Vous êtes sur la page 1sur 15

MARCHA DA REFORMA AGRRIA DO SCULO XXI

DE 21 DE AGOSTO A 7 DE SETEMBRO DE 2011 212 KM DE GOINIA RUMO A BRASILIA

Press Kit

Realizao:

Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI Aperte a mao de quem o alimenta!

A Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI


Aperte a mo de quem o alimenta! um amplo projeto de articulao social, estabelecido atravs de uma grande atividade de massa, para recolocar a questo da reforma agrria de volta a agenda poltica nacional, para a sociedade e para o governo federal. Entre as diversas atividades que compem essa mobilizao o ponto mais importante sero os aproximadamente 15 dias de uma caminhada de mais de 200 km percorridos de Goinia, capital do Estado de Gois, at Braslia, capital Federal. A partir do dia 21 de agosto de 2011 estaro em marcha e promovendo pelas cidades onde passarem importantes seminrios sobre a reforma agrria brasileira, milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos, intelectuais, estudantes, lideranas sindicais e parlamentares cientes da importncia e da necessidade da reforma agrria para a superao da pobreza no Brasil e para a efetiva transformao social com justia no pas. Mulheres e homens unidos para o dilogo com a sociedade sobre os temas centrais do projeto poltico que defende a concepo de um novo modelo de Reforma Agrria para o Brasil, onde as Empresas Agrcolas Comunitrias figuram como alternativa econmica, social e cultural ao modelo de agricultura convencional desenvolvido pelo agronegcio que tem como foco a degradao

ambiental, a concentrao de terras e o comrcio de commodities com o uso intensivo de agrotxicos. Em parceria com as entidades de luta pela terra e a favor da reforma agrria CPT, FETRAF, CUT e CMP, alm de contar com o apoio do Incra e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, a Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI promovido pelo Movimento de Libertao dos Sem Terra (MLST), movimento social organizado em dez estados da Federao que completa 14 anos no dia 21 de agosto deste ano.

A Marcha da Reforma Agrria do sculo XXI de todas as pessoas que lutam para acabar com a fome e a misria no Brasil. a Marcha da confraternizao dos que trabalham no campo e na cidade pela democratizao da terra, para produzir alimentos saudveis livres de agrotxicos, pela soberania alimentar, para avanar na transformao social do pas.

Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI Aperte a mao de quem o alimenta!

Entidades parceiras da Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI:

Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI Aperte a mao de quem o alimenta!

ENTREVISTA
VNIA PEREIRA ARAJO COORDENAO NACIONAL DO MLST -

Uma das principais

lideranas

nacionais pela reforma agrria uma mulher, filha de cortadores de cana do interior de Pernambuco, que entrou para a luta pela transformao da estrutura agrria brasileira aos 18 anos, depois de haver participado de uma ao de ocupao de uma fazenda, em 1996. Hoje ela da coordenao nacional do Movimento de Libertao dos Sem Terra (MLST) o segundo maior movimento social pela reforma agrria no Brasil faz ps-graduao em Soberania, Segurana Alimentar e Agroecologia no semi-rido pernambucano e dirige a mais importante atividade da histria do Movimento A Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI.

Vnia se preocupa em dar pelo menos um breve retoque na maquiagem antes de tirar as fotos para a entrevista. Ajeita o cabelo, vai at o espelho, passa um batonzinho. Mas quando se trata de dar opinio suas respostas so diretas e contundentes. A reforma agrria no Brasil ainda vista como uma poltica de compensao, e no como um projeto de desenvolvimento. Para a representante do MLST essa a reconfigurao do debate sobre a reforma agrria que se faz necessrio para garantir um projeto estruturador de desenvolvimento para o pas. E isso ser alcanado quando a reforma agrria for finalmente entendida como um processo de incluso social, com distribuio de terra e produo de alimentos.

UMA MARCHA DE 200 KM


Assim como outros movimentos sociais, o entendimento do MLST de que a reforma agrria no tarefa s de um setor da sociedade, mas do conjunto dos atores sociais, do campo e da cidade. por isso que foi proposta a realizao da Marcha da Reforma Agrria do Sculo XXI, como um importante meio de recolocar a questo da reforma agrria na agenda poltica nacional. A Marcha vai chamar a ateno para a necessidade de dar mais peso ao Eixo da Incluso Produtiva, o menos desenvolvido dos trs pontos do Programa de Combate a Misria do governo Dilma. Queremos mobilizar tanto os setores ligados a questo da terra, bem como parlamentares, prefeitos e governadores e sociedade civil em geral com o objetivo de discutir o papel da reforma agrria na superao da pobreza no pas, explica Vnia. Sero milhares de militantes e simpatizantes da reforma agrria, em diferentes delegaes de vrios movimentos sociais, que iro participar de todo o percurso, mais de 200 km de Goinia a Braslia, passando por mais de dez cidades durante 15 dias, iniciando no dia 21 de agosto.

O lema da Marcha Aperte a mo de quem o alimenta, porque, como explica a militante, j esta comprovado pela prpria ONU que a agricultura familiar e assentamento de reforma agrria so responsveis pela produo de 70% da produo de alimentos bsicos da mesa do brasileiro e 74% da mo de obra do campo.

AGRONEGCIO X AGROECOLOGIA O foco central da Marcha ser, justamente, a questo da produo de alimentos agroecolgicos em oposio a produo de alimentos utilizando veneno - da forma como realiza a monocultura do agronegcio brasileiro. Desde sua fundao o MLST coloca que como diretriz poltica o inimigo da reforma agrria no mais o latifndio improdutivo, seno o agronegcio. Isso o que embasa, segundo Vnia, o conceito de reforma agrria do sculo XXI porque abre um embate direto contra o modelo agrcola excludente que promovido pelo agronegcio: monocultura, utilizao de veneno, desemprego. J denunciamos isso h muito tempo, e outros movimentos, ao reconhecerem hoje tambm que o inimigo o agronegcio, revela que h uma correlao de foras no Brasil que unem os movimentos sociais do pas sob a bandeira da denncia da excluso no campo brasileiro, analisa. Por isso a disputa com o agronegcio necessria: se o projeto do agronegcio concentrao, o da agricultura familiar e do assentamento de reforma agrria a democratizao da terra; o agronegcio estabelece a monocultura, a agricultura familiar promove a diversificao de alimentos; o agronegcio produz alimentos utilizando agrotxicos e sementes modificadas, a agricultura familiar defende a produo de alimentos orgnicos, com mtodos agroecolgicos e incluso de mulheres e jovens.

H uma incompatibilidade entre o agronegcio e a agroecologia. So projetos antagnicos que esto em disputa, afirma Vnia Arajo. Para o argumento de que o agronegcio que traz riqueza para o pas ao equilibrar a balana comercial, Vnia lembra que tambm o agronegcio que exporta matria-prima. No temos beneficiamento de gros, no agregamos valor, no geramos emprego, no temos indstria. Isso gera situaes como uma Alemanha com o titulo de maior exportador de caf do mundo, sem sequer produzir caf. Eles compram de vrios pases, especialmente do Brasil, e l beneficiam e exportam para outros locais. O agronegcio no promove o desenvolvimento da nao do ponto de vista da indstria e da gerao de emprego.

REFORMA AGRARIA DO SCULO XXI Por isso o mote principal do projeto de reforma agrria do sculo XXI do MLST so as Empresas Agrcolas Comunitrias, que exatamente o planejamento da produo nos assentamentos de reforma agrria para permitir que haja o beneficiamento da produo agregando valor e gerando emprego e renda. Com isso tambm queremos garantir produtos de melhor qualidade para a populao brasileira. A humanidade hoje quer uma vida mais saudvel e isso passa necessariamente pela alimentao de qualidade que quem pode prover a agricultura familiar, e no o agronegcio, pondera Vnia. No dia 21 de agosto, no lanamento da Marcha, haver a inaugurao tambm da Empresa Agrcola Comunitria de Lacticnios do assentamento Che Guevara, no municpio de Itabera, em Gois. Ainda esto programadas para serem lanadas brevemente as Empresas Agrcolas Comunitrias de distribuio de alimentos em So Paulo, outras duas de laticnios em Minas Gerais e no serto pernambucano, e uma de beneficiamento de frutas no Rio Grande do Norte.

A agricultura familiar e o assentamento de reforma agrria no apenas cumprem um papel estratgico para o desenvolvimento do pas, como tambm para a alimentao de qualidade para o mundo, conclui a lder do MLST.

SERVIO PARA IMPRENSA:


Website: www.marchaseculo21.blogspot.com Twitter: @marchamlst21 Facebook: marcha.mlst Email: marchaseculo21@gmail.com Fone: 81- 9197 0077 / 81-9934 5189 (assessoria de imprensa) FOTOS DO MLST, CARTAZ E LOGOMARCAS OFICIAIS: picasaweb.google.com/107212933358361519768

ASSISTA O VIDEO-TEASER DA MARCHA No canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/marchamlst21

PROGRAMAO DO ROTEIRO DA MARCHA (sujeito a alteraes):

21/8 Ato Pblico de Lanamento da Marcha Local: Praa Universitria Setor Universitrio Goinia/GO Horrio: 9h

22/8 Sada da Marcha Trecho: Goinia Terezpolis de Gois Distncia: 30 Km

23/8 - Sada da Marcha Trecho: Terezpolis de Gois - Anpolis Distncia: 25 Km Atividade: Formao Poltica e Seminrio

26/8 - Sada da Marcha Trecho: Anpolis - Abadinia Distncia: 30 Km

27/8 - Sada da Marcha Trecho: Abadinia Alexnia Distncia: 30 Km Atividade: Formao Poltica 29/8 - Sada da Marcha Trecho: Alexnia Povoado do Engenho Distncia: 25 Km Atividade: Montar acampamento

30/8 - Sada da Marcha Trecho: Povoado do Engenho Divisa Gois/Braslia Distncia: 25 Km Atividade: Montar acampamento

31/8 Sada da Marcha Trecho: Divisa Gois/Braslia - Samambaia Distncia: 25 Km Atividade: Formao Poltica

3/9 - Sada da Marcha Trecho: Samambaia Ncleo Bandeirantes Distncia: 25 Km Atividade: Formao Poltica

5/9 - Sada da Marcha Trecho: Ncleo Bandeirantes Parque da Cidade (Plano Piloto) Distncia: 20 Km Atividade: Formao Poltica, Seminrio, Agenda Governamental

Importante: no dia 7 de Setembro a Marcha participa do Grito dos Excludos. Mdia: 253 Km e 19 dias de atividades

MANIFESTO

O MODELO

de reforma agrria do sculo XX foi superado,

porque o seu principal inimigo no mais o velho latifndio improdutivo e sim o agronegcio que continua comprando terras baratas e articula poderosos interesses econmicos, polticos e sociais, para combater a reforma agrria. No ltimo perodo, o agronegcio ganhou um destaque nacional por se apresentar como grande produtor do meio rural e pelo supervit da Balana Comercial Brasileira. Esse modelo foi responsvel pela crise alimentar que ocorreu em 2008 e que tem reflexo direto na mesa do trabalhador com o aumento do preo do alimento. Hoje o processo de financeirizao em forma de

commodities vem colocando em risco a segurana e a soberania alimentar e


nutricional, do nosso povo. O Relatrio da ONU sobre "A agroecologia e o direito alimentao", mostra que a produo agrcola camponesa pode dobrar a produo de alimentos em reas crticas por meio do uso de prticas agroecolgicas. Segundo dados da FAO, o mundo produz hoje alimentos para 8 bilhes de habitantes. Ento por que temos mais de 1 bilho de pessoas sem acesso ao alimento? No Brasil cerca de 800 mil pessoas so intoxicadas por agrotxicos todo ano, no mundo so mais de 120 milhes. Mais de 12 mil por ano morrem no Brasil em decorrncia do uso dos agrotxicos, no mundo so mais de 1 milho e 200 mil mortes. Cada brasileiro consome por ano 3,9 litros de veneno, atravs da alimentao.

A agricultura qumica incompatvel com a idia de segurana e soberania alimentar e nutricional, porque ela busca o mximo de produtividade, mas no garante a estabilidade da produo por causa da degradao ambiental que ela provoca. fundamental tornar pblico os importantes avanos das experincias das mulheres e dos jovens na produo dos alimentos agroecolgicos e seus resultados na garantia da segurana alimentar e nutricional com a diversificao e qualidade dos produtos. O Programa Brasil Sem Misria do Governo da Presidenta Dilma Rousseff tem trs eixos de aes: transferncia de renda; acesso a servios pblicos e incluso produtiva. Nesse sentido, os assentamentos de reforma agrria, a agricultura familiar e comunitria, junto com os pequenos produtores rurais cumprem um papel estratgico para alcanar esse objetivo e avanar na transformao social do Pas. Marchamos pela Soberania Alimentar: sementes crioulas; autonomia da produo; quintais produtivos; economia solidria; praticas conservadoras do solo e manejo ecolgico dos recursos naturais e o circuito curto de comercializao. A agricultura familiar-comunitria a guardi da gentica animal e vegetal. Quem tem a semente tem a vida. Por tudo isso, Aperte a Mo de Quem o Alimenta porque os trabalhadores e trabalhadoras rurais so responsveis por 70% da produo de alimentos bsicos da mesa do brasileiro; porque representa 74,4% da mo-deobra do campo; porque desenvolve o comrcio local; porque produz alimentos preservando o meio ambiente; porque diversifica sua produo; porque democratiza o acesso a terra.

Vous aimerez peut-être aussi