Vous êtes sur la page 1sur 2

Ecoeficincia Conceito Ecoeficincia o uso eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econmicos e os impactos ambientais.

. alcanada mediante o fornecimento de bens e servios a preos competitivos que satisfaam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduz progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida, a um nvel, no mnimo, equivalente capacidade de sustentao estimada da Terra. Ecoeficincia - Elementos Reduzir o consumo de materiais com bens e servios; Reduzir o consumo de energia com bens e servios; Reduzir a disperso de substncias txicas; Intensificar a reciclagem de materiais; Maximizar o uso sustentvel de recursos renovveis; Prolongar a durabilidade dos produtos; Agregar valor aos bens e servios.

Ecoeficincia - Benefcios Reduo de custos devido otimizao do uso de recursos e da reduo de capital destinado infra-estrutura; Minimizao do dano ambiental pela reduo dos riscos e responsabilidades derivadas; Melhoria nas condies de segurana e sade ocupacional; Maior eficincia e competitividade, favorecendo a inovao; Melhoria da imagem e aumento da confiana das partes interessadas; Melhor relacionamento com os rgos ambientais, com a comunidade do entorno e a mdia.

Ecoeficincia - Estratgias Para a Efetivao de Aes Reduo ao mnimo da gerao de rejeitos; Fomento reciclagem, na esfera do processamento industrial e do consumidor; Reduo de material desnecessrio no envase e embalagem; Fomento introduo de produtos mais racionais do ponto de vista ecolgico; Assistncia s pessoas e famlias para adoo de produtos ecologicamente racionais; Desenvolvimento de critrios e mtodos para avaliar os efeitos sobre o meio ambiente e necessidades de recursos durante a totalidade dos processos e todo o ciclo de vida dos produtos. Os resultados dessa avaliao devem ser expressos na forma de indicadores claros para informar aos consumidores e aos tomadores de deciso; Fixao de preos ecologicamente racionais e utilizao de instrumentos econmicos adequados com a finalidade de influenciar o comportamento do consumidor, como encargos e impostos ambientais, sistemas de reembolso de depsitos, etc. Fomento e apoio a polticas educativas e publicidade positiva e maior eficincia no uso de energia.

Ecoeficincia - Reflexo cada vez mais claro que as melhorias ambientais alcanadas em mbito mundial pelos programas de produo mais limpa e ecoeficincia esto sendo contrastados por um aumento do consumo de produtos e servios, alm do crescimento populacional. Para se obter o desenvolvimento sustentvel em escala mundial, indispensvel introduzir mudanas fundamentais na forma de consumir e produzir da sociedade.

Vous aimerez peut-être aussi