Vous êtes sur la page 1sur 10

A Rede do Governo Participativo, do Cidado participativo das Minas Gerais

www.minasparticipativa.org

Por que que todos no se renem, para sofrer e vencer juntos, de uma vez?
(Jaguno Riobaldo, Guimares Rosa)

A rede acredita no impacto da Colaborao em Massa

preciso uma nova estratgia A Rede MinasParticipativa aposta em uma nova estratgia de informao e comunicao na Internet . Ao combinar as ferramentas de mdia social em uma rede central de comunicao bem organizada, administrada e profissionalizada ,a participao na internet pode revelar multiplicadores de fora, criando um mutiro de crticos, apoiadores, entusiastas, ativistas e patrocinadores on-line

Estamos entrando na era digital


A era industrial esgotou seu modelo para dar lugar a uma era em que uma massa hiperconectada de indivduos auto-organizados segura suas necessidades econmicas em uma mo e seus destinos econmicos em outra. Mudanas profundas na natureza da tecnologia, da demografia e da economia global esto fazendo emergir novos e poderosos modelos de produo baseados em comunidade, colaborao e auto-organizao, e no em hierarquia e controle. E, nos prximos anos, esse novo modo de colaborao substituir as hierarquias empresariais tradicionais como o mecanismo essencial para criao de riqueza na economia. Wiknomics

Estamos vivendo uma revoluo: todos podem


Esse conjunto de novas ferramentas nada menos do que uma revoluo, no sentido de que ele permite que qualquer um distribua suas idias potencialmente para dezenas de milhes de pessoas. Reverteu-se totalmente toda a histria das comunicaes em massa. Essa forma de interao on-line denominada mdia social ou web 2.0, est cada vez mais saindo da periferia da comunicao e ocupando a mdia de destaque, com interesse intenso da iniciativa privada e das organizaes pblicas no sentido de unificar o dilogo. (Wikinomics)

Essas redes esto mudando a sociedade


As redes sociais so capazes de expressar ideias polticas e econmicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. As redes proporcionam ampla informao a ser compartilhada por todos, sem canais reservados, formando uma cultura de participao. A tecnologia est comeando a criar uma nova gama de fruns que permite o exerccio da democracia na sua forma plena. Essa tecnologia extrapola o foro tradicional para a participao dos cidados votando para abordagens novas e inovadoras como o uso das mdias sociais na Internet.

As redes unem os indivduos organizando-os de forma igualitria e democrtica e em relao aos objetivos que eles possuem em comum.

Brasil: o pas mais socivel do mundo!

Com 23 horas e 12 minutos por pessoa no ms, o Brasil continua liderando em tempo mdio de navegao entre os pases medidos pelo Ibope. Os principais interesses dos brasileiros na internet concentram-se nas categorias Buscadores, Portais e Comunidades - que tem 19,8 milhes de usurios nicos e tempo mdio de navegao de 5 horas e 48 minutos mensais por pessoa - e Telecomunicaes e Servios de Internet - que tem 18,8 milhes de usurios e 5 horas e 19 minutos por pessoa.
7

IMPACTO DAS MDIAS SOCIAIS Assista o vdeo na Internet: http://bit.ly/btQCrJ

O impacto da telefonia mvel no Brasil


O Brasil o 5 maior usurio de celular do mundo. Segundo a Anatel, 170 milhes de acessos a servios mveis : uma densidade de 88 aparelhos celulares para cada 100 habitantes. Convergncia Digital ::26/03/2010 :O elevado nmero de aparelhos celulares aumentaro, a partir desse ano, a capilaridade das redes sociais mveis nos pases emergentes e em toda a Amrica Latina. Segundo pesquisa recente da GTI (Global Telecoms Insights), no Brasil, o nmero de mensagens enviadas pelo celular aumentou de 67%, em 2009, para 73% em 2010.

Qual o impacto desta mudana? ?


O VOLUME e VELOCIDADE de propagao da informao cresce de forma muito mais rpida e viral A interseco entre INFORMAES e PESSOAS maior. LOCAIS e MOMENTOS de propagao da informao so mveis. A forma de BUSCAR informaes muda. A ATENO com a informao diferente. Oscila da ateno parcial a grandes interesses. A RELEVNCIA da informao prevalece. A procura por informao mais SOCIAL. A CREDIBILIDADE construda pelo perfil dos interlocutores. A visualizao da informao FRAGMENTADA. As VOTAES e REFERNCIAS se proliferam.

CONSEQUNCIA

Informatizao do boca a boca


9

A Rede do Governo Participativo, do Cidado participativo das Minas Gerais

www.minasparticipativa.org

Vous aimerez peut-être aussi