Vous êtes sur la page 1sur 7

Colonizao espanhola da Amrica

A colonizao espanhola das Amricas comeou com a chegada de Cristvo Colombo s Amricas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as ndias e convenceu-se de que o encontrara. Ele foi feito governador dos novos territrios e fez vrias outras viagens atravs do Oceano Atlntico. Enriqueceu com o trabalho de escravos nativos, que obrigou a minar ouro, e tambm tentou vender escravos na Espanha. Apesar de ser geralmente visto como um excelente navegador, era fraco como administrador e foi destitudo do governo em 1500. A chegada dos espanhis Amrica insere-se no contexto da expanso martima europeia. A colonizao levou a Espanha a fazer incurses no novo continente, dominando e destruindo sociedades indgenas, como a dos incas e dos astecas, em busca de metais preciosos encontrados e explorados em grande quantidade pelos conquistadores, que se utilizavam para tanto da mo-de-obra servil indgena. Para consolidarem sua dominao nos territrios americanos, os espanhis tiveram que travar muitas batalhas contra os habitantes nativos do continente. Os principais obstculos para a conquista espanhola foram os imprios Inca e Asteca. Apesar de j estarem em declnio quando da chegada dos espanhis e de no formarem um imprio com poder centralizado, os Maias representaram uma resistncia considervel em cada uma de suas cidades autnomas. Na conquista, os espanhis consolidavam alianas com diversos povos indgenas. Esses povos no eram homogneos, cada um tinha seus prprios interesses, cultura, inimigos, aliados. Os espanhis exploraram as rivalidades existentes entre os povos indgenas, facilitando assim sua vitria. O nmero de aliados nativos tendia, inclusive, a superar o nmero de espanhis nas batalhas. O uso de africanos tambm foi considervel, importncia que foi aumentando medida que se prolongava a conquista[1].

[editar] Descobrimento e Conquista


Em 1492, a servio da Coroa Espanhola, Cristvo Colombo descobriu um continente at ento desconhecido dos europeus, o qual posteriormente foi denominado de Amrica. As terras encontradas foram disputadas entre Portugal e Espanha. Para controlar a disputa entre esses pases, o papa espanhol Alexandre VI props a Bula Inter Coetera, dividindo o Oceano Atlntico por um meridiano. Mas, com o meridiano, Portugal s teria direito as terras africanas. A Coroa portuguesa pressionou para mudarem o acordo e foi assinado o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente entre os dois pases (sendo Espanha com oeste e Portugal com leste). Mas os outros pases europeus no concordaram com isso.

A Conquista da Amrica espanhola aconteceu de forma exploratria, isto , no vinham para a Amrica em busca de terras para povoar, eles ocupavam o espao, apropriando-se de suas riquezas. Os espanhis dizimaram as populaes indgenas, impondo sua cultura, lngua e religio.

Retrato pstumo de Cristvo Colombo feito por Ridolfo Ghirlandaio.

[editar] Colnias Espanholas


As reas nas Amricas sob controle Espanhol incluam a maior parte da Amrica do Sul, do Norte e Central. Os primeiros anos viram uma luta entre os Conquistadores e a autoridade real. Os Conquistadores eram geralmente nobres empobrecidos que queriam adquirir terra e trabalhadores (Encomienda) que eles no poderiam ter na Europa. As rebelies eram freqentes (Veja Lope de Aguirre).

[editar] Caribe
A Espanha reivindicou todas as ilhas nas Carabas apesar deles no terem colonizados todas. Possuam colnias nas Antilhas de Barlavento e de Soutavento e:

Antgua e Barbuda Cuba Hispaniola, hoje dividida entre Repblica Dominicana e Haiti Jamaica Porto Rico

[editar] Amrica Central


Costa Rica El Salvador

Guatemala - Fundada pelos espanhis em 1523, Honduras Nicargua - Fundada em 1524 por Hernandez de Cordoba

Esses pases tornaram-se independentes da Espanha em 1821 durante a Guerra de Independncia do Mxico.

Panam - Como parte da Colmbia, tornou-se independente em 1819.

[editar] Amrica do Norte


Mxico Flrida incluindo partes dos dias atuais Alabama e Mississipi Califrnia e Novo Mxico - no oeste das colnias espanholas, formados em 1819 pelo Tratado Adam-Onis para substituir as indefinidas e confusas fronteiras. Grande parte do interior no era conhecido nem ocupado por Espanha. Esta zona inclua partes dos actuais estados da Califrnia, Novo Mxico, Arizona, Texas, Colorado, Nevada, Utah, Oklahoma, Kansas e Wyoming. Territrio da Luisiana - Espanha controlou o territrio entre 1762 e 1803. O norte e interior no eram ocupados por Espanha. Os colonos franceses eram a maior parte dos imigrantes no sul. Inclui os actuais estados de Luisiana, Arkansas, Oklahoma, Missouri, Kansas, Iowa, Nebraska, Minnesota, Dakota do Norte, Dakota do sul, Wyoming, Montana, Colorado, Idaho, e, no Canad, as provncias de Alberta e Saskatchewan.

A COLONIZAO DA AMRICA ESPANHOLA


Postado por Histria Fcil , Marcadores: GERAL , MODERNA domingo, 30 de agosto de 2009 11:37:00

Fatores da conquista: superioridade tecnolgica e blica dos espanhis, propagao de doenas entre os amerndios, os espanhis se aproveitaram das disputas locais, os amerndios consideravam os espanhis deuses. O ndio foi submetido ao: etnocdio (perda de sua cultura) e genocdio (extermnio do seu povo). Os dominadores: Hernn Cortez domina os astecas e Francisco Pizarro domina as Incas.

No incio da ocupao A coroa no queria gastar muito e incentivou os adelantados.

Os adelantados (ou adiantados, os que vo antes): tinham obrigaes jurdicas e militares (explorar e defender a regia, fundar nucleou de ocupao, cristianizar os ndios, pagar o quinto da riqueza explorada coroa).

As Estruturas poltico-administrativas Na metrpole (Espanha): Casa de Contratao (sediada em Sevilha, cuidava dos negcios e monoplios coloniais. Ex: cobrana do quinto, a administrao colonial e nomeao de funcionrios; funcionava tambm como Supremo Tribunal de Justia) e Conselho das ndias (centralizava a legislao e a administrao da Amrica espanhola). Na America: Vice-Reinados (cuidava da administrao das regies produtoras de metais preciosos); Capitanias Gerais (implantada em reas estratgicas, mas no pacificadas. Sua principal funo era a defesa militar dessas regies). Audincias (poder judicirio, mas podia ter funes administrativas) e Cabildos (funcionava como o poder local).

Sociedade na Amrica espanhola Chapetones (ocupavam os principais cargos da administrao, eram nascidos na Espanha), Criollos (filhos de espanhis nascidos na America, eram a elite colonial e ocupava os cabildos), mestios (filhos de espanhis com nativos); os ndios e os negros escravos (mais usados nas colnias do Caribe).

Atividades econmicas e explorao da mo-de-obra Formas de explorao da mo-de-obra repartimento (tambm conhecida como Mita pelos incas e cuatquil pelos astecas): utilizado principalmente nas minas e beneficiamento dos minrios; tinha carter obrigatrio, temporrio e remunerado. E a encomienda (recomendar): tribos inteiras eram recomendadas aos colonos espanhis para trabalharem na agricultura e extrao de minrios; o encomendero se comprometia a cuidar da cristianizao do ndio, ele no podia se apossar das terras indgenas e repassava seu direito a duas geraes de herdeiros). Escravido negra: principalmente nas colnias produtora de cana-de-acar no Caribe. Atividades econmicas: minerao e as haciendas (correspondente ao plantation: latifndio, monocultura, trabalho escravo e produo para o mercado externo) principalmente no Mxico e Antilhas (Caribe)

A colonizao espanhola da Amrica Essa colonizao se iniciou quando Cristvo Colombo chegou Amrica no ano de1492. Ele estava certo de que ia encontrar um novo caminho para chegar s ndias. Tambm governou outros territrios, fazendo outras viagens por meio do Oceano Atlntico. Essa colonizao deixou com que a Espanha invadisse um novo continente, destruindo e dominando as culturas indgenas, como por exemplo, a dos incas e astecas, atrs de metais preciosos que foram achados e explorados pelos conquistadores em grande quantidade. Os vice-reinos e as capitanias gerais da Amrica: importante sabermos que a Amrica Espanhola, caracterizada por uma descentralizao administrativa, que se subdivide em quatro vice-reinos. Vejamos cada um deles: - Nova Espanha: esse vice-reino foi criado no ano de 1535, estando assim includo o Mxico, parte da Amrica central e o oeste dos Estados Unidos. - Peru: esse vice-reino foi criado no ano de 1543 e foi formado pelo novo Peru e por parte da Bolvia. - Nova Granada: esse vice-reino foi criado no ano de 1717 e foi formado por novos territrios da Colmbia, Equador e Panam. - Rio da Prata: esse vice-reino foi criado no ano de 1776 e foi formado por novos territrios do Paraguai, parte do Peru e da Bolivia, Uruguai e Argentina. J com relao as capitanias gerais, podemos dizer que o aparelho administrativo era composto por quatro: Vejamos: Cuba; Venezuela; Chile; Guatemala. O poder local e a igreja:

Os Cabildos alm de fazerem parte das cmaras municipais e de atuar nas localidades mais importantes da Amrica, eles se compunham no poder local, onde divertiam-se com a autonomia relacionada Espanha, onde eram compostos por uma elite colonial. Eles tinham o objetivo de se responsalibilizar pela poltica e pela administrao na sua rea de ao, cabendo assim a eleio dos alcaides, ou seja, a maior autoridade poltica do local. J se tratando da igreja, podemos dizer que ela se destacou no processo colonizador, ou seja, ela foi capaz de completar o quadro da administrao colonial.

A tributao e o comrcio colonial: A Espanha cobrou alguns atributos na Amrica, vejamos: - cobrou o almojarifazgo, que era considerado um imposto em cima do comrcio interno e externo, atravs da via martima. - cobrou o quinto, que era cobrado em cima da extrao mineral. - cobrou a alcavala, que ocorre tanto em cima dos ndios (adultos), acostumados com o trabalho, como em cima da circulao de produtos. - cobrou a averia, pela proteo dos galees, que geravam o comrcio entre a Amrica e a Espanha. A sociedade colonial da Amrica Espanhola: Existiam algumas diferenas que marcaram a estrutura social da Amrica Espanhola, que era entre os indivduos que nasciam na Amrica e os que nasciam na Espanha. Dessa forma a sociedade colonial estava dividida em: Chapetones ou guachupines: espanhis brancos, nascidos na metrpole, e que vinham para a Amrica, atuar nos mais altos cargos burocrticos da administrao. Criollos: brancos nascidos na Amrica, faziam parte da elite econmica local, eram proibidos de tomar o poder dos cargos superiores no interior da administrao. Mestios: o cruzamento de indgenas com brancos. Eles eram capazes de constituir um grupo e executar as funes de artesos e capatazes. escravos e negros: todos vindos da frica, para exercer vrias atividades econmicas. Os indgenas, a encomienda e o repartimento: O grupo majoritrio foi criado pelos indgenas, eles eram formados na base de sustentao da economia colonial. Os indgenas foram considerados os vassalos do rei, onde eles deviam trabalhar para que o Imprio Espanhol ficasse mais forte.

Alm disso, eles tinham que pagar impostos, porm esses impostos eram pagos com trabalhos compulsrios. Se tratando desse pagamento, podemos citar a encomineda, que quando o colonizador dava o direito de poder em cima de certo territrio onde esto os indgenas, onde esses pagavem tributos de acordo com o seu trabalho para poder ficar nesse terrotrio. Podemos citar tambm o repartimiento, que considerado outra forma de pagamento (imposto), que foi criado pela coroa com fins de ajudar nas construes de obras pblicas. Esse imposto serve tambm para que certas regies economicamente ricas possam ser exploradas.

Vous aimerez peut-être aussi