Vous êtes sur la page 1sur 7

Princpios de Geomancia com conotao astrolgica

Raul Varella Martinez

To antiga quanto a Astrologia, a Geomancia foi igualmente praticado entre europeus e africanos, chegando ao Brasil atravs de escravos negros sob a forma do jogo do If. Completando a trilogia j iniciada com a explorao das interfaces astrolgicas do tarot e do I Ching, Raul V. Martinez apresenta agora as bases da Geomancia e aplica-as na interpretao de uma questo.
Geomancia, palavra composta por Geo, do grego, Terra, e por mancia, tambm do grego, manteia, adivinhao, ou divinao. Divinao, por sua vez, vem do latim divinale, divino. Ou seja, em sua origem, divinao, ou adivinhao, era algo associado Divindade, que tudo sabia do passado, do presente e do futuro. Por isso, em seus primrdios, os resultados das prticas divinatrias e os orculos eram considerados manifestaes de divindades, que respondiam a questes que angustiavam seres humanos. Essas consultas aos deuses quase sempre eram realizadas em locais consagrados a uma divindade especfica. A geomancia, que surgiu em tempos remotos, possivelmente tenha esse nome no apenas por interpretar marcas feitas no solo, na terra, mas por ser uma das formas de consulta Divindade da Terra - ou Esprito da Terra. A astrologia genetlaca, a astrologia horria e diferentes mancias, como a geomancia, consideram estar sempre presente e atuante um princpio prximo da inter-relao existente entre tudo que surge em determinado instante e o que est acontecendo em seu entorno, prximo ou afastado - como no Universo, visto do local da ocorrncia. Assim, quando uma pergunta torna-se imperativa na mente de uma pessoa, ela tambm tem correlaes com o que est acontecendo no macrocosmo e com coisas geradas concomitantemente com ela e prximas dela. algo parecido com a sincronicidade observada por Carl Jung. Na geomancia so considerados 16 smbolos, com nomes e forma de gerao basicamente uniformes. Mas h profundas diferenas nas distribuies dos smbolos geomnticos, na busca de respostas a questes formuladas. Este estudo apresenta uma dessas formas de distribuio de smbolos geomnticos - no caso, pelas 12 casas astrolgicas. Os Smbolos Geomnticos Os smbolos geomnticos so compostos por quatro linhas. Cada uma com um ou com dois pontos ou sinais. Cada linha tambm associada a um dos quatro princpios fundamentais da criao divina. A primeira linha, a que fica na parte superior, ligada ao Fogo, a segunda linha ligada ao Ar, a terceira gua e a quarta linha Terra. Os smbolos geomnticos no possuem uma ordem estabelecida, como a dos signos do Zodaco e casas astrolgicas. Adiante esto esses 16 smbolos, com seus nomes latinos.

Os 16 smbolos

Alm das linhas, as figuras formadas pelas duas primeiras linhas e pelas duas ltimas linhas de cada smbolo geomntico tambm so associadas aos princpios fundamentais, Fogo, Ar, gua e Terra, conforme o que apresentado abaixo.

Significado dos smbolos geomnticos Via, o Caminho - Fogo sobre Fogo. Dois princpios espirituais distintos. Algo difcil de ser harmonizado. Falta de objetividade. Indeciso.

Populus, o Povo Terra sobre Terra. A matria a ser trabalhada. A individualidade coletiva. O povo.

Laetitia, a Alegria gua sobre Terra. Elementos complementares. O solo irrigado que permite a alimentao e o crescimento dos seres vivos.

Caput Draconis, a Cabea do Drago - Ar sobre Fogo. Algo que sobe, voltado para o cu, ascendente.

Rubeus, o Vermelho Ar sobre Terra. Movimento em busca de objetivos materiais. Agitao. Turbulncia.

Puella, a Jovem gua sobre Fogo. A disposio dos pontos lembra o smbolo de Vnus. Possui qualidades prximas das atribudas a Libra.

Fortuna Minor, a Fortuna Menor - Fogo sobre Terra. O solo sendo queimado, ou preparado. A concretizao parcial de objetivos.

Fortuna Major, a Fortuna Maior - Terra sobre Fogo. A concretizao de objetivos. A argila sendo enrijecida pelo cozimento na forma desejada.

Albus, o Branco Terra sobre gua. A gua no subsolo. O controle das emoes. A experincia e o conhecimento. Paz interior.

Puer, o Infante - Fogo sobre Ar. A disposio dos pontos lembra o smbolo de Marte. Possui qualidades prximas das atribudas a ries.

Amissio, a Perda gua sobre gua. Excesso de emoes. Destempero, perdas.

Acquisitio, o Ganho Ar sobre Ar. Predomnio do racional, intelectual. Movimento, ganhos.

Conjunctio, a Conjuno - Ar sobre gua. A difcil "conjuno" de elementos de naturezas diferentes. O vento sobre o mar. A alternncia entre o predomnio do racional e do emocional. Altos e

Carcer, a Priso gua sobre Ar. Temporal, sofrimentos. Problemas maiores que a capacidade de resolv-los. Impotncia.

baixos.

Cauda Draconis, a Cauda do Drago - Fogo sobre gua. Incompatibilidade. Algo que desce, voltado para baixo, para o escuro, descendente. Gerao dos Smbolos e da Carta Geomntica

Tristitia, a Tristeza Terra sobre Ar. Os elementos palpveis que vo pelos ares, somem. As perdas, a tristeza.

Antigamente a gerao dos smbolos geomnticos partia de marcas feitas no solo, na terra ou na areia. Hoje emprega-se para isso uma folha de papel. Nessa folha se anota tambm a pergunta, de forma clara e direta, evitando com isso ambigidades, que poderiam dificultar a leitura da resposta. Pensando apenas na questo, traam-se 16 linhas no papel, cada uma delas formada por pequenos traos, ou pontos. Esses sinais so lanados livremente, at o instante que se julgar conveniente parar de tra-los. Normalmente cada linha tem menos de 20 sinais e possuem comprimentos diferentes dos das linhas prximas. Para facilitar o controle do nmero de linhas, a cada quatro linhas construdas deixa-se um espao, ou traa-se uma reta, para separ-las das quatro linhas seguintes. Feito isso, so contados os sinais de cada uma das 16 linhas. Aos nmeros mpares desses sinais corresponde um ponto no smbolo geomntico que est sendo gerado. Assim, por exemplo, se a linha tiver 9 sinais, a ela corresponder um ponto (o) no smbolo geomntico. De forma anloga, aos nmeros pares correspondem dois pontos (o o). Assim so gerados os quatro primeiros smbolos geomnticos. Essas figuras iniciais so chamadas de Mes. Designadas aqui por M1, M2, M3 e M4. As Mes, por sua vez, geram outros quatro smbolos geomnticos, chamados de Filhas e designados por F1, F2, F3 e F4. As primeiras linhas das quatro Mes formam F1; as segundas linhas das Mes formam F2; as terceiras linhas das Mes formam F3 e, finalmente, as quartas linhas das Mes formam F4. Exemplificando, as quatro linhas de F1 so iguais, pela ordem, s quatro primeiras linhas das quatro Mes. Alm das Mes e das Filhas, h quatro Sobrinhas. S1, S2, S3 e S4, geradas respectivamente pelas somas dos pontos das linhas respectivas das Mes e Filhas de mesmo nmero. Ou seja, as linhas de S1 so geradas pelas somas dos elementos que compem as linhas de M1 e de F1 - levando-se em conta se o resultado um nmero par ou mpar, como foi visto acima. O exemplo seguinte pode esclarecer melhor a de gerao de figuras geomnticas. Exemplo de anlise astrogeomntica Pergunta (formulada s 13h10min do dia 06.09.2002, em So Paulo): Candidato Jos Serra ir para o segundo turno das eleies presidenciais?

Formao das Filhas e das Sobrinhas - conforme o que foi estabelecido:

Esses 12 smbolos geomnticos so distribudos pelas 12 casas astrolgicas obedecendo os seguintes critrios: - As Mes ficam nas casas correspondentes aos signos Cardeais, na ordem: Cardeal de Fogo, depois Cardeal de Ar, em seguida Cardeal de gua e finalmente Cardeal de Terra. Ou seja, M1 fica na casa 1, M2 na casa 7, M3 na casa 4 e M4 na casa 10. - As Filhas ficam nas casas correspondentes aos signos Fixos, na mesma ordem. Ou seja, F1 fica na casa 5 (Fixo de Fogo), F2 fica na casa 11, F3 na casa 8 e F4 na casa 2. - As Sobrinhas ficam nas casas correspondentes aos signos Comuns ou Mutveis, na ordem anteriormente observada. Ou seja S1 fica na casa 9, S2 na casa 3, S3 na casa 12 e finalmente S4 na casa 6. Com isso pode ser montada a Carta Geomntica, ou Astrogeomntica, que deve ser interpretada considerando a pergunta, os significados das casas e dos smbolos geomnticos que esto nessas casas. Finalmente, deve ser considerado o ndice da carta - elemento importante no julgamento da questo. O ndice formado por casa astrolgica determinada, com o smbolo geomntico nela contido. Clculo do ndice Parte-se da soma de todos os sinais utilizados na gerao das Mes. No exemplo que est sendo utilizado, 149 esse nmero. Em seguida subtrai-se desse nmero o maior mltiplo de 12, de forma a se ter resultado igual ou menor que 12 - no caso se obtm o nmero 5,

que o ndice procurado. Isso indica que a casa 5 e o smbolo geomntico que encontra-se nessa casa (Via) so particularmente importantes no julgamento final da questo proposta. A Carta Astrogeomntica

Por facilidade grfica, aqui, a carta geomntica apresentada no formato da figura ao lado, com as casas seguindo a seqncia numrica.

Leitura da Carta, tendo em mente a pergunta formulada:

Puer, que possui qualidades do signo de ries, est na casa 1 - da personalidade do candidato ou da forma como o candidato se apresenta.Puer tambm est na casa 11 - dos amigos e colaboradores do candidato.Mais ainda, Puer est na casa 12 - do que tramado, do que mantido oculto, das traies e dos sofrimentos. Puer, nessas trs casas, possivelmente concorde com mau assessoramento e com traies no desenvolvimento da campanha eleitoral. Concordando com isso, o smbolo Via - indeciso, dificuldades de harmonizao - est na casa 7, dos complementos e dos opositores.

Alm disso, Via e a casa 5 - casa do que criado pelo candidato -, formam o ndice, elemento importante no julgamento final da questo, se ir ou no para o segundo turno. Na casa 10, casa do "como o candidato se projeta", est a Fortuna Menor - das concretizaes parciais. Significados desse smbolo tambm concordam com a possibilidade de o candidato estar sendo "parcialmente queimado" pelo poder atual, ou por suas ligaes com o governo atual. Na casa 2, dos ganhos, est a Cauda Draconis, que representa uma fora descendente. Completando o eixo dos ganhos e das perdas, na casa 8 est Rubeus, ligado a certa turbulncia. Esse smbolo, nessa casa, permite associar "perdas, transformaes e turbulncia". Na casa 9, da poltica e da justia; na casa 3, dos meios de comunicao; e na casa 6, dos trabalhadores, est Albus - indicando harmonizao do candidato com a justia, com os meios de comunicao e com trabalhadores. Finalmente, na casa 4, dos incios e dos fins, dos resultados, est Carcer, smbolo associado s restries e dificuldades. Esse smbolo em particular, mais o ndice e o que indicam outras casas e smbolos nelas contidos, permitem concluir que, em termos geomnticos, o candidato Jos Serra dificilmente ir para o segundo turno das prximas eleies presidenciais do Brasil. Bibliografia

Obras consultadas: D. Neroman (sous la direction de) - Grande Encyclopdie des Sciences Occultes, Editorial Argentor, Paris, 1952. Francis Warrain - Physique, Mtaphysique, Mathematique et Symbolique de la Gomancie, Editions Vega, Paris, 1968. Girard de Cremone (1641) - Geomancie Astronomique, ditions des Cahiers Astrologiques, 1946. Nice, France. Gwen le Scouzec - Astrologa y Geomancia, Ediciones Martinez Roca, Barcelona, 1973. Khamballah Hadji - La Gomancie Traditionnelle, Editions Vega, Paris, 1976. Panisha - Eis a Geomancia, edio do autor, So Paulo, 1984. Robert Ambelain - La Gomancie rabe, ditions Robert Laffont, Paris, 1984. Robert Fludd - Trait de Gomancie, Editions Dangles, Paris, 1947. Na Internet, pesquisas com as palavras "geomancia", "gomancie" e "geomancy" fornecem grande quantidade de sites que tratam do assunto. Adiante esto dois, dos mais interessantes: - Agrippa, Of Geomancy (1655) (*) Henry Cornelius Agrippa, His Fourth BOOK of Occult Philosophy. Of GEOMANCY. Translated into English by Robert Turner. LONDON: Printed ... www.princeton.edu/~ezb/geomancy/agrippa.html - Astrological Geomancy by Anthony Louis. The word geomancy derives from the Greek roots geo, referring to the earth, and mantikos, meaning "of a soothsayer" or ... Copyright 1998 Anthony Louis. An earlier version of this article originally appeared in the 1992 Llewelly... www.accessnewage.com/articles/astro/TLOUIS4.htm (*) - No site da Biblioteca Nacional Francesa (http://gallica.bnf.fr) h outras obras desse autor. Nesse site tambm pode ser copiado o livro: LA TAILLE, Jean de. [La] gomance abrge... pour savoir les choses passes, prsentes et futures; ensemble Le blason des pierres prcieuses, contenant leurs vertus et propritez / de Jean de La Taille de Bondaroy,... Num. BNF de l'd. de Paris : L. Breyer, 1574

Vous aimerez peut-être aussi