Vous êtes sur la page 1sur 11

Curso Tcnico em Automao Industrial Componente Curricular: Sistemas Digitais I Professor(a): Patricia Giacomelli

1. Sistemas Numricos e Cdigos


1.1. Introduo
1.1.1. Formao de Cdigos
Define-se um cdigo como um sistema de sinais convencionais, destinados a representar e a transmitir uma informao. Como exemplos, podem ser citados os idiomas, os sinais de trnsito, o Cdigo Morse, os sistemas numricos, entre outros. Para a correta utilizao de um cdigo, necessrio entender alguns conceitos bsicos: Alfabeto: designa o conjunto de smbolos utilizados em um determinado cdigo. Por exemplo, a Lngua Portuguesa utiliza o alfabeto constitudo pelos smbolos de A a Z. O sistema numrico decimal utiliza o alfabeto constitudo pelos smbolos de 0 a 9. O cdigo empregado pelos computadores utiliza os smbolos 0 e 1. importante lembrar ainda que os alfabetos so ordenados: A < B < C, 0 < 1 < 2... Valncia: representa o nmero de smbolos distintos que existem no alfabeto de um cdigo. O alfabeto utilizado na Lngua Portuguesa, por exemplo, tem valncia 26. J o sistema de numerao decimal tem valncia 10, enquanto o cdigo utilizado pelos computadores tem valncia 2. Em sistemas numricos, a valncia mais comumente chamada de base. Palavra: cada um dos arranjos de smbolos que existem no alfabeto de um cdigo. Tem-se como exemplo de palavras utilizadas pela Lngua Portuguesa: Aula, de, Sistemas, Digitais. Palavras utilizadas pelo sistema numrico decimal: 123, 1598, 27. Palavras que podem ser utilizadas por computadores 00011010, 11010010, 1111001011010011. Comprimento de Palavra: designa o nmero de smbolos existentes em uma palavra de um determinado cdigo. Por exemplo, as palavras Curso, de, Eletrnica tm, respectivamente, comprimentos 5, 2 e 10. A palavra 5672 tem comprimento 4 e a palavra 11010010 tem comprimento 8. Nos computadores, as palavra tm, normalmente, comprimento 8, 16 ou 32. Cdigo regular: um cdigo dito regular se todas as suas palavras tiverem o mesmo comprimento. A Lngua Portuguesa no um cdigo regular. Nos computadores os cdigos so sempre regularem e tm tamanhos de palavra mltiplos de dois: nibble (4 bits), byte (8 bits)... Cdigo ponderado ou posicional: um cdigo ponderado se cada smbolo de uma palavra tem um significado quantitativo dependente da posio em que se encontra. Os sistemas numricos so, em sua maioria, cdigos ponderados:

Fig. 01. Valor posicional.

Nmero de palavras: o nmero de palavras diferentes que possvel codificar com um cdigo regular depende apenas da valncia do cdigo e do tamanho de palavra. Como nos computadores a valncia sempre dois e os cdigos so sempre regulares, o nmero de palavras depende apenas do tamanho da palavra. 28 = 256 216 = 65536 232 = 4294967296 Fig. 02. Nmero de palavras de um cdigo.

1.1.2. Sistemas Numricos


1.1.2.1. Surgimento dos Sistemas de Numerao

A Matemtica desenvolveu-se, inicialmente, a partir do modo de vida e das necessidades do dia-a-dia dos povos antigos. As grandes civilizaes do passado se desenvolveram s margens de grandes rios e dependiam essencialmente da agricultura. Para a organizao das atividades agrcolas era necessrio, antes de qualquer coisa, dividir as terras e calcular a extenso que caberia a cada agricultor. A partir desses problemas, desenvolveram-se as primeiras noes de geometria e de medidas de reas. Por outro lado, avaliar a quantidade de cereais produzida, distribuir os gros entre a populao, comercializar os produtos agrcolas eram atividades que exigiam um sistema de numerao e tcnicas de clculo. Era importantssimo tambm prever as pocas de chuva e seca, de frio e calor, ou seja, as estaes do ano. Assim, cada povo criava seu calendrio, o que exigia conhecimentos de astronomia e habilidades de clculo. Tambm no pastoreio, para controlar seus rebanhos, os pastores utilizavam a tcnica de guardar uma pedrinha para cada ovelha que saa para o pasto pela manh. Assim, no final da tarde era possvel analisar se algum animal tinha sido roubado, fugido, se perdido ou se havia sido acrescentado alguma ovelha ao seu rebanho. Desta forma, a Matemtica foi evoluindo e cada povo criava uma forma de representao para ela, ou seja, cada povo possua um sistema de numerao. Por volta do sculo V nasceu o mais antigo sistema de notao prximo do atual (sistema posicional). Em um sistema de notao posicional, cada algarismo tem um determinado valor de acordo com seu valor individual e a posio que ocupa na representao do numeral, conformo mostrado na Fig. 01. Essa numerao tinha a caracterstica do sistema moderno: seus nove primeiros algarismos eram sinais independentes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Quando foi criada a base 10, cada dezena recebia um nome, assim como cada centena e milhar. Desta forma, 325 poderia, por exemplo, ser lido como trs centenas duas dezenas cinco. Em virtude da grande repetio que ocorria com as potncias de 10, os matemticos resolveram abreviar a notao retirando os mltiplos de 10. Assim, 325 passou a ser escrito como trs dois cinco. Entretanto essa notao passou a causar alguns problemas: como diferenciar 305 e 35, por exemplo? No nmero 305 faltava algo para representar as dezenas. Assim foi criado o zero, para representar a ausncia de algarismo em uma determinada posio de numeral. O sistema de numerao decimal chegou Europa levado pelos rabes por volta do sculo VIII. Entretanto, o sistema numrico criado pelos romanos foi usado na Europa durante muitos sculos, devido, principalmente, ao grande poder da Igreja Catlica durante a Idade Mdia (sc. V a XV). Mas, por causa de suas qualidades, o sistema decimal conseguiu se impor.

1.1.2.2.

Sistema de Numerao Romano

Um exemplo de sistema de numerao no-posicional o romano. Sua representao composta de sete letras, cada uma com um valor numrico fixo, que no depende da posio: Letra Valor I 1 V 5 X 20 L 50 C 100 D 500 M 1000

Sua notao obedece a trs regras: 1) Todo smbolo que possui menor valor do que est sua esquerda, deve ser somado ao maior: VI = 5 + 1 = 6 XII = 10 + 1 + 1 = 12 CLIII = 100 + 50 + 3 = 153 2) Todo smbolo que possui menor valor do que est sua direita, deve ser subtrado do maior: IX = 10 1 = 9 XL = 50 10 = 40 VD = 500 5 = 495 3) Todo smbolo com um trao horizontal sobre ele representa milhar e o smbolo numrico que apresenta dois traos sobre ele representa milho:

XII = 12.000 X = 10.000.000


LII = 52.000.000
1.1.2.3. Sistema Posicional e Base

Embora o sistema decimal seja o mais empregado atualmente, no dia-a-dia so utilizados diversos outros sistemas, sem que se perceba: o tempo, por exemplo, no contado utilizando a base decimal. A base de um sistema a quantidade de algarismos disponvel na representao: - Para contar utilizando dzias: base 12; - Para contar horas: base 24; - Para contar minutos e segundos: base 60; Em qualquer um destes sistemas, o mtodo ao qual as pessoas esto acostumadas usa um sistema de numerao posicional. Isso significa que a posio ocupada por cada algarismo em um numeral altera seu valor de uma potncia de 10 (no caso do sistema decimal ou de b em um sistema qualquer de base b) para cada casa esquerda.

1.1.2.4.

Origem e Significado das Palavras

Os dez smbolos utilizados pelo sistema de numerao decimal so chamados dgitos ou algarismos. A palavra dgito vem do latim digitus que significa dedo, o que tem a ver com o uso dos dedos na contagem. A palavra algarismo vem do al-Khowarizmi, um matemtico rabe que viveu no sculo IX e que estudou e explicou o sistema de numerao hindu. Embora al-Khowarizmi explicasse que a origem daquelas idias era hindu, a numerao tornou-se conhecida com de al-Khowarizmi. Com o tempo, o nome do matemtico foi modificado para algorismi e na Lngua Portuguesa virou algarismo. A palavra clculo derivada do latim calculus, que significa pedrinha, utilizada pelos pastores para controlar o rebanho. Antes de se estudar um sistema de numerao, preciso entender o que significa cada um dos termos utilizados para compor esse sistema:

Nmero: a idia de quantidade presente ao se contar, ordenar ou medir algo. Nmeral: toda representao de um nmero, seja ela escrita, falada ou indigitada. Algarismo: todo smbolo numrico que usamos para formar os numerais escritos. Sistema de Numerao: todo conjunto de regras para a produo sistemtica de numerais.

1.2. Sistemas Numricos


Os nmeros podem ser representados em diferentes sistemas numricos, sendo os mais importantes para a Eletrnica Digital os sistemas decimal, binrio, octal e hexadecimal. Em qualquer um destes sistemas, para representar quantidades maiores que a base b, utilizado o recurso de se adotar diferentes pesos para algarismos em posies diferentes. Ou seja, quanto mais esquerda for a posio do algarismo, maior seu peso, e sempre b vezes maior que o anterior.

Fig. 03. Lei de formao para sistemas numricos. A Lei da Formao pode ser facilmente expressa pela equao:

Cnbn + Cn-1bn-1 + ... + C1b1 + C0b0 + C-1b-1 + + C-mb-m


Onde: - Cn: algarismos, dgitos ou smbolos numricos do sistema utilizado. - b: base do sistema - n: quantidade de algarismos+1 da parte inteira - m: quantidade de algarismos da parte fracionria

Eq. 01

1.2.1. Sistema Binrio


O sistema decimal no muito adequado para implementao digital, uma vez que muito difcil projetar um equipamento eletrnico que manipule dez diferentes nveis de voltagens, os quais representam os decimais de 0 a 9. Entretanto, muito fcil projetar circuitos que operam com apenas dois nveis de tenso. Desta forma, os computadores digitais trabalham internamento com dois nveis de tenso, pelo que o seu sistema de numerao natural o sistema binrio. No sistema binrio os smbolos utilizados (alfabeto) so 0 e 1, sendo que este sistema pode ser utilizado para representar qualquer quantidade do sistema decimal. O sistema binrio um sistema posicional, onde cada dgito binrio tem seu peso expresso como potncia de 2, como mostrado na figura 04.

(1 x 23) + (0 x 22) + (1 x 21) + (1 x 20) + (1 x 2-1) + (0 x 2-2) + (1 x 2-3) = 11.625 (1011.101)2 = (11.625)10 Fig. 04. Pesos binrios. Obs.: O subscrito indica a base em que o nmero expresso.

No sistema binrio, o termo binary digit abreviado por bit. O bit da extrema esquerda o bit mais significativo, ou MSB (most significant bit), e o bit da extrema direita, o bit menos significativo, ou LSB (least significant bit). A seqncia de contagem binria tem uma importante caracterstica: o bit LSB muda de valor a cada contagem. O segundo bit permanece 0 por duas contagens e ento 1 por mais duas contagens e assim sucessivamente. O terceiro bit permanece 0 por quatro contagens e 1 por mais quatro contagens e assim por diante. A contagem mantm esse padro com 0s e 1s alternados em grupos de 2n-1, onde n o nmero de bits. Tab. 01. Seqncia binria com 4 bits.
Peso

23 0 0 0 0 0 0 0 0

22 0 0 0 0 1 1 1 1

21 0 0 1 1 0 0 1 1

20 0 1 0 1 0 1 0 1

Decimal

Peso 23

0 1 2 3 4 5 6 7

1 1 1 1 1 1 1 1

22 0 0 0 0 1 1 1 1

21 0 0 1 1 0 0 1 1

20 0 1 0 1 0 1 0 1

Decimal

8 9 10 11 12 13 14 15

1.2.2. Sistema Octal


O sistema octal utiliza a base 8, significando que existem 8 possveis smbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. A posio em um sistema octal tem o seguinte peso:

Fig. 05. Pesos binrios. Para realizar a contagem no sistema octal deve-se lembrar que o maior algarismo octal o 7. Assim, para contar, o dgito da posio incrementado de 0 a 7. Uma vez que o 7 alcanado, o ciclo se repete de 0 na prxima contagem e a posio seguinte incrementada de 1.

1.2.3. Sistema Hexadecimal


O sistema hexadecimal utiliza a base 16, ou seja, apresenta 16 possveis smbolos: os dgitos de 0 a 9 e as letras A, B, C, D, E e F. Para realizar a contagem em hexadecimal, cada dgito de posio incrementado de 0 a F. Alcanado o F, sua posio zerada e a prxima posio incrementada. Tab. 02. Contagem de 0 a 16 nos sistemas binrio, octal, decimal e hexadecimal. Hexa 0 1 2 3 4 5 5 7 Dec. 0 1 2 3 4 5 6 7 Octal 0 1 2 3 4 5 6 7 Bin. 0 1 10 11 100 101 110 111 Hexa 8 9 A B C D E F Dec. 8 9 120 11 12 13 14 15 Octal 10 11 12 13 14 15 16 17 Bin. 1000 1001 1010 1011 1100 1101 1110 1111

1.3. Converso de Bases


Em sistemas digitais, todos os sistemas numricos aqui citados podem ser utilizados ao mesmo tempo, de forma que o entendimento das operaes requer a habilidade de converter um nmero de um sistema para outro.

A seguir, sero apresentadas algumas formas empregadas na realizao destas converses. Embora alguns destes sistemas no sejam utilizados imediatamente no estudo da Eletrnica Digital, eles sero necessrios para o estudo de Microprocessadores.

1.3.1. Decimal Inteiro para Base R


Mtodo das Divises Sucessivas (DS):

Fig. 06. Mtodo das divises sucessivas.

1.3.1.1. Decimal para Binrio


Ex.: (25)10 = (11001)2

1.3.1.2. Decimal para Octal


Ex.: (266)10 = (412)8

1.3.1.3. Decimal para Hexadecimal


Ex.: (423)10 = (1A7)16

1.3.2. Base R para Decimal


Representao Polinomial (RP): Cnbn + Cn-1bn-1 + ... + C1b1 + C0b0 + C-1b-1 + + C-mb-m 1.3.2.1. Binrio para Decimal
Ex.: (11011)2 = 1 x 24 + 1 x 23 + 0 x 22 + 1 x 21 + 1 x 20 = (27)10 (11011)2 = (27)10 Eq. 2

1.3.2.2. Octal para Decimal


Ex.: (372)8 = 3 x 82 + 7 x 81 + 2 x 80 = (250)10 (372)8 = (250)10

1.3.2.3. Hexadecimal para Decimal


Ex.: (2AF)16 = 2 x 162 + A x 161 + F x 160 = (687)10 (2AF)16 = (687)10

1.3.3. Base 2 para Base 2K


Representao binria dividida em grupos de K bits (K inteiro e maior que 1), a partir da vrgula. Equivalentes atravs da Formao de Grupos (FG).

1.3.3.1. Binrio para Octal


Ex.: (10110,1011)2 (10110,1011)2 = (26.54)8

1.3.3.2. Binrio para Hexadecimal


Ex.: (10110,1011)2 (10110,1011)2 = (16.B)16

1.3.4. Base 2K para Base 2


Equivalentes atravs da Formao de Grupos (FG):

1.3.4.1. Octal para Binrio


Ex.: (123,47)8 (123,47)8 = (1010011.100111)2

1.3.4.2. Hexadecimal para Binrio


Ex.: (9F2)16 (9F2)16 = (100111110010)2

1.3.5. Frao Decimal para Base R


Mtodo das Multiplicaes Sucessivas (MS): O procedimento deve ser repetido at que ocorra uma das seguintes hipteses: 1) Ocorrncia de uma parte fracionria nula; 2) Obteno do nmero desejado de dgitos; 3) Obteno de uma parte fracionria repetitiva. Ex.: (0,75)10 0.75 x 2 = 1.5 1 0.5 x 2 = 1.0 1 (0,75)10 = (0.11)2

Ex.: (0,254)10

0.254 x 8 = 2.032 2 0.032 x 8 = 0.256 0 0.256 x 8 = 2.048 2 0.048 x 8 = 0.384 0 0.384 x 8 = 3.092 3

(0,254)10 = (0.20203...)8 (0.20203)8 = (0,253997802734)10

1.4. Resumo

Fig. 7. Mtodos de converso de sistemas numricos.

1.5. Cdigos Numricos e Alfanumricos


Quando nmeros, letras ou palavras so representados por um grupo especial de smbolos, diz-se que eles esto sendo codificados e o grupo de smbolos denominado cdigo. Sistemas digitais usam alguma forma de nmeros binrios para suas operaes internas, mas o mundo externo decimal. Isto significa que converses entre sistemas binrio e decimal so freqentes. Por essa razo, um meio de codificar nmeros decimais que combine algumas caractersticas dos sistemas binrio e decimal usado em certas aplicaes. Para que um cdigo seja vlido, necessrio apenas que no existam configuraes repetidas.

1.5.1. Cdigo Binrio Natural


O cdigo numrico mais simples consiste na representao de um nmero inteiro por uma palavra de cdigo que a sua representao em binrio. Se cada palavra tem um comprimento constante, o cdigo denomina-se Cdigo Binrio Natural (CBN). Tab. 03. Cdigo Binrio Natural de 4 bits. Nmero Decimal 0 1 2 3 4 5 6 7 CBN de 4 bits 0000 0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 Nmero Decimal 8 9 10 11 12 13 14 15 CBN de 4 bits 1000 1001 1010 1011 1100 1101 1110 1111

1.5.2. Cdigo BCD (Binary Coded Decimal ou Decimal Codificado em Binrio)


Se cada algarismo de um nmero decimal representado por seu binrio equivalente, o resultado o cdigo BCD.

Uma vez que o maior decimal o 9, quatro bits so necessrios para a codificao. Existem diversos cdigos BCD, o mais comum BCD 8421. Os nmeros indicam os valores dos algarismos de acordo com a sua posio (23, 22, 21, 20). Entre os vrios outros cdigos tem-se BCD 7421, BCD 5211 e o BCD 2421. A converso destes cdigos para o sistema decimal anloga converso do BCD 8421. Ex.: (874)10 (874)10 = (100001110100)BCD (874)10 = (1101100010)2

1.5.3. Cdigo Gray


Tambm chamado de Cdigo Binrio Refletido, usado em sistemas codificadores de posio para converter uma posio linear ou angular em uma combinao binria atravs de um disco-rgua codificado em Gray. Neste cdigo, as combinaes correspondentes a decimais consecutivos diferem de um nico bit. Na tabela 04 apresentado o cdigo Gray para representao em 4 bits e na figura 08 mostrado um disco de Gray considerando a representao em 3 bits. Tab. 04. Cdigo Gray de 4 bits.
Dec 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 A 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1 1 1 B 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 0 0 0 C 0 0 1 1 1 1 0 0 0 0 1 1 1 1 0 0 D 0 1 1 0 0 1 1 0 0 1 1 0 0 1 1 0

Fig. 08. Disco de Gray para um cdigo de 3 bits.

1.1.1. Cdigo 9876543210


um cdigo de 10 bits, muito utilizado em sistemas cujos mostradores de algarismos eram vlvulas eletrnicas. Atravs da tabela 05, pode-se observar que, para cada caso, entre 10 sadas, somente uma possui o valor 1. Tab. 05. Cdigo 9876543210. Decimal 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 9 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 8 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 7 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 6 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 5 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 4 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 3 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0

1.1.2. Cdigos Alfanumricos


Um computador deve ser capaz de lidar com informaes no-numricas, ou seja, deve reconhecer cdigos que representam letras, sinais de pontuao e outros caracteres especiais alm de nmeros. O cdigo alfanumrico mais utilizado o ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Ele um cdigo de 7 bits, ou seja, tem 27 = 128 possibilidades de codificao. Na figura 09 apresentada a tabela de codificao ASCII padro para 7 bits. Note que o ASCII no contm caracteres comuns em Portugus, como por exemplo . Por esse motivo criaram-se outros tipos de Cdigo ASCII: ISO-8859-1: Extenso do Cdigo ASCII a 8 bits que permite representar os caracteres prprios existentes nas lnguas da Europa Ocidental, como por exemplo , , , , , etc. UNICODE: Extenso a 16 bits que pretende codificar todos os caracteres de todas as lnguas mantendo a compatibilidade com o ASCII.

Fig. 09. Tabela de Codificao ASCII.

1.1.3. Cdigos de Deteco de Erro


Muitas vezes, ao se realizar a transmisso de dados digitais ocorrem erros devido a interferncias eltricas ou magnticas. Para verificar se a transmisso dos dados foi efetuada de maneira correta, so empregados mtodos de deteco de erro, atravs de cdigos desenvolvidos especialmente para essa finalidade. Dois cdigos so comumente utilizados em aplicaes digitais para simples deteco de erro de bit: cdigo de paridade par e cdigo de paridade mpar. Para paridade mpar, um bit adicional escolhido tal que a soma de todos os 1s na palavra transmitida, incluindo o bit de deteco, seja mpar. Para paridade par, um bit adicional escolhido tal que a soma de todos os 1s na palavra transmitida, incluindo o bit de deteco, seja par. A tabela 06 mostra os bits para paridade par e mpar para os nmeros de 0 a 9 no cdigo BCD.

Tab. 06. Bits de paridade para o Cdigo BCD. Decimal 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 BCD 0000 0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 1000 1001 Paridade mpar 1 0 0 1 0 1 1 0 0 1 Paridade Par 0 1 1 0 1 0 0 1 1 0

A paridade mpar mais comumente utilizada, uma vez que a paridade par no reconhece a condio de falta na qual todos os bits iguais a zero sejam transmitidos. A deteco de paridade independente da posio do ponto binrio. Tambm no detecta erros nos quais dois bits tenham sido simultaneamente mudados. Entretanto, uma vez que a probabilidade de erro de 1 bit em um sistema digital muito pequena, a probabilidade de erro de 2 bits muito remota.

Vous aimerez peut-être aussi