Vous êtes sur la page 1sur 4

Argumentao, persuaso e ideologia Parte 1 Quando se escreve um texto, o autor est interessado em convencer o leitor de alguma coisa.

Todo texto, por trs de si, tem um produtor que procura persuadir leitores, usando recursos lgicos e lingusticos. Os procedimentos argumentativos levam o leitor a crer no que o texto afirma e fazer o que prope. (PLATO E FIORIN, 1989) O texto deve ter uma unidade, ou seja, tratar de um objeto, um assunto, e comprovar seus argumentos por meio de citaes de outros textos autorizados (argumento por autoridade). Alm disso, normalmente o escritor refuta os argumentos contrrios, especialmente quando o discurso polmico. Vis Acreditamos que os fatos no mentem, e que textos dessa natureza so neutros e preocupam-se com a verdade da realidade. Entretanto, mesmo sendo objetivo o escritor pode ser tendencioso e insinua seu julgamento pessoal por meio da escolha dos fatos que reproduz ou pela nfase que confere a este ou aquele detalhe. Isso denominado vis, que normalmente encontrado em textos jornalsticos e publicitrios. Nas campanhas polticas, a imprensa deveria ser neutra, porm encontram maneiras veladas de fazer propaganda pela utilizao do vis. Quando o jornal diz que um candidato tem uma determinada crena, ou ausncia de crena, quando menciona a postura polmica em relao s drogas, ou quando menciona os gastos de um ou outro candidato, pode tentar imprimir no leitor sua prpria escolha eleitoral. Para evitar cair na malcia do escritor do texto, o leitor deve procurar reconhecer o vis que ele contm, pois assim, evita-se a manipulao pela ingenuidade. O produtor do texto pode criar a imagem positiva ou negativa enquanto finge ser neutro e levar o leitor a tirar dedues positivas ou negativas sobre o que leu.

Verdade e verossimilhana Citelli (2002) nos diz que persuadir sinnimo de submeter, ento v-se sua tendncia autoritria. Per + suadere = aconselhar, essa exortao possui um contedo que deseja ser verdadeiro, por meio do conselho. Contudo, o persuasor pode estar trabalhando com algo que se aproxima da verdade, apenas uma verossimilhana, acidental ou proposital. Quando vemos uma imagem de um outdoor, sabemos que os recursos fotogrficos operam milagres, mas a verossimilhana da fotomontagem nos convence a ponto de adquirirmos o produto. Verossmil tudo que se constitui em verdade a partir de sua prpria lgica. Ex.: super-homem e Clark Kent. Portanto, para se construir um efeito de verdade, necessita-se de argumentos e provas. Persuadir no sinnimo de enganar, mas o resultado de certa organizao do discurso que o constitui como verdadeiro para o receptor.

O discurso ldico Possui um menor grau de persuaso, tendendo o desaparecimento do imperativo e da verdade nica. um tipo discursivo marcado pelo jogo de interlocues. H menos verdade de um, portanto, menos desejo de convencer; h tambm uma forte polissemia: a aventura dos significados passa a ter o sabor do encontro de outros significados. Compreende uma boa parte da literatura, da arte, da msica, como em Alegria Alegria, de Caetano Veloso, Grande Serto: veredas, de Guimares

Rosa; nas obras de Salvador Dali.

O discurso polmico

Cria um novo centramento na relao entre os interlocutores, aumentando do grau de persuaso. Os conceitos enunciados so dirigidos como num embate/debate, em que uma voz tende a derrotar a outra. O grau de polissemia tende a baixar, e h instigao, pois apresenta argumentos que podem ser contestados; os participantes no se expem, mas operam argumentos com controle. Pode ser encontrado em uma discusso entre amigos, uma aula, um editorial jornalstico e outros.

O discurso autoritrio

persuasivo por excelncia. O eu um produtor de ideias e o tu se transforma em mero receptor, sem possibilidade de interferir ou modificar o que se diz. O poder escancara suas formas de dominao: o mundo do dilogo perdeu a guerra para o mundo do monlogo.

O mundo moderno est impregnado desse tipo de discurso, a persuaso ganha fora de mito, afinal, a propaganda a alma do negcio. encontrado na famlia, na igreja, no padre, no quartel, na comunicao de massa, na publicidade.

Vous aimerez peut-être aussi