Vous êtes sur la page 1sur 12

6550

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 Artigo 102.


Alteraes ao Estatuto

2 O fundo de reserva destina-se a fazer face a despesas extraordinrias. Artigo 97.


Encerramento das contas

As contas da Ordem so encerradas em 31 de Dezembro de cada ano. CAPTULO VIII Disposies finais Artigo 98.
Condies de exerccio dos membros dos rgos da Ordem

A introduo de alteraes ao presente Estatuto implica a publicao integral do novo texto no Dirio da Repblica. Lei n. 112/2009
de 16 de Setembro

Estabelece o regime jurdico aplicvel preveno da violncia domstica, proteco e assistncia das suas vtimas e revoga a Lei n. 107/99, de 3 de Agosto, e o Decreto-Lei n. 323/2000, de 19 de Dezembro.

1 Os membros dos rgos executivos da Ordem que sejam trabalhadores por conta de outrem tm direito, para o exerccio das suas funes no mbito dos cargos para que foram eleitos, a: a) Licena sem vencimento, com a durao mxima do respectivo mandato, a atribuir nos termos da legislao laboral aplicvel a cada trabalhador; b) Um crdito de horas correspondente a 24 dias de trabalho por ano, que podem utilizar em perodos de meio dia, que contam, para todos os efeitos legais, como servio efectivo. 2 Os membros dos rgos no executivos da Ordem usufruem do direito a 24 faltas justificadas, que contam para todos os efeitos legais como servio efectivo, salvo quanto remunerao ou retribuio. 3 A Ordem comunica, por meios idneos e seguros, incluindo o correio electrnico, s entidades empregadoras das quais dependam os membros dos seus rgos, as datas e o nmero de dias de que estes necessitam para o exerccio das respectivas funes. 4 A comunicao prevista no nmero anterior feita com uma antecedncia mnima de cinco dias, ou, em caso de reunies ou actividades de natureza extraordinria dos rgos da Ordem, logo que as mesmas sejam convocadas. Artigo 99. (Revogado.) Artigo 100.
Direito subsidirio

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objecto

A presente lei estabelece o regime jurdico aplicvel preveno da violncia domstica e proteco e assistncia das suas vtimas. Artigo 2.
Definies

Para efeitos de aplicao da presente lei, considera-se: a) Vtima a pessoa singular que sofreu um dano, nomeadamente um atentado sua integridade fsica ou mental, um dano moral, ou uma perda material, directamente causada por aco ou omisso, no mbito do crime de violncia domstica previsto no artigo 152. do Cdigo Penal; b) Vtima especialmente vulnervel a vtima cuja especial fragilidade resulte, nomeadamente, da sua diminuta ou avanada idade, do seu estado de sade ou do facto de o tipo, o grau e a durao da vitimizao haver resultado em leses com consequncias graves no seu equilbrio psicolgico ou nas condies da sua integrao social; c) Tcnico de apoio vtima a pessoa devidamente habilitada que, no mbito das suas funes, presta assistncia directa s vtimas; d) Rede nacional de apoio s vtimas da violncia domstica o conjunto dos organismos vocacionados para o apoio s vtimas de violncia domstica, nele se incluindo o organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero, as casas de abrigo, os centros de atendimento, os centros de atendimento especializado, bem como os ncleos de atendimento e os grupos de ajuda mtua devidamente reconhecidos; e) Organizaes de apoio vtima as organizaes da sociedade civil, no governamentais (organizaes no governamentais, organizaes no governamentais de mulheres, instituies particulares de solidariedade social, fundaes ou outras associaes sem fins lucrativos), legalmente estabelecidas, cuja actividade se processa em cooperao com a aco do Estado e demais organismos pblicos; f) Programa para autores de crimes no contexto da violncia domstica a interveno estruturada junto dos

1 Em tudo quanto no esteja previsto no presente Estatuto e nos regulamentos elaborados pelo conselho jurisdicional, relativamente instruo e tramitao do procedimento disciplinar, segue-se, com as necessrias adaptaes, o Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores que Exercem Funes Pblicas. 2 A contagem dos prazos feita nos termos do estabelecido no Cdigo do Procedimento Administrativo. Artigo 101.
Recurso contencioso

Cabe recurso contencioso para os tribunais administrativos, nos termos da lei geral, dos actos administrativos praticados por rgos da Ordem que, independentemente da sua forma, lesem direitos ou interesses legalmente protegidos dos associados.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 autores de crimes no contexto da violncia domstica, que promova a mudana do seu comportamento criminal, contribuindo para a preveno da reincidncia, proposta e executada pelos servios de reinsero social, ou por outras entidades competentes em razo da matria. CAPTULO II Finalidades Artigo 3.
Finalidades

6551

religio, deficincia, convices polticas ou ideolgicas, orientao sexual, cultura e nvel educacional goza dos direitos fundamentais inerentes dignidade da pessoa humana, sendo-lhe assegurada a igualdade de oportunidades para viver sem violncia e preservar a sua sade fsica e mental. Artigo 6.
Princpio do respeito e reconhecimento

A presente lei estabelece um conjunto de medidas que tm por fim: a) Desenvolver polticas de sensibilizao nas reas da educao, da informao, da sade e do apoio social, dotando os poderes pblicos de instrumentos adequados para atingir esses fins; b) Consagrar os direitos das vtimas, assegurando a sua proteco clere e eficaz; c) Criar medidas de proteco com a finalidade de prevenir, evitar e punir a violncia domstica; d) Consagrar uma resposta integrada dos servios sociais de emergncia e de apoio vtima, assegurando um acesso rpido e eficaz a esses servios; e) Tutelar os direitos dos trabalhadores vtimas de violncia domstica; f) Garantir os direitos econmicos da vtima de violncia domstica, para facilitar a sua autonomia; g) Criar polticas pblicas destinadas a garantir a tutela dos direitos da vtima de violncia domstica; h) Assegurar uma proteco policial e jurisdicional clere e eficaz s vtimas de violncia domstica; i) Assegurar a aplicao de medidas de coaco e reaces penais adequadas aos autores do crime de violncia domstica, promovendo a aplicao de medidas complementares de preveno e tratamento; j) Incentivar a criao e o desenvolvimento de associaes e organizaes da sociedade civil que tenham por objectivo actuar contra a violncia domstica, promovendo a sua colaborao com as autoridades pblicas; l) Garantir a prestao de cuidados de sade adequados s vtimas de violncia domstica. Artigo 4.
Plano Nacional Contra a Violncia Domstica

1 vtima assegurado, em todas as fases e instncias de interveno, tratamento com respeito pela sua dignidade pessoal. 2 O Estado assegura s vtimas especialmente vulnerveis a possibilidade de beneficiar de um tratamento especfico, o mais adaptado possvel sua situao. Artigo 7.
Princpio da autonomia da vontade

A interveno junto da vtima est limitada ao respeito integral da sua vontade, sem prejuzo das demais disposies aplicveis no mbito da legislao penal e processual penal. Artigo 8.
Princpio da confidencialidade

Sem prejuzo do disposto no Cdigo de Processo Penal, os servios de apoio tcnico vtima asseguram o adequado respeito pela sua vida privada, garantindo o sigilo das informaes que esta prestar. Artigo 9.
Princpio do consentimento

1 Ao Governo compete elaborar e aprovar um Plano Nacional Contra a Violncia Domstica (PNCVD), cuja aplicao deve ser prosseguida em coordenao com as demais polticas sectoriais e com a sociedade civil. 2 A dinamizao, o acompanhamento e a execuo das medidas constantes do PNCVD competem ao organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero. CAPTULO III Princpios Artigo 5.
Princpio da igualdade

Toda a vtima, independentemente da ascendncia, nacionalidade, condio social, sexo, etnia, lngua, idade,

1 Sem prejuzo do disposto no Cdigo de Processo Penal, qualquer interveno de apoio vtima deve ser efectuada aps esta prestar o seu consentimento livre e esclarecido. 2 A interveno de apoio especfico, nos termos da presente lei, ao jovem vtima de violncia domstica, com idade igual ou superior a 16 anos, depende somente do seu consentimento. 3 A interveno de apoio especfico, nos termos da presente lei, criana ou jovem vtima de violncia domstica, com idade inferior a 16 anos, depende do consentimento de representante legal, ou na sua ausncia ou se este for o agente do crime, da entidade designada pela lei e do consentimento da criana ou jovem com idade igual ou superior a 12 anos. 4 O consentimento da criana ou jovem com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos bastante para legitimar a interveno de apoio especfico nos termos da presente lei, caso as circunstncias impeam a recepo, em tempo til, de declarao sobre o consentimento de representante legal, ou na sua ausncia ou se este for o agente do crime, da entidade designada pela lei. 5 A criana ou jovem vtima de violncia domstica, com idade inferior a 12 anos, tem o direito a pronunciar-se, em funo da sua idade e grau de maturidade, sobre o apoio especfico nos termos da presente lei. 6 A vtima pode, em qualquer momento, revogar livremente o seu consentimento.

6552

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 3 Em situaes excepcionais e devidamente fundamentadas pode ser atribudo o estatuto de vtima pelo organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero, valendo este para os efeitos previstos na presente lei, com excepo dos relativos aos procedimentos policiais e judicirios. 4 A vtima e as autoridades competentes esto obrigadas a um dever especial de cooperao, devendo agir sob os ditames da boa f. Artigo 15.
Direito informao

7 O disposto no presente artigo no prejudica os procedimentos de urgncia previstos nos artigos 91. e 92. da Lei de Proteco das Crianas e Jovens em Perigo, aprovada pela Lei n. 147/99, de 1 de Setembro. Artigo 10.
Proteco da vtima que carea de capacidade para prestar o seu consentimento

1 Fora do mbito do processo penal, qualquer interveno de apoio a vtima que carea de capacidade para prestar o seu consentimento apenas poder ser efectuada em seu benefcio directo. 2 Sempre que, nos termos da lei, um maior carea, em virtude de perturbao mental, de doena ou por motivo similar, de capacidade para consentir numa interveno, esta no poder ser efectuada sem a autorizao do seu representante, ou na sua ausncia ou se este for o agente do crime, de uma autoridade ou de uma pessoa ou instncia designada nos termos da lei. 3 A vtima em causa deve, na medida do possvel, participar no processo de autorizao. Artigo 11.
Princpio da informao

1 garantida vtima, desde o seu primeiro contacto com as autoridades competentes para a aplicao da lei, o acesso s seguintes informaes: a) O tipo de servios ou de organizaes a que pode dirigir-se para obter apoio; b) O tipo de apoio que pode receber; c) Onde e como pode apresentar denncia; d) Quais os procedimentos sequentes denncia e qual o seu papel no mbito dos mesmos; e) Como e em que termos pode receber proteco; f) Em que medida e em que condies tem acesso a: i) Aconselhamento jurdico; ou ii) Apoio judicirio; ou iii) Outras formas de aconselhamento; g) Quais os requisitos que regem o seu direito a indemnizao; h) Quais os mecanismos especiais de defesa que pode utilizar, sendo residente em outro Estado. 2 Sempre que a vtima o solicite junto da entidade competente para o efeito, e sem prejuzo do regime do segredo de justia, deve ainda ser-lhe assegurada informao sobre: a) O seguimento dado denncia; b) Os elementos pertinentes que lhe permitam, aps a acusao ou a deciso instrutria, ser inteirada do estado do processo e da situao processual do arguido, por factos que lhe digam respeito, salvo em casos excepcionais que possam prejudicar o bom andamento dos autos; c) A sentena do tribunal. 3 Devem ser promovidos os mecanismos adequados para fornecer vtima a informao sobre a libertao de agente detido ou condenado pela prtica do crime de violncia domstica, no mbito do processo penal. 4 A vtima deve ainda ser informada, sempre que tal no perturbe o normal desenvolvimento do processo penal, sobre o nome do agente responsvel pela investigao, bem como da possibilidade de entrar em contacto com o mesmo para obter informaes sobre o estado do processo penal. 5 Deve ser assegurado vtima o direito de optar por no receber as informaes referidas nos nmeros anteriores, salvo quando a comunicao das mesmas for obrigatria nos termos do processo penal aplicvel. Artigo 16.
Direito audio e apresentao de provas

O Estado assegura vtima a prestao de informao adequada tutela dos seus direitos. Artigo 12.
Princpio do acesso equitativo aos cuidados de sade

O Estado, tendo em conta as necessidades de sade, assegura as medidas adequadas com vista a garantir o acesso equitativo da vtima aos cuidados de sade de qualidade apropriada. Artigo 13.
Obrigaes profissionais e regras de conduta

Qualquer interveno de apoio tcnico vtima deve ser efectuada na observncia das normas e obrigaes profissionais, bem como das regras de conduta aplicveis ao caso concreto. CAPTULO IV Estatuto de vtima
SECO I Atribuio, direitos e cessao do estatuto de vtima

Artigo 14.
Atribuio do estatuto de vtima

1 Apresentada a denncia da prtica do crime de violncia domstica, no existindo fortes indcios de que a mesma infundada, as autoridades judicirias ou os rgos de polcia criminal competentes atribuem vtima, para todos os efeitos legais, o estatuto de vtima. 2 No mesmo acto entregue vtima documento comprovativo do referido estatuto, que compreende os direitos e deveres estabelecidos na presente lei, alm da cpia do respectivo auto de notcia, ou da apresentao de queixa.

1 A vtima que se constitua assistente colabora com o Ministrio Pblico de acordo com o estatuto do assistente em processo penal.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 2 As autoridades apenas devem inquirir a vtima na medida do necessrio para os fins do processo penal. Artigo 17.
Garantias de comunicao

6553

1 Devem ser tomadas as medidas necessrias, em condies comparveis s aplicveis ao agente do crime, para minimizar tanto quanto possvel os problemas de comunicao, quer em relao compreenso, quer em relao interveno da vtima na qualidade de sujeito processual nos diversos actos processuais do processo penal em causa. 2 So aplicveis nas situaes referidas no nmero anterior, as disposies legais em vigor relativas nomeao de intrprete. Artigo 18.
Assistncia especfica vtima

5 O organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero pode recorrer a regimes de parceria para instalar, assegurar e manter em funcionamento sistemas tcnicos de teleassistncia. 6 O disposto nos nmeros anteriores no prejudica a aplicao das demais solues constantes do regime especial de proteco de testemunhas, nomeadamente no que se refere proteco dos familiares da vtima. Artigo 21.
Direito a indemnizao e a restituio de bens

O Estado assegura, gratuitamente nos casos estabelecidos na lei, que a vtima tenha acesso a consulta jurdica e a aconselhamento sobre o seu papel durante o processo e, se necessrio, o subsequente apoio judicirio quando esta seja sujeito em processo penal. Artigo 19.
Despesas da vtima resultantes da sua participao no processo penal

vtima que intervenha na qualidade de sujeito no processo penal, deve ser proporcionada a possibilidade de ser reembolsada das despesas efectuadas em resultado da sua legtima participao no processo penal, nos termos estabelecidos na lei. Artigo 20.
Direito proteco

1 vtima reconhecido, no mbito do processo penal, o direito a obter uma deciso de indemnizao por parte do agente do crime, dentro de um prazo razovel. 2 Para efeito da presente lei, h sempre lugar aplicao do disposto no artigo 82.-A do Cdigo de Processo Penal, excepto nos casos em que a vtima a tal expressamente se opuser. 3 Salvo necessidade imposta pelo processo penal, os objectos restituveis pertencentes vtima e apreendidos no processo penal so imediatamente examinados e devolvidos. 4 Independentemente do andamento do processo, vtima reconhecido o direito a retirar da residncia todos os seus bens de uso pessoal e exclusivo e ainda, sempre que possvel, os seus bens mveis prprios, bem como os dos filhos ou adoptados menores de idade, os quais devem constar de lista disponibilizada no mbito do processo sendo a vtima acompanhada, quando necessrio, por autoridade policial. Artigo 22.
Condies de preveno da vitimizao secundria

1 assegurado um nvel adequado de proteco vtima e, sendo caso disso, sua famlia ou a pessoas em situao equiparada, nomeadamente no que respeita segurana e salvaguarda da vida privada, sempre que as autoridades competentes considerem que existe uma ameaa sria de actos de vingana ou fortes indcios de que essa privacidade pode ser grave e intencionalmente perturbada. 2 O contacto entre vtimas e arguidos em todos os locais que impliquem a presena em diligncias conjuntas, nomeadamente nos edifcios dos tribunais, deve ser evitado, sem prejuzo da aplicao das regras processuais estabelecidas no Cdigo de Processo Penal. 3 s vtimas especialmente vulnerveis deve ser assegurado o direito a beneficiarem, por deciso judicial, de condies de depoimento, por qualquer meio compatvel, que as protejam dos efeitos do depoimento prestado em audincia pblica. 4 O juiz ou, durante a fase de inqurito, o Ministrio Pblico, podem determinar, sempre que tal se mostre imprescindvel proteco da vtima e obtido o seu consentimento, que lhe seja assegurado apoio psicossocial e proteco por teleassistncia, por perodo no superior a seis meses, salvo se circunstncias excepcionais impuserem a sua prorrogao.

1 A vtima tem direito a ser ouvida em ambiente informal e reservado, devendo ser criadas as adequadas condies para prevenir a vitimizao secundria e para evitar que sofra presses desnecessrias. 2 A vtima tem ainda direito, sempre que possvel, e de forma imediata, a dispor de adequado atendimento psicolgico e psiquitrico por parte de equipas multidisciplinares de profissionais habilitadas despistagem e terapia dos efeitos associados ao crime de violncia domstica. Artigo 23.
Vtima residente noutro Estado

1 A vtima no residente em Portugal beneficia das medidas adequadas ao afastamento das dificuldades que surjam em razo da sua residncia, especialmente no que se refere ao andamento do processo penal. 2 A vtima no residente em Portugal beneficia ainda da possibilidade de prestar declaraes para memria futura imediatamente aps ter sido cometida a infraco, bem como da audio atravs de videoconferncia e de teleconferncia. 3 ainda assegurado vtima de crime praticado fora de Portugal a possibilidade de apresentar denncia junto das autoridades nacionais, sempre que no tenha tido a possibilidade de o fazer no Estado onde foi cometido o crime, caso em que as autoridades nacionais devem transmiti-la prontamente s autoridades competentes do territrio onde foi cometido o crime.

6554
Artigo 24.
Cessao do estatuto de vtima

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 2 A natureza urgente dos processos por crime de violncia domstica implica a aplicao do regime previsto no n. 2 do artigo 103. do Cdigo de Processo Penal. Artigo 29.
Denncia do crime

1 O estatuto de vtima cessa por vontade expressa da vtima ou por verificao da existncia de fortes indcios de denncia infundada. 2 O estatuto de vtima cessa igualmente com o arquivamento do inqurito, do despacho de no pronncia ou aps o trnsito em julgado da deciso que ponha termo causa, salvo se, a requerimento da vtima junto do Ministrio Pblico ou do tribunal competente, consoante os casos, a necessidade da sua proteco o justificar. 3 A cessao do estatuto da vtima no prejudica, sempre que as circunstncias do caso forem consideradas justificadas pelos correspondentes servios, a continuao das modalidades de apoio social que tenham sido estabelecidas. 4 A cessao do estatuto da vtima, quando ocorra, em nenhum caso prejudica as regras aplicveis do processo penal.
SECO II Proteco policial e tutela judicial

1 A denncia de natureza criminal feita nos termos gerais, sempre que possvel, atravs de formulrios prprios, nomeadamente autos de notcia padro, criados no mbito da preveno, da investigao criminal e do apoio s vtimas. 2 ainda assegurada a existncia de formulrios prprios no mbito do sistema de queixa electrnica, que garante a conexo com um stio da Internet de acesso pblico com informaes especficas sobre violncia domstica. Artigo 30.
Deteno

Artigo 25.
Acesso ao direito

1 garantida vtima, com prontido, consulta jurdica a efectuar por advogado, bem como a clere e sequente concesso de apoio judicirio, com natureza urgente, ponderada a insuficincia econmica, nos termos legais. 2 Quando o mesmo facto der causa a diversos processos, deve ser assegurada, sempre que possvel, a nomeao do mesmo mandatrio ou defensor oficioso vtima. Artigo 26.
Assessoria e consultadoria tcnicas

Os gabinetes de apoio aos magistrados judiciais e do Ministrio Pblico previstos na Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais devem, sempre que possvel, incluir assessoria e consultadoria tcnicas na rea da violncia domstica. Artigo 27.
Gabinetes de atendimento e informao vtima nos rgos de polcia criminal

1 Em caso de flagrante delito por crime de violncia domstica, a deteno efectuada mantm-se at o detido ser apresentado a audincia de julgamento sob a forma sumria ou a primeiro interrogatrio judicial para eventual aplicao de medida de coaco ou de garantia patrimonial, sem prejuzo do disposto no n. 3 do artigo 143., no n. 1 do artigo 261., no n. 3 do artigo 382. e no n. 2 do artigo 385. do Cdigo de Processo Penal. 2 Para alm do previsto no n. 1 do artigo 257. do Cdigo de Processo Penal, a deteno fora de flagrante delito pelo crime previsto no nmero anterior pode ser efectuada por mandado do juiz ou do Ministrio Pblico, se houver perigo de continuao da actividade criminosa ou se tal se mostrar imprescindvel proteco da vtima. 3 Para alm das situaes previstas no n. 2 do artigo 257. do Cdigo de Processo Penal, as autoridades policiais podem tambm ordenar a deteno fora de flagrante delito pelo crime previsto no n. 1, por iniciativa prpria, quando: a) Se encontre verificado qualquer dos requisitos previstos no nmero anterior; e b) No for possvel, dada a situao de urgncia e de perigo na demora, esperar pela interveno da autoridade judiciria. Artigo 31.
Medidas de coaco urgentes

1 Os gabinetes de atendimento a vtimas a funcionar junto dos rgos de polcia criminal asseguram a preveno, o atendimento e o acompanhamento das situaes de violncia domstica. 2 Cada fora e servio de segurana constituem a sua rede de gabinetes de atendimento, dotados de condies adequadas, nomeadamente de privacidade, ao atendimento de vtimas. 3 O disposto nos nmeros anteriores deve igualmente ser concretizado, sempre que possvel, nas instalaes dos departamentos de investigao e aco penal (DIAP). Artigo 28.
Celeridade processual

1 Aps a constituio de arguido pela prtica do crime de violncia domstica, o tribunal pondera, no prazo mximo de 48 horas, a aplicao, sem prejuzo das demais medidas de coaco previstas no Cdigo de Processo Penal e com respeito pelos pressupostos gerais e especficos de aplicao nele referidos, de medida ou medidas de entre as seguintes: a) No adquirir, no usar ou entregar, de forma imediata, armas ou outros objectos e utenslios que detiver, capazes de facilitar a continuao da actividade criminosa; b) Sujeitar, mediante consentimento prvio, a frequncia de programa para arguidos em crimes no contexto da violncia domstica; c) No permanecer na residncia onde o crime tenha sido cometido ou onde habite a vtima;

1 Os processos por crime de violncia domstica tm natureza urgente, ainda que no haja arguidos presos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 d) No contactar com a vtima, com determinadas pessoas ou frequentar certos lugares ou certos meios. 2 O disposto nas alneas c) e d) do nmero anterior mantm a sua relevncia mesmo nos casos em que a vtima tenha abandonado a residncia em razo da prtica ou de ameaa sria do cometimento do crime de violncia domstica. Artigo 32.
Recurso videoconferncia ou teleconferncia

6555

tomadas declaraes no lugar em que se encontre, em dia e hora que lhe comunicar. Artigo 35.
Meios tcnicos de controlo distncia

1 Os depoimentos e declaraes das vtimas, quando impliquem a presena do arguido, so prestados atravs de videoconferncia ou de teleconferncia, se o tribunal, designadamente a requerimento da vtima, o entender como necessrio para garantir a prestao de declaraes ou de depoimento sem constrangimentos, podendo, para o efeito, solicitar parecer aos profissionais de sade que acompanhem a evoluo da situao da vtima. 2 A vtima acompanhada na prestao das declaraes ou do depoimento, por profissional de sade que lhe tenha vindo a dispensar apoio psicolgico ou psiquitrico. Artigo 33.
Declaraes para memria futura

1 O juiz, a requerimento da vtima ou do Ministrio Pblico, pode proceder inquirio daquela no decurso do inqurito, a fim de que o depoimento possa, se necessrio, ser tomado em conta no julgamento. 2 O Ministrio Pblico, o arguido, o defensor e os advogados constitudos no processo so notificados da hora e do local da prestao do depoimento para que possam estar presentes, sendo obrigatria a comparncia do Ministrio Pblico e do defensor. 3 A tomada de declaraes realizada em ambiente informal e reservado, com vista a garantir, nomeadamente, a espontaneidade e a sinceridade das respostas, devendo a vtima ser assistida no decurso do acto processual por um tcnico especialmente habilitado para o seu acompanhamento, previamente designado pelo tribunal. 4 A inquirio feita pelo juiz, podendo em seguida o Ministrio Pblico, os advogados constitudos e o defensor, por esta ordem, formular perguntas adicionais. 5 correspondentemente aplicvel o disposto nos artigos 352., 356., 363. e 364. do Cdigo de Processo Penal. 6 O disposto nos nmeros anteriores correspondentemente aplicvel a declaraes do assistente e das partes civis, de peritos e de consultores tcnicos e acareaes. 7 A tomada de declaraes nos termos dos nmeros anteriores no prejudica a prestao de depoimento em audincia de julgamento, sempre que ela for possvel e no puser em causa a sade fsica ou psquica de pessoa que o deva prestar. Artigo 34.
Tomada de declaraes

1 O tribunal, com vista aplicao das medidas e penas previstas nos artigos 52. e 152. do Cdigo Penal, no artigo 281. do Cdigo de Processo Penal e no artigo 31. da presente lei, pode, sempre que tal se mostre imprescindvel para a proteco da vtima, determinar que o cumprimento daquelas medidas seja fiscalizado por meios tcnicos de controlo distncia. 2 O controlo distncia efectuado, no respeito pela dignidade pessoal do arguido, por monitorizao telemtica posicional, ou outra tecnologia idnea, de acordo com os sistemas tecnolgicos adequados. 3 O controlo distncia cabe aos servios de reinsero social e executado em estreita articulao com os servios de apoio vtima, sem prejuzo do uso dos sistemas complementares de teleassistncia referidos no n. 5 do artigo 20. 4 Para efeitos do disposto no n. 1, o juiz solicita prvia informao aos servios encarregados do controlo distncia sobre a situao pessoal, familiar, laboral e social do arguido ou do agente. 5 revogao, alterao e extino das medidas de afastamento fiscalizadas por meios tcnicos de controlo distncia aplicam-se as regras previstas nos artigos 55. a 57. do Cdigo Penal e nos artigos 212. e 282. do Cdigo de Processo Penal. Artigo 36.
Consentimento

1 A utilizao dos meios tcnicos de controlo distncia depende do consentimento do arguido ou do agente e, nos casos em que a sua utilizao abranja a participao da vtima, depende igualmente do consentimento desta. 2 A utilizao dos meios tcnicos de controlo distncia depende ainda do consentimento das pessoas que o devam prestar, nomeadamente das pessoas que vivam com o arguido ou o agente e das que possam ser afectadas pela permanncia obrigatria do arguido ou do agente em determinado local. 3 O consentimento do arguido ou do agente prestado pessoalmente perante o juiz, na presena do defensor, e reduzido a auto. 4 Sempre que a utilizao dos meios tcnicos de controlo distncia for requerida pelo arguido ou pelo agente, o consentimento considera-se prestado por simples declarao deste no requerimento. 5 As vtimas e as pessoas referidas no n. 2 prestam o seu consentimento aos servios encarregados da execuo dos meios tcnicos de controlo distncia por simples declarao escrita, que o enviam posteriormente ao juiz. 6 Os consentimentos previstos neste artigo so revogveis a todo o tempo. Artigo 37.
Comunicao obrigatria e tratamento de dados

Se, por fundadas razes, a vtima se encontrar impossibilitada de comparecer na audincia, pode o tribunal ordenar, oficiosamente ou a requerimento, que lhe sejam

1 As decises de atribuio do estatuto de vtima e as decises finais em processos por prtica do crime de violncia domstica so comunicadas, sem dados nominativos,

6556

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 rido, temporria ou definitivamente, a seu pedido, para outro estabelecimento da empresa, verificadas as seguintes condies: a) Apresentao de denncia; b) Sada da casa de morada de famlia no momento em que se efective a transferncia. 2 Em situao prevista no nmero anterior, o empregador apenas pode adiar a transferncia com fundamento em exigncias imperiosas ligadas ao funcionamento da empresa ou servio ou at que exista posto de trabalho compatvel disponvel. 3 No caso previsto no nmero anterior, o trabalhador tem direito a suspender o contrato de imediato at que ocorra a transferncia. 4 garantida a confidencialidade da situao que motiva as alteraes contratuais do nmero anterior, se solicitado pelo interessado. 5 O disposto nos nmeros anteriores aplicvel, com as devidas adaptaes, aos trabalhadores que exercem funes pblicas, independentemente da modalidade de constituio da relao jurdica de emprego pblico ao abrigo da qual exercem as respectivas funes. 6 Na situao de suspenso a que se refere o n. 3 so aplicveis aos trabalhadores que exercem funes pblicas na modalidade de nomeao, com as necessrias adaptaes, os efeitos previstos no artigo 231. do Regime do Contrato de Trabalho em Funes Pblicas, aprovado pela Lei n. 59/2008, de 11 de Setembro. Artigo 43.
Faltas

ao organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero, bem como Direco-Geral da Administrao Interna, para efeitos de registo e tratamento de dados. 2 O disposto no nmero anterior no prejudica as regras de tratamento de dados para efeitos estatsticos, na rea da justia, em matria de violncia domstica, de acordo com a legislao aplicvel. Artigo 38.
Medidas de apoio reinsero do agente

1 O Estado deve promover a criao das condies necessrias ao apoio psicolgico e psiquitrico aos agentes condenados pela prtica de crimes de violncia domstica, bem como queles em relao aos quais tenha recado deciso de suspenso provisria do processo, obtido o respectivo consentimento. 2 So definidos e implementados programas para autores de crimes no contexto da violncia domstica, designadamente com vista suspenso da execuo da pena de priso. Artigo 39.
Encontro restaurativo

Durante a suspenso provisria do processo ou durante o cumprimento da pena pode ser promovido, nos termos a regulamentar, um encontro entre o agente do crime e a vtima, obtido o consentimento expresso de ambos, com vista a restaurar a paz social, tendo em conta os legtimos interesses da vtima, garantidas que estejam as condies de segurana necessrias e a presena de um mediador penal credenciado para o efeito. Artigo 40.
Apoio financeiro

As faltas dadas pela vtima que sejam motivadas por impossibilidade de prestar trabalho em razo da prtica do crime de violncia domstica so, de acordo com o regime legal aplicvel, consideradas justificadas. Artigo 44.
Instrumentos de regulamentao colectiva de trabalho

A vtima de violncia domstica beneficia de apoio financeiro do Estado, nos termos da legislao aplicvel.
SECO III Tutela social

Artigo 41.
Cooperao das entidades empregadoras

Os instrumentos de regulamentao colectiva de trabalho, sempre que possvel, devem estabelecer, para a admisso em regime de tempo parcial e para a mobilidade geogrfica, preferncias em favor dos trabalhadores que beneficiem do estatuto de vtima. Artigo 45.
Apoio ao arrendamento

Sempre que possvel, e quando a dimenso e a natureza da entidade empregadora o permitam, esta deve tomar em considerao de forma prioritria: a) O pedido de mudana do trabalhador a tempo completo que seja vtima de violncia domstica para um trabalho a tempo parcial que se torne disponvel no rgo ou servio; b) O pedido de mudana do trabalhador a tempo parcial que seja vtima de violncia domstica para um trabalho a tempo completo ou de aumento do seu tempo de trabalho. Artigo 42.
Transferncia a pedido do trabalhador

Quando as necessidades de afastamento da vtima do autor do crime de violncia domstica o justifiquem, a vtima tem direito a apoio ao arrendamento, atribuio de fogo social ou a modalidade especfica equiparvel, nos termos e condies a definir em diploma prprio. Artigo 46.
Rendimento social de insero

1 Nos termos do Cdigo do Trabalho, o trabalhador vtima de violncia domstica tem direito a ser transfe-

A vtima de violncia domstica pode ser titular do direito ao rendimento social de insero nos termos e com os efeitos previstos no n. 2 do artigo 4. da Lei n. 13/2003, de 21 de Maio, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 45/2005, de 29 de Agosto, sendo o respectivo pedido tramitado com carcter de urgncia.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 Artigo 47.


Abono de famlia

6557

A requerimento da vtima, opera-se a transferncia da percepo do abono de famlia relativamente aos filhos menores que consigo se encontrem. Artigo 48.
Formao profissional

vtima de violncia domstica reconhecido o acesso preferencial aos programas de formao profissional existentes. Artigo 49.
Tratamento clnico

O Servio Nacional de Sade assegura a prestao de assistncia directa vtima por parte de tcnicos especializados e promove a existncia de gabinetes de atendimento e tratamento clnico com vista preveno do fenmeno da violncia domstica. Artigo 50.
Iseno de taxas moderadoras

A vtima est isenta do pagamento das taxas moderadoras no mbito do Servio Nacional de Sade. Artigo 51.
Restituio das prestaes

1 As prestaes econmicas e sociais inerentes ao estatuto de vtima que tenham sido pagas indevidamente devem ser restitudas. 2 Consideram-se como indevidamente pagas as prestaes econmicas e sociais cuja atribuio tenha sido baseada em falsas declaraes de quem haja beneficiado do estatuto de vtima ou na omisso de informaes legalmente exigidas. Artigo 52.
Falsas declaraes

3 Os gabinetes de atendimento s vtimas, constitudas no mbito dos rgos de polcia criminal actuam em estreita cooperao com a rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica. 4 assegurada a existncia de um servio telefnico, gratuito e com cobertura nacional, de informao a vtimas de violncia domstica. 5 Quaisquer modalidades de apoio pblico constituio ou funcionamento das casas de abrigo, dos centros de atendimento, dos centros de atendimento especializado ou dos ncleos de atendimento carecem de superviso tcnica do organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero, nos termos da respectiva lei orgnica, sendo da responsabilidade do Instituto da Segurana Social, I. P. (ISS, I. P.), o apoio tcnico e o acompanhamento das respostas. 6 Nos casos em que as vtimas de violncia domstica sejam crianas ou jovens de menor idade, incumbe Comisso Nacional de Proteco das Crianas e Jovens em Risco e s comisses de proteco das crianas e jovens estabelecer os procedimentos de proteco nos termos das suas atribuies legais, sem prejuzo das modalidades de cooperao possveis com os organismos e entidades da rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica. 7 Nas situaes em que as vtimas so pessoas idosas ou em situao dependente, sem retaguarda familiar, deve o ISS, I. P., ou outro organismo competente, desenvolver um encaminhamento prioritrio para o acolhimento no mbito da rede de servios e equipamentos sociais, sem prejuzo da articulao devida com a rede nacional de apoio a vtimas de violncia domstica. 8 No quadro da rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica, a relevncia das organizaes de apoio vtima reconhecida pelo Estado e o seu papel estimulado por este, nomeadamente na concretizao das polticas de apoio. Artigo 54.
Gratuitidade

1 Os servios prestados atravs da rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica so gratuitos. 2 Por comprovada insuficincia de meios econmicos, o apoio jurdico prestado s vtimas gratuito. Artigo 55.
Participao das autarquias locais

Sem prejuzo da responsabilidade penal, a prestao de falsas declaraes no mbito do estatuto de vtima determina a cessao das prestaes econmicas e sociais previstas na lei. CAPTULO V Rede institucional Artigo 53.
Rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica

1 A rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica compreende o organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero, as casas de abrigo, os centros de atendimento e os centros de atendimento especializado. 2 Integram ainda a rede referida no nmero anterior os ncleos de atendimento e os grupos de ajuda mtua, devidamente certificados pelo organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero.

1 No mbito das suas competncias e atribuies, as autarquias locais podem integrar, em parceria, a rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica, colaborando, nomeadamente, na divulgao da existncia dos centros de atendimento em funcionamento nas respectivas reas territoriais. 2 Nos casos em que a propriedade dos equipamentos seja das autarquias locais, a manuteno das instalaes assegurada por esta, podendo nos restantes casos, e sempre que possvel, contribuir para o bom estado de conservao das mesmas. Artigo 56.
Financiamento

1 Em matria de investimento para construo e equipamento de respostas na rea da violncia domstica, o apoio pblico da administrao central enquadra-se em programas especficos de investimento para equipamentos sociais.

6558

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 casas de abrigo, os centros de atendimento e os centros de atendimento especializado. 2 A rede de casas de apoio deve ser estabelecida por forma a assegurar a cobertura equilibrada do territrio nacional e da populao, devendo estar necessariamente presente em todos os distritos. 3 Nas reas metropolitanas de Lisboa e do Porto, a rede referida nos nmeros anteriores deve contemplar, pelo menos, duas casas de abrigo. Artigo 60.
Casas de abrigo

2 O apoio financeiro referido no nmero anterior pode ser assegurado por verbas oriundas dos fundos comunitrios, nos termos dos regulamentos aplicveis. 3 O apoio financeiro para funcionamento das respostas sociais na rea da violncia domstica rege-se pelo regime de cooperao, nos termos da legislao em vigor. Artigo 57.
Colaborao com entidades estrangeiras

No mbito da rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica podem estabelecer-se acordos de cooperao com entidades similares estrangeiras para segurana dos respectivos utentes. Artigo 58.
Comisso para a Cidadania e a Igualdade de Gnero

A Comisso para a Cidadania e a Igualdade de Gnero responsvel pelo desenvolvimento das polticas de proteco e promoo dos direitos das vtimas de violncia domstica, cabendo-lhe, nomeadamente: a) Participar nas alteraes legislativas que respeitem ao mbito do seu mandato; b) Promover os protocolos com os organismos e servios com interveno nesta rea e as organizaes no governamentais ou outras entidades privadas; c) Dinamizar a criao de equipas multidisciplinares e a sua formao especializada; d) Colaborar na insero de contedos especficos nos planos curriculares e de formao de todos os profissionais que, directa ou indirectamente, contactam com o fenmeno da violncia domstica; e) Solicitar e coordenar as auditorias e os estudos de diagnstico e avaliao das carncias, medidas e respostas sociais; f) Dinamizar, coordenar e acompanhar a elaborao do diagnstico da situao das vtimas; g) Concertar a aco de todas as entidades pblicas e privadas, estruturas e programas de interveno na rea das vtimas, de modo a reforar estratgias de cooperao e de racionalizao de recursos; h) Cooperar com a Comisso Nacional de Proteco das Crianas e Jovens em Risco no desenvolvimento das polticas, estratgias e aces relativas promoo e proteco das crianas e jovens vtimas de violncia domstica; i) Certificar, para o efeito, as entidades cuja actividade na rea da violncia domstica implique, pela sua relevncia, integrao na rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica e que dependam dessa forma de reconhecimento; j) Organizar e coordenar o registo de dados de violncia domstica, desagregados por idade, nacionalidade e sexo, com a finalidade de recolha e anlise de elementos de informao relativos s ocorrncias reportadas s foras de segurana e das decises judicirias que, nos termos da lei, devam ser comunicadas; l) Emitir os pareceres previstos na lei. Artigo 59.
Rede de casas de apoio a vtimas de violncia domstica

1 As casas de abrigo so as unidades residenciais destinadas a acolhimento temporrio a vtimas, acompanhadas ou no de filhos menores. 2 Ao Estado incumbe conceder apoio, com carcter de prioridade, s casas de abrigo de mulheres vtimas de violncia domstica e assegurar o anonimato das mesmas. Artigo 61.
Centros de atendimento

1 Os centros de atendimento so as unidades constitudas por uma ou mais equipas tcnicas, pluridisciplinares, de entidades pblicas dependentes da administrao central ou local, bem como de outras entidades que com aquelas tenham celebrado protocolos de cooperao e que assegurem, de forma integrada, o atendimento, o apoio e o reencaminhamento personalizados de vtimas, tendo em vista a sua proteco. 2 Os protocolos de cooperao a que se refere o nmero anterior devem merecer acordo entre os organismos da Administrao Pblica responsveis pelas reas da cidadania e da igualdade de gnero e da segurana social, assegurando a sua conformidade com os parmetros da presente lei e do PNCVD. Artigo 62.
Centros de atendimento especializado

Os centros de atendimento especializado so servios de atendimento especializado a vtimas, nomeadamente os constitudos no mbito dos organismos do Servio Nacional de Sade ou dos servios de emprego, de formao profissional e de segurana social. Artigo 63.
Objectivos das casas de abrigo

So objectivos das casas de abrigo: a) Acolher temporariamente vtimas, acompanhadas ou no de filhos menores; b) Nos casos em que tal se justifique, promover, durante a permanncia na casa de abrigo, aptides pessoais, profissionais e sociais das vtimas, susceptveis de evitarem eventuais situaes de excluso social e tendo em vista a sua efectiva reinsero social. Artigo 64.
Funcionamento das casas de abrigo

1 Cabe ao Governo promover a criao, a instalao, a expanso e o apoio ao funcionamento da rede de casas de apoio a vtimas de violncia domstica, que integra as

1 As casas de abrigo so organizadas em unidades que favoream uma relao afectiva do tipo familiar, uma vida diria personalizada e a integrao na comunidade.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 2 Para efeitos do nmero anterior, as casas de abrigo regem-se nos termos descritos na presente lei, no seu regulamento interno e pelas normas aplicveis s entidades que revistam a mesma natureza jurdica com acordos de cooperao celebrados, desde que no contrariem as normas constantes na presente lei. 3 O regulamento interno de funcionamento, a aprovar conjuntamente pelos membros do Governo responsveis pelas reas da cidadania e da igualdade de gnero e do trabalho e solidariedade social, ou por quem estes designarem, obrigatoriamente dado a conhecer s vtimas aquando da sua admisso, devendo ser subscrito por estas o correspondente termo de aceitao. 4 As casas de abrigo dispem, para efeitos de orientao tcnica, de, pelo menos, um licenciado nas reas comportamentais, preferencialmente psiclogo e ou tcnico de servio social, que actuam em articulao com a equipa tcnica. 5 Atendendo natureza e fins prosseguidos pelas casas de abrigo, as autoridades policiais territorialmente competentes prestam todo o apoio necessrio com vista proteco dos trabalhadores e das vtimas, assegurando uma vigilncia adequada junto das mesmas. Artigo 65.
Organizao e gesto das casas de abrigo

6559

2 O acolhimento assegurado pela instituio que melhor possa garantir as necessidades de apoio efectivo vtima de acordo com a anlise da competente equipa tcnica. 3 O acolhimento nas casas de abrigo de curta durao, pressupondo o retorno da vtima vida na comunidade de origem, ou outra por que tenha optado, em prazo no superior a seis meses. 4 A permanncia por mais de seis meses pode ser autorizada, a ttulo excepcional, mediante parecer fundamentado da equipa tcnica acompanhado do relatrio de avaliao da situao da vtima. 5 O disposto no presente artigo no prejudica a existncia de acolhimento de crianas e jovens, decidido pelo tribunal competente, nos termos dos artigos 49. a 54. da Lei de Proteco das Crianas e Jovens em Perigo. Artigo 69.
Causas imediatas de cessao do acolhimento

Constituem causas imediatas de cessao de acolhimento, entre outras: a) O termo do prazo previsto nos n.os 3 e 4 do artigo anterior; b) A manifestao de vontade da vtima; c) O incumprimento das regras de funcionamento da casa de abrigo. Artigo 70.
Direitos e deveres da vtima e dos filhos menores em acolhimento

1 As casas de abrigo podem funcionar em equipamentos pertencentes a entidades pblicas ou particulares sem fins lucrativos. 2 As casas de abrigo, os centros de atendimento e os centros de atendimento especializado coordenam entre si as respectivas actividades. 3 Tratando-se de entidades particulares sem fins lucrativos, o Estado apoia a sua aco mediante a celebrao de acordos de cooperao. Artigo 66.
Equipa tcnica

1 A vtima e os filhos menores acolhidos em casas de abrigo tm os seguintes direitos: a) Alojamento e alimentao em condies de dignidade; b) Usufruir de um espao de privacidade e de um grau de autonomia na conduo da sua vida pessoal adequados sua idade e situao. 2 Constitui dever especial da vtima e dos filhos menores acolhidos em casas de abrigo cumprir as respectivas regras de funcionamento. Artigo 71.
Denncia

1 As casas de abrigo dispem da assistncia de uma equipa tcnica a quem cabe o diagnstico da situao das vtimas acolhidas na instituio e o apoio na definio e execuo dos seus projectos de promoo e proteco. 2 A equipa deve ter uma constituio pluridisciplinar, integrando as valncias de direito, psicologia e servio social. Artigo 67.
Formao da equipa tcnica

O organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero assegura, sem prejuzo da participao de outras entidades, a formao especfica ao pessoal tcnico das casas de abrigo e dos centros de atendimento. Artigo 68.
Acolhimento

1 Os responsveis das casas de abrigo devem denunciar aos servios do Ministrio Pblico competentes as situaes de vtimas de que tenham conhecimento, para efeitos de instaurao do respectivo procedimento criminal. 2 Quando os responsveis das casas de abrigo encontrem motivos de fundada suspeita de terem os filhos menores acolhidos sido tambm vtimas de violncia domstica, devem denunciar imediatamente tal circunstncia ao Ministrio Pblico, por meio e forma que salvaguardem a confidencialidade da informao. Artigo 72.
Domiclio da vtima acolhida em casa de abrigo

1 A admisso das vtimas nas casas de abrigo processa-se, quer por indicao da equipa tcnica dos centros de atendimento, quer atravs dos tcnicos que asseguram o servio de atendimento telefnico da linha verde, na sequncia de pedido da vtima.

A vtima acolhida em casa de abrigo considera-se domiciliada no centro de atendimento que processou a respectiva admisso.

6560
Artigo 73.
Assistncia mdica e medicamentosa

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 f) O relacionamento entre crianas, adolescentes, jovens e pessoas em idade adulta. Artigo 78.
Sensibilizao e informao

Mediante declarao emitida pelo centro de atendimento que providenciou a admisso, os servios de sade integrados no Servio Nacional de Sade situados na rea da casa de abrigo designada providenciam toda a assistncia necessria vtima e seus filhos. Artigo 74.
Acesso aos estabelecimentos de ensino

O Estado assegura a promoo de polticas de preveno de violncia domstica atravs da: a) Elaborao de guies e produtos educativos para aces de sensibilizao e informao nas escolas que incluam as temticas da educao para a igualdade de gnero, para a no-violncia e para a paz, para os afectos, bem como da relao entre gnero e multiculturalismo e da resoluo de conflitos atravs da comunicao; b) Criao e divulgao de materiais informativos e pedaggicos dirigidos populao estudantil; c) Realizao de concursos nas escolas para seleccionar os melhores materiais pedaggicos produzidos a fim de integrarem exposies temporrias; d) Dinamizao de aces de sensibilizao junto das escolas, em parceria com os restantes actores da comunidade educativa, por parte de militares e agentes das foras de segurana envolvidos em programas de proximidade, comunitrios e de apoio vtima; e) Elaborao de guies e produtos para sensibilizao das famlias sobre a necessidade de adoptarem estratgias educativas alternativas violncia; f) Sensibilizao para a eliminao de todas as referncias sexistas e discriminatrias dos materiais escolares; g) Dinamizao de aces de sensibilizao junto dos organismos da Administrao Pblica e empresas pblicas de forma a modificar as condutas que favorecem, estimulam e perpetuam a violncia domstica; h) Promoo de campanhas nacionais e locais nos meios de comunicao social; i) Divulgao de material informativo acerca dos indcios reveladores da violncia junto dos profissionais de sade, destinado a sensibiliz-los para a deteco desses casos; j) Promoo da expanso da base de conhecimentos e o intercmbio, com entidades nacionais e estrangeiras, da informao, da identificao e da difuso de boas prticas para a preveno da violncia domstica. Artigo 79.
Formao

1 Aos filhos menores das vtimas acolhidas nas casas de abrigo garantida a transferncia escolar, sem observncia do numerus clausus, para estabelecimento escolar mais prximo da respectiva casa de abrigo. 2 A referida transferncia opera-se com base em declarao emitida pelo centro de atendimento que providenciou a admisso da vtima. Artigo 75.
Ncleos de atendimento

Os ncleos de atendimento so servios reconhecidos de atendimento a vtimas, funcionando com carcter de continuidade, assegurados pelas organizaes de apoio vtima e envolvendo tcnicos de apoio devidamente habilitados. Artigo 76.
Grupos de ajuda mtua

Tendo em vista a autonomizao das vtimas, os grupos de ajuda mtua de cariz comunitrio que visem promover a auto-ajuda e o empoderamento das vtimas so certificados pelo organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero, sempre que o requeiram, para efeitos de integrao na rede nacional de apoio s vtimas de violncia domstica. CAPTULO VI Educao para a cidadania Artigo 77.
Educao

Incumbe ao Estado definir, nos objectivos e linhas de orientao curricular da educao pr-escolar, dos ciclos do ensino bsico e secundrio, os princpios orientadores de um programa de preveno do crime de violncia domstica, de acordo com o desenvolvimento fsico, emocional, psicolgico e social das crianas que frequentem aqueles estabelecimentos de educao, tendo em vista, nomeadamente, proporcionar-lhes noes bsicas sobre: a) O fenmeno da violncia e a sua diversidade de manifestaes, origens e consequncias; b) O respeito a que tm direito, da sua intimidade e da reserva da sua vida privada; c) Os comportamentos parentais e o inter-relacionamento na vida familiar; d) A violncia simblica e o seu carcter estrutural e institucional; e) Relaes de poder que marcam as interaces pessoais, grupais e sociais;

1 Na medida das necessidades, deve ser promovida formao especfica na rea da violncia domstica a docentes da educao pr-escolar, dos ensinos bsico e secundrio, para que adquiram conhecimentos e tcnicas que os habilitem a educar as crianas no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais, pela igualdade entre homens e mulheres, pelo princpio da tolerncia e na preveno e resoluo pacfica dos conflitos, no mbito da vida familiar e social, bem como na deteco das formas de violncia. 2 Aos profissionais da rea da sade cuja actuao se revele relevante na matria deve ser ministrada formao sobre violncia domstica, que inclui a preparao para a deteco precoce dos casos de violncia e, sempre que existam indcios reveladores da prtica do crime, a sensibilizao para a sua denncia. 3 As actividades de formao do Centro de Estudos Judicirios contemplam contedos sobre o crime de violncia domstica, as suas causas e consequncias.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 180 16 de Setembro de 2009 4 Os rgos de polcia criminal e os tcnicos de medicina legal recebem componente formativa especfica na rea da violncia domstica com vista preveno de formas de vitimizao secundria, nomeadamente no mbito da recolha dos meios de prova. Artigo 80.
Protocolos

6561

1 Os estabelecimentos de ensino e de educao e entidades especialmente vocacionadas para o acompanhamento de situaes resultantes do crime de violncia domstica podem celebrar protocolos de cooperao. 2 As autarquias que tenham, ou desejem ter, projectos contra a violncia, nomeadamente espaos de informao sobre a problemtica da violncia domstica, so apoiadas mediante a celebrao de protocolos, tendo em vista a realizao de campanhas e aces de sensibilizao nas comunidades locais e o alargamento da cobertura nacional da rede de apoio s vtimas. 3 O Estado promove, com as ordens profissionais da rea da sade, a celebrao dos protocolos necessrios divulgao regular de material informativo sobre violncia domstica nos consultrios e nas farmcias. 4 Podem ser celebrados protocolos entre o organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero e os vrios organismos da Administrao Pblica envolvidos na proteco e na assistncia vtima com vista definio dos procedimentos administrativos de comunicao de dados e ao desenvolvimento integrado das polticas de rede de tutela da vtima e de sensibilizao contra a violncia domstica. 5 O organismo da Administrao Pblica responsvel pela rea da cidadania e da igualdade de gnero pode ainda celebrar protocolos com as organizaes no governamentais com vista articulao dos procedimentos relativos proteco e assistncia vtima. CAPTULO VII Disposies finais Artigo 81.
Disposies transitrias

2 O modelo de documento comprovativo da atribuio do estatuto de vtima, previsto no n. 1 do artigo 14., aprovado por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelas reas da cidadania e da igualdade de gnero, da administrao interna e da justia. 3 As caractersticas dos sistemas tecnolgicos de controlo distncia previstos no artigo 35. so aprovadas por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da justia. 4 As condies de utilizao inicial dos meios tcnicos de teleassistncia, previstos nos n.os 4 e 5 do artigo 20., e dos meios de controlo distncia previstos no artigo 35. da presente lei, so fixados por portaria conjunta dos membros do Governo responsveis pelas reas da cidadania e da igualdade de gnero e da justia. 5 Os requisitos e qualificaes necessrios habilitao dos tcnicos de apoio vtima, prevista na alnea c) do artigo 2. so definidos por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas da cidadania e da igualdade de gnero, da justia e da formao profissional. Artigo 84.
Entrada em vigor

A presente lei entra em vigor 30 dias aps a sua publicao. Aprovada em 23 de Julho de 2009. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 28 de Agosto de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 28 de Agosto de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

MINISTRIO DAS FINANAS E DA ADMINISTRAO PBLICA


Decreto-Lei n. 238/2009
de 16 de Setembro

1 At sua reviso, mantm-se em vigor, com as necessrias adaptaes, o Decreto Regulamentar n. 1/2006, de 25 de Janeiro. 2 As condies de utilizao inicial dos meios tcnicos de teleassistncia e de controlo distncia previstos na presente lei ocorrem durante um perodo experimental de trs anos e podem ser limitadas s comarcas onde existam os meios tcnicos necessrios. Artigo 82.
Disposio revogatria

So revogados a Lei n. 107/99, de 3 de Agosto, e o Decreto-Lei n. 323/2000, de 19 de Dezembro. Artigo 83.


Regulamentao

1 Os actos regulamentares necessrios execuo da presente lei so aprovados pelo Governo no prazo de 180 dias.

O Estatuto da Aposentao dos trabalhadores da Administrao Pblica, aprovado pelo Decreto-Lei n. 498/72, de 9 de Dezembro, tem, ao longo da sua longa vigncia, sido objecto de algumas alteraes e aperfeioamentos. No obstante as modificaes j introduzidas, constata-se que existem ainda alguns aspectos de cariz administrativo e procedimental que importa melhorar de molde a agilizar a apreciao de pedidos de aposentao voluntria, nomeadamente com a possibilidade de os interessados poderem apresentar junto da Caixa Geral de Aposentaes (CGA) os requerimentos para a aposentao voluntria at trs meses antes de reunirem todos os requisitos para a aposentao, tal como se verifica actualmente no regime da segurana social. Cumulativamente, permite-se que, dentro de determinados condicionalismos, os requerentes possam indicar a data exacta em que pretendem que se verifique a produo de efeitos do deferimento do pedido, desde que seja posterior ao mesmo e que estejam preenchidas as necessrias condies. Supletivamente,

Vous aimerez peut-être aussi