Vous êtes sur la page 1sur 14

1

TERRITRIOS DO BARROCAL E AS TERRITORIALIDADES DOS OLEIROS NO BAIXO VALE PARANABA GOIANO

Jean Carlos Vieira Santos


Gegrafo, Especialista (FSL), Mestre e Doutor em Geografia (UFU), Bolsista CAPES-PDEE/Universidade do Algarve (Portugal); Professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Gois - Campus Quirinpolis (UEG) BRASIL . E-mail: svcjean@yahoo.com.br

Rosselvelt Jos Santos


Gegrafo, Mestre e Doutor. Professor do Programa de PsGraduao (IGUFU) Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlndia; Responsvel pelo Laboratrio de Geografia Cultural e Turismo (IGUFU). E-mail: rosselvelt@ufu.br

Resumo: Neste trabalho abordamos a relao existente entre a categoria geogrfica territrio e o conceito modo de vida. O objetivo principal desenvolver uma anlise em torno do comportamento sociocultural, econmico e organizacional de comunidades oleiras que utilizam os lugares de extrao de argila como espao produtivo e da vida. Por isso, realizamos uma incurso ao tempo e ao espao da comunidade do Barrocal para apresentar os arranjos fsicos e humanos desses territrios. Neste caminho foi possvel uma anlise das especificidades scioterritoriais e particularidades culturais expressas nos modos de vida nesses territrios, bem como aos sujeitos que agrupam diferentes saberes e fazeres no Baixo Vale Paranaba Goiano. Ao valorizar os lugares de produo artesanal e antigos ofcios, percebemos as suas sedues e possibilidades de valorizao da cultura regional. Na perspectiva do turismo, consideramos que o lugar pode ser otimizado devido a sua importncia e significado das tradies interioranas, tornando-se um espao de visitao e que poder servir para atender s necessidades humanas regionais, ocorrendo valorizao das humanidades do espao, envolvendo no s elementos e patrimnios materiais, como tambm os imateriais. Quanto aos aspectos metodolgicos este foi dividido em duas fases: pesquisa documental e trabalho de campo.

Palavras-Chave: Territrio; Modos de Vida; Saberes e Fazeres; Interior Goiano. Eixo temtico: Ordenacin, gestin, riesgos y vulnerabilidad.

1. Introduo

Este artigo vem trazer as discusses desenvolvidas na Tese 1Polticas de Regionalizao e Criao de Destinos Tursticos entre o Lago de So Simo e a Lagoa Santa no Baixo Paranaba Goiano e os resultados parciais do projeto 2Os Pretritos e Atuais Lugares de Produo Barrocal no Baixo Vale Paranaba Goiano: reas de extrao de argilas e fixao de oleiros. O objetivo principal desenvolver uma anlise em torno do comportamento sociocultural, econmico e organizacional de comunidades oleiras que utilizam os lugares e territrios de extrao de argila como espao produtivo e da vida. Por isso, realizamos uma incurso ao tempo e ao espao da comunidade do Barrocal para apresentar os arranjos fsicos e humanos desses territrios. Neste caminho foi possvel uma anlise das especificidades scio-territoriais e particularidades culturais expressas nos modos de vida nesses territrios, bem como aos sujeitos que agrupam diferentes saberes e fazeres. Ao valorizar os lugares e territrios de produo artesanal e antigos ofcios, percebemos as suas sedues e possibilidades de valorizao da cultura regional. Quanto aos aspectos metodolgicos este foi dividido em duas fases: pesquisa documental (levantamento das referncias) e trabalho de campo e, por meio, deste foi construdo o material fotogrfico. Definiu-se como rea de estudo os municpios de Quirinpolis, Gouvelndia, Itaj, Itarum, So Simo, Cau, Lagoa Santa, Cachoeira Alta e Paranaiguara na microrregio geogrfica de Quirinpolis (Figura 01) no Estado de Gois (Brasil). A microrregio quirinopolina pertence Bacia Hidrogrfica do Rio Paranaba, que abrange terras dos Estados de Gois, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. De acordo com a AGMA/EIBH (2005, p. 04) o rio Paranaba nasce na serra Mata da Corda em Minas Gerais, a uma altitude de 1.140 metros. Dessa regio at o seu encontro como o rio Grande percorre uma extenso de 1.120 km, com uma paisagem de captao e drenagem de 220.195 km. Seu percurso est definido em trs trechos distintos:
1

Investigao Desenvolvida (2007-2010) por Jean Carlos Vieira Santos no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlndia IGUFU (Brasil) e orientado por Rosselvelt Jos Santos. 2 Projeto Desenvolvido por Jean Carlos Vieira Santos (Coordenador) e Ludmila de Jesus Martins (Orientanda do curso de Geografia/UEG) na Universidade Estadual de Gois (UEG/Quirinpolis).

Alto Paranaba nascente at o km 370; Mdio Paranaba do km 370 at a barragem de Cachoeira Dourada com 370 km; Baixo Paranaba da barragem de Cachoeira Dourada at a sua foz, com extenso de 380 km. O trecho Alto Paranaba encontra-se em sua maior parte, em territrio mineiro (AGMA/EIBH, 2005, p.04).

Figura 01: Mapa Microrregio de Quirinpolis 2008. Fonte: SANTOS, J. C. V. Polticas de Regionalizao e Criao de Destinos Tursticos entre o Lago de So Simo e a Lagoa Santa no Baixo Paranaba Goiano Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlndia, IGUFU/Uberlndia (Minas Gerais), 2010.

Por essa caracterstica fsica, a microrregio de Quirinpolis, tambm, foi definida neste artigo como Baixo Vale Paranaba Goiano. nessa bacia que esto as lagoas, reas de extrao de argilas responsveis pela fixao dos oleiros na regio. Segundo Guerra (1978, p.35-36), a argila um material de silicatos

hidratados de alumnio de coloraes variadas em funo dos xidos. As argilas podem ser definidas como caulins sujos, por causa dos xidos que possuem colorindo-as de vermelho, amarelo e verdes. Provavelmente as encontradas na microrregio de Quirinpolis, so as definidas pelo autor como argilas do grupo caulinita, que utilizada no fabrico de cermica. As argilas, tambm, so classificadas como refratrias, aquelas que no manifesta fuso quando sujeita a temperaturas elevadas, sendo, empregada na fabricao de tijolos para revestimento de fornos e em objetos de cermicas (Guerra, 1978, p.37). So materiais passveis de modelagem manuais, bastante utilizadas nos trabalhos artesanais desenvolvidos pelas olarias do interior do Brasil. Dentro desse debate, optou-se pela discusso da categoria geogrfica territrio que compartilha uma srie de temas comuns e tambm possui diversas temticas to abrangentes quanto divergentes, no s na geografia como em reas afins. Temas identificados com as questes culturais, ambientais e sociais, favorveis as dimenses analticas das territorialidades dos oleiros do Baixo Vale Paranaba Goiano.

2. Algumas Consideraes sobre a Categoria Geogrfica Territrio

De acordo com Corra (1996, p.251) etimolgicamente o conceito territrio deriva do Latim terra e torium, significando terra pertencente a algum. Pertencente, entretanto, no se vincula necessariamente propriedade da Terra, mas sua apropriao. Essa apropriao, por sua vez, tem um duplo significado, de um lado associa-se ao controle de fato, efetivo, por vezes legitimado, por parte de instituies ou grupos sobre um dado segmento do espao. A apropriao, por outro lado, pode assumir uma dimenso afetiva, derivada das prticas espacializadas por parte dos grupos distintos definidos segundo renda, raa, religio, sexo, idade ou outros atributos. Desse modo, o conceito de territrio vincula-se a uma geografia que privilegia os sentimentos e simbolismos atribudos aos lugares. Nesse caso, a apropriao passa a associar-se identidade de grupos e afetividade espacial, onde os dois

significados

podem,

contudo,

combinar-se

definindo

territrios

plenamente

apropriados, de direito, de fato e afetivamente. Conceitualmente territrio refere-se tambm a uma extenso terrestre, mas inclui uma relao de poder, ou posse, de um grupo social sobre essa extenso terrestre. Alis, o termo tambm empregado para expressar o controle de uma espcie animal, ou de indivduos, sobre determinada rea geogrfica. Historicamente, populaes ligadas por razes sanguneas ou laos culturais se fixaram sobre determinadas reas geogrficas, quando se tornaram sedentrias. Contendo limites de soberania, propriedade, disciplina, vigilncia e jurisdio, o territrio transmite psicologicamente a sensao de fechamento (GEIGER, 1996, p.235). Para Andrade (1996, p. 213-214) o conceito de territrio no deve ser confundido com o de espao ou de lugar, estando muito ligado ideia de domnio ou gesto de uma determinada rea. Assim, deve-se ligar sempre ideia de territrio a ideia de poder, quer se faa referncia ao poder pblico, estatal, quer ao poder das grandes empresas que estendem os seus tentculos por grandes reas territoriais, ignorando as fronteiras polticas. A formao de um territrio d s pessoas que nele habitam a conscincia de sua participao, provocando o sentimento da territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma conscincia de confraternizao entre as mesmas. Etges (2002, p.141) cita que:
[...] o territrio tem que ser visto como algo que est em processo, uma forma-contedo, o trao entre o passado e o futuro imediato. Ele tem que ser visto como um campo de foras, como um lugar de exerccio, de contradies entre o vertical e o horizontal, entre o Estado e o mercado, entre o uso econmico e o uso social dos recursos (ETGES, 2002, p.141).

J Haesbaert (2002, p.131-135) escreve que o territrio visto antes de tudo como o espao concreto em que se produzem ou se fixam os processos sociais. nele que envolve as mltiplas formas de apropriao do espao, nas diversas escalas espaos-temporais. Se antes a territorialidade era vista muito mais como fixao e estabilidade, hoje o territrio tambm se constri numa espcie de mobilidade controlada, como territrio-rede das grandes corporaes transnacionais. Ento sintetizado, que o territrio o produto de uma relao desigual de foras, envolvendo o domnio ou controle poltico-econmico do espao e sua apropriao simblica, ora conjugados e mutuamente reforados, ora desconectados e contraditoriamente articulados. Essa relao varia conforme as classes sociais, os grupos culturais e as escalas geogrficas em anlise.

Nesse debate conceitual Santos (1996, p.16) destaca em sua obra que os territrios so formas, mas os territrios usados so objetos e aes, sinnimos de espao humano. Hoje encontramos no territrio novos recortes, alm da velha categoria regio. Isso resultado da nova construo do espao e do novo funcionamento do territrio, atravs daquilo que o autor chama de horizontalidade e verticalidade. As horizontalidades sero os domnios da contiguidade, daqueles lugares vizinhos reunidos por uma continuidade territorial, enquanto as verticalidades seriam formadas por pontos distantes uns dos outros, ligados por todas as formas e processos sociais distantes. o uso do territrio:
[...] e no o territrio em si mesmo, que faz dele objeto de anlise social. Trata-se de uma forma impura, um hbrido, uma noo que, por isso mesmo, carece de constante reviso histrica. O que ele tem de permanente ser nosso quadro de vida. Seu entendimento , pois, fundamental para afastar o risco de alienao, o risco da perda do sentido da existncia individual e coletiva, o risco de renncia ao futuro (MILTON SANTOS, 1996, p.15).

Hoje, o territrio, pode ser formado de lugares contguos e em rede, so os mesmos lugares, os mesmos pontos, mas contendo simultaneamente funcionalizaes diferentes (SANTOS, 1996, p.16). Mller (2000, p.17) destaca que a regio pode ser compreendida como uma escala da territorialidade, uma escala de controle, de poder e de estratgias fincada, a um s tempo, em um territrio e tambm em outros territrios. A juno do efetivo com o virtual, via territorialidade, parece ser algo contemporneo para designar a regio. Nesse sentido, nos territrios oleiros do Baixo Vale Paranaba Goiano, a vida social e o ritmo de vida definido pela produo artesanal de tijolos vai se espacializando em torno de lagoas, onde, so extradas as matrias primas. Na microrregio quirinopolina essas olarias surgiram nas primeiras dcadas do sculo XIX e atualmente encontram-se em processo de decadncia em funo do esgotamento da matria prima e pelas transformaes na construo civil. Desse modo, o territrio vai assumindo novos papis, a partir do que chamado de recomposio territorial, em que a economia de uma determinada rea local o resultado complexo da combinao de sucessivos papis, no contexto da diviso social do trabalho, resultante de novas combinaes e de distribuio espacial desigual, fazendo surgir novas formaes regionais (BARREIRA, 2002, p.81). Nessa vertente a obra de Corra (1996, p. 252) destaca que existem vrios territrios recobrindo a superfcie da Terra, e cada um representa uma especfica dimenso e

contedo, sendo apropriado, vivenciado e percebido diferentemente pelos diversos agentes.

3. Caracterizao das Olarias no Baixo Vale Paranaba Goiano: discusses preliminares

Nas olarias dos municpios (Fotos 01 e 02) que formam o Baixo Vale Paranaba Goiano fabricam-se tijolos utilizando uma argila encontrada nas lagoas e drenagens, conhecida como barro p-de-mico. Segundo Silva (2004, p.12), os finos sedimentos (argilas) lacustres utilizadas como matrias primas para tijolos, produzem reaes alrgicas e, por isso, os referidos sedimentos so denominados pelos oleiros de P-de-mico. Vale salientar que essas olarias sempre foram instaladas nas proximidades dos locais de extrao da argila p-de-mico.

Fotos 01 e 02: Terreiro de Olaria na Regio do Caracol em Gouvelndia. Hoje no existem mais habitaes nessas reas, pois proprietrios e empregados moram nas cidades prximas, como Gouvelndia e Inaciolndia. Atualmente existem apenas duas olarias no local e nenhuma habitao. Vieira Santos, J. C. 2010.

Em 1926, foi instalada uma olaria por Wilson Barbosa na rea onde hoje (2010) a cidade de Quirinpolis, quando descobriu s margens do crrego Cruzeiro um barro prprio para a fabricao de tijolos. Com essa descoberta, montou uma

olaria no local, tornando-se responsvel pela construo de vrias casas de tijolos, nesse ncleo urbano (SAGIM JNIOR e SAGIM, 2000, p.146). Processaram-se, a partir da, as mais acentuadas mudanas no patrimnio edificado desse espao urbano, que incorporou novas formas residenciais, substituindo, em parte, as tradicionais casas de alvenaria, adobe e pau-a-pique. Geralmente, essas reas produtoras de tijolos encontravam-se fixadas nos espaos rurais. De acordo com os relatos dos moradores da microrregio quirinopolina, principalmente dos antigos trabalhadores dessas olarias, possvel compreender que os primeiros oleiros a chegarem nessas paisagens foram oriundos do Tringulo Mineiro. Muitos que chegaram a essa microrregio goiana deixaram os espaos das olarias nos municpios de Ituiutaba, Ipiau, Capinpolis, Cachoeira Dourada e Centralina, nos lugares conhecidos como Campo Alegre, Crrego da Lagoa, So Domingos, Paineiras, Lagoa Seca e Mosquito. Essa mobilidade no pode ser considerada espontnea, pois foi um movimento ocasionado pela procura de novas reas ricas em argila prprias para o fabrico de tijolos e telhas, visto que as antigas reas no eram suficientes ou estavam entrando em processo de esgotamento na regio do Tringulo Mineiro, fato que vem ocorrendo nessa primeira dcada do sculo XXI, na microrregio quirinopolina. Outro fator que pode ter contribudo com esse movimento, que a maior parte dessas paisagens de retiradas de barro p-de-mico eram alugadas e em busca de reas com maior produo, os antigos espaos eram abandonados. Os espaos de extrao de argilas eram alugados e o aluguel era pago com tijolos ou dinheiro obtido com a venda da produo. Produzia-se em mdia 70/80 mil tijolos por ms, dos quais 10 mil eram destinados ao proprietrio da terra como forma de pagamento. A mobilidade dos trabalhadores no se realizava como determinao do ciclo natural dessa parte do cerrado, isto , da seca e da chuva, mas poderia ocorrer em funo da carncia de mo-de-obra que ainda persistia nas ltimas dcadas do sculo XX. Segundo esse ponto de vista, os territrios das olarias eram lugares de passagem, principalmente para os trabalhadores contratados, porm para os donos dessas reas, no eram um simples local de inconstncia, pois a atividade ali desenvolvida poderia durar por mais de uma dcada. Dessa forma, os moradores que se fixavam foram desenvolvendo seus modos de vida, seus patrimnios culturais que at hoje (2010) se fazem presente na

arquitetura, culinria e no trabalho artesanal. Nos espaos das olarias, alm da produo de telhas e tijolos, foram sendo produzidos utenslios domsticos como vasos e potes que armazenavam gua (Fotos 03 e 04). Nesses lugares, no era comum as famlias produzirem gneros agrcolas de subsistncia, como o cultivo de hortalias, pomares e roas, apenas poucos moradores se preocupavam em cultivar pequenos quintais ou reas com mandioca, milho e algumas rvores frutferas, como mangueiras, goiabeiras e bananeiras.

Foto 03: Vasos ou potes. Uma espcie de barril que armazenava gua no interior das residncias nas Olarias. Esses objetos tambm eram comercializados, visando complementar a renda dos oleiros. Atualmente um objeto de decorao encontrado no interior das residncias urbanas. Foto 04: Pote ainda utilizado para armazenar gua, em propriedade rural na regio da Pedra Lisa, no municpio de Quirinpolis. Vieira Santos, J. C. 2010.

Pde-se observar durante os trabalhos de campo que as principais alternativas para suprir as necessidades alimentares bsicas desses habitantes, estavam na criao de sunos e aves como galinhas. Isso justificado, segundo os relatos dos entrevistados, porque no podia faltar carne nas refeies dos trabalhadores, porm, a maior parte desses gneros alimentares era adquirida nos comrcios das cidades prximas. Nessas paisagens, as famlias costumavam ser numerosas, principalmente at as dcadas de 1960 e 1970, com muitas crianas, geralmente com mais de cinco filhos, que ajudavam os pais na lida diria. Os filhos homens eram levados pelo pai para desenvolver tarefas nos terreiros de produo; o menino que tinha entre 12 e 14 anos ajudava nos trabalhos de colocar tijolos para secar, levar as refeies para os pees ou fazer a carga de

10

tijolos nos caminhes e, acima dessa faixa etria, j era preparado para participar de todo o sistema de produo (Fotos 05 e 06). As meninas aprendiam as tarefas de casa com a me, como cozinhar e preparar as refeies nos caldeires para serem levados aos trabalhadores, realidade tambm enfrentada pelo sexo feminino nas reas tradicionais de agricultura e pecuria da microrregio de Quirinpolis.

Fotos 05 e 06: Antigas Olarias. As fotografias mostram o uso de animais no processo de produo das olarias. So utilizados nas pipas (foto a direita) para amassar o barro e esse depois colocado nas formas para ganhar forma, e tambm nas carroas (foto esquerda) que transportava a matria prima da lagoa (rea de extrao) at a pipa. Fotos, do final dcada de 1950, cedidas por Milton Vieira dos Santos e Gail Rucel de Moraes Santos, 2010.

O terreiro no adro das casas era o espao onde aconteciam as brincadeiras das crianas menores, principalmente sob o olhar das mes, mas era pouco vista a utilizao das lagoas para lazer e entretenimento. Essas paisagens alagadas pareciam ter sentido nico para os moradores, isto , exclusivamente para retirada do barro essencial produo de tijolos. Nesse contexto, Damiani (1999, p.163) cita que:
A cotidianidade criada tambm pelo modo de produo, no lhe alheia nem marginal, embora seja desigual a outros setores, momentos e situaes dessa forma de produzir. O cotidiano, como simulacro da vida plena assim modelado, permite ao modo de produo funcionar (DAMIANI, 1999, p.163).

11

A regio da lagoa Caracol, no municpio de Gouvelndia, teve seu maior apogeu de produo nas dcadas de 1970 e 1980. Chegou a ter, nesse perodo, uma dezena de olarias e com elas mais de dez famlias e vrios pees solteiros residindo nas proximidades dos terreiros das olarias. Nessa regio, era comum o casamento de pessoas sem grau de parentesco; na comunidade existiam trabalhadores que no eram parentes, que se casava com as moas do lugar, at mesmo da cidade de Gouvelndia. verdade que essas reas no abrigavam igrejas, mas os pequenos espaos de devoo s figuras sagradas se faziam presentes, pois a religiosidade de muitas famlias era materializada principalmente pelas imagens de Santos Catlicos e do Cristo. Nas residncias das olarias, no era comum os habitantes se encontrarem ou se reunirem para fazer seus rituais sagrados. Para participar de missas, realizar casamentos e batizados, esses moradores deslocavam-se para as cidades prximas e esses rituais envolvendo as imagens sagradas contradiziam a ideia de um ambiente sem religio. Normalmente, as festas e as comemoraes religiosas aconteciam nos povoados, propriedades rurais e cidades da microrrregio de Quirinpolis. Mas uma outra prtica comum era o jogo de futebol aos domingos, que atraa um grande nmero de moradores. Nesses momentos de folga, era hbito o consumo de bebida alcolica, principalmente gua ardente e cerveja. Tambm nas residncias, havia o rdio a pilha para escutar msicas e informaes, principalmente de rdios AMs de Ituiutaba (Minas Gerais) e Quirinpolis (Gois). Evidenciam-se, com os relatos dos antigos moradores das olarias, que as habitaes e utenslios domsticos do lugar eram construdos com tcnicas bem antigas; esses patrimnios eram compostos por casas, com o p direito baixo, paredes de tijolos produzidos no lugar, algumas barreadas com a argila das lagoas. No conjunto eram residncias bem simples que simbolizavam os modos de vida daquela poca.

12

4. Consideraes Finais

Na formao do espao vivido, nos terreiros das olarias, havia habitaes esparsas e a maioria com as famlias residindo muito prximas. Assim, as pessoas foram estabelecendo cotidianamente suas relaes sociais e econmicas, nas tarefas desenvolvidas para executar a sua reproduo simples. Os afazeres domsticos no exigiam muitas elaboraes, com pouca moblia e cho batido de terra, a moradia se constitui um espao simples para fazer refeies, repousar e criar a famlia. Entre os aspectos importantes que marcam as relaes sociais no lugar, revela-se, a produo de tijolos, especialmente nos espaos de produo, que expe esses trabalhadores a um convvio durante grande parte do dia, pois o desenvolvimento das atividades iniciava-se pela madrugada e ia at o meio da tarde. A partir dessa convivncia, ocorria tambm, nessa rea, o processo de transmisso do conhecimento e das informaes, dos mais velhos para os mais jovens ou sem experincia; os mais experientes expunham os seus saberes e conhecimentos das realidades em que viviam integrando os outros cultura local. Era nos terreiros das olarias e nas habitaes simples que se organizavam as relaes sociais para atender s necessidades bsicas de sobrevivncia das famlias que transformavam barro em materiais de construo, aspectos fundamentais para suprir seus consumos e manuteno da vida no lugar. Toda a produo das olarias no Baixo Vale Paranaba Goiano era e ainda comercializada nas cidades da microrregio de Quirinpolis e em outras partes do interior goiano e mineiro, como: Santa Helena (GO), Bom Jesus (GO), Ituiutaba (MG), Ipiau (MG) e Capinpolis (MG). Percebe-se nos lugares ocupados pelas olarias da Fumaa (Itaj), So Simo, regio do Buriti Alto ou Olaria do Quinca e Caracol (Gouvelndia) que, apesar das mutaes ocorridas no espao, a produo de tijolos e telhas continua com forte contribuio histrica na constituio da paisagem regional. Esses espaos mantm suas especificidades, representadas pelos vnculos sociais, culturais e econmicos, que foram sendo fixados na paisagem por esse tradicional sistema produtivo. No campo, percebemos que so poucas as olarias existentes nesse incio de sculo XXI e, apesar de escassos, esses elementos

13

oleiros ainda esto presentes e se misturam s novas tecnologias e ao novo enquadramento produtivo imposto pela modernidade. Na perspectiva do turismo, consideramos que o lugar pode ser otimizado devido a sua importncia e significado das tradies interioranas, tornando-se um espao de visitao e que poder servir para atender s necessidades humanas regionais, ocorrendo valorizao das humanidades do espao, envolvendo no s elementos e patrimnios materiais, como tambm os imateriais. Atualmente os trabalhos artesanais produzidos por oleiros so comercializados nas casas de artesanatos e comerciais das cidades tursticas de Lagoa Santa e So Simo.

5. Referncias

AGMA Agncia Goiana de Meio Ambiente. Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamento Hidreltrico (EIBH) da Regio Sudoeste Goiano. Cau (GO): Mais Verde/Engevix, 2005, CD-ROM. ANDRADE, M. C. De. Territorialidades, desterritorialidades e novas territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. DE; SILVEIRA, M. L. (Org.). Territrio Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1996. 332p. P. 15 20. BARREIRA, C. M. C. A. Vo do Paran: a estruturao de uma regio. Braslia (DF): Ministrio da Integrao Nacional: Universidade Federal de Gois, 2002. CORRA, R. L. Regio e Organizao Espacial. So Paulo (SP): Editora tica, 1986. DAMIANI, A. L. O Lugar e a Produo do Cotidiano. In: CARLOS, A. F. A (Org.). Novos Caminhos da Geografia. So Paulo: Contexto, 1999. 204 p. P.161-172. ETGES, Virgnia E. O Lazer no Contexto das Mltiplas Dimenses do Desenvolvimento Regional. In: MLLER, A.; DaCosta, L. P. (Org.) Lazer e Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002. P. 133 144. GEIGER, P. P. Des-territorializao e espacializao. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. DE.; SILVEIRA, M. L. (Org.) Territrio Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1996. 332p. P. 233 246.

14

GUERRA, A. T. Dicionrio Geolgico-Geomorfolgico. Rio de Janeiro: IBGE, 1978. HAESBAERT, Rogrio. Territrios Alternativos. Niteri (RJ): EduFF; So Paulo (SP): Contexto, 2002. MLLER, Ademir. Lazer, Desenvolvimento Regional: como pode nascer e se desenvolver uma idia. In: MLLER, A.; DaCosta, L. P. (Org.) Lazer e Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002. P. 09 40. SAGIM JNIOR, O.; SAGIM, M. B. Quirinpolis Histrico. Goinia (GO): O Popular, 2000. SANTOS, Jean Carlos V. (Orientador: SANTOS, Rosselvelt J.). Polticas de Regionalizao e Criao de Destinos Tursticos entre o Lago de So Simo e a Lagoa Santa no Baixo Paranaba Goiano. 367 f. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Ps-Graduao em Geografia, Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlndia (IGUFU)/Uberlndia (MG), 2010. SANTOS, Milton. O Retorno do Territrio. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A. De; SILVEIRA, M. L. (Org.). Territrio Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1996. 332p. P. 15 20. SILVA, Jos L. L. O Espongilito de Trs Lagoas (MS): registro e caracterizao com nfase em micropaleontologia. 121 f. Tese (Doutorado em Geologia) Programa de Ps-Graduao em Geologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/So Leopoldo (RS), 2004.

Vous aimerez peut-être aussi