Vous êtes sur la page 1sur 6

Teoria Zang Fu

De acordo com a medicina tradicional chinesa as estruturas internas esto divididas em trs grupos: as cinco vsceras, os seis intestinos e as estruturas extraordinrias. As cinco vsceras (que seriam os rgos yin) so: o corao (inclui aqui o pericrdio) , o fgado, o bao, o pulmo e os rins. A sua caracterstica principal a preservao das substncias vitais. Os seis intestinos (que seriam as vsceras yang) so: a vescula biliar, o estmago, o intestino grosso, o intestino delgado, a vescula biliar e o triplo aquecedor. Estes tm como caracterstica principal o transporte, a digesto e absoro dos alimentos e da gua. As estruturas extraordinrias (rgos especiais) referem-se ao crebro, a medula, os ossos, os vasos sanguneos, a vescula biliar e no caso das mulheres, o tero. 1. O Corao (Xin) e o Pericrdio (Xin Bao) O corao esta situado na caixa torcica, posicionado levemente esquerda do centro. A medicina tradicional chinesa acredita que o mais importante rgo do corpo humano e governa todas as vsceras e intestinos.O corao o monarca de todas as estruturas. A medicina tradicional chinesa tambm divide as funes do corao em corao yin (essncia vital) e corao yang ( funo vital). O primeiro refere-se estrutura material do corao, inclusive o sangue do corao. A segunda refere-se funo do corao, incluindo o Qi (actividade funcional). As funes do corao so: - Controlar a circulao de sangue dos vasos. - Controla os vasos sanguineos(xue mai). - Carregar a actividade mental. - Controlar os suor e os fludos do corao. - O corao mostra-se pela lngua controla a cor ,forma, mobilidade e aparncia dela e manifesta-se pelo rosto.. - O corao a morada do Shen (atividade mental, inteligncia, esprito, conscincia, pensamento,sono, memria, etc...) - O corao controla o Shen (Hsin e o Yi). - Odeia calor Emoes:Alegria, euforia, tristeza e depresso. O pericrdio o invlucro do corao. A sua principal funo proteger o corao dos factores patognicos exgenos que podem atacar o corao

2. Os Pulmes (Fei)

O pulmo esta localizado na caixa torcica e dividido em duas estruturas, uma do lado esquerdo com dois lbulos, e outro do lado direito com trs lbulos. Est conectado com os brnquios, com a laringe, com a traqueia e com o nariz. O pulmo pode ser dividido em pulmo yin, que a estrutura pulmonar, o Qi do pulmo e a funo yang, que o sangue do pulmo. As funes fisiolgicas do pulmo so: - Carregar e transportar o Qi e a respirao - Nutrir o corpo com oxignio e eliminar o gs carbnico. - Formar o Zhong Qi, portanto tambm responsvel pela formao de sangue, distribuido pelo pulmo, corao e pericrdio. - Controlar e regular a ascenso e descenso do Qi, ele dispersa fluidos corpreos (Jin Ye) de todo organismo para o espao entre a pele e os msculos. - Activar a fluidez de Qi, a essncia dos alimentos e dos fludos corporais, purificar o ar inspirado, conservar a fluidez para baixo e auxiliar a conservao normal do metabolismo da gua. - Cuida da pele e do cabelo e mostra-se atravs do nariz. - Abre-se no nariz/olfato e vias ereas superiores. - Odeia o frio. Emoes:Tristeza, melancolia, tranquilidade e satisfao.

3. O Bao (Pi) A medicina tradicional chinesa acredita que o bao est colocado na parte central do corpo. um rgo muito importante do sistema digestivo. A parte yin est relacionada com a estrutura e o sistema digestivo. Enquanto a parte yang esta relacionada com as funes do corao. As funes do bao so: - Transportar, distribuir e transformar os nutrientes, auxilia a digesto do estmago por meio de transporte e transformao das essncias alimentares e dos lquidos. - responsvel pel Qi do cu posterior (energia adquirida depois do nascimento). - Controla o sangue fortalecendo os vasos sanguineos e evita extravasamentos. - Promover o metabolismo da gua. - Mantm o sangue dentro dos vasos. - Est relacionado com a qualidade dos msculos, dos membros e dos lbios. - Abre-se na boca e manifesta-se nos lbios , gustao e apetite.

- Odeia umidade. Emoes:Reflexo, preocupao, ansiedade.

4. O Fgado (Gan) O fgado est na parte superior do abdmen do lado direito do corpo. A medicina tradicional chinesa faz diferenciao entre o fgado yin que tem funo da estrutura material incluindo o sangue armazenado nele. O fgado yang inclui a funo do Qi do corao (distribuio). Funes do fgado: - Aplainar e regular a funo de fluidez da energia vital e do sangue e o volume de acordo com a atividade fsica , influencia o ritmo menstrual e o nvel de energia da pessoa. - Regula a mente e o gnio. - Influencia no fluxo da bile, promove a digesto e a absoro. - Guardar o Qi e o movimento normal do sangue. - Mantm a circulao livre do Qi nos meridianos e rgos/vsceras, importante para atuao do shen(equilibrio emocional) - Tem relao com os tendes, unhas e olhos. - Fgado odeia vento, pode causar convulso. - Emoes:Raiva, dio, cime, hipersensibilidade, passividade, depresso.

5. Os Rins (Shen) Os rins esto localizados na regio lombar, ao lado da coluna vertebral. A medicina tradicional chinesa classifica em yin do rim , o que inclui a estrutura material e o jing qi inato, em yang do rim, o que inclui a sua parte funcional e o calor. O Qi dos rins produzido pelo jing qi inato. As funes dos rins so: - Reservatrio do Jing Qi Inato e adquirido. - O yin do rim controla e nutre a base material (fsico, orgnico) dos tecidos comandados pelo Rim: medula, crebro, ossos, sangue, esperma e vulos, a base dos lquidos (sangue) do corpo, alimenta, e nutre os rgos e tecidos. - O yang do rim (yuan qi, ming men) a base do qi, responsvel pelo aquecimento e atividade dos rgos e tecidos, pelo controle dos componentes do corpo(funcional fisiolgico), pela nutrio, movimentao e ativao dos processos do rim(medula, crebro, ossos, sangue, esperma e vulos). - Regulao do metabolismo da gua.

- Controlar e promover a inspirao. - Manifesta-se atravs do cabelo. - Manifesta-se nos ouvidos, nos rgo genitais e no nus. - Odeia secura. Emoes:Medo, pnico, vontade, audcia.

O Estudo dos Seis Intestinos - Fu (Vsceras Yang) 1. A Vescula Biliar - Dan - A vescula biliar acoplada ao fgado. Ela oca e ela tem a forma de uma cpsula. As suas funes so: - Armazena e excreta a blis. - Controla a coragem e a fora de vontade.

2. Estmago - Wei Wan Na medicina tradicional chinesa o estmago pode ser dividido em: parte superior do estmago, que inclui a crdia - Shang Wan; parte baixa do estmago, que inclui o piloro Xia Wan; parte rea/vazia entre o Shang Wan e o Xia Wan, chama-se Zhong Wan e todas as trs partes juntas chamam-se Wei Wan. A principais as funes do estmago so a digesto e transformao dos alimentos e da gua. A sua energia flui descendendo.

3. Intestino Delgado - Xiao Chang - As principais funes do intestino grosso so: - Receber, transformar e absorver os alimentos. - Separar o puro do impuro.

4. Intestino Grosso - Da Chang - Eliminar a fezes. - Absorver a gua excessiva originria da formao das fezes.

5. Bexiga - Pang Guang - A principal funo da bexiga servir de receptculo da urina e eliminar esta.

6. O Triplo Aquecedor - San Jiao O termo triplo aquecedor peculiar para a m.t.c. o nome colectivo do aquecedor superior, mdio e inferior. O aquecedor superior engloba o diafragma, corao e pulmo. O aquecedor mdio engloba o estmago e o bao. E o aquecedor inferior engloba o fgado, rim, bexiga e os intestinos. Funes do triplo aquecedor: - Controlar a actividade do tchi no corpo humano. - Controlar a respirao, a actividade da fluidez da energia vital, do sangue e dos lquidos corporais. - Distribuir os nutrientes e o tchi. - Transformar e transportar os alimentos e a gua. - Fornecer energia para os Zang/Fu. - Nutrir e fortalecer a energia sexual.

rgo Extraordinrios A medicina tradicional chinesa considera que o crebro, a medula, os ossos, os vasos, a vescula biliar e o tero fazem parte dos rgos extraordinrios.

1. O Crebro A medula tem sua origem no crebro que esta contido na cavidade cranial. O captulo do clssico mdico "Miraculous Pivot" diz: "O Crebro o mar da Medula". As funes do crebro so: - Controlar a actividade mental e o pensamento. - Guiar os sentidos e a actividade da linguagem.

2. O tero - O tero est localizado na parte inferior do abdmen feminino. As suas funes so: - Produzir a menstruao.

- Morada do feto.

3. Da medula, vescula biliar, dos ossos e dos vasos j foram comentados quando falmos dos cinco elementos, do rgo corao e vescula biliar.

BIBLIOGRAFIAS http://www.ahau.org/zang_fu.0.html Maciocia G. - Fundamentos da Medicina Chinesa Auteroche B. Navailh P. - O Diagnstico na Medicina Chinesa

Vous aimerez peut-être aussi