Vous êtes sur la page 1sur 4

FACULDADE DOM PEDRO SEGUNDO Departamento de Farmcia Laboratrio de Qumica Geral I Prof: Wagner Almeida

_________________________________________________________________________

AULA PRTICA N01 ASSUNTO : Normas de Segurana e Equipamento Bsico de Laboratrio Objetivo: Apresentar o laboratrio de qumica, suas normas de segurana e os principais equipamentos e materiais utilizados.

Fundamentao terica
1.1 - Normas de Segurana

A ocorrncia de acidentes em laboratrio, infelizmente, no to rara como possa parecer. Com a finalidade de diminuir a frequncia e a gravidade desses eventos, torna-se absolutamente imprescindvel que durante os trabalhos realizados em laboratrio se observe uma srie de normas de segurana: 01. Siga rigorosamente as instrues especficadas pelo professor 02. Localize os extintores de incndio e familiarize-se com o seu uso 03. Certifique-se do bom funcionamento dos chuveiros de emergncia 04. No fume no laboratrio 05. Use um avental apropriado 06. Nunca deixe frascos contendo solventes inflamveis prximos chama 07. Evite contato de qualquer substncia com a pele. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substncias corrosivas como cidos e bases concentrados. 08. Todas as experincias que envolvem a liberao de gases e/ou vapores txicos devem ser realizadas na cmara de exausto ( capela) 09. Sempre que proceder diluio de um cido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitao sobre a gua e no o contrrio. 10. Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substncia, no volte a extremidade aberta do mesmo para si ou para uma pessoa prxima. 11. No jogue nenhum material slido dentro da pia ou nos ralos 12. Quando for testar um produto qumico pelo odor, por exemplo, amnia, no coloque o frasco sob o nariz. Desloque com a mo, para a sua direo, os vapores que se desprendem do frasco. 13. Dedique especial ateno a qualquer operao que necessite aquecimento prolongado ou que desenvolva grande quantidade de energia. 14. Ao se retirar do laboratrio, verifique se no h torneiras (gua ou gs) abertas. Desligue todos os aparelhos, deixe todo o equipamento limpo e lave as mos.
1.2. Acidentes mais comuns em laboratrio e primeiros socorros

1.2.1 Queimaduras. a) - Queimaduras causadas por calor seco (chama e objetos aquecidos) No caso de queimaduras leves, aplicar pomada de picrato de butesina. No caso de queimaduras graves, elas devem ser cobertas com gase esterilizada umedecida com soluo aquosa de bicarbonato de sdio 5%. b) - Queimaduras por cidos

Lavar imediatamente o local com gua em abundncia, durante cerca de cinco minutos. Em seguda, lavar com soluo saturadade bicarbonato de sdio e novamente com gua. Secar, aplicando ento metiolate. Se os olhos forem atingidos, lave-os com bicarbonato de sdio a 1% se o cido for diludo; se for concentrado, lave primeiro com gua, depois com a soluo de bicarbonato de sdio. Procure o mdico imediatamente. c) - Queimaduras por lcalis Lavar a regio atingida imediatamente com bastante gua durante cinco minutos. Tratar com soluo de cido actico 1% e novamente lavar com gua. Secar a pele e aplicar antiseptico. Se os olhos forem atingidos, lave com cido brico a 1%, para lcalis diludos e gua seguida de soluo de cido brico a 1% para lcalis concentrados. Procure o mdico imediatamente. 1.2.2 - Cortes a) Cortes Pequenos Deixe sangrar por alguns segundos, verifique se h ainda fragmentos de vidro, desinfete o local e coloque atadura. b) Cortes Maiores Desinfete e procure estancar o sangue, fazendo presso logo acima do corte, no mximo cinco minutos, se necessrio, procure um mdico. 1.2.3 - Fragmentos de vidro nos olhos Remova os pedaos maiores com todo o cuidado possvel, usando pina ou lavando o olho com gua. Chame imediatamente um mdico. Em casos menos graves, uma gota de leo de rcino no canto do olho, para aliviar a dor. 1.2.4 - Intoxicao por gases Remover a vtima para um ambiente arejado, deixando-a descansar. 1.2.5 - Ingesto de substncias txicas. Administrar uma colher de sopa de antdoto universal, que constitudo de: duas partes de carvo ativo, uma de dixido de magnsio e uma de cido tnico. EQUIPAMENTO BSICO DE LABORATRIO, UTILIZAO,LIMPEZA E CONSERVAO. A execuo de qualquer experimento na Qumica, envolve geralmente a utilizao de uma variedade de equipamentos de laboratrio, a maioria muito simples, porm com finalidades especficas. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condies em que a experincia ser executada, contudo, na maioria dos casos, a seguinte correlao pode ser feita: 1.3 - Material de Vidro Tubo de Ensaio - Utilizado principalmente para efetuar reaes qumicas em pequena escala. Bquer - Recipiente com ou sem graduao, utilizado para o preparo de solues, aquecimento de lquidos, pesagem, deixar substncias em repouso, etc. Erlenmeyer - Frasco utilizado para aquecer lquidos ou para fazer titulaes, uma vez que, sua forma cnica, evita perdas de lquidos por agitao. Proveta - Frasco com graduaes, destinados a medidas aproximadas de volumes de lquidos. Pipeta - Equipamento calibrado para medida precisa de volume de lquidos. Existem dois tipos de pipetas: pipeta graduada (utilizada para escoar volumes variveis)

pipeta volumtrica ( utilizada para escoar volumes fixos de lquidos). Balo Volumtrico - Recipiente calibrado, de preciso estinado a conter um determinado volume de uma dada temperatura,.utilizado no preparo de solues de concentraes definidas. O trao de aferio uma marca no colo do balo com a qual deve coincidir a parte inferior do menisco. Bureta - Equipamento calibrado para medida precisa de volume de lquidos. Permite o escoamento do lquido e muito utilizada em titulaes. Funil - Utilizado na transferncia de lquidos de um frasco para outro ou para efetuar filtraes sples. Vidro de Relgio - Usado geralmente para cobrir bquer contendo solues, pesagem de slidos e finalidade operaes diversas. Basto de Vidro - Usado na agitao de misturas, transferncia de lquidos, auxiliar na filtrao e outras operaes qumicas. Funil de Separao - Equipamento para separar lquidos no miscveis . Kitassato - Frasco de paredes espessas, munido de sada lateral e usado em filtrao vcuo. Dessecador - Utilizado no armazenamento de substncias quando se necessita de uma atmosfera com baixo teor de umidade. Tambm pode ser utilizado para manter as substncias sob presso reduzida. Condensador - Equipamento destinado condensao de vapores em destilaes ou aquecimento 1.4 - Material de Porcelana Funil de Buchner - Utilizado em filtrao vcuo, devendo ser acoplado a um kitassato. Sobre a placa perfurada deve ser colocado um papel de filtro de dimetro menor que o da placa. Cpsula e Caarola - Usadas para efetuar evaporao de lquidos, dissoluo de precipitados por cidos, etc. Cadinho - Usado para a calcinao de substncias (aquecimento a altas temperaturas). Almofariz e pistilo - Destinados pulverizao de slidos que so atritados pelo pistilo contra o interior spero do almofariz. 1.5 - Material Metlico Suporte, Mufa e Garra - Peas metlicas usadas para montar aparelhagens em geral. Tela de Amianto - Tela metlica, contendo amianto, utilizada para distribuir uniformemente o calor, durante o aquecimento de recipientes de vidro chama de bico de gs ou lamparina. Trip - Usado como suporte, principalmente de telas. Bico de Gs ( Bunsen) - Fonte de calor destinada ao aquecimento de materiais no inflamveis. No caso de caso de materiais inflamveis, usa-se a manta eltrica. Esptula - Usada para transferir substncias slidas. Pinas - Usada para segurar objetos aquecidos. 1.6 - Materiais Diversos Suporte Para Tubos de Ensaio - Depsito de tubos de ensaio

Pinas de Madeira - Utilizada para segurar tubos de ensaio. Pisseta - Frasco geralmente contendo gua destilada ou outros solventes usado para efetuar a lavagem de recipientes ou materiais com jatos do lquido nele contido. Frasco Para Reagente - Usados para conservar reagentes qumicos. Dependendo da substncia a ser guardada, o frasco a ser utilizado pode ser incolor ou mbar. Trompa de gua - Dispositivo para aspirar o ar e reduzir a presso no interior de um frasco. Muito utilizado em filtraes vcuo. Estufa - Equipamento empregado na secagem de materiais, por aquecimento, em geral, at 200 C. Mufla ou Forno - Utilizada na calcinao de substncias, por aquecimento em altas temperaturas ( at 1.000C ou 1.500 C ) Balana - Instrumento para determinao de massa ( pesagem) PROCEDIMENTO: Manipule as vidrarias e materiais de acordo com a orientao do professor. QUESTIONRIO: 01. Descreva a indumentria correta a ser usada no laboratrio. 02. Descreva a utilizao da Estufa 03. Qual o procedimento correto para tratar queimaduras por cidos e cortes em laboratrio? 04. Descreva a utilizao do material de porcelana. 05. Qual a classificao para o material de vidro? 06. Quais so os instrumentos de vidro usados para medir volume? Classifique-os em graduados e volumtricos. 07. Desenhe osmateriais de vidro e metlicos e descreva sua utilidade: 08. Que instrumento de medida se usa para medidas indeterminadas? Por que no devemos usar um bequer, para a preparao rigorosa de uma soluo? 09. Quando se usa um dessecador?

Vous aimerez peut-être aussi