Vous êtes sur la page 1sur 22

PRISMA.COM n.

13

ISSN: 1646 - 3153

A evoluo da Tecnologia de Informao e Comunicao e o Mercado Papeleiro


The evolution of Information Technology and Communication and the use of paper

Gustavo Hermnio Salati Marcondes de Moraes Fundao Getlio Vargas Escola de Administrao do Estado de So Paulo, SP, Brasil gustavo.moraes@gvmail.br Fernando de Souza Meirelles Fundao Getlio Vargas Escola de Administrao do Estado de So Paulo, SP, Brasil fernando.meirelles@fgv.br Julio Cesar Nacimiento Fundao Getlio Vargas Escola de Administrao do Estado de So Paulo, SP, Brasil julion@suzano.com.br

Resumo

Abstract
influence of information technology in the

A influncia do uso de tecnologia de informao no The

consumo de papel para imprensa e papel carto no consumption of paper and cardboard in the Brazilian mercado brasileiro e no mundo reconhecida. Por um market and in the world is recognized. On one hand, TI lado, a TI supostamente tende a diminuir o consumo de allegedly tends to reduce consumption of paper with the papel com o advento, por exemplo, do e-paper, do advent, for example, of the e-paper, the increasing use crescente uso de correio eletrnico, do uso de arquivos of electronic mail, the use of electronic files and more. eletrnicos entre outros. acesso informao Por outro lado, o maior On the other hand, greater access to information has aumentou o volume de increased the volume of impressions and increased

impresses e aumentou o consumo de equipamentos - consumption of equipment - which necessarily use que necessariamente usam embalagens com base em packaging based on paper and cardboard - and may papel - e pode ter acarretado uma mudana de hbitos, have caused a change in habits, resulting in a higher resultando em maior consumo de papel. consumption of paper.

Sem intenes de detalhar as mudanas de hbitos e Without the intention to detail the changes in habits and os porqus das alteraes no perfil mdio de consumo, whys of shifts in average consumer, this article drew

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

este artigo traou estudos matemticos entre o mathematical studies between increased use of IT and aumento do uso de TI e o consumo de papel no the consumption of paper and cardboard in the mercado Brasileiro. Os resultados indicam que o uso Brazilian market. The results indicates that the use of IT de TI no trouxe como benefcio a reduo do consumo did not bring benefit to the reduction of paper de papel no mercado brasileiro, mesmo considerando consumption in the market, even considering only paper apenas os tipos de papis impactados por esse uso. roles impacted by the use of IT.

Palavras-chave:

informao; Keywords: information consumption; brazilian consumo de papel; mercado brasileiro; inovao; indicators. indicadores.

tecnologia

de

technology; paper market; innovation;

Agradecimentos
- Ao CNPQ, pelo auxlio financeiro, que possibilitou a realizao desta pesquisa; - FGV-EAESP, que viabilizou, atravs dos seus cursos, a reunio desta equipe, resultando na elaborao deste trabalho.

1. Introduo
Com sculos de existncia, o uso do papel tem enfrentado nos ltimos anos uma nova concorrncia: a substituio de sua utilizao pelo meio eletrnico. Inveno atribuda ao chins Tsai Lun em 105 D.C., o papel veio responder necessidade da humanidade registrar sua histria, seus conhecimentos, suas leis e seus direitos. Produtos culturais que antes do advento do papel eram feitos em pedra, em tecido ou em couro, aps sua inveno puderam acelerar a evoluo da sociedade, pela facilidade da manuteno e armazenamento de informao. A indstria papeleira foi criada h sculos, para obteno de celulose e produo de papel. Registros histricos mostram que algumas fbricas de papel datam do ano de 1085 D.C. e ainda hoje a mais antiga companhia em operao no mundo deste ramo: a suecofinlandesa Stora Enzo.

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

No incio usado apenas para escrita, o papel ampliou sua aplicao para, por exemplo, higiene e embalagem. Com a oferta de recursos tecnolgicos para informao e comunicao, o papel novamente enfrenta concorrncia com outra modalidade de produto: o digital. Com tantas facilidades, seria fcil prever uma reduo do consumo de papel nos dias atuais. Mas, contrariando a lgica, no isso que se observa.

2. Objetivos
O objetivo geral deste artigo analisar, com estudos estatsticos, a possvel relao entre o aumento da utilizao de TI e o consumo de papel no Brasil. Como objetivos especficos, o artigo pretende verificar quais os tipos de papel que podem ser mais impactados pela utilizao de TI, constatar as evolues tecnolgicas que possam ter interferido no consumo de papel e averiguar a evoluo do consumo de papel nos ltimos anos.

3. Tipos e consumo de papel


Analisando-se o consumo per capita de papel, conclui-se que ele tem aumentado no Brasil, apenas pela observao da evoluo desse indicador. A Figura 1 foi elaborada com os dados da Food and Agriculture Organization of the United Nations (2007).

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Consumo per capita de papel - Brasil (kg/habitante por ano)


Linear Trend Model Yt = 27,00 + 0,971*t

42,5 40,0 37,5

Variable Actual Fits Accuracy MAPE MAD MSD Measures 6,03711 2,11094 5,91223

consumo

35,0 32,5 30,0 27,5 25,0 1991 1993 1995 1997 1999 ano 2001 2003 2005

Figura 1: Consumo de papel per capita Brasil Fonte: Elaborao prpria

Segundo o relatrio da Bracelpa (2006) - Associao Brasileira de Celulose e Papel - os papis disponveis so classificados em: papel para imprensa; papis para imprimir e escrever; papis para embalagem; papis para fins sanitrios; papelcarto e papis para outros fins. A tabela 1 traz uma breve descrio dos tipos de papel, suas caractersticas e usos. Tabela1: Tipos de Papel Fonte: Elaborao prpria
Papel de impresso de jornais e peridicos, fabricado principalmente com

Papel para Imprensa

pasta mecnica ou mecano-qumica. O papel imprensa , na verdade, um produto da categoria de papis para imprimir que, pela sua importncia, classificado separadamente. Papel usado para processos grficos industriais ou para uso domstico e

Papis para imprimir ou escrever

comercial. Apresentado geralmente na cor branca ou em cor mais escura no caso de papel reciclado. De diversas subdivises podem ser destacadas as seguintes linhas: bblia; bouffant; couch; monolcios e offset.

Papis para

Papis produzidos com alta resistncia mecnica tm, como sua


4

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153 nomenclatura demonstra, uso em embalagens de produtos. Destacam-se nesta classe: strong; seda; impermeveis; glassine; granado; kraft e papelo ondulado.

embalagem

Papis para fins sanitrios e Papelcarto

Papis para uso higinico e de limpeza como, por exemplo, papel higinico, lenos de papel e papel toalha. O papelcarto um produto resultante da unio de vrias camadas de papel sobrepostas, iguais ou distintas, que se aderem por compresso. Papis com finalidades especiais ou especficas. Figuram nesta classe os

Papis para outros fins

seguintes tipos de papis: cartolina; para copos; papelo; polpa moldada; base para carbono; cigarros e afins; desenho;. heliogrfico; absorvente e filtrante; no classificados; envelopes; decorativos e papis qumicos.

Apenas pela descrio de suas aplicaes pode ser inferido que o uso de tecnologia de informao e comunicao exerce influncia sobre suposta reduo de consumo mais acentuada nos papis de imprimir e escrever e no papel imprensa do que nos outros tipos de papel. Este trabalho ser focado apenas nessas duas categorias.

4. O indivduo e a tecnologia de informao


Comparativamente com outras disciplinas, a tecnologia de informao vem sendo estudada mais recentemente, no dispondo ainda de bibliografia especializada suficiente (DE HAES; VAN GREMBERGEN, 2009; LUNARDI; BECKER; MAADA, 2009), tendo por isso recebido utilizaes distintas e dspares na sua aplicao. As decises de TI envolvem questes econmicas, num contexto de rpidas mudanas, que cobram a maximizao dos recursos das empresas. A importncia e relevncia da funo da TI nas organizaes colocam-na na categoria de seus principais ativos e no como despesa significativa (VERHOEF, 2007). Conforme modelo proposto por Albertin e Albertin (2005) (Figura 2) sobre direcionadores e uso de tecnologia de informao, temos como direcionadores: o mercado, a organizao, o
5

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

indivduo e a prpria tecnologia ofertada. O valor que a TI poder agregar organizao est diretamente relacionado com a qualidade do estudo desses direcionadores (HACKETT, 1990; AMOR, 2000; KANTER, 2001). Este trabalho se limita a um debate sobre os direcionadores indivduo e tecnologia de informao. A oferta e o uso de TI certamente mudaram o perfil dos indivduos pelo mundo afora. A anlise focada no caso do Brasil indica que a oferta de TI e o perfil da populao tem se alterado nas ltimas dcadas, isoladamente ou em conjunto.

Direcionadores de Direcionadores de mercado mercado Direcionadores Direcionadores organizacionais organizacionais Direcionadores de Direcionadores de indivduo indivduo Direcionadores de Direcionadores de tecnologia de tecnologia de informao informao

Governana Governana

USO de USO de TECNOLOGIA de TECNOLOGIA de INFORMAO INFORMAO

Benefcios Benefcios

Desempenho Desempenho

Figura 2: Direcionadores e uso de tecnologia de informao Fonte: Adaptado de Albertin e Albertin (2005)

Dados da International Telecommunication Union (2007) e da Teleco (2010) comprovam essas mudanas. Pela obteno de ndices como grau de instruo, acesso telefonia celular e computadores com acesso internet, nota-se a clara alterao nos hbitos do brasileiro mdio, na histria recente. A Figura 3 apresenta a evoluo nacional de habitantes com telefones celulares. Percebe-se que a partir de 2003, o grfico apresenta uma evoluo significativa.
6

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 3: Evoluo do Acesso Telefonia Celular Fonte: Elaborao Prpria Na Figura 4 pode-se observar o crescimento nacional de computadores com acesso internet por habitantes, destacando-se que o crescimento acelerado comeou a partir de 2004. Nesses exemplos apresentados, o Brasil apresenta forte evoluo, saindo de nmeros irrisrios de uso de telefonia celular nos anos 90, para mais de 1 celular para cada brasileiro em 2010 e, praticamente, triplicando o percentual de computadores com acesso internet em pouco mais de 8 anos. As ofertas tecnolgicas a que esses indivduos tm acesso esto fortemente ligadas com mudanas no comportamento de consumo. Podemos classificar os direcionadores de TI e de indivduo em dois grupos: os que propiciam a reduo do consumo de papel e os que colaboram para o aumento do consumo de papel. A eficincia exigida para o trabalho colabora para que os indivduos troquem as informaes tradicionalmente impressas em papel, pelas arquivadas e disponveis em meio eletrnico.

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 4: Evoluo de PCs com acesso Internet Fonte: Elaborao Prpria Com a necessidade de integrao entre diferentes localidades e a mobilidade exigida dos profissionais, os atuais recursos de comunicao colaboram e impem prticas que fortemente corroboram para inutilizar o uso de papel. So exemplos de como o papel poderia deixar de ser consumido: Internet, e-mails, blackberries, redes de computao e atividades como o ensino a distncia baseado em telemtica. As publicaes digitais iniciadas em Birmingham, em 1979, podem ser assinaladas como outro uso relevante de TI para reduzir o consumo de papel. Mas nem sempre estes recursos tecnolgicos disponveis tm um uso plenamente efetivo. Existem dificuldades multidisciplinares para adoo de TI, que variam em funo de contextos. Tais dificuldades podem no ser claramente reconhecidas (SANTOS JR; FREITAS; LUCIANO, 2005). O hbito da impresso ainda muito forte. Um exemplo foi demonstrado por Riley (2001) que, aps pesquisar 800 alunos do campus de U.C. Berkeley, concluiu que das 7.986 folhas consumidas em mdia por dia, quase 10% delas eram destinadas impresso de e-mails.

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

De acordo com um estudo de 1999, em diversos escritrios, a introduo do e-mail coincide com o aumento no consumo de papel, na mdia de 40% em menos de 5 anos (GREENGARG, 2000). Santos Jr, Freitas e Luciano (2005) consideram, em seus estudos de 2005, que fatores sociotcnicos relacionados aos recursos humanos ainda precisam ser resolvidos para melhor utilizao da tecnologia de informao. Ainda neste estudo, questes de ordem econmica (como custos de hardware e software) e tcnicas, tambm so identificadas e quantificadas como inibidores do uso de tecnologia de informao.

5. O consumo de papel
Segundo relatrio da Jaakko Pyry Consulting (2005), especialista em anlise do mercado de papel e celulose, a produo e o consequente consumo mundial de papel cresceram muito nos anos de 2002, 2003 e 2004, alcanando 359 milhes de toneladas (Figura 5). A demanda mdia cresceu cerca de 5 a 6% ao ano durante as dcadas de 1950 e 1960, mas diminuiu o ritmo de crescimento para cerca de 3% ao ano nas dcadas de 1970, 1980 e 1990, e para cerca de 2,4% ao ano de 2000 a 2004.

Figura 5: Demanda mundial de papel e papelcarto 1950-2004 Fonte: Jaakko Pyry Consulting (2005)

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Historicamente, registra-se crescimento varivel da demanda entre regies. Por exemplo: o mercado asitico cresceu fortemente nas dcadas de 1990 e 2000, superando o mercado da Amrica do Norte e da Europa ocidental. Na dcada de 1980 os mercados norte-americano e europeu detinham 38% e 24% do consumo mundial de papel, enquanto a sia representava cerca de 20%. Atualmente, a sia consome 37% da demanda mundial contra 28% da Amrica do Norte e 23% da Europa ocidental. As anlises revelam que o consumo de papel deva crescer a 2,1% ao ano, atingindo cerca de 494 milhes de toneladas anuais em 2020. Apontam-se como influenciadores deste crescimento: aumento da populao mundial em uma taxa de 1,1% ao ano atingindo, em 2020, 7,6 bilhes de pessoas pelo mundo. Tal crescimento deve ser mais acelerado na frica, Amrica Latina e sia (excluindo Japo e China); envelhecimento da populao mundial implicando em mudana de perfil de consumo, com aumento de papel de uso higinico, material para educao e papeis para embalagem; elevao da atividade econmica global na casa de 3% ao ano at 2020, tambm com fortes variaes entre diferentes regies; alterao da relao entre o aumento da demanda de papel pelo crescimento do PIB. Se at dcadas passadas o aumento na demanda do papel era maior que o crescimento do PIB, hoje observa-se na casa de 0,8-0,9 vezes e a previso de alcanar 0,5-0,6 em dcadas futuras. Tal fator pode levar a uma reduo do preo e conseqente substituio de outros produtos por papel em seus diversos tipos.

10

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 6: Correlao PIB e consumo de papel Fonte: Jaakko Pyry Consulting (2005) Uma anlise ao longo do tempo indica clara correlao entre PIB per capita e consumo de papel, conforme demonstrado na figura 6. Conforme dados de 2005, o Brasil ocupou a 58 posio no ranking de consumo per capita de papel (Tabela 2), ficando atrs de pases com PIB per capita inferior ao brasileiro, demonstrando que fatores regionais e culturais podem tambm influenciar os hbitos de consumo.

11

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Tabela 2: Ranking de Pases em Consumo de Papel Fonte: Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO)
pos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 pas Luxembourg Finland United States Austria Belgium Denmark Canada Japan Germany Netherlands Sweden Switzerland Italy Kg/hab/ano 334,31 324,97 297,05 276,96 249,54 243,67 241,94 233,55 231,65 227,38 219,98 211,53 205,71 pos 20 22 27 30 34 37 42 43 49 54 55 56 57 59 60 96 195 196 197 pas Korea, Rep Singapore Malaysia Portugal Costa Rica Trinidad and Tobago Mexico Chile Argentina Thailand Bahrain China Saudi Arabia Russian Federation Venezuela Paraguay Somalia Afghanistan Grenada Kg/hab/ano 168,86 144,11 114,78 105,48 90,12 75,81 64,81 64,57 55,46 50,69 48,95 44,66 41,8

58 Brazil

39,49

58 Brazil

39,49
37,53 36,55 13,76 0,03 0,02 0,02

6.

59 Russian Federation 37,53 60 Venezuela 36,55 96 Paraguay 13,76 195 Somalia 0,03 196 Afghanistan 0,02 197 Grenada 0,02 Metodologia e limitaes

Para a anlise de dados deste trabalho, foram utilizados: a 20 Pesquisa Anual de TI da Fundao Getlio Vargas, Meirelles (2009a), com os dados referentes a 2006 sobre os benefcios do uso de TI; quanto reduo no consumo de papel, o relatrio estatstico da Bracelpa de 2006 para o consumo per capita de papel e celulose; e o software Minitab verso 15, para operacionalizao das ferramentas estatsticas pertinentes. Os modelos matemticos para correlao traaram paralelos entre os dados da Bracelpa e da 20 Pesquisa Anual de Tecnologia da Fundao Getlio Vargas. Somente pela descrio dessas fontes de dados e metodologia, pode-se citar algumas limitaes deste trabalho: os dados considerados referem-se a uma dcada do Brasil de 1996 a 2005; o uso de TI foi obtido a partir de dados fornecidos pelas empresas participantes da pesquisa da Fundao Getlio Vargas, enquanto os dados da Bracelpa so compostos pela soma da produo e importao de papel subtraindo-se as exportaes, dividida pela populao brasileira; os estudos correlacionaram o consumo de tipos especficos de papel com os gastos e investimentos percentuais em relao ao faturamento lquido (ndice G%) e o custo anual

12

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

por teclado (CAPT), sendo utilizada a anlise de correlao de Pearson e regresso entre tais variveis independentes. Vale ressaltar que este trabalho no tem como objetivo levantar causas e consequncias, mas sim apenas a correlao entre uso de TI e consumo de papel.

7. A correlao entre o uso de tecnologia de informao e o consumo de papel


De acordo com o modelo proposto por Albertin e Albertin (2005), o uso de TI deve apresentar desempenho e benefcio. A hiptese deste trabalho que o uso de tecnologia trouxe como benefcio a reduo de custo, pela reduo do consumo de papel. Para o teste de hiptese, focou-se apenas nos papeis que sofrem impacto do uso de tecnologia de informao: papel para imprimir e escrever (Impr & Escr) e papel imprensa (Impren). Pela anlise das caractersticas e aplicaes dos outros tipos de papel (Tabela 1) no h evidncias claras que esses outros tipos possam ter seu consumo reduzido pelo uso de TI. Assim, no h como se supor que papis para fins sanitrios tm correlao com o uso de TI ou, por outro lado, analisando-se papis para embalagens, se h alguma correlao, supostamente seja positiva, para suprir questes industriais de acondicionamento e comercializao de produtos de informtica. A caracterizao da varivel latente de uso de TI foi operacionalizada por meio de alguns indicadores. Conforme Meirelles (2009a), o uso de TI pode ter seu comportamento e tendncia percebidos pela anlise do investimento e gastos em informtica, atravs do percentual da receita lquida (ndice G) e do custo anual por teclado (CAPT). A figura 7 mostra a evoluo do ndice G, de acordo com Meirelles (2009a).

13

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 7: Evoluo do ndice G Fonte: Meirelles (2009a) Meirelles (2009b) destaca que os gastos e investimentos em tecnologia continuaro a crescer e a rea de servios vai liderar os aportes em TI. A figura 8 mostra a correlao entre os gastos e investimentos percentuais em TI pelo faturamento lquido (G%). A correlao entre o consumo de papel imprensa e o G% mostrou-se acentuado com r2 ajustado de 87,9%, com decrscimo do consumo desse tipo de papel com o aumento dos gastos e investimentos em TI. Tal comportamento e tendncia podem dar a entender que as empresas investiram em TI e tiraram mercado de papel jornal e mdia impressa.

14

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

F itte d L ine P lo t
Im pr e n = 6,97 6 - 0 ,85 21 G % 4 ,5
S R- S q R- S q ( ad j) 0,256986 89,2% 87,9%

4 ,0

Imp r e n

3 ,5

3 ,0

2 ,5 3,0 3,5 4,0 G% 4,5 5 ,0 5,5

Figura 8: Correlao entre G% e papel imprensa (Impren) Fonte: Elaborao prpria

A Figura 9 mostra a evoluo do Custo Anual por Teclado (CAPT). A contnua queda no CAPT pode demonstrar que o acesso tecnologia est cada vez mais fcil e, a anlise dos gastos e investimentos em TI, em contnua ascendncia, demonstra o forte uso de TI nas empresas nacionais privadas, nos ltimos anos.

15

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 9: Evoluo do CAPT Fonte: Meirelles (2009a) A figura 10 apresenta a correlao entre o consumo de papel imprensa e entre o consumo de papel imprensa com custo anual por teclado. O consumo de papel imprensa apresenta correlao oposta no caso do CAPT.

16

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

F itte d L ine P lo t
Im pre n = - 0,1 90 2 + 0,3 04 1 C A PT 4 ,5
S R- S q R- S q ( ad j) 0,215504 92,4% 91,5%

4 ,0

Imp r e n

3 ,5

3 ,0

2 ,5 9 10 11 12 CA PT 13 14 15 16

Figura 10: Correlao entre CAPT e papel imprensa Fonte: Elaborao Prpria Nota-se que custos anuais por teclado (CAPT) mais baixos so correlacionados com menor consumo de papel imprensa, com r2 ajustado de mais de 90%. Pode-se induzir que o acesso mais fcil TI tambm colabora para uso de mdia eletrnica e, por consequncia, a reduo no consumo de mdia impressa. Na figura 11 tem-se a correlao entre o consumo de papel de imprimir e escrever com os gastos e investimentos em TI. Ao contrrio do que ocorreu com o consumo de papel imprensa, o papel de imprimir e escrever teve seu consumo aumentado, acompanhando o aumento de gastos e investimentos em TI pelas empresas, porm em uma correlao no to forte (Pearson de 0,786).

17

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

F itte d L ine P lo t
Im pr & Es cr = 6 ,36 7 + 0,721 1 G % 1 0,5
S R- S q R- S q ( ad j) 0,492566 61,7% 56,9%

1 0,0

Imp r & Es c r

9,5

9,0

8,5

8,0 3 ,0 3,5 4,0 G% 4 ,5 5,0 5,5

Figura 11: Correlao entre G% e papel de imprimir e escrever (Impr & Escr) Fonte: Elaborao prpria Na Figura 12, possvel verificar a correlao entre CAPT e o papel de imprimir e escrever (Impr & Escr). A reduo do CAPT acompanha um aumento no consumo de papel de imprimir e escrever com r2 ajustado de 45%. Pode-se induzir que uma tendncia de maior uso de TI influencia mudana de hbito como a prtica de maior volume de impresso e consumo desse tipo de papel.

18

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 12: Correlao entre CAPT e papel de imprimir e escrever Fonte: Elaborao Prpria Testes estatsticos do valor de p, para todos os estudos acima expostos, no do evidncias de que as correlaes entre uso de TI e uso desses tipos especficos de papel sejam nulas; logo, podemos manter as inferncias feitas. Por terem sido trabalhados dados de apenas uma dcada, as anlises de resduos destas correlaes ficam parcialmente comprometidas e demandariam, para melhores concluses, a ampliao do tamanho de amostra em estudos futuros.

8. Resultados e concluses
Embora, como j reportado, este trabalho no se dispe a trazer relaes causais, pode-se observar que o uso de TI no trouxe como benefcio a reduo do consumo de papel no mercado brasileiro, mesmo considerando apenas papis com impacto pelo uso de TI. Ainda que o consumo de papel imprensa tenha apresentado uma significativa reduo na medida em que intensificaram os gastos e investimentos com TI e a reduo do CAPT, se somarmos o consumo de papel de imprimir e escrever (que no apresentou uma correlao
19

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

to aderente quanto o consumo de papel imprensa) a correlao entre consumo de papel e uso de TI tende a se anular. Pode-se visualizar melhor esse fenmeno, observando os grficos de correlao da soma do consumo de papel imprensa e de papel de imprimir e escrever (Soma IIE) versus os indicadores de uso de TI (Figura 13 e Figura 14).

F itte d L ine P lo t
S o m a IIE = 1 3,3 4 - 0 ,1 310 G% 1 4,5
S R- S q R- S q ( ad j) 0,656295 2,9% 0,0%

1 4,0

S o ma IIE

1 3,5

1 3,0

1 2,5

1 2,0 3 ,0 3,5 4,0 G% 4 ,5 5,0 5,5

Figura 13: Correlao entre Soma IIE e G% Fonte: Elaborao prpria Observa-se que a correlao com ambos os indicadores apresentou um r2 ajustado igual a zero, ou seja, no h evidncia estatstica de correlao entre as variveis. Posto que o estudo foi realizado com base em uma dcada de informaes com consolidao anual (1996 a 2005), compondo apenas 10 dados de cada parmetro, concluses diversas podem ser obtidas se forem estudados outros perodos ou perodos maiores.

20

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

Figura 14: Correlao entre Soma IIE e CAPT Fonte: Elaborao prpria Com base terica no consolidada e ultrapassando os limites do estudo, pode-se supor que o uso intenso de TI associado reduo do custo sobre seu acesso trouxe um novo perfil de consumidores, que abandonam hbitos tradicionais de leituras de jornais e outras mdias impressas, passando a se informar pela internet. O fcil acesso a equipamentos de informtica, incluindo impressoras, leva impresso de arquivos eletrnicos,

desnecessariamente.

9. Referncias bibliogrficas
ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. Tecnologia de Informao e Desempenho Empresarial: as dimenses de seu uso e sua relao com os benefcios de negcios. So Paulo: Atlas, 2005. AMOR, D. The e-business (r)evolution: living and working in an interconnected world. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000. BRACELPA Associao Brasileira de Papel e Celulose. Relatrio estatstico 2005/2006. 2006. Disponvel em <http://www.bracelpa.org.br> Acesso em 05 jun 2009.

21

PRISMA.COM n. 13

ISSN: 1646 - 3153

DE HAES, S.; VAN GREMBERGEN, W. An Exploratory Study into IT Governance Implementations and its Impact on Business/IT Alignment. Information Systems Management, v. 26, n.2, p. 123-137, Spring 2009. GREENGARG, S. Getting rid of the paper chase. Workforce Magazine. Nov. 2000. HACKETT, G. P. Investment in technology: the service sector sinkhole? MIT Sloan Management Review, v. 31, n. 2, p. 97-103, 1990. ITU International Telecommunication Union. 2007. World Telecommunication Indicators, 2006. Disponvel em: < http://www.itu.int/publ/D-IND-WTID.OL-2007/en>. Acessado em: 26 Jan. 2010. JAAKKO PYRY CONSULTING. World paper markets up to 2020. Executive Report. Volume I. Ed. 2005. KANTER, R. M. Evolve! Succeeding in the digital culture of tomorrow. Boston: Harvard Business School, 2001. LUNARDI, G. L. ; BECKER, J. L. ; MAADA, A. C. G . The Financial Impact of IT Governance Mechanisms' Adoption: An Empirical Analysis with Brazilian Firms. In: Proceedings of the 42th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), Waikoloa, p. 1-10, 2009. MEIRELLES, F. S. Pesquisa Anual de Administrao de Recursos de Informtica. 20 ed. So Paulo: FGV-EAESP-CIA, 2009a. MEIRELLES, F. S. Parceira do Negcio. Revista Microsoft Business, ano 12, n.50, p.10-11, marmai/2009b. RILEY, P. E-mails contribuition to total paper consumption on the U.C. Berkeley Campus: an investigation of the printing behavior of both students and staff. 2001. Disponvel em <http://costkiller.net/tribune/Tribu-PDF/EMails-Contribution-to-Total-PaperConsumption-on-the-UC-Berkeley-Campus-An-Investigation-of-the-Printing-Behavior-ofBoth-Students-and-Staff.pdf>. SANTOS JR, S.; FREITAS, H.; LUCIANO, E. M. Dificuldades para o uso da Tecnologia da Informao. RAE eletrnica, So Paulo, v. 4, n. N 2, 2005. TELECO Inteligncia em Telecomunicaes. 2010. Estatsticas do Brasil - Geral. Disponvel em: < http://www.teleco.com.br/estatis.asp>. Acessado em: 26 Mar. 2010. UNITED NATIONS ECONOMICS COMISSION FOR EUROPE. Food and Agriculture Organization of the United Nations: 2007. Disponvel em <http://www.unece.org>. Acesso em 03 jun. 2009. VERHOEF, C. Quantifying the effects of IT-governance rules. Science of Computer Programming, v. 67, n. 2-3, p. 247-277, July 2007.

22

Vous aimerez peut-être aussi