Vous êtes sur la page 1sur 18

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pr-Reitoria de Graduao

Manual de Utilizao
Mdulo de Inscries para a Pr-Matrcula 2011-2

Atualizado em Julho/2011 Coordenadoria de Informtica

Caro aluno, confira nesse manual o funcionamento da pr-matrcula para o prximo semestre. Se voc j utilizou esse mdulo antes, observe as possveis modificaes realizadas para essa matrcula.

Sou aluno novo. O que a pr-matrcula?


A pr-matrcula uma etapa da sua vida acadmica que ocorre no intervalo entre o perodo letivo atual e o prximo perodo letivo. Ela comea aps as avaliaes finais (quase junto das provas optativas) e termina nas primeiras semanas depois de comearem as aulas do perodo letivo seguinte. No calendrio acadmico de 2011-2 suas datas so: Incio: 15/07/2011 Trmino: 31/07/2011 Durante esse prazo voc utilizar o Mdulo de Inscries Online, disponvel no seu Quiosque. Esse mdulo mostra a sua grade curricular e voc escolhe as disciplinas que deseja cursar no prximo perodo. Tudo isso de forma simples e rpida.

Sou aluno veterano. Quais as novidades nessa pr-matrcula


No existe nenhuma grande novidade, apenas a continuidade da implementao das opes de matrculas especiais para os alunos concluintes. Desde a edio passada j no preciso preencher o formulrio em papel nem abrir um processo administrativo. Relembre os detalhes adiante.

O que eu preciso para fazer a pr-matrcula?


Basta um computador ou um smartphone com acesso internet. Pode ser em um laboratrio na universidade, em uma lan house ou, at mesmo, em casa. Voc acessa seu Quiosque, clica no link da Pr-Matrcula e j pode comear. O Mdulo de Inscries para a Pr-Matrcula funciona bem inclusive em conexes de internet de banda estreita (como no acesso discado) e banda mvel (conexes 3G). Ele foi testado com sucesso nos seguintes navegadores (browsers): Internet Explorer 7 e 8, Mozilla Firefox 3 e Google Chrome. Alm disso, quando voc termina de fazer sua pr-matrcula gerado um comprovante no formato PDF. Para visualizar esse comprovante preciso de um aplicativo leitor de textos que suporte esse formato como, por exemplo, o FoxIt Reader (disponvel em http://www.foxitsoftware.com) ou o Adobe Reader (disponvel em http://www.adobe.com/br/products/reader).

Como funciona?
Na pr-matrcula voc consulta sua grade curricular e faz inscries para as turmas das disciplinas que deseja cursar no perodo letivo seguinte. Aps o trmino da pr-matrcula essas inscries so processadas, de forma automatizada, pela Pr-Reitoria de Graduao, que efetiva as inscries transformando-as em matrculas nas turmas. As matrculas nas turmas determinam o que voc vai estudar no perodo letivo.

Consolidao de matrcula
Na etapa da consolidao de matrcula, cada inscrio que voc fez recebe uma pontuao que serve para criar uma fila de preferncia e espera naquela determinada turma. Essa fila serve para decidir quem ganhar vaga na turma quando o nmero de inscries for maior que o nmero disponvel de vagas e quem ficar esperando a abertura de novas vagas.

Etapas
A pr-matrcula a principal etapa, porm apenas a primeira. O processo de matrcula se estende, ainda, por outras fases. Acompanhe na ntegra pelo calendrio de matrcula disponvel no Quiosque e no Portal da UFRRJ. Acompanhando o calendrio vemos que os alunos tm um determinado prazo para montar sua pr-matrcula, fazendo as inscries nas turmas que desejar. Ento o DAARG/PROGRAD faz o processamento dessas inscries consolidando/efetivando as matrculas dos alunos nas turmas escolhidas. Vale lembrar que essa consolidao feita com recursos automatizados e que utilizada uma fila de preferncia para cada turma, respeitando o seu limite da vagas. Com isso, nem todas as suas inscries podem vir a ser efetivadas, pois algumas turmas recebem mais inscries do que seu nmero mximo de vagas. A partir do final do dia marcado para a Consolidao de Pr-Matrcula voc confere o resultado do processamento das suas inscries e como ficou sua grade de horrio. Ento, j no dia seguinte, voc pode comear a solicitar ajustes na grade de horrio que recebeu. Esses ajustes incluem remoo de alguma das turmas matriculadas e incluso de novas, se estendendo por mais alguns dias. Esses ajustes, ento, so processados e voc novamente confere o resultado no Quiosque. Depois disso feita uma reunio entre a Diviso de Matrculas/PROGRAD, os Coordenadores de Curso e os Chefes de Departamento (Leilo) para possveis ampliaes de vagas nas disciplinas mais solicitadas. Com essas novas vagas feita uma nova consolidao e quem ainda no tinha recebido vaga, fica automaticamente na fila de espera e pode ganhar uma das novas vagas. Na primeira semana de aulas acontecem as etapas finais de ajustes e as suas respectivas consolidaes. Aps a ltima etapa de ajustes, nenhuma nova matrcula em disciplinas ser feita (salvo casos especiais julgados pela PROGRAD) e comea a etapa de Trancamento de Disciplinas. Nessa

etapa voc pode pedir para remover alguma(s) disciplina(s) da sua grade de horrio que voc tenha desistido de cursar nesse semestre. Essa etapa fica disponvel por algumas semanas. Voc faz a solicitao e pode cancel-la se desejar durante esse tempo. Somente no dia seguinte ao final da etapa que todos esses pedidos so processados juntos.

E se eu perder o prazo da pr-matrcula?


Voc pode aproveitar as etapas de ajustes e solicitar a incluso das disciplinas que deseja cursar, pelo prprio Quiosque. Porm voc entrar no final da fila de preferncia e ser mais difcil conseguir uma vaga nas disciplinas mais concorridas. Se voc perder a pr-matrcula e as etapas de ajuste ento voc ter sua matrcula, automaticamente, trancada na universidade. Entretanto, se voc j tiver quatro perodos trancados (alternados ou em sequncia) voc ser desligado da instituio.

Minha matrcula na Rural est trancada e quero voltar a estudar. Como fao?
Simples. Pelo prprio Quiosque faa a solicitao de destrancamento de matrcula e faa sua pr-matrcula normalmente. Durante a consolidao voc ser, automaticamente, reativado.

Posso comear sem saber se fui aprovado em todas as disciplinas?


Sim. A pr-matrcula comea antes dos resultados finais para dar tempo de voc ir conhecendo os horrios para o prximo semestre e ir adiantando o preenchimento das disciplinas que voc j sabe o resultado (sabe se vai ser aprovado ou no).

Grade curricular
Observe qual currculo acadmico voc est seguindo pela opo Curso no Quiosque. L voc encontra o ano/perodo do seu currculo, sua habilitao/modalidade e outras informaes importantes sobre seu curso. Caso voc queira seguir um currculo diferente do atual, entre em contato com o coordenador do seu curso para saber mais informaes.

Escolha da modalidade no 3 perodo (alunos ingressantes a partir de 2009-1)


Essa uma alterao implementada no Quiosque desde 2010-1 onde os alunos devem decidir qual modalidade / habilitao vo seguir quando alcanarem o 3 perodo letivo do curso. Essa escolha feita em um formulrio eletrnico bem simples, pelo prprio Quiosque. Basta indicar, por exemplo, licenciatura ou bacharelado. Esse formulrio aparece automaticamente quando voc faz o primeiro acesso ao Mdulo de Inscries (dentro do Quiosque).

importante avisar que essa escolha feita somente uma vez nesse semestre. Aps tomar sua deciso voc dever continuar nessa modalidade, pelo menos, at o 6 perodo, onde ser possvel refazer a escolha. Vale destacar que essa escolha s acontece com os cursos que possuem pelo menos duas modalidades / habilitaes (exemplo: licenciatura e bacharelado).

Equivalncia de disciplinas antigas


As equivalncias para disciplinas inativas, presentes nos currculos antigos e que no esto sendo mais oferecidas, esto sendo implantadas gradativamente no Sistema Acadmico e j podem ser aproveitadas na pr-matrcula. Caso voc veja na sua grade a cobrana de um pr-requisito que voc acredite ter feito um equivalente, fale com o coordenador do seu curso e saiba com ele se essa equivalncia realmente existe e se est disponvel no sistema. Outra situao possvel a presena de uma disciplina antiga na sua grade que no possui mais turmas. Nesse caso o Mdulo de Inscries sugere a nova disciplina. Contudo preciso ficar atento, pois existem disciplinas atuais que realmente no possuem turmas oferecidas para o prximo semestre. Essas dvidas voc pode esclarecer com o seu coordenador.

Ordem de prioridade, pontuao e fila de preferncia


Conforme foi explicado anteriormente, cada inscrio em turma recebe uma pontuao que indica a ordem da fila de processamento para a consolidao das matrculas. Essa pontuao feita conforme tabela abaixo:

Prioridade Categoria 1 2 3 4 5 6 7 8 Alunos periodizados Alunos formveis Alunos atrasados Alunos adiantados Disciplina Optativa Optativa j cursada AB ou RF no perodo anterior Turma base de um curso

Pontos 100 50 30 20 10 5 -100 Mx. 20

As categorias periodizadas, atrasadas e adiantadas (1, 3 e 4 categorias) dizem respeito grade curricular do seu curso. Se um aluno considerado do 7 perodo e escolhe uma disciplina que est no grupo do 5 perodo da sua grade, ele considerado atrasado nessa turma (e somente nela). A categoria formveis indica os alunos que, podendo concluir o curso em um perodo, escolhem todas essas disciplinas na pr-matrcula (respeitando o limite de crditos). Se o aluno pode concluir em um perodo, mas no escolhe todas essas disciplinas que faltam, ele no considerado formvel. A categoria Disciplina Optativa existe porque algumas disciplinas so optativas em um curso e obrigatrias em outro. Desse modo o aluno que tem a disciplina como obrigatria tem prioridade. A categoria Optativa j cursada serve para dar um pouco menos de prioridade para quem est escolhendo uma disciplina optativa onde j foi reprovado ou abandonou. Na stima categoria esto os alunos que escolheram uma disciplina onde foram reprovados por falta ou a abandonaram no perodo anterior. Ela serve para jogar esses alunos para o final da fila (no necessariamente impedindo sua matrcula) e dar prioridade para outros alunos. Por causa disso, sempre bom evitar deixar uma disciplina de lado no meio do perodo. Se voc percebe que no vai conseguir continuar naquela turma, solicite a sua remoo durante as fases de ajuste. Ou ento v at o final, mesmo que termine reprovado por mdia. Se voc abandona uma turma voc joga fora uma vaga que poderia ter sido aproveitada por outro aluno. Vale lembrar que essa regra s ser aplicada para o perodo anterior. Por exemplo: em 2010-2 voc escolheu a disciplina CLCULO I e abandonou-a. No final do perodo voc vai ter essa disciplina no seu histrico escolar com a situao AB. Na pr-matrcula de 2011-1, se voc escolher essa disciplina novamente vai parar l no final da fila. Voc pode conseguir vaga, mas ser mais difcil. Contudo, em 2011-1 voc j poder se inscrever nela novamente sem essa punio dos 100 pontos negativos. A punio s aplicada no perodo letivo seguinte ao abandono. A ltima categoria serve para dar preferncia para alguns cursos em determinadas turmas. Isso funciona mais como um desempate, pois no impede que os outros cursos consigam vagas nessas turmas. Nessa categoria uma inscrio pode ganhar at, no mximo, 20 pontos, dependendo de como for feita a distribuio da preferncia. Essa pontuao aplicada para cada inscrio que voc faz. Ento, voc pode ganhar 100 pontos numa turma, 30 em outra, 80 em outra etc. Cada turma/disciplina um caso isolado. Alm disso, essas categorias podem ser acumuladas. Por exemplo: voc pode ganhar 90 (50 + 30 + 10) pontos em uma turma se voc for um aluno formvel, estiver atrasado na disciplina e o seu curso possuir certa preferncia naquela turma. Outro exemplo: uma pontuao de -70 (-100 + 30) indica que voc abandonou a disciplina no perodo anterior e agora, atrasado, quer tentar de novo.

Acompanhamento da fila de preferncia


No Mdulo de Inscries voc encontra a possibilidade de acompanhar o andamento da fila de preferncia. Aps o trmino do lanamento das notas finais no Sistema Acadmico (veja a data no

calendrio acadmico) possvel acompanhar em que posio da fila voc se encontra em uma determinada turma. Isso permite que voc faa modificaes em suas escolhas antes mesmo do incio das aulas e da etapa de ajustes. Por exemplo: voc v que em determinada disciplina, na turma T01, existem 40 vagas, 90 inscries e voc est na posio n 75. Ento voc descobre que na turma T02, tambm com 40 vagas, s existem 35 inscries. Voc faz a troca, durante a pr-matrcula mesmo, e aumenta bastante sua chance de conseguir a vaga. Importante: a ordem de inscrio no altera a fila, o que importa a sua pontuao. No faz diferena escolher a turma no primeiro ou no ltimo dia de uma etapa da pr-matrcula.

Turmas em outros campi


No ser permitida a escolha de turmas de um campus diferente do original do seu curso durante a pr-matrcula nem durante as fases de ajuste. Leia mais na seo VIII da deliberao n 136 de 04/12/2008.

Turmas de outros turnos


No ser permitida a escolha de turmas de um turno diferente do original do seu curso durante a pr-matrcula, entretanto, essa escolha ser permitida durante as fases de ajuste. Como turno ser considerado apenas Integral e Noturno.

Uma viso geral para quem est comeando.


Ao abrir a pr-matrcula, ser exibida sua grade curricular com todas as disciplinas do currculo, com exceo dos cursos novos, onde as grades vo sendo montadas junto com a evoluo do curso. Voc vai escolhendo uma disciplina por vez e, em cada uma das disciplinas, voc escolhe a(s) turma(s). Tem disciplinas que possuem apenas turmas tericas (iniciadas pela letra T, ex: T01, T02), outras possuem apenas turmas prticas (iniciadas pela letra P, ex: P01, P02) e outras possuem os dois tipos de turma. Essas so as disciplinas TP (terica e prtica). Nesse caso preciso escolher uma turma de cada. Na seleo de turmas existem casos onde s h uma opo de turma, mas existem casos com mais de oito opes, cada uma delas com horrios e professores diferentes. Desse jeito voc fica com inmeras possibilidades de montar sua grade de horrio, com mais ou menos crditos, com aulas em 4 ou 5 dias, entrando mais cedo ou mais tarde, etc.

Vamos comear!
Ao entrar no Mdulo de Inscries voc v uma tela como a imagem abaixo:

Acompanhe o que os nmeros em destaque representam: 1- Barra de informaes do aluno. importante destacar nessa barra a indicao de perodo letivo. No exemplo acima, o valor 7 mostra que esse aluno est no stimo perodo. Isso importante na hora da matrcula, pois o aluno tem maior preferncia nas

disciplinas que, de acordo com o currculo, so do mesmo perodo que ele. Se esse valor estiver incorreto o aluno pode, em alguns casos, ficar sem a vaga em uma turma muito disputada. Para acertar esse nmero entre em contato com o coordenador do seu curso. 2- Contagem de crditos. Esse nmero indica quantos crditos voc estaria cursando caso fosse matriculado em todas as turmas que escolheu. De acordo com as normas da universidade, o mximo de crditos por perodo de 32 e o mnimo de 12 (para os cursos integrais) ou 8 (para os cursos noturnos). Contudo, o mnimo no precisa ser obedecido em alguns casos especiais. 3- Grade visual de horrio. Conforme voc vai montando as turmas vo aparecendo em blocos nessa grade. 4- Turmas inscritas. Nessa parte aparece uma listagem com as turmas que voc est escolhendo. 5- Barra de operaes. Nessa barra ficam os botes com as aes disponveis naquela determinada parte do Mdulo. Como essa a tela principal voc tem as seguintes operaes: a. Nova inscrio: clique nesse boto para escolher uma disciplina, depois a(s) turma(s) e adicion-la(s) grade de horrio. Tudo comea por esse boto! b. Finalizar: clique nesse boto quando voc tiver terminado para poder voltar para o Quiosque. c. Comprovante: clique nesse boto para pegar seu comprovante de pr-matrcula. Importante: no se esquea de pegar seu comprovante! d. Remover tudo: s clique nesse boto se voc desejar comear a montar sua grade a partir de zero. Ele remove tudo que voc j havia escolhido!

A imagem anterior mostrava uma grade de horrio vazia. Veja na prxima imagem uma grade j preenchida.

Observe na imagem anterior que o aluno escolheu cinco disciplinas, tendo um total de 6 turmas. A disciplina IE144 Tnis de Campo I possui duas turmas (uma terica e outra prtica). Isso rendeu um total de 16 crditos, com aulas em quatro dias na semana. Segunda-feira, por exemplo, ele tem uma aula das 10 horas de manh at o meio-dia e outra aula das 15 at as 17 horas. Se o aluno achasse que j estava bom, bastava clicar no boto Comprovante para pegar seu comprovante de inscrio e depois clicar no Finalizar para voltar ao Quiosque. Ele j estaria em dia com a universidade. Vamos continuar nesse exemplo e escolher mais uma disciplina. Para isso preciso clicar no boto Nova Inscrio. exibida uma tela como a imagem a seguir.

10

Nessa tela deve-se escolher a disciplina marcando o respectivo boto ao seu lado e clicando no boto Continuar (setas vermelhas). importante observar as colunas Requisitos e Informao (setas verdes). Requisitos: Indicam as disciplinas que devem ter sido cursadas antes daquela (pr-requisito, identificado com a letra P), ou as disciplinas que devem ser cursadas em conjunto (c-requisito, identificado com a letra C). Informao: Indica alguma razo que no permita que voc escolha a disciplina. As mais comuns so: A disciplina possui algum pr-requisito que no foi atendido (alguma disciplina que precisa ser concluda antes de fazer essa) A disciplina no possui turmas disponveis no perodo (comum de acontecer com disciplinas optativas) A disciplina ou uma equivalente j foi cursada

Confira alguns exemplos na imagem abaixo (grade verde).

11

Na imagem anterior observe, tambm, as setas vermelhas. Essa a tela das disciplinas, onde elas esto agrupadas por perodo. Quando essa tela aparece, s o perodo considerado atual comea aberto. Para abrir e fechar os outros blocos de perodos, basta clicar na tarja cinza com o texto [abrir/fechar bloco].

Aps escolher a disciplina e clicar em Continuar exibida a tela a seguir.

Essa a tela de seleo de turmas. Aqui esto apresentadas as turmas tericas e/ou prticas disponveis para aquela disciplina. Voc deve marcar o boto ao lado da(s) turma(s) e clicar em Continuar (setas vermelhas). Nessa tela voc v as seguintes informaes importantes da turma: Horrio Local da aula (nem todas as turmas tem o local definido durante a pr-matrcula) Turno (diurno ou noturno). Existem restries quanto escolha de turmas de turnos diferentes ao do curso do aluno durante a pr-matrcula. Ocupao. Durante a pr-matrcula sempre ter o valor zero.

12

Nmero total de vagas disponveis. Nmero de alunos que j se inscreveram na turma at o momento. Docente(s): professor(es) que ministrar(o) a disciplina (nem todas as turmas tem o docente responsvel definido durante a pr-matrcula). Informao: explicao sobre o bloqueio da escolha de determinada turma. No exemplo, as turmas T03 e T04 chocariam com o horrio de outras turmas escolhidas anteriormente.

Aps clicar no boto Continuar a turma adicionada e voc deve repetir esses passos at terminar de adicionar todas as disciplinas que deseja. No final preciso gerar seu comprovante e clicar em Finalizar. Durante o prazo da pr-matrcula possvel repetir esses procedimentos quantas vezes quiser. O boto Finalizar apenas fecha o Mdulo de Inscries para retornar ao Quiosque. Voc pode acessar o mdulo depois e modificar suas inscries, sem limite de vezes. Apenas no se esquea de sempre pegar um novo comprovante quando terminar as alteraes. O comprovante vlido aquele gerado aps a ltima modificao. O comprovante de pr-matrcula NO precisa ser entregue na PROGRAD. Guarde-o com voc. Ele s necessrio no caso de algum problema com sua pr-matrcula.

13

Fases de Ajustes
Durante as fases de ajustes (confira as datas no calendrio da pgina 3), alm das operaes que foram descritas na seo anterior, surgem novas operaes referentes s turmas que voc foi matriculado. Funciona assim: as suas inscries feitas na pr-matrcula foram processadas e voc foi matriculado/efetivado nas turmas onde sua posio na fila era compatvel com o nmero de vagas (o resultado desse processamento voc pode acompanhar no link [Resultado do processamento da pr-matrcula] disponvel no Quiosque). Ento comea a 1 fase de ajustes, mostrando suas inscries em duas partes separadas como na imagem a seguir.

Na primeira parte (Turmas Inscritas) ficam as turmas que voc no conseguiu vaga na etapa anterior (elas so escolhidas novamente de forma automtica [somente na 1 fase de ajustes]) e as novas inscries que voc queira fazer. J na segunda parte vo ficar as turmas que voc conseguiu vaga.

14

A grade de horrio aparece como na imagem seguinte:

Observe que as turmas na cor verde so as que aparecem na primeira parte (inscries novas ou anteriores que no conseguiram vaga) e as turmas na cor azul so as da segunda parte (inscries efetivadas com vaga). Na etapa de ajustes voc pode fazer quantas alteraes quiser na sua grade de horrio. Adicionando novas turmas e/ou excluindo turmas efetivadas. Por exemplo: voc desistiu de cursar a turma T02 de uma disciplina por causa de horrio muito cedo e quer tentar cursar a T01 por estar num horrio melhor. Basta solicitar a remoo dessa disciplina e, em seguida, solicitar a incluso escolhendo a nova turma. Outro exemplo: voc no vai poder fazer aulas na sexta-feira. Basta solicitar a remoo das turmas que tem horrio nesse dia. Caso voc no tenha feito a pr-matrcula aproveite essa oportunidade para montar sua grade de horrio. Os alunos dos cursos novos que no conseguiram fazer a pr-matrcula porque no existiam turmas criadas para o seu curso, devem utilizar essa fase de ajuste para montar a grade e continuar o curso no segundo perodo.

Solicitando a remoo de uma disciplina/turma


Para solicitar a remoo de uma turma onde voc foi efetivado, basta clicar no boto Remover conforme a imagem a seguir.

Ento, a turma vai receber a marcao de remoo.

15

Nas disciplinas que possuem turmas tericas e prticas, basta solicitar remoo em uma que ambas recebero a solicitao. Observe que no possvel solicitar a remoo de apenas uma delas. Caso voc desista de remover essa disciplina, afinal voc est realmente matriculado com vaga, basta clicar no boto cancelar/desfazer e essa solicitao ser cancelada (voltando ao que estava antes).

Ao terminar de ajustar sua planilha de horrio, pegue seu novo comprovante (cada etapa tem um comprovante especfico) e clique em Finalizar. Depois disso basta aguardar o prximo processamento das inscries.

16

Alunos Concluintes
Desde 2011-1 foi implementado no Mdulo de Inscries as opes especiais de matrcula para os alunos considerados concluintes. A definio de aluno concluinte e as regras especiais esto definidas na Deliberao n 077/CEPE de 25 de maio de 2010. Confira o contedo da deliberao no site da PROGRAD ou no prprio Quiosque. Para saber se voc est marcado como concluinte no Sistema Acadmico, clique no link Curso, do menu principal do Quiosque, e confira, juntamente com as informaes do seu currculo, a indicao de concluinte. Os alunos considerados concluintes podero fazer matrcula em at 36 crditos e transformar em co-requisito at duas disciplinas que sejam pr-requisito (desde que no sejam sequenciais uma outra). Na prtica funciona da seguinte forma: voc pode adiantar uma disciplina que no poderia cursar nesse semestre, pois faltava um pr-requisito. Ento voc se inscreve no pr-requisito e faz uma segunda inscrio nessa disciplina que voc desejava. Dessa forma voc vai cursar ambas de forma conjunta. Observe que dessa forma as inscries ficam ligadas e voc no pode cancelar a inscrio da disciplina que era pr. Essas inscries especiais sero processadas automaticamente junto com as demais inscries da pr-matrcula. No mais necessrio fazer uma solicitao PROGRAD num formulrio de papel nem abrir processo administrativo na universidade. Vale ressaltar ainda a diferena que existe entre os conceitos concluinte e formando, presentes no Mdulo de Inscries e nesse manual. Cada um dos termos foi definido por uma regra (deliberao) diferente e indica coisas diferentes (prximas, mas diferentes). Concluinte aquele aluno que est dentro de um limite de x horas para terminar o curso e formando o aluno que pode integralizar o curso em um semestre. Em tese um concluinte pode no ser formando pois pode no ser possvel cursar o nmero de horas que lhe faltam em apenas um semestre.

17

Ops, encontrei um problema.


Se voc encontrar problemas de ordem tcnica durante a utilizao do Mdulo de Inscries utilize o espao apropriado no Quiosque e escreva informando do problema. No se esquea de incluir detalhes do computador que voc estava utilizando quando encontrou o problema como, por exemplo, sistema operacional (Windows XP, Vista, Linux etc.), navegador (Internet Explorer 7, Firefox 3.0 etc.) e local (laboratrio X do departamento Y, lan house, em casa etc.). Aproveite e tente em outro computador, em um local diferente e veja se o problema persiste. Em alguns casos o problema est apenas em um determinado computador. Utilize esse espao, tambm, para descrever algo que voc acredita estar errado com o contedo da pr-matrcula como, por exemplo, uma disciplina obrigatria sem nenhuma turma disponvel. Lembre-se que esses problemas sero encaminhados, a princpio, para a Coordenadoria de Informtica. Sendo assim, problemas com relao sua grade curricular, sua periodizao, entre outros, devem ser reportados diretamente Coordenao do seu Curso e, outros casos, PrReitoria de Graduao (sala 92 P1). Escrever sobre problemas desse tipo nesse espao no ajudar na sua resoluo.

18

Vous aimerez peut-être aussi