Vous êtes sur la page 1sur 13

CENTRO UNIVERSITRIO DE MARING CESUMAR DEPARTAMENTO DE PS GRADUAO PS GRADUAO EM NOME DO CURSO DARLI MARIA ZORZI

A VOLTA DOS JOVENS E ADULTOS AOS ESTUDOS: UMA POSSIBILIDADE, UMA NECESSIDADE, OU DIREITO RESGATADO.

MARING 2011

DARLI MARIA ZORZI

A VOLTA DOS JOVENS E ADULTOS AOS ESTUDOS: UMA POSSIBILIDADE, UMA NECESSIDADE, OU DIREITO RESGATADO.
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitrio de Maring, como requisito para obteno parcial da nota referente disciplina de Metodologia da Pesquisa

MARING 2011

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................3 TEMA............................................................................................................................3 PROBLEMA DE PESQUISA.......................................................................................4 1.3 JUSTIFICATIVA....................................................................................................4 1.3 OBJETIVOS............................................................................................................4 1.3.1 Objetivo Geral......................................................................................................5 1.3.2 Objetivos Especficos...........................................................................................5 2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS..............................................................5 2.1 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA..............................................5 ......................................................................................................................................5 3 CRONOGRAMA.........................................................................................................6 REFERNCIAS...............................................................................................................7 . Devem ser indicadas em ordem alfabtica e de acordo com as normas tcnicas. ...7 ANEXOS.......................................................................................................................8 COLETA DE DADOS - ...............................................................................................9 Questionrio..................................................................................................................9 Entrevista....................................................................................................................10 Observao..................................................................................................................11

1 INTRODUO
A educao de jovens e adultos uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que no tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porm so pessoas que tm cultura prpria.
Atualmente, estima-se que existam, no Brasil, cerca de 15 milhes de analfabetos e mais de 50 milhes de trabalhadores que no completaram a escolaridade mnima obrigatria de 8 anos. Com isso a falta de alfabetizao acaba sendo um problema social que compromete a economia do pas, uma vez que estudos tm demonstrado que o ensino formal um fator crucial para que os indivduos encontrem empregos na cidade ou mesmo para concorrer a aumentos de salrios. O retorno ao estudo na idade adulta pode, ainda, promover competncias e adaptaes para as demandas da nova economia, o que propicia ao individuo maior participao na vida social e econmica do pas. Alm disso, a educao ainda previne a perda de emprego ou mesmo a mudana de setores nas empresas (BOUDARD e RUBENSON, 2003). A cada ano, milhares de brasileiros trabalhadores jovens e adultos com baixa escolaridade ingressam no mercado de trabalho. Porm, nos ltimos anos a evoluo crescente da tecnologia exigiu para muitos o retorno escola. Com a globalizao e os avanos crescentes da tecnologia, a escolarizao de jovens e adultos trabalhadores tornou-se uma necessidade no Brasil, provocando o surgimento dos programas de educao para jovens e adultos com o propsito de atender a demanda deste pblico de uma maneira rpida e eficaz e percebe-se que a cada ano aumenta o nmero de alunos. O desenvolvimento dos grandes centros industriais est caracterizando um perodo fundamental de transformao da economia, no qual o conhecimento e informao tornam-se pr requisitos essenciais para o ingresso na atividade econmica (BOUDARD e RUBENSON, 2003).

Considerando o elevado numero de alunos que voltam a estudar, quero saber qual a verdadeira necessidade de voltar a estudar?

TEMA Jovens e Adultos, enquanto sujeitos histricos, reconhecem e buscam usufruir do direito a uma Educao de qualidade? Problema analisado: Por que uma parcela dos Jovens e Adultos de Chapec deixaram de estudar em escolas regulares e buscam o EJA para estudar? Hipteses: - Baixa auto-estima. Falta de estmulo de familiares e amigos. - Cansao fsico e desgaste mental devido

ao trabalho. - Receio de no aprender. - Falta de ambio em relao ao seu futuro. - Comodismo e desinteresse pelo estudo, emprego. PROBLEMA DE PESQUISA Entrevistar os alunos do EJA para conhecer os motivos que levam eles a retornarem ou no aos estudos. - Diagnosticar qual a viso que os Jovens e Adultos tm da escola e da importncia dos estudos em sua vida pessoal e profissional. - Buscar atravs de pesquisa e fundamentao terica o por que retornaram aos estudos.

1.3 JUSTIFICATIVA A justificativa de um projeto consiste em apresentar todos os motivos pelos quais ser desenvolvida a pesquisa dentro do tema proposto. O contedo de uma justificativa deve contemplar dois aspectos: importncia ou relevncia do tema e a abrangncia do assunto, isto , o relato do interesse da comunidade humana, especialmente no presente, em relao ao tema que se quer pesquisar (SANTOS, 1999). A VOLTA DOS JOVENS E ADULTOS AOS ESTUDOS: UMA POSSIBILIDADE, UMA NECESSIDADE, OU DIREITO RESGATADO. Por que escolhi este tema?

1.3 OBJETIVOS De acordo com Loureiro e Campos (1999), os objetivos so os resultados concretos a que se pretende chegar com a elaborao da monografia. A especificao dos objetivos de uma pesquisa deve responder s questes para qu? e para quem?. Os objetivos esto ligados ao problema da pesquisa, do qual so decorrentes e, na sua essncia, constituem aquilo que precisa ser feito para que o problema da pesquisa seja resolvido.

1.3.1 Objetivo Geral O objetivo geral expe ou diz respeito a uma viso global e abrangente do tema escolhido para o estudo, vinculando-se diretamente ao tema indicado na pesquisa. Para a formulao do objetivo geral, devem ser usados verbos que admitam muitas interpretaes, tais como: Demonstrar, analisar, apreciar, entender, aperfeioar, julgar, melhorar, compreender, raciocinar, conhecer, saber, desenvolver, verificar e dominar. 1.3.2 Objetivos Especficos Os objetivos especficos, por sua parte, apresentam carter mais concreto e detalhado; tm funo intermediria e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplic-lo a situaes particulares (LAKATOS; MARCONI, 1991). Verbos que admitem menos interpretaes devem ser usados para a formulao dos objetivos especficos, tais como: aplicar, exercer, apontar, exemplificar, classificar, listar, comparar, marcar, numerar, distinguir, relacionar, enumerar, traduzir e adquirir. 2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
METODOLOGIA: A pesquisa vai se desenvolver tendo como sujeitos 20 alunos da Educao de Jovens e Adultos da COOEP ( cooperativa..........). Os dados da pesquisa vo ser coletados atravs de questionrios e posteriormente vai ser feito o cruzamento das informaes obtidas com o material bibliogrfico selecionado. Perguntas como: o porqu de se voltar a estudar, o que se veio buscar na escola e seu objetivo ajudou na anlise dando subsdios para que chegssemos aos resultados apresentados.

2.1 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Este um estudo de campo, de natureza descritiva (RDIO,1986), sendo que a abordagem do tipo qualitativa e interpretativa, pois teve como objetivo investigar a percepo da qualidade de vida de trabalhadores que retornaram ao ensino formal. Participaram da pesquisa sujeitos escolhidos intencionalmente, sendo do sexo feminino e masculino, com idade entre 16 e 45 anos, todos alunos da Cooepe.

Para a coleta dos dados irei usar uma entrevista semi-estruturada, aplicada individualmente com os participantes da pesquisa.

Segundo Mazzotti et al. (1999), as entrevistas por sua natureza interativa permitem tratar temas mais complexos que no seriam investigados profundamente atravs de questionrios. As entrevistas qualitativas na maioria das vezes so muito pouco estruturadas assemelhando-se a uma conversa. A escolha pela entrevista semi-estruturada na pesquisa qualitativa, d-se pelo fato que atravs desta possvel que os integrantes do estudo possam direcionar o assunto aos objetivos propostos pelo estudo (TRIVINOS, 1997).

Pesquisa de campo Pretende observao de fatos e fenmenos em tempo real. Nesse percurso, coleta-se dados, para em segundo momento analis-los com base em determinada fundamentao terica. Observao: No caso de opo por pesquisa de campo, observe as instrues que constam no anexo.

3 CRONOGRAMA Devero ser especificadas no cronograma as fases do projeto, indicando as atividades propostas para todos os meses, de seu incio ao seu trmino. Os prazos previstos em cada fase devero estar distribudos em termos de seqncia lgica, tempo de durao e disponibilidade de recursos humanos e materiais.
Atividades MAR Projeto de 20 h Estgio Elaborao do 15h Referencial terico Elaborao da descrio do caso Pesquisa de campo Anlise e interpretao dos dados Formatao e entrega do Trabalho Final Apresentao para Banca Total de horas ABR 15 h 10 h 10 h 20 h 10 h 10 h 10 h 10 h 10 h 10 h 150 h MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

REFERNCIAS . Devem ser indicadas em ordem alfabtica e de acordo com as normas tcnicas.
BOUDARD, E.; RUBENSON, K. Revisiting major determinants of participation in adult education with a direct measure of literacy skills. International Journal of Educational Research, 39, p. 265281, 2003. RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. Petrpolis: Vozes, 1986. TRIVINOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincia sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1997.

ANEXOS

COLETA DE DADOS Questionrio ESCRITO; Entrevista - ORAL; Observao - ANOTADAS;

Questionrio Normalmente, as informaes so coletadas por meio de um roteiro nas pesquisas qualitativas. As opinies dos participantes so gravadas e posteriormente analisadas. Nas quantitativas, por sua vez, os dados so colhidos por meio de um questionrio ABERTO, FECHADO ou MISTO. Questionrio Aberto: Perguntas em que o respondente diz com suas palavras a resposta, sem que haja alternativas para escolha de respostas. Exemplos: 1 - Por quais razes os alunos faltam s aulas? 2 - Em sua opinio, como deveria ser o relacionamento entre professor e aluno no ensino mdio? Questionrio Fechado: As perguntas ou afirmaes apresentam alternativas de respostas fixas e preestabelecidas. O entrevistado deve responder alternativa que mais se ajusta ao seu parecer. Exemplo 1: 1 - Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2 - Em que turno voc estuda? ( ) Manh ( ) Tarde ( ) Noite Exemplo 2: Ex.: ESCALA LIKERT 1 - Gosto de estudar: ( ) muito ( ) mais ou menos ( ) pouco ( ) nada

2 - O estudo fundamental para o meu desenvolvimento humano e profissional: ( discordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente Questionrio Misto: Quando combina os dois tipos de perguntas (Abertas e Fechadas). muito utilizado quando necessrio um parecer final ) Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) nem concordo nem

Entrevista Os principais meios para se conseguir as informaes desejadas em uma pesquisa qualitativa so as entrevistas em profundidade ou as discusses em grupo. Para as discusses em grupo, as pessoas (entorno de 8) so convidadas para um bate-papo realizado em salas especiais com gravao em udio e vdeo e com espelho do tipo one way para acompanhamento do cliente. As entrevistas em profundidade so pr-agendadas com os entrevistados e a sua aplicao individual, em local reservado. Tal procedimento garante a concentrao do respondente. Nas pesquisas quantitativas, a forma de abordagem dos entrevistados varia de acordo com o desenho do projeto. Pode requerer um desenho amostral probabilstico ou por cotas previamente estabelecidas (sexo, classe, idade, atividade, localizao geogrfica etc). A abordagem tambm ser funo do pblico pesquisado. Assim as entrevistas podem ser realizadas pessoalmente (em casa, na rua etc), por telefone, pela internet, por correio. O importante que as entrevistas sejam aplicadas individualmente e sigam as regras de seleo da amostra. Os tipos de entrevistas so: ESTRUTURADA, pr-elaboradas SEMIpelo ESTRUTURADA e NO ESTRUTURADA. Entrevista Exemplos: 1 - Qual a sua matria preferida? estruturada: perguntas pesquisador, como se fosse um questionrio aberto, mas falado.

2 - Qual a matria que menos gosta? 3 - Por que voc gosta de vir escola? 4 - Por que voc no gosta de vir escola? Entrevista semi-estruturada: um ROTEIRO pr-elaborado pelo pesquisador, para garantir que todas as informaes necessrias sejam obtidas. Serve como guia para voltar ao assunto da pesquisa em caso de desvio. Estruturar em forma de pergunta ou tpico. Exemplos: 1 - Motivos das faltas dos alunos; 2 - O que a escola poderia melhorar; Entrevista no estruturada: deve ser informal ou no diretiva. Adequada quando o informante tem grande domnio sobre o assunto abordado e tem desenvoltura para falar; Indicado para estudos exploratrios, onde o pesquisador busca descobrir, desvendar... Exemplos: 1 - Me conte a histria da sua vida.

Observao A observao torna-se uma tcnica cientfica medida que serve a um objetivo formulado de pesquisa, sistematicamente planejada, sistematicamente registrada e ligada aos objetivos que se tem (e no a curiosidades), submetida a verificaes e controles de validade e preciso. A observao pode ser do tipo: PARTICIPANTE ou NO PARTICIPANTE. Observao Participante: Se coloca na posio e ao nvel dos outros elementos humanos que compem o fenmeno a ser observado. Inserise no grupo como se fosse um deles e recomendado para o estudo de grupos e comunidades.

Observao No Participante: No faz parte do grupo observado, no toma parte, deve ser um espectador atento e invisvel.

Vous aimerez peut-être aussi