Vous êtes sur la page 1sur 7

Trabalho de Sociologia

As Justificativas Ideolgicas do Colonialismo

Nome: Caroline Tiemi Aoyagui, n:14 David Scott Kilson Herzog, n: Mayara Guimares de Sousa, n: 32 Natasha Ansio de Barros, n: 34 Serie: 3 B Professor: Marcio Nunes Matria: Sociologia

ndice
Introduo: abordagem geral dos temas a serem discutidos Darwinismo Social: A explicao do que consiste a teoria e no que ele afetou o

colonialismo no sc. XIX e que ainda feta atualmente


Misso Civilizatria: o que foi e como foi usada para justificar o colonialismo. Intolerncia Racial: como foi gerada e como afetou e afeta atualmente. Concluso: retoma o tema e expe a opinio do grupo sobre o tema abordado.

Introduo Em tempos de crise os pases desenvolvidos buscam diversas solues, uma das mais comuns o domnio de outros territrios, o imperialismo. Aps sucessivas crises de superproduo geradas pela no interveno estatal na economia a soluo foi buscar colnias na frica e na sia. Esse fenmeno de dominao de colnia nesses dois continentes por volta da segunda metade do Sculo XIX foi chamado de neocolonialismo a exemplo do colonialismo nas Amricas. As potncias, em especial os chefes de estado e magnatas, buscavam justificativas para a forma com que os colonos eram tratados, a forma por que eram explorados. Nesse contexto surgiram justificativas para o que vinha sendo feito. Essas justificativas consistiam em apelar para a descriminao e o eurocentrismo, ou melhor, o egosmo. As trs mais relevantes dessas justificativas so o darwinismo social, a Misso Civilizatria e a intolerncia racial. O darwinismo social uma teoria que justifica a explorao por meio das idias de Darwin, um cientista que dedicou a vida a pesquisar sobre a evoluo das espcies. Ela afirmava que a seleo natural conduzia as espcies para uma adaptao ao ambiente onde a sociedade mais forte e desenvolvida teria direito a dominar a mais fraca para garantir sua sobrevivncia. Por meio da misso civilizatria os colonizadores entravam em pases com a desculpa de levar a evoluo para as culturas menos evoludas, pois acreditavam que o modelo de vida europeu era mais justo e dava melhores condies de vida, com o objetivo de levar esses povos para um patamar de desenvolvimento mais evoludo, mais prximo do europeu. O racismo uma das justificativas mais famosas, ela foi muito usada na colonizao da frica e da sia, ela afirma que a raa branca e superior as outras e por ser mais evoluda ela tem o direito de dominar as outras raas. Com base em estudos e clculos os europeus acreditavam que os brancos eram o pice da evoluo e estavam a frente de todos os outros povos, incluindo os africanos e asiticos, que eram considerados meros seres inferiores e subdesenvolvidos. Ainda h muitos que seguem o racismo e consideram os brancos superiores, apesar do racismo ser crime em vrios pases, entre ele o Brasil.

O Darwinismo Social No sculo XIX o desenvolvimento cientifico alavancou milhares de pensadores que com o novo conhecimento fazia pesquisas e teorias sobre as mais diversas coisas. Muitos desses pensadores pensavam na questo social e com a nova teoria evolucionista de Darwin eles criaram uma nova teoria chamada darwinismo social. Darwin descobriu que diferente de como pensavam os animais no foram feitos integralmente por Deus. Antes acreditavam que os animais simplesmente foram criados como so por Deus e Darwin provou que todo animal, planta e ser vivo na terra foi fruto de uma evoluo. Desde os primrdios, aos poucos o mundo foi se tornando o que atualmente. Essa prova cientifica foi usada pelos teologos sociais para definir que os europeus era os mais civilizados do mundo porque foram os primeiros a se tornarem em uma civilizao organizada e que por isso eram melhores. Eram os mais evoludos. E que tinham o dever de levar essa modo de vida para as outras civilizaes atrasadas. Essa teoria foi utilizada pelos pases capitalistas para ter uma desculpa para conquistar mais territrios. As industrias estavam em pleno apice e a superproduo era um problema. Ento acharam uma soluo. Conquistar novos territrios para aumentor o mercado consumidor e tambm para conseguir mo-de-obra barata, materia-prima. Quando uma pas era colonizado ele muitas vezes era submetido ao caprichos do pas capitalista que no se importava com a sociedade que estava colonizando muito menos sua cultura. Por isso milhares de povos e lnguas foram suprimidos pela falta de solidariedade e egosta desses pases. Isso trouxe varias conseqncias para os colonizados que foram submetidos a intensa discriminao racial e cultural. Essa intolerncia criou frutos, por exemplo, o preconceito que sofrem at hoje por simplesmente serem diferentes. O ocidental por ter meios de se impor a outras culturas acha que o certo e que os outros esto errados. O assunto difcil de ser tratado e ainda gera muita polemica ao tentar discernir o que cultura e o que simplesmente maus tratos. Como no islamismo que o marido tem todo o direito sobre a sua mulher e ningum o pode contestar. Quando esse marido a agride, ele continua tendo o direito sobre ela? Ningum pode ajud-la? Ela muito menos se divorciar porque a mulher divorciada vista com maus olhos pela sociedade islmica. O egosmo e a ambio dos capitalistas geram a discrdia entre os povos at hoje. E os Estados tentam criar leis para diminuir o racismo mais esse pensamento esta to encravado na mente das pessoas que ainda demorara muito tempo para que tenhamos uma sociedade pelo menos parcialmente igualitria.

Misso Civilizatria

A Europa do sculo XIX estava passando por um processo de industrializao que marcou o final do monoplio britnico. Com a concorrncia entre os pases industrializados, a procura por novos mercados consumidores e matria-prima barata foi inevitvel para que fosse possvel ampliar suas economias. Assim, o imperialismo foi promovido e resultou na conquista e explorao de territrios africanos e asiticos. A partir desse fato econmico, apareceram vrios intelectuais e religiosos que compartilharam suas teses e opinies que justificariam a entrada da Europa em tais territrios. A ideia de misso civilizadora surgiu dizendo que o modelo da cilizao europeia era a que oferecia melhores condies de vida ao homem, portanto, aqueles que no possuam os mesmos aspectos que os europeus, tanto genticos como culturais, eram considerados inferiores. Isso fez com que a presena europia nos domnios afroasiticos fosse vista como um processo menos injusto de invaso. Nesse modelo, os europeus ou homens brancos tinham o dever de proporcionar oportunidades para que esses povos incivilizados pudessem se modernizar e diminuir a diferena entre eles. Entretanto, na prtica, o imperialismo se tornou numa srie de atrocidades e injustias contra as populaes dominadas. Alm disso, alguns pases usavam o territrio para colocar seus excedentes populacionais e sua populao carcerria e tambm servia como base estratgica para neutralizar a concorrncia. As consequncias de tais atos so percebidos atualmente com os diversos problemas sociais e econmicos. Em virtude disso, a misso civilizatria acabou agravando a diferena entre os povos e deu espao para a indiscriminada explorao dos brancos sobre os negros e amarelos.

A Intolerncia Racial

Uma das muitas desculpas para o colonialismo foi a teoria de que o branco era melhor que o negro, que o oriental e para provar essa teoria pensadores faziam calculos e provavam cientificamente algo que no tinha absolutamente nenhuma logica e usaram isso como desculpa. Para dizer que eles eram superiores e tinham o direito de se aproveitar dos negros. Esse direito que ele diziam ter foi utilizado pelas industrias capitalistas para colocar negros e orientais para trabalhar ganhando nada ou muito menos do que um branco europeu ganharia. Esse foi um modo de utilizar os negros e ainda acalmarem a conscincia se que os industriais capitalistas tinham conscincia de que o que faziam era errado. Tambm foi utilizado para amansar a populao colonizada, para que ela fosse submissa mas no foi s isso que gerou. Tambm gerou um profundo racismo entre as raas que perpetra at hoje. A maioria das pessoas tem preconceitos sobre as pessoas e as julgam s pelo o que essa pessoa aparenta. Uma amostra do profundo absurdo dessa teoria foi o holocausto. Os alemes nazistas acreditavam que eram melhores que os judeus e por isso mataram milhares de pessoas. Porque eram intolerantes. Mas os europeus trabalharam de forma sigilosa e no mataram diretamente milhares de pessoas mas infectaram a sociedade com um pensamento primitivo e totalmente irracional. Os pensadores que se diziam filsofos, sbios s geraram discrdia entre a sociedade e discriminao entre os povos. O preconceito de forma to enraizada no mundo que ainda tem pases que tem escolas para negros e brancos. Chegou a tal ponto que os pais tradicionais probem os filhos de serem amigos de outras pessoa que no sejam da raa deles. Felizmente essa nova gerao est perdendo aos poucos esse preconceito o que mostra que mesmo que a ferida na mente das pessoas seja grande no incurvel. E os jovens da atual sociedade so bem mais tolerantes e sabem que no a cabimento existir essa discriminao porque todos os humanos somos feitos de basicamente a mesma coisa e portanto no h diferena. E muito menos motivos para procuramos alguma diferena.

Concluso Nos dias de hoje, podemos ainda perceber sombras e silhuetas do que foram as

desculpas do colonialismo. As idias preconceituosas, descabidas e sem nexo dos que se diziam filsofos e socilogos daquele tempo continuam presentes nas sociedades atuais, sussurros que sopram s orelhas dos que tem a mente fraca e fechada. Aos poucos, a sociedade enxerga que a cor da pele, origem, cultura, religio e etnia no importam, desde que se tenha integridade moral para fazer o que certo. Os inmeros massacres pelos quais a humanidade passou como o holocausto, a limpeza tnica na Iugoslvia contra albaneses e muulmanos e a guerra entre etnias na angola devem ser mais que suficientes para provar que o preconceito e o racismo no trazem maior beneficio do que a destruio de famlias, cidades, at mesmo pases. Hoje os governos tentam remediar suas faltas do passado. No caso do governo brasileiro, foram institudas as cotas para negros, recentemente aprovada a unio homoafetivas e na constituio do nosso pas, constam leis contra o racismo, sujeitas a punies severas. O vulto das desculpas neocolonialistas continua presente, mas ao que tudo indica, no caminho da extino. Atualmente, nos cabe ter conscincia de que essas foram apenas desculpas utilizadas para o beneficio prprio de seus criadores, no podendo ser de forma alguma consideradas verdadeiras

Vous aimerez peut-être aussi