Vous êtes sur la page 1sur 2

A cantiga de maldizer

Ao contrrio da cantiga de escrnio, a cantiga de maldizer traz uma stira direta e sem duplos sentidos. comum a agresso verbal pessoa satirizada, e muitas vezes, so utilizados at palavres. O nome da pessoa satirizada pode ou no ser revelado. Exemplo de cantiga Joan Garcia de Guilhade "Ai dona fea! Foste-vos queixar Que vos nunca louv'en meu trobar Mais ora quero fazer un cantar En que vos loarei toda via; E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia! Ai dona fea! Se Deus mi pardon! E pois havedes tan gran coraon Que vos eu loe en esta razon, Vos quero j loar toda via; E vedes qual ser a loaon: Dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei En meu trobar, pero muito trobei; Mais ora j en bom cantar farei En que vos loarei toda via; E direi-vos como vos loarei: Dona fea, velha e sandia!" Este texto enquadrado como cantiga de escrnio j que a stira indireta e no cita-se o nome da pessoa especifica. Mas, se o nome fosse citado ela seria uma Cantiga de Maldizer, pois contm todas as caractersticas diretas como stira da "Dona". Existe a suposio que Joan Garcia escreveu a cantiga anterior uma senhora que reclamava por ele no ter escrito nada em homenagem a ela. Joan Garcia de tanto ouvi-l dizer, teria produzido a cantiga. Crtica direta; geralmente a pessoa satirizada identificada Linguagem agressiva, direta, por vezes obscena Zombaria

Contexto Histrico
Momento final da Idade Mdia na Pennsula Ibrica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante. A vida do homem medieval totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvao da alma. O maior temor humano era a idia do inferno que torna o ser medieval submisso Igreja e seus representantes. So comuns procisses, romarias, construo de templos religiosos, missas etc. A arte reflete, ento, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa poca chamada de Teocntrica. As relaes sociais esto baseadas tambm na submisso aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse da terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos ou vassalos. H bastante distanciamento entre as classes sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra. O marco inicial do Trovadorismo data da primeira cantiga feita por Paio Soares Taveirs, provavelmente em 1198, entitulada Cantiga da Ribeirinha.

Caractersticas
A poesia desta poca compe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alade, flauta, viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes ltimos deram origem ao nome deste estilo de poca portugus. Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta poca so o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana. As cantigas eram cantadas no idioma galego-portugus e dividem-se em dois tipos: lricas (de amor e de amigo) e satricas (de escrnio e mal-dizer). Do ponto de vista literrio, as cantigas lricas apresentam maior potencial pois formam a base da poesia lrica portuguesa e at brasileira. J as cantigas satricas, geralmente, tratavam de personalidades da poca, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.

Vous aimerez peut-être aussi