Vous êtes sur la page 1sur 3

A metrologia uma cincia que como tantas est intimamente ligada evoluo tecnolgica, social e poltica do homem, sendo

do esta ligao to forte que mesmo nos dias de hoje ainda utilizamos unidades cuja idade to antiga quanto a prpria civilizao. Haveria a necessidade de um estudo muito aprofundado sobre as unidades de medio para podermos separar tecnologia de solues polticas e sociais que ao longo da histria geraram muitas unidades. Para uma viso simples podemos analisar alguns aspectos histricos da metrologia, tentando sentir como nossos antepassados poderiam desenvolverse ou utilizar algumas unidades de medida sem a tecnologia que hoje conhecemos. Mesmo assim, Tales realizou nos domnios da astronomia algo notvel. No acreditava que o sol fosse uma coisa diminuta, de uns 3 decmetros de dimetro mais ou menos, - crena comum no seu tempo. Empreendeu med-lo, e sua avaliao mostrou que o sol era enorme 1/720 avos do Zodaco, em dimetro. (Grove Wilson, Cia Editora nacional, Os Grandes Homens da Cincia, 1942) Foi Tales quem primeiro estabeleceu que: - Uma circunferncia bissecionada pelo seu dimetro. ( Mas bah tche) Grove Wilson, Cia Editora nacional, Os Grandes Homens da Cincia, 1942) Na bblia sagrada temos a construo da arca de No, cujas dimenses eram aproximadamente 11 Cvados de comprimento, 6 Cvados de largura e 5 Cvados de altura. Nos nossos dias, temos o dia de 24 Horas, porque 24? Para piorar 1 hora tem 60 minutos, 1 minuto 60 segundos, e donde sai a relao 24 para 60? Nesta mesma linha o angulo medido em graus e uma circunferncia tem 360 graus porque no 100 pela base decimal. A metrologia tambm tem suas caractersticas, pois se divide em segmentos, pois temos unidades de construo tcnica e temos unidades comerciais. Para uma amostra abaixo segue uma lista de artigos ligados a metrologia tcnica.

fartecconsultoria@terra.com.br

Ttulo Quadro geral das unidades de medida Teoria e prtica dos fundamentos da tcnica de medio Identificao de metais por

Autor Ed Tcnica Gruenwald Ltda Tesa AS Suia Alejandro Spoerer

espectroscopia de emisso Medio longitudinal tica sem contato Werkstatt und Betrieb 110 Alemanha Aspectos atuais dos sensores de NN perigo Preveno de defeitos atravs da anlise experimental de tenses Como eliminar a vibrao em equipamentos Anlise da emisso de som para ensaios no-destrutivos Medio de esferas e cilindros-padro e seu uso em medies de preciso Medio digital de velocidade Diferentes mtodos de medio sem contato Ensaios de ductibilidade em chapas A tcnica ultra-snica no controle de qualidade O estroboscpio e suas numerosas aplicaes na indstria Introduo tcnica da radiografia industrial A utilizao do Laser na metrologia O microscpio como instrumento auxiliar para medio e ajustagem de ferramentas Modernas tcnicas de medio na construo de mquinas operatrizes Controle dimensional, a moderna metrologia industrial Termografia, a tcnica do espectro infravermelho, aplicada a siderurgia Superviso de processos de fabricao automticos por mtodos fartecconsultoria@terra.com.br A Helamm, Dorries GmbH Carlos Alberto Fazano Attilio Bruno Veratti J Steffen, Lasag, Suia Detlef W. Schultze Antnio A. Rezende J Kasser e K Nerz, Sulzer Frres Suia Walter Link e Marisa Ferraz F Pererira Dynapar Corp, Veeder Root, Digital Systems, Foxboro R Abbe, ADE corp EUA Detlef W Schultze Werkstatt und Betrieb Ernst R Sturm Oswaldo Rossi Jr Walter Link Grun Optik Wetzlar GmbH

hologrficos Consideraes sobre a estimativa do do rudo em ventiladores As imagens Moir na tcnica de medio industrial

Marcio Tadeu de Almeida A T Shepherd, Ferrani Ltd Inglaterra

Quando falamos em Metrologia na industria normalmente ligado ao paqumetro, micrmetro, relgio comparador e em alguns casos projetor de perfis, isto hoje ltima dcada do sculo XX, inicio do novo milnio.

fartecconsultoria@terra.com.br

Vous aimerez peut-être aussi