Vous êtes sur la page 1sur 16

LIXO VERSUS HOMEM: MEDO E RISCO AMBIENTAIS - DISPOSIO IRREGULAR DOS RESDUOS SLIDOS URBANOS NO BAIRRO DO MORRO DA CONCEIO

/ RECIFE PE PAULA, Eline Silva de1

RESUMO

Este artigo prope uma reflexo a respeito dos medos e riscos ambientais e a relao destes com a disposio irregular dos resduos slidos em reas de morro. A falta de infraestrutura torna estas reas susceptveis a riscos muitas vezes desconhecidos pela populao. O desrespeito com a natureza e o prprio desconhecimento sobre os danos causados pelo mau destino dado aos resduos fazem com que os moradores destas reas sofram e tal problemtica justifica a realidade vivida. No entanto, mesmo vivendo em alerta durante o inverno, os moradores do bairro do Morro da Conceio/PE, atribuem os deslizamentos de massa e os medos alimentados, as chuvas e no ao lixo acumulado nas encostas. Todavia, estes representam riscos e devem ser considerados. Ainda assim, as reas de morro sendo objeto de estudo deste trabalho, que historicamente tem sua ocupao de forma irregular e por estratos sociais menos favorecidos, no tem no problema com o lixo a exclusividade, pois a falta de respeito com a natureza e conscincia ambiental geral, no escolhendo nvel de instruo, to pouco camada social.

Palavras-chave: Lixo, Risco ambiental, Medo Ambiental, Morro da Conceio.

1. Gegrafa. Mestranda em Geografia pelo Programa de Ps Graduao em Geografia da UFPE.

1. Introduo

O crescimento das cidades e o acelerado processo de expanso do capitalismo trouxeram consigo problemas socioambientais, que vo desde a falta de infraestrutura at de saneamento ambiental. E um destes que no deixa o poder pblico livre de inquietaes a destinao dos resduos slidos. A mudana de hbitos e formas de consumo, crescimento da populao nos diferentes estratos sociais, tem provocado um aumento da produo de resduos slidos significativamente. Analisando genericamente os problemas ambientais ocorridos em reas urbanas, as ocorrncias mais freqentes de desastres naturais de inmeras causas, acontecem nos locais onde se concentram os estratos sociais menos favorecidos (COELHO, 2006, p. 27). Dentro deste contexto esto inseridas as reas de morro. Ocupadas de modo espontneo, no tiveram qualquer planejamento, muito menos investimentos nas construes, de forma que cumprissem com as normas pertinentes a sade pblica. Junto aos problemas esttica, sade e ambiente, a populao que ocupa tais reas esto sujeitas aos desastres ambientais, quer sejam de ordem natural ou antrpica. E, a disposio irregular dos resduos contribui para alimentar um dos medos ambientais mais presentes na realidade dos indivduos residentes de tais reas, que so os deslizamentos de massa. Como muitos no podem se mudar para outras moradias precisa conviver, principalmente durante o inverno com o perigo eminente. Segundo George (1989, p. 137), a adoo do termo meio ambiente e do seu contedo implica uma escolha na atitude do gegrafo. Tratar do estudo do meio ambiente no uma ao descritiva e neutra. Implica a pesquisa e a deteco de um sistema complexo de aes/reaes e de responsabilidades. Neste contexto, julga-se relevante um estudo sobre a disposio dos resduos slidos e como as aes em relao ao seu gerenciamento podem influenciar a dinmica dos que habitam as reas de morro, principalmente no que concerne aos medos urbanos ambientais.

2. Resduos Slidos Urbanos: a m disposio como problema visvel

Normativamente, resduos slidos so definidos pela Norma Brasileira - NBR-10004/87 como resduos nos estados slidos ou semi-slidos ou que resultam da atividade da comunidade, de origem industrial, domstica, agrcola, de servios e de varrio. Mesmo que lixo e resduo slido seja a mesma coisa ser adotado neste estudo o termo resduo slido. So vrias as referncias, no entanto, todas culminam a uma definio comum, em que resduos slidos urbanos so originados de atividades de uma determinada comunidade e que eles podem ter utilidade para quem os aproveita. Idealmente, ao sair dos ambientes em que so produzidos, todos os resduos slidos deveriam ser encaminhados pelos carros de coleta a uma destinao devida, como aterros sanitrios ou incineradores. Na prtica, estes resduos no so encaminhados corretamente, sendo espalhados nas caladas, levados para canaletas pluviais, obstruindo canais e galerias, jogados no rio ou acumulados em algum talude1. Os impactos da destinao incorreta dos resduos slidos urbanos no se resumem ao prejuzo esttica da paisagem urbana, mas tambm danos aos solos, guas, ar e sade humana como a proliferao de vetores de doenas. Um dos agravantes a aglomerao de resduos slidos em reas de morro, alm dos j citados, a contribuio com os deslizamentos de massa em encostas.

Plano inclinado que limita um aterro.

2a Classificao dos Resduos Slidos

So diversas as formas de classificar os resduos. Eles podem ser classificados de acordo com suas caractersticas fsicas (seco ou molhado), composio qumica (orgnico ou inorgnico) e pelos riscos potenciais ao meio ambiente (perigosos, no inertes e inertes). Tambm podem ser classificados quanto sua origem como: domiciliar, comercial, varrio e feiras livres, servios de sade e hospitalar, aeroportos e terminais ferrovirios e rodovirios, industriais, agrcolas e entulho. Para o artigo proposto aqui so de interesse os de origem domiciliar que no mbito das atividades de limpeza urbana, so umas das grandes preocupaes para a gesto pblica municipal. Segundo o Manual de Gerenciamento de Resduos Slidos (2010, p.29), lixo domiciliar aquele originado na vida diria das residncias, constitudo por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higinico, fraldas descartveis, alm de matrias que podem ser txicos, como: material para pintura, jardinagem, animais, automotivos, alm de pilhas, frascos de aerossis e lmpadas fluorescentes. Cada autor ou cada norma, de acordo com suas necessidades e com critrios prprios estabelecidos, cria uma classificao diferente para cada caracterstica dos resduos para que se possa visualizar sua funcionalidade na natureza, alm de compreender at que ponto considerar-se-o reaproveitveis. 2b Gerenciamento dos Resduos O gerenciamento de resduos slidos consiste na execuo de tarefas referentes gerao, armazenamento, coleta, transporte e destinao final. No entanto, para a execuo de tais tarefas preciso conhecer as caractersticas destes, que podem variar de acordo com o nmero de habitantes, o poder aquisitivo da populao, as condies climticas, hbitos e costumes da populao e nvel educacional.

Segundo os fatores de gerao, basicamente, consistem na taxa de gerao por habitante e no nvel de atendimento dos servios pblicos. O armazenamento adequado do lixo, o sistema de coleta e o transporte devem ser feitos de maneira satisfatria, com qualidade e a baixo custo. As embalagens de armazenamento devem atender aos requisitos de segurana, de acordo com o local que este material se encontra e de suas caractersticas. O transporte deve seguir um planejamento por rotas e os veculos devem obedecer a capacidade de carga dos locais pelos quais passaro. No caso das reas de morro, o transporte se apresenta como uma das dificuldades no momento da coleta. Ruas estreitas de pavimento frgil, escadas dificultam o trabalho dos garis fazendo com que os mesmo necessitem subir a p e descerem com o lixo em espcies de redes ou nas mos at um ponto que o caminho possa recolher. A ltima etapa do gerenciamento a destinao final. Existem trs formas conhecidas de destinar os resduos, que so atravs do lixo, aterro controlado e sanitrio. Mas, para o lixo domiciliar, segundo Monteiro (2001, p. 150) a disposio mais adequada o aterro. Como j foi dito anteriormente h dois tipos de aterro o sanitrio e o controlado. A diferena bsica entre eles que o controlado prescinde da coleta e tratamento do chorume, assim como da drenagem e queima do biogs, alm de ser a soluo tecnicamente mais vivel a destinao final dos resduos.

2c. Risco ambiental Segundo o Dicionrio Michaelis, risco significa a possibilidade de perigo incerto, mas previsvel que ameaa de dano a pessoa ou a coisa. Tal conceito associa-se s noes de incerteza, perigo, situao indesejada, perda e principalmente prejuzo. De acordo com VEYRET & MESCHINET DE RICHEMOND (2007, p.63) apud DAGNINO & CARPI JUNIOR (2007), os riscos ambientais resultam da associao entre os riscos naturais e os riscos decorrentes de processos naturais agravados pela atividade

humana e pela ocupao do territrio. Dentre tantas as definies que se pode encontrar na literatura a respeito do risco, VEYRET (2007, p.11), completa dizendo que:
O risco um objeto social e que ele (risco) no existe sem uma populao (ser social) ou indivduo (ser biolgico) que o perceba e que poderia sofrer seus efeitos. Correm-se riscos, que so assumidos, recusados, estimulados, avaliados, calculados. O risco a traduo de uma ameaa, de um perigo para aquele que est sujeito a ele e o percebe como tal.

A idia de que algo pode vir a ocorrer, j ento configura um risco. importante saber que o risco antrpico pode ser planejado e controlado, mas o risco natural pode ser apenas previsto, porm no controlado. Desta forma significante conhecer o fenmeno para fazer um gerenciamento das reas de risco.

3. reas de Morro, reas Vulnerveis

Associado intensamente ao conceito de risco encontra-se o de vulnerabilidade que se refere ao grau de exposio, susceptibilidade ou fragilidade a uma determinada circunstncia. Tal fragilidade, segundo FIGUEIRDO ET Al. (2007, p. 400), esta associada sensibilidade de uma rea em sofrer danos quando submetida a uma determinada ao. Historicamente, o surgimento das cidades e consequente urbanizao, fez com que as reas de melhor estabelecimento e naturalmente as que tinham altos custos fossem adquiridas por aqueles que desfrutavam de maior poder aquisitivo. Ento, sobraram para os menos favorecidos as reas elevadas, de morro, que custavam menos para serem adquiridas, no entanto exigiam grandes investimentos para garantir a segurana e salubridade das construes. A cada inverno vem tona nas manchetes, a realidade cotidiana das reas de morro da Regio Metropolitana do Recife. Os riscos de deslizamentos atordoam os pensamentos dos moradores, que muitas vezes passam a noite acordados. No entanto, ao se consultar, tcnicos, moradores, gestores pblicos, no h acordo quanto gravidade da situao e dos riscos a serem enfrentados.

Segundo o Manual de Ocupao dos Morros da Regio Metropolitana do Recife (2003), a ocupao das reas elevadas ocorre de maneira desordenada, apresentando irregularidades nas construes, na rede de esgoto, sistema de coleta de lixo domiciliar deficiente, encostas obstrudas e impedimento da drenagem das reas. Alguns destes riscos podem ser previstos e evitados de ocorrer. Aes como melhoria nas construes, diminuio das ocupaes espontneas caractersticas das reas de morro, e principalmente a disposio regularizada dos resduos slidos, atenuariam tal situao. Porm, para que as casas construdas nesses locais sejam seguras, necessrio, alm da aquisio de materiais de qualidade, planejamento tanto nas construes como na ocupao. E, desta forma que a falta de uma poltica habitacional consistente para as populaes de baixa renda faz com que os morros, como ocorrem na Regio Metropolitana do Recife e em outros lugares do pas, sejam ocupados de modo espontneo, contribui negativamente. 3a. Configurao do Recife

Com uma rea de aproximadamente 220 mil quilmetros quadrados, dos quais 67,43% so reas de morro. Recife (Figura 1) situa-se na Regio Metropolitana de Pernambuco, que recebe seu nome. A cidade distribui seus 94 bairros em 6(seis) Regies PolticoAdministrativas (RPAs). A Regio Metropolitana do Recife RMR situa-se no centro da faixa litornea nordestina e integra as seis regies metropolitanas brasileiras que, alm daquelas que envolvem as megacidades de So Paulo e Rio de Janeiro, possuem populao acima de trs milhes de habitantes. Representa cerca de 3% da rea do territrio pernambucano onde se insere, porm concentra 42% da populao e mais da metade do PIB estadual, apresentando os melhores indicadores sociais e nvel de escolaridade, bem como as maiores potencialidades e condies efetivas de crescimento do Estado de Pernambuco2.
2

Mais informaes ver: Como anda a Regio Metropolitana do Recife. Observatrio das Metrpoles, 2006.

Apesar de apresentar ndices socioeconmicos to favorveis a cidade enfrenta problemas como a maioria das capitais brasileiras, com a irregularidade na disposio dos resduos slidos urbanos e com os danos causados muitas vezes, pela falta de compreenso e educao da populao.

Figura 1 - Mapa da Cidade do Recife


Fonte: Editorao - Cndido, 2009.

4. Morro da Conceio: o bairro

Um aglomerado urbano, inserido numa dinmica que caracteriza a ocupao do espao, transforma-se com rapidez, e o bairro em estudo no esta distante desta realidade. Situado na Regio Metropolitana do Recife, especificamente na Regio Poltico Administrativa (RPA) 3, na microrregio 3.2 (Figura 2), o bairro do Morro da Conceio, possui rea total de 40,9 hectares (IBGE, 2000).

Figura 2 Bairro do Morro da Conceio (detalhe).


Fonte: Adaptado de Atlas de Desenvolvimento Humano no Recife, 2005.

Grosso modo, o Morro da Conceio limita-se com os seguintes bairros: ao Norte, Alto Jos Bonifcio; ao Sul, Casa Amarela; a Leste, Alto Jos do Pinho; a Oeste, Vasco da Gama. H o predomnio de solos argilosos que propiciam facilmente os deslizamentos de encostas, sendo considerado pela Defesa Civil do Recife, uma rea de mdio risco. 4a. Configurao Histrica do Morro da Conceio Situado em rea que pertenceu ao bairro de Casa Amarela, o Morro da Conceio tornou-se bairro autnomo em 1988, atravs do decreto municipal nmero 14.452 que criou, tambm, outros novos bairros na cidade. A regio j foi conhecida como Oiteiro de Bagnuolo (referncia a um conde napolitano que lutou ao lado dos pernambucanos contra os holandeses) e Oiteiro de Bela Vista, denominao adotada aps a expulso dos holandeses do Estado. Seu nome, Morro da Conceio, surgiu em 1904, depois que o ento bispo de Olinda e Recife, Dom Luis Raimundo da Silva Brito, mandou construir ali um monumento em honra Virgem da Conceio. At 1959 o ptio do Morro da Conceio era palco de uma grande festa profana, com brinquedos infantis e adultos, barracas com comidas tpicas etc. Grande multido acorria ao

local durante os dias que antecediam a festa da Conceio. Aps um acidente ocorrido neste mesmo ano, quando houve correrias no local repleto de pessoas, resultando em vrias mortes e inmeras pessoas acidentadas, o ento proco da parquia do Bom Jesus do Arraial, Monsenhor Teobaldo de Souza Rocha, empenhou-se junto s autoridades para retirar do morro a festa profana. Mudaram-se, ento, os festejos profanos para o p do morro, na Avenida Norte e no Largo Dom Lus. J em 1974, o Morro da Conceio que pertencia ao bairro de Casa Amarela. Com a reestruturao dos bairros do Recife, foi elevado categoria de bairro.

4b. Configurao socioespacial: Morro da Conceio

Segundo dados do IBGE (2000), sua populao absoluta de 10.142 habitantes e uma densidade demogrfica de 248,15 habitantes/ha, distribudas por 2.570 domiclios. De acordo com este mesmo censo, o nico realizado por bairros at o presente ano, a populao do morro possua uma renda mdia mensal de R$ 318,88, sendo esta a 11 menor renda da cidade do Recife. Tem sua totalidade populacional situada na ZEIS (Zona de Interesse Social) de Casa Amarela, constituda tambm pelas comunidades do Crrego do Bartolomeu e Crrego do Euclides (Atlas de Desenvolvimento Humano no Recife, 2005). Quanto a mdia de moradores por domiclios destas ZEIS, tem-se a mdia de 4,03. Em que, do total de 48.872 domiclios particulares permanentes existentes no ano 2000, existiam o mesmo valor para responsveis pela residncia, nos levando a concluir que cada domiclio possui apenas um responsvel. E, a mdia de anos de estudos destes, era de 4,15 para as mulheres e 5,41anos para os homens. O processo de urbanizao brasileira atual revela que so muitas as transformaes que resultam em uma nova configurao scio-espacial, desta vez atendendo diferentes interesses e novos agentes, os quais objetivam um lugar, um papel na insero da economia globalizada. No mbito das tendncias e mutaes nessa nova fase, verifica-se uma

metropolizao que acirra a excluso social, provoca uma mobilidade scioespacial seletiva, orienta investimentos pblicos e privados excluindo lugares da metrpole, acirra a violncia urbana e provoca maior degradao ambiental, dentre outros ditos problemas urbanos, constituindo-se numa problemtica nas metrpoles brasileiras (SOUZA, 2000).

5. O Medo e o Meio Ambiental

Se pararmos para pensar e fizermos uma lista dos medos que afligem as pessoas e onde eles podem ser encontrados garantido que as origens sero as mais diferentes e at inusitadas. O medo um sentimento ntimo, particular. Ele subjetivo. Mas, afinal o que o medo? Tuan (2005), em seu livro intitulado Paisagens do Medo, esclarece que o medo um sentimento complexo, no qual se distinguem claramente dois componentes: sinal de alarme e ansiedade. O sinal de alarme detonado por um evento inesperado e impeditivo no meio ambiente, e a resposta instintiva do animal enfrentar ou fugir. Por outro lado, a ansiedade uma sensao difusa de medo e pressupe uma habilidade de antecipao. Existem muitos tipos diferentes de paisagens do medo. Todavia, as diferenas tendem a desaparecer com as experincias das vtimas. Por exemplo, em um desastre natural, como enchentes, deslizamentos de terra, fazem com que o medo se converta em dois pensamentos comuns, o medo de uma crise mundial e o da morte (Idem, 2005). Na antiguidade, os povos no s respeitavam a natureza, mas tambm temiam a sua fora. Personificada por vrias civilizaes, ela (a natureza) a fonte de vida, alimento e moradia. E, no cumprimento das normas voltadas para a sadia explorao de seus recursos culmina em castigos severos. Civilizaes conforme, egpcios, mesopotmicos e chineses cultivavam e cultivam at hoje adorao e agradecimento por tudo que foi e proporcionado, todavia no esquecem a fria que podem enfrentar. As calamidades naturais obviamente no afetam da mesma maneira todas as camadas sociais. Em geral os que trabalham a terra e os pobres sofrem mais (Tuan, 2005, p. 111). E

esta realidade que encontramos no bairro do Morro da Conceio, as camadas menos favorecidas sofrendo por habitarem uma rea que sofre com tais desarmonias ambientais. A literatura retrata que os povos da antiguidade necessitavam fazer sacrifcios para promover a fertilidade ou conter a fria da natureza. Trazendo para a realidade atual, que tipos de sacrifcios necessitam ser feitos pela atual humanidade para que a natureza no se rebele contra si? Em termos de resduos slidos, no h impossibilidades e sim solues simples baseadas em um pouco de educao e conscincia ambiental. 5a A realidade do Morro da Conceio A coleta de lixo feita diariamente e alguns moradores que esto em locais de difcil acesso devem aguardar os garis com coletores. No entanto, mesmo com o lixo sendo coletado porta a porta (Figura 1), no h programa de coleta seletiva.
1 2

Figura 1 Coleta feita porta a porta. 1. Por ensacamento; 2. Por carro de mo.

Em pesquisa realizada de forma qualitativa3, na aplicao dos questionrios, os moradores estavam satisfeitos com a coleta, mas aqueles que se queixavam estavam preocupados somente com a esttica, pois s observaram o tempo que o caminho leva para recolher o lixo do bairro, que para reas urbanas e movimentadas como o Morro da Conceio o recolhimento s feito noite.
3

As perguntas feitas serviram apenas como guia para as entrevistas.

Foto de: De Paula, 2010.

Alguns moradores que porventura perdem o horrio da coleta deixam na frente de suas casas (Figura 2) ou acabam levando para o local em que o caminho recolher (Figura 3). O problema de levar o lixo ao local de coleta que ele no vai acondicionado de forma correta e fica espalhado pela rua, provocando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Todavia, boa parte do lixo que foi colocado fora de casa pode voltar atravs de um deslizamento de massa, pela canaleta pluvial que teve sua passagem obstruda pelo lixo (Figura 4) ou por enxurradas em poca de chuva. Ningum admitiu jogar lixo em encostas, mas como ele chega at l?

Figura 2 Lixo colocado em calada

Figura 3 rea de Recolhimento. Lixo jogado mal acondicionado no detalhe.

Foto de: De Paula, 2010.

Foto de: De Paula, 2010.

Foto de: De Paula, 2010.

Figura 4 Canaleta pluvial obstruda pelo lixo

praticamente unnime a falta de conhecimento em relao destinao final. Os moradores no sabem para onde o lixo vai aps sair de suas casas e no se preocupam em saber. O que querem na verdade que o lixo saia de suas casas, mas para onde ele vai pouco importa. Sobre a relao poca do ano, deslizamentos de barreiras e causas de tais ocorrncias ambientais. A populao reconhece no inverno e nas chuvas trazidas por ele seus medos ambientais e a representao do perigo, no entanto s atribuem chuva os deslizamentos de barreira. Mostrando desconhecimento sobre os problemas causados pela disposio irregular do lixo. Poucos so os que tem conscincia dos problemas que podem ser causados e que a soluo seria a educao da populao.

Consideraes Finais
O processo de modernizao atravs do desenvolvimento tecnolgico acelerado, durante todo o ltimo sculo, trouxe inmeros benefcios e maior conforto e qualidade de vida para as pessoas, mas tambm gerou degradaes ecolgicas e problemas sociais e econmicos globais muito evidentes hoje em dia. Outro ponto que comprova a nossa insustentabilidade

relaciona-se aos padres de consumo, sempre em ascenso em relao a pocas passadas e com eles os ndices de degradao ambiental (BRAUN, 2005). Os indivduos sabem o que fazem, muitos sabem que alguns atos podem danificar o ciclo natural de um ambiente, e mesmo assim os fazem, por qu? Porque no tm a perceptibilidade do conjunto, por que a conscincia social fragmenta as parte de um todo, cabendo assim, na sua viso, cada qual cuidar de si? Quem se livra de lixo no rio, em uma encosta, em terreno baldio, no est preocupado no que isso vai acarretar, mas quando a sujeira comea a interferir no ambiente como o todo (acarretando alagamentos e doenas, por ex.), assim o prejudicando, nesse instante o lixo se torna um problema que cabe as instituies polticas resolverem, no entanto aquilo que deveria ser facilmente resolvido torna-se cclico e sem soluo. A pesquisa qualitativa feita mostrou que a cultura da pobreza social um estigma criado pela sociedade que coloca a pobreza como vis de danos ambientais, sentidos pela populao como um todo atravs dos riscos e consequente medo ambiental. O que se trata aqui de uma percepo ambiental benfica, que seria reflexo de instruo a cerca do meio em que se vive e valorao do espao. Como tal sentimento no esta presente na populao, pode-se afirmar que a prpria sociedade cria suas verses, seus medos, seus riscos. O problema com o lixo no exclusivo das populaes de estratos sociais menos favorecidos, a falta de respeito com a natureza e conscincia ambiental geral. Essa relao de medo, riscos ambientais e vulnerabilidade so causados pela prpria populao, ela provoca as aes que geram o medo. necessrio, como prega Leff (2004), uma racionalidade ambiental. O desinteresse por parte da populao com o papel que a natureza exerce no universo em contradio a exacerbada priorizao do atendimento aos desejos humanos trilha um caminho de irresponsabilidade sobre os atos efetuados no ambiente resultando em crescentes danos.

1. Mestranda em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco; 2. Professor Adjunto do Programa de Ps Graduao em Geografia. * Artigo integrante da disciplina Tpicos Especiais em Geografia Humana:

Referncias
BRAUN, Ricardo. Novos paradigmas ambientais: desenvolvimento ao ponto sustentvel. 2 edio atual. Petrpolis, RJ: Vozes, 2005. CASTRO, Cleber Marques de; PEIXOTO, Maria Nase de Oliveira; RIO, Gisela Aquino Pires do. Riscos Ambientais e Geografia: Conceituaes, Abordagens e Escalas. Rio de Janeiro: Anurio do Instituto de Geocincias. UFRJ, 2005. Vol. 28-2, p. 11-30. Dados sobre o bairro: Morro da Conceio. In: http://www.pe-az.com.br/. Acesso em 12/08/10. DAGNINO, Ricardo de Sampaio & CARPI JUNIOR, Salvador. Risco Ambiental: conceitos e aplicaes. Climatologia e Estudos da paisagem. Rio Claro. Vol. 2, n 2. Julho/dezembro de 2007, p.50. Disponvel em: http://www.scribd.com/doc/9519182/Risco-Ambiental-Conceitos-e-aplicacoes. Acesso em 05out2009. FIGUEIRDO, Maria Cla Brito de (ET Al.). Avaliao da Vulnerabilidade Ambiental de Reservatrios Eutrofizao. Artigo tcnico. Engenharia Sanitria Ambiental. Vol. 12, n04 -out/dez 2007, p. 399-409. GEORGE, Pierre. O Homem na Terra: A Geografia em ao. Traduo de Joo Gama. Rio de Janeiro: Edies 70, 1989. GUERRA, Antonio Jos Teixeira & CUNHA, Sandra Batista. (ORG). Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. 4 edio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. Cap. 9 p. 347-402. LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriao social da natureza. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. 555 p. /Traduo do texto original em lngua espanhola, de 2004. MONTEIRO, Jos Henrique Penido. [ET Al.]; coordenao tcnica Victor Zular Zveibil. Manual de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. OBSERVATRIO DAS METRPOLES. Atlas de Desenvolvimento Humano no Recife. Recife: Observatrio das Metrpoles, 2005. SNCHEZ, Luis Enrique. Avaliao de Impacto Ambiental: conceitos e mtodos. So Paulo: Oficina de Textos, 2008. SOUZA, Marcelo L. de. O Desafio Metropolitano: um estudo sobre a problemtica socioespacial nas metrpoles brasileiras. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. TUAN, Yi-Fu. Paisagens do Medo. So Paulo: Editora UNESP, 2005. (Traduo: Lvia de Oliveira.

Vous aimerez peut-être aussi