Vous êtes sur la page 1sur 10

A Sociedade do Conhecimento A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Os computadores so incrivelmente rpidos, precisos e burros; os homens so incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes; juntos, seu poder ultrapassa os limites da imaginao. Albert Einstein.

A Sociedade do Conhecimento A evoluo da sociedade humana, sob o ponto de vista socioeconmico, iniciouse quando homem destacou-se dos demais animais, pelo domnio do fogo e de armas e, com a utilizao de sua inteligncia primria, exercitou atividades extrativistas, que proporcionavam ao ser humano primitivo a sobrevivncia por meio da coleta, da caa e da pesca. Com a fixao do homem terra durante a Sociedade Agrcola, surgiram as atividades de plantio e de criao, que possibilitaram produzir mais do que era necessrio para a sobrevivncia, dando origem primeira atividade econmica estruturada: o comrcio de troca dos excedentes, estabelecendo o conceito de valor de produtos e servios e da moeda como facilitador das trocas. No sculo XVII, surgiu a sociedade industrial, decorrente das primeiras invenes tecnolgicas aplicadas s atividades produtivas, permitindo a produo de bens de consumo em grandes quantidades e promovendo uma maior velocidade na acumulao de bens de capital, criando e instituindo novas estruturas econmicas e sociais. Aps a Segunda Guerra Mundial, a evoluo significativa das tecnologias da informao (informtica e telecomunicaes), somada s condies sociopolticas de competio e de cooperao entre naes, resultou no fenmeno da globalizao, desencadeando um aumento da competitividade na economia mundial e empresarial.

A Sociedade do Conhecimento

Essa competitividade demandou, dos profissionais e organizaes, a formulao de estratgias competitivas cada vez mais sofisticadas que, por sua vez, exigem um maior domnio e aplicao de conhecimentos, o que caracteriza a atual Sociedade do Conhecimento. Com o cenrio econmico mundial apresentando o acirramento na competio de mercados, os indivduos, as empresas e naes necessitam ter o conhecimento do ambiente onde atuam, sobre o mercado e a concorrncia e sobre os produtos e servios existentes, determinando poder da Informao como fator preponderante na gerao de riquezas. A Sociedade do Conhecimento caracterizada pela aplicao e desenvolvimento intensivo do uso das Tecnologias de Informaes digitais tanto nas atividades empresariais modernas, como tambm nas atividades corriqueiras e de lazer dos indivduos, tais como televiso, vdeo, telefonia, fotografia, jogos eletrnicos, leitura, viagens e outras. A Tecnologia de Informao aplicada nos negcios de forma cada vez mais intensiva, sofisticando e promovendo diferenciais significativos em produtos e servios, que mesmo fisicamente parecidos, apresentam funcionalidades mltiplas antes inexistentes, para agregar valor e aumentar a sua competitividade na oferta diversificada de um mercado globalizado. Essas tecnologias, pelo acesso facilitado s informaes, potencializam as atividades de pesquisa e desenvolvimento que resultam em outras inovaes mercadolgicas, despertando e at criando novas necessidades no consumidor.

1. Paradigmas da nova economia: agilidade, flexibilidade, produtividade e qualidade As tecnologias de informaes geram novos negcios, modificam os existentes e moldam um novo cenrio econmico que, com convergncia de aplicaes da informtica e da telecomunicao, amplifica o poder da inteligncia individual e coletiva, realimentando e acelerando o ciclo virtuoso de gerao de novos conhecimentos devido facilidade de armazenamento e acesso a informaes. Essa acelerao da economia digital gera diversos efeitos positivos, mas tambm alguns negativos:

A Sociedade do Conhecimento

Obsolescncia acelerada pelas seguidas transformaes tecnolgicas, que exigem uma modernizao constante e convertem organizaes e bens, ainda em uso, em estruturas e produtos ultrapassados e obsoletos, estabelecendo um prazo de validade para as organizaes e indivduos, caso no se recicle sistematicamente;

Descartabilidade a diminuio de custos resultante do aumento de produtividade torna os produtos cada vez mais descartveis e permutveis por outros mais modernos;

Volatilidade de vnculos dos consumidores com produtos e marcas, que sustentam a fidelidade comercial, enfraquecida pela velocidade de ofertas, com quantidade e qualidade cada vez maiores.

Essa realidade veloz e mutante estabelece os novos paradigmas que norteiam os comportamentos de indivduos, empresas e naes na Sociedade do Conhecimento.

1.1. Flexibilidade e agilidade As constantes alteraes e evolues demandadas nos produtos e servios, pelos consumidores e pela concorrncia acirrada, resultam em um processo de substituio acelerada, transformando os conhecimentos de anos anteriores em simples registros histricos. Como exemplo, podemos citar a evoluo da telefonia mvel que, implantada com a tecnologia analgica, alterou-se rapidamente para digital, permitindo incorporar fotografias e vdeos aos servios de voz, viabilizando a transmisso de dados, o que obriga as empresas e profissionais da rea de telefonia a se reciclarem para no desaparecerem. Criaes inovadoras resultam tambm em evolues de ruptura, nas quais as funcionalidades e necessidades so supridas por novos produtos e servios, utilizando tecnologias e componentes que no se relacionam com as anteriores, ocasionando o desaparecimento de produtos, empresas e profisses. Ex: aparelhos walkman de fita cassete, substitudos pelos diskman de CD, e estes suplantados pelos MP3 players. Evolues e revolues em produtos e servios so comuns no mercado atual, exigindo das organizaes a capacidade de prever o futuro de seus campos de atuao,

A Sociedade do Conhecimento antecipando e/ou provocando as remodelaes necessrias para no perder a competitividade.

Para tanto, a flexibilidade e a agilidade so caractersticas imprescindveis para sobreviver e prosperar na nova economia de mercado, entendidas como: flexibilidade: capacidade de proceder alteraes e aprimoramentos dos processos e das estruturas empresariais, devido necessidade de suas adaptaes a novos contextos e exigncia de mercado; agilidade: velocidade de deciso e ao cada vez maior, produzindo bens e prestando servios em prazos cada vez menores, sem prejuzo s suas especificaes e qualidade, para acompanhar a nova realidade em que todos os fatos atuais que se sucedem em velocidade muito superior s pocas anteriores, muitas vezes de forma simultnea.

1.2. Qualidade e Produtividade

A exigncia de aprimoramentos da qualidade e de diminuio de preo, pelo aumento de comparabilidade entre produtos e servios de diferentes fornecedores, promovido pelo fcil acesso e pela grande quantidade de informaes disponveis, faz com que as empresas sejam obrigadas a melhorarem os processos de garantia de qualidade e de aumento de produtividade. O aprimoramento das especificaes pela exigncia de Qualidade e a diminuio de custos pelo aumento de Produtividade tornam-se fundamentais para conquistar o cliente. - Qualidade: atendimento aos nveis de exigncia do mercado e dos consumidores que crescem com a comparabilidade da qualidade de produtos e servios similares, possibilitada pela disseminao de informao; - Produtividade: capacidade de produzir mais com cada vez menos, com menores custos, para ganhar competitividade de mercado, e para suprir o aumento quantitativo de mercado pelo crescimento da prpria populao mundial.

2. A informao como ativo empresarial

A Sociedade do Conhecimento

A informao, como insumo da gerao de novos conhecimentos de mercados, processos e produtos, configura-se atualmente como o recurso produtivo imprescindvel para os profissionais e organizaes na Nova Economia, para quem o domnio e a correta utilizao da informao permitem tomar as decises mais acertadas, e envidar as aes mais produtivas que estabelecem o seu grau de sucesso na Sociedade do Conhecimento. A informao , ento, o componente central do patrimnio intelectual tanto dos indivduos, pelas suas competncias e habilidades, como das empresas, pelo domnio e conhecimento formados por pesquisas e desenvolvimentos promovidos pelo aprendizado permanente. Ela caracterizada por duas propriedades que a diferencia dos demais recursos produtivos, a rpida perecibilidade e a fcil replicabilidade. A perecibilidade da informao uma propriedade que merece uma ateno especial, pois definida pela degradao de seu valor econmico no tempo, exemplificada pelo fato de que de nada vale para um profissional saber operar um equipamento obsoleto. O que diferencia fundamentalmente a informao dos demais recursos produtivos, limitados e finitos, como a mo-de-obra, a matria-prima e o capital, a replicabilidade, que pode ser entendida como a capacidade de rpida multiplicao da informao, por ser facilmente disseminada e/ou repassada sem que a fonte se esgote. Nas empresas, por exemplo, a replicabilidade pode ser representada por um projeto de produto, pelo domnio de um processo ou servio, por redes de relacionamentos com clientes e fornecedores ou por uma estrutura empresarial eficiente e eficaz, composta por profissionais competentes, motivados e proativos.

3. Necessidade, possibilidades e potencialidades de TIs

Atualmente, com a maior disponibilidade e fcil acesso a computadores e sistemas informatizados, as empresas podem investir em melhorias de processos e no desenvolvimento de novos produtos e servios. Essa aplicao pode se dar nos trs diferentes nveis empresariais: operacional, gerencial e estratgico.

A Sociedade do Conhecimento 3,1, Suprindo necessidades operacionais No nvel operacional as tecnologias de informao proporcionam maior

eficincia da organizao, suprindo as necessidades de preciso, agilidade, volume, segurana e conforto nas transaes primrias, efetuando clculos mais exatos, com maior velocidade, realizando mais trabalhos, diminuindo erros e simplificando as tarefas. A sua utilizao resulta em reduo de custos nas operaes, com automaes e integraes de tarefas e na melhoria na produtividade e na qualidade dos servios realizados e oferecidos. Fornece tambm dados totalizados para decises operacionais.

3.2. Aumentando possibilidades gerenciais No nvel ttico, para os gerentes e decisores da empresa, os sistemas fornecem informaes consolidadas de desempenho, planejado e realizado, dos recursos produtivos (mo-de-obra, matria-prima, capital), aumentando as possibilidades de melhorias na utilizao dos mesmos, pois com mais informaes pode-se tomar decises com maior probabilidade de acerto, para realizar aes com melhores resultados. Propiciam uma maior eficcia gerencial, com melhoria na tomada de decises, por meio do fornecimento de informaes mais rpidas e precisas, possibilitando melhores projees dos efeitos das decises. Propiciam o estmulo de maior integrao e interao entre os tomadores de deciso, com reduo do grau de centralizao de decises na empresa.

3.3. Explorando potencialidades estratgicas No nvel estratgico as tecnologias de informaes podem auxiliar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e servios e agregar valor aos existentes, possibilitando explorar as potencialidades dos mesmos e aprimorando as competncias essenciais da organizao em seu ramo de atuao Asseguram a efetividade pela prosperidade da empresa em seu mercado de atuao, melhorando a adaptabilidade da empresa para enfrentar os acontecimentos futuros e no previstos e viabilizando a implementao de diferenciais competitivos inovadores em relao aos concorrentes, agregando TIs aos prprios produtos e servios.

A Sociedade do Conhecimento

4. Tecnologias de Informao aplicadas Para compor o contexto da atuao empresarial na economia digital, dispe-se atualmente de diversas tecnologias de informao aplicadas, j viabilizadas e prontas para utilizao nas empresas, a depender de suas necessidades e de um estudo de custo versus benefcio.

4,1 Automao comercial Todas as empresas tm sua disposio uma oferta significativa de sistemas integrados, para automatizar as tarefas administrativas e comerciais, tanto internas como externas junto aos fornecedores e clientes. Esses sistemas efetuam cotaes, compras e recepo de mercadorias, controles de seus estoques e movimentaes, e agilizam as vendas, com consultas e a emisso automtica de documentos, com os registros de eventos e de ocorrncias nas transaes. Trabalham integrados com os processos financeiros resultantes, controlando as contas a pagar e a receber, as disponibilidades em contas-correntes, efetuando pagamentos e recebimentos automaticamente. Tambm podem efetuar todos os registros legais e contbeis para apurao dos resultados e clculos dos tributos incidentes sobre as transaes efetuadas e os lucros obtidos. Em automao comercial, encontram-se tecnologias de identificao automtica de produtos, itens e pessoas, seja por cdigos de barras de leitura tica, por tarjas magnticas em cartes plsticos ou por etiquetas eletrnicas inteligentes (microchips) lidas por rdio freqncia. A identificao automtica agiliza a manipulao e minimiza os erros em operaes que envolvem produtos, clientes e itens em grande quantidade. Em solues mais elaboradas e modernas, automatizam-se as prprias operaes de compra e venda, possibilitando ao prprio cliente e/ou fornecedor interagir com os sistemas da empresa, como o comrcio eletrnico pela internet, transaes bancrias em caixas eletrnicos ou at compras eletrnicas, via leiles virtuais e cadeias de suprimentos integrados (supply chain).

A Sociedade do Conhecimento

4.2. Automao Industrial As aplicaes de TIs na indstria abrangem desde o projeto de produtos e processos, via Computer Aided Design/Computer Aided Manufactoring (CAD/CAM) projetos auxiliados por computador, fabricao auxiliada por computador, robotizao de processos, gesto de produo, at a integrao completa com fornecedores e sistemistas. Atualmente, todos os projetos tcnicos de engenharia so elaborados por computador, pois eliminam a necessidade de desenhistas tcnicos, permitem modificaes dinmicas e aumentam a produtividade dos projetistas pela possibilidade de trabalhar com bibliotecas de elementos construtivos prontos, transformando o trabalho de projetar, que antes era de desenhar, em montar. Os projetos elaborados com um sistema CAD podem alimentar automaticamente os equipamentos dotados de CAM com informaes que parametrizam e regulam as mquinas com CNC (comandos numricos computadorizados), eliminando a necessidade de operadores humanos nessas mquinas, com a qualidade e produtividade aumentadas geometricamente. Pelo alto grau de eletrnica embarcada (chips programados para facilitao e/ou execuo automtica de tarefas) nos produtos atuais, - como automveis, telefones celulares, eletrodomsticos automticos, entre outros - h a necessidade de rpidos desenvolvimentos e melhoramentos nos softwares acoplados nos mesmos, com verses cada vez mais aprimoradas. Para a elaborao, aprimoramento e controle de verses desses softwares, utilizam-se os Computer Aided Software Engeneering (CASEs, isto , Engenharia de Software auxiliado por computador). A gesto de produo prdiga em problemas quantitativos. O MRP Material resources programming programao de recursos materiais, depois suplantado pelo MRP II Manufactoring Resources Planning planejamento de recursos de produo, necessitam da realizao de clculos complexos e precisos. A partir da composio dos produtos, das quantidades a produzir e dos prazos de entrega prometidos, calcula as quantidades, por tipos e prazos de necessidades de componentes, matrias-primas, mo-de-obra, equipamentos, energia etc., para que a

A Sociedade do Conhecimento indstria possa planejar e viabilizar a disponibilidade dos insumos necessrios fabricao dos seus produtos, para atender a demanda de clientes e do mercado. As modernas configuraes de produo, com a formao de redes com

fornecedores e clientes como forma a minimizar custos e agilizar o ciclo produtivo, possibilitada pela evoluo das tecnologias de integrao de dados

4.3. Automao bancria

As atividades financeiras das empresas podem ser plenamente integradas com os bancos, pois uma das atividades que mais utiliza, investe e evolui na aplicao de TIs. As operaes de recebimentos, cobranas, pagamentos, financiamentos encontram-se todas portadas a meios eletrnicos, dispensando a utilizao de moeda em espcie e at mesmo de cheques. Pela necessidade de exatido e celeridade das operaes, os bancos utilizam tecnologias de telecomunicao e internet (celular e home banking), disponibilizam terminais Automatic Teller Machines (ATMs) e cartes com tarjas magnticas e chips (smartcards). Tambm dispem de recursos de integrao interbancria, para padronizao dos relacionamentos entre todas as instituies do ramo (SPB Sistema de Pagamentos Brasileiro).

4.4. Automao de servios As empresas em geral tm atividades administrativas e de gesto, nas quais necessitam elaborar documentos sejam de textos, planilhas de clculo, materiais de apresentao, entre outros, e para isso dispem de um arsenal bem diversificado de ferramentas de software, denominados de office suites. Os trmites de correspondncias, comunicados, processos, hoje so agilizados por sistemas de work flow (fluxo de trabalhos), que funcionam como uma espcie de controle de protocolos, indicando por onde um processo deve trafegar, onde se encontra, tempo de despacho em cada etapa e fornecendo at a produtividade das atividades burocrticas.

A Sociedade do Conhecimento

10

Agendas corporativas integradas se encarregam de marcar compromissos e reunies conjuntas de pessoas da organizao, eliminando perdas de tempo devidas a desencontros e faltas. Funes de informao a clientes, visitantes, hoje podem ser efetuadas por terminais interativos de consulta, dispensando recepcionistas e porteiros. Os servios governamentais esto dotados de sites na internet para agilizar atendimentos e de integraes digitais, principalmente nas arrecadaes de impostos e tributos em geral, desonerando esses processos dos custos e erros da execuo manual dessas tarefas.

4.5. Sistemas integrados e BD (Banco de Dados)

Cenrios complexos do mundo empresarial demandam ferramentas de interrelacionamento de dados e informaes, que possibilitem um maior conhecimento de contexto, para apoio a decises que podem decidir os rumos e destinos de uma empresa. Dados primrios armazenados pelas transaes empresariais formam volumes enormes de registros que, pelo tempo necessrio para pesquisar neles, podem impossibilitar o uso gil e eficaz desses bancos de dados. Para resolver esse impasse, de um sistema que realmente d suporte s decises estratgicas, existem tecnologias de Datamining (garimpagem de dados) para formao de Data Warehouses (armazm de dados). Com dados selecionados e previamente consolidados das bases de dados transacionais da empresa, somados a outros dados externos empresa, sobre o mercado, concorrentes e produtos, pode-se formar um Sistema de Apoio Deciso (SAD), para agilizar e dar mais preciso s aes estratgicas da organizao. Bancos de dados dos clientes e seus relacionamentos com a empresa viabilizam aes de Customers Relationship Management (CRM, ou seja, gesto de relacionamento com consumidores), para estreitar os laos da empresa com os clientes, efetivos e potenciais, com o objetivo de melhorar o desempenho da organizao. As informaes de relacionamentos com fornecedores e parceiros podem potencializar os resultados de todos, mediante tecnologias de Partner Relatioship Management (PRM) e de Supply Chain Management (SCM), fortalecendo as relaes com os distribuidores e varejistas dos produtos da indstria.

Vous aimerez peut-être aussi