Vous êtes sur la page 1sur 2

FORD E A ADMINISTRAO CIENTFICA Paulo Henrique da Silva Oliveira* Teodolino Rebouas de Souza Junior* Orientao: professor Hamilcar Pereira

e Costa A administrao hoje uma cpia dos grandes inovadores da administrao cientfica americana que antes da Primeira Guerra Mundial estavam estudando esta cincia, porque antes disso, ela era apenas considerada uma arte. Este fato fez com que a administrao evolusse muito pouco at o sculo XIX. A administrao ganhou status de cincia atravs de seus criadores: Taylor, Fayol e Ford, homens com a mentalidade voltada para o mercado, produziam carros com todos os seus ingredientes do comeo ao fim, antes fabricados artesanalmente de forma demorada e com custo maior. Taylor e Ford foram trabalhando e estudando cada empregado, cada um com suas funes. Os operrios fariam uma s funo, cada turma com seu supervisor, com isso cada operrio ficava mais especializado naquela tarefa. Logo apareceram resultados cada vez melhores. Os movimentos desnecessrios dos operrios consumiam tempo, e tempo dinheiro jogado fora. Ford revolucionou neste ponto ao utilizar esteiras rolantes em suas fbricas, assim os operrios no precisavam ficar se movimentando, eles ficavam parados enquanto os automveis movimentavam por essas esteiras, o que utilizado ainda nas indstrias modernas. Henry Ford fundador da Ford Motor Company, foi o grande inovador da administrao cientfica, vrios anos de pura dedicao fiz dele um marco na histria da indstria automobilstica, da administrao e do capitalismo. Muito conhecido no mundo pela produo em massa e a montagem mvel, desenvolveu um sistema de produo que reduzia o tempo de fabricao dos automveis significativamente, com a mecanizao da linha de montagem, produzindo mais em menos tempo. Em suas fbricas produziam cerca de 800 unidades por dia a preos populares. Os carros possuam manuais com perguntas e respostas para os fregueses lidar melhor com o automvel. Cada carro teria que ter uma caixa de ferramentas para no deixar o motorista na mo, possuam garantia e assistncia tcnica, uma novidade na poca. Em suas fbricas produziam da matria prima at o produto final acabado. As peas eram feitas de formas padronizadas e de maneira que os custos fossem reduzidos. O bloco do motor, por exemplo, era feito numa nica pea fundida, o que antes usava os cilindros separados. Ford foi um dos homens mais ricos do mundo, no teve, sequer, auditoria em sua empresa. Pagava salrios mais altos que seus concorrentes, enquanto estes pagavam cerca de 3 (trs) dlares por dia, Ford pagava 5 (cinco) dlares. Alm disso, reduziu a jornada diria de seus empregados de 9 (nove) para 8 (oito) horas e a semanal de 6 (seis) para 5 (cinco) dias. Para ele seus empregados tinham que ter um poder de compra para adquirir os carros que eles produziam, o que considerado uma idia avanada tanto para sua poca quanto para os dias atuais. Segundo Ford, o que pagava os empregados no era o patro e sim o produto que eles produziam, o empregador tinha apenas que entregar o salrio.

Apesar da grande contribuio que o Fordismo deu para a administrao cientfica, houve tambm seu lado negativo, fez com que os operrios tornassem como meros robs programados a fazer uma mesma tarefa repetitiva diante de uma esteira rolante. Nesse sistema, o trabalhador fica sem noo da sua participao no contexto da produo somando se a isso a pouca perspectiva de ascenso profissional.

REFERNCIAS FRAGA, Alexandre Barbosa. Da rotina flexibilidade: Anlise das caractersticas do fordismo. Habitus, Rio de Janeiro, n.1, p2-7, 2005 MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru. Administrao cientfica: Princpios da produo em massa. Teoria Geral da Administrao: Da escola cientfica a competitividade econmica globalizada: 2.ed. So Paulo: Atlas, 2000. cap.5, p175-179 MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru. Ford e a linha de montagem. Introduo a Administrao. 5.ed. rev. Ampl. So Paulo: Atlas, 2000. p. 58-59 MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Teoria Clssica: Noes bsicas. Teoria Geral da Administrao. 4.ed. So Paulo. 2001. p. 29 * acadmicos da disciplina de Evoluo do Pensamento Administrativo Clssico (1 semestre do curso de administrao da Faculdade de Jussara)

Vous aimerez peut-être aussi