Vous êtes sur la page 1sur 9

Manual de

GUIA PRTICO
ADOPO
INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P

ISS, I.P. Departamento/Gabinete

Pg. 1/9

Guia Prtico Adopo

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico Adopo (32 V4.06)

PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P.

AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P. PAGINAO Gabinete de Comunicao CONTACTOS Telefone: 808 266 266 (n. azul), dias teis das 08h00 s 20h00. Estrangeiro: (+351) 272 345 313 Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Directa.

DATA DE PUBLICAO Dezembro 2010

ISS, I.P.

Pg. 2/9

Guia Prtico Adopo

NDICE A1 O que ? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 B1 Posso aderir? Quais as condies gerais para receber este apoio? ---------------------------------------- 5 C1 Como posso aderir? Como devo proceder para receber este apoio? --------------------------------------- 6 C2 Quando que me do uma resposta? --------------------------------------------------------------------------------- 8 D1 Por que razes termina?--------------------------------------------------------------------------------------------------- 8 E1 Legislao Aplicvel--------------------------------------------------------------------------------------------------------- 8 E2 Glossrio ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 9 F Perguntas Frequentes -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 9

ISS, I.P.

Pg. 3/9

Guia Prtico Adopo

A1 O que ?
um processo gradual, que permite a uma pessoa ou um casal criar com uma criana um vnculo semelhante relao entre pais e filhos. Para haver uma adopo, o candidato ou candidatos tm de ser avaliados e seleccionados pela entidade responsvel pelos processos de adopo.

Depois de um perodo de convivncia entre o(s) candidato(s) e a criana, durante o qual os servios de adopo atravs do acompanhamento da integrao da criana na nova famlia constatam a criao de verdadeiros laos afectivos entre ambos, pedido ao Tribunal que, atravs de uma sentena, estabelea de forma definitiva a relao de filiao.

Existem dois tipos de adopo: plena e restrita

Adopo plena Na adopo plena, a criana ou jovem adoptado: Torna-se filho do adoptante e passa a fazer parte da sua famlia; Deixa de ter relaes familiares com a sua famlia de origem; Perde os seus apelidos de origem e adquire os apelidos dos adoptantes; Pode, nalgumas situaes, mudar o nome prprio (se o adoptante o pedir e o tribunal concordar);

Esta adopo definitiva, no podendo ser revogada, nem mesmo por acordo entre o adoptante e o adoptado.

Os direitos sucessrios dos adoptados so os mesmos dos descendentes naturais.

Adopo restrita Na adopo restrita, a criana ou jovem adoptado: Mantm todos os direitos e deveres em relao famlia de origem (salvas algumas restries estabelecidas na lei); Pode receber apelidos do adoptante, a pedido deste, ficando com um novo nome, mas mantm um ou mais apelidos da famlia de origem; O adoptado, ou os seus descendentes, e os parentes do adoptante no so herdeiros uns dos outros nem esto reciprocamente obrigados prestao de alimentos.

A adopo restrita tem ainda estas particularidades: Pode, em determinadas circunstncias, ser revogada; Pode a todo o momento, por deciso judicial, ser convertida em adopo plena, a pedido dos adoptantes e desde que se verifiquem os respectivos requisitos.
ISS, I.P. Pg. 4/9

Guia Prtico Adopo

B1 Posso aderir? Quais as condies gerais para receber este apoio?


Quem pode adoptar? Quem pode ser adoptado? Quando pode haver adopo? Quem pode adoptar?

Adopo plena Duas pessoas de sexo diferente - se forem casadas (e no separadas judicialmente de pessoas e bens ou de facto) ou viverem em unio de facto h mais de 4 anos, se ambas tiverem mais de 25 anos; Uma pessoa - se tiver mais de 30 anos ou mais de 25 anos, se o adoptado for filho do cnjuge). A partir dos 60 anos, s pode adoptar se a criana ou jovem lhe tiver sido confiado antes de fazer os 60 anos ou se for filho do cnjuge. A diferena de idades entre o adoptante e o adoptado no pode ser superior a 50 anos (excepto em situaes especiais).

Adopo restrita Pessoas com mais de 25 anos e menos de 60 anos, data em que o menor lhes tenha sido confiado (excepto se este for filho do cnjuge).

Quem pode ser adoptado? Podem ser adoptados crianas ou jovens: Em algumas situaes, atravs de uma confiana administrativa (aplicada pela Segurana Social), Na maior parte dos casos, atravs de confiana judicial (aplicada pelo Tribunal); Filhos do cnjuge do adoptante.

Desde que, data da entrada do processo no Tribunal, tenham: Menos de 15 anos Menos de 18 anos (se forem filhos do cnjuge do adoptante ou se no forem emancipados e tiverem sido confiados aos adoptantes ou a um deles com menos de 15 anos).

Quando pode haver adopo? Se houver motivos legtimos; Se a adopo trouxer vantagens reais para a criana ou jovem; Se no obrigar os outros filhos da pessoa que pretende adoptar a sacrifcios injustos; Se for razovel supor que o adoptante e a criana vo criar entre si laos semelhantes aos que existem entre pais e filhos.

ISS, I.P.

Pg. 5/9

Guia Prtico Adopo

C1 Como posso aderir? Como devo proceder para receber este apoio?
Formulrios Documentos necessrios O que fazer para se candidatar a adoptar uma criana Adopo internacional Se o candidato residir em Portugal e a criana residir no estrangeiro Se o candidato residir no estrangeiro e a criana residir em Portugal

Formulrios Os formulrios so fornecidos na 1 sesso de formao para a adopo Documentos necessrios Documentos do(s) candidato(s) a adoptante(s): Certido de nascimento; Fotocpia do documento de identificao vlido (carto de cidado, bilhete de identidade, certido do registo civil, boletim de nascimento, passaporte). Certido de casamento ou atestado da Junta de Freguesia, se viver em unio de facto; Registo criminal (especificamente para efeitos de adopo); Atestado mdico comprovativo do estado de sade (especificamente para efeitos de adopo); Fotocpia do recibo do ltimo vencimento ou declarao da entidade patronal ou fotocpia da ltima declarao do IRS; Fotografia; Nmero de identificao da Segurana Social (NISS); Nmero de contribuinte.

Documentos do(s) filho(s) do(s) candidato(s): Fotocpia da cdula ou do bilhete de identidade.

O que fazer para se candidatar a adoptar uma criana 1. Contacte a Equipa de Adopo no organismo da Segurana Social da sua rea de residncia: Lisboa - Santa Casa da Misericrdia de Lisboa Aores - Instituto de Aco Social Madeira - Centro de Segurana Social Resto do pas - Centro Distrital de Segurana Social da sua rea de residncia.

2. Comparea na Sesso Informativa (Sesso A) do Plano de Formao para a Adopo. Nesta aco de formao informado sobre:
ISS, I.P.

Os objectivos da adopo O que necessrio para poder adoptar (requisitos e condies gerais a cumprir) O processo de adopo (processo de candidatura, formulrios e documentos necessrios).
Pg. 6/9

Guia Prtico Adopo

3. Preencha os formulrios e junte toda a documentao necessria. 4. Entregue a sua candidatura nos servios de adopo do organismo de segurana social da rea onde mora. Quando entregar a candidatura recebe um certificado de candidatura. 5. A entidade que recebeu a candidatura faz uma avaliao social e psicolgica do candidato (entrevistas, uma delas em casa do candidato). 6. Durante este perodo de avaliao ser ainda convidado a participar numa segunda aco do Plano de Formao para a Adopo. (Sesso B) 7. No prazo de 6 meses, o candidato informado se a sua candidatura foi seleccionada ou rejeitada. 8. Se os tcnicos considerarem que a sua candidatura no deve ser aceite, antes de ser tomada a deciso final, comunicam a inteno de rejeitar a candidatura ao interessado e do-lhe a oportunidade de consultar o processo e apresentar novos documentos ou argumentos. 9. Se foi seleccionada, o candidato passa a figurar na lista nacional da adopo e fica espera que lhe seja proposta uma criana para adoptar. Durante este perodo de espera poder ser chamado a participar em diversas sesses de formao, com o objectivo de se preparar para a futura integrao de uma criana. 10. Quando lhe apresentarem uma criana, h um perodo de contactos para se conhecerem e ver se se aceitam um ao outro. 11. Se esta fase correr bem, a criana confiada ao candidato e fica em situao de pr-adopo por um perodo que pode ir at 6 meses. Durante este tempo, so acompanhados e avaliados pela entidade que est a tratar do processo de adopo. 12. Esta entidade faz um relatrio que o candidato envia, junto com o pedido de adopo, para o Tribunal competente (Tribunal de Famlia e Menores da sua rea de residncia). 13. Quando o Tribunal proferir a sentena, o processo de adopo est concludo.

Adopo internacional Candidatos Se o candidato morar em Portugal e a criana estiver no estrangeiro Deve dirigir-se entidade competente da sua rea de residncia: Centro Distrital de Segurana Social da sua rea de residncia Santa Casa da Misericrdia de Lisboa se residir nesta cidade Instituto de Aco Social se residir nos Aores Centro de Segurana Social se residir na Madeira.

O processo de candidatura semelhante.

Se a sua candidatura for seleccionada, a autoridade central portuguesa responsvel pelas adopes internacionais envia-a autoridade central do pas onde reside a criana que pretende adoptar.
ISS, I.P. Pg. 7/9

Guia Prtico Adopo

Se o candidato morar no estrangeiro e a criana estiver em Portugal Deve apresentar a sua candidatura s entidades responsveis pelos processos de adopo do pas onde reside. Se a sua candidatura for seleccionada, essa entidade encaminha-a para a autoridade central desse pas, que, por sua vez, se articula com a autoridade central portuguesa.

Crianas S so encaminhadas para adopo internacional as crianas que no encontrem candidatos a adoptantes residentes em Portugal.

C2 Quando que me do uma resposta?


Sabe se a sua candidatura foi seleccionada ou rejeitada no prazo de 6 meses, a partir da data em que foi entregue.

D1 Por que razes termina?


Mesmo que a sua candidatura tenha sido seleccionada, se ultrapassar os 60 anos, deixa de poder adoptar. Podero ocorrer outros factos que justifiquem o arquivamento da candidatura.

E1 Legislao Aplicvel
Lei n. 9/2010, de 31 de Maio Permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Cdigo Civil (artigos 1973 a 2002 D)

Decreto-Lei n. 185/93, de 22 de Maio Aprova o novo regime jurdico da adopo. Altera o Cdigo Civil e a Organizao Tutelar de Menores

Decreto-Lei n. 120/98, de 8 de Maio Altera o regime jurdico da adopo.

Lei n. 147/99, de 1 de Setembro Lei de proteco de crianas e jovens em perigo.

ISS, I.P.

Pg. 8/9

Guia Prtico Adopo

Lei n. 31/2003, de 22 de Agosto Altera o Cdigo Civil, a Lei de Proteco de Crianas e Jovens em Perigo, o Decreto-Lei n. 185/93, de 22 de Maio, a Organizao Tutelar de Menores e o Regime Jurdico da Adopo.

Decreto-Lei n. 314/78, de 27 de Outubro (Encontram-se revogados os artigos 1. a 145.) Rev a Organizao Tutelar de Menores.

Decreto Regulamentar n. 17/98, de 14 de Agosto Reconhece s instituies particulares de solidariedade social a possibilidade de intervir no mbito do instituto da adopo e regulamentada a actividade mediadora em matria de adopo internacional

Conveno de Haia, de 29 de Maio de 1993 Relativa Proteco das Crianas e Cooperao em Matria de Adopo Internacional. Aprovada para ratificao pela Resoluo da Assembleia da Repblica n. 8/2003, de 25 de Fevereiro

E2 Glossrio
Candidato a adoptante Pessoa que deseja adoptar uma criana

Adoptante Pessoa que quer adoptar uma criana.

Cnjuges Pessoas casadas entre si

Adoptantes em unio de facto Duas pessoas de sexo diferente que vivem em unio de facto em condies anlogas s dos cnjuges.

F Perguntas Frequentes
As pessoas casadas com cnjuge do mesmo sexo podem adoptar uma criana? No, a lei portuguesa no permite a adopo, em qualquer das modalidades, por pessoas casadas com cnjuge do mesmo sexo.

ISS, I.P.

Pg. 9/9

Vous aimerez peut-être aussi