Vous êtes sur la page 1sur 2

O emprego da robtica no setor de eletroeletrnicos Introduo ao ramo da atividade; O emprego da robtica no contexto fabril; Tecnologias atuais; Vantagens e desvantagens

Vantagens:

A introduo da robtica e tudo o que lhe est atrelado - a ciberntica, a microeletrnica e a informtica -, dinamiza o processo produtivo, uma nova fase do desenvolvimento, que implica alteraes tanto nos planos de produo, transporte, comunicao, etc. Portanto, notam-se alteraes na qualidade do produto (seja agrrio seja industrial), no preo deste, na escala de produo (velocidade e custos do produtor tambm) e na quantidade de trabalho humano introduzidos nesse processo. Dentre todos estes fatores o mais influenciador em questo de mercado o valor agregado do produto, que sobe consideravelmente com a preciso decorrente da robotizao, face grande quantidade de produtos que agora podem ser produzidos em uma escala bem menor de tempo. Tudo isso decorre desse processo de padronizao e tem efeitos sobre ele, j que acaba sendo necessrio que a grande empresa se inclua nesses campos caso tenha ambies seja de crescimento seja de manuteno de seu mercado, representando aumento da lucratividade e produtividade. A eletroeletrnica e a robtica so os principais focos das indstrias vigentes no perodo compreendido entre a dcada de 1980 at os dias de hoje, ou seja, indstrias de alta tecnologia empregada. Esses tipos de indstrias tm mudado de forma radical as relaes internacionais e os processos produtivos caracterizados no sistema fabril incorporados pela Primeira Revoluo Industrial, possibilitando o surgimento de novos produtos e o uso de matrias-primas novas e fontes de energia diferentes alm da caracterizao de novas relaes de produo, aonde o homem vem perdendo importncia na fabricao direta do objeto.

Desvantagens A recente tendncia da robotizao dos processos produtivos tem acarretado o desemprego de antigos trabalhadores dos plos industriais, principalmente aqueles que envolvem eletroeletrnicos, j que estes eram os que mais empregavam pessoas no setor produtivo. Outro fator importante, que tais indstrias tm utilizado matrias-primas sintticas, tais como fibras de polister, borracha, nilon e novos tipos de ligas metlicas (manipuladas com preciso cada vez maior devido aos avanos robticos nesses ramos industriais citados), produtos muitas vezes originrios de fontes no-renovveis, ao mesmo tempo em que cresce a importncia da tecnologia voltada para a sustentabilidade da produo, mesmo que de maneira pouco comprometida com a real questo ambiental.

No entanto, para a populao, o principal efeito dessa revoluo robtica se d apenas para os que tm condies de se inserirem nessa nova lgica, que demanda no s capacidade de consumo (como nos contextos industriais anteriores), mas tambm capacidade (tambm intelectual, tcnica) de insero nas redes de comunicaes e desenvolvimento tecno-cientfico mundiais. Da provm o prejuzo para as pequenas e mdias empresas que ainda matem um modo produtivo artesanal ou semi-automatizado. Estas pequenas empresas, na maioria das vezes, no possuem a capacidade de competir com grandes empresas robotizadas, cujo processo de produo menos custoso justamente devido a esta automatizao. Neste caso o custo de produo de seus produtos acaba por ser mais elevado, prejudicando sua insero no mercado consumidor. Esta ltima desvantagem pode ainda assumir outro aspecto, a partir de uma perspectiva mais generalizada. Se pararmos para pensar, a dificuldade de insero dos pases perifricos nessa nova lgica robtica tende a agravar as disparidades econmicas e a dependncia em relao aos pases centrais e agravar tambm as contradies sociais internas destes pases, concentrando mais a renda e deteriorando a qualidade de vida da populao que no pode ter acesso pleno aos servios bsicos privados, j que o Estado tem se mostrado, em geral, menos presente na prestao destes. Nos pases subdesenvolvidos, a robotizao e a automao industrial ocorrem de forma mais lenta, pois a economia destes pases no tem o poder de se adequar e de suportar to rapidamente as mudanas referentes ao universo industrial, como no terem base tecnolgica avanada e no produzirem bens de alto valor. Estes pases no detinham capitais nem incentivos para modernizar seus parques industriais e se adequarem tecnologicamente.Esses pases tambm eram aqueles em que as empresas multinacionais se instalavam para depois enviar seus lucros para os seus pases de origem, pases estes desenvolvidos.

Vous aimerez peut-être aussi