Vous êtes sur la page 1sur 17

CENTRO EDUCACIONAL HENRY DUNANT - CEHD CURSO DE FORMAO TCNICA MDULO DE PROJETO FINAL

A RADIAO E OS SEUS EFEITOS

Andr Luiz Braga da Silva


Rio de Janeiro, janeiro de 2005

ii

CENTRO EDUCACIONAL HENRY DUNANT CURSO DE FORMAO TCNICA MDULO DE PROJETO FINAL

Elaborado por Andr Luiz Braga da Silva como exigncia para a concluso do curso de Tcnico em Radiologia mdica setor de diagnstico, realizado no Centro Educacional Henry Dunant, no ano de 2005, orientado pela professora Raquel Barbosa Moratori.

Andr Luiz Braga da Silva

PROJETO FINAL

Curso de Formao tcnica em Radiologia Mdica Setor de Diagnstico rea da Sade N 1

Rio de Janeiro Janeiro de 2005

iii

SUMRIO
1 2 3 - INTRODUO ................................................................................................ - RADIAO ORIGEM E DEFINIO .......................................................... - INCIDNCIA RADIOATIVA ............................................................................

Pg.
05 06 07 07 08 09 09 09 09 11 11 11 11 13 13 13 13 13 13 14 14 14 15 16 17

3.1 - UNIDADES DE MEDIDA ................................................................................. 3.2 - DETECTORES DE RADIAO IONIZANTE .................................................. 4 - AS RADIAES E SEU EFEITOS BIOLGICOS ......................................... 4.1 - RADIOBIOLOGIA ............................................................................................ 4.2 - EFEITOS ESTOCSTICOS E DETERMINSTICOS ...................................... 4.3 - RISCO FETAL ................................................................................................. 5 - SINTOMAS ..................................................................................................... 5.1 - SNDROME CEREBRAL ................................................................................. 5.2 - SNDROME GASTROINTESTINAL ................................................................ 5.3 - SNDROME HEMATOPOITICA .................................................................... 6 - TRATAMENTO ............................................................................................... 6.1 - PELE ............................................................................................................... 6.2 - INGESTO ...................................................................................................... 6.3 - SNDROME CEREBRAL AGUDA ................................................................... 6.4 - SNDROME GASTROINTESTINAL ................................................................ 6.5 - SNDROME HEMATOPOITICA .................................................................... 6.6 - LCERAS E CNCERES ............................................................................... 6.7 - LEUCEMIA ...................................................................................................... 6.8 - ESTERILIDADE .............................................................................................. 7 8 9 - CONSIDERAES FINAIS ............................................................................ - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................... - GLOSSRIO ...................................................................................................

iv

RESUMO O presente trabalho busca esclarecer de forma sintetizada, o que e como se propaga a radiao, trazendo ao conhecimento dos leitores, algumas verdades e crendices relacionadas ao assunto. Tentar ainda responder a alguns questionamentos, sobre os efeitos decorrentes das incidncias radioativas nos seres humanos e quais os tratamentos indicados.

1 INTRODUO
Quando um projtil disparado por arma de fogo atinge um indivduo, as leses externas e internas, as dores e o sangramento so reaes instantneas. O mesmo ocorre se alguma superfcie rgida se choca com o corpo, a dor, os hematomas, inchaos, dilaceraes e sangramentos, podem ser detectados imediatamente. E o que fazer quando se atingido por algo invisvel, inodoro, inaudvel e cujos sintomas so retardados? Assim se comporta a Incidncia Radioativa. Conhecer acerca deste assunto, de vital importncia para todos, em todas as camadas da sociedade. Velhos e jovens, ricos e pobres, indoutos e eruditos, radiologistas ou no, todos de alguma forma, em algum momento tero contato com a radioatividade.

2 - RADIAO. ORIGEM E DEFINIO


As radiaes podem ser produzidas por uma srie de ajustes ocorridos nas camadas eletrnicas ou mesmo no ncleo, podendo ocorrer ainda pela interao de outros tipos de radiao ou partculas com o tomo ou com o ncleo. Como exemplos de radiao pode-se citar: Radiaes Beta e Gama (ajuste que ocorre no ncleo). O RX conhecido como Caracterstico (ocorrncia de ajuste na estrutura eletrnica). RX de Freamento ou Frenagem (o eltron oponente dissipado pela fora da ltima camada eletrnica antes de colidir com a mesma). Raios Delta (alta transferncia de energia produzida pela interao de partculas ou radiao, com eltrons das camadas eletrnicas). Radiao a propagao de energia atravs do espao, podendo ocorrer atravs de partculas ou de ondas eletromagnticas. Radiao eletromagntica Quando a energia carregada por um campo eletromagntico, temos radiao eletromagntica. As radiaes eletromagnticas se propagam em linha reta, sendo sua velocidade, no vcuo, igual velocidade da luz: 3 x 108 m / s. (DIMENSTEIN et al 2001) Os equipamentos de RX utilizados nos exames diagnsticos, o Urnio235, o Csio 137, o Cobalto60, o Trio232 entre outros, constituem-se em fontes destacveis de radiao. Pode-se afirmar portanto que as radiaes so ondas ou partculas de alta energia oriundas de fontes naturais ou artificiais (produzidas pelo homem).

3 INCIDNCIA RADIOATIVA
Sobre a incidncia radioativa importante frisar alguns conceitos: Ainda no foi descoberto nenhum tipo de material ou estrutura existente, que no seja transpassado pela ao incisiva da radiao. At mesmo o chumbo, usado na fabricao de EPIs e EPCs (equipamentos de proteo individual e coletiva) ser facilmente transpassado desde que haja tempo de exposio suficiente, pois suas molculas movimentam-se lentamente.

A ao radioativa s propagada ou refletida gerando Radiao Secundria, enquanto houver uma fonte geradora ativa, seja natural (urnio, radnio e etc.) ou artificial (produzida pelo homem) originando aquela radiao. Isto posto, improcedente dizer que um indivduo ou mesmo um objeto que tenha sido alvo de qualquer incidncia radioativa, possa posteriormente contaminar a outrem ou mesmo propag-la.

Devido sua sutileza, a incidncia radioativa sobre o corpo (dentro de seus parmetros normais) totalmente imperceptvel num primeiro momento, no causando dor ou leso visvel.

A dose de radioatividade incidida somtica, e quando penetra no organismo humano reconhecida como um corpo estranho, permanecendo l para sempre.

A exposio a radiao de ondas eletromagnticas com altas densidades de potncia pode provocar o aumento da temperatura do corpo com possveis danos a sade. (TUDE, 2004)

3.1 UNIDADES DE MEDIDA So vrias as unidades de medida da radiao. Para se medir a quantidade de radiao existente no ar utiliza-se o Roentgen (R), a quantidade real de energia que absorvida por qualquer tecido ou substncia quando expostos radiao chama-se Gray

(Gy) e para se descrever a intensidade dos efeitos produzidos pela radiao sobre o corpo, para quantidades equivalentes de energia absorvida utiliza-se o Sievert (SV). 3.2 DETECTORES DE RADIAO IONIZANTE Para proceder a leitura e a medio da intensidade da radiao ionizante, foram criados equipamentos detectores. Estes equipamentos captam os eltrons e ons produzidos e transformam esta medida em um sinal proporcional quantidade de carga capturada. O Contador Geiger-Mller e a Cmara de Ionizao so os mais utilizados em radioproteo. Para se estabelecer um controle da dosagem individual que cada profissional do setor de radiologia recebe, utiliza-se o dosmetro. Dentre os mais utilizados pode-se destacar, os monitores individuais tipo TDL (detectores termoluminescentes). Segundo DAROS ( 2004 ), alguns cristais irradiados com radiaes ionizantes, emitem luz, apenas quando submetidos a uma taxa de aquecimento trmico, que denomina-se Termoluminescncia. Este fenmeno foi notificado Royal Society por Robert Boyle em 1863, sendo que, para fins dosimtricos a termoluminescncia s foi aceita por volta de 1945.

4 AS RADIAES E SEUS EFEITOS BIOLGICOS


4.1 RADIOBIOLOGIA Tecidos ou rgos expostos radiao ionizante esto sujeitos a sofrer efeitos biolgicos por causa da produo de ons e deposio da energia, que podem danificar molculas importantes como o DNA. Em decorrncia disso pode haver a produo de Radicais Livres (molculas quimicamente reativas, com eltrons desemparelhados) induzindo a quebras cromossmicas e aberraes de diversos tipos. No ato da diviso celular (mitose), o cdigo necessrio para o metabolismo celular, que carregado pela molcula de DNA, tambm se divide. Caso o dano causado pela radiao no tenha sido reparado, ocorrem trs alternativas: Morte da clula, incapacidade de reproduo ou modificao celular permanente. No ltimo caso, as mutaes produzidas nos Gens ou unidades hereditrias, que so seguimentos da molcula de DNA, podero afetar geraes futuras. Os estudos de Radiobiologia descrevem os efeitos das radiaes, considerando e estabelecendo relaes de dose versus efeito.

4.2 EFEITOS ESTOCSTICOS E DETERMINSTICOS Os efeitos nocivos das radiaes, para baixas taxas de exposio e valores de dosagem menores que 0,5 Gray, so chamados Estocsticos e independem da dose de incidncia radioativa. O efeito da radiao com doses acima de 0,5 Gray ( 50 rad ) chamado Determinstico ou no Estocstico. Como exemplos de efeitos Determinsticos pode-se sitar: Eritrose, induo catarata, epilao e induo de infertilidade. Incidncias radioativas de valores superiores a 1 Gray provocam reaes agudas como Anorexia, Nuseas, Vmitos e Diarrias.

4.3 RISCO FETAL O perodo da gestao em que a mulher grvida alvo de incidncia radioativa fator preponderante e definitivo para o risco fetal. Durante os dez primeiros dias ps-

10

concepo o resultado mais provvel a morte uterina prematura. De 20 a 40 dias de gestao h uma vulnerabilidade maior induo de anomalias congnitas, devido ao pequeno nmero de clulas do embrio e s altas taxas de multiplicao celular. Ocorrendo exposio fetal no perodo gestacional de 50 a 70 dias, a radiao causar na maioria dos casos microcefalia, e retardo mental e ou de crescimento no perodo entre 70 e 150 dias. Aps 150 dias comum o aumento do risco de malignidades infantis. ( BERKOW et al, 2002 ) Conforme registrou DIMENSTEIN et al ( 2001 ), se a exposio for inferior a 1 mGy, o risco de ocorrerem anormalidades congnitas baixo e caso o feto receba no segundo ou terceiro trimestre de vida intra-uterina doses superiores a 10 mGy, aumentado em 40% o risco de desenvolver leucemia.

11

5 - SINTOMAS
Todo indivduo ao ser exposto radiao est sujeito a sofrer dois tipos de leses: A leso Aguda (imediata) e a leso crnica (tardia). So comuns as ocorrncias de sndromes de radiao aguda afetando diferentes rgos do corpo.

5.1 SNDROME CEREBRAL Esta sem dvida a mais terrvel expresso de sintomas causados por doses excessivas de radiao. Quando ela muito alta, ultrapassando a marca dos 30 Grays, promove indistintamente em todos os casos a morte do paciente. Os primeiros sinais so nusea e vmito seguidos de agitao, sonolncia e em alguns casos coma. Alguns especialistas afirmam que esse sintomas so causados pela inflamao do encfalo. Em poucos instantes ocorrem tremores, convulses, incapacidade de andar e a morte.

5.2 SNDROME GASTROINTESTINAL A Sndrome Gastrointestinal ocorre com pacientes expostos a doses de radiao menores, porm ainda muito altas (acima de 4 Grays). Como sintomas, tambm apresenta nusea, vmito e diarrias graves, seguidos de desidratao intensa. Esses sintomas so agravados por infeces bacterianas e pela destruio progressiva das clulas que revestem o trato. As clulas responsveis pela absoro de nutrientes so totalmente destrudas, provocando um intenso sangramento para o interior dos intestinos. possvel que de quatro a seis dias ps contato com a radiao, novas clulas se desenvolvam, todavia provvel que o indivduo acometido por esta sndrome venha a morrer duas ou trs semanas mais tarde por falncia da medula ssea.

5.3 SNDROME HEMATOPOITICA Para que haja uma melhor compreenso sobre o assunto, importante que se conhea um pouco sobre a origem das clulas sanguneas.

12

Os trs tipos de clulas sangneas (eritrcitos, leuccitos e plaquetas) so produzidas no tecido hematopoitico. O processo de produo de clulas sanguneas chamado de hematopoiese. Os dois tipos de tecido hematopoitico so a medula ssea vermelha, que encontrada principalmente em ossos planos e irregulares, e o tecido linftico, que encontrado no bao, nos linfonodos e no timo. Como a medula ssea vermelha produz trs tipos diferentes de clulas sangneas? Os trs tipos so produzidos na medula ssea vermelha a partir da mesma clula. Essa clula chamada de clula indiferenciada ou clula tronco. Sob a influncia de fatores especficos de crescimento, a clula indiferenciada muda, ou se diferencia, em eritrcito, leuccito ou plaqueta. (HERLIHY et al 2002) As estruturas afetadas pela sndrome hematopoitica so: A medula ssea, o bao e os linfonodos (principais locais de produo de clulas sanguneas). De 6 a 12 horas aps a exposio, sintomas como anorexia, apatia, nusea e vmito podem surgir com intensidade, sendo atenuado no perodo de 24 a 36 horas depois. Durante o perodo assintomtico, as clulas produtoras de sangue (hematopoiticas) existentes nos linfonodos, no bao e na medula ssea comeam a morrer, causando uma baixa acentuada no suprimento de leuccitos (clulas brancas) e eritrcitos (clulas vermelhas). Com a falta de leuccitos que so responsveis pela destruio de microorganismos patognicos (causadores de doenas), Freqentemente ocorrem infeces graves. Quando as disfunes gastrointestinais e hematopoiticas so causadas por doses de radiao superiores a 6 Grays, na maioria dos casos so fatais.

13

6 TRATAMENTO
Para cada sintoma h uma tipo especfico de tratamento, porm em alguns casos o tratamento j no administrado visando salvar a vida do paciente e sim prolonga-la ao mximo, aliviando tambm o sofrimento. 6.1 Pele Deve-se lavar imediatamente a pele contaminada com materiais radioativos, limpando vigorosamente os pequenos ferimentos puntiformes, com gua em abundancia e se possvel utilizando uma soluo destinada a esse fim. A dor no momento da lavagem intensa, porm todas as partculas radioativas superficiais devem ser removidas. 6.2 Ingesto Fazer induo ao vmito o mais depressa possvel e proceder como na sndrome gastrointestinal. 6.3 - Sndrome Cerebral Aguda Como registrado anteriormente, a sndrome cerebral aguda resulta sempre na morte da vtima. Sendo assim, o objetivo do tratamento evitar o sofrimento aliviando a dor, a ansiedade e a dificuldade respiratria. Administra-se tambm sedativos para controlar as freqentes convulses. 6.4 Sndrome gastrointestinal Com o objetivo de manter a pessoa viva durante um perodo de 4 a 6 dias posteriores exposio radioativa, so administrados antibiticos e vrias transfuses de sangue, at que novas clulas comecem a crescer no trato gastrointestinal. Alm disso, antiemticos, sedativos e uma dieta leve tambm so aplicados juntamente com a reposio necessria de lquidos. 6.5 Sndrome Hematopoitica Tambm neste caso, utiliza-se a transfuso de sangue para a reposio das clulas sanguneas, alm da antibioticoterapia que aplicada para prevenir infeces, mantendo-se o paciente isolado de pessoas que possam transmitir microorganismos patognicos. O transplante de medula ssea tambm utilizado, porm com um baixo ndice de sucesso, exceto quando o doador um gmeo fraterno.

14

6.6 lceras e Cnceres As remoes ou reparos so feitos atravs de intervenes cirrgicas. 6.7 Leucemia A leucemia provocada pela radiao, tratada pelo mesmo mtodo utilizado em qualquer caso de leucemia, a Quimioterapia. 6.8 Esterilidade No existe tratamento que possa reverter a esterilidade, todavia, as baixas concentraes de hormnios sexuais causadas pelo funcionamento anormal dos ovrios e testculos, podem ser tratadas com a reposio hormonal.

15

7 CONSIDERAES FINAIS
Graas a homens como o fsico francs Andr Marie Ampre, o fsico italiano Conde Alessandro Volta, o fsico norte-americano Thomas Alva dson, o cientista John Douglas Cockcroft, o Dr. W. D. Coolidge, o fsico alemo Wilhelm Conrad Rontgen e o inventor Willian Kearsley, a radioatividade foi descoberta, aperfeioada e hoje uma realidade. fato que a histria j testemunhou momentos difceis como o acidente na usina de Three Mile Island, em 1979 na Pensilvnia, e a tragdia de Chernobyl, em 1986 na Ucrnia, todavia, a radioatividade vem sendo aplicada em ampla escala, tanto na indstria quanto na medicina, possibilitando diagnsticos atravs da utilizao de diversos tipos de equipamentos e promovendo a cura de doenas com o uso da radioterapia. Conhecer A Radiao e os Seus Efeitos penetrar no oculto, precaver-se contra um risco iminente que envolve a todos.

16

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BERKOW, Robert e colaboradores; Manual Merk de Informao Mdica (1 EDIO); Editora Manole; So Paulo; 2002 DIMENSTEIN, Renato; HORNOS, Yvone M. Mascarenhas; Manual de proteo Radiolgica Aplicada ao Radiodiagnstico (1 EDIO); Editora Senac; So Paulo; 2001 HERLIHY, Brbara & MAEBIUS, Nancy; Anatomia e Fisiologia do corpo Humano Saudvel e Enfermo (1 EDIO); Editora Manole; So Paulo. 2002 DAROS, Kellen Ariana Curci; Detectores de Radiao Ionizante; Universidade Federal de So Paulo Escola Paulista de Medicina; Publicado em 26/06/2002 s 23:00hs; So Paulo; http://cfhr.epm.br/aulas/Detectores.pdf; Acessado em 21/01/2005 s 08:00hs TUDE, Eduardo; Efeitos da Radiao Eletromagntica de Sistemas Celulares; Teleco.com; So Paulo (2004); www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialr/pagina_6.asp; Acessado em 26/01/2005 s 13:00hs

17

9 GLOSSRIO

Anorexia - do Gr. an, priv. + rexis, apetite, s. f., falta de apetite; inapetncia. Apatia - do Lat. apthia + Gr. Aptheia, s. f., insensibilidade; indiferena; impassibilidade;
inrcia; marasmo.

Congnito - do Lat. Congenitu, adj., natural; inato; que nasceu com o indivduo;
acomodado, apropriado.

Cromossoma - do Gr. chrma, cor + sma, corpo, s. m., estrutura constituda por ADN e
protenas que se tornam visveis na altura da reproduo celular, em nmero definido para cada espcie, que muito importante na reproduo das clulas e na transmisso das caractersticas hereditrias.

Emtico - do Gr. Emetiks, adj. e s. m., que faz vomitar; vomitrio. Encfalo - do Gr. egkphalos, que est dentro da cabea, s. m., parte do sistema nervoso
contida no crnio e que compreende o crebro, o cerebelo e o bolbo raquidiano.

Epilao - s. f., Med., tratamento que consiste no arrancamento dos cabelos da cabea,
para debelar certas doenas do couro cabeludo.

Eritrose - do Gr. erythrs, vermelho, s. f., manchas avermelhadas na pele, tendncia para
corar.

Gene - do Gr. gnos, gerao, s. m., poro de um cromossoma, considerada como a


unidade hereditria ou gentica, visto ser responsvel pela transmisso das caractersticas hereditrias de uma gerao para a seguinte.

Linfcito - do Lat. lympha, gua + Gr. ktos, clula, s. m.,leuccito (glbulo branco) do
sangue produzido nos gnglios linfticos, na medula ssea vermelha e no bao, e que desempenha um papel importante no sistema imunitrio, na produo e transporte de anticorpos.

Microcefalia - do Gr. mikrs, pequeno + kephal, cabea, s. f., qualidade de microcfalo;


estado de um ser cujo encfalo pouco desenvolvido e a cabea demasiadamente pequena; idiotismo.

Patognico - adj., relativo patogenia; que produz doenas. Plaqueta - s. f., dim. de placa; pequena placa; Histol., pequena clula sangunea que
possui um papel activo na coagulao; o m. q. trombcito.

Timo - do Lat. thymu < Gr. Thmos; s. m., glndula de secreo interna, situada na base do
pescoo, ficando a sua maior parte atrs da parte superior do esterno, e que se desenvolve entre o nascimento e a puberdade, diminuindo depois muito gradualmente.

Vous aimerez peut-être aussi