeito sua interligao ao meio de transporte ferrovirio, o qual por sua vez, proporcionou grande prosperidade mesmo que momentnea aos locais por onde passou. Pois bem, na dcada de 30 do sculo XX a iniciativa de construo de um porto organizado em So Sebastio, impulsionada pelas crises de congestionamento do Porto de Santos, favorece a importantes modificaes no espao porturio e urbano de So Sebastio, o que por sua vez ainda mais corroborado com a chegada da Petrobrs, atravs da implantao do Terminal Martimo Almirante Barroso, na dcada de 60. So esses os fatos que daro novo rumo tanto ao espao porturio quanto cidade. Em que pese o fato de o porto pblico aps sua construo no ter conseguido tornar-se uma alternativa ao Porto de Santos, tendo em vista que neste momento as crises de congestionamento j no eram grande problema, ele manteve a sua caracterstica de porto de pequeno porte, com alguns melhoramentos tcnicos, mas que agora passa a competir com outras atividades econmicas, como o turismo, e especialmente com a prpria cidade, na medida em que no existem mais espaos disponveis para a sua expanso. Estaramos aqui perto da crise, na relao porto-cidade, descrita em todos os modelos expostos, no que diz respeito ao caso So Sebastio? A resposta demanda muito debate. A instalao da Petrobrs, talvez de maneira mais intensa que a construo do porto organizado, tenha impactado de maneira mais profunda a dimenso urbana de So Sebastio11, visto que com ela vieram tambm melhorias no acesso (ao planalto e com a pavimentao da rodovia Rio11

Nas palavras de CUNHA (2003), juntamente com o aumento das residncias de veraneio, proporcionada pela melhoria na acessibilidade, o surto de ocupao que se seguiu trouxe consigo os desmatamentos, a descarga de esgotos, os desmontes de morros para aterros, sucedendo-se ao desalojamento dos caiaras, expulsos dos terrenos prximos praia de forma mais ou menos pacfica (p. 86).

12

Santos), nas redes de servios e especialmente um denso fluxo migratrio de trabalhadores, que aps a concluso das obras do terminal, fixaram-se na regio. De fato, So Sebastio deixou de ser uma pacata cidade porturia para abrigar o maior terminal martimo de leos e derivados da Amrica Latina, o que expressamente visvel em seu espao (figuras 4 e 5).

Figuras 4 e 5: Aspectos da cidade de So Sebastio na dcada de 1960 (esquerda) e atualmente (direita). Fonte: DPH So Sebastio e http://www.transportes.gov.br, respectivamente.

Nosso entendimento o de que, no caso em tela, talvez no seja possvel visualizar uma sequncia to linear na relao do porto com a cidade. As fases propostas por BIRD em seu modelo de expanso e especializao, no ocorrem de forma apartada em So Sebastio, ou seja, ao mesmo tempo em que a atividade porturia demanda espaos para sua expanso (o que foi colocado e prtica especialmente pelo terminal privativo) ele chamado a especializar-se (no caso, no transporte de leos e derivados), o que seria uma realidade axiomtica, se o porto pblico no tivesse continuado a desenvolver suas atividades, mesmo que limitado pelas suas possibilidades tcnicas.

Figura6: Projeto de Expanso do cais pblico do espao porturio de So Sebastio, com localizao da rea do novo porto. Fonte: Cia Docas de So Sebastio (2009).

13

Nesse sentido, talvez uma nova fase venha iniciar seu curso a partir do incio do sculo XXI em face dos projetos de ampliao do porto pblico (figura 6) e das descobertas de reservas petrolferas na Bacia de Santos. O debate atual ilustra exatamente a tentativa de se engendrar uma nova fase de desenvolvimento, na qual o dilogo entre a cidade e o seu espao porturio seja colocado em prtica, levando-se em considerao que a atividade porturia, apesar de seu peso econmico predominante, no se desenvolve mais de forma exclusiva na cidade, tendo que dividir espao com os demais usos (transporte de passageiros balsa, turismo, marinas, pequenos barcos de pesca e outros).
Contudo, importante destacar que em nenhum momento, a diversificao dos usos presentes no espao urbano foi capaz de por si s, ocupar o cerne das atenes da cidade, ao ponto desta negar a sua vocao porturia. Pelo contrrio, a relao torna-se mais complexa, e por isso mais conflituosa, exatamente pelo fato de os diversos atores (populao, ambientalistas, poder pblico local) reconhecerem que se trata de uma questo que demanda muito debate, o que, acreditamos, pode ser feito luz de experincias j desenvolvidas em outras cidades porturias do mundo, sem, no entanto, deixar de lado as particularidades do caso de So Sebastio.

Consideraes Finais
Desde o incio buscamos ressaltar que o objetivo do presente trabalho no era propor um modelo da relao porto-cidade em So Sebastio, mas acima de tudo, de fazer uma leitura dessa relao a partir dos principais referenciais tericos disponveis no mbito da cincia geogrfica, levando-se em considerao a evoluo histrica e espacial que particular a essa poro do espao. Cabe agora, portanto, tecer algumas consideraes que acreditamos serem importantes para se pensar os rumos de um debate que tenha como finalidade equacionar os conflitos atuais decorrente da relao da cidade de So Sebastio com o seu espao porturio, os quais, como j exposto, emergiram, sobretudo, a partir da metade do sculo XX e intensificaram-se nesse comeo do sculo XXI. Em primeiro lugar interessante destacar, que ao contrrio do que os modelos sugerem, no visualizamos uma real separao da cidade em relao ao seu espao porturio. Isso talvez resulte do fato de serem escassas ou mesmo inexistentes as reas disponveis para uma expanso significativa ou mesmo uma migrao da atividade porturia. Ou seja, sem possibilidade de mudar o seu stio, especialmente aps a chegada da Petrobrs que ocupou praticamente a totalidade
14

dos espaos disponveis, o porto pblico atualmente se coloca o desafio de modernizar a sua base tcnica em seu stio original, que pouco mudou desde a dcada de 1930. J para o terminal privativo, cuja principal dependncia de espao reside em sua poro aqutica (tendo em vista que os petroleiros demandam guas profundas para o seu trnsito), tal questo no mostra-se como um problema, pois tanto em terra quanto no mar ele j ocupa suas localizaes ideais, restando apenas pequenas obras de melhoramento. Em segundo lugar, existe um aspecto que no pode ser negligenciado e ele refere-se ao fato de o espao porturio no abrigar uma homogeneidade no que tange ao dinamismo dos objetos tcnicos que o compe. Nesse sentido, no h como colocar o porto pblico e o terminal privativo no mesmo patamar, tendo em vista que possuem pesos econmicos e polticos distintos, e modo que eles tambm possuem interesses conflitantes e, por vezes divergentes. Por fim, interessante destacar que a relao porto-cidade em So Sebastio, e consequentemente os rumos que os projetos de desenvolvimento do espao porturio em questo venham a tomar, possuem repercusses que necessariamente iro impactar (positiva ou negativamente) o municpio de Ilhabela, localizado defronte a fachada litornea de So Sebastio, sendo, portanto, necessrio pensar em um modelo de gesto porturia pondere mais esta especificidade, alm da equalizao da atividade porturia com os demais usos do espao.
Bibliografia
ALMEIDA, Antonio Paulino de. Memria Histrica sobre So Sebastio. So Paulo: Brasil, 1959. CUNHA, caro. Conflito Ambiental em guas Costeiras: relao porto-cidade no Canal de So Sebastio In Ambiente & Sociedade. So Paulo: vol, VI n 2, jul/dez 2003. DAAMEN, Tom. Sustainable development of the European port-city interface. In: ENHR International Conference, Rotterdam, 2007. Disponvel em: http://www.enhr2007rotterdam.nl. (acesso em dez/2010). DPH (Departamento Histrico de So Sebastio). So Sebastio ocupao e trajetria histrica. Disponvel em <http://www.saosebastiao.sp.gov.br>. DUCRUET, Csar. Dynamiques scalaires et temporelles des villes-ports: typologie mondiale de 330 trajectoires urbano-portuaires, 1999-2000. In: Nouvelles approches em gographie thorique et quantitative Besanon: France (2005). Disponvel em: http://halshs.archives-ouvertes.fr/docs/00/45/94/79/PDF/C-DucruetTQ.pdf (out/2010). HENRY, Magali. Villes portuaires em mutation: ls nouvelles relations ville-port Marseille. Institut de Gographie Universit de Lausanne, 2006. HOYLE, Brian S. Cities and Ports: concepts and issues. In VEGUETA, n 3, 1997-1998, (263-278). LLOVERA, Joan Alemany. Por um desenvolvimento sustentvel da cidade porturia. In COCCO, Giuseppe & SILVA, Gerardo. Cidades e Portos: espaos da globalizao. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. REIS, Heloisa dos Santos. O espao porturio de So Sebastio e o seu lugar na geografia porturia paulista. In Anais del XXII Encuentro de Gegrafos de America Latina. Montevideo: 2009. RODRIGUE, J. P. & SLACK, B. Transport geography on the web. 1998. Disponvel em <http://www.people.hofstra.edu/geotrans/index.html>. Outros:
ANTAQ Agncia Nacional de Transportes Aquavirios. <http://www.antaq.gov.br>. CIA. DOCAS DE SO SEBASTIO. <http://www.portodesaosebastiao.com.br>. EMPLASA Empresa de Planejamento do estado de So Paulo - <http://www.emplasa.sp.gov.br>. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica <HTTP://www.ibge.gov.br> IGC Instituto Geogrfico e Cartogrfico (SP) - <http://www.igc.sp.gov.br/index.html>

15

Vous aimerez peut-être aussi