Vous êtes sur la page 1sur 12

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA

CONHECIMENTOS BSICOS
Leia o texto para responder as questes de 01 a 08:

No aeroporto
Viajou meu amigo Pedro. Fui lev-lo ao Galeo, onde esperamos trs horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, no faltou assunto para nos entretermos, embora no falssemos da v e numerosa matria atual. Sempre tivemos muito assunto, e no deixamos de explor-lo a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, no se digne a pronunciar nenhuma. Quando muito, emite slabas; o mais conversa de gestos e expresses, pelos quais se faz entender admiravelmente. o seu sistema. Passou dois meses e meio na nossa casa, e foi hspede ameno. Sorria para os moradores, com ou sem motivo plausvel. Era a sua arma, no direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe d prazer. Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de boas intenes para com o mundo ocidental e o oriental, e em particular o nosso trecho de rua. Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador, apesar da falta de dentes), abonam a classificao. [...] Objeto que visse em nossa mo, requisitava-o. Gosta de culos alheios (e no os usa), relgios de pulso, copos, xcaras e vidros em geral, artigos de escritrio, botes simples ou de punho. No colecionado; gosta das coisas para peg-las, mirlas e ( seu costume ou sua mania, que se h de fazer) p-las na boca. Quem no o conhece diz que pssimo costume, porm duvido que mantenha este juzo diante de Pedro, de seu sorriso sem malcia e de suas pupilas azuis_ porque me esquecia dizer que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita ou acusao apressada, sobre a razo ntima de seus atos. Poderia acus-lo de incontinncia, porque no sabia distinguir entre os cmodos, e o que lhe ocorria fazer, fazia em qualquer parte? Zangar-me com ele porque destruiu a lmpada do escritrio? No. Jamais me voltei para Pedro que ele no me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritao e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me. Eu sabia que essas coisas eram indiferentes nossa amizade e, at que a nossa amizade lhes conferia carter necessrio, de prova; ou gratuito, de poesia e jogo. Viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro j vivido e pudo. De repente o aeroporto ficou vazio.
Carlos Drummond de Andrade

QUESTO 01 - Sobre o texto, marque o item incorreto: A) O texto foi intencionalmente construdo de forma ambgua sobre a identidade da personagem Pedro para prender a ateno do leitor; B) Logo no primeiro pargrafo, o autor deixa clara a identidade da personagem Pedro; C) A identidade de Pedro s revelada no ltimo pargrafo; D) Ao longo do texto o autor fornece ao leitor pistas sobre a identidade de Pedro; E) Os comportamentos iniciais de Pedro induzem o leitor a erro quanto identidade dele.

QUESTO 02 - Em: Viajou meu amigo Pedro. O sujeito classifica-se como: A) Simples; B) Composto; C) Indeterminado; D) Oculto; E) Orao sem sujeito. QUESTO 03 - Na orao: ...embora no falssemos da v e numerosa matria atual. A conjuno que inicia a orao tem valor semntico de: A) Condio; B) Causa; C) Conseqncia; D) Concesso; E) Finalidade.

1 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 04 - Em: A vista da pessoa humana lhe d prazer. O termo grifado exerce funo sinttica de: A) Sujeito; B) Objeto direto; C) Objeto indireto; D) Objeto direto preposicionado; E) Complemento nominal. QUESTO 05 - Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro j vivido e pudo. A palavra destacada classifica-se morfologicamente como: A) Adjetivo; B) Substantivo; C) Verbo; D) Advrbio; E) Pronome. QUESTO 06 - Marque o item em que h erro na separao de slabas das palavras do texto: A) Vi-a-jou, Ga-le-o, a-tu-al, dig-ne; B) Mais, quais, ad-mi-ra-vel-men-te, seu; C) Ru-a, plau-s-vel, e-ra, su-as; D) A-lhei-os, ju--zo, di-an-te, es-queci-a; E) O-cor-ria, qual-quer, des-tru-i-u, ja-mais. QUESTO 07 - Os verbos destacados das oraes do texto esto conjugados respectivamente nos tempos: I. embora no falssemos da v e numerosa matria atual; II. e me sentiria desarmado...; III. Objeto que visse em nossa mo, requisitava-o; IV. De repente o aeroporto ficou vazio. A) Pretrito perfeito do indicativo, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo, futuro do presente; B) Pretrito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretrito, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo; C) Pretrito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretrito, pretrito perfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo; D) Pretrito perfeito do indicativo, futuro do pretrito, pretrito Na charge o verbo fazer est no plural para concordar com o sujeito netos. Marque o item em que h desvio da norma padro quanto concordncia verbal: A) Aceitam-se encomendas de doces e salgados; B) Deve haver muitas pessoas concorrendo a uma vaga; C) Cada um dos concorrentes deve acreditar no que sabe; D) Acreditam-se em milagres e contos de fadas; E) Faz meses que no a vejo. perfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo; E) Pretrito imperfeito do subjuntivo, futuro do presente, pretrito imperfeito do indicativo, pretrito perfeito do indicativo. QUESTO 08 - Em: Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, no se digne a pronunciar nenhuma. As vrgulas foram usadas para: A) Separar termos coordenados; B) Intercalar vocativo; C) Separar uma orao adjetiva de valor explicativo; D) Separar as partculas e expresses de explicao; E) Indicar elipse do verbo. QUESTO 09 - Marque o item em que h erro na regncia verbal: A) Costumo obedecer preceitos ticos; B) So essas as atitudes de que discordo; C) prefervel comprar sapato toda semana a abastecer o carro; D) O governo assistiu os desabrigados, dando-lhes comida e gua; E) Paguei-lhe o salrio do ms. QUESTO 10 - Observe a charge:

2 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


Leia a tirinha e responda s questes 11 e 12:

QUESTO 11 - No segundo quadrinho, o uso do pronome oblquo me iniciando a orao me deixe colocar meu tnis de corrida foge norma padro. Marque o item em que h tambm erro na colocao pronominal: A) Quanto custa-nos dizer a verdade; B) No lhe pedirei nada; C) Por este processo, ter-se-iam obtido melhores resultados; D) Diga-me isto s, murmurou ele; E) Acaso lhe faltam recursos? QUESTO 12 - Assim como tnis e aceitvel, esto corretamente acentuados pela mesma regra as palavras: A) Heri B) Vlei C) Lpis D) Sbio E) Vnus
ANOTAES

e e e e e

retratvel; amvel; fcil; mvel; lbum.

3 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 13 - Marque a opo em que a forma de tratamento no est adequada ao locutrio: A) Vossa Senhoria: pessoas de cerimnia, principalmente na correspondncia comercial, para funcionrios graduados; B) Vossa Reverendssima: para sacerdotes; C) Vossa Majestade: para reis e rainhas; D) Vossa Eminncia: para altas autoridades; E) Vossa Santidade: para o Papa. QUESTO 14 - No caracterstica redao oficial: A) Clareza; B) Conciso; C) Objetividade; D) Linguagem no padro; E) Adequao vocabular. QUESTO 15 - Relacione os textos a suas caractersticas: 1. Requerimento; 2. Carta Oficial; 3. Ofcio; 4. telegrama. ( ) Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da administrao pblica entre si ou com particulares. Contem as seguintes partes: tipo e nmero do expediente, local e data, destinatrio, texto, fecho, assinatura e identificao do signatrio; ) um tipo de correspondncia utilizada por alguns rgos pblicos em situaes no cerimoniosas com relao a pessoas estranhas ao servio pblico; ) um meio de comunicao rpida, empregada sobretudo em casos urgentes. A linguagem inteligvel e pode usar sinais. Deve ser mais objetivo possvel; ) um instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitaes s autoridades ou a rgos pblicos. composto por: nome e qualificao do requerente, exposio e solicitao, pedido de deferimento, localidade e data, assinatura. da A sequncia correta : A) 3, B) 3, C) 2, D) 2, E) 4, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 1, 4, 1, 2, 1; 4; 1; 4; 1.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 16 - Sobre o objeto da Didtica e sua importncia na formao do docente, marque o item incorreto: A) A Didtica uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, contedos, mtodos e formas organizativas de aula se relacionam entre si de modo a criar condies de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa; B) A Didtica ajuda o professor na direo e orientao das tarefas do ensino e aprendizagem, fornecendo-lhe segurana profissional; C) A Didtica trata dos objetivos, condies e meios de realizao do processo de ensino, ligando meios pedaggicos-didticos a objetivos scio-polticos; D) A Didtica tem como objeto de estudo somente o ensino, os mtodos e os contedos so assimilados, desconsiderando o cognitismo dos educandos; E) A Didtica tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem, especificamente os nexos e relaes entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
ANOTAES

4 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 17 Sobre as tendncias pedaggicas, numere as colunas, relacionando a aprendizagem e mtodos utilizados em cada uma: 1. Pedagogia liberal tradicional; 2. Tendncia progressista; liberal renovadora mas insiste que o conhecimento no suficiente se, ao lado e junto deste, no se elabora uma nova teoria do conhecimento e se os oprimidos no podem adquirir uma nova estrutura do conhecimento que lhes permita reelaborar e reordenar seus prprios conhecimentos e apropriar-se de outros. A sequncia correta : A) 2, 3, 4, 5 e 1; B) 2, 3, 5, 1 e 4; C) 3, 5, 4, 1 e 2; D) 2, 3, 4, 1 e 5; E) 3, 2, 5, 1 e 4. QUESTO 18 Conforme Libneo, a tendncia ______________________ acentua a primazia dos contedos no seu confronto com as realidades sociais. A atuao da escola consiste na preparao do aluno para o mundo adulto e suas contradies, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisio de contedos e da socializao, para uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade. Admite-se o princpio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno j sabe. A transferncia da aprendizagem s se realiza no momento da sntese, isto , quando o aluno supera sua viso parcial e confusa e adquire uma viso mais clara e unificadora. A palavra que completa o espao : A) progressista libertria; B) liberal renovadora no diretiva; C) progressista crtico social; D) progressista libertadora; E) liberal renovadora progressista.
ANOTAES

3. Tendncia liberal tecnicista; 4. Progressista libertadora; 5. Progressista libertria. ( ) Essa tendncia acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptides individuais.Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, uma autoaprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. S retido aquilo que se incorpora atividade do aluno, atravs da descoberta pessoal; o que incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situaes. a tomada de conscincia, segundo Piaget. ) V o aluno como depositrio passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente atravs de associaes. Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicolgica, tambm conhecida como behaviorista. ) Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando incorporado e utilizado em situaes novas, por isso o saber sistematizado s ter relevncia se for possvel seu uso prtico. A nfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negao de toda forma de represso, visam a favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. ) Caracteriza-se por acentuar o ensino humanstico, de cultura geral. O aluno educado para atingir sua plena realizao atravs de seu prprio esforo. No leva em considerao a individualizao do educando. ) Tambm conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educao luta e organizao de classe do oprimido. Segundo GADOTTI (1988), Paulo Freire no considera o papel informativo, o ato de conhecimento na relao educativa,
5 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 19 - Observe as consideraes sobre os mtodos de ensino: I. Mtodo de ensino so as aes do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relao a um contedo especfico; Os mtodos de ensino utilizados pelo professor devem ser claros e incentivadores do uso das habilidades dos educandos para a construo do conhecimento; QUESTO 21 - Sobre planejamento ensino, marque o item incorreto: de

II.

A) o processo que envolve a atuao concreta dos educadores no cotidiano de seu trabalho pedaggico, envolvendo todas as aes e situaes, o tempo todo, envolvendo a permanente interao entre os educadores e entre os prprios educandos; B) Consiste em traduzir, em termos concretos e operacionais, o que o professor far na sala de aula para mediar o processo de construo do conhecimento do aluno; C) O plano de curso ou de disciplina e o plano de aula so exemplos de planejamento de ensino; D) No planejamento a educador deve considerar vrios aspectos como os objetivos, os contedos, a metodologia e a avaliao; E) Ao fazer o planejamento, o docente deve estabelecer uma dissociao entre a vida e a escola, o contedo abordado e a pragmtica deste contedo. QUESTO 22 Segundo Libneo, os objetivos de ensino apresentam-se em trs nveis de abrangncia: o sistema escolar, as diretrizes e trabalhos da escola e a concretizao pelo professor desses objetivos na prtica. Sobre os objetivos de ensino, marque o item que julgar improcedente: A) a elaborao dos objetivos que determina a postura ativa do sujeito no processo educativo; B) A formulao dos objetivos deve estar desvinculada dos aspectos sciohistricos, polticos e culturais do grupo; C) Os objetivos so imprescindveis, uma vez que conduziro e definiro os conhecimentos que sero discutidos na organizao do trabalho pedaggico da escola e nas metodologias utilizadas para se alcanarem os resultados pretendidos; D) Os objetivos constituem o marco inicial do processo social e pedaggico, pois so eles que determinam o que se pretende buscar; E) Os objetivos podem ser: geral ou especfico. Os gerais so os mais amplos e abrangentes e os especficos mais detalhados e precisos.

III. Os mtodos pedaggicos dispensam os critrios de escolha de atividades didticas, bem como os objetivos e a experincia dos alunos. Podem-se considerar verdadeiros: A) Somente item I; B) Somente item II; C) Somente item III; D) Itens I e II; E) Todos os itens. QUESTO 20 - Sobre as concepes de ensino e aprendizagem, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) Os inatistas afirmam que as formas de conhecimento esto predeterminadas no sujeito, ou seja, as capacidades de cada pessoa j esto prontas quando ela nasce e vo sendo aprimoradas a partir da influncia do meio; ) Os inatistas acreditam que o indivduo construdo a partir da influncia do meio; ) Para os interacionistas, o sujeito se constitui historicamente nas interaes com o meio, com os objetos e, principalmente, com as outras pessoas; ) Os ambientalistas consideram que o indivduo est sujeito s contingncias do meio, sendo o conhecimento uma cpia de algo dado no mundo externo.

A sequncia que completa corretamente : A) V, F, V, V; B) V, V, F, V; C) F, V, V, V; D) V, F, F, V; E) V, F, V, F.

6 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 23 - Os contedos, segundo alguns didticos modernos, so o currculo oficial, o currculo silenciado e o currculo oculto. Numere as lacunas, definindo cada um: 1. Currculo oficial; 2. Currculo oculto; 3. Currculo silenciado. ( ) Apresenta o conjunto de conhecimento, habilidades, crenas e valores que so omitidos aos professores e alunos, uma vez que as informaes nele contidas podero, de alguma forma, comprometer o poder vigente; ) constitudo por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem estar explcito, contribuem de forma implcita para aprendizagens sociais relevantes; ) Possui uma seleo dos contedos e saberes considerados importantes para determinada sociedade. QUESTO retrata charge: 25 - Marque a opo que no uma temtica abordada pela Observe a charge e responda as questes 25 e 26: novas escolar; linguagens experincia

E) O uso das tecnologias de informao e comunicao importante porque ampliam o papel do professor, que deixa de ser o informador e passa a ser um orientador da aprendizagem.

A sequncia correta : A) 1, 2, 3; B) 2, 1, 3; C) 3, 2, 1; D) 2, 3, 1; E) 1, 3, 2. QUESTO 24 - A educao no pode desprezar a tecnologia, mas t-la como aliada no processo de ensinoaprendizagem para haver interao humana, educativa e social. Sobre as novas tecnologias da educao, marque o item incorreto: A) A Educao distncia est cada vez mais presente na vida das pessoas, pois os recursos tcnicos de comunicao permitem romper as barreiras da distncia fsica; B) Na EAD a comunicao bidirecional, ou seja, so estabelecidas as relaes dialogais, criativas, crticas e participativas no ambiente virtual de aprendizagem; C) Quando se fala em tecnologia, est se referindo apenas ao computador e internet; D) O cinema pode ser uma rica alternativa metodolgica, pois podem enriquecer os contedos e introduzir

A) Um dos problemas da educao hodiernamente a concepo de que a aprendizagem do aluno um problema meramente do professor e da instituio de ensino; B) Ainda h muito forte na educao a figura da nota como sendo o resultado da aprendizagem do aluno; C) A opresso sofrida pelo aluno hoje decorrente do resultado obtido atravs do sistema classificatrio da nota; D) H a concepo errnea de que o professor o nico responsvel pelo resultado satisfatrio do aluno; E) Os anos passaram, muita coisa mudou, mas o processo de avaliao, para muitas instituies de ensino permanece o mesmo.

7 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 26 - Sobre a avaliao da aprendizagem escolar, abordada pela charge, marque a opo incorreta: A) O sistema de ensino no est interessado nos percentuais de aprovao/reprovao do total dos educandos; B) O que predomina a nota: no importa como ela obtida e por quais caminhos; C) Os pais esto voltados para a promoo, o importante que os filhos tenham notas para serem aprovados; D) O estabelecimento de ensino est centrado nos resultados das provas e exames; E) O sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames. QUESTO 27 Numere as colunas, relacionando os mtodos de ensino aos seus significados: 1. Mapa conceitual; 2. Estudo dirigido; 3. Estudo de caso; 4. Soluo de problema. ( ) Anlise minuciosa e objetiva de uma situao real que necessita ser investigada e desafiadora para os alunos; ) Construo de um diagrama que indica a relao de conceitos em uma perspectiva bidimensional, procurando mostrar as relaes hierrquicas entre os conceitos pertinentes estrutura do contedo; ) Pensamento reflexivo a partir de dados expressos em problemas; demanda a aplicao de princpios, leis que podem ou no ser expressas em frmula matemtica; ) o ato de estudar sobre a orientao e diretividade do professor, visando sanar dificuldades especficas. Observe o texto: Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecer no futuro repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos ateno, vamos nos dar conta de que nenhum dia igual a outro. Cada manh traz uma beno escondida; uma beno que s serve para esse dia e que no se pode guardar nem desaproveitar. Se no usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre est nos detalhes do cotidiano; preciso viver cada minuto porque ali encontramos a sada de nossas confuses, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a deciso que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia parea igual ao anterior porque todos os dias so diferentes, porque estamos em constante processo de mudana.
Paulo Coelho

QUESTO 28 - Analisando o texto exposto, a opo que melhor reflete o fazer pedaggico : A) Os mtodos de ensino e aprendizagem vm sendo repetidos no decorrer dos anos sem apresentar nenhuma inovao; B) A sala de aula o espao onde o professor pode exercer seu domnio e impor sua viso de mundo; C) Uma aula no igual a outra, cada dia h novos desafios e o conhecimento vai sendo construdo; D) A aula deve ser planejada planejamento deve ser rigorosamente; E) Ensinar simplesmente conceitos e contedos. e esse seguido repassar

QUESTO 29 - O professor uma figura fundamental no processo de ensino e aprendizagem. So atitudes esperadas do educador, exceto: A) Conhecimento dos alunos; das habilidades reais o de

B) Oferecer mtodos que valorizem trabalho intelectual independente; C) Ter uma linha de conduta relacionamento com os alunos;

A sequncia correta : A) 3 ,4 ,2, 1; B) 3, 1, 4, 2; C) 4, 3, 2, 1; D) 3, 2, 4, 1; E) 1, 3, 4, 2.

D) Compatibilizar princpios gerais com contedos e mtodos da disciplina; E) Apresentar uma atitude autoritria e no considerar a individualizao dos educandos.

8 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 30 - Sobre o relacionamento professor- aluno, marque o incorreto: A) O professor deve ser conquistar os alunos; bonzinho para QUESTO 34 - Em uma fbrica, o custo reais para a produo de X camisas dado pela frmula: C = 10 + 90x 0,75x2. Para se produzir 100 camisas custo ser igual a: A) R$ B) R$ C) R$ D) R$ E) R$ 2500,00; 1500,00; 1510,00; 2510,00; 2600,00. em o

B) O professor deve ter uma conduta tica e respeitosa com os educandos; C) O professor deve ter uma postura de autoridade e no de autoritarismo; D) A empatia que o aluno tem pelo professor pode ser projetada na disciplina que esse professor leciona; E) O professor precisa conhecer seus alunos para mediar o processo de ensino e aprendizagem. QUESTO 31 - Dados A = { 2 , 4 , 6 , 8 } e B = { 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 } podemos afirmar que o nmero de elementos do conjunto X =(A B) (A B) igual a: A) 0; B) 1; C) 2; D) 3; E) 4. QUESTO 32 - Sabendo-se que a + b = 12 e a2 + b2 = 74 podemos concluir que: A) ab B) ab C) ab D) ab E) ab = = = = = 25; 30; 35; 40; 45;

QUESTO 35 - O tringulo ABC retngulo em A. Sabendo-se que M, N e P so, respectivamente, pontos mdios dos lados AB, BC e AC e que AB = 6cm e AC = 8cm , ento o permetro do tringulo MNP igual a:

B M A
A) 6 cm; B) 12 cm; C) 18 cm; D) 9 cm; E) 10 cm. QUESTO 36 - Duas retas paralelas interceptadas por uma transversal formam sempre: A) ngulos correspondentes suplementares; B) ngulos colaterais internos congruentes; C) ngulos alternos externos suplementares; D) ngulos colaterais suplementares; E) ngulos alternos internos congruentes.
ANOTAES

QUESTO 33 - Antnio, Bernardo, Carlos e Eduardo colecionam bolinhas de gude. Antnio possui o dobro de bolinhas que Bernardo possui. Bernardo possui a metade de bolinhas que Carlos possui e Eduardo possui 28 bolinhas. Se juntos possuem 103 bolinhas, podemos dizer que:

A) Antnio e Bernardo possuem juntos bolinhas B) Antnio e Carlos possuem juntos bolinhas C) Antnio e Eduardo possuem juntos bolinhas D) Bernardo e Eduardo possuem juntos bolinhas E) Todos os itens esto errados.

60 45 43 43

9 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 37 - Considerando um prisma e uma pirmide hexagonais, a nica alternativa FALSA : A) O prisma possui 50% mais arestas que a pirmide; B) O nmero de arestas da pirmide igual ao nmero de vrtices do prisma; C) O prisma possui um nmero par de vrtices; D) A pirmide possui o nmero de vrtices igual ao nmero de faces; E) O nmero de vrtices da pirmide 48% menor que o do prisma. QUESTO 38 - Analise as informaes dos produtos e as afirmativas seguintes. QUESTO 39 - Observando a tabela podemos estabelecer uma equao de reta que expressa a situao apresentada. Essa equao :
RELGIOS DE PULSO Um empresrio fabrica relgios de pulso. Atravs de uma tabela, ele observa que a venda mensal, de um determinado modelo, aumenta quando o preo unitrio diminui. Nmero de relgios vendidos por ms x Preo de cada relgio y

100 120 140 200 A) 2x + 2y = 350; B) x + 2y = 250; C) 3x 4y = 0; D) x + 4y = 400; E) x + y = 175. QUESTO 40 - Observe funes f(x) e g(x) alternativa FALSA.

75 70 65 50

o e

grfico das assinale a

Disponvel em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl. Acesso em 04maio10.

PRODUTO PUFF REDONDO Medidas: Dimetro 0,50m Altura 0,45m Trama 4/4 PRODUTO PUFF QUADRADO Medidas: Largura 0,50m Altura 0,45m Trama 4/4 I. Os dois Puff possuem a mesma rea lateral; II. O volume do primeiro Puff menor que o volume do segundo; III. A rea total do Puff redondo aproximadamente 80% da rea do quadrado. Pode-se AFIRMAR que apenas A) I e II so verdadeiras; B) I e III so verdadeiras; C) II e III so verdadeiras; D) III verdadeira; E) II verdadeira.

A) f(4) = g(4) = 0; B) Se x>4, ento f(x) >g(x); C) Se x<0, ento g(x) >f(x); D) Se x=0, ento g(x)>f(x); E) Nenhuma das respostas anteriores.
ANOTAES

10 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 41 - Uma determinada loja de departamentos oferece trs opes de pagamento na compra de um de seus artigos. 1. opo: pagamento de 50% do valor do produto vista, e o restante aps um ms com um desconto de 15%; 2. opo: pagamento de 30% do valor do produto vista, e o restante aps um ms com um desconto de 10%; 3. opo: pagamento de 10% do valor do produto vista, e o restante aps um ms com um desconto de 5%. Considerando o valor total pago pelo produto, podemos concluir que: A) Na 1. produto B) Na 2. produto C) Na 3. produto D) Nas trs produto E) Nas trs produto opo o valor pago menor; opo o valor pago menor; opo o valor pago menor; opes o valor pago o mesmo; opes o valor pago proporcional. pelo pelo pelo pelo pelo QUESTO 45 - A soma termos da sequncia ( , 9 , 5 , 27 , 6 , 81 um nmero cuja soma igual a: A) 33; B) 32; C) 31; D) 30; E) 29. QUESTO 46 - Numa circunferncia so marcados 12 pontos. O nmero de cordas que estes pontos determinam : A) C12,2; B) P12; C) A12,2; D) 12! ; E) C12,2 -12. QUESTO 47 - Seja o binmio (2x - 3)5, ento o seu sexto termo : A) -1; B) 1; C) 243; D) -243; E) 81. QUESTO 48 - Em um viveiro h 12 canrios machos e 15 fmeas. Qual a probabilidade de se retirar aleatoriamente um canrio desse viveiro e ele ser macho? A) 1/9; B) 2/9; C) 3/9; D) 4/9; E) 5/9. dos 20 primeiros 2 , 1 , 3 , 3 , 4 , .............) dos algarismos

QUESTO 42 Se so investidos R$8.000,00 em uma conta com rendimento de 5,5% de juros ao ms, o montante do dinheiro na conta, aps t meses dada pela frmula: A) M(t) B) M(t) C) M(t) D) M(t) E) M(t) = = = = = 8.000 8.000 8.000 8.000 8.000 (5,5)t; (4,5)t; (1,055)t. (0,945)t. (0,45)t.

QUESTO 43 - Se a parte imaginria do nmero complexo e

um nmero real, ento

2 i igual a zero 2i

A) 4; B) -4; C) 2; D) -2; E) 1. QUESTO 44 - Dividindo o polinmio P(x) = 2x3 - 7x2 + 4x -1 por T(x) = x 4 obtemos para quociente um polinmio Q(x) = ax2 + bx + c. Podemos afirmar que: A) a B) a C) a D) a E) a + + + + + b b b b b + + + + + c c c c c = 9; = 11; = 12; = 6; = 8.

1 2 3 QUESTO 49 - Se 6 9 12 12 ento x y z

x y z 2 3 4 vale: 1 2 3
A) -4; B) -4/3; C) 4/3; D) 4; E) 12.

11 de 12

www.pciconcursos.com.br

PROFESSOR DE ENSINO BSICO II - MATEMTICA


QUESTO 50 Para realizar um treinamento de salvamento em altura, os bombeiros amarraram uma das extremidades de uma corda no topo de uma torre vertical e prenderam a outra extremidade no solo, medindo 50 metros a distncia entre as duas extremidades. Sabe-se que a referida corda estava totalmente esticada e formava um ngulo de 45 graus com o solo que era horizontal e plano. Qual a altura da torre utilizada no treinamento? Considere: 2 1 41 e , A) 25,00m; B) 28,83m; C) 35,25m; D) 43,25m; E) 50,00m.
ANOTAES

3 1 73 ,

12 de 12

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi