Vous êtes sur la page 1sur 6

Rubola

A Rubola ou Rubela uma doena causada pelo vrus da rubola e transmitida malformaes no embrio

O vrus da rubola um togavrus com genoma de RNA unicatenar (simples) de sentido positivo (serve de mRNA para sntese protica diretamente). Possui um capsdeo icosadrico e um envelope bilipdico.

Epidemiologia
A rubola um dos cinco exantemas (doenas com marcas vermelhas na pele) da infncia. Os outros so o sarampo, a varicela, o eritema infeccioso e a rosola.

Progresso,transmisso e sintomas
A transmisso por contato direto, secrees ou pelo ar. O vrus multiplica-se na faringe e nos rgos linfticos e depois dissemina-se pelo sangue para a pele. O perodo de incubao de duas a trs semanas; e o perodo de transmisso ocorre em uma semana antes de aparecer o exantema cutneo, (manchas avermelhadas na pele) geralmente na pior fase da doena. A infeco, geralmente, tem evoluo benigna e em metade dos casos no produz qualquer manifestao clnica. As manifestaes mais comuns so febre baixa (at 38 C), aumento dos gnglios linfticos no pescoo, hipertrofia ganglionar retro-ocular e suboccipital, manchas (mculas) cor-de-rosa cutneas, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direo aos ps e em geral desaparecem em menos de 5 dias. Outros sintomas so a vermelhido (inflamao) dos olhos (sem perigo), dor muscular das articulaes, de cabea e dos testculos, pele seca e congesto nasal com espirros. O vrus da rubola s realmente perigoso quando a infeco ocorre durante a gravidez, com invaso da placenta e infeco do embrio, especialmente durante os primeiros trs meses de gestao. Nessas circunstncias, a rubola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e malformaes congnitas (cataratas, glaucoma, surdez, cardiopatia congnita,microcefalia com retardo mental ou espinha bfida). Uma infeco nos primeiros trs meses da gravidez pelo vrus da rubola suficiente para a indicao de aborto voluntrio da gravidez.

Diagnstico
O diagnstico clnico difcil por semelhana dos sintomas com os dos outros exantemas. mais freqentemente sorolgico, com deteco de anticorpos especficos para o vrus, ou por ELISA (teste imunoenzimtico que permite a deteco de anticorpos especficos no soro). A doena no sria mas crianas de sexo masculino necessitam tomar vacina, que freqentemente so inoculadas para prevenir as epidemias ou que depois infectem, no futuro, companheira grvida no vacinada. s de sexo feminino administrada sempre, devido ao risco de que aparea mais tarde durante perodos de gravidez. A vacina composta por vrus vivo atenuado e causa a doena em 15% dos casos, mas como j foi

dito, em crianas incua. A vacina permitiu a sua erradicao em Cuba em 1993 o primeiro pas a consegui-lo. A doena s grave em mulheres grvidas.

Tratamento

No existe tratamento antiviral especifico Normalmente sintomtico (analgsicos como o paracetamol)

Vacina
A vacina composta por vrus atenuados, cultivados em clulas de rim de coelho ou em clulas diplides humanas. Pode ser produzida na forma monovalente, associada com sarampo (dupla viral) ou com sarampo e caxumba (trplice viral). A vacina se apresenta de forma liofilizada, devendo ser reconstituda para o uso. Aps de menos 20 C. Deve ser mantida protegida da luz, para no perder atividade sua reconstituio, deve ser conservada temperatura positiva de 2 a 8 C, nos nveis local e regional. No nvel central, a temperatura recomendada . A vacina utilizada em dose nica de 0,5 mL via subcutnea.

Hepatite
Hepatite toda e qualquer inflamao do fgado e que pode resultar desde uma simples alterao laboratorial (portador crnico que descobre por acaso a sorologia positiva), at doena fulminante e fatal (mais freqente nas formas agudas). Tipos de Hepatite Existem vrias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vrus (vrus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovrus, etc). Outras causas: drogas (antiinflamatrios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazlicos, hormnios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distrbios metablicos (doena de Wilson, politransfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), transinfecciosa, ps-choque. Em comum, todas as hepatites tm algum grau de destruio das clulas hepticas.

Quadro clinico
A grande maioria das hepatites agudas assintomtica ou leva a sintomas incaractersticos como febre, mal estar, desnimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais especficos, sendo o sinal mais chamativo a ictercia, conhecida popularmente no Brasil por "trisa" ou "amarelo" e que caracteriza-se pela colorao

amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar cominsuficincia heptica e culminar com a encefalopatia heptica e bito. Hepatites crnicas (com durao superior a 6 meses), geralmente so assintomticas e podem progredir paracirrose.

Hepatites Virais
Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose heptica, e 1-2% para hepatocarcinoma. O Brasil hoje um pas que tem portadores crnicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos do Organizao Mundial da Sade, de nvel mediano: 1-3%. Quanto mais sintomtica for a fase aguda da doena, maior a chance da doena heptica se cronificar

Exame fsico:

micropoliadenopatia pequena,

hepatomegalia discreta e dolorosa (devido distenso da cpsula heptica),

pequena esplenomegalia reacional,

mais raramente: sinais menngeos, artralgia, rash cutneo.

Diagnstico diferencial:

outras etiologias de hepatites,

leptospirose,

malria,

febre amarela,

sepse,

obstruo de vias biliares.

Hepatite A

uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vrus da hepatite A, que pode cursar de forma subclnica. Altamente contagiosa, sua transmisso do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminao direta de pessoa para pessoa ou atravs do contacto com alimentos e gua contaminados, e os sintomas iniciam em mdia 30 dias

aps o contgio. mais comum onde no h ou precrio o saneamento bsico. A falta de higiene ajuda na disseminao do vrus. O uso na alimentao de moluscos e ostras de guas contaminadas com esgotos e fezes humanas contribui para a expanso da doena. Uma vez infectada a pessoa desenvolve imunidade permanente. Existe vacina segura para hepatite A. A transmisso atravs de agulhas ou sangue rara. Os sintomas so de incio sbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensao de desconforto no abdome, nuseas e vmitos. Pode ocorrer diarreia. A ictercia mais comum no adulto (60%) do que na criana (25%). A ictercia desaparece em torno de duas a quatro semanas. considerada uma hepatite branda, pois no h relatos de cronificao e a mortalidade baixa. No existe tratamento especfico. O paciente deve receber sintomticos e tomar medidas de higiene para prevenir a transmisso para outras pessoas. Pode ser prevenida pela higiene e melhorias das condies sanitrias, bem como pela vacinao. conhecida como a hepatite do viajante. O perodo de incubao do vrus da hepatite A de 30 dias.

Hepatite B
Sua transmisso atravs de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, tambm com as tintas das tatuagens, bem como atravs da relao sexual. considerada tambm uma doena sexualmente transmissvel. Pode ser adquirida atravs de tatuagens, piercings, no dentista e at em sesses de depilao. Os sintomas so semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar a cirrose heptica. A preveno feita utilizando preservativos nas relaes sexuais e no utilizando materiais cortantes ou agulhas que no estejam devidamente esterilizadas. Recomenda-se o uso de descartveis de uso nico. Quanto mais cedo se adquire o vrus, maiores as chances de ter uma cirrose heptica. Existe vacina para hepatite B, que dada em trs doses intramusculares e deve ser repetida a cada 10 anos. O perodo de incubao do vrus da hepatite B de 90 dias.

Hepatite C.
Hepatite que pode ser adquirida atravs de transfuso sangunea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda no foi comprovado que pode ser contagiosa por relaes sexuais. de grande preocupao para a Sade Pblica. A grande maioria dos pacientes assintomtica no perodo agudo da doena, mas podem ser semelhantes aos das outras hepatites virais. Estima-se que 3 % da populao mundial esteja contaminada, atingindo nveis dez vezes maiores no continente africano. A hepatite C perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose heptica e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fgado. A preveno feita evitando-se o uso de materiais cortantes ou agulhas que no estejam devidamente esterilizadas. Recomenda-se o uso de descartveis de uso nico, bem como material prprio em manicures. A esterilizao destes materiais possvel, porm no h controle e as pessoas que dizem que esterilizam no tm o preparo necessrio para fazer uma esterilizao real. No existe vacina para a hepatite C e considerada pela Organizao Mundial da Sade como o maior problema de sade pblica, a maior causa de transplante heptico e transmite-se pelo sangue mais facilmente do que a AIDS.

O anti-HCV positivo detecta infeco atual ou pregressa. Pode ser necessrio bipsia heptica para descartar malignidade e determinar o grau da doena. A deteco do cido ribonucleico (RNA) do vrus caracteriza a presena do vrus no hospedeiro. Aproximadamente metade dos pacientes tratados iro se curar. Possuem melhores resposta ao tratamento os pacientes com idade inferior a 40 anos, do sexo feminino, com gentipos 2 ou 3, que no apresentem cirrose e de peso inferior a 85 quilogramas. O perodo de incubao do vrus da hepatite C de 45 dias.

Hepatite no A no B no C
Termo antigo muito usado para hepatites que no eram nem A nem B, que hoje se reconhece ser a maioria do tipo C, podendo ser tambm E.

Hepatite D
Causada por RNA-vrus (to pequeno que incapaz de produzir seu prprio envelope protico e de infectar uma pessoa), s tem importncia quando associada hepatite B, pois a potencializa. Isoladamente parece no causar infeco. Geralmente encontrado em pacientes portadores do vrus HIV e est mais relacionado cronificao da hepatite e tambm hepatocarcinoma.

Hepatite E
uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vrus da hepatite E, que se pode curar de forma subclnica. Sua transmisso do tipo fecal oral, atravs do contato com alimentos e gua contaminados, e os sintomas iniciam em mdia 30 dias aps o contgio. mais comum aps enchentes No existe vacina para hepatite E. Os sintomas so de incio sbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensao de desconforto no abdome, nuseas e vmitos. Pode ocorrer diarria. considerada uma hepatite branda, apesar de risco aumentado para mulheres grvidas, principalmente no terceiro trimestre gestacional, que podem evoluir com hepatite fulminante. No existe tratamento especfico. O paciente deve receber medicamentos sintomticos e repousar. Pode ser prevenida atravs de medidas de higiene, devendo ser evitado comprar alimentos e bebidas de vendedores ambulantes

Hepatite F
DNA-vrus, transmitido a macacos Rhesus sp. em laboratrio experimentalmente, atravs de extratos de fezes de macacos infectados. Ainda no h relatos de casos em humanos.

Hepatite G
A hepatite G foi a hepatite descoberta mais recentemente (em 1995) e provocada pelo vrus VHG (vrus mutante do vrus da hepatite C) que se estima ser responsvel por 0,3% de todas as hepatites vricas. Desconhecem-se, ainda, todas as formas de contgio possveis, mas sabe-se que a doena transmitida, sobretudo, pelo contato sanguneo (transmisso parenteral). Pode evoluir para infeco persistente com prevalncia de 2% entre doadores de sangue. Em anlises feitas nos Estados Unidos da Amrica aos

doadores de sangue demonstrou-se que cerca de dois por cento j teve contacto com o vrus. Supe-se que o VHG se encontre em 20 a 30% dos utilizadores de drogas injectveis e em dez por cento das pessoas que foram sujeitas a uma transfuso de sangue. Em cerca de 20% dos doentes com infeco pelos VHB ou VHC possvel detectar anticorpos para o VHG, mas esta coinfeco no parece influenciar a evoluo daquelas hepatites. No foi ainda possvel determinar com exactido dado que a descoberta da doena e do vrus que a provoca foram recentes , as consequncias da infeco com o vrus da hepatite G. A infeco aguda geralmente suave e transitria e existem relatos duvidosos de casos de hepatite fulminante (os especialistas ainda no chegaram a uma concluso definitiva sobre as causas destas hepatites fulminantes). Noventa a 100 por cento dos infectados tornam-se portadores crnicos mas podem nunca vir a sofrer de uma doena heptica. At agora no foi possvel comprovar que a infeco pelo VHG conduza a casos de cirrose ou de cancro no fgado. Diagnstico: pesquisa HGV-RNA.

Outras hepatites virais


Outros vrus podem causar hepatites, porm sem ser causa comum. So potencialmente causadores de hepatite em pacientes submetidos a transfuses sanguneas e imunodeprimidos o Epstein-Barr, o citomegalovrus e o herpes zoster. Outros agentes de importncia so os vrus da dengue e febre amarela.

Rodrigo Morais Alves Prof , quando voc copiar o arquivo para o seu PC, eu quero te pedir para voc formatar esse cd, ou tirar o arquivo, e depois me entregar o CD. Ou voc s me devolve que eu fao isso em casa. OBRIGADO

Vous aimerez peut-être aussi